GT Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação – Anais do VI Congresso

 
  • Pedagogia do Teatro: processos de criação e a experiência estética

Abimaelson Santos Pereira
Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade – UFMA
Mestrando – Cultura, Educação e Sociedade – Or. Prof. Dr. Arão Paranaguá de Santana
Bolsa FAPEMA
Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho – UFMA

Resumo: Visando compreender as possibilidades estéticas e educativas que se esboçam na teatralidade contemporânea, o trabalho se pauta na discussão plural que engloba os conceitos e as propostas teóricas sobre arte e educação, na tentativa de identificar as maneiras pelas quais se cria e aprecia o teatro na contemporaneidade, considerando as repercussões deste processo no âmbito da Pedagogia do Teatro. Entende o processo de criação teatral como substrato das questões estéticas, éticas e políticas que sustentam a prática artística e o seu ensino, pensadas numa dimensão que leva em conta a experiência estética, o domínio da linguagem cênica, a criação e recepção de espetáculos.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Processos de criação. Contemporaneidade.

  • Fazer para aprender a prática dos ateliês de escrita dramática em língua francesa

Adélia Nicolete
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – ECA-USP
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or. Profª Drª Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Dramaturga

Resumo: Dado o interesse cada vez mais intenso no Brasil por cursos e oficinas de dramaturgia, este artigo apresenta um levantamento de algumas experiências com os chamados ateliês de escrita dramática em língua francesa. Com base em relatos de condutores de ateliês tais como Daniel Lemahieu, Michel Vinaver, Eric Durnez e Jean-Pierre Sarrazac, será feito um apanhado, ainda que mínimo, de objetivos e condutas com vistas à pesquisa de uma pedagogia da dramaturgia.

Palavras chave: dramaturgia, pedagogia, escrita

  • Teatro, Educação e Conhecimento: perspectivas epistemológicas

Adilson Florentino
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Professor Associado – Doutor em Teatro – UNIRIO
Resumo. O objetivo principal deste trabalho investigativo é o de levantar a reflexão das relações estabelecidas no cerne das considerações epistemológicas existentes no campo do ensino de teatro. O eixo analítico em questão problematiza o locus epistemológico no qual se inscreve o campo de articulação entre o Teatro e a Educação e reavalia as condições de possibilidade de autonomia estatutária do ensino de teatro e seu processo de prática social de conhecimento.
Palavras-chave: Ensino de Teatro. Epistemologia. Prática Social.

  • A forma-ação do ator-professor: as intimações do imaginário na reeducação do sensível

Adriano Moraes de Oliveira
Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Professor Assistente.
Mestre em Teatro (UDESC).
Professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPel
Resumo: Esse texto objetiva apresentar os resultados parciais da pesquisa que desenvolvo no PPGE, da UFPel, em nível de doutorado, desde 2008.  Trata-se da apresentação de uma proposta de formação de atores-professores de teatro apoiada em um processo de reeducação do sensível. O método da pesquisa é o de estudar as interações como lugar de tomada de consciência de si. Ao reeducar o sensível pretende-se enfatizar a capacidade estésica dos indivíduos como condição às experiências estéticas. Reeducar o sensível é reconhecer os próprios trajetos antropológicos do imaginário pessoal e coletivo por meio de um intenso trabalho sobre si. A tese central é a de que na reeducação do sensível as intimações do imaginário agem como elementos estruturados e estruturantes dos trajetos de aprendizagens pessoais.

  • Imagens sobre o ser professor construídas na elaboração dramatúrgica

Alessandra Ancona de Faria
Universidade Paulista – Professora
Doutora em Educação pela PUC-SP
Professora no Ensino Superior
Resumo: A proposta de desenvolver uma escrita teatral na formação de professores se deveu ao fato de compreender que, por intermédio de uma elaboração criativa, que dialogasse com as reflexões do grupo, seria possível uma compreensão sobre os conflitos vividos cotidianamente. Entendo que a reflexão estética, pode contribuir para um novo olhar sobre as dificuldades encontradas pelos professores, já que ela rompe com a idéia do conhecimento como algo estático, imutável e previamente definido. A elaboração de símbolos associados aos elementos de cena, como uma representação de diferentes momentos da reflexão vivida permitiu aos professores a percepção de aspectos não desvelados até então, e a proposição de novos ”personagens” professores, como um possível questionamento de sua identidade.
Palavras-chave: formação de professores, escrita dramatúrgica, identidade docente.

  • Imagem e conhecimento: corpo/espaço/movimento

Ana Maria Pacheco Carneiro (Ana Carneiro)
Universidade Federal de Uberlândia – Professor Adjunto I
Doutor em Artes Cênicas/Teatro – UFBA
CNPq; FAPEMIG
Professora do Curso de Teatro/DEMAC/FAFCS/UFU
Resumo: Podem as imagens atuar como material mobilizador e provocador do imaginário e, dessa forma, ser utilizadas como recurso metodológico deflagrador de processos transformadores relacionados à apreensão de noções conceituais, no ensino de teatro? Essa a questão que investiguei em meu doutorado e que aqui apresento. Realizada por meio de experimentação e análise a partir de práticas que ocorreram no interior de disciplinas do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), a investigação teve como objetivo principal verificar a possibilidade de utilização de imagens como material didático-pedagógico na aquisição de conhecimentos no ensino de teatro.
Palavras-chave: imagem; conhecimento; teatro

  • JOGO, TEATRALIDADE E PERFORMATIVIDADE NO ROLEPLAYING GAME.

André Sarturi.
UDESC / Mestrando em Teatro
Teatro educação – orientação: Dra. Beatriz Cabral (Biange)

Resumo: O artigo procura evidenciar os elementos próprios de construção narrativa e interatividade do jogo RPG, em especial na modalidade Live Action, buscando evidenciar seus elementos de teatralidade e performatividade, bem como, os aspectos de jogo tal qual entendido no campo das Artes Cênicas. O texto também observa os elementos semelhantes entre práticas teatrais existentes no campo da pedagogia do teatro, dos jogos teatrais e do método de drama, apontando semelhanças entre essas técnicas e o Roleplaying Game.

  • Retratos Docentes num Campo em Construção

Andréa Maria Favilla Lobo
Universidade Federal do Acre – Profª. Assistente
Doutoranda  – Educação e Linguagem – UFMG
Atriz. Profª – Área de Artes Cênicas: teatro

Resumo: Trata-se de uma discussão em torno de alguns processos formativos de docentes que trabalham com teatro em suas aulas de arte nas escolas públicas de Rio Branco – AC. Nossa pesquisa enfoca,não só as Instituições de Ensino Superior, como espaços de formação inicial, mas também, outros espaços sociais em que ocorrem aprendizagens. Tais aprendizagens se atualizam nas práticas e nas concepções que orientam os trabalhos que professores realizam com o teatro escolarizado. Consideram-se os aspectos que permeiam as escolhas e preferências destes professores no campo artístico e profissional, tendo como referência teórica a perspectiva de Bourdieu, assim como se discute a concepção de Educação Dramática a partir das análises parciais de alguns depoimentos dos docentes participantes desta pesquisa.

Palavras – chave: educação dramática,formação de professor, teatro.

  • O Projeto PIBID e a inserção do Teatro no currículo do Ensino Médio

Andreia Fernandes de Andrade
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or. Prof. Dr. Daniel Marques da Silva
Professora de Teatro/Arte – SEC/BA

Resumo: Ao se discutir sobre as diferentes possibilidades de inserção do teatro na escola formal, a saber, curricular ou extra-curricular, o texto
apresentará o projeto PIBID- Programa Institucional de Iniciação à Docência – e a conseqüente investigação da estrutura e funcionamento do
Teatro enquanto disciplina regular no Ensino Médio a partir da atuação dos licenciandos em Artes Cênicas nos terceiros anos do Colégio
Estadual Deputado Manoel Novaes.

Palavras-chave: pedagogia do teatro, teatro e educação, ensino médio

  • Caminhos para Inclusão: Refletindo sobre a Áudio-Descrição no Teatro para criança cega.

Andreza da Nóbrega Arruda Silva
Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda- Didática de Conteúdos Específicos- Sub-área Educação Inclusiva -Or. Dr. Francisco Lima
Bolsa CAPES
Resumo: Atriz, arte-educadora, áudio-descritora.
As imagens são relevantes para a ação comunicativa no teatro e nesse grande jogo semiótico estão presentes: elementos do cenário, figurino, maquiagem, adereços, a ação física dos atores, indispensáveis para entendimento da obra, daí a necessidade de tecnologias assistivas, como a áudio-descrição, para espectadores cegos. Neste contexto, surge a questão: Como garantir que a criança cega tenha acesso às informações visuais essenciais para a compreensão do espetáculo teatral? Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da áudio-descrição para os pilares metodológicos do ensino do teatro (apreciar, produzir e contextualizar). Ainda em fase inicial, o presente artigo traz reflexões sobre o referencial teórico estudado e relato de experiência no Festival Palco Giratório-Recife a luz dessas teorias.

Palavras-chaves: Teatro/Educação, Inclusão, áudio-descrição.

  • A Experiência Estética com Fundamento da Preparação Docente: um Estudo de Caso

Arão Paranaguá de Santana
Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade – UFMA
Professor Associado – Doutor em Artes – USP
Resumo: A análise da literatura especializada sobre formação inicial de professores das linguagens artísticas aponta para a importância da experiência estética como fundamento acadêmico, teórico e metodológico. Com base nesse pressuposto e nos achados de uma investigação autoral desenvolvida ao longo da última década, esta pesquisa aborda o curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, seu percurso histórico e projeto político-pedagógico, dando ênfase à valorização da produção e da veiculação de projetos, seja através das disciplinas do curso, da prática artística empreendida por estudantes e formadores, bem como da participação discente em atividades extensionistas, concluindo que esse procedimento constitui-se numa condição vital para a profissionalização do professor de teatro.

Palavras-chave: Formação de professores; experiência estética; ação cultural.

  • A tensão como pivô da experiência em drama

Beatriz Ângela Vieira Cabral
Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC
Professora Adjunta PhD Drama Educação University of Central England/Birmingham

Resumo: A tensão decorrente da imposição deliberada de limitações é vista aqui em relação ao engajamento do aluno com o contexto da ficção. O pressuposto é que o sentido de experiência como conhecimento implica a imersão no contexto ficcional e a investigação de expressividades individuais que se contrapõem à racionalidade da memorização e seqüência de ações. Neste contexto a ativação da tensão, vista como a distância entre o indivíduo e seus propósitos é criada para criar perturbação emocional (a própria tensão). O sentido de experienciar é assim associado à tensão dramática e ao entendimento de suas implicações – uma resposta tanto cognitiva quanto afetiva.

Palavras chave: drama – conhecimento – contexto ficcional

  • Apontamentos para a construção de espetáculo com idosos não-atores

Beatriz Pinto Venancio
Departamento de Serviço Social – Universidade da Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunto IV – Doutora em Teatro – UNIRIO
Resumo: O trabalho com teatro junto a grupos de idosos não-atores vem apresentando interessantes processos de criação. Após onze anos de experiência com um grupo fixo, temos variado os recursos para a produção do texto criado coletivamente. Durante este ano, trabalhamos com exercícios que privilegiaram a composição do roteiro a partir de fragmentos de memórias sobre filmes. Sons, palavras, ruídos, frases e relatos que se relacionam com as lembranças do cinema foram reunidos, embaralhados e reorganizados para a elaboração do espetáculo.

