GT Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação – Anais do VI Congresso
- Pedagogia do Teatro: processos de criação e a experiência estética
Abimaelson Santos Pereira
Programa de Pós-Graduação Cultura e
Sociedade
– UFMA
Mestrando – Cultura, Educação e
Sociedade –
Or. Prof. Dr. Arão Paranaguá de Santana
Bolsa FAPEMA
Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho – UFMA
Resumo: Visando compreender as possibilidades estéticas e educativas que se esboçam na teatralidade contemporânea, o trabalho se pauta na discussão plural que engloba os conceitos e as propostas teóricas sobre arte e educação, na tentativa de identificar as maneiras pelas quais se cria e aprecia o teatro na contemporaneidade, considerando as repercussões deste processo no âmbito da Pedagogia do Teatro. Entende o processo de criação teatral como substrato das questões estéticas, éticas e políticas que sustentam a prática artística e o seu ensino, pensadas numa dimensão que leva em conta a experiência estética, o domínio da linguagem cênica, a criação e recepção de espetáculos.
Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Processos de criação. Contemporaneidade.
- Fazer para aprender a prática dos ateliês de escrita dramática em língua francesa
Adélia Nicolete
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– ECA-USP
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or.
Profª Drª
Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Dramaturga
Resumo: Dado o interesse cada vez mais intenso no Brasil por cursos e oficinas de dramaturgia, este artigo apresenta um levantamento de algumas experiências com os chamados ateliês de escrita dramática em língua francesa. Com base em relatos de condutores de ateliês tais como Daniel Lemahieu, Michel Vinaver, Eric Durnez e Jean-Pierre Sarrazac, será feito um apanhado, ainda que mínimo, de objetivos e condutas com vistas à pesquisa de uma pedagogia da dramaturgia.
Palavras chave: dramaturgia, pedagogia, escrita
- Teatro, Educação e Conhecimento: perspectivas epistemológicas
Adilson Florentino
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Professor Associado – Doutor em Teatro – UNIRIO
Resumo. O objetivo principal deste trabalho investigativo é
o de
levantar a reflexão das relações
estabelecidas no
cerne das considerações
epistemológicas existentes
no campo do ensino de teatro. O eixo analítico em
questão
problematiza o locus epistemológico no qual se inscreve o
campo
de articulação entre o Teatro e a
Educação
e reavalia as condições de possibilidade de
autonomia
estatutária do ensino de teatro e seu processo de
prática
social de conhecimento.
Palavras-chave: Ensino de Teatro. Epistemologia. Prática
Social.
- A forma-ação do ator-professor: as intimações do imaginário na reeducação do sensível
Adriano Moraes de Oliveira
Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Professor Assistente.
Mestre em Teatro (UDESC).
Professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPel
Resumo: Esse texto objetiva apresentar os resultados parciais da
pesquisa que desenvolvo no PPGE, da UFPel, em nível de
doutorado, desde 2008. Trata-se da
apresentação de
uma proposta de formação de atores-professores de
teatro
apoiada em um processo de reeducação do
sensível.
O método da pesquisa é o de estudar as
interações como lugar de tomada de
consciência de
si. Ao reeducar o sensível pretende-se enfatizar a
capacidade
estésica dos indivíduos como
condição
às experiências estéticas. Reeducar o
sensível é reconhecer os próprios
trajetos
antropológicos do imaginário pessoal e coletivo
por meio
de um intenso trabalho sobre si. A tese central é a de que
na
reeducação do sensível as
intimações
do imaginário agem como elementos estruturados e
estruturantes
dos trajetos de aprendizagens pessoais.
- Imagens sobre o ser professor construídas na elaboração dramatúrgica
Alessandra Ancona de Faria
Universidade Paulista – Professora
Doutora em Educação pela PUC-SP
Professora no Ensino Superior
Resumo: A proposta de desenvolver uma escrita teatral na
formação de professores se deveu ao fato de
compreender
que, por intermédio de uma elaboração
criativa,
que dialogasse com as reflexões do grupo, seria
possível
uma compreensão sobre os conflitos vividos cotidianamente.
Entendo que a reflexão estética, pode contribuir
para um
novo olhar sobre as dificuldades encontradas pelos professores,
já que ela rompe com a idéia do conhecimento como
algo
estático, imutável e previamente definido. A
elaboração de símbolos associados aos
elementos de
cena, como uma representação de diferentes
momentos da
reflexão vivida permitiu aos professores a
percepção de aspectos não desvelados
até
então, e a proposição de novos
”personagens” professores, como um
possível
questionamento de sua identidade.
Palavras-chave: formação de professores, escrita
dramatúrgica, identidade docente.
- Imagem e conhecimento: corpo/espaço/movimento
Ana Maria Pacheco Carneiro
(Ana
Carneiro)
Universidade Federal de Uberlândia – Professor
Adjunto I
Doutor em Artes Cênicas/Teatro – UFBA
CNPq; FAPEMIG
Professora do Curso de Teatro/DEMAC/FAFCS/UFU
Resumo: Podem as imagens atuar como material mobilizador e provocador
do imaginário e, dessa forma, ser utilizadas como recurso
metodológico deflagrador de processos transformadores
relacionados à apreensão de
noções
conceituais, no ensino de teatro? Essa a questão que
investiguei
em meu doutorado e que aqui apresento. Realizada por meio de
experimentação e análise a partir de
práticas que ocorreram no interior de disciplinas do Curso
de
Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), a
investigação teve como objetivo principal
verificar a
possibilidade de utilização de imagens como
material
didático-pedagógico na
aquisição de
conhecimentos no ensino de teatro.
Palavras-chave: imagem; conhecimento; teatro
- JOGO, TEATRALIDADE E PERFORMATIVIDADE NO ROLEPLAYING GAME.
André Sarturi.
UDESC / Mestrando em Teatro
Teatro educação –
orientação: Dra.
Beatriz Cabral (Biange)
Resumo: O artigo procura evidenciar os elementos próprios de construção narrativa e interatividade do jogo RPG, em especial na modalidade Live Action, buscando evidenciar seus elementos de teatralidade e performatividade, bem como, os aspectos de jogo tal qual entendido no campo das Artes Cênicas. O texto também observa os elementos semelhantes entre práticas teatrais existentes no campo da pedagogia do teatro, dos jogos teatrais e do método de drama, apontando semelhanças entre essas técnicas e o Roleplaying Game.
- Retratos Docentes num Campo em Construção
Andréa Maria
Favilla Lobo
Universidade Federal do Acre – Profª. Assistente
Doutoranda – Educação e
Linguagem – UFMG
Atriz. Profª – Área de Artes
Cênicas: teatro
Resumo: Trata-se de uma discussão em torno de alguns processos formativos de docentes que trabalham com teatro em suas aulas de arte nas escolas públicas de Rio Branco – AC. Nossa pesquisa enfoca,não só as Instituições de Ensino Superior, como espaços de formação inicial, mas também, outros espaços sociais em que ocorrem aprendizagens. Tais aprendizagens se atualizam nas práticas e nas concepções que orientam os trabalhos que professores realizam com o teatro escolarizado. Consideram-se os aspectos que permeiam as escolhas e preferências destes professores no campo artístico e profissional, tendo como referência teórica a perspectiva de Bourdieu, assim como se discute a concepção de Educação Dramática a partir das análises parciais de alguns depoimentos dos docentes participantes desta pesquisa.
Palavras – chave: educação dramática,formação de professor, teatro.
- O Projeto PIBID e a inserção do Teatro no currículo do Ensino Médio
Andreia Fernandes de
Andrade
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or. Prof. Dr.
Daniel
Marques da Silva
Professora de Teatro/Arte – SEC/BA
Resumo: Ao se discutir
sobre as
diferentes possibilidades de inserção do teatro
na escola
formal, a saber, curricular ou extra-curricular, o texto
apresentará o projeto PIBID- Programa Institucional de
Iniciação à Docência
– e a
conseqüente investigação da estrutura e
funcionamento do
Teatro enquanto disciplina regular no Ensino Médio a partir
da
atuação dos licenciandos em Artes
Cênicas nos
terceiros anos do Colégio
Estadual Deputado Manoel Novaes.
Palavras-chave: pedagogia do teatro, teatro e educação, ensino médio
- Caminhos para Inclusão: Refletindo sobre a Áudio-Descrição no Teatro para criança cega.
Andreza da
Nóbrega Arruda Silva
Programa de Pós-Graduação em
Educação- Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda- Didática de Conteúdos
Específicos-
Sub-área Educação Inclusiva -Or. Dr.
Francisco Lima
Bolsa CAPES
Resumo: Atriz, arte-educadora, áudio-descritora.
As imagens são relevantes para a ação
comunicativa
no teatro e nesse grande jogo semiótico estão
presentes:
elementos do cenário, figurino, maquiagem,
adereços, a
ação física dos atores,
indispensáveis para
entendimento da obra, daí a necessidade de tecnologias
assistivas, como a áudio-descrição,
para
espectadores cegos. Neste contexto, surge a questão: Como
garantir que a criança cega tenha acesso às
informações visuais essenciais para a
compreensão
do espetáculo teatral? Esta pesquisa tem como objetivo
investigar as contribuições da
áudio-descrição para os pilares
metodológicos do ensino do teatro (apreciar, produzir e
contextualizar). Ainda em fase inicial, o presente artigo traz
reflexões sobre o referencial teórico estudado e
relato
de experiência no Festival Palco Giratório-Recife
a luz
dessas teorias.
Palavras-chaves: Teatro/Educação, Inclusão, áudio-descrição.
- A Experiência Estética com Fundamento da Preparação Docente: um Estudo de Caso
Arão
Paranaguá de Santana
Programa de Pós-Graduação Cultura e
Sociedade
– UFMA
Professor Associado – Doutor em Artes – USP
Resumo: A análise da literatura especializada sobre
formação inicial de professores das linguagens
artísticas aponta para a importância da
experiência
estética como fundamento acadêmico,
teórico e
metodológico. Com base nesse pressuposto e nos achados de
uma
investigação autoral desenvolvida ao longo da
última década, esta pesquisa aborda o curso de
Licenciatura em Teatro da UFMA, seu percurso histórico e
projeto
político-pedagógico, dando ênfase
à
valorização da produção e
da
veiculação de projetos, seja através
das
disciplinas do curso, da prática artística
empreendida
por estudantes e formadores, bem como da
participação
discente em atividades extensionistas, concluindo que esse procedimento
constitui-se numa condição vital para a
profissionalização do professor de teatro.
Palavras-chave: Formação de professores; experiência estética; ação cultural.
- A tensão como pivô da experiência em drama
Beatriz Ângela
Vieira Cabral
Programa de Pós-Graduação em Teatro
– UDESC
Professora Adjunta PhD Drama Educação University
of
Central England/Birmingham
Resumo: A tensão decorrente da imposição deliberada de limitações é vista aqui em relação ao engajamento do aluno com o contexto da ficção. O pressuposto é que o sentido de experiência como conhecimento implica a imersão no contexto ficcional e a investigação de expressividades individuais que se contrapõem à racionalidade da memorização e seqüência de ações. Neste contexto a ativação da tensão, vista como a distância entre o indivíduo e seus propósitos é criada para criar perturbação emocional (a própria tensão). O sentido de experienciar é assim associado à tensão dramática e ao entendimento de suas implicações – uma resposta tanto cognitiva quanto afetiva.
Palavras chave: drama – conhecimento – contexto ficcional
- Apontamentos para a construção de espetáculo com idosos não-atores
Beatriz Pinto Venancio
Departamento de Serviço Social – Universidade da
Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunto IV – Doutora em Teatro – UNIRIO
Resumo: O trabalho com teatro junto a grupos de idosos
não-atores vem apresentando interessantes processos de
criação. Após onze anos de
experiência com
um grupo fixo, temos variado os recursos para a
produção
do texto criado coletivamente. Durante este ano, trabalhamos com
exercícios que privilegiaram a
composição do
roteiro a partir de fragmentos de memórias sobre filmes.
Sons,
palavras, ruídos, frases e relatos que se relacionam com as
lembranças do cinema foram reunidos, embaralhados e
reorganizados para a elaboração do
espetáculo.
