VII Congresso da ABRACE

Artes Cênicas na Rua

 

ALMEIDA JÚNIOR, Francisco de Assis. A busca do invisível na atuação em Teatro de Rua. Porto Alegre: Depto de Arte Dramática, UFRGS. Professor de atuação e ator.

Teatro de Rua: Invsível na atuação: Teatralidade.

"Resumo
Muitas vezes em espetáculos de Teatro de Rua observa-se a predominância de recursos que evidenciam a Teatralidade. A atuação possui um forte caráter demonstrativo, com o texto dramático emitido para o espectador, acompanhado de ações que parecem estar sendo “mostradas”. Não raro, a ação é substituída por poses, nas quais a troca de pulsões entre os atores torna-se secundária, como se o ator atuasse de frente para o público e de lado para os outros atores, com quem contracena, ou que o texto é emitido mais para o espectador do que entre os outros atores que dialogam entre si. A atuação demonstrativa pode ser consequência de fatores estéticos, influência do caráter farsesco ou de efeitos de distanciamento, próprios de espetáculos que visam à discussão política, ou das condições da performance na rua, em que a expansão da atuação é essencial. Assim, a busca de uma atuação com aspectos sensíveis, expressa pela noção de invisível, torna-se um desafio para o ator e uma questão fundamental para o estudo do Teatro de Rua."

Street Theatre: Invisible in action: Theatricality

Often in street theater shows there is a predominance of features that highlight the Theatricality. The work has a strong character statement, issued with the dramatic text to the viewer, accompanied by actions that seem to be "shown". Often the action is replaced by poses, in which the exchange of impulses between the actors becomes secondary, as if the actor acted in front of the audience and hand to the other actors, who plays opposite, or that the text is delivered to the viewer more than among the other actors who interact with each other. The performance demonstration may be the result of aesthetic factors, influence the farcical theater or alienation effects, own shows that aimed to discuss politics, or the conditions of performance on the street, where the expansion of the actor's presence is essential. Thus, the search for a performance with sensitive issues, expressed by the notion of invisible, becomes a challenge for the actor and a key issue for the study of street theater.
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ALMEIDA, Raquel Franco. Abri a roda minha gente: considerações acerca da relação espaço urbano-palhaça brincante-público. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; orientação Profa. Dra. Nara Graça Salles.
Atriz; palhaça."

PALAVRAS CHAVE: espaço urbano: roda: palhaça brincante: público.

"RESUMO
A palhaça brincante, a partir de sua corporeidade, assume o espaço urbano como ambiente da sua criação e atuação. A roda de rua nesse contexto configura-se enquanto pratica de espaço, acarretando para o trabalho cênico possibilidades de estratégias na relação espaço-palhaça brincante-público. Nesse sentido a rua, a cidade, os diferentes logradouros públicos são investigados enquanto espaços que metamorfoseiam relações e significados, sobretudo implicam neste estudo a configuração de espaços cênicos, onde a vivência dos aspectos que tramam a dinâmica da cidade são componentes explorados e associados ao processo criativo."

PALABRAS CLAVE: espacio urbano: rueda: brincante payaso: público.

"RESUMEN
El brincante payaso, la partie de su corporeidad, assume que el espacio urbano como medio ambiente de su creación y acción. La rueda de la calle en este contexto se configura como práctica de la espacio, causando para trabajar escénica posibilidades de la estratégias en relácion espacio urbano-brincante payaso-público. Em este sentido la calle, la ciudad, los lugares públicos diferentes son investigados como espacios que metamorfosean relaciones y significados, especialmente en este estúdio consiste em la criação de espacios escénicos, donde la experiencia de los aspectos que tejen la dinâmica de la ciudad son componente explorado y asociado com el proceso creativo."




ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Culturas populares e suas relações com o teatro político de rua: breve panorama teórico e apontamentos de uma práxis contemporânea. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Unesp. Unesp, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Mestrado. Prof. orientador: Alexandre Mate. Bolsista CAPES. Ator e arte-educador do Coletivo ALMA.

Cultura popular: teatro de rua: teatro político

"O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, acerca do teatro político de rua de dois coletivos artísticos do extremo leste de São Paulo: Dolores e ALMA. Neste artigo, nossa primeira intenção é traçar um panorama introdutório das pesquisas a respeito do tema cultura popular e, dentro dele, o binômio reprodução-subversão, destacando ainda entre as obras pesquisadas, alguns pontos relevantes que se referem ao teatro praticado em espaços abertos.
Consideramos que o teatro de rua praticado por ambos os coletivos-foco desta pesquisa tem dois antecedentes históricos comuns: as manifestações culturais populares de rua e o teatro político. Assim, o entendimento da dimensão política das ações destes coletivos está relacionado também à reflexão acerca das dimensões políticas implícitas ou explícitas nas manifestações populares ao longo dos séculos.
Ao final, tecemos algumas relações entre a revisão teórica acerca do tema cultura popular e as ações carnavalescas ressignificadas do Carnaval Contra-hegemônico, praticadas desde 2010 pelo bloco Unidos da Madrugada (promovido pelo Dolores) e por blocos parceiros."

