VII Congresso da ABRACE

 

Dramaturgia, tradição e contemporaneidade

"ALBUCK, Diego. (Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque)
Narrativas em trânsito midiático: uma experiência no Grupo de Estudos em Dramaturgia* .
Salvador: Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Catarina Sant´Anna.
Ator e Dramaturgo.
*Grupo de Estudos em Dramaturgia da Fundação Joaquim Nabuco, Recife – Pernambuco."

Dramaturgia, Websérie, Mídias.
Com a proposta de ampliar os estudos de dramaturgia iniciado no curso Dramaturgia na fronteira das linguagens em 2008, os integrantes, juntamente com o dramaturgo, diretor e videasta Luiz Felipe Botelho, abriram seleção para novos membros, e em 2009, criaram um Grupo de Estudos sobre dramaturgia e o trabalho do ator, tendo a dramaturgia como fio condutor dos processos e experimentos que investigam o hibridismo das linguagens. Num trabalho integrado entre os núcleos, o grupo desenvolveu uma série construída para a internet, com enfoque no melodrama televisivo, Stufana (2009-2012) com cinco episódios, desdobrados em nove para a internet, e um sexto não gravado convertido em leitura dramática e radionovela. Este artigo apresenta um relato de experiência descrevendo as etapas do processo de construção da série e a escolha de transposição para outras mídias, este objeto de estudo que constituirá minha futura dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA.
Drama, Web-series, Medias.
With the proposal to extend the studies initiated in playwriting course Dramaturgia na fronteira das linguagens in 2008, the members, along with playwright, director and video artist Luiz Felipe Botelho, select open for new members, and in 2009, create a Study Group on drama and the actor's work, and the drama as a thread of processes and experiments that investigate the hybrid languages. In collaboration between the cores, the group developed a series built for web, focusing on television melodrama, Stufana (2009-2012) with five episodes, split into nine to the internet, and a sixth is not recorded and converted into a dramatic reading and soap opera. This article presents an experience report describing the steps of the construction of the series and choose transposed into other Medias.



ALVIM, Valeska Ribeiro; BRAGA, Claudia Mariza. A Dramaturgia na Dança Contemporânea Brasileira: as Experiências de Colaboração entre Coreógrafa e Dramaturgista nos Trabalhos de Lia Rodrigues e Silva Soter. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas; Mestranda; Claudia Mariza Braga.FAPESP; Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora colaboradora do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas.
Dramaturgias Contemporâneas e Processos de Criação.
Esse artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da expansão dos limites da dramaturgia para além das já conhecidas demarcações exclusivas da prática teatral. Atualmente, a dramaturgia é um dos mais importantes temas da arte contemporânea, pois se fala não apenas da dramaturgia do texto teatral, mas da dramaturgia do corpo, da dramaturgia da dança e do espetáculo. Dentro desse universo, buscaremos compreender a construção da dramaturgia na Dança Contemporânea por meio das discussões que emergem da relação entre coreógrafo e o dramaturgista, com a intenção de identificar, em cena, a concepção expressa por elas sobre o que vem a ser a dramaturgia e suas especificidades. Para tanto, utilizamos uma abordagem teórico-analítica, implementada pela combinação da análise de espetáculo com levantamento documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas que possam suscitar questões e respostas sobre o tema. A pesquisa é extremamente relevante, se entendido que o conhecimento acerca do conceito de dramaturgia em dança é fundamental para melhor compreensão da necessidade de algumas danças contemporâneas, convidarem dramaturgistas para a realização de seus trabalhos.
Contemporary Dramaturgy and Process of Creation.
Since the early nineties, the boundaries of dramaturgy have expanded beyond the already known exclusive theatrical practice demarcations. Nowadays, dramaturgy is one of the most important themes of contemporary art, inasmuch as it is not only about the dramaturgy of theatrical text, but also of the body, dance, and show. Within this universe, we seek to understand the construction of dramaturgy in contemporary dance, through the discussions that emerge from the relation between choreographer and playwright, with the intent of identifying, in the scene as well as in the speech, the concept expressed by them on what dramaturgy happens to be, and the insertion of the playwright into the specificities. Therefore, we’ll make use of a theoretical-analytical approach, implemented through the combination of show analysis with collecting of documents and the use of semi-structured interviews that might bring questions and answers up on the theme.The research is extremely relevant to understand that knowledge about the concept of dramaturgy in dance is fundamental to a better understanding of the need of some contemporary dances, invite dramaturgistas to perform their jobs.
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ARY, Rafael. A formação de dramaturgos no Brasil. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Pós-graduação em Artes da Cena, Doutorado, Mario Alberto de Santana. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Bolsa de Doutorado. Dramaturgo e Ator.
Dramaturgia: Processo Colaborativo: Aprendizagem
Este trabalho apresenta uma primeira reflexão a respeito da minha pesquisa de doutorado em andamento. Trata-se de um estudo sobre a formação de novos dramaturgos a partir de experiências em processos colaborativos que foram realizados por grupos de teatro em todo o território nacional desde a década de 1990. A possibilidade de experimentar em sala de ensaio fomentou a aprendizagem de uma geração de dramaturgos que, dada as características polifônicas do processo colaborativo, tornou sua escrita mais próxima da cena. O trabalho do dramaturgo em processos colaborativos preencheu, por vezes, a lacuna deixada pela falta de escolas de formação em dramaturgia no Brasil.
Dramaturgy: Collaborative Process: Learning
This work presents a first reflection on my doctoral research in progress. This is a study about the formation of new playwrights, with experience in collaborative processes, performed by theater groups around the country since the 1990s. The possibility of experimenting on rehearsal room promoted the learning of a generation of playwrights. The work in collaborative processes filled the gap left by the lack of drama schools in Brazil.