Palavras-chave: memória, velhice, não-atores

  • Teatro Renascer: Diário de Bordo

Carmela Corrêa Soares
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio
Mestre em Teatro
Professora do Departamento do Ensino do Teatro – Unirio

Resumo: Relato sobre o Teatro Renascer, formado por pessoas idosas e o processo artístico-pedagógico construído ao longo de cinco anos. Investigação de metodologia teatral, fundada no desenvolvimento da capacidade de jogo e presença cênica dos participantes. Antes de forjar uma teatralidade vinda do exterior, exploramos a teatralidade inscrita nas dobras e história do corpo do idoso. Teatro de celebração da própria existência e afirmação da vida. Reunindo jovens alunos da licenciatura em teatro da Unirio, como facilitadores, o Teatro Renascer permite o diálogo entre gerações distintas, desconstruindo idéias preconcebidas sobre a velhice. À maneira de um collage, fragmentos de teatralidade, revelados no interior das oficinas, dão forma à encenação, cuja fronteira entre ator e espectador é flexível.
Palavras-chave: teatro, pedagogia, terceira idade

  • Ação e alteridade como princípios para a criação da personagem

Celida Salume
Professora da Universidade Federal da Bahia
Doutora em Artes Cênicas – UFBA
Resumo: Este texto dialoga com uma nova noção de criação da personagem reconhecida em diferentes processos criativos. Os procedimentos se adéquam tanto ao trabalho desenvolvido em grupos teatrais quanto ao ensino de teatro na sala de aula ou espaços não formais. A ação é o indicador mais preciso da personagem e a relação de alteridade, sua mola propulsora. Transcendendo a construção psicológica e a noção tradicional de representação, a criação da personagem é proposta a partir de um processo cumulativo e dialético com a materialidade oferecida e o jogo com o outro. O ato criativo desse novo atuante afasta-se cada vez mais de modelos pré-estabelecidos de interpretação. As reflexões se amparam em Emmanuel Lévinas, Peter Brook, Jean-Pierre Ryngaert e Matteo Bonfitto.

Palavras-chave: criação; personagem; alteridade; processo coletivo; ação; jogo

  • As esferas acústicas da cena e o cinema

César Lignelli
Programa de Pós-Graduação em Educação – UnB
Doutorando – Educação e Comunicação – Or. Profa. Dra. Laura Coutinho
Professor Assistente do Departamento de Artes Cênicas – Universidade de Brasília
Mestre em Arte e Tecnologia – Universidade de Brasília
Resumo: O cinema, com sua ampla e potente inserção tanto na educação informal como na formal, pode ser um caminho fluido, dinâmico e multifacetado de vislumbre, reflexão e conscientização das potencialidades da escuta e da produção de sentido em performance através dos sons. Isso porque o cinema perpassa nossas vidas, desenvolvendo, em constante diálogo, avalanches de imagens e sons para a constituição das camadas de sentido que o compõe. O presente artigo lança centelhas em direção à relações entre a escuta, a produção de sons (envolvendo as esferas da palavra, da música, do entorno acústico e do desenho destas em um tempo e espaço específico) e de sentido na cena teatral e na pedagogia do teatro a partir de reflexões sobre experiências cinematográficas.

  • Teatro do Oprimido e formação de professores: reflexões sobre emancipação humana e social

Cilene Nascimento Canda
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA)
Doutoranda
Orientadora: Antonia Pereira Bezerra.
Professora Assistente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB).

Resumo: O texto é fruto da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo é analisar as contribuições do Teatro do Oprimido para a formação de professores. O texto, de cunho teórico, parte da compreensão do teatro como arma de libertação social e questiona a atuação da escola e do educador no processo de humanização dos sujeitos. Com base nisso, problematizamos: Quais as contribuições do Teatro do Oprimido para a consolidação de uma formação humanística de professores? No texto, são apresentados argumentos sobre a importância do Teatro do Oprimido para a formação política (leitura da realidade e possibilidades de participação) e estética (experiências sensíveis para a convivência sociocultural) de professores.

Palavras-chave: Teatro do Oprimido – Formação docente – Emancipação social

  • O ensino da voz no Rio de Janeiro: vestígios do passado no presente

Clarisse Lopes
Curso de Especialização em Artes Cênicas – Universidade Estácio de Sá
Mestre em Artes Cênicas – PPGAC/UNIRIO
Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estácio de Sá
Resumo; As transformações nos modos de atuação ocorridas a partir do século XX apontam para a importância de se refletir sobre os conteúdos trabalhados no ensino da voz falada, assim como para os procedimentos metodológicos do professor de voz. A pesquisa investiga o ensino da voz falada na formação do ator a partir da análise das disciplinas de voz da Escola Martins Pena e da Escola de Teatro da UNIRIO, no passado e na atualidade. Interessa analisar os aspectos que sobrevivem nas práticas pedagógicas atuais e o significado dessa permanência residual para a formação do ator, a fim de melhor se compreender o contexto que situa as práticas adotadas no ensino da voz na formação do ator.
Palavras-chave: ensino da voz, formação do ator

  • Por uma práxis teatral descentralizada: o uso do Território no Teatro Vocacional

Cláudia Alves Fabiano
Mestre em Artes – CAC- ECA-USP
Orientadora de Arte Dramática do TUSP – Teatro da USP

Resumo: Este artigo tem como ponto de partida a sistematização de um processo de trabalho desenvolvido no Projeto Teatro Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura (SP), especialmente no período que vai de 2005 a 2008. Nossa perspectiva é de criação de uma práxis teatral que dialogue com conceitos especialmente discutidos no campo da Geografia Humana, em busca de uma justa equalização de procedimentos de elaboração teatral que abarquem a prática e a fruição. Acreditamos que, um projeto de aprendizagem teatral e criação de coletivos deva estar baseado numa ocupação democrática do território, com divisão igualitária de profissionais especializados, que coordenem processos de elaboração estética a partir da divisão de funções (ator, diretor, cenógrafo) e dos diferentes elementos presentes na linguagem teatral (gesto, luz, palavra, etc.), retirando o foco da função do ator, mas colocando-o na função do grupo; ao mesmo tempo que retira o foco do centro da cidade e o insere nos lugares da cidade, resultando numa significação simbólica e efetiva do território, de forma horizontal.

Palavras-chave: Pedagogia do Teatro – práxis teatral – descentralização cultural

  • A relação entre políticas culturais e o teatro: a experiência de Diadema (1995-1999)

Cléber Pereira Borges
Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC
Mestrando – Teatro – Or. Profª Dra. Márcia Pompeo Nogueira
Bolsa Capes
Ator do Grupo Arte da Comédia – Curitiba
Resumo: Este artigo analisa a prática teatral da oficina para Jovens Atores, nascida de políticas culturais implementadas pela Prefeitura Municipal de Diadema em meados dos anos 1990. Nessa época, Diadema ostentava uma das maiores taxas de homicídios do Brasil, envolvendo principalmente os jovens. Por essa razão, muitas políticas públicas foram adotadas para tentar reverter tal quadro por meio de melhorias na infra-estrutura da cidade (asfaltamento, urbanização de favelas, construção de postos de saúde, etc.) e, sobretudo, nas de ordem cultural (construção de centros culturais, revitalização do Teatro Clara Nunes, difusão de oficinas de artes, etc.). O referencial teórico está apoiado em estudos sobre: práticas de teatro em comunidades, políticas culturais e o próprio contexto de Diadema.
Palavras-chave: teatro em comunidade, políticas culturais, cidadania.

  • A travessia do narrativo para o dramático no contexto educacional

Cristiane Santos Barreto
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestranda – Processos educacionais – Teatro – Or. Prof. Dr. Daniel Marques – Diretora teatral e professora da educação básica e profissional – Artes/ teatro

Resumo: Esta comunicação pretende expor a pesquisa metodológica de ensino de teatro a partir dos três eixos de ensino-aprendizagem presentes nos PCNS (Artes – Teatro – Ensino Fundamental – 3º e 4º ciclos): O fazer, o contextualizar e o apreciar. A ênfase no eixo da contextualização se refere ao estímulo e reflexão sobre o ensino de dramaturgia no âmbito escolar através da prática de construção da adaptação de texto narrativo para texto dramático, com o objetivo de incentivar o conhecimento dramatúrgico na escola e com isso, proporcionar a formação de plateia e a formação do aluno-leitor para gêneros diversos.

Palavras – chave: Aluno – leitor, pedagogia do teatro, dramaturgia.

  • Traços épicos nos jogos de Spolin: possíveis relações com a teoria teatral brechtiana

Davi de Oliveira Pinto
Programa de Pós-Graduação em Artes – Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando – Artes Cênicas: Teorias e Práticas – Or. Prof. Dr. Antonio Hildebrando
Professor do Departamento de Artes Cênicas – Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo: Este artigo consiste na identificação e discussão de traços épicos nos jogos propostos por Viola Spolin, buscando relacionar a proposta spoliniana com aspectos da teoria teatral brechtiana. Para tanto, foram selecionados jogos da obra de Viola Spolin publicada no Brasil, com tradução da Professora Doutora Ingrid Dormien Koudela, os quais foram analisados mediante aportes advindos do diálogo produtivo que esta autora propõe entre a peça didática brechtiana e o jogo teatral spoliniano. Do ponto de vista das categorias brechtianas tomadas como ferramentas conceituais de análise dos jogos, foram escolhidos o distanciamento e a separação. O artigo aponta para a ampliação das intersecções teórico/práticas cogitadas no sentido de enriquecer a prática pedagógica do professor de teatro.

Palavras-chave: Viola Spolin, jogos teatrais, Bertolt Brecht, distanciamento, separação

  • Pedagogia Teatral Afro Brasileira Contribuições  aos estudos e a  pesquisa das ações físicas. Por novos percursos dialéticos de temática Intercultural e de  sustentabilidade para o  teatro – educação.

Dayse Angela do Nascimento Azevedo

Programa de Pós graduação em Artes Cênicas- UNIRIO

Mestranda –Processos Cênicos em Educação – PCE

Or. Prof.Dr.Adilson Florentino da Silva.

Bolsa Faperj

Resumo: A educação como o teatro encontram-se em um processo de transição. Observa-se nesses dois espaços do saber, uma verdadeira busca por novos paradigmas. Por elementos eficazes, que contribuem na construção de uma sociedade que respeite o individuo e iguale as oportunidades levando em consideração, as diferenças. O foco da investigação é evidenciar o percurso do Teatro- educação e, seu espaço na contemporaneidade brasileira. Acredita-se que, tal percurso, se sustentado por diretrizes sócio- histórico- artístico- cultural, tornar-se-á sólido, reflexivo, democrático, acessível  a todas as crianças, jovens e adultos no exercício da cidadania e dos direitos humanos. Observa-se que o projeto de pesquisa está em consonância com o Projeto Político Pedagógico Brasileiro, podendo contribuir inclusive com a formação de professores sob  lei 10.639/03.

Palavras chaves: Teatro- educação, relações, performance, ator – mediador.

  • A efervescência das pesquisas no âmbito da Pedagogia

Teatral e as práticas teatrais em sala de aula

Dirce Helena Benevides de Carvalho
Mestre em  Estética e História da Arte – Programa de Pós-Graduação Interunidades (ECA, FFLCH, FAU e MAC) da Universidade de São Paulo.
Professora Assistente do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia
Apoio: FAPEMIG
Resumo: O Teatro-Educação ou em nomenclatura mais recente a Pedagogia Teatral, vêm apresentando nas últimas décadas pesquisas relevantes no campo do saber científico. Apesar disso tais proposições metodológicas para o ensino de teatro não reverberam na maioria das salas de aula, excetuando casos isolados, e mais especificamente em projetos extracurriculares. Assim, a presente comunicação buscará refletir sobre os desafios enfrentados para a efetivação desses novos saberes nas práticas realizadas no Ensino Fundamental I e II e Médio, buscando contribuir com o debate acerca do ensino de teatro na educação básica.