Palavras-chave: memória, velhice, não-atores
- Teatro Renascer: Diário de Bordo
Carmela Corrêa
Soares
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio
Mestre em Teatro
Professora do Departamento do Ensino do Teatro – Unirio
Resumo: Relato sobre o
Teatro Renascer,
formado por pessoas idosas e o processo
artístico-pedagógico construído ao
longo de cinco
anos. Investigação de metodologia teatral,
fundada no
desenvolvimento da capacidade de jogo e presença
cênica
dos participantes. Antes de forjar uma teatralidade vinda do exterior,
exploramos a teatralidade inscrita nas dobras e história do
corpo do idoso. Teatro de celebração da
própria
existência e afirmação da vida.
Reunindo jovens
alunos da licenciatura em teatro da Unirio, como facilitadores, o
Teatro Renascer permite o diálogo entre
gerações
distintas, desconstruindo idéias preconcebidas sobre a
velhice.
À maneira de um collage, fragmentos de teatralidade,
revelados
no interior das oficinas, dão forma à
encenação, cuja fronteira entre ator e espectador
é flexível.
Palavras-chave: teatro, pedagogia, terceira idade
- Ação e alteridade como princípios para a criação da personagem
Celida Salume
Professora da Universidade Federal da Bahia
Doutora em Artes Cênicas – UFBA
Resumo: Este texto dialoga com uma nova noção de
criação da personagem reconhecida em diferentes
processos
criativos. Os procedimentos se adéquam tanto ao trabalho
desenvolvido em grupos teatrais quanto ao ensino de teatro na sala de
aula ou espaços não formais. A
ação
é o indicador mais preciso da personagem e a
relação de alteridade, sua mola propulsora.
Transcendendo
a construção psicológica e a
noção
tradicional de representação, a
criação da
personagem é proposta a partir de um processo cumulativo e
dialético com a materialidade oferecida e o jogo com o
outro. O
ato criativo desse novo atuante afasta-se cada vez mais de modelos
pré-estabelecidos de interpretação. As
reflexões se amparam em Emmanuel Lévinas, Peter
Brook,
Jean-Pierre Ryngaert e Matteo Bonfitto.
Palavras-chave: criação; personagem; alteridade; processo coletivo; ação; jogo
- As esferas acústicas da cena e o cinema
César Lignelli
Programa de Pós-Graduação em
Educação – UnB
Doutorando – Educação e
Comunicação
– Or. Profa. Dra. Laura Coutinho
Professor Assistente do Departamento de Artes Cênicas
–
Universidade de Brasília
Mestre em Arte e Tecnologia – Universidade de
Brasília
Resumo: O cinema, com sua ampla e potente
inserção tanto
na educação informal como na formal, pode ser um
caminho
fluido, dinâmico e multifacetado de vislumbre,
reflexão e
conscientização das potencialidades da escuta e
da
produção de sentido em performance
através dos
sons. Isso porque o cinema perpassa nossas vidas, desenvolvendo, em
constante diálogo, avalanches de imagens e sons para a
constituição das camadas de sentido que o
compõe.
O presente artigo lança centelhas em
direção
à relações entre a escuta, a
produção de sons (envolvendo as esferas da
palavra, da
música, do entorno acústico e do desenho destas
em um
tempo e espaço específico) e de sentido na cena
teatral e
na pedagogia do teatro a partir de reflexões sobre
experiências cinematográficas.
- Teatro do Oprimido e formação de professores: reflexões sobre emancipação humana e social
Cilene Nascimento Canda
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA)
Doutoranda
Orientadora: Antonia Pereira Bezerra.
Professora Assistente do Centro de Formação de
Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
(CFP/UFRB).
Resumo: O texto é fruto da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo é analisar as contribuições do Teatro do Oprimido para a formação de professores. O texto, de cunho teórico, parte da compreensão do teatro como arma de libertação social e questiona a atuação da escola e do educador no processo de humanização dos sujeitos. Com base nisso, problematizamos: Quais as contribuições do Teatro do Oprimido para a consolidação de uma formação humanística de professores? No texto, são apresentados argumentos sobre a importância do Teatro do Oprimido para a formação política (leitura da realidade e possibilidades de participação) e estética (experiências sensíveis para a convivência sociocultural) de professores.
Palavras-chave: Teatro do Oprimido – Formação docente – Emancipação social
- O ensino da voz no Rio de Janeiro: vestígios do passado no presente
Clarisse Lopes
Curso de Especialização em Artes
Cênicas –
Universidade Estácio de Sá
Mestre em Artes Cênicas – PPGAC/UNIRIO
Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade
Estácio de Sá
Resumo; As transformações nos modos de
atuação ocorridas a partir do século
XX apontam
para a importância de se refletir sobre os
conteúdos
trabalhados no ensino da voz falada, assim como para os procedimentos
metodológicos do professor de voz. A pesquisa investiga o
ensino
da voz falada na formação do ator a partir da
análise das disciplinas de voz da Escola Martins Pena e da
Escola de Teatro da UNIRIO, no passado e na atualidade. Interessa
analisar os aspectos que sobrevivem nas práticas
pedagógicas atuais e o significado dessa
permanência
residual para a formação do ator, a fim de melhor
se
compreender o contexto que situa as práticas adotadas no
ensino
da voz na formação do ator.
Palavras-chave: ensino da voz, formação do ator
- Por uma práxis teatral descentralizada: o uso do Território no Teatro Vocacional
Cláudia Alves
Fabiano
Mestre em Artes – CAC- ECA-USP
Orientadora de Arte Dramática do TUSP – Teatro da
USP
Resumo: Este artigo tem como ponto de partida a sistematização de um processo de trabalho desenvolvido no Projeto Teatro Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura (SP), especialmente no período que vai de 2005 a 2008. Nossa perspectiva é de criação de uma práxis teatral que dialogue com conceitos especialmente discutidos no campo da Geografia Humana, em busca de uma justa equalização de procedimentos de elaboração teatral que abarquem a prática e a fruição. Acreditamos que, um projeto de aprendizagem teatral e criação de coletivos deva estar baseado numa ocupação democrática do território, com divisão igualitária de profissionais especializados, que coordenem processos de elaboração estética a partir da divisão de funções (ator, diretor, cenógrafo) e dos diferentes elementos presentes na linguagem teatral (gesto, luz, palavra, etc.), retirando o foco da função do ator, mas colocando-o na função do grupo; ao mesmo tempo que retira o foco do centro da cidade e o insere nos lugares da cidade, resultando numa significação simbólica e efetiva do território, de forma horizontal.
Palavras-chave: Pedagogia do Teatro – práxis teatral – descentralização cultural
- A relação entre políticas culturais e o teatro: a experiência de Diadema (1995-1999)
Cléber Pereira
Borges
Programa de Pós-Graduação em Teatro
– UDESC
Mestrando – Teatro – Or. Profª Dra.
Márcia
Pompeo Nogueira
Bolsa Capes
Ator do Grupo Arte da Comédia – Curitiba
Resumo: Este artigo analisa a prática teatral da oficina
para
Jovens Atores, nascida de políticas culturais implementadas
pela
Prefeitura Municipal de Diadema em meados dos anos 1990. Nessa
época, Diadema ostentava uma das maiores taxas de
homicídios do Brasil, envolvendo principalmente os jovens.
Por
essa razão, muitas políticas públicas
foram
adotadas para tentar reverter tal quadro por meio de melhorias na
infra-estrutura da cidade (asfaltamento,
urbanização de
favelas, construção de postos de
saúde, etc.) e,
sobretudo, nas de ordem cultural (construção de
centros
culturais, revitalização do Teatro Clara Nunes,
difusão de oficinas de artes, etc.). O referencial
teórico está apoiado em estudos sobre:
práticas de
teatro em comunidades, políticas culturais e o
próprio
contexto de Diadema.
Palavras-chave: teatro em comunidade, políticas culturais,
cidadania.
- A travessia do narrativo para o dramático no contexto educacional
Cristiane Santos Barreto
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Mestranda – Processos educacionais – Teatro
– Or.
Prof. Dr. Daniel Marques – Diretora teatral e professora da
educação básica e profissional
– Artes/
teatro
Resumo: Esta comunicação pretende expor a pesquisa metodológica de ensino de teatro a partir dos três eixos de ensino-aprendizagem presentes nos PCNS (Artes – Teatro – Ensino Fundamental – 3º e 4º ciclos): O fazer, o contextualizar e o apreciar. A ênfase no eixo da contextualização se refere ao estímulo e reflexão sobre o ensino de dramaturgia no âmbito escolar através da prática de construção da adaptação de texto narrativo para texto dramático, com o objetivo de incentivar o conhecimento dramatúrgico na escola e com isso, proporcionar a formação de plateia e a formação do aluno-leitor para gêneros diversos.
Palavras – chave: Aluno – leitor, pedagogia do teatro, dramaturgia.
- Traços épicos nos jogos de Spolin: possíveis relações com a teoria teatral brechtiana
Davi de Oliveira Pinto
Programa de Pós-Graduação em Artes
–
Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando – Artes Cênicas: Teorias e
Práticas
– Or. Prof. Dr. Antonio Hildebrando
Professor do Departamento de Artes Cênicas –
Universidade
Federal de Ouro Preto
Resumo: Este artigo consiste na identificação e discussão de traços épicos nos jogos propostos por Viola Spolin, buscando relacionar a proposta spoliniana com aspectos da teoria teatral brechtiana. Para tanto, foram selecionados jogos da obra de Viola Spolin publicada no Brasil, com tradução da Professora Doutora Ingrid Dormien Koudela, os quais foram analisados mediante aportes advindos do diálogo produtivo que esta autora propõe entre a peça didática brechtiana e o jogo teatral spoliniano. Do ponto de vista das categorias brechtianas tomadas como ferramentas conceituais de análise dos jogos, foram escolhidos o distanciamento e a separação. O artigo aponta para a ampliação das intersecções teórico/práticas cogitadas no sentido de enriquecer a prática pedagógica do professor de teatro.
Palavras-chave: Viola Spolin, jogos teatrais, Bertolt Brecht, distanciamento, separação
- Pedagogia Teatral Afro Brasileira Contribuições aos estudos e a pesquisa das ações físicas. Por novos percursos dialéticos de temática Intercultural e de sustentabilidade para o teatro – educação.
Dayse Angela do Nascimento Azevedo
Programa de Pós graduação em Artes Cênicas- UNIRIO
Mestranda –Processos Cênicos em Educação – PCE
Or. Prof.Dr.Adilson Florentino da Silva.
Bolsa Faperj
Resumo: A educação como o teatro encontram-se em um processo de transição. Observa-se nesses dois espaços do saber, uma verdadeira busca por novos paradigmas. Por elementos eficazes, que contribuem na construção de uma sociedade que respeite o individuo e iguale as oportunidades levando em consideração, as diferenças. O foco da investigação é evidenciar o percurso do Teatro- educação e, seu espaço na contemporaneidade brasileira. Acredita-se que, tal percurso, se sustentado por diretrizes sócio- histórico- artístico- cultural, tornar-se-á sólido, reflexivo, democrático, acessível a todas as crianças, jovens e adultos no exercício da cidadania e dos direitos humanos. Observa-se que o projeto de pesquisa está em consonância com o Projeto Político Pedagógico Brasileiro, podendo contribuir inclusive com a formação de professores sob lei 10.639/03.
Palavras chaves: Teatro- educação, relações, performance, ator – mediador.
- A efervescência das pesquisas no âmbito da Pedagogia
Teatral e as práticas teatrais em sala de aula
Dirce Helena Benevides de
Carvalho
Mestre em Estética e História da Arte
–
Programa de Pós-Graduação
Interunidades (ECA,
FFLCH, FAU e MAC) da Universidade de São Paulo.
Professora Assistente do Curso de Teatro da Universidade Federal de
Uberlândia
Apoio: FAPEMIG
Resumo: O Teatro-Educação ou em nomenclatura mais
recente
a Pedagogia Teatral, vêm apresentando nas últimas
décadas pesquisas relevantes no campo do saber
científico. Apesar disso tais
proposições
metodológicas para o ensino de teatro não
reverberam na
maioria das salas de aula, excetuando casos isolados, e mais
especificamente em projetos extracurriculares. Assim, a presente
comunicação buscará refletir sobre os
desafios
enfrentados para a efetivação desses novos
saberes nas
práticas realizadas no Ensino Fundamental I e II e
Médio,
buscando contribuir com o debate acerca do ensino de teatro na
educação básica.