Popular culture: street theater: politic theater

"This work is part of research in progress on the political street theater of two artistic groups from the East Side of the City of São Paulo, namely: Dolores and ALMA. In this article, our primary purpose is to present an introductory overview of research on the subject of popular culture and, within it, the reproduction-subversion pair, as well as emphasizing some relevant points in the surveyed bibliography that refer to theater that takes place in open spaces.
We believe that the street theater practiced by both artistic groups that are the focus of this research has a shared historical background in two areas: popular cultural expressions and political theater. Thus, to understand the political dimension of these artistic groups’ actions, it is important to understand the political dimensions that are implicit or explicit in popular culture over the centuries.
Finally, we make some connections between the theoretical review about the subject of popular culture and the actions of the Counter-hegemonic Carnival, a reframed carnival celebration begun in 2010 by Unidos da Madrugada carnival group (sponsored by Dolores) and partner groups."




BAFFI, Diego Elias. Escrita em Arte e Intervenção Urbana: pensando a grafia da ação cênica no espaço urbano. Curitiba: FAP/UNESPAR. FAP/UNESPAR; Professor Adjunto. Palhaço, Ator e Diretor.

Intervenção Urbana; Arte e Linguagem; Quandonde: Grupo de Intervenções Urbanas em Arte.

O Quandonde: Grupo de Intervenções Urbanas em Arte é um coletivo surgido dentro do projeto de pesquisa prático-teórico "Intervenções Urbanas em Arte: Um Lugar-Ação na Urbe", (2012/13 FAP/UNESPAR Curitiba/PR). O grupo vem realizando ações regulares no espaço público com posterior reflexão. As ações/ reflexões em relação às intervenções em arte tem seu lugar a partir da correlação entre teorias da linguagem e ação, presente em autores como Austin, Greiner e Certeau. O último, em seu "A Invenção do Cotidiano" desenvolve a concepção de práticas de espaço a partir de metáforas onde a relação entre fazer/dizer o espaço público se dá em similaridade com o processo de escrever/se inscrever em negociação entre normatizações pasteurizadoras e inscrições sub-reptícias de subjetivação em multiplicidade. Os resultados tem sido tanto práticos/artísticos quanto teóricos. O artigo conclui pela apresentação do pensamento de intervenção em arte em desenvolvimento pelo Grupo, onde a ação tem sido escolhida pela sua capacidade de estabelecer perguntas potentes que exijam do passante a construção de processos de reapropriação e subjetivação do espaço urbano conduzindo-o a uma nova experiência de si.

Urban Intervention; Art and Language; Quandonde: Group Interventions in Urban Art.

The Quandonde: Group Interventions in Urban Art is a collective that emerged within the theoretical-practical research project "Urban Interventions in Art: An Action-Place in the City" (2012/13 FAP / UNESPAR Curitiba / PR). The group has been carrying out regular actions in public space with post-reflection. The actions/thoughts in relation to interventions in art arise from the correlation between theories of language and action, present in authors such as Austin, Greiner and Certeau. The results have been both practical/artistic and theoretical. The article concludes by presenting the group’s developing thoughts about intervention in art, where action has been chosen for its ability to establish powerful questions that require passers-by to work through a process of reappropriation and subjectivity of urban space, leading them to a new experience of themselves.
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BENZA, Rodrigo. Explorando temas na oficina de teatro intercultural: Identidade, nterculturalidade e discriminação. Florianópolis, UDESC. PPGT-UDESC, Mestrado, Marcia Pompeo Nogueira. Bolsa CAPES/DS.

Teatro intercultural, oficina de teatro, Amazônia peruana

Entre agosto e outubro de 2011 realizei uma oficina de teatro intercultural com estudantes indígenas e mestiços da Universidad Intercultural de la Amazonía (UNIA) localizada na cidade de Pucallpa na Amazônia peruana. Os três temas mais relevantes que surgiram nas improvisações durante a oficina foram identidade cultural, interculturalidade e discriminação. O presente artigo apresenta como os participantes utilizaram o espaço teatral para expressar seus pontos de vista sobre estes temas, como estes são parte fundamental do seu cotidiano e como se relacionam com eles. Neste sentido, a oficina de teatro se apresenta como um espaço de exploração e reflexão sobre o contexto dos participantes e a própria sociedade.

Intercultural theatre, theatre workshop, Peruvian Amazon

Between August and October 2011, I conduct an intercultural theater workshop with indigenous and mestizo students of Universidad Intercultural de la Amazonia (UNIA) in Pucallpa, city located in the Peruvian Amazon. Three major themes emerged during the workshop based on improvisations: cultural identity, intercultural and discrimination. This article presents how participants used theatre to express their views of these important issues of their daily lives and how they relate with them. In this sense, the theater workshop is presented as a space of exploration and reflection on the participants’ context and on society.




BONILLA, María Fernanda Sarmiento. A qualidade subversiva da relação da atriz e do ator com a plateia no teatro de rua. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-UFBA. Mestrado, Gláucio Machado Santos. Atriz e professora.

Teatro de rua: preparação: treinamento na rua: ator.

"RESUMO
Esta comunicação trata do estudo de aspectos do teatro de rua e de como esse fazer artístico pode servir para a preparação de atores. O trabalho entende o ator como elemento de provocação perante a plateia na rua. De início, compõe-se um breve histórico a fim de posteriormente explorar a trajetória da relação do elenco com os espectadores e/ou transeuntes. O trabalho apoia-se na percepção de que as convenções estabelecidas pelo teatro realizado na caixa cênica fechada quebram-se com os múltiplos focos proporcionados pela rua. Em acréscimo, a pesquisa assume que o teatro de rua perturba a vida cotidiana porque invade um espaço que originalmente não é feito para a arte. Com isso, esta investigação busca constatar que a rua oferece outras ferramentas para o ofício da atuação, pois exige recursos expressivos específicos para os atores e torna mais variada a sua preparação. Para auxiliar esse estudo, apresentam-se descrições de partituras de treinamento elaboradas com o propósito de examinar a qualidade subversiva da relação entre os transeuntes e os atores."