Palavras-Chave: Pedagogia Teatral, Metodologias, Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores.

  • O EFEITO DO ESTRANHAMENTO BRECHTIANO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO.

Eliane Ribeiro
Atriz
Resumo: A presente pesquisa investiga o teatro de animação sob uma óptica brechtiana a partir da teoria do efeito do estranhamento. A pesquisa teórica resultou na prática de uma montagem, na qual utilizou um boneco através da técnica de manipulação direta. A montagem foi criada a partir do “modelo de ação” – Cruzada de Crianças, uma abordagem do poema narrativo de Brecht através do teatro de animação. O boneco que personifica o personagem do pequeno líder do grupo de crianças provoca a identificação do espectador. Por outro lado a narrativa épica do poema brechtiano distancia, quebrando o psicologismo na relação palco/platéia. Faço o relato da minha experiência como atriz animadora no processo de montagem de Cruzada de Crianças. As questões que aqui levanto são aquelas que se fizeram presentes ao longo do trabalho prático.

Palavras-chave: Teatro de animação, estranhamento, Poemas de Bertolt Brecht.

  • Curso Livre de Teatro, relato de uma proposta de extensão universitário

Elias de Lima Lopes
Departamento de Artes Cênicas – UFPB
Mestre em Teatro – UFBA
Professor Assistente I
Resumo: O presente trabalho relata a experiência do projeto de extensão CURSO LIVRE DE TEATRO, realizado pela Coordenação de Extensão do Departamento de Artes Cênicas/CCHLA/UFPB, sob a coordenação da Profa. Ms. Christina Carneiro Streva (2007) e do Prof. Ms. Elias de Lima Lopes (2008 e 2009). Nosso objetivo visava colaborar com a formação básica dos candidatos à prova de habilitação específica no vestibular do Curso de Teatro (bacharelado e licenciatura) oferecido pela UFPB, bem como oferecer oportunidade de iniciação na linguagem teatral à comunidade em geral da cidade de João Pesoa/PB e região metropolitana. Neste curso, o aluno era introduzido no universo da linguagem cênica através de jogos de improvisação, história, teoria, estudos de corpo, voz, interpretação e montagem cênica. O marco teórico-prático que norteou o projeto do curso teve a contribuição de teóricos e encenadores reconhecidos pela literatura teatral, tais como: o sistema de Stanislavski, o ator cômico, os jogos teatrais, o teatro improvisacional de Viola Spolin, estudos do corpo e voz do ator, Dramaturgia, Teatro de Bonecos, bem como estudos básicos de maquiagem, figurino e cenografia.

Palavras-chave: Teatro, Educação, Extensão Universitária, Jogos Teatrais.

  • Do jogo à paisagem vocal: práticas formativas em teatro

Eugenio Tadeu Pereira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP
Doutorando – Pedagogia do Teatro – Orientadora: Dra. Maria Lúcia Pupo – (Livre Docente ECA/USP)
Bolsa Prodoutoral/CAPES – Set/2008 a Fev/2010
Professor do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG, integrante do Duo Rodapião e Mestre em Educação pela FaE/UFMG.

Resumo: Essa pesquisa visa analisar e discutir o interesse, a pertinência e a relevância de procedimentos vocais de caráter lúdico na formação dos estudantes de licenciatura e bacharelado em teatro.
Fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, nos princípios da formatividade e nos conceitos de jogo na tradição, na educação e no teatro, essa investigação busca elucidar o corpo como lugar da voz e os aspectos da musicalidade na composição de uma paisagem vocal, propondo experiências que incitam os estudantes a uma formação crítica e reflexiva.
No momento estamos analisando os protocolos, o audiovisual e o diário de itinerância, instrumentos da coleta de dados nas disciplinas “Oficina de Improvisação Vocal e Musical” e “Atuação Cênica A”, do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG, no ano de 2010.

Palavras-chave: Jogo e paisagem vocal, ludicidade, formatividade vocal, pedagogia do teatro, formação vocal na graduação em teatro.

  • Ator no Palco, Ator na Vida: As Contribuições do Ensino de Teatro para a Formação Humana

Everson Melquiades Araújo Silva
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – UFPE
Professor Adjunto I – Doutor em Educação – UFPE
Paula Tecla Bernardes Mozinho Ferreira
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – UFPE
Pesquisadora – Graduada em Pedagoga – UFPE
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender quais as contribuições do ensino de teatro para a formação humana do aluno-ator. Para tanto, realizamos entrevistas semi-estruturadas com atores em formação e arte/educadores de uma escola municipal de arte da Cidade do Recife. A partir da análise categorial, foi possível mapear no discurso desses sujeitos as aprendizagens que contribuem para a formação humana do aluno-ator. Elas foram agrupadas em três categorias: Autoconhecimento; Autonomia; e Senso de Alteridade. Estas aprendizagens são constituídas de sub-processos interdependentes. Desta forma, concluiu-se que o ensino de teatro proporciona ao aluno-ator aprendizagens que refletem positivamente na sua vida extra-teatral, que supera os limites da aquisição de conhecimentos técnico-profissionais.

Palavras-Chave: Pedagogia do Teatro; Formação Humana; Formação de Ator; Aprendizagens Teatrais.

  • Teatro-Fórum e relações de gênero: análise de uma prática pedagógica na escola pública

Fabiane Tejada da Silveira
Professora Assistente no Instituto de Artes e Design da UFPel.
Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel
Dirlei de Azambuja Pereira
Mestre em Educação
Professor no I. E. E. Ponche Verde/Piratini – RS.
Resumo: O trabalho é resultado das reflexões acerca de um Projeto de Pesquisa, que se propôs, através do Teatro do Oprimido e da pedagogia dialógica freireana, discutir as relações que se estabelecem entre meninos e meninas na escola. Após observarmos o recreio e os comportamentos das crianças nas mais diversas situações de conversas e brincadeiras, concluímos que as relações estabelecidas prejudicam a boa convivência entre elas. Em muitos momentos, observamos que meninas brincam de um lado e meninos brincam de outro. Quando surge uma iniciativa por parte de algum membro destes grupos em dividirem as brincadeiras com membros de outro grupo, observamos uma segregação advinda do grupo que têm a maioria de meninos ou meninas. Buscando compreender e erradicar esta situação realizamos este estudo.

Palavras-chave: Teatro-Fórum; relações de gênero; escola pública.

  • A ida curtida ao teatro

Felipe Osmar Lopes
Programa de Pós-Graduação – USP Curso de Especialização em Linguagens da Arte –
Or. Profª. Dra. Ingrid Dormien Koudela Professor de teatro da Casa do Teatro/ Célia Helena Teatro-escola
Resumo: Os alunos do curso livre de teatro, de 14 a 16 anos, elaboravam diversas cenas utilizando o conceito de metateatro. Era perceptível a fragilidade do referencial deste conceito. “A ampliação do referencial do aluno requer seu envolvimento em processos de leitura de outros espetáculos – descrever, interpretar, analisar e avaliar.” (CABRAL, 2009, p.3) Ao assistir o espetáculo “In On It”, ressalta-se o modo de proposição do metateatro. Propôs-se então uma ida ao teatro elaborada em três etapas: preparação de cenas metateatrais anterior ao espetáculo, ida curtida ao teatro e re-criação em sala. O foco deste artigo encontra-se na narração e análise deste processo específico de ida ao teatro, tido como aspecto essencial para o aprofundamento do conceito de metateatro.

Palavras-chave: pedagogia teatral, apreciação teatral, metateatro, mediação teatral

  • Procedimentos com os modelos de ação: a leitura dramática de A peça didática de Baden Baden sobre o acordo.

Francimara Nogueira Teixeira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutoranda – Dramaturgia, História e Recepção – Or. Profa. Dra. Antonia Pereira
Bolsa CAPES (SETEC/IFCE)
Professora da Licenciatura em Teatro – IFCE

Resumo: O jogo com as peças didáticas pressupõe o entendimento da problemática social por parte de quem propõe a atividade (Koudela, 1991). Dessa forma, como parte da minha pesquisa prática, venho elaborando exercícios e testando procedimentos com o grupo Teatro Máquina (Fortaleza-CE), visando encontrar estratégias de apropriação para essas peças. Uma delas, a que descrevo e analiso aqui, é a leitura dramática. Para isso uma revisão bibliográfica do projeto teórico das peças didáticas brechtianas tem sido feita, articulada com a reflexão de seus principais comentadores (Benjamin, Barthes, Bornheim, Wekhwerth) e atualizada com a discussão sobre as tensões forma-conteúdo na cena contemporânea (Lehmann, Wirth, Koudela). O texto-modelo utilizado foi A peça didática de Baden Baden sobre o acordo.

Palavras-chave: peça didática, modelo de ação, procedimentos, leitura dramática

  • Ações culturais na periferia: O uso do Hip Hop em processos teatrais

Gerson Araujo Rodrigues (Gerson Regé)
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – ECA/USP
Mestre em artes – Pedagogia do Teatro – Or. Profº. Drº Flávio Augusto Desgranges
Orientador Artístico Proj. Ademar Guerra (POIESIS/SP) – Docente de artes dramáticas no SENAC/Santos – SP.
Resumo: O presente artigo descreve os procedimentos adotados para estimular a reflexão de jovens de periferia sobre o contexto sociocultural em que vivem. A pesquisa, intitulada Processos Teatrais na Periferia: No contexto do Hip Hop, propôs iniciativas de ação cultural a esses jovens por meio de oficinas teatrais que tiveram o conceito de modelo de ação, desenvolvido por Bertolt Brecht em suas peças didáticas, e práticas com o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin como bases metodológicas utilizadas em conjunto com elementos artísticos do movimento Hip Hop. Esses elementos serviram como material lúdico, imagético e crítico para o desenvolvimento do trabalho. Obteve-se respostas pedagógicas positivas em relação a ampliação da capacidade de reflexão e de expressão individual dos jovens.

Palavras-Chave: Teatro-educação, Ação cultural, Hip Hop, Periferia.

  • A pedagogia do teatro no cruzamento de fronteiras

Guaraci da Silva Lopes Martins
Professora Adjunta – Doutora em Teatro/UFBA – Faculdade de Artes do Paraná/FAP

Resumo: O presente texto é um recorte da pesquisa de doutorado realizada no PPGAC-UFBA, que teve como objeto identificar estratégias pedagógicas no teatro para o desenvolvimento da discussão sobre a problemática relativa ao gênero e à sexualidade. Para tanto, utilizei-me da pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada em teorias específicas. A amostra vem da participação de alunos do curso de Licenciatura em Teatro da FAP, por meio do estágio supervisionado, e também de docentes atuantes na rede estadual e municipal da educação de Curitiba e Região Metropolitana. Compreendido como área de conhecimento, o teatro pode contribuir no processo de inclusão de sujeitos com vistas a uma sociedade mais democrática.

Palavras-Chave: pedagogia do teatro; gênero; sexualidade.

  • Do Corpo Dilacerado ao Corpo Coletivo

Hélio Lima
Programa de Pós-Gradução  em Artes Cênicas – UFRN
Mestrando – Pedagogias da Cena – Or. Prof. Dr. Jefferson Fernandes
Bolsa CAPES
Docente da Escola Municipal de Teatro de Natal – PMN

Resumo: Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tem como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, está em andamento uma investigação centrada na descrição e análise do processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro. Entre os experimentos teatrais realizados ao longo de dez anos, por esta Cia de Teatro, apresentamos neste artigo, o processo de criação do “corpo coletivo”: o personagem tema.

Palavras-chave: pedagogia do teatro, corpo, personagem, tema.