Palavras-Chave: Pedagogia Teatral, Metodologias, Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores.
- O EFEITO DO ESTRANHAMENTO BRECHTIANO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO.
Eliane Ribeiro
Atriz
Resumo: A presente pesquisa investiga o teatro de
animação sob uma óptica brechtiana a
partir da
teoria do efeito do estranhamento. A pesquisa teórica
resultou
na prática de uma montagem, na qual utilizou um boneco
através da técnica de
manipulação direta. A
montagem foi criada a partir do “modelo de
ação” – Cruzada de
Crianças, uma
abordagem do poema narrativo de Brecht através do teatro de
animação. O boneco que personifica o personagem
do
pequeno líder do grupo de crianças provoca a
identificação do espectador. Por outro lado a
narrativa
épica do poema brechtiano distancia, quebrando o
psicologismo na
relação palco/platéia. Faço
o relato da
minha experiência como atriz animadora no processo de
montagem de
Cruzada de Crianças. As questões que aqui levanto
são aquelas que se fizeram presentes ao longo do trabalho
prático.
Palavras-chave: Teatro de animação, estranhamento, Poemas de Bertolt Brecht.
- Curso Livre de Teatro, relato de uma proposta de extensão universitário
Elias de Lima Lopes
Departamento de Artes Cênicas – UFPB
Mestre em Teatro – UFBA
Professor Assistente I
Resumo: O presente trabalho relata a experiência do projeto
de
extensão CURSO LIVRE DE TEATRO, realizado pela
Coordenação de Extensão do
Departamento de Artes
Cênicas/CCHLA/UFPB, sob a coordenação
da Profa. Ms.
Christina Carneiro Streva (2007) e do Prof. Ms. Elias de Lima Lopes
(2008 e 2009). Nosso objetivo visava colaborar com a
formação básica dos candidatos
à prova de
habilitação específica no vestibular
do Curso de
Teatro (bacharelado e licenciatura) oferecido pela UFPB, bem como
oferecer oportunidade de iniciação na linguagem
teatral
à comunidade em geral da cidade de João Pesoa/PB
e
região metropolitana. Neste curso, o aluno era introduzido
no
universo da linguagem cênica através de jogos de
improvisação, história, teoria,
estudos de corpo,
voz, interpretação e montagem cênica. O
marco
teórico-prático que norteou o projeto do curso
teve a
contribuição de teóricos e encenadores
reconhecidos pela literatura teatral, tais como: o sistema de
Stanislavski, o ator cômico, os jogos teatrais, o teatro
improvisacional de Viola Spolin, estudos do corpo e voz do ator,
Dramaturgia, Teatro de Bonecos, bem como estudos básicos de
maquiagem, figurino e cenografia.
Palavras-chave: Teatro, Educação, Extensão Universitária, Jogos Teatrais.
- Do jogo à paisagem vocal: práticas formativas em teatro
Eugenio Tadeu Pereira
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da ECA/USP
Doutorando – Pedagogia do Teatro – Orientadora:
Dra. Maria
Lúcia Pupo – (Livre Docente ECA/USP)
Bolsa Prodoutoral/CAPES – Set/2008 a Fev/2010
Professor do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG,
integrante do Duo Rodapião e Mestre em
Educação
pela FaE/UFMG.
Resumo: Essa pesquisa visa
analisar e
discutir o interesse, a pertinência e a relevância
de
procedimentos vocais de caráter lúdico na
formação dos estudantes de licenciatura e
bacharelado em
teatro.
Fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, nos
princípios da formatividade e nos conceitos de jogo na
tradição, na educação e no
teatro, essa
investigação busca elucidar o corpo como lugar da
voz e
os aspectos da musicalidade na composição de uma
paisagem
vocal, propondo experiências que incitam os estudantes a uma
formação crítica e reflexiva.
No momento estamos analisando os protocolos, o audiovisual e o
diário de itinerância, instrumentos da coleta de
dados nas
disciplinas “Oficina de Improvisação
Vocal e
Musical” e “Atuação
Cênica A”, do
Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG, no ano
de 2010.
Palavras-chave: Jogo e paisagem vocal, ludicidade, formatividade vocal, pedagogia do teatro, formação vocal na graduação em teatro.
- Ator no Palco, Ator na Vida: As Contribuições do Ensino de Teatro para a Formação Humana
Everson Melquiades
Araújo Silva
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
– UFPE
Professor Adjunto I – Doutor em
Educação –
UFPE
Paula Tecla Bernardes Mozinho Ferreira
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
– UFPE
Pesquisadora – Graduada em Pedagoga – UFPE
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender quais as
contribuições do ensino de teatro para a
formação humana do aluno-ator. Para tanto,
realizamos
entrevistas semi-estruturadas com atores em
formação e
arte/educadores de uma escola municipal de arte da Cidade do Recife. A
partir da análise categorial, foi possível mapear
no
discurso desses sujeitos as aprendizagens que contribuem para a
formação humana do aluno-ator. Elas foram
agrupadas em
três categorias: Autoconhecimento; Autonomia; e Senso de
Alteridade. Estas aprendizagens são constituídas
de
sub-processos interdependentes. Desta forma, concluiu-se que o ensino
de teatro proporciona ao aluno-ator aprendizagens que refletem
positivamente na sua vida extra-teatral, que supera os limites da
aquisição de conhecimentos
técnico-profissionais.
Palavras-Chave: Pedagogia do Teatro; Formação Humana; Formação de Ator; Aprendizagens Teatrais.
- Teatro-Fórum e relações de gênero: análise de uma prática pedagógica na escola pública
Fabiane Tejada da Silveira
Professora Assistente no Instituto de Artes e Design da UFPel.
Doutoranda em Educação no Programa de
Pós
Graduação em Educação da
Faculdade de
Educação da UFPel
Dirlei de Azambuja Pereira
Mestre em Educação
Professor no I. E. E. Ponche Verde/Piratini – RS.
Resumo: O trabalho é resultado das reflexões
acerca de um
Projeto de Pesquisa, que se propôs, através do
Teatro do
Oprimido e da pedagogia dialógica freireana, discutir as
relações que se estabelecem entre meninos e
meninas na
escola. Após observarmos o recreio e os comportamentos das
crianças nas mais diversas situações
de conversas
e brincadeiras, concluímos que as
relações
estabelecidas prejudicam a boa convivência entre elas. Em
muitos
momentos, observamos que meninas brincam de um lado e meninos brincam
de outro. Quando surge uma iniciativa por parte de algum membro destes
grupos em dividirem as brincadeiras com membros de outro grupo,
observamos uma segregação advinda do grupo que
têm
a maioria de meninos ou meninas. Buscando compreender e erradicar esta
situação realizamos este estudo.
Palavras-chave: Teatro-Fórum; relações de gênero; escola pública.
- A ida curtida ao teatro
Felipe Osmar Lopes
Programa de Pós-Graduação –
USP Curso de
Especialização em Linguagens da Arte –
Or. Profª. Dra. Ingrid Dormien Koudela Professor de teatro da
Casa
do Teatro/ Célia Helena Teatro-escola
Resumo: Os alunos do curso livre de teatro, de 14 a 16 anos, elaboravam
diversas cenas utilizando o conceito de metateatro. Era
perceptível a fragilidade do referencial deste conceito.
“A ampliação do referencial do aluno
requer seu
envolvimento em processos de leitura de outros espetáculos
– descrever, interpretar, analisar e avaliar.”
(CABRAL,
2009, p.3) Ao assistir o espetáculo “In On
It”,
ressalta-se o modo de proposição do metateatro.
Propôs-se então uma ida ao teatro elaborada em
três
etapas: preparação de cenas metateatrais anterior
ao
espetáculo, ida curtida ao teatro e
re-criação em
sala. O foco deste artigo encontra-se na narração
e
análise deste processo específico de ida ao
teatro, tido
como aspecto essencial para o aprofundamento do conceito de metateatro.
Palavras-chave: pedagogia teatral, apreciação teatral, metateatro, mediação teatral
- Procedimentos com os modelos de ação: a leitura dramática de A peça didática de Baden Baden sobre o acordo.
Francimara Nogueira
Teixeira
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Doutoranda – Dramaturgia, História e
Recepção – Or. Profa. Dra. Antonia
Pereira
Bolsa CAPES (SETEC/IFCE)
Professora da Licenciatura em Teatro – IFCE
Resumo: O jogo com as peças didáticas pressupõe o entendimento da problemática social por parte de quem propõe a atividade (Koudela, 1991). Dessa forma, como parte da minha pesquisa prática, venho elaborando exercícios e testando procedimentos com o grupo Teatro Máquina (Fortaleza-CE), visando encontrar estratégias de apropriação para essas peças. Uma delas, a que descrevo e analiso aqui, é a leitura dramática. Para isso uma revisão bibliográfica do projeto teórico das peças didáticas brechtianas tem sido feita, articulada com a reflexão de seus principais comentadores (Benjamin, Barthes, Bornheim, Wekhwerth) e atualizada com a discussão sobre as tensões forma-conteúdo na cena contemporânea (Lehmann, Wirth, Koudela). O texto-modelo utilizado foi A peça didática de Baden Baden sobre o acordo.
Palavras-chave: peça didática, modelo de ação, procedimentos, leitura dramática
- Ações culturais na periferia: O uso do Hip Hop em processos teatrais
Gerson Araujo Rodrigues
(Gerson
Regé)
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas
– ECA/USP
Mestre em artes – Pedagogia do Teatro – Or.
Profº.
Drº Flávio Augusto Desgranges
Orientador Artístico Proj. Ademar Guerra (POIESIS/SP)
–
Docente de artes dramáticas no SENAC/Santos – SP.
Resumo: O presente artigo descreve os procedimentos adotados para
estimular a reflexão de jovens de periferia sobre o contexto
sociocultural em que vivem. A pesquisa, intitulada Processos Teatrais
na Periferia: No contexto do Hip Hop, propôs iniciativas de
ação cultural a esses jovens por meio de oficinas
teatrais que tiveram o conceito de modelo de
ação,
desenvolvido por Bertolt Brecht em suas peças
didáticas,
e práticas com o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin
como
bases metodológicas utilizadas em conjunto com elementos
artísticos do movimento Hip Hop. Esses elementos serviram
como
material lúdico, imagético e crítico
para o
desenvolvimento do trabalho. Obteve-se respostas pedagógicas
positivas em relação a
ampliação da
capacidade de reflexão e de expressão individual
dos
jovens.
Palavras-Chave: Teatro-educação, Ação cultural, Hip Hop, Periferia.
- A pedagogia do teatro no cruzamento de fronteiras
Guaraci da Silva Lopes
Martins
Professora Adjunta – Doutora em Teatro/UFBA –
Faculdade de
Artes do Paraná/FAP
Resumo: O presente texto é um recorte da pesquisa de doutorado realizada no PPGAC-UFBA, que teve como objeto identificar estratégias pedagógicas no teatro para o desenvolvimento da discussão sobre a problemática relativa ao gênero e à sexualidade. Para tanto, utilizei-me da pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada em teorias específicas. A amostra vem da participação de alunos do curso de Licenciatura em Teatro da FAP, por meio do estágio supervisionado, e também de docentes atuantes na rede estadual e municipal da educação de Curitiba e Região Metropolitana. Compreendido como área de conhecimento, o teatro pode contribuir no processo de inclusão de sujeitos com vistas a uma sociedade mais democrática.
Palavras-Chave: pedagogia do teatro; gênero; sexualidade.
- Do Corpo Dilacerado ao Corpo Coletivo
Hélio Lima
Programa de Pós-Gradução em
Artes
Cênicas – UFRN
Mestrando – Pedagogias da Cena – Or. Prof. Dr.
Jefferson
Fernandes
Bolsa CAPES
Docente da Escola Municipal de Teatro de Natal – PMN
Resumo: Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tem como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, está em andamento uma investigação centrada na descrição e análise do processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro. Entre os experimentos teatrais realizados ao longo de dez anos, por esta Cia de Teatro, apresentamos neste artigo, o processo de criação do “corpo coletivo”: o personagem tema.
Palavras-chave: pedagogia do teatro, corpo, personagem, tema.
- Heloise Baurich Vidor
Professora Assistente do
Departamento
de Artes Cênicas – Universidade do Estado de Santa
Catarina.