BAUMGÄRTEL, Stephan. Memória enquanto escrita sintomática e simbólica: reflexões sobre sobreposições temporais e rupturas narrativas em A Sacra Folia de Luis Alberto de Abreu. Florianópolis: PPGT/UDESC.
Dramaturgia brasileira – Mimese representacional – Mimese performativa – Luis Alberto de Abreu
A presente comunicação parte de uma diferenciação entre dois tipos de memória, uma memória representacional ou simbólica, e uma memória performativa ou sintomática. A primeira lembra o passado e simultaneamente apresenta uma interpretação, um sentido, desse conteúdo que está mantido na distância temporal. A segunda apresenta este passado enquanto uma força que age sobre o sujeito que se lembra, por meio de estruturas sintomáticas cujo sentido precisa ser descoberto. A partir dessa perspectiva, o trabalho analisa trechos de textos do dramaturgo Luis Alberto de Abreu no que diz respeito à construção de estruturas mnemônicas, à organização temporal de sua narrativa e ao impacto sobre a dupla enunciação do discurso teatral que as modificações na representação da memória provocam. Percebo no jogo entre a memória enquanto escrita simbólica e/ou sintomática um jogo entre estruturas representacionais e performativas que alicerça a dramaturgia não-dramática contemporânea.
Brazilian dramaturgy – representational mimesis – performative mimesis – Luis Alberto de Abreu
The present paper is based on a differentiation between two types of memory: a memory that expresses itself through a representational or symbolic linguistic structure and a memory that does so through a performative or symptomatic linguistic structure. The first interprets the past as a distant event with a clear meaning, whereas the second presents the past as a present force whose meaning has to be detected. From this perspective, this papers analyses the mnemonic structures and temporal organization of narrative in some plays of the Brazilian writer Luis Alberto de Abreu. It also reconsiders the impact on the double enunciation in theatrical discourse, which the perceived modifications in the representation of memory provoke. I conclude that the interplay between symbolic and symptomatic structures of memory establishes an oscillation between representational and performative structures in dramatic writing that is basic to contemporary non-dramatic dramaturgy.