  • Heloise Baurich Vidor

Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas – Universidade do Estado de Santa Catarina.
Resumo: Este texto pretende apontar o percurso realizado com a metodologia do drama e com o texto Macbeth de Shakespeare em dois âmbitos distintos, porém correlatos – primeiramente o experimento cênico realizado com alunos de Metodologia do Ensino do Teatro II do curso de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da UDESC e, a partir deste processo, a criação de um espetáculo solo concebido e realizado por uma das professoras proponentes do referido experimento pedagógico. Com base neste percurso, pretende-se discutir as potencialidades do drama para a montagem de um espetáculo teatral, a partir dos procedimentos explorados com os alunos e que serviram como base para a criação do espetáculo (professor-personagem, pré-texto e apropriação do texto shakespeareano pelo aluno-ator).

Palavras chaves: drama – montagem – professor-ator – Macbeth

  • Transposição de contos de Tennessee Williams para a cena – Uma experiência com alunos do

Curso de Formação de Atores da CAL

Isaac Garson Bernat
Doutor em Teatro pela UNIRIO
Ator, Diretor e Professor de Interpretação da CAL (RJ)

Resumo: A partir da prática como Professor de Interpretação no Curso de Formação de Atores da
Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Rio de Janeiro, experimentei as possibilidades que
os contos do dramaturgo americano Tennessee Williams oferecem para a realização de uma
montagem teatral que busque exercitar nos alunos as bases de uma interpretação calcada
no realismo. Por outro lado, estes contos também abriram espaço para que a encenação
ultrapassasse os limites do próprio realismo. Ao mesmo tempo, pude observar como tanto o
processo de transposição dos contos para a cena, como a montagem e a produção do
espetáculo desenvolvidos através de um processo colaborativo, propiciaram aos alunos a
aquisição de um estado de autoria individual aliado ao espírito de pertencimento a um
coletivo.

Palavras-chave: Atuação, realismo, Tennessee Williams

  • Montagem teatral em discurso: pedagogias e práticas

Jean Carlos Gonçalves
Programa de Pós Graduação em Educação – UFPR
Doutorando – Linguagem e Educação – Or. Dr. Gilberto de Castro
Professor Assistente da Graduação em Produção Cênica – UFPR

Resumo: Esse estudo pretende compreender a prática pedagógica no contexto universitário de formação em teatro, a partir dos enunciados dos alunos do curso de Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC, registrados nos relatórios da disciplina Prática de Montagem III nos anos de 2007 e 2008, durante a montagem dos espetáculos A vida é sonho e Era uma vez outra história, ambos realizados na última fase da graduação. A análise dos dados é ancorada na teoria da enunciação na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os enunciados apontam para os processos de criação cênica na universidade como uma prática de grupo na qual o dialogismo, a interação e o jogo de vozes sociais constituem a marca fundamental do processo de montagem e da pedagogia teatral.

PALAVRAS-CHAVE: Prática pedagógica; Processo de Montagem; Teatro na universidade

  • O Artista-pesquisador-pedagogo

Prof. Dr. José Batista Dal Farra Martins (Zebba Dal Farra)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – CAC/ECA/USP
Músico, encenador, professor e pesquisador do Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP), na área de “Poéticas do Corpo e da Voz, do Gesto e da Palavra”.

Resumo: No ano de 2010, o Departamento de Artes Cênicas iniciou a implementação de uma Reformulação Curricular, a fim de equalizar a duração do Ciclo Básico, para todas as habilitações dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, desenvolver bases práticas e teóricas, segundo os eixos de pedagogia e pesquisa, e fundamentar a escolha das habilitações do Bacharelado. Gestada em cerca de cinco anos de debates entre professores e alunos, tal reformulação se apoia no trinômio artista-pesquisador-pedagogo, como perfil do aluno. Este artigo descreve e analisa a proposição, com foco no artista como pesquisador e pedagogo.

Palavras-chave: formação, artista teatral.

  • Teatro e Universidade: Jogos de Pesquisa

João Pedro Alcantara Gil
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Professor Adjunto – Doutor em Educação – Departamento de Arte Dramática da UFRGS

Resumo: O trabalho reúne em síntese as principais pesquisas realizadas pelo autor em duas instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. É um conjunto de ensaios escritos para discutir a inserção do ensino de teatro nas universidades. As dificuldades de reconhecimento dos estudos em artes cênicas, bem como os esforços para sustentar o teatro como conhecimento científico autônomo, transformaram o trabalho acadêmico em campo de ressignificações da formação docente e da atividade artística. As determinações legais, os autores referenciais da atividade dramática e as contribuições de  Vigotsky e Elkonin na psicologia do jogo, Adorno e Horkheimer, na metodologia crítica e Dermeval Saviani, nas tendências pedagógicas, são levadas em muita conta nestes jogos de pesquisa que buscam fundamentalmente não dissociar teorias com práticas educativas comprometidas com as questões sociais. Como o teatro pode dialogar com a universidade sem perder seu caráter libertário e emancipador? O que os artistas e os professores de crianças, jovens e adultos tem a ver com isso? Como problematizar as artes cênicas num contexto sócio-histórico de profundas mudanças tecnológicas? São múltiplas as questões que, na sua complexidade, revelam um conhecimento em construção. Com base nas experiências pessoais em processos investigativos, o autor propõe caminhos possíveis do teatro no ensino universitário e suas implicações na educação básica.

  • A construção de um saber teatral na escola

José  Gustavo Sampaio Garcia – Zeca Sampaio
Doutor em Educação – FEUSP
Professor Licenciatura em Artes Visuais – Unisanta

Resumo: Uma reflexão sobre a necessidade e a possibilidade do desenvolvimento de uma experiência escolar na área de teatro, a partir da discussão de alguns princípios presentes hoje no debate pedagógico. Entre eles, a noção de conhecimento como construção de cada indivíduo enquanto sujeito de seu percurso formativo, juntamente com a importância da interação social para o surgimento de um aprendizado calcado na relação do educando com a herança cultural que lhe é transmitida pelo outro no ambiente escolar.
Palavras Chave: teatro, educação, artes cênicas, pedagogia do teatro.

  • O estágio curricular e a formação do artista docente

José Simões de Almeida Junior
Faculdade de Educação (FaE) – UFMG
Professor Adjunto – Doutor em Teatro
Professor de Estágio e Análise da Prática Teatral
Resumo: Os processos e as práticas relacionadas a formação teatral na escola ou fora dela, encontram-se ligados à constituição do território e imaginário do Teatro na sociedade. Nesse sentido deseja-se discutir a função social e artística do estágio curricular de teatro realizado na escola, como o espaço para a inserção das propostas teatrais, para além da sala de aula. O estágio curricular é o espaço no qual os alunos (em formação) revelam as suas potencialidades e, também, as falhas no processo de formação. E nele que o futuro professor poderá observar, discutir, propor e vivenciar um conjunto de atividades e, fundamentalmente, desenvolver a autonomia como docente. O estágio funciona como um modo de diálogo entre a formação curricular, a prática profissional docente e o imaginário teatral contemporâneo no conjunto social.

Palavras-chave: Pedagogia do Teatro; Estágio Curricular; Visibilidade; Teatro Educação

  • Festas da Memória: O Teatro Comunitário na Argentina

Juliano Borba
Programa de Pós-graduação da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires
Doutorando em Teoria das Artes. Or. Prof. Francisco Javier (Dr. Jorge Lurati) e Prof. Julia Elena Sagaseta
Professor do Departamento de Artes Cênicas da UDESC

Resumo: Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação de doutorado sobre o teatro comunitário argentino. Na Argentina, em 1983, o teatro comunitário surge como uma forma de celebrar o fim da ditadura militar. O objetivo inicial era ocupar os espaços públicos da comunidade e rearticular os laços sociais que tinham se rompido com a repressão da ditadura. O grupo seminal, Catalinas Sur, localizado no bairro La Boca, em Buenos Aires, articula sua proposta teatral a partir de dois princípios: festa e memória. A festa transforma a prática teatral em um evento participativo e social. A memória articula o foco temático, valorizando os elementos do passado que o grupo quer resgatar, bem como os momentos do presente que o grupo que problematizar.

Teatro comunitário, festa, memória, desenvolvimento territorial

  • Aspectos do fazer teatral na Fundação Casa

Karina Ribeiro Yamamoto
Mestre em Artes Cênicas – USP
Professora de Educação Artística – Governo de São Paulo

Resumo: Neste artigo procuro elucidar que a prática do fazer teatral pode ser encarada como um encontro com o mundo “real”, através da ficção, colocando o sujeito de frente com questões que lhe são interessantes e fazendo com que ele reflita sobre elas, seja buscando resolver um problema em cena, seja para confrontar com a sua realidade. Partindo da Pedagogia do Teatro e de conceitos como o Teatro Fórum (BOAL, 1975) e os Jogos Teatrais (SPOLIN, 2001), tento adequar estas propostas ao ambiente da Fundação Casa, trabalhando com adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de internação, em situação de sala de aula.

Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Fundação Casa, Jogos Teatrais, Teatro Educação.

  • Pedagogia da Bobagem: Uma pedagogia do palhaço na educação de adultos com deficiência intelectual

Laili von Czékus Flórez Cabalero
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrado – Processos Educacionais em Artes Cênicas – Or: Luís Cláudio Cajaíba

Resumo: A educação de adultos com deficiência intelectual tem sido vista como uma grande interrogação nas discussões em pedagogia, por apresentar desafios de escolhas metodológicas e avaliação. A presença das artes nesse currículo resume-se com freqüência a didáticas ultrapassadas, com escolhas previsíveis e limitantes, e raramente inclui as artes cênicas como uma de suas possibilidades. O palhaço tem em comum com o deficiente intelectual a curiosidade, a espontaneidade e a pureza na exibição de suas bobagens. Uma pedagogia de palhaço neste campo de ensino pode ir além de processos criativos baseados na cópia e na repetição e trabalhar nos alunos o seu autoconhecimento, aceitação de suas singularidades (valorizadas sob a ótica do palhaço) e conseqüente maior segurança na sua inclusão social.

Palavras-chave: palhaço; teatro-educação; educação especial; deficiência intelectual.

  • O TEATRO DE LORCA E O TEATRO DE ILO KRUGLI

Lenora Accioly
Mestranda – Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU
Fundamentos e Reflexões em Artes – Or. Irley Machado
Apoio FAPEMIG

Resumo: Federico Garcia Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra, bastante conhecida por seu estilo trágico e poético destaca o inigualável sentimento espanhol ligado a paixão e a morte. As experiências da infância e juventude marcaram o pensamento do poeta dramaturgo. A influência desse teatro de Lorca influenciou as formas de expressão utilizadas pelo autor, poeta, artista plástico e teatrólogo Ilo Krugli e seu grupo teatral consagrado no Brasil Vento Forte.
Ilo Krugli no Brasil há mais de trinta anos, filho de judeus poloneses que imigraram para a Argentina, passou a adolescência em Buenos Aires, onde sua professora primária lhe ensinou técnicas para a confecção de bonecos, as quais haviam aprendido com Javier Villafañe que por sua vez aprendera com o próprio Lorca, quando de sua estada na Argentina. Influenciado pelo poeta granadino Ilo inaugurou uma nova maneira de pensar o teatro. Foi sua força poética transportada para o palco que introduziu um jeito de conversar com crianças e adultos, circulando com naturalidade nos dois universos. Seu estilo se tornou um exemplo e uma referência para várias gerações de artistas e educadores. Ilo, por meio de um teatro aberto ao público e à festa popular, recupera o teatro de Lorca, por quem declara a sua admiração até hoje. O presente artigo pretende realizar uma abordagem reflexiva entre os aspectos poético, popular e estético entre o Teatro de Lorca e de Ilo Krugli, em sua função pedagógica e social.