Resumo: Este texto pretende apontar o percurso realizado com a
metodologia do drama e com o texto Macbeth de Shakespeare em dois
âmbitos distintos, porém correlatos –
primeiramente
o experimento cênico realizado com alunos de Metodologia do
Ensino do Teatro II do curso de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da
UDESC e, a partir deste processo, a criação de um
espetáculo solo concebido e realizado por uma das
professoras
proponentes do referido experimento pedagógico. Com base
neste
percurso, pretende-se discutir as potencialidades do drama para a
montagem de um espetáculo teatral, a partir dos
procedimentos
explorados com os alunos e que serviram como base para a
criação do espetáculo
(professor-personagem,
pré-texto e apropriação do texto
shakespeareano
pelo aluno-ator).
Palavras chaves: drama – montagem – professor-ator – Macbeth
- Transposição de contos de Tennessee Williams para a cena – Uma experiência com alunos do
Curso de Formação de Atores da CAL
Isaac Garson Bernat
Doutor em Teatro pela UNIRIO
Ator, Diretor e Professor de Interpretação da CAL
(RJ)
Resumo: A partir da
prática como
Professor de Interpretação no Curso de
Formação de Atores da
Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Rio de Janeiro, experimentei as
possibilidades que
os contos do dramaturgo americano Tennessee Williams oferecem para a
realização de uma
montagem teatral que busque exercitar nos alunos as bases de uma
interpretação calcada
no realismo. Por outro lado, estes contos também abriram
espaço para que a encenação
ultrapassasse os limites do próprio realismo. Ao mesmo
tempo,
pude observar como tanto o
processo de transposição dos contos para a cena,
como a
montagem e a produção do
espetáculo desenvolvidos através de um processo
colaborativo, propiciaram aos alunos a
aquisição de um estado de autoria individual
aliado ao
espírito de pertencimento a um
coletivo.
Palavras-chave: Atuação, realismo, Tennessee Williams
- Montagem teatral em discurso: pedagogias e práticas
Jean Carlos
Gonçalves
Programa de Pós Graduação em
Educação – UFPR
Doutorando – Linguagem e Educação
– Or. Dr.
Gilberto de Castro
Professor Assistente da Graduação em
Produção Cênica – UFPR
Resumo: Esse estudo pretende compreender a prática pedagógica no contexto universitário de formação em teatro, a partir dos enunciados dos alunos do curso de Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC, registrados nos relatórios da disciplina Prática de Montagem III nos anos de 2007 e 2008, durante a montagem dos espetáculos A vida é sonho e Era uma vez outra história, ambos realizados na última fase da graduação. A análise dos dados é ancorada na teoria da enunciação na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os enunciados apontam para os processos de criação cênica na universidade como uma prática de grupo na qual o dialogismo, a interação e o jogo de vozes sociais constituem a marca fundamental do processo de montagem e da pedagogia teatral.
PALAVRAS-CHAVE: Prática pedagógica; Processo de Montagem; Teatro na universidade
- O Artista-pesquisador-pedagogo
Prof. Dr. José Batista Dal Farra Martins (Zebba Dal
Farra)
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– CAC/ECA/USP
Músico, encenador, professor e pesquisador do Departamento
de
Artes Cênicas (ECA/USP), na área de
“Poéticas
do Corpo e da Voz, do Gesto e da Palavra”.
Resumo: No ano de 2010, o Departamento de Artes Cênicas iniciou a implementação de uma Reformulação Curricular, a fim de equalizar a duração do Ciclo Básico, para todas as habilitações dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, desenvolver bases práticas e teóricas, segundo os eixos de pedagogia e pesquisa, e fundamentar a escolha das habilitações do Bacharelado. Gestada em cerca de cinco anos de debates entre professores e alunos, tal reformulação se apoia no trinômio artista-pesquisador-pedagogo, como perfil do aluno. Este artigo descreve e analisa a proposição, com foco no artista como pesquisador e pedagogo.
Palavras-chave: formação, artista teatral.
- Teatro e Universidade: Jogos de Pesquisa
João Pedro
Alcantara Gil
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Professor Adjunto – Doutor em Educação
–
Departamento de Arte Dramática da UFRGS
Resumo: O trabalho reúne em síntese as principais pesquisas realizadas pelo autor em duas instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. É um conjunto de ensaios escritos para discutir a inserção do ensino de teatro nas universidades. As dificuldades de reconhecimento dos estudos em artes cênicas, bem como os esforços para sustentar o teatro como conhecimento científico autônomo, transformaram o trabalho acadêmico em campo de ressignificações da formação docente e da atividade artística. As determinações legais, os autores referenciais da atividade dramática e as contribuições de Vigotsky e Elkonin na psicologia do jogo, Adorno e Horkheimer, na metodologia crítica e Dermeval Saviani, nas tendências pedagógicas, são levadas em muita conta nestes jogos de pesquisa que buscam fundamentalmente não dissociar teorias com práticas educativas comprometidas com as questões sociais. Como o teatro pode dialogar com a universidade sem perder seu caráter libertário e emancipador? O que os artistas e os professores de crianças, jovens e adultos tem a ver com isso? Como problematizar as artes cênicas num contexto sócio-histórico de profundas mudanças tecnológicas? São múltiplas as questões que, na sua complexidade, revelam um conhecimento em construção. Com base nas experiências pessoais em processos investigativos, o autor propõe caminhos possíveis do teatro no ensino universitário e suas implicações na educação básica.
- A construção de um saber teatral na escola
José
Gustavo Sampaio
Garcia – Zeca Sampaio
Doutor em Educação – FEUSP
Professor Licenciatura em Artes Visuais – Unisanta
Resumo: Uma
reflexão sobre a
necessidade e a possibilidade do desenvolvimento de uma
experiência escolar na área de teatro, a partir da
discussão de alguns princípios presentes hoje no
debate
pedagógico. Entre eles, a noção de
conhecimento
como construção de cada indivíduo
enquanto sujeito
de seu percurso formativo, juntamente com a importância da
interação social para o surgimento de um
aprendizado
calcado na relação do educando com a
herança
cultural que lhe é transmitida pelo outro no ambiente
escolar.
Palavras Chave: teatro, educação, artes
cênicas,
pedagogia do teatro.
- O estágio curricular e a formação do artista docente
José
Simões de Almeida
Junior
Faculdade de Educação (FaE) – UFMG
Professor Adjunto – Doutor em Teatro
Professor de Estágio e Análise da
Prática Teatral
Resumo: Os processos e as práticas relacionadas a
formação teatral na escola ou fora dela,
encontram-se
ligados à constituição do
território e
imaginário do Teatro na sociedade. Nesse sentido deseja-se
discutir a função social e artística
do
estágio curricular de teatro realizado na escola, como o
espaço para a inserção das propostas
teatrais,
para além da sala de aula. O estágio curricular
é
o espaço no qual os alunos (em
formação) revelam
as suas potencialidades e, também, as falhas no processo de
formação. E nele que o futuro professor
poderá
observar, discutir, propor e vivenciar um conjunto de atividades e,
fundamentalmente, desenvolver a autonomia como docente. O
estágio funciona como um modo de diálogo entre a
formação curricular, a prática
profissional
docente e o imaginário teatral contemporâneo no
conjunto
social.
Palavras-chave: Pedagogia do Teatro; Estágio Curricular; Visibilidade; Teatro Educação
- Festas da Memória: O Teatro Comunitário na Argentina
Juliano Borba
Programa de Pós-graduação da Facultad
de
Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires
Doutorando em Teoria das Artes. Or. Prof. Francisco Javier (Dr. Jorge
Lurati) e Prof. Julia Elena Sagaseta
Professor do Departamento de Artes Cênicas da UDESC
Resumo: Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação de doutorado sobre o teatro comunitário argentino. Na Argentina, em 1983, o teatro comunitário surge como uma forma de celebrar o fim da ditadura militar. O objetivo inicial era ocupar os espaços públicos da comunidade e rearticular os laços sociais que tinham se rompido com a repressão da ditadura. O grupo seminal, Catalinas Sur, localizado no bairro La Boca, em Buenos Aires, articula sua proposta teatral a partir de dois princípios: festa e memória. A festa transforma a prática teatral em um evento participativo e social. A memória articula o foco temático, valorizando os elementos do passado que o grupo quer resgatar, bem como os momentos do presente que o grupo que problematizar.
Teatro comunitário, festa, memória, desenvolvimento territorial
- Aspectos do fazer teatral na Fundação Casa
Karina Ribeiro Yamamoto
Mestre em Artes Cênicas – USP
Professora de Educação Artística
– Governo
de São Paulo
Resumo: Neste artigo procuro elucidar que a prática do fazer teatral pode ser encarada como um encontro com o mundo “real”, através da ficção, colocando o sujeito de frente com questões que lhe são interessantes e fazendo com que ele reflita sobre elas, seja buscando resolver um problema em cena, seja para confrontar com a sua realidade. Partindo da Pedagogia do Teatro e de conceitos como o Teatro Fórum (BOAL, 1975) e os Jogos Teatrais (SPOLIN, 2001), tento adequar estas propostas ao ambiente da Fundação Casa, trabalhando com adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de internação, em situação de sala de aula.
Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Fundação Casa, Jogos Teatrais, Teatro Educação.
- Pedagogia da Bobagem: Uma pedagogia do palhaço na educação de adultos com deficiência intelectual
Laili von
Czékus Flórez
Cabalero
Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Mestrado – Processos Educacionais em Artes Cênicas
–
Or: Luís Cláudio Cajaíba
Resumo: A educação de adultos com deficiência intelectual tem sido vista como uma grande interrogação nas discussões em pedagogia, por apresentar desafios de escolhas metodológicas e avaliação. A presença das artes nesse currículo resume-se com freqüência a didáticas ultrapassadas, com escolhas previsíveis e limitantes, e raramente inclui as artes cênicas como uma de suas possibilidades. O palhaço tem em comum com o deficiente intelectual a curiosidade, a espontaneidade e a pureza na exibição de suas bobagens. Uma pedagogia de palhaço neste campo de ensino pode ir além de processos criativos baseados na cópia e na repetição e trabalhar nos alunos o seu autoconhecimento, aceitação de suas singularidades (valorizadas sob a ótica do palhaço) e conseqüente maior segurança na sua inclusão social.
Palavras-chave: palhaço; teatro-educação; educação especial; deficiência intelectual.
- O TEATRO DE LORCA E O TEATRO DE ILO KRUGLI
Lenora Accioly
Mestranda – Programa de
Pós-Graduação em
Artes – UFU
Fundamentos e Reflexões em Artes – Or. Irley
Machado
Apoio FAPEMIG
Resumo: Federico Garcia
Lorca tornou-se
um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial.
Sua
obra, bastante conhecida por seu estilo trágico e
poético
destaca o inigualável sentimento espanhol ligado a
paixão
e a morte. As experiências da infância e juventude
marcaram
o pensamento do poeta dramaturgo. A influência desse teatro
de
Lorca influenciou as formas de expressão utilizadas pelo
autor,
poeta, artista plástico e teatrólogo Ilo Krugli e
seu
grupo teatral consagrado no Brasil Vento Forte.
Ilo Krugli no Brasil há mais de trinta anos, filho de judeus
poloneses que imigraram para a Argentina, passou a
adolescência
em Buenos Aires, onde sua professora primária lhe ensinou
técnicas para a confecção de bonecos,
as quais
haviam aprendido com Javier Villafañe que por sua vez
aprendera
com o próprio Lorca, quando de sua estada na Argentina.
Influenciado pelo poeta granadino Ilo inaugurou uma nova maneira de
pensar o teatro. Foi sua força poética
transportada para
o palco que introduziu um jeito de conversar com crianças e
adultos, circulando com naturalidade nos dois universos. Seu estilo se
tornou um exemplo e uma referência para várias
gerações de artistas e educadores. Ilo, por meio
de um
teatro aberto ao público e à festa popular,
recupera o
teatro de Lorca, por quem declara a sua admiração
até hoje. O presente artigo pretende realizar uma abordagem
reflexiva entre os aspectos poético, popular e
estético
entre o Teatro de Lorca e de Ilo Krugli, em sua
função
pedagógica e social.
Palavras-chaves: Teatro-educação, o poético, o popular.