Teatro callejero, preparación actoral, actor, entrenamiento en la calle.

"RESUMEN
Esta comunicación trata del estudio de aspectos del teatro callejero y de cómo ese oficio artístico puede servir para la preparación de actores. El trabajo entiende al actor como elemento de provocación frente a la platea en la calle. Inicialmente, se realiza un breve histórico con el fin de explorar posteriormente, la trayectoria de la relación del elenco con los espectadores y/o transeúntes. El trabajo se apoya en la percepción de que las convenciones establecidas por el teatro de sala se rompen con los múltiples focos proporcionados por la calle. Adicionalmente, la investigación asume que el teatro callejero perturba la vida cotidiana porque invade un espacio que originalmente no es hecho para el arte. Con esto, la investigación busca constatar que la calle ofrece otras herramientas para el oficio de la actuación, pues exige recursos expresivos específicos para los actores y torna más variada su preparación. Para auxiliar este estudio, se presentan descripciones de partituras de entrenamiento elaboradas con el propósito de examinar la cualidad subversiva de la relación entre los transeúntes y los actores."







CHIARI, Gabriela Serpa. Laboratório Madalena: inovação pedagógica para o gênero feminino. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,UNRIO. Mestrado. Orientador: Adilson Florentino. CAPES, mestrado. Atriz e multiplicadora do Método do Teatro do Oprimido.

Pedagogia teatral, gênero feminino, teatro do oprimido.

Madalena é um laboratório teatral de cidadania para mulheres, artistas do palco e da vida, em busca de identidade e visibilidade, dispostas a escrever uma nova história para si e para todas as mulheres. Sua metodologia é baseada nas técnicas do Teatro-Jornal, Teatro-Imagem, Arco Íris do Desejo, Teatro-Fórum e Estética do Oprimido, aliado as técnicas teatrais propostas pela diretora Alessandra Vannuci, criadora do Laboratório. O objetivo do “Laboratório Madalena” é a geração de conhecimento, autoconhecimento, apoderamento político e artístico no que diz respeito às mulheres, através do teatro. Ocorre atualmente em diversas regiões do Brasil e em países estrangeiros. Esta pesquisa vai averiguar algumas experiências de multiplicadoras nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando em consideração suas metodologias e adaptações e seus resultados.

Theatrical pedagogy, female gender, theater of the oppressed

Magdalene is a theatrical laboratory of citizenship for women, artists and stage of life, in search of identity and visibility, willing to write a new history for themselves and for all women. Its methodology is based on the techniques of Theatre Journal theatre, Image Theatre, Rainbow of Desire, Forum Theatre and Aesthetics of the Oppressed, combined with the techniques proposed by the theater director Alessandra Vannuci, creator of the Laboratory. The aim of the " Magdalene Laboratory " is the generation of knowledge, self-knowledge, political and artistic empowerment with regard to women through theater. It currently occurs in several regions of Brazil and in foreign countries. This research will examine some experiences of multipliers in the states of Rio de Janeiro and Minas Gerais, taking into account adjustments and their methodolog ies and adjustments and their results.





CONCEIÇÃO, Osvanilton de Jesus. Jongo e Jogo: Para uma Metodologia de Atuação no Teatro de Rua. Salvador-BA: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA.
Doutorando
Orientador; Gláucio Machado Santos"

Interpretação Teatral; Jongo; Jogo Teatral; Teatro de Rua

Essa pesquisa consiste na elaboração de uma proposta de treinamento para atores a partir da junção dos elementos musicais e movimentações presentes no Jongo com aspectos metodológicos e teatrais presentes no sistema de jogos teatrais desenvolvido pela arte-educadora norte-americana Viola Spolin (1906-1994). Com a realização dessa proposta, visamos criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento do potencial criativo, o alargamento da expressividade corporal e o aprimoramento vocal de atores, utilizando como parâmetro teatral os aspectos comuns ao teatro de rua brasileiro.

Theater Interpretation; Jongo; Theater Games; Brazilian Street Theater.

This research project aims at working up a proposal of popular training for actors by the junction of the musical and movement elements presented in the Jongo, with the methodological and theatrical aspects presented in the system of the games developed by Viola Spolin (1906-1994).We aim at generating a propitious space for the development of the creative potential, the improvement of the body expression and the vocal enhancement of actors. In order to achieve this goal, we will use as a theatrical parameter the common aspects found in the Brazilian Street Theater.






GASPERI, Marcelo Rocco. A estetização do cotidiano: A rua como lócus privilegiado do fazer teatral. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ; Professor Assistente. Diretor Teatral.

Estetização. Cotidiano. Rua. Performance. Intervenção urbana.

O presente texto irá analisar determinadas criações cênicas – performáticas realizadas por dois coletivos teatrais nos primeiros meses de 2012, em duas cidades mineiras e investigar como tais coletivos trabalham intervenções no cotidiano das ruas sob o aspecto da recepção estética. O primeiro coletivo denomina-se Obscena, situado em Belo Horizonte (MG) e o segundo coletivo é um Grupo de Pesquisa teórico-prática da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ - MG), denominado “Transeuntes: Estudos sobre Performance”. A idéia parte do desejo do autor deste texto em estabelecer possíveis reflexões sobre os diferentes impactos que as intervenções urbanas ocasionam nestas duas cidades, já que ambos os coletivos instituíram as ruas como locais de pesquisa e ocupação, sendo que: Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, uma metrópole com um fluxo ininterrupto de transeuntes que circulam por todo o seu eixo, e São João Del Rei, cidade histórica do interior de Minas Gerais, possui uma tradição cultural enraizada na mineração e no catolicismo, com um fluxo menor de transeuntes em seu cotidiano, mas com grande potencial para o discurso cênico.