Palavras-chaves: Teatro-educação, o poético, o popular.

  • DRAMATURGIA CÊNICA NA EMPRESA: DO TRABALHADOR ANÔNIMO AO SER VISÍVEL

LESLIE MARKO
MESTRE EM TEATRO PELA ECA/USP

Resumo: Este trabalho busca analisar uma experiência de teatro realizada durante 22 anos com funcionários de uma empresa e refletir sobre a relação possível entre o teatro e a empresa por meio de uma proposta de Dramaturgia Cênica. Para tanto, apresenta-se o resgate histórico do percurso através do levantamento e análise crítica de materiais significativos relativos às diversas encenações realizadas. Estabelece-se, também, um diálogo entre a experiência e alguns referenciais teóricos na perspectiva de um teatro brechtiano para a construção de um modelo que contribua para um processo de humanização, favorecendo transformações pessoais e interferências no ambiente de trabalho e na realidade social em geral.

Palavras-chave: Dramaturgia Cênica, Atores-cidadaõs, Espectadores-cidadãos, Criação Coletiva, Teatro Popular, Teatro-Educador, Teatro Pedagógico

  • Reciclando Sonhos: o Teatro em Comunidades no Contexto das Ongs

Lia Alarcon Lima
Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC
Mestranda – Teatro – Or. Profª Dra. Márcia Pompeo Nogueira
Professora de Artes Cênicas da rede pública municipal de Florianópolis.
Resumo: A pesquisa aqui relatada faz parte de um processo de estudo e reflexão relacionado ao teatro em comunidades. Mais especificamente pretende refletir sobre a ação sócio-cultural, conforme discutida por Teixeira Coelho, relacionada às experiências do grupo de Teatro “Aprendizes em Cena”, que tem como sede de sua prática a comunidade do Morro da Caixa, localizada na periferia de Florianópolis. O recorte aqui apresentado tratará especificamente de relatar a observação de uma experiência em comunidade, com o objetivo de provocar reflexões relativas ao contexto social, cultural e político em que a prática teatral está inserida. As conclusões incluem questionamentos sobre o papel das ONGS como propulsoras e articuladoras de projetos culturais e pedagógicos em comunidades de baixa renda.

Palavras chave: Comunidade   – Ação sócio-cultural – Prática Teatral

  • O espaço público da cidade como indutor de jogo – por uma pedagogia
    dialógica do Teatro.

Liliane Ferreira Mundim
Mestre em Teatro – UNIRIO – Professora do Departamento de Ensino do Teatro – UNIRIO

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas possibilidades do fazer teatral, inseridas na perspectiva da edagogia do Teatro e seus pressupostos metodológicos; considerando o espaço e, especificamente o espaço urbano da cidade como campo de investigação, categoria, conceito e principalmente, indutor e instigador de jogo. Estabeleci como recorte e opção metodológica para essas práticas, a utilização do espaço como indutor de jogo, e especificamente o espaço urbano da cidade. Nesse caminho de investigação, construímos vários modos de ocupação e apropriação do espaço público, dentre a inter-relação com os transeuntes, com os materiais e equipamentos presentes nesses espaços, bem como a exploração de todos os elementos presentes.

Palavras-chave: jogo, espaço urbano, pedagogia do teatro.

  • Docência em teatro na Educação Básica: a perspectiva da transdisciplinaridade

Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestranda – Linha de pesquisa: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas
Or. Profª Drª. Vera Lucia Bertoni dos Santos
Professora do Departamento de Expressão e Movimento – Colégio de Aplicação da UFRGS

Resumo: A investigação das práticas da transdisciplinaridade na docência em teatro na Educação Básica, tendo como metodologia, um estudo de caso de caráter longitudinal, constitui o objetivo desse trabalho. Escolhido como objeto de pesquisa, o ensino de teatro desenvolvido na proposta do “Projeto Amora”, no Colégio de Aplicação da UFRGS, de 1996 a 2011, pelos seus propósitos de reestruturação curricular no sentido de romper com a hierarquização das disciplinas no contexto da educação escolar, o projeto abrange as 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e opera com a articulação entre as diferentes disciplinas. A área de conhecimento teatro depara-se com o desafio de organizar intervenções pedagógicas integradas aos demais componentes curriculares sem comprometer a aquisição dos conceitos próprios.

  • O HOSPITAL COMO UNIVERSO CÊNICO e as BANDEJAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS

Lucia Helena de Freitas
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO – Professora pesquisadora
Professora Adjunta – Doutora em Teatro – UNIRIO
Professora do Departamento de Ensino de Teatro – UNIRIO
Diretora da Companhia Teatral Bandejas Contadoras de Histórias

Resumo: Relato das intervenções teatrais realizadas em hospitais públicos, em projeto de extensão, por alunos da licenciatura em teatro da UNIRIO e da Companhia Teatral BANDEJAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS. A proposta visa apresentar técnicas e dinâmicas de teatro a serem vivenciadas por funcionários, pacientes e seus acompanhantes. Estas dinâmicas resultam de estudos teórico-práticos de metodologias de ensino do teatro aplicáveis à área da saúde. A Companhia Teatral “Bandejas Contadoras de Histórias”, surgida do projeto de extensão, desenvolve, a partir de necessidades específicas do espaço hospitalar, uma pesquisa em busca de formas criativas de contação de histórias, o que resultou na criação da bandeja, suporte cênico-cenográfico original, que, ressignificando o material hospitalar, inova o processo de encenação.

Palavras-chave: teatro e saúde; teatro e educação; pedagogia do teatro

  • Influências e vivências na construção da pedagogia teatral de Myrian Muniz

Marcelo Braga de Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – IA/UNESP
Mestrando – Teatro – Or. Profa. Dra. Berenice Raulino
Professor de Interpretação e Laboratório de montagem da Faculdade Paulista de Arte

Resumo: A pedagogia teatral desenvolvida por Myrian Muniz consiste em uma prática que lança um olhar muito particular sobre o trabalho do ator e é resultado de um amálgama composto por experiências de formação, vivências importantes e influências decisivas. Cito o cenógrafo Flávio Império, que foi apontado por ela como seu maior mestre, sua formação pela EAD, sua passagem pelo Teatro de Arena e a fundação do Centro de Estudos Macunaíma como fatores fundamentais na elaboração da sua maneira de fazer e ensinar teatro. A linha de trabalho de Myrian dentro da pedagogia teatral está relacionada com autoconhecimento, associação entre experiência e reflexão como fermento para o trabalho de criação teatral e a relação entre os indivíduos de um grupo como base para o trabalho do ator.

Palavras chave: pedagogia teatral, Myrian Muniz

  • Diálogos entre o Teatro em Comunidades e a Academia

Márcia Pompeo Nogueira
Programa de Pós Graduação em Teatro UDESC/Professor Adjunto
Doutorado Universidade de Exeter, Inglaterra
Centro de Artes da UDESC
Resumo: O Teatro em Comunidades tem uma grande presença na sociedade brasileira, acontecendo a partir de iniciativas diversas, como as políticas públicas, as ONGs, os movimentos sociais, instituições religiosas, grupos de teatro ou mesmo por iniciativa independente de pessoas das comunidades; mas sua presença nas universidades ainda é bastante limitada. Esta pesquisa refere-se a um formato de interação da universidade com praticantes do teatro em comunidades, baseado no diálogo, no respeito mútuo e na aprendizagem compartilhada, que se desenvolve no interior do FOFA – Núcleo de Formação de Facilitadores. Mais especificamente ao processo criativo de Relações em Conflito e a abordagem metodológica desenvolvida desde a interação com a comunidade, a identificação temática e escolhas estéticas.

Palavras-chave: teatro em comunidades, formação, processo criativo.

  • “Vai-e-Vem” de influências poéticas e estéticas entre grupos e comunidades

Maria Amélia Gimmler Netto
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC
Pesquisadora – financiamento FUMPROARTE
Professora do Projeto Descentralização da Cultura da Pref. Municipal de Porto Alegre
Resumo: O estudo apresentado é parte de pesquisa realizada sobre os projetos Movimento Bixigão e Teatro como Instrumento de Discussão Social. O primeiro é gerado pela Associação Cultural Teatro Oficina Uzyna Uzona, de São Paulo e o segundo, pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. O foco a ser apresentado está nos eventos teatrais que surgiram dos processos pedagógicos: a Semana Cultural do Bixigão e a Mostra Jogos de Aprendizagem. A análise destes eventos se dá a partir da noção de Convívio Teatral – apresentada por Jorge Dubatti – com base nas relações e trocas poéticas e estéticas entre os grupos e as comunidades. Constatar a poética dos grupos como novas possibilidades estéticas nos bairros, onde os projetos acontecem, bem como, detectar a influência dos processos pedagógicos na poética dos grupos teatrais geradores dos projetos são importantes contribuições do estudo apresentado.

Palavras-chave; Teatro de grupo – Teatro Comunitário – Convívio Teatral

  • Tiros de Movimento-Imagem: Estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito

Maria Carolina Macari
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas- UNESP
Mestranda-Prof.Doutr.Mário Fernando Bolognesi
Bolsista- CAPES

Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo estudar o processo artístico e pedagógico da diretora, atriz  e professora da Escola de Arte Dramática E.A.D.-USP,Cristiane Paoli Quito.
Os sujeitos observados nesta pesquisa foram os alunos do terceiro ano da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O Período estudado foi de agosto a dezembro de 2009.
Foram observados e analisados os procedimentos e técnicas utilizadas por esta diretora na montagem da peça teatral O gato Malhado e a andorinha Sinhá. Esta obra literária, de Jorge Amado, foi adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (USP) Rogério Toscano com a colaboração de todo o elenco de atores/estudantes da turma 59 EAD-USP.
Existiram dois principais focos: analisar a construção das ações físicas dentro da montagem de um espetáculo e o seu processo trabalho como pedagoga. Pode-se resumir  esta pesquisa em apenas uma pergunta  principal: Como é que  Cristiane Paoli Quito trabalha a construção da dramaturgia corporal  com  alunos-atores na criação de um espetáculo?
Os trabalhos da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho , do dramaturgo  Rogério Toscano( professor da E.A.D./USP)  e da assistente de direção Carolina Mendonça,também foram observados, uma vez que existiu uma proposta de trabalho coletiva na montagem da peça.

Palavras Chave: Teatro-Dança- Criação

  • Biografia Cênicas: o ensino do teatro a partir da memória com o público da terceira idade.

Mariana Muniz
Programa de Pós-graduação em Artes – EBA/UFMG
Professora Adjunta. Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro – UAH
Fundação Mendes Pimentel – FUMP
Resumo: Este texto relata a experiência desenvolvida desde setembro de 2009 nas comunidades Santa Rosa e Confisco em Belo Horizonte com público da terceira idade. O Projeto Biografias Cênicas, sob a coordenação dos professores Mariana Muniz e Ricardo Carvalho, está vinculado ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas, NACE-UFMG, e tem como objetivo o trabalho com o teatro e a improvisação a partir da memória dos participantes. Como metodologia, trabalha-se a ativação do relato memorial através de elementos concretos trazidos pelos alunos (fotografias, objetos, cartas, etc.). Também são introduzidas técnicas próprias da improvisação (trabalho em grupo, escuta, aceitação da proposta do outro, etc.) e trabalhadas as noções de ação e personagem presentes na narrativa dos mesmos.