- DRAMATURGIA CÊNICA NA EMPRESA: DO TRABALHADOR ANÔNIMO AO SER VISÍVEL
LESLIE MARKO
MESTRE EM TEATRO PELA ECA/USP
Resumo: Este trabalho busca analisar uma experiência de teatro realizada durante 22 anos com funcionários de uma empresa e refletir sobre a relação possível entre o teatro e a empresa por meio de uma proposta de Dramaturgia Cênica. Para tanto, apresenta-se o resgate histórico do percurso através do levantamento e análise crítica de materiais significativos relativos às diversas encenações realizadas. Estabelece-se, também, um diálogo entre a experiência e alguns referenciais teóricos na perspectiva de um teatro brechtiano para a construção de um modelo que contribua para um processo de humanização, favorecendo transformações pessoais e interferências no ambiente de trabalho e na realidade social em geral.
Palavras-chave: Dramaturgia Cênica, Atores-cidadaõs, Espectadores-cidadãos, Criação Coletiva, Teatro Popular, Teatro-Educador, Teatro Pedagógico
- Reciclando Sonhos: o Teatro em Comunidades no Contexto das Ongs
Lia Alarcon Lima
Programa de Pós-Graduação em Teatro
– UDESC
Mestranda – Teatro – Or. Profª Dra.
Márcia
Pompeo Nogueira
Professora de Artes Cênicas da rede pública
municipal de
Florianópolis.
Resumo: A pesquisa aqui relatada faz parte de um processo de estudo e
reflexão relacionado ao teatro em comunidades. Mais
especificamente pretende refletir sobre a ação
sócio-cultural, conforme discutida por Teixeira Coelho,
relacionada às experiências do grupo de Teatro
“Aprendizes em Cena”, que tem como sede de sua
prática a comunidade do Morro da Caixa, localizada na
periferia
de Florianópolis. O recorte aqui apresentado
tratará
especificamente de relatar a observação de uma
experiência em comunidade, com o objetivo de provocar
reflexões relativas ao contexto social, cultural e
político em que a prática teatral está
inserida.
As conclusões incluem questionamentos sobre o papel das ONGS
como propulsoras e articuladoras de projetos culturais e
pedagógicos em comunidades de baixa renda.
Palavras chave: Comunidade – Ação sócio-cultural – Prática Teatral
- O espaço público da cidade como
indutor de jogo
– por uma pedagogia
dialógica do Teatro.
Liliane Ferreira Mundim
Mestre em Teatro – UNIRIO – Professora do
Departamento de
Ensino do Teatro – UNIRIO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas possibilidades do fazer teatral, inseridas na perspectiva da edagogia do Teatro e seus pressupostos metodológicos; considerando o espaço e, especificamente o espaço urbano da cidade como campo de investigação, categoria, conceito e principalmente, indutor e instigador de jogo. Estabeleci como recorte e opção metodológica para essas práticas, a utilização do espaço como indutor de jogo, e especificamente o espaço urbano da cidade. Nesse caminho de investigação, construímos vários modos de ocupação e apropriação do espaço público, dentre a inter-relação com os transeuntes, com os materiais e equipamentos presentes nesses espaços, bem como a exploração de todos os elementos presentes.
Palavras-chave: jogo, espaço urbano, pedagogia do teatro.
- Docência em teatro na Educação Básica: a perspectiva da transdisciplinaridade
Lisinei Fátima
Dieguez Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestranda – Linha de pesquisa: Linguagem,
Recepção
e Conhecimento em Artes Cênicas
Or. Profª Drª. Vera Lucia Bertoni dos Santos
Professora do Departamento de Expressão e Movimento
–
Colégio de Aplicação da UFRGS
Resumo: A investigação das práticas da transdisciplinaridade na docência em teatro na Educação Básica, tendo como metodologia, um estudo de caso de caráter longitudinal, constitui o objetivo desse trabalho. Escolhido como objeto de pesquisa, o ensino de teatro desenvolvido na proposta do “Projeto Amora”, no Colégio de Aplicação da UFRGS, de 1996 a 2011, pelos seus propósitos de reestruturação curricular no sentido de romper com a hierarquização das disciplinas no contexto da educação escolar, o projeto abrange as 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e opera com a articulação entre as diferentes disciplinas. A área de conhecimento teatro depara-se com o desafio de organizar intervenções pedagógicas integradas aos demais componentes curriculares sem comprometer a aquisição dos conceitos próprios.
- O HOSPITAL COMO UNIVERSO CÊNICO e as BANDEJAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS
Lucia Helena de Freitas
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO – Professora pesquisadora
Professora Adjunta – Doutora em Teatro – UNIRIO
Professora do Departamento de Ensino de Teatro – UNIRIO
Diretora da Companhia Teatral Bandejas Contadoras de
Histórias
Resumo: Relato das intervenções teatrais realizadas em hospitais públicos, em projeto de extensão, por alunos da licenciatura em teatro da UNIRIO e da Companhia Teatral BANDEJAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS. A proposta visa apresentar técnicas e dinâmicas de teatro a serem vivenciadas por funcionários, pacientes e seus acompanhantes. Estas dinâmicas resultam de estudos teórico-práticos de metodologias de ensino do teatro aplicáveis à área da saúde. A Companhia Teatral “Bandejas Contadoras de Histórias”, surgida do projeto de extensão, desenvolve, a partir de necessidades específicas do espaço hospitalar, uma pesquisa em busca de formas criativas de contação de histórias, o que resultou na criação da bandeja, suporte cênico-cenográfico original, que, ressignificando o material hospitalar, inova o processo de encenação.
Palavras-chave: teatro e saúde; teatro e educação; pedagogia do teatro
- Influências e vivências na construção da pedagogia teatral de Myrian Muniz
Marcelo Braga de Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– IA/UNESP
Mestrando – Teatro – Or. Profa. Dra. Berenice
Raulino
Professor de Interpretação e
Laboratório de
montagem da Faculdade Paulista de Arte
Resumo: A pedagogia teatral desenvolvida por Myrian Muniz consiste em uma prática que lança um olhar muito particular sobre o trabalho do ator e é resultado de um amálgama composto por experiências de formação, vivências importantes e influências decisivas. Cito o cenógrafo Flávio Império, que foi apontado por ela como seu maior mestre, sua formação pela EAD, sua passagem pelo Teatro de Arena e a fundação do Centro de Estudos Macunaíma como fatores fundamentais na elaboração da sua maneira de fazer e ensinar teatro. A linha de trabalho de Myrian dentro da pedagogia teatral está relacionada com autoconhecimento, associação entre experiência e reflexão como fermento para o trabalho de criação teatral e a relação entre os indivíduos de um grupo como base para o trabalho do ator.
Palavras chave: pedagogia teatral, Myrian Muniz
- Diálogos entre o Teatro em Comunidades e a Academia
Márcia Pompeo
Nogueira
Programa de Pós Graduação em Teatro
UDESC/Professor Adjunto
Doutorado Universidade de Exeter, Inglaterra
Centro de Artes da UDESC
Resumo: O Teatro em Comunidades tem uma grande presença na
sociedade brasileira, acontecendo a partir de iniciativas diversas,
como as políticas públicas, as ONGs, os
movimentos
sociais, instituições religiosas, grupos de
teatro ou
mesmo por iniciativa independente de pessoas das comunidades; mas sua
presença nas universidades ainda é bastante
limitada.
Esta pesquisa refere-se a um formato de interação
da
universidade com praticantes do teatro em comunidades, baseado no
diálogo, no respeito mútuo e na aprendizagem
compartilhada, que se desenvolve no interior do FOFA –
Núcleo de Formação de Facilitadores.
Mais
especificamente ao processo criativo de Relações
em
Conflito e a abordagem metodológica desenvolvida desde a
interação com a comunidade, a
identificação
temática e escolhas estéticas.
Palavras-chave: teatro em comunidades, formação, processo criativo.
- “Vai-e-Vem” de influências poéticas e estéticas entre grupos e comunidades
Maria Amélia
Gimmler Netto
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da UFRGS
Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC
Pesquisadora – financiamento FUMPROARTE
Professora do Projeto Descentralização da Cultura
da
Pref. Municipal de Porto Alegre
Resumo: O estudo apresentado é parte de pesquisa realizada
sobre
os projetos Movimento Bixigão e Teatro como Instrumento de
Discussão Social. O primeiro é gerado pela
Associação Cultural Teatro Oficina Uzyna Uzona,
de
São Paulo e o segundo, pela Tribo de Atuadores Ói
Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. O foco a ser apresentado
está nos eventos teatrais que surgiram dos processos
pedagógicos: a Semana Cultural do Bixigão e a
Mostra
Jogos de Aprendizagem. A análise destes eventos se
dá a
partir da noção de Convívio Teatral
–
apresentada por Jorge Dubatti – com base nas
relações e trocas poéticas e
estéticas
entre os grupos e as comunidades. Constatar a poética dos
grupos
como novas possibilidades estéticas nos bairros, onde os
projetos acontecem, bem como, detectar a influência dos
processos
pedagógicos na poética dos grupos teatrais
geradores dos
projetos são importantes contribuições
do estudo
apresentado.
Palavras-chave; Teatro de grupo – Teatro Comunitário – Convívio Teatral
- Tiros de Movimento-Imagem: Estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito
Maria Carolina Macari
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas-
UNESP
Mestranda-Prof.Doutr.Mário Fernando Bolognesi
Bolsista- CAPES
Resumo: Esta pesquisa teve
como
principal objetivo estudar o processo artístico e
pedagógico da diretora, atriz e professora da
Escola de
Arte Dramática E.A.D.-USP,Cristiane Paoli Quito.
Os sujeitos observados nesta pesquisa foram os alunos do terceiro ano
da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O
Período
estudado foi de agosto a dezembro de 2009.
Foram observados e analisados os procedimentos e técnicas
utilizadas por esta diretora na montagem da peça teatral O
gato
Malhado e a andorinha Sinhá. Esta obra literária,
de
Jorge Amado, foi adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da
Escola de Arte Dramática (USP) Rogério Toscano
com a
colaboração de todo o elenco de atores/estudantes
da
turma 59 EAD-USP.
Existiram dois principais focos: analisar a
construção
das ações físicas dentro da montagem
de um
espetáculo e o seu processo trabalho como pedagoga. Pode-se
resumir esta pesquisa em apenas uma pergunta
principal:
Como é que Cristiane Paoli Quito trabalha a
construção da dramaturgia corporal
com
alunos-atores na criação de um
espetáculo?
Os trabalhos da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho , do
dramaturgo Rogério Toscano( professor da
E.A.D./USP)
e da assistente de direção Carolina
Mendonça,também foram observados, uma vez que
existiu uma
proposta de trabalho coletiva na montagem da peça.
Palavras Chave: Teatro-Dança- Criação
- Biografia Cênicas: o ensino do teatro a partir da memória com o público da terceira idade.
Mariana Muniz
Programa de Pós-graduação em Artes
– EBA/UFMG
Professora Adjunta. Doutora em História, Teoria e
Prática
do Teatro – UAH
Fundação Mendes Pimentel – FUMP
Resumo: Este texto relata a experiência desenvolvida desde
setembro de 2009 nas comunidades Santa Rosa e Confisco em Belo
Horizonte com público da terceira idade. O Projeto
Biografias
Cênicas, sob a coordenação dos
professores Mariana
Muniz e Ricardo Carvalho, está vinculado ao
Núcleo
Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas, NACE-UFMG, e
tem
como objetivo o trabalho com o teatro e a
improvisação a
partir da memória dos participantes. Como metodologia,
trabalha-se a ativação do relato memorial
através
de elementos concretos trazidos pelos alunos (fotografias, objetos,
cartas, etc.). Também são introduzidas
técnicas
próprias da improvisação (trabalho em
grupo,
escuta, aceitação da proposta do outro, etc.) e
trabalhadas as noções de
ação e personagem
presentes na narrativa dos mesmos.