Aestheticization. Daily. Street. Performing Art. Urban intervention.

This text will examine certain scenic creations - made by two theatrical collectives in the early months of 2012 in two mining towns and investigate how such interventions in daily collective work of the streets under the aspect of aesthetic reception. The first collective called “Obscena”, located in Belo Horizonte (MG) and the second is a collective research group theory and practice of the Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - MG), called "Transeuntes: Estudos sobre Performance”. The idea and desire of the author of this text to establish possible reflections on the different impacts that cause urban interventions can cause in these two cities as both collectives instituted the streets as local search and occupation, as follows: Belo Horizonte, the capital of Minas Gerais, a metropolis with an uninterrupted flow of pedestrians moving around its axis, and São João Del Rei, a historic city in Minas Gerais, has a cultural tradition rooted in mining and Catholicism, with a smaller flow of pedestrians in their daily lives, but with great potential for scenic discourse.





JÁCOME, Cecília Lauritzen. Um teatro em busca de si mesmo. Porto Alegre: UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado; Vera Lúcia Bertoni dos Santos. Bolsista CAPES; Mestrado. Atriz.

teatro; espaço urbano; grupo

"RESUMO
O estudo constitui parte das análises da pesquisa de Mestrado intitulada “Processos de preparação cênica e de ocupação da rua pelo teatro: um estudo a partir de grupos atuantes em Porto Alegre”. A questão central da investigação envolve noções que estão implicadas nas relações entre teatro e cidade. Como procedimento metodológico realizaram-se entrevistas com artistas representantes de cinco grupos atuantes de Porto Alegre, que possuem, em medidas diferentes, experiências teatrais no espaço urbano. Os depoimentos evidenciam algumas dúvidas com relação às suas práticas, que os levam a se questionar sobre a natureza dos seus próprios fazeres teatrais “de rua”, ou “na rua”. Como conceituar as práticas teatrais realizadas nos espaços urbanos a partir de enquadramentos tão correntes, mas que não parecem comportar a diversidade da produção contemporânea? Nesse sentido, o estudo busca ampliar a compreensão a respeito das práticas contemporâneas de teatro no espaço urbano a partir dos estudos de André Carreira, Evelyn Furquim e Narciso Telles, colocando em diálogo diferentes experiências de grupo que contribuem com a problematização referente às noções mencionadas."

theater; urban space; group

"ABSTRACT
The study is part of the analysis of Master research titled ""Process for scenic preparation and occupation by the street theater: a study from groups working in Porto Alegre"". The central question of research involves concepts that are involved in the relationship between theater and the city. As a methodological procedure held interviews with representatives of five artists working groups of Porto Alegre, which have, in different measures, theatrical experiences in urban space. The interviews show some doubt about their practices, which lead them to inquire about the nature of their own doings theatrical ""of street"" or ""in the street"". How can we conceptualize the theatrical practices usually done on urban space, but which do not appear to involve the production of contemporary diversity? In this sense, the study seeks to broaden the understanding of contemporary theater practice in urban studies from André Carreira, Evelyn Furquim and Narciso Telles, putting in different dialog group experiences that contribute to the questioning regarding the concepts mentioned."




MARTINS, José Batista (Zebba Dal Farra). Notas sobre escuta, ressonância, memória e vocalidade poética. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP). Departamento de Artes Cênicas, professor efetivo. Músico e encenador.

Teatro: escuta: ressonância: memória: vocalidae poética

"NOTAS SOBRE ESCUTA, RESSONÂNCIA, MEMÓRIA E VOCALIDADE POÉTICA
A partir de fragmentos de textos de Jean-Luc Nancy (“A la escucha”), Walter Benjamin (“Direción única”) e Jorge Larrosa (“Dar a ler... talvez”), o artigo busca estabelecer certas conexões entre escuta, ressonância e memória, para a construção da vocalidade poética. Trata-se de assumir que tal vocalidade transita entre fala e canto, em suas alternâncias, colisões e contaminações, e depende fortemente do contato do ator com o texto, ou seja, de sua competência para colocar-se em escuta, já que existe um paralelo entre as atitudes de ler e escutar, entre os atos de escrever e dizer. No percurso da abordagem, descrevem-se algumas experiências de escuta, ressonância e memória, realizadas em processos com alunos da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP)."

Teatro: escucha: resonancia: memoria

"NOTAS SOBRE ESCUCHA, RESONANCIA, MEMORIA Y VOCALIDAD POÉTICA
A partir de fragmentos de textos de Jean-Luc Nancy (“A la escucha”), Walter Benjamin (“Direción única”) e Jorge Larrosa (“Dar a ler... tal vez”), el artículo busca establecer ciertas conexiones entre escucha, resonancia y memoria, para la construción de la vocalidad poética. Trata-se de asumir que la vocalidad transita entre habla y canto, en sus alternâncias, colisiones e contaminaciones, y depende fuertemente del contacto del actor con el texto, es decir, de su competencia para ponerse en escucha, ya que existe un paralelo entre las actitudes de leer y escuchar, entre los actos de escribir y decir. En el trayecto dei abordaje, se presentan algunas experiencias de escucha, resonancia y memoria, de procesos con alumnos de la graduación y del posgrado del Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP)."