Palavras-chave: ensino do teatro – terceira idade – memória – improvisação

  • Ensino de história do teatro na escola: das propostas aos meios

Mariana Silva Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Processos Cênicos em Educação – Or. Profa. Dra. Elza de Andrade
Professora de Teatro do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)  – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: Abordar a história do teatro na escola pode revelar-se prática frutífera: se dá ao aluno uma perspectiva de seu fazer, também lhe oferece uma visão alargada do fenômeno teatral, suas diversas e cambiáveis possibilidades. O pensamento acerca do teatro na educação tem apontado para essa direção. Diretrizes oficiais de ensino estruturam-se na proposta triangular apoiada no tripé fazer-apreciar-contextualizar. A realização dessa ideia, porém, esbarra em dificuldades, tais como a carência de materiais didáticos apropriados à faixa etária e/ou à manipulação na própria sala de aula, o que facilitaria a conexão entre os três eixos citados. A partir dessa questão, desenvolve-se a pesquisa de doutorado “Ensino de história do teatro na escola: das propostas aos meios”, apresentada neste artigo.

Palavras-chave: história do teatro, teatro na educação, materiais didáticos

  • Experiências reversíveis (entre) Teatro e Educação

Mariene Hundertmarck Perobelli
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
Mestre em Educação
Bolsa CNPQ
Professora assistente do Curso de Teatro – UFU
Apoio FAPEMIG

Resumo: O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado intitulada: “O avesso do corpo: uma experiência de reversibilidade entre Teatro e Educação”, defendida em 2009 no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Faço aqui o recorte de algumas experiências da pesquisa que foi o trabalho de vivências artísticas com professores da Educação Infantil e Séries Iniciais de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis. A falta das artes na formação desses profissionais, as relações e percepções que as práticas corporais artísticas despertaram, a relação da atriz-educadora com os professores e, a partir disso, a reflexão sobre a inserção do professor de Teatro na escola são descrições desta comunicação.

Palavras-chave: teatro, educação, experiência, reversibilidade, formação de professores

  • O universo e a abrangência do teatro aplicado.

Marina Henriques Coutinho
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professora do Dep. de Ensino do Teatro.
Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO).

Resumo: Um fenômeno constatado aqui no Brasil e em outras partes do mundo tem levado o teatro a inúmeros contextos. Uma grande diversidade de práticas teatrais alarga o campo da Pedagogia do Teatro e exige que as pesquisas acadêmicas ampliem seus focos de interesse. A comunicação pretende refletir sobre a abrangência da área da pedagogia teatral, além de trazer para discussão o termo que ganha destaque internacional – applied theatre/ teatro aplicado. Publicações recentes, em língua inglesa, revelam que a busca pela compreensão da pluralidade de iniciativas, nomenclaturas, métodos etc. é compartilhada por pesquisadores também de outros países. Em vários lugares do mundo, a academia tenta responder, com maior ou menor agilidade, à emergência dessa grande diversidade de práticas.

Palavras-chave: 1 Teatro e Comunidade  -  2 Favela –3 Teatro Aplicado- 4 Pedagogia.

  • Dez passos adultos na direção da criança performer

Marina Marcondes Machado
Docente da Escola Superior de Artes Célia Helena
Doutora em Psicologia da Educação com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro (ECA/USP)
Pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea

Resumo: Este texto vai trabalhar atitudes adultas que permitam à criança pequena ser performer e dramaturga de sua vida. São alguns destes passos: propiciar situações para que surjam espaços potenciais (Winnicott); compreender a infância como algo relacionado ao novo: um campo fértil para antiestruturas (Turner); estudar de modo antropológico os eixos estruturadores da cultura da infância (Sarmento); propor formas pré-reflexivas (Merleau-Ponty) de aproximação ao teatro.
Palavras-chave: Infância; Espaço potencial; Pensamento pré-lógico.

  • Corpo e gesto na experiência do ator: elementos para uma reflexão sobre teatro e educação

Marinalva Nicácio de Moura
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRN
Mestrando – Estratégia de Pensamento e Produção de Conhecimento – Or. Profª. Drª. Terezinha Petrucia da Nóbrega
Professora de Arte do IFRN
Resumo: Nesse artigo, proponho-me a apresentar uma reflexão que venho desenvolvendo sobre o corpo e o gesto na experiência do ator, a partir de uma posição que considera a sensibilidade como potência do conhecimento, evidenciando que a existência é primeiramente corporal, pois o corpo é a medida primeira de nossa experiência no mundo, sendo, portanto referência primeira do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty. Refletimos sobre a descrição de uma situação de cena do personagem Gurdulu, no espetáculo “Matrióchka”, do Grupo Estandarte de Teatro/RN. Essa aprendizagem do corpo no jogo teatral oferece-nos um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre a pedagogia teatral.

Palavras-chaves: corpo, gesto, experiêcia vivida, conhecimento.

  • O diretor teatral e a figura antropológica do chefe tribal: um olhar sobre a organização colaborativa da Cia. Antropofágica

Mei Hua Soares
Programa de Pós-Graduação em Educação – FE – USP
Doutoranda – Linguagem e Educação – Profa. Dra. Neide Luzia de Rezende

Resumo: Partindo de observações de processos de criação e da organização compartilhada dos núcleos da Cia. Antropofágica, o presente estudo visa levantar hipóteses sobre o lugar e o papel do diretor teatral dentro da estrutura teatral colaborativa. Para tanto são utilizados conceitos e análises sobre as tribos indígenas ameríndias realizadas pelo antropólogo francês Pierre Clastres em sua obra A sociedade contra o Estado.

Palavras-chaves: teatro colaborativo / processo de criação / diretor tribal

  • 3 AÇÕES EM ENSINO DO TEATRO: Composição, Criação e [Trans]Formação

Narciso Telles
Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU
Professor Adjunto 2 – Doutor em Teatro – UNIRIO

Resumo: Este texto apresenta uma primeira análise do processo de criação do espetáculo ‘Canoeiros da Alma’ pelo Coletivo Teatro da Margem e vinculado ao projeto de pesquisa “Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de criação e jogo”. A criação do espetáculo partiu: a) do roteiro dramatúrgico de Luiz Carlos Leite e de uma imersão ‘antropológica do sensível’ realizada  nos Municípios de Araçuaí e Itinga, na região do Vale do Jequitinhonha; b) de exercícios de improvisação com os viewpoints e as composições em sala de trabalho; c) organização do material e estruturação da encenação. A pesquisa tem a experiência como atitude metodológica e a etnografia e auto-etnografia como práticas de escrita.

Palavras-chave: pedagogia do teatro; composição; viewpoints

  • Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas

Natália Ribeiro Fiche
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Assistente – Mestre em Teatro pelo PPGAC – UNIRIO
Professora do Departamento de Interpretação– UNIRIO
Resumo: Esse trabalho apresenta o resultado da pesquisa Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas que visou o resgate da historicidade do Projeto de Extensão Teatro na Prisão – uma experiência pedagógica para a construção do sujeito em direção à cidadania, iniciado em 1997. Como caminho percorrido, selecionei e entrevistei sete alunos de graduação da Escola de Teatro do CLA da UNIRIO, participantes do projeto nos seus primeiros 10 anos no Complexo Penitenciário Frei Caneca: Penitenciária Lemos Brito, Presídio Nelson Hungria e Casa de Custódia Romero Neto. É um relato que pensa sobre as possibilidades de amadurecimento da consciência social e pedagógica dos alunos-atores do projeto, enquanto sujeitos-cidadãos e a perspectiva dessa prática continuada se revelar como um novo campo de atuação profissional para artistas/educadores. A trajetória desses alunos que participaram do Projeto, as suas dificuldades e as suas descobertas. Em que medida, ao olhar para os percursos individuais e coletivos, no contexto do Teatro na Prisão, podemos perceber perspectivas para o futuro em termos de campo de trabalho para o teatro na comunidade e especificamente no ensino de teatro. É uma reflexão dos impactos do trabalho na vida desses profissionais, artistas e ex-alunos egressos da Escola de Teatro.

Palavras-chave: teatro – prisão – história – educação

  • A experiência, a necessidade do teatro e a ação cultural na aplicação do jogo teatral em sala de aula

Patricia Neves de Almeida
Programa de Pós-Graduação em Pedagogia do Teatro – UNISO
Pesquisadora – Especialista em Pedagogia do Teatro – UNISO

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da aplicação do jogo teatral na sala de aula a partir de três eixos epistemológicos: a experiência, segundo Jorge Larrosa Bondía; a necessidade do teatro, de acordo com Denis Guénoun; e a ação cultural, na visão de Teixeira Coelho. A pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e tem como modalidade a pesquisa-ação, metodologia que viabiliza um diálogo entre teoria e prática, revelando aspectos relevantes no que concerne à experiência do sujeito da ação. A investigação foi realizada com alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, da escola municipal “Vilma Ap. Penatti Galvão” de Boituva-SP, e justifica a presença da linguagem teatral em classe como propulsora de processos de experimentação dos procedimentos cênicos.

Palavras-chave: jogo teatral; necessidade do teatro; experiência; ação cultural.

  • “Melodrama da meia-noite” e “Simbá, o marujo”: ações para uma pedagogia do espectador por meio da cena

Paulo Merisio
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Professor Adjunto – Doutor em Teatro – UNIRIO
Bolsista PQ – CNPq

Resumo: Este trabalho tem por meta refletir sobre aspectos ligados à pedagogia do espectador presentes na estrutura cênica de dois espetáculos dirigidos por mim. Melodrama da meia-noite está vinculado ao projeto Sentidos do melodrama: poéticas, escritas, visualidades e potencialidades pedagógicas (DPq UNIRIO/ CNPq) e se trata de uma apresentação aberta ao público de jogo improvisacional calcado em elementos que constituem o repertório cênico do melodrama; vem sendo apresentado tanto em Uberlândia/MG, com a Trupe de Truões e alunos do Curso de Teatro da UFU, quanto no Rio de Janeiro/RJ, com alunos do Curso de Teatro da UNIRIO. Simbá, o marujo está articulado ao projeto de pesquisa Teatro infanto-juvenil e novas possibilidades dramaturgicas (DPq UNIRIO) e às investigações que o grupo uberlandense Trupe de Truões, dirigido por mim, vêm empreendendo no campo da pedagogia do espectador.

Palavras-chave: Pedagogia do espectador; melodrama; teatro infanto-juvenil

  • O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos

Pedro Haddad Martins
Programa de Pós-Graduação em Artes – Área de concentração em Artes Cênicas – UNICAMP
Mestrando – Processos e Poéticas da Cena – Or. Prof. Dr. Marcelo Ramos Lazzaratto
Bolsa CAPES
Professor de teatro da Casa do Teatro e ator fundador da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico – SP

Resumo: Este artigo versa sobre o metateatro – o “Teatro cuja problemática é centrada no teatro que “fala”, portanto, de si mesmo, se “auto-representa”” (PAVIS, 1999: 240) – como elemento pedagógico em si, introdutório das estruturas da linguagem teatral, de uma maneira orgânica e estimulante, dentro de um processo de formação em teatro com crianças entre 08 e 12 anos. Idade esta que dá lugar à transição entre um pensamento mais abstrato e um pensamento estrutural. Trabalha-se, então, com uma metodologia voltada para o desenvolvimento de um aluno metacrítico, pois inserido num trabalho teatral lúdico e autoreflexivo, características próprias da atividade metateatral.

Palavras-chave – Pedagogia do Teatro, Teatro na Educação, Metateatro

  • Espaço teatral e transversalidade

Ramon Santana de Aguiar
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutorado – Processos e métodos de criação cênica – Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima
CAPES REUNI
Mestre em Teatro (UNIRIO) – Pedagogo – Ator – Diretor

Resumo: As manifestações cênicas, para além do suporte físico, se apropriam dos espaços – lugares – também nos seus aspectos históricos, ideológicos, críticos, de memória, de inovação e tantos outros aspectos possíveis para a inventividade das Artes Cênicas. Como grupos, diretores e educadores fazem uso do espaço, determina a compreensão da obra estabelecendo vetores de transversalidade entre palco e platéia.Como estudo, o trabalho do Grupo Comunitário de Teatro São Gonçalo do Bação, objeto de pesquisa e o trabalho docente desenvolvido junto aos alunos do ensino médio no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC). Nessas experiências, o uso do espaço disponível para as apresentações cênicas tornou-se determinante para a criação e  recepção das encenações.