Palavras-chave: ensino do teatro – terceira idade – memória – improvisação
- Ensino de história do teatro na escola: das propostas aos meios
Mariana Silva Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Doutoranda – Processos Cênicos em
Educação
– Or. Profa. Dra. Elza de Andrade
Professora de Teatro do Instituto de Aplicação
Fernando
Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do
Estado
do Rio de Janeiro
Resumo: Abordar a história do teatro na escola pode revelar-se prática frutífera: se dá ao aluno uma perspectiva de seu fazer, também lhe oferece uma visão alargada do fenômeno teatral, suas diversas e cambiáveis possibilidades. O pensamento acerca do teatro na educação tem apontado para essa direção. Diretrizes oficiais de ensino estruturam-se na proposta triangular apoiada no tripé fazer-apreciar-contextualizar. A realização dessa ideia, porém, esbarra em dificuldades, tais como a carência de materiais didáticos apropriados à faixa etária e/ou à manipulação na própria sala de aula, o que facilitaria a conexão entre os três eixos citados. A partir dessa questão, desenvolve-se a pesquisa de doutorado “Ensino de história do teatro na escola: das propostas aos meios”, apresentada neste artigo.
Palavras-chave: história do teatro, teatro na educação, materiais didáticos
- Experiências reversíveis (entre) Teatro e Educação
Mariene Hundertmarck
Perobelli
Programa de Pós-Graduação em
Educação – UFSC
Mestre em Educação
Bolsa CNPQ
Professora assistente do Curso de Teatro – UFU
Apoio FAPEMIG
Resumo: O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado intitulada: “O avesso do corpo: uma experiência de reversibilidade entre Teatro e Educação”, defendida em 2009 no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Faço aqui o recorte de algumas experiências da pesquisa que foi o trabalho de vivências artísticas com professores da Educação Infantil e Séries Iniciais de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis. A falta das artes na formação desses profissionais, as relações e percepções que as práticas corporais artísticas despertaram, a relação da atriz-educadora com os professores e, a partir disso, a reflexão sobre a inserção do professor de Teatro na escola são descrições desta comunicação.
Palavras-chave: teatro, educação, experiência, reversibilidade, formação de professores
- O universo e a abrangência do teatro aplicado.
Marina Henriques Coutinho
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Professora do Dep. de Ensino do Teatro.
Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO).
Resumo: Um fenômeno constatado aqui no Brasil e em outras partes do mundo tem levado o teatro a inúmeros contextos. Uma grande diversidade de práticas teatrais alarga o campo da Pedagogia do Teatro e exige que as pesquisas acadêmicas ampliem seus focos de interesse. A comunicação pretende refletir sobre a abrangência da área da pedagogia teatral, além de trazer para discussão o termo que ganha destaque internacional – applied theatre/ teatro aplicado. Publicações recentes, em língua inglesa, revelam que a busca pela compreensão da pluralidade de iniciativas, nomenclaturas, métodos etc. é compartilhada por pesquisadores também de outros países. Em vários lugares do mundo, a academia tenta responder, com maior ou menor agilidade, à emergência dessa grande diversidade de práticas.
Palavras-chave: 1 Teatro e Comunidade - 2 Favela –3 Teatro Aplicado- 4 Pedagogia.
- Dez passos adultos na direção da criança performer
Marina Marcondes Machado
Docente da Escola Superior de Artes Célia Helena
Doutora em Psicologia da Educação com
pós-doutorado em Pedagogia do Teatro (ECA/USP)
Pesquisadora das relações entre
infância e cena
contemporânea
Resumo: Este texto vai
trabalhar
atitudes adultas que permitam à criança pequena
ser
performer e dramaturga de sua vida. São alguns destes
passos:
propiciar situações para que surjam
espaços
potenciais (Winnicott); compreender a infância como algo
relacionado ao novo: um campo fértil para antiestruturas
(Turner); estudar de modo antropológico os eixos
estruturadores
da cultura da infância (Sarmento); propor formas
pré-reflexivas (Merleau-Ponty) de
aproximação ao
teatro.
Palavras-chave: Infância; Espaço potencial;
Pensamento
pré-lógico.
- Corpo e gesto na experiência do ator: elementos para uma reflexão sobre teatro e educação
Marinalva
Nicácio de Moura
Programa de Pós-Graduação em
Educação – UFRN
Mestrando – Estratégia de Pensamento e
Produção de Conhecimento – Or.
Profª.
Drª. Terezinha Petrucia da Nóbrega
Professora de Arte do IFRN
Resumo: Nesse artigo, proponho-me a apresentar uma reflexão
que
venho desenvolvendo sobre o corpo e o gesto na experiência do
ator, a partir de uma posição que considera a
sensibilidade como potência do conhecimento, evidenciando que
a
existência é primeiramente corporal, pois o corpo
é
a medida primeira de nossa experiência no mundo, sendo,
portanto
referência primeira do conhecimento. O desenvolvimento da
pesquisa se dá a partir da atitude fenomenológica
inspirada no filósofo francês Maurice
Merleau-Ponty.
Refletimos sobre a descrição de uma
situação de cena do personagem Gurdulu, no
espetáculo “Matrióchka”, do
Grupo Estandarte
de Teatro/RN. Essa aprendizagem do corpo no jogo teatral oferece-nos um
conhecimento sensível que pode contribuir com as
reflexões sobre a pedagogia teatral.
Palavras-chaves: corpo, gesto, experiêcia vivida, conhecimento.
- O diretor teatral e a figura antropológica do chefe tribal: um olhar sobre a organização colaborativa da Cia. Antropofágica
Mei Hua Soares
Programa de Pós-Graduação em
Educação – FE – USP
Doutoranda – Linguagem e Educação
– Profa.
Dra. Neide Luzia de Rezende
Resumo: Partindo de observações de processos de criação e da organização compartilhada dos núcleos da Cia. Antropofágica, o presente estudo visa levantar hipóteses sobre o lugar e o papel do diretor teatral dentro da estrutura teatral colaborativa. Para tanto são utilizados conceitos e análises sobre as tribos indígenas ameríndias realizadas pelo antropólogo francês Pierre Clastres em sua obra A sociedade contra o Estado.
Palavras-chaves: teatro colaborativo / processo de criação / diretor tribal
- 3 AÇÕES EM ENSINO DO TEATRO: Composição, Criação e [Trans]Formação
Narciso Telles
Programa de Pós-Graduação em Artes
– UFU
Professor Adjunto 2 – Doutor em Teatro – UNIRIO
Resumo: Este texto apresenta uma primeira análise do processo de criação do espetáculo ‘Canoeiros da Alma’ pelo Coletivo Teatro da Margem e vinculado ao projeto de pesquisa “Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de criação e jogo”. A criação do espetáculo partiu: a) do roteiro dramatúrgico de Luiz Carlos Leite e de uma imersão ‘antropológica do sensível’ realizada nos Municípios de Araçuaí e Itinga, na região do Vale do Jequitinhonha; b) de exercícios de improvisação com os viewpoints e as composições em sala de trabalho; c) organização do material e estruturação da encenação. A pesquisa tem a experiência como atitude metodológica e a etnografia e auto-etnografia como práticas de escrita.
Palavras-chave: pedagogia do teatro; composição; viewpoints
- Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas
Natália Ribeiro
Fiche
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Assistente – Mestre em Teatro pelo PPGAC
– UNIRIO
Professora do Departamento de
Interpretação– UNIRIO
Resumo: Esse trabalho apresenta o resultado da pesquisa Teatro na
Prisão: trajetórias individuais e perspectivas
coletivas
que visou o resgate da historicidade do Projeto de Extensão
Teatro na Prisão – uma experiência
pedagógica
para a construção do sujeito em
direção
à cidadania, iniciado em 1997. Como caminho percorrido,
selecionei e entrevistei sete alunos de graduação
da
Escola de Teatro do CLA da UNIRIO, participantes do projeto nos seus
primeiros 10 anos no Complexo Penitenciário Frei Caneca:
Penitenciária Lemos Brito, Presídio Nelson
Hungria e Casa
de Custódia Romero Neto. É um relato que pensa
sobre as
possibilidades de amadurecimento da consciência social e
pedagógica dos alunos-atores do projeto, enquanto
sujeitos-cidadãos e a perspectiva dessa prática
continuada se revelar como um novo campo de
atuação
profissional para artistas/educadores. A trajetória desses
alunos que participaram do Projeto, as suas dificuldades e as suas
descobertas. Em que medida, ao olhar para os percursos individuais e
coletivos, no contexto do Teatro na Prisão, podemos perceber
perspectivas para o futuro em termos de campo de trabalho para o teatro
na comunidade e especificamente no ensino de teatro. É uma
reflexão dos impactos do trabalho na vida desses
profissionais,
artistas e ex-alunos egressos da Escola de Teatro.
Palavras-chave: teatro – prisão – história – educação
- A experiência, a necessidade do teatro e a ação cultural na aplicação do jogo teatral em sala de aula
Patricia Neves de Almeida
Programa de Pós-Graduação em Pedagogia
do Teatro
– UNISO
Pesquisadora – Especialista em Pedagogia do Teatro
– UNISO
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da aplicação do jogo teatral na sala de aula a partir de três eixos epistemológicos: a experiência, segundo Jorge Larrosa Bondía; a necessidade do teatro, de acordo com Denis Guénoun; e a ação cultural, na visão de Teixeira Coelho. A pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e tem como modalidade a pesquisa-ação, metodologia que viabiliza um diálogo entre teoria e prática, revelando aspectos relevantes no que concerne à experiência do sujeito da ação. A investigação foi realizada com alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, da escola municipal “Vilma Ap. Penatti Galvão” de Boituva-SP, e justifica a presença da linguagem teatral em classe como propulsora de processos de experimentação dos procedimentos cênicos.
Palavras-chave: jogo teatral; necessidade do teatro; experiência; ação cultural.
- “Melodrama da meia-noite” e “Simbá, o marujo”: ações para uma pedagogia do espectador por meio da cena
Paulo Merisio
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Professor Adjunto – Doutor em Teatro – UNIRIO
Bolsista PQ – CNPq
Resumo: Este trabalho tem por meta refletir sobre aspectos ligados à pedagogia do espectador presentes na estrutura cênica de dois espetáculos dirigidos por mim. Melodrama da meia-noite está vinculado ao projeto Sentidos do melodrama: poéticas, escritas, visualidades e potencialidades pedagógicas (DPq UNIRIO/ CNPq) e se trata de uma apresentação aberta ao público de jogo improvisacional calcado em elementos que constituem o repertório cênico do melodrama; vem sendo apresentado tanto em Uberlândia/MG, com a Trupe de Truões e alunos do Curso de Teatro da UFU, quanto no Rio de Janeiro/RJ, com alunos do Curso de Teatro da UNIRIO. Simbá, o marujo está articulado ao projeto de pesquisa Teatro infanto-juvenil e novas possibilidades dramaturgicas (DPq UNIRIO) e às investigações que o grupo uberlandense Trupe de Truões, dirigido por mim, vêm empreendendo no campo da pedagogia do espectador.
Palavras-chave: Pedagogia do espectador; melodrama; teatro infanto-juvenil
- O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos
Pedro Haddad Martins
Programa de Pós-Graduação em Artes
–
Área de concentração em Artes
Cênicas
– UNICAMP
Mestrando – Processos e Poéticas da Cena
– Or. Prof.
Dr. Marcelo Ramos Lazzaratto
Bolsa CAPES
Professor de teatro da Casa do Teatro e ator fundador da Cia. Elevador
de Teatro Panorâmico – SP
Resumo: Este artigo versa sobre o metateatro – o “Teatro cuja problemática é centrada no teatro que “fala”, portanto, de si mesmo, se “auto-representa”” (PAVIS, 1999: 240) – como elemento pedagógico em si, introdutório das estruturas da linguagem teatral, de uma maneira orgânica e estimulante, dentro de um processo de formação em teatro com crianças entre 08 e 12 anos. Idade esta que dá lugar à transição entre um pensamento mais abstrato e um pensamento estrutural. Trabalha-se, então, com uma metodologia voltada para o desenvolvimento de um aluno metacrítico, pois inserido num trabalho teatral lúdico e autoreflexivo, características próprias da atividade metateatral.
Palavras-chave – Pedagogia do Teatro, Teatro na Educação, Metateatro
- Espaço teatral e transversalidade
Ramon Santana de Aguiar
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Doutorado – Processos e métodos de
criação
cênica – Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima
CAPES REUNI
Mestre em Teatro (UNIRIO) – Pedagogo – Ator
– Diretor
Resumo: As manifestações cênicas, para além do suporte físico, se apropriam dos espaços – lugares – também nos seus aspectos históricos, ideológicos, críticos, de memória, de inovação e tantos outros aspectos possíveis para a inventividade das Artes Cênicas. Como grupos, diretores e educadores fazem uso do espaço, determina a compreensão da obra estabelecendo vetores de transversalidade entre palco e platéia.Como estudo, o trabalho do Grupo Comunitário de Teatro São Gonçalo do Bação, objeto de pesquisa e o trabalho docente desenvolvido junto aos alunos do ensino médio no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC). Nessas experiências, o uso do espaço disponível para as apresentações cênicas tornou-se determinante para a criação e recepção das encenações.