SANCTUM, Flavio. Pensamento Sensível e Pensamento Simbólico - Uma Concepção Boalina da Arte. Rio de Janeiro: UniRio - Universidade do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC, Doutorado, Zeca Ligiero. Bolsista da CAPES, doutorando. Ator, diretor e professor de Artes Cênicas.

Teatro do Oprimido: Boal: Estética

"RESUMO
O presente artigo analisa a teoria defendida por Augusto Boal em sua última obra intitulada A Estética do Oprimido (2009), que se baseia em teóricos como Aristóteles, Alexander Baumgarten, Walter Benjamin, Bertolt Brecht para nos mostrar as razões de um caminho que, para ele, nos leva à terceira guerra mundial – que ele chama de “Guerra dos Sentidos”. No ponto de vista do teatrólogo, a sociedade passa por um processo de mudanças políticas onde um determinado grupo se mantém no poder e, a partir de uma ideologia opressora controla os meios estéticos de produção através da comunicação de massa e a indústria do entretenimento. O artigo analisa as duas formas de pensamento sugeridas por Boal: o Sensível e o Simbólico. A degradação da produção artística dos oprimidos leva à inibição do pensamento sensível, enfraquecendo nossa percepção metafórica do mundo. Para Boal, somente através da conjugação dessas duas formas de pensar o ser humano é capaz de produzir arte para, através dela, se defender da opressão sensorial e conseguintemente da opressão perpassada ao seu corpo e mente. Nesse artigo será apresentado alguns avanços do Teatro do Oprimido a partir da proposta de Boal."

Theatre of the Oppressed: Augusto Boal: Aesthetics

"ABSTRACT
This article analyzes the theory advocated by Augusto Boal in his latest book entitled The Aesthetics of the Oppressed (2009), which is based on theorists such as Aristotle, Alexander Baumgarten, Walter Benjamin, Bertolt Brecht to show us the reasons for a way to he takes us to the third world war - which he calls the ""war of the Senses."" In view of the playwright, the company goes through a process of political change where a particular group remains in power, and from an oppressive ideology controls the aesthetic means of production through the mass media and entertainment industries. The article analyzes the two forms of thought suggested by Boal: the Sensitive and Symbolic. The degradation of the artistic production of the oppressed leads to inhibition of sensitive thought, weakening our perception of the world metaphorically. For Boal, only through the combination of these two ways of thinking human beings are capable of producing art for through it, to defend themselves from sensory oppression and also of the oppression pervaded his body and mind. This article will show some progress of the Theatre of the Oppressed from the proposed Boal."




SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. Arlecchino e Mateus, duas Máscaras Cômicas Demoníacas. São Paulo: IA-UNESP. UNESP; Doutorado; Mário Fernando Bolognesi. CAPES; Doutorado. Diretor, Ator, Pesquisador e Professor.

Máscara: Arlecchino: Commedia dell'Arte: Cavalo Marinho: Comicidade.

"RESUMO
Este estudo traça um paralelo com as semelhanças demoníacas de duas máscaras cênicas que se apresentam sempre na cor preta, Arlecchino da Commedia dell’Arte, objeto de couro e Mateus do Cavalo Marinho Pernambuco, pintado no rosto.
Partindo de um breve histórico com as proximidades profanas de seus antecessores que originaram o Arlecchino e a figura de Mateus. Estas duas máscaras possuem caráteres zoomórficos que são acrescidas de uma movimentação gestual grotesca e agressiva e utiliza-se de objetos que lhe são verdadeiros amuletos, executando um rito celebrativo. Desde Francisco Borromeu, no século XVI, quando expulsa a máscara do rito sagrado católico e estas vão para rua, divertir o público transeunte, tem, ainda hoje, o espaço público para as apresentações do Cavalo Marinho no período sagrado, o Ciclo Natalino, mas com todas as características profanas.
Este estudo resalta também como estes atores, performances ou brincantes que se utilizam destas máscaras demoníacas acabam tendo uma longevidade representativa. E por fim faz-se um paralelo dos recursos cênicos utilizados em cada uma destas máscaras pretas."

Mask: Arlecchino: Commedia dell'Arte: Cavalo Marinho: Comedy.

"Abstract
This study draws a parallel with the similarities of two demonic scenic masks that have always in black, Arlecchino of the Commedia dell'Arte, leather object and Mateus of Cavalo Marinho of Pernambuco, painted on his face. Starting with a brief history with the profane close of his predecessors who originated the Arlecchino and the figure of Mateus. These two characters have zoomorphic masks that are added to a grotesque gestures and aggressive drive and is used for objects that are real charms, performing a ritual celebration. From Francis Borromeo in the sixteenth century, when expelled from the mask of sacred rite Catholic and they go to the streets, entertaining the public passer, has, even today, the public space for presentations of the Cavalo Marinho in sacred time, the cycle Natalino, but having all of the profane. This study also brings out how these actors, performances and revelers who use these demonic masks end up having a representative longevity. Finally it is a comparison of the scenic features used in each of the black masks."




"SANTOS, Márcio Silveira dos. Dramaturgia para Teatro de Rua - Reflexões a cerca do processo dramatúrgico da peça O Bom Quixote - Delírio Urbano. Caxias do Sul: Grupo de Teatro UEBA Produtos Notáveis. Pesquisador, Ator e Diretor.
Área de Estudo: Artes Cênicas na Rua
Sem vínculos a Instituições de Ensino Superior
Titulação: Mestre em Artes Cênicas/UFRGS
Atuação Profissional: Pesquisador, dramaturgo, ator e diretor do Grupo Teatral Manjericão."