Palavras chave: Teatro, pedagogia, espaço, transversalidade.

  • A educação emocional por meio da linguagem dramática

Regina Maria Silva Santos
Programa de Pós- Graduação  – Educação Artística: Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais
Universidade de Sevilha – Espanha
Doutoranda –  Educação Artística – Orientador: Prof. Dr. Juan Carlos Arañó Gisbert

Resumo: A contribuição que pretendemos apresentar diz respeito ao papel do teatro e sua influência no desenvolvimento emocional do indivíduo. Utilizando como referência o paralelismo entre self emocional e teatro como linguagem de trabalho preventivo-educativo, servindo como mediador do processo de socialização, contribuindo na formação de um ser crítico, auto-crítico, ampliando o conhecimento que ele tem de si mesmo, da realidade que lhe rodeia. Ao mesmo tempo em que busca responder questionamentos do processo de ensino/aprendizagem. Os autores R, Bisquierra, H.Gardner, Laferriére, J. Herrero J. Cañas, Ingrid Koudela, J.L. Moreno, M.T, Ferraz e nossa experiência, têm demonstrando à correlação entre o sentido do humor, competência emocional e as competências cognitivas, afetivas e morais dos alunos.

Palavras-chave: teatro, educação, emoção, desenvolvimento, reflexão

  • Anteparo e impressão digital: a hipótese de um par fundamental

Rejane Kasting Arruda
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – USP
Douroranda – Pedagogia do Teatro – Or. Prof. Dr. Armando Sergio da Silva
Bolsa: FAPESP
Pesquisadora no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator – USP

Resumo: Anteparo e impressão digital são conceitos (propostos pelo Prof. Dr. Armando Sergio da Silva) que orientam a práxis no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (USP) – onde pesquisadores de pós-graduação trocam constante interlocução e discutem questões em torno da pedagogia e crição cênica. Reflito sobre estes dois conceitos evidenciando o vetor anteparo – impressão digital e a função do arranjo para a extração e análise em jogos e técnicas de partiturização física – propondo a convergência entre elas.

Palavras-chave: pedagogia – criação – ator – CEPECA

  • Teatro e Comunidade: reflexões de uma etnocenologia participativa na Cia ZAP 18 e bairro Serrano (BH)

Renata Patrícia da Silva
Programa de Pós-Graduação em Artes – UFMG
Mestranda – Artes Cênicas: Teorias e Práticas – Or. Prof. Dr. Maurílio Andrade Rocha

Resumo: A presença da Cia. Teatral ZAP 18 e a sede do grupo no periférico bairro Serrano, região marcada pela exclusão social e por altos índices de violência urbana, constituem o corpo de interesse dessa pesquisa de Mestrado realizada na UFMG. Este artigo compõe o início dessa investigação que tem como objetivo o mapeamento das práticas espetaculares exercidas na comunidade, incluindo-se as de caráter religioso, festivo ou de teatro amador, dentre outras e, a relação da ZAP com essas manifestações, tendo como referência o tema Teatro e Comunidade. Assim, pretende-se avançar na relação com a comunidade residente no entorno da sede do grupo, estreitando contatos que parecem se adequar ao conceito de Etnocenologia aplicada, tomando-se por base os caminhos já percorridos pela Etnomusicologia.

Palavras-Chave: Teatro e Comunidade, Etnocenologia participativa, ZAP 18.

  • Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro

Ricardo Carvalho de Figueiredo
Graduação em Teatro – UFMG
Professor Assistente (Doutorando em Artes/UFMG) – UFMG
Resumo: A presente pesquisa busca investigar a prática da criação teatral na formação acadêmico-profissional do professor de teatro, quando inserido na graduação. Assim, propusemos a experimentação teórico-prática das três funções: atuação, direção e dramaturgia na criação e no modo de produção de cenas teatrais. Para tanto, destacamos três fases para a investigação, a saber: (1) elaboração de um discurso teatral autônomo; (2) exercício de direção de cenas, dramaturgia e atuação; (3) trabalho pedagógico sobre as cenas produzidas com crianças da educação infantil. Nossa hipótese parte da necessidade desse professor ter fundamentado em sua formação o eixo da aprendizagem teatral nessas três funções, adquirindo e experienciando habilidades e competências nessas áreas.

Palavras-Chave: Teatro na Educação; Formação de Professores; Teatro e Infância.

  • Perfil de Atuação Profissional do Egresso de Graduação em Teatro

Rita Gusmão
Programa de Pós-graduação em Arte – UnB
Doutoranda- Arte e Tecnologia – Or. Profa. Dra. Maria Beatriz de Medeiros
Professora – Depto.de Fotografia, Teatro e Cinema – Universidade Federal de Minas Gerais.

RESUMO: Estudo destinado à percepção da alocação e da inserção profissional dos egressos do Curso de Graduação em Teatro, a partir das turmas formadas na EBA/UFMG, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Pretende-se conhecer as possibilidades de ação, partindo-se de constatação histórica de que o mercado, tanto para o bacharel quanto para o licenciado em Teatro, encontra-se em desenvolvimento no país. Interessa-nos reconhecer a influência da titulação universitária na formação de um mercado profissional escolarizado na área. Serão apresentados aqui os pressupostos teóricos da metodologia de formulação de questões para o instrumento de coleta de dados.
Palavras-chave: Graduação. Teatro. Mercado de Trabalho. Metodologia.

  • Por Brincadeira, Por Prazer – Jogo, Criação e Teatro/Educação

Roberto Ives Abreu Schettini
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutorando – Processos Educacionais em Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Daniel Marques
Encenador, Dramaturgo e Professor do Departamento de Ciências Humanas e Letras Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo: Há inúmeros modos de criação cênica mobilizados pelo JOGO, com este texto, pretendo discutir a aplicabilidade destes modos de criação como ferramentas para redimensionar experiências de teatro-educação. Com o fito pedagógico, o jogo, como disparador criacional e inventivo, pode desempenhar ao menos três distintas dimensões de utilização, a saber: 1. dimensão pedagógica; 2. dimensão metodológica para criação cênica; 3. dimensão espetacular. O desdobramento das discussões expostas neste texto se dará na perspectiva de investigação de doutorado com a qual me proponho sistematizar uma metodologia pedagógica para o teatro-educação que seja mobilizada pelo jogo e pela criação, pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGAC-UFBA, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Marques.

Palavras-Chave: Jogo, Criação, Pedagogia do Teatro

  • A influência dos canais de percepção na cena da recepção

Robson Rosseto
Mestre em Teatro – UDESC
Professor Assistente – Faculdade de Artes do Paraná/FAP

Resumo: Este artigo trata sobre o interesse em aprofundar os meus conhecimentos sobre a recepção teatral associada com os canais de percepção: auditivo, cinestésico e visual. O trabalho elaborado tem como proposta evidenciar os níveis diferenciados de percepção alcançados pelo aluno/espectador no instante momento da recepção. Cabe ressaltar aqui, a diversidade das propostas de encenação dos dias atuais, que se constituem numa celebração de fatos e acontecimentos que merecem o investimento no estudo desta área do saber, da pedagogia do teatro. Ou seja, requer, um estudo específico sobre a relação entre o espaço da cena e o aluno/espectador, portanto, com aquele que faz e com aquele que aprecia.

Palavras-chave: espetáculo, canais de percepção, recepção.

  • Jogos Teatrais no Programa Escola Aberta: Uma Proposta de Ressignificação do Sujeito.

Rose Mary Fraga Pereira
Mestre em Teatro
Professora de Português na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo
Professora de Artes Cênicas na Rede Municipal de Educação de Vitória

RESUMO: O teatro é  abordado, neste artigo, no Programa Escola Aberta, tendo como foco, componentes importantes: a participação do ser e o espaço. Como suporte, foram utilizadas as teorias de alguns autores como Freire (2002), Tinôco (2007), Koudela (2002), Boal (2005), Huizinga (2004), Spolin (2003), Ryngaert (1996). De acordo com Stanislavsky, é necessário que crianças, jovens e adultos habituem-se em olhar e ver, escutar e ouvir no espaço teatral.  “É evidente [...] que terão de aprender como olhar para as coisas e vê-las” (grifo do autor). O olhar do indivíduo adquire extensão estética, quando possui um procedimento de atenção, de convergência em relação à vida interior e ao mundo exterior. Essa prática educacional possibilita, também, formar indivíduos autônomos, livres, críticos; preocupados em promover mudanças na sociedade. A idéia que predomina em Teatro-Educação é a que a criança é vista como um ser vivo, organizado, em desenvolvimento, cujo potencial se torna real ou concreto, a partir do momento que seja dada a ela liberdade de desenvolver-se em um meio descerrado à experiência. Objetiva-se a expressão livre do seu pensamento criativo; ao contrário do teatro na ótica tradicional, que tinha somente a função de predispor o espetáculo, e não se preocupava em formar o sujeito.

Palavras chave: jogo teatral, participação, mudança, Programa Escola Aberta.

  • Análise de experimentos com jogos teatrais e comicidade
Rosimeire Gonçalves Santos
Professor Assistente Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Artes/Teatro-Educação – ECA/USP
Apoio: FAPEMIG

Resumo: Propõe-se a apresentação de desdobramentos do projeto de pesquisa docente “Matrizes Lúdicas do Cômico – uma tentativa de criação de gags com jogos, cinema e música”, desenvolvido no Departamento de Música e Artes Cênicas da UFU. Serão considerados os contextos de ensino, pesquisa e extensão para onde o projeto evoluiu, relatando-se o cruzamento com outras áreas de ensino e pesquisa, em abordagem interdisciplinar, bem como o uso do Teatro como estratégia para o ensino das demais disciplinas curriculares, neste caso específico, da Biologia.

Palavras-chave: Jogos teatrais, comicidade, interdisciplinaridade

  • Experiências de formação do professor artista

Rossana Perdomini Della Costa
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – PPGEDU/UFRGS
Mestrado – Teatro e Educação – Or. Prof. Dr. Gilberto Icle
Professora – IPA- Centro Universitário Metodista do Sul
Resumo: O artigo problematiza a noção professor artista, no processo de formação do curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS. Com inspiração na perspectiva foucaultiana, a descrição das práticas do curso abre espaço para pensar de outra forma as estruturas clássicas e dicotômicas organizadas em licenciatura e bacharelado. Desenham-se fronteiras borradas nas quais os componentes curriculares que cuidam do fazer teatral estão entranhados na dimensão pedagógica e os que objetivam a prática docente, na dimensão artística. Vislumbra-se o arejamento das práticas referentes ao professor artista por intermédio da noção de condição criativa de Ruffini e um exercício do pensamento sobre as formas de ser e constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Pedagogia Teatral. Professor. Formação. Professor artista. Condição criativa. Michel Foucault.

  • A mit-disciplinaridade como desafio para os profissionais de arte e educação na contemporaneidade

Sergio Coelho Borges Farias
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Professor Titular, Doutor em Artes (Teatro) – USP
Resumo: O autor parte dos conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade para chegar finalmente à idéia de percurso mit-disciplinar. A filosofia da ciência e, consequentemente, a metodologia de pesquisa abriram espaço para as chamadas abordagens mais qualitativas. As alterações no modo de ver a pesquisa, com o reconhecimento das articulações entre os vários elementos constituintes do objeto de estudo, vistos sob várias e diversas perspectivas, implicaram na elaboração de conceitos como os de complexidade e de multi-referencialidade. Ambos os conceitos foram também tomados como bases no texto para a caracterização da mit-disciplinaridade e sua aplicação na arte-educação.