Palavras chave: Teatro, pedagogia, espaço, transversalidade.
- A educação emocional por meio da linguagem dramática
Regina Maria Silva Santos
Programa de Pós- Graduação
–
Educação Artística: Ensino e
Aprendizagem das
Artes Visuais
Universidade de Sevilha – Espanha
Doutoranda – Educação
Artística
– Orientador: Prof. Dr. Juan Carlos
Arañó Gisbert
Resumo: A contribuição que pretendemos apresentar diz respeito ao papel do teatro e sua influência no desenvolvimento emocional do indivíduo. Utilizando como referência o paralelismo entre self emocional e teatro como linguagem de trabalho preventivo-educativo, servindo como mediador do processo de socialização, contribuindo na formação de um ser crítico, auto-crítico, ampliando o conhecimento que ele tem de si mesmo, da realidade que lhe rodeia. Ao mesmo tempo em que busca responder questionamentos do processo de ensino/aprendizagem. Os autores R, Bisquierra, H.Gardner, Laferriére, J. Herrero J. Cañas, Ingrid Koudela, J.L. Moreno, M.T, Ferraz e nossa experiência, têm demonstrando à correlação entre o sentido do humor, competência emocional e as competências cognitivas, afetivas e morais dos alunos.
Palavras-chave: teatro, educação, emoção, desenvolvimento, reflexão
- Anteparo e impressão digital: a hipótese de um par fundamental
Rejane Kasting Arruda
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– USP
Douroranda – Pedagogia do Teatro – Or. Prof. Dr.
Armando
Sergio da Silva
Bolsa: FAPESP
Pesquisadora no Centro de Pesquisa em
Experimentação
Cênica do Ator – USP
Resumo: Anteparo e impressão digital são conceitos (propostos pelo Prof. Dr. Armando Sergio da Silva) que orientam a práxis no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (USP) – onde pesquisadores de pós-graduação trocam constante interlocução e discutem questões em torno da pedagogia e crição cênica. Reflito sobre estes dois conceitos evidenciando o vetor anteparo – impressão digital e a função do arranjo para a extração e análise em jogos e técnicas de partiturização física – propondo a convergência entre elas.
Palavras-chave: pedagogia – criação – ator – CEPECA
- Teatro e Comunidade: reflexões de uma etnocenologia participativa na Cia ZAP 18 e bairro Serrano (BH)
Renata Patrícia
da Silva
Programa de Pós-Graduação em Artes
– UFMG
Mestranda – Artes Cênicas: Teorias e
Práticas
– Or. Prof. Dr. Maurílio Andrade Rocha
Resumo: A presença da Cia. Teatral ZAP 18 e a sede do grupo no periférico bairro Serrano, região marcada pela exclusão social e por altos índices de violência urbana, constituem o corpo de interesse dessa pesquisa de Mestrado realizada na UFMG. Este artigo compõe o início dessa investigação que tem como objetivo o mapeamento das práticas espetaculares exercidas na comunidade, incluindo-se as de caráter religioso, festivo ou de teatro amador, dentre outras e, a relação da ZAP com essas manifestações, tendo como referência o tema Teatro e Comunidade. Assim, pretende-se avançar na relação com a comunidade residente no entorno da sede do grupo, estreitando contatos que parecem se adequar ao conceito de Etnocenologia aplicada, tomando-se por base os caminhos já percorridos pela Etnomusicologia.
Palavras-Chave: Teatro e Comunidade, Etnocenologia participativa, ZAP 18.
- Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro
Ricardo Carvalho de
Figueiredo
Graduação em Teatro – UFMG
Professor Assistente (Doutorando em Artes/UFMG) – UFMG
Resumo: A presente pesquisa busca investigar a prática da
criação teatral na formação
acadêmico-profissional do professor de teatro, quando
inserido na
graduação. Assim, propusemos a
experimentação
teórico-prática das
três funções:
atuação,
direção e dramaturgia na
criação e no modo
de produção de cenas teatrais. Para tanto,
destacamos
três fases para a investigação, a
saber: (1)
elaboração de um discurso teatral
autônomo; (2)
exercício de direção de cenas,
dramaturgia e
atuação; (3) trabalho pedagógico sobre
as cenas
produzidas com crianças da educação
infantil.
Nossa hipótese parte da necessidade desse professor ter
fundamentado em sua formação o eixo da
aprendizagem
teatral nessas três funções, adquirindo
e
experienciando habilidades e competências nessas
áreas.
Palavras-Chave: Teatro na Educação; Formação de Professores; Teatro e Infância.
- Perfil de Atuação Profissional do Egresso de Graduação em Teatro
Rita Gusmão
Programa de Pós-graduação em Arte
– UnB
Doutoranda- Arte e Tecnologia – Or. Profa. Dra. Maria Beatriz
de
Medeiros
Professora – Depto.de Fotografia, Teatro e Cinema –
Universidade Federal de Minas Gerais.
RESUMO: Estudo destinado
à
percepção da alocação e da
inserção profissional dos egressos do Curso de
Graduação em Teatro, a partir das turmas formadas
na
EBA/UFMG, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Pretende-se
conhecer as possibilidades de ação, partindo-se
de
constatação histórica de que o
mercado, tanto para
o bacharel quanto para o licenciado em Teatro, encontra-se em
desenvolvimento no país. Interessa-nos reconhecer a
influência da titulação
universitária na
formação de um mercado profissional escolarizado
na
área. Serão apresentados aqui os pressupostos
teóricos da metodologia de formulação
de
questões para o instrumento de coleta de dados.
Palavras-chave: Graduação. Teatro. Mercado de
Trabalho.
Metodologia.
- Por Brincadeira, Por Prazer – Jogo, Criação e Teatro/Educação
Roberto Ives Abreu
Schettini
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Doutorando – Processos Educacionais em Artes
Cênicas
– Or. Prof. Dr. Daniel Marques
Encenador, Dramaturgo e Professor do Departamento de Ciências
Humanas e Letras Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Resumo: Há inúmeros modos de criação cênica mobilizados pelo JOGO, com este texto, pretendo discutir a aplicabilidade destes modos de criação como ferramentas para redimensionar experiências de teatro-educação. Com o fito pedagógico, o jogo, como disparador criacional e inventivo, pode desempenhar ao menos três distintas dimensões de utilização, a saber: 1. dimensão pedagógica; 2. dimensão metodológica para criação cênica; 3. dimensão espetacular. O desdobramento das discussões expostas neste texto se dará na perspectiva de investigação de doutorado com a qual me proponho sistematizar uma metodologia pedagógica para o teatro-educação que seja mobilizada pelo jogo e pela criação, pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGAC-UFBA, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Marques.
Palavras-Chave: Jogo, Criação, Pedagogia do Teatro
- A influência dos canais de percepção na cena da recepção
Robson Rosseto
Mestre em Teatro – UDESC
Professor Assistente – Faculdade de Artes do
Paraná/FAP
Resumo: Este artigo trata sobre o interesse em aprofundar os meus conhecimentos sobre a recepção teatral associada com os canais de percepção: auditivo, cinestésico e visual. O trabalho elaborado tem como proposta evidenciar os níveis diferenciados de percepção alcançados pelo aluno/espectador no instante momento da recepção. Cabe ressaltar aqui, a diversidade das propostas de encenação dos dias atuais, que se constituem numa celebração de fatos e acontecimentos que merecem o investimento no estudo desta área do saber, da pedagogia do teatro. Ou seja, requer, um estudo específico sobre a relação entre o espaço da cena e o aluno/espectador, portanto, com aquele que faz e com aquele que aprecia.
Palavras-chave: espetáculo, canais de percepção, recepção.
- Jogos Teatrais no Programa Escola Aberta: Uma Proposta de Ressignificação do Sujeito.
Rose Mary Fraga Pereira
Mestre em Teatro
Professora de Português na Rede Estadual de
Educação do Espírito Santo
Professora de Artes Cênicas na Rede Municipal de
Educação de Vitória
RESUMO: O teatro é abordado, neste artigo, no Programa Escola Aberta, tendo como foco, componentes importantes: a participação do ser e o espaço. Como suporte, foram utilizadas as teorias de alguns autores como Freire (2002), Tinôco (2007), Koudela (2002), Boal (2005), Huizinga (2004), Spolin (2003), Ryngaert (1996). De acordo com Stanislavsky, é necessário que crianças, jovens e adultos habituem-se em olhar e ver, escutar e ouvir no espaço teatral. “É evidente [...] que terão de aprender como olhar para as coisas e vê-las” (grifo do autor). O olhar do indivíduo adquire extensão estética, quando possui um procedimento de atenção, de convergência em relação à vida interior e ao mundo exterior. Essa prática educacional possibilita, também, formar indivíduos autônomos, livres, críticos; preocupados em promover mudanças na sociedade. A idéia que predomina em Teatro-Educação é a que a criança é vista como um ser vivo, organizado, em desenvolvimento, cujo potencial se torna real ou concreto, a partir do momento que seja dada a ela liberdade de desenvolver-se em um meio descerrado à experiência. Objetiva-se a expressão livre do seu pensamento criativo; ao contrário do teatro na ótica tradicional, que tinha somente a função de predispor o espetáculo, e não se preocupava em formar o sujeito.
Palavras chave: jogo teatral, participação, mudança, Programa Escola Aberta.
- Análise de experimentos com jogos teatrais e comicidade
Mestre em
Artes/Teatro-Educação – ECA/USP
Apoio: FAPEMIG
Resumo: Propõe-se a apresentação de desdobramentos do projeto de pesquisa docente “Matrizes Lúdicas do Cômico – uma tentativa de criação de gags com jogos, cinema e música”, desenvolvido no Departamento de Música e Artes Cênicas da UFU. Serão considerados os contextos de ensino, pesquisa e extensão para onde o projeto evoluiu, relatando-se o cruzamento com outras áreas de ensino e pesquisa, em abordagem interdisciplinar, bem como o uso do Teatro como estratégia para o ensino das demais disciplinas curriculares, neste caso específico, da Biologia.
Palavras-chave: Jogos teatrais, comicidade, interdisciplinaridade
- Experiências de formação do professor artista
Rossana Perdomini Della
Costa
Programa de Pós-Graduação em
Educação da Faculdade de
Educação –
PPGEDU/UFRGS
Mestrado – Teatro e Educação
– Or. Prof. Dr.
Gilberto Icle
Professora – IPA- Centro Universitário Metodista
do Sul
Resumo: O artigo problematiza a noção professor
artista,
no processo de formação do curso de
Graduação em Teatro: Licenciatura da
FUNDARTE/UERGS. Com
inspiração na perspectiva foucaultiana, a
descrição das práticas do curso abre
espaço
para pensar de outra forma as estruturas clássicas e
dicotômicas organizadas em licenciatura e bacharelado.
Desenham-se fronteiras borradas nas quais os componentes curriculares
que cuidam do fazer teatral estão entranhados na
dimensão
pedagógica e os que objetivam a prática docente,
na
dimensão artística. Vislumbra-se o arejamento das
práticas referentes ao professor artista por
intermédio
da noção de condição
criativa de Ruffini e
um exercício do pensamento sobre as formas de ser e
constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo.
Palavras-chave: Teatro. Educação. Pedagogia Teatral. Professor. Formação. Professor artista. Condição criativa. Michel Foucault.
- A mit-disciplinaridade como desafio para os profissionais de arte e educação na contemporaneidade
Sergio Coelho Borges Farias
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Professor Titular, Doutor em Artes (Teatro) – USP
Resumo: O autor parte dos conceitos de multi, inter e
transdisciplinaridade para chegar finalmente à
idéia de
percurso mit-disciplinar. A filosofia da ciência e,
consequentemente, a metodologia de pesquisa abriram espaço
para
as chamadas abordagens mais qualitativas. As
alterações
no modo de ver a pesquisa, com o reconhecimento das
articulações entre os vários elementos
constituintes do objeto de estudo, vistos sob várias e
diversas
perspectivas, implicaram na elaboração de
conceitos como
os de complexidade e de multi-referencialidade. Ambos os conceitos
foram também tomados como bases no texto para a
caracterização da mit-disciplinaridade e sua
aplicação na arte-educação.