Palavras-chave: Teatro de Rua. Dramaturgia. Grupo UEBA Produtos Notáveis. Políticas Públicas. Arte Pública.

"RESUMO
O presente trabalho se constitui a partir de um relato reflexivo a cerca do processo de escrita dramatúrgica que realizei para o espetáculo de teatro de rua: O Bom Quixote - Delírio Urbano, do Grupo de Teatro Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O Grupo teve desde o inicio da criação deste espetáculo, a proposta de contextualizar para os dias atuais a clássica história de cavalaria, Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Após doze meses de árduo trabalho o espetáculo teve sua estréia no dia 27/11/2011 na Praça Dante Alighieri, Caxias do Sul/RS. Pretendo estabelecer aqui tessituras reflexivas para um possível entendimento de uma dramaturgia para teatro de rua na atualidade. Tendo por base de reflexão crítica as bibliografias sobre Teatro de Rua, as anotações do processo e o material produzido do espetáculo, como fotos e vídeos, e os trabalhos teóricos de Martin Esslin, Jean Jacques Roubine, Peter Szondi, Hans Thies Lehmann, Eric Bentley, Patrice Pavis, dentre outros."

Most-clés: Théâtre de rue. Dramaturgie. Grupo UEBA Produtos Notáveis. Des politiques publiques. D'art public.

"RESUMÉ
Le présent ouvrage est d'un rapport sur le drame processus d'ecriture réflexive que j'ai fait pour le spectacle de théâtre de rue: O Bom Quixote - Delírio Urbano, Grupo de Teatro UEBA Produtos Notáveis, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Le groupe avait depuis Le début de La création de CE spectacle, Le contexte proposé pour conte classique d'aujourd'hui de La chevalerie, Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Après douze móis de travail acharné Le spectacle a été créée Le 27/11/2011 sur La Praça Dante Alighieri, Caxias do Sul/RS. J'ai l'intention de s'installer ici pour une compréhension tecituras possible Le reflet de la dramaturgie pour un théâtre de rue aujourd'hui. Sur la base des bibliographies de réflexion critique sur le théâtre de rue, les notes du processus et le matériel produit le spectacle, tels que des photos et des vídeos, ET Le travail théorique de Martin Esslin, Jean-Jacques Roubine, Peter Szondi, Hans Thies Lehmann, Eric Bentley, Patrice Pavis, entre autres."




SANTOS, Toni Edson Costa. Migrante Carcará – um exercício acadêmico de intervenção urbana. Salvador: UFBA. UFBA, doutorando, Eliene Benício. CNPQ, doutorando. Ator e diretor.

Teatro de rua; Academia; Processo, Invasão

A presente comunicação tem enfoque no processo conduzido por mim na disciplina Carnavalização e Teatro de Rua, no primeiro semestre de 2010 como professor substituto do curso de Bacharelado em Teatro da UFSC. Essa disciplina intenta estudar a interação e a percepção em espaços alternativos, além de discutir o Teatro de Rua como modalidade teatral específica que se apresenta em sua multiplicidade a partir da relação com o urbano. Durante o processo são realizados estudos acerca da Commedia dell’Arte para desenvolver um estado de “escuta total”, que envolve plenitude, reação, criatividade e abertura. Ainda pensando o aporte teórico, são realizados seminários sobre Teatro Popular de Rua e a criação coletiva, e sobre como o movimento de Teatro de Rua nacional tem se articulado, partindo principalmente da RBTR e da produção recente de grupos de Teatro de Rua. O processo é finalizado com uma intervenção intitulada Migrante Carcará, que parte da canção Violeira, de Chico Buarque e se compõe em forma de invasão, contendo ainda cenas de Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto.

Street theater; Academy; Process, Invasion

This communication focuses on the process conducted by me in the discipline Carnivalization and Street Theatre, in the first half of 2010 as a substitute teacher in the course of Bachelor of Theatre at UFSC. This discipline attempts to study the interaction and the perception in alternative spaces, and to discuss the Street Theatre as a modality specific theater that presents itself in its multiplicity from the relationship with the city. During the process are carried out studies of the Commedia dell'Arte to develop a state of "full hearing" involving fullness, the reaction, creativity and openness. Still thinking about the theoretical, seminars are held on the Street Popular Theatre and collective creation, and how the movement of National Street Theatre has articulated, based mainly on RBTR and the recent production of street theater groups. The process ends with a speech entitled Migrante Carcará that part of the song Violeira, Chico Buarque and is composed in the form of invasion, and contains scenes of Ariano Suassuna and João Cabral de Melo Neto.