Palavras-chave: Mit-disciplinaridade, arte-educação, pedagogia do teatro

  • Teatro e Infância: Em Busca da Poética do Devir

Sidmar Gomes
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – ECA/USP
Mestrando –  Pedagogia do Teatro – Or. Professora Doutora Maria Lúcia de S. B. Pupo
Professor de Teatro Escola Projeto Vida

Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende a análise das relações entre a cena contemporânea e a infância. Apresenta duas frentes complementares: primeiramente, propõe o mapeamento e reflexão acerca das atividades teatrais destinadas à infância, a partir de acompanhamento de aulas de teatro para crianças e peças de grupos teatrais profissionais em São Paulo. Em seguida, propõe a criação de um espetáculo em conjunto entre crianças e adultos que explorará a relação entre o fazer teatral POR crianças e o fazer teatral PARA crianças.

Teatro, pedagogia, infância.

  • Dialogismo no protocolo do professor-artísta

Tânia Cristina dos Santos Boy
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – ECA-USP
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or. Profª Drª Ingrid D. Koudela
Professora do Departamento de Teatro – Universidade de Sorocaba
Resumo: Este artigo busca compreender a presença da dialogismo nos protocolos dos alunos no curso de licenciatura em Arte-educação/Teatro na Universidade de Sorocaba e sua colaboração na formação do professor-artísta. Fundamentados em Bakthin, Brecht, Foucault e Koudela analisamos a Escrita de Si presente nos protocolos dos alunos durante a montagem do espetáculo “De nada, nada virá” dirigido pela encenadora Ingrid Koudela.

Palavras-chave: dialogismo, protocolo, escrita de si.

  • O uso de imagens visuais e a imersão em processos de criação cênica.

Tharyn Stazak de Freitas
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UDESC
Mestranda – Teatro e Sociedade – Or. Profª. Drª. Beatriz Ângela Vieira Cabral
Bolsa CAPES
Resumo: O presente artigo traz a leitura do conceito de imersão enquanto experiência, através dos níveis graduais de engagement (engajamento), engrossment (absorção) e total immersion (imersão total), tratando paralelamente do conceito de atmosfera e a partir destes, faz uma reflexão sobre a utilização de imagens visuais como desencadeadora dos processos de criação cênica sinalizando a possibilidade deste uso enquanto uma estratégia de criação de ambientes de imersão.

Palavras chave: imersão – imagens visuais – criação cênica

  • Arte & Ciência no imaginário de jovens artistas

Thelma Lopes Carlos Gardair
Programa de Pós-graduação em Ensino e Biociências e Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ IOC)
Doutoranda – Ciência & Arte – Or. Virgínia Torres Schall
Bolsa CAPES
Resumo: O presente trabalho investiga a percepção de jovens sobre Arte e Ciência e integra pesquisa de doutoramento que explora aproximações entre Ciência e Teatro, suas possíveis relações com o ensino não-formal de Ciências, e o papel potencializador do Teatro na construção de imagens mais humanizadas dos cientista e artista. Foram planejadas entrevistas com jovens, entre 12 e 17 anos, inseridos em atividades de iniciação científica e teatral. Participam da pesquisa alunos do Programa de vocação científica (PROVOC/FIOCRUZ), da Casa das Artes de Laranjeiras e do Colégio Salesiano. Na etapa atual, 83 “jovens artistas” responderam questionários e revelaram suas visões sobre Arte e Ciência. O estudo é pautado em pesquisas que relacionam História da Ciência e do Teatro, Pedagogia do Teatro e Educação.

  • Abordagens prático-metodológicas: a oficina de vivência teatral e a produção de texto

Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
Universidade Federal de Goiás
Professora EMAC –  Escola de Música e Artes Cênicas

Resumo: Este trabalho apresenta os procedimentos operacionais adotados na Oficina de Teatro realizada com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador, resultado prático do meu doutorado em Teatro-Educação desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A base metodológica da Oficina foi a aplicação das peças didáticas de Bertolt Brecht e de jogos teatrais. Meu intuito foi o de utilizar esses dois recursos no processo de criação de textos, sensibilização para o exercício da cidadania e a construção de um espetáculo teatral cuja comunicação com o público fosse eficaz e demonstrasse relativo apuro técnico. Neste artigo apresento como as peças didáticas foram aplicadas na oficina e sua repercussão no processo educacional, além o processo de criação de textos e o processo da montagem do texto teatral elaborado, adaptado e contextualizado pelos participantes da oficina.

Palavras-chave: Teatro; Peça Didática; Teatro-educação.

 

  • Ensino de Teatro na Escola – Pontos e Contrapontos

Vera Lourdes Pestana da Rocha (Vera Rocha)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN
Professora Pesquisadora Permanente – Drª em Educação/Ensino de Arte – UFRN/ Ohio State University

Resumo: Este texto objetiva abordar resultados parciais de nossa pesquisa que busca apreender e analisar mudanças geradas no Ensino de Teatro na Escola, ao longo dos últimos dez anos, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais: arte – PCNs Arte (1997), quanto: à relação infra-estrutura escolar e ensino de teatro; à qualificação dos professores; participação dos alunos; ao Projeto Político – Pedagógico destacando a disciplina teatro. Fundamentamo-nos em estudiosos dessa temática, sendo nossa abordagem teórico-metodológica quanti-qualitativa. Por meio da relação teoria/prática, observamos como vem se desenvolvendo esse ensino nas Escolas Municipais de Natal, tendo em vista a consecução dos objetivos deste estudo: analisar os avanços obtidos com a implementação dos PCNs Arte/Teatro

Palavras –chave: Teatro. Ensino. Educação formal

  • Iniciação à Docência em Teatro: a experiência do PIBID/UFRGS

Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Professora adjunta e pesquisadora – Doutorado em Educação – UFRGS
Bolsista Coordenadora do Subprojeto de Teatro – UFRGS – PIBID – CAPES

Resumo: O trabalho enfoca ações do Subprojeto de Teatro da UFRGS, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que buscam qualificar a formação profissional de nível superior e a Educação Básica, mediante a interação entre estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro e a realidade escolar da Rede Pública Estadual de Ensino do RS.

Palavras-chave: Ensino de teatro; iniciação à docência; formação profissional.

  • A pedagogia do teatro em processos colaborativos: o caso do Grupo XIX de teatro

Vicente Concilio
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP
Doutorando- Pedagogia do Teatro – Orientação de Ingrid Dormien Koudela
Professor do Departamento de Artes Cênicas da UDESC

Resumo: A reflexão sobre a pedagogia do teatro na contemporaneidade deve analisar processos instaurados por coletivos teatrais que se filiam ao modo de criação colaborativo. Tal é o caso do Grupo XIX de Teatro, que assume, em seu projeto estético, a necessidade de compartilhar seus processos de criação através de propostas de ação cultural. Em dezembro de 2009, quatro espetáculos foram apresentados na sede do Grupo, resultantes do trabalho desenvolvido em seus Núcleos de Pesquisa, que abarcaram distintas dimensões do fenômeno teatral, a partir do temário do então mais recente espetáculo da companhia, Arrufos. A presente comunicação pretende, portanto, analisar os resultados e as intenções de cada processo, com o intuito de aprofundar o campo da pedagogia do teatro.

Palavras-Chave: Processos Colaborativos; Pedagogia do Teatro; Professor-Artista

  • Estação Cuba: considerações sobre formação e prática teatral

Vilma Campos dos Santos Leite
Programa de Pós-Graduação em História – UFU
Doutoranda – História e Cultura – Or. Profa. Dra. Kátia Paranhos
Bolsa Estágio de Doutoramento PDEE/CAPES
Apoio Fapemig
Professora do Curso de Teatro – UFU
Resmumo: A tese em andamento “Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro de Santo André” (SP) – 1990/2000 trabalha a partir de uma formação teatral num espaço específico, sem desvinculá-la de aspectos relevantes nessa linguagem artística que estão para além de uma realidade local. Dentre problemáticas advindas do focalizar dessa experiência na última década do século XX, a da relação entre estado e teatro no Brasil. A configuração radical de Cuba, levou a quatro meses estágio nessa ilha. Apresento algumas considerações na prática e formação teatral cubana que de um lado se aproximam e por outro, se distanciam do ponto de partida no Abc paulista.
Palavras-chave: formação teatral, pedagogia do teatro, escola de teatro

  • Da névoa ao límpido: Pistas sobre o processo de pesquisa em Artes Cênicas

Vinícius da Silva Lírio
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Érico José Souza de Oliveira
Bolsa CAPES
Professor de Teatro – Ensinos Fundamental e Médio / Diretor Teatral

Resumo: O artigo trata da problemática que tem permeado a pesquisa acadêmica no campo das Artes Cênicas. A partir da análise de algumas vertentes teórico-epistemológicas, busca refletir acerca da relação entre as teorias do teatro, a prática teatral em si e a visão que se lança sobre esta última à luz das primeiras, bem como reconhecer as pistas que têm sido geradas pelas pesquisas desenvolvidas, no seio da conjuntura acadêmica do século XXI, quanto às especificidades desse campo do saber. É estabelecido um esforço reflexivo-dialético entre a pesquisa de Mestrado do autor e os construtos teóricos ora desenvolvidos acerca das diversas conjecturas já lançadas em torno das pesquisas acadêmicas, em especial no que tange as metodologias e aportes teórico-epistemológicos, no seio das Artes Cênicas.

Palavras-chave: pesquisa acadêmica; Artes Cênicas; epistemologias em artes.

  • Bandidos e valentes: percorrendo caminhos marginais numa prática pedagógica entre o teatro e o enclausuramento.

Viviane Becker Narvaes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Assistente – Mestre em Teatro
Professora do Departamento de Ensino de Teatro– UNIRIO

Resumo: O presente trabalho pretende abordar alguns aspectos das práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de extensão Teatro na Prisão, coordenado pela professora Natália Fiche na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os 13 anos de existência do projeto representam uma primeira conquista, a saber: a permanência de um espaço de construção libertário no seio de uma instituição penal. Aparentemente esta contradição exposta em “liberdade na prisão” não se mostra um aspecto tão significativo, no entanto a perspectiva de busca da cidadania que a perpassa revela dinâmicas de resistência e processos de autoconhecimento que redimensionam, tanto no plano individual como coletivo, a linha tênue que estabelece a cisão entre liberdade e enclausuramento.

Palavras-chave: Teatro, enclausuramento, perspectivas libertárias

  • Romeu e Julieta no bairro Canaã: reflexões sobre o ensino do teatro com adolescentes de uma comunidade da periferia de Uberlândia

Wellington Menegaz de Paula
Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC
Mestrando em Teatro – Or. Profª Drª Márcia Pompeo Nogueira
Bolsa CAPES
Apoio: FAPEMIG

Resumo: Neste artigo será analisada uma experiência que aconteceu no ano de 2005, com aproximadamente trinta adolescentes que faziam parte do Projeto de Teatro desenvolvido como atividade extracurricular da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, localizada no bairro Jardim Canaã do município de Uberlândia Minas Gerais. A experiência se refere a um processo artístico desenvolvido na referida instituição de ensino, que deu origem ao espetáculo Romeu e Julieta na Terra Prometida. Esse processo será analisado com base teórica no ensino do teatro com adolescentes e em algumas idéias do sociólogo Henry A. Giroux, como o processo de desenvolver nos alunos o potencial reflexivo e a aquisição de capital cultural. Contato:  wellmenegaz@yahoo.com.br

Palavras-chave: ensino do teatro, adolescentes e comunidades.