Palavras-chave: Mit-disciplinaridade, arte-educação, pedagogia do teatro
- Teatro e Infância: Em Busca da Poética do Devir
Sidmar Gomes
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– ECA/USP
Mestrando – Pedagogia do Teatro – Or.
Professora
Doutora Maria Lúcia de S. B. Pupo
Professor de Teatro Escola Projeto Vida
Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende a análise das relações entre a cena contemporânea e a infância. Apresenta duas frentes complementares: primeiramente, propõe o mapeamento e reflexão acerca das atividades teatrais destinadas à infância, a partir de acompanhamento de aulas de teatro para crianças e peças de grupos teatrais profissionais em São Paulo. Em seguida, propõe a criação de um espetáculo em conjunto entre crianças e adultos que explorará a relação entre o fazer teatral POR crianças e o fazer teatral PARA crianças.
Teatro, pedagogia, infância.
- Dialogismo no protocolo do professor-artísta
Tânia Cristina
dos Santos Boy
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– ECA-USP
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or.
Profª Drª
Ingrid D. Koudela
Professora do Departamento de Teatro – Universidade de
Sorocaba
Resumo: Este artigo busca compreender a presença da
dialogismo
nos protocolos dos alunos no curso de licenciatura em
Arte-educação/Teatro na Universidade de Sorocaba
e sua
colaboração na formação do
professor-artísta. Fundamentados em Bakthin, Brecht,
Foucault e
Koudela analisamos a Escrita de Si presente nos protocolos dos alunos
durante a montagem do espetáculo “De nada, nada
virá” dirigido pela encenadora Ingrid Koudela.
Palavras-chave: dialogismo, protocolo, escrita de si.
- O uso de imagens visuais e a imersão em processos de criação cênica.
Tharyn Stazak de Freitas
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UDESC
Mestranda – Teatro e Sociedade – Or.
Profª. Drª.
Beatriz Ângela Vieira Cabral
Bolsa CAPES
Resumo: O presente artigo traz a leitura do conceito de
imersão
enquanto experiência, através dos
níveis graduais
de engagement (engajamento), engrossment
(absorção) e
total immersion (imersão total), tratando paralelamente do
conceito de atmosfera e a partir destes, faz uma reflexão
sobre
a utilização de imagens visuais como
desencadeadora dos
processos de criação cênica sinalizando
a
possibilidade deste uso enquanto uma estratégia de
criação de ambientes de imersão.
Palavras chave: imersão – imagens visuais – criação cênica
- Arte & Ciência no imaginário de jovens artistas
Thelma Lopes Carlos Gardair
Programa de Pós-graduação em Ensino e
Biociências e Saúde –
Fundação Oswaldo
Cruz (FIOCRUZ/ IOC)
Doutoranda – Ciência & Arte – Or.
Virgínia
Torres Schall
Bolsa CAPES
Resumo: O presente trabalho investiga a percepção
de
jovens sobre Arte e Ciência e integra pesquisa de
doutoramento
que explora aproximações entre Ciência
e Teatro,
suas possíveis relações com o ensino
não-formal de Ciências, e o papel potencializador
do
Teatro na construção de imagens mais humanizadas
dos
cientista e artista. Foram planejadas entrevistas com jovens, entre 12
e 17 anos, inseridos em atividades de iniciação
científica e teatral. Participam da pesquisa alunos do
Programa
de vocação científica
(PROVOC/FIOCRUZ), da Casa
das Artes de Laranjeiras e do Colégio Salesiano. Na etapa
atual,
83 “jovens artistas” responderam
questionários e
revelaram suas visões sobre Arte e Ciência. O
estudo
é pautado em pesquisas que relacionam História da
Ciência e do Teatro, Pedagogia do Teatro e
Educação.
- Abordagens prático-metodológicas: a oficina de vivência teatral e a produção de texto
Urânia
Auxiliadora Santos Maia de
Oliveira
Universidade Federal de Goiás
Professora EMAC – Escola de Música e
Artes
Cênicas
Resumo: Este trabalho apresenta os procedimentos operacionais adotados na Oficina de Teatro realizada com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador, resultado prático do meu doutorado em Teatro-Educação desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A base metodológica da Oficina foi a aplicação das peças didáticas de Bertolt Brecht e de jogos teatrais. Meu intuito foi o de utilizar esses dois recursos no processo de criação de textos, sensibilização para o exercício da cidadania e a construção de um espetáculo teatral cuja comunicação com o público fosse eficaz e demonstrasse relativo apuro técnico. Neste artigo apresento como as peças didáticas foram aplicadas na oficina e sua repercussão no processo educacional, além o processo de criação de textos e o processo da montagem do texto teatral elaborado, adaptado e contextualizado pelos participantes da oficina.
Palavras-chave: Teatro; Peça Didática; Teatro-educação.
- Ensino de Teatro na Escola – Pontos e Contrapontos
Vera Lourdes Pestana da
Rocha (Vera
Rocha)
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRN
Professora Pesquisadora Permanente – Drª em
Educação/Ensino de Arte – UFRN/ Ohio
State
University
Resumo: Este texto objetiva abordar resultados parciais de nossa pesquisa que busca apreender e analisar mudanças geradas no Ensino de Teatro na Escola, ao longo dos últimos dez anos, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais: arte – PCNs Arte (1997), quanto: à relação infra-estrutura escolar e ensino de teatro; à qualificação dos professores; participação dos alunos; ao Projeto Político – Pedagógico destacando a disciplina teatro. Fundamentamo-nos em estudiosos dessa temática, sendo nossa abordagem teórico-metodológica quanti-qualitativa. Por meio da relação teoria/prática, observamos como vem se desenvolvendo esse ensino nas Escolas Municipais de Natal, tendo em vista a consecução dos objetivos deste estudo: analisar os avanços obtidos com a implementação dos PCNs Arte/Teatro
Palavras –chave: Teatro. Ensino. Educação formal
- Iniciação à Docência em Teatro: a experiência do PIBID/UFRGS
Vera Lúcia
Bertoni dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Professora adjunta e pesquisadora – Doutorado em
Educação – UFRGS
Bolsista Coordenadora do Subprojeto de Teatro – UFRGS
–
PIBID – CAPES
Resumo: O trabalho enfoca ações do Subprojeto de Teatro da UFRGS, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que buscam qualificar a formação profissional de nível superior e a Educação Básica, mediante a interação entre estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro e a realidade escolar da Rede Pública Estadual de Ensino do RS.
Palavras-chave: Ensino de teatro; iniciação à docência; formação profissional.
- A pedagogia do teatro em processos colaborativos: o caso do Grupo XIX de teatro
Vicente Concilio
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da ECA-USP
Doutorando- Pedagogia do Teatro –
Orientação de
Ingrid Dormien Koudela
Professor do Departamento de Artes Cênicas da UDESC
Resumo: A reflexão sobre a pedagogia do teatro na contemporaneidade deve analisar processos instaurados por coletivos teatrais que se filiam ao modo de criação colaborativo. Tal é o caso do Grupo XIX de Teatro, que assume, em seu projeto estético, a necessidade de compartilhar seus processos de criação através de propostas de ação cultural. Em dezembro de 2009, quatro espetáculos foram apresentados na sede do Grupo, resultantes do trabalho desenvolvido em seus Núcleos de Pesquisa, que abarcaram distintas dimensões do fenômeno teatral, a partir do temário do então mais recente espetáculo da companhia, Arrufos. A presente comunicação pretende, portanto, analisar os resultados e as intenções de cada processo, com o intuito de aprofundar o campo da pedagogia do teatro.
Palavras-Chave: Processos Colaborativos; Pedagogia do Teatro; Professor-Artista
- Estação Cuba: considerações sobre formação e prática teatral
Vilma Campos dos Santos
Leite
Programa de Pós-Graduação em
História
– UFU
Doutoranda – História e Cultura – Or.
Profa. Dra.
Kátia Paranhos
Bolsa Estágio de Doutoramento PDEE/CAPES
Apoio Fapemig
Professora do Curso de Teatro – UFU
Resmumo: A tese em andamento “Estações
e Trilhos da
Escola Livre de Teatro de Santo André” (SP)
–
1990/2000 trabalha a partir de uma formação
teatral num
espaço específico, sem desvinculá-la
de aspectos
relevantes nessa linguagem artística que estão
para
além de uma realidade local. Dentre problemáticas
advindas do focalizar dessa experiência na última
década do século XX, a da
relação entre
estado e teatro no Brasil. A configuração radical
de
Cuba, levou a quatro meses estágio nessa ilha. Apresento
algumas
considerações na prática e
formação
teatral cubana que de um lado se aproximam e por outro, se distanciam
do ponto de partida no Abc paulista.
Palavras-chave: formação teatral, pedagogia do
teatro,
escola de teatro
- Da névoa ao límpido: Pistas sobre o processo de pesquisa em Artes Cênicas
Vinícius da
Silva Lírio
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Mestrando – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr.
Érico José Souza de Oliveira
Bolsa CAPES
Professor de Teatro – Ensinos Fundamental e Médio
/
Diretor Teatral
Resumo: O artigo trata da problemática que tem permeado a pesquisa acadêmica no campo das Artes Cênicas. A partir da análise de algumas vertentes teórico-epistemológicas, busca refletir acerca da relação entre as teorias do teatro, a prática teatral em si e a visão que se lança sobre esta última à luz das primeiras, bem como reconhecer as pistas que têm sido geradas pelas pesquisas desenvolvidas, no seio da conjuntura acadêmica do século XXI, quanto às especificidades desse campo do saber. É estabelecido um esforço reflexivo-dialético entre a pesquisa de Mestrado do autor e os construtos teóricos ora desenvolvidos acerca das diversas conjecturas já lançadas em torno das pesquisas acadêmicas, em especial no que tange as metodologias e aportes teórico-epistemológicos, no seio das Artes Cênicas.
Palavras-chave: pesquisa acadêmica; Artes Cênicas; epistemologias em artes.
- Bandidos e valentes: percorrendo caminhos marginais numa prática pedagógica entre o teatro e o enclausuramento.
Viviane Becker Narvaes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Assistente – Mestre em Teatro
Professora do Departamento de Ensino de Teatro– UNIRIO
Resumo: O presente trabalho pretende abordar alguns aspectos das práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de extensão Teatro na Prisão, coordenado pela professora Natália Fiche na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os 13 anos de existência do projeto representam uma primeira conquista, a saber: a permanência de um espaço de construção libertário no seio de uma instituição penal. Aparentemente esta contradição exposta em “liberdade na prisão” não se mostra um aspecto tão significativo, no entanto a perspectiva de busca da cidadania que a perpassa revela dinâmicas de resistência e processos de autoconhecimento que redimensionam, tanto no plano individual como coletivo, a linha tênue que estabelece a cisão entre liberdade e enclausuramento.
Palavras-chave: Teatro, enclausuramento, perspectivas libertárias
- Romeu e Julieta no bairro Canaã: reflexões sobre o ensino do teatro com adolescentes de uma comunidade da periferia de Uberlândia
Wellington Menegaz de Paula
Programa de Pós-Graduação em Teatro
– UDESC
Mestrando em Teatro – Or. Profª Drª
Márcia
Pompeo Nogueira
Bolsa CAPES
Apoio: FAPEMIG
Resumo: Neste artigo será analisada uma experiência que aconteceu no ano de 2005, com aproximadamente trinta adolescentes que faziam parte do Projeto de Teatro desenvolvido como atividade extracurricular da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, localizada no bairro Jardim Canaã do município de Uberlândia Minas Gerais. A experiência se refere a um processo artístico desenvolvido na referida instituição de ensino, que deu origem ao espetáculo Romeu e Julieta na Terra Prometida. Esse processo será analisado com base teórica no ensino do teatro com adolescentes e em algumas idéias do sociólogo Henry A. Giroux, como o processo de desenvolver nos alunos o potencial reflexivo e a aquisição de capital cultural. Contato: wellmenegaz@yahoo.com.br
Palavras-chave: ensino do teatro, adolescentes e comunidades.