SILVEIRA, Aressa Egly Rios da. A Festa de Reis no Brasil, Peru e Colômbia: miscigenação racial, resistência cultural e restauração do comportamento - uma performance cultural. Rio de Janeiro: UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, doutorado, Zeca Ligiéro. CAPES, 5. Arte-educadora, professora de pós-graduação, contadora de histórias, atriz e pesquisadora de cultura popular.

cultura popular latinoamericana: miscigenação racial: resistência cultural: Festa de Reis: performance

Esta comunicação investiga e analisa, os processos de miscigenação racial, resistência cultural e restauração do comportamento ocorridos nos diferentes países latinoamericanos – Brasil, Peru e Colômbia – no contexto dos festejos que têm como mito originário a passagem da bíblia que narra a saga dos três Reis Magos (Festa de Reis) – e a presença da máscara neste festejo, que em cada pais e cidade atende por diferentes nomes. No caso deste trabalho, conforme os países e cidades pesquisadas a festa responde pelos seguinte nomes: Brasil/Rio de Janeiro – Folia de Reis; Colombia/Riosucio – Carnaval del Diablo; Peru/Ollantaytambo – Bajada de Reyes. Através de pesquisa teórica e de campo, este trabalho, fruto da investigação para a elaboração da tese de doutoramento, ainda em processo, pretende expandir os estudos em cultura popular, indo além das fronteiras brasileiras e estabelecendo um diálogo com os países latinoamericanos."

The Feast of Kings in Brazil, Peru and Colombia: racial miscegenation, cultural resistance and restoration of THE behavior - a cultural performance.

This communication investigates and analyzes the processes of racial miscegenation, cultural resistance and restoration of the behavior occurring in the different Latin American countries - Brazil, Peru and Colombia - in the context of celebrations that have as their origin myth of the Biblical passage that tells the saga of the three Kings Magos (Feast of Kings) - and the presence of the mask in this celebration, that in every country and city goes by different names. In the case of this work, as the countries and cities surveyed by the party answers the following names: Brazil / Rio de Janeiro - Folia de Reis, Colombia / Riosucio - Carnaval del Diablo, Peru / Ollantaytambo - Bajada de Reyes. Through theoretical and field research, this work, the fruit of research for the preparation of the thesis, still in process, intends to expand his studies in popular culture, beyond Brazil's borders and establishing a dialogue with Latin American countries."
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SOARES, Taína Assis. O Teatro-fórum com trabalhadores da indústria: aplicação das técnicas da poética do oprimido a partir de memórias corporais para elaboração de uma “performance corporal” no espetáculo Revolução na América do Sul. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Mestrado em curso; Antonia Pereira Bezerra. Bolsista do CNPq de Apoio Técnico de nível superior. Atriz e Educadora.

Teatro do Oprimido; Corpo; Trabalhador.

"RESUMO
O artigo pretende analisar os aspectos pedagógicos e políticos do processo artístico do projeto intitulado Teatro-Fórum e Pedagogia da Intervenção: Dimensões Político-Formativas com os Trabalhadores da Indústria, desenvolvido com o grupo de teatro Embasart da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. O foco da abordagem recai sobre a análise do processo de preparação e expressão corporal dos integrantes para a construção da personagem, elucidando o significado do termo “performance”, empregado aqui como caracterização do desempenho dos atores no processo de construção da personagem. O objetivo consiste precisamente na análise do processo criativo em que o corpo – a partir de imagens, movimentos e gestos – serviu de matéria-prima para revelar, desvendar e discutir as questões de opressão apontadas dentro e fora da empresa: um corpo atuante. Nessa perspectiva, propõe-se uma análise dos processos de construção corporal e os resultados estéticos na cena, considerando as estratégias de planejamento pedagógico utilizadas para a preparação corporal e os recursos e efeitos cênicos adotados para corroborar a montagem final do espetáculo Revolução na América do Sul."

Theathe of the Opressed; Body; Workers.

"ABSTRACT
The article analyzes the political and pedagogical aspects of the artistic process of the project titled Forum Theatre and Education Intervention: Political and Formative Dimensions with Industry Workers, developed with the theater group Embasart from the Bahia’s Enterprise of Water and Sanitation - Embasa. The focus of the approach rests on the analysis of the preparation process and body expression of members to the building of character, clarifying the meaning of the term ""performance"", used here as characterizing the development of the actors in the process of building character. The goal is precisely the analysis of the creative process of the body – based in images, movements and gestures – which served as the raw material to reveal, disclose and discuss the issues of oppression pointed inside and outside the enterprise: an active body. From this perspective, we propose an analysis of processes of body building and aesthetic’s results of the scene, considering the pedagogical planning strategies used to prepare body and the resources and scenic effects adopted to support the final mounting of the presentation Revolution in South America."




TRINDADE, Jussara. O teatro de rua e a praça. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora teatral.

Teatro de rua: cidade: praça   

Na obra Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio (2006) Susana Gastal defende a tese de que é possível organizar uma leitura da cidade a partir de determinados “textos” significantes. Destacam-se, no contexto estudado pela autora, três significantes - a praça, o monumento e o palco – para abordar as categorias de espaço, tempo e visualidade. A praça é a matriz significante escolhida para analisar a construção de sentido na cidade, com base na importância que a praça (enquanto elemento urbano físico) assume na constituição histórica e social do ocidente, ao legar à contemporaneidade um imaginário onde ela é tanto espaço inerente ao exercício da cidadania (a polis grega), quanto local de trocas de mercadorias, de encontro e de festa (a cidade medieval). Com base nas reflexões de Gastal, proponho pensar o teatro de rua como uma modalidade teatral cujas práticas reconstituem a praça no imaginário da cidade, no momento em que um espetáculo de rua lhe é apresentado, independentemente da forma utilizada para ocupar fisicamente o espaço urbano."

Street theater: city: square

In the book Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio (2006) Susana Gastal defends the thesis that it is possible to organize a reading of the city from certain ""texts"" significant. Remarkable, in the context studied by the author, three significant - the square, the monument and the stage - to address the categories of space, time and visuality. The square is the significant array chosen to analyze the construction of meaning in the city, based on the importance of the square (as an element the physical urban) takes the social and historical constitution of the West, the contemporary bequeath to an imaginary space where it is both inherently the exercise of citizenship (the Greek polis), and local exchange of goods, meeting and party (medieval city). Based on the reflections of Gastal, I propose to think street theater as a theater form whose practices reconstitute the square in the imaginary city, at the time a street spectacle is presented to him, regardless of the form used to physically occupy urban space.




TURLE, Licko. O Teatro de Rua e a Arte Pública: uma possível apropriação de conceito. Rio de Janeiro: UNIRIO. Professor Bolsista Pós-Doutorado PPGAC/CAPES/FAPERJ, orientador Prof. Zeca Ligiero. ator e diretor teatral. Integrante do grupo Tá na Rua do Rio de Janeiro.

Arte Pública, Teatro de Rua, Teatro Público

Esta comunicação tem como objetivo investigar a possibilidade de compreendermos a modalidade teatro de rua como Arte Pública, tendo como ponto de partida, a comparação entre o teatro realizado no espaço fechado com aquele realizado no espaço aberto, utilizando como recurso a mesma idéia de quadro comparativo de Bertold Brecht entre as formas do drama o e o épico. Arte Pública é um conceito consagrado no campo das artes plásticas que define toda e qualquer obra de arte, permanente ou temporária, realizada em espaços públicos, de grande circulação e com acesso livre que transforma o transeunte em público de arte. Utilizando a analogia explicativa é possível transpor este conceito para as artes cênicas de rua, uma vez que esta cumpre os mesmos objetivos e características do conceito de Arte Pública. Com esta afirmação, o artigo pretende contribuir para a formulação de políticas públicas culturais, qualificar a discussão sobre o uso do espaço público, motivo de disputa econômica, social e política e, compreender este momento onde os artistas-trabalhadores das artes cênicas de rua se organizam, desenvolvem massa crítica e buscam participação nas decisões políticas da sociedade.

Arte Pública - Teatro Callejero - Teatro Público -

Esta comunicación tiene cómo obyetivo investigar la posibilidad de comprensión de la modalidad teatro callejero cómo Arte Pública, tendo como punto de partida, la comparación entre lo teatro callejero y lo de espacios cerrados, utilizando como recursos la misma idéia de cuadro comparativo de Brecht entre lãs formas del drama y del épico . Arte Pública és un concepto consagrado em lo campo de las artes plásticas que define toda y cualquier obra de arte, permanente o temporária, realizada en espacios públicos, de gran circulación de personas e com acceso libre que cambia el transeunte em público de arte. Utilizando la analogía explicatica és posíblel transponer este concepto para las artes escênicas callejeras, una vez que esta cumpre los mismos objectivos e características de lo concepto de Arte Pública. Cón esta afirmación, esto artículo visa: hacer uma contribuición para la formulación de políticas públicas culturales, calificar la discusión sobre el uso de lo espacio público, motivo de disputa econômica, social y política y, compreender esto momento onde los artistas-trabajadores de las artes escênicas callejeras se organizam, desarrollan masa crítica e búscan sú participación




UGLIARA, Milene Valentir. Coletivo Mapa Xilográfco: intervenções na metrópole paulistana. Cidade de São Paulo: Unesp – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. Mestranda com orientação de Carminda Mendes André; bolsa Capes. Performer e educadora.

intervenção urbana, urbanização, memória, coletividade.

"RESUMO
Este trabalho irá tratar das experiências e intervenções artísticas do coletivo Mapa Xilográfico no que se relaciona à ação diante de uma crítica à urbanização da cidade de São Paulo. 
O coletivo atua artisticamente, desde 2006 até os dias de hoje, na metrópole paulistana no intuito de experimentar com seus habitantes-praticantes uma relação de vivência, encontros, criações e a possibilidade de apropriação do fazer-pensar o espaço vivido. O grupo vai de bairro a bairro criando coletivos fluidos com os moradores de cada local no propósito de ativar a relação história-memória-experiência no lugar habitado. 
Neste trabalho serão trazidas as intervenções urbanas criadas pelo coletivo em cada lugar de suas trajetórias e serão analisadas as relações das mesmas com uma crítica e interpretação levantada junto aos próprios moradores acerca do espaço urbano. Entre os temas mais relevantes já elencados estão a perda dos espaços de encontro, o espaço público regido pelo setor privado e a ação coletiva como forma de resistência e reinvenção do espaço.
Para aproximar essa comunicação à experiência vivida serão trazidas as imagens das ações, os relatos dos participantes e suas reflexões sobre o vivido."

Urban intervation, urbanization, memory, coletivity

"ABSTRACT
This paper will tell the experiences and the collective artistic interventions about the Mapa Xilográfico group as it relates to the action about a critical urbanization of the city of Sao Paulo.
The collective works artistically, from 2006 until the present day, in the metropole of São Paulo in order to experiment with its inhabitants - practitioners, experience a relationship, dating, creations and the possibility of appropriation of thinking-doing the living space. The group goes from neighborhood to neighborhood creating a fluid collective with the residents of each locality in order to activate the relationship history-memory-experience in the place inhabited.
This work will be brought urban interventions created by the collective in each place of their careers and will be analyzing the relationship among them with a critical interpretation and raised along with the residents about urban space. Among the most relevant are listed as the loss of meeting spaces, public space governed by the private sector and collective action as a form of resistance and reinvention of space.
To bring this communication to experience will be brought images of the shares, the accounts of participants and their reflections on the lived."