BENEVENUTO, Assis. Memória: a tragédia contemporânea na tetralogia do libanês Wajdi Mouawad. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras da UFMG; mestrando; ator e dramaturgo; Graciela Ravetti.
Wajdi Mouawad, dramaturgia contemporânea, memória.
O objetivo deste texto é apresentar a tetralogia, O sangue das promessas, do dramaturgo libanês Wajdi Mouawad, inédita no Brasil, e traçar um estudo onde a teoria do texto dramático e os conceitos de memória, contemporaneidade e ética se tocam. Um estrangeiro que morre e não pode ser enterrado em seu país de origem; uma mulher que foi violentada, ao azar, por seu próprio filho que, ao nascer, havia sido dado à adoção em decorrência da guerra; aviões que varrem os céus de um país buscando decodificar mensagens de civis, perdidas no espaço. Essas fábulas povoam os textos Litoral, Florestas, Incêndios e Céu que compõem a tetralogia. Se, para Agamben, “aqueles que coincidem muito plenamente com a época, que em todos os aspectos a esta aderem perfeitamente, não são contemporâneos porque, exatamente por isso, não conseguem vê-la, não podem manter fixo o olhar sobre ela” (2009:59), Mouawad deve ser considerado um dramaturgo contemporâneo, pois seus textos propõem buscas incessantes ao passado das personagens, questionando assim o panorama ético, político, social e histórico em que se encontram. Wajdi mostra-nos que a 'tragédia' atual está diretamente ligada com o problema da memória.
Wajdi Mouawad, dramaturgía contemporánea, memoria.
El objetivo de este trabajo es presentar la tetralogía, La sangre de las promesas, del dramaturgo libanés Wajdi Mouawad, sin precedentes en Brasil, y trazar un estudio donde la teoría del texto dramático y los conceptos de memoria, ética y el contemporáneo se encuentran. Un extranjero que muere y no puede ser enterrado en su país de origen; una mujer que fue violada, por casualidad, por su propio hijo que, al nacer; los aviones barriendo los cielos de un país que trata de decodificar los mensajes de civiles perdidas en el espacios. Son fábulas resultantes de la guerra que pueblan los textos de Litoral, Bosques, Incendios y Cielo que componen la tetralogía. Si, para Agamben, "Aquellos que coinciden completamente con la época, que concuerdan en cualquier punto con ella, no son contemporáneos pues, justamente por ello, no logran verla, no pueden mantener fija la mirada sobre ella." Así, Mouawad es un dramaturgo contemporáneo por proponer una búsqueda incesante al pasado, poniendo en cuestión el punto de vista ético del contexto, político, social e histórico de los personajes. Wajdi nos muestra que la "tragedia" de hoy está directamente relacionado con el problema de memoria.



BERTON, P.R. O conceito de modelo no estudo do texto dramático. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Adjunto. Diretor teatral e Dramaturgo.
Modelo:Modelo actancial:Drama:Teatro
A idéia de modelo actancial, a partir das pesquisas de Greimas e Ubersfeld, como ponto de partida para um estudo detalhado e abrangente de texto dramático que contemple e condense as esferas de trama e personagem, sintetizando uma oposição histórica que até então sempre privilegiara ora um polo ora outro deste binômio, encontra ressonância no uso do termo homônimo tanto pelo compositor musical Karl Schönberg quanto pelo filósofo Theodor Adorno. Apesar de possuir diferentes significados dada a especificidade das três áreas do saber: teatro, música e filosofia, a necessidade de se constituir um mecanismo analítico que auxilie na compreensão e, posteriormente, no desenvolvimento de idéias se mostra recorrente na obra de artistas e pensadores de diferentes épocas, que percebem a importância das mínimas estruturas semióticas como suporte e impulso para suas criações.
Model:Actantial Model:Drama:Theatre
The idea of the actantial model, based on the research developed by Greimas and Ubersfeld, as a departure point to a detailed and wide study of drama that engages both plot and character, thus synthesizing a historical opposition that has privileged so far either one or the other pole of this binomial, resonates in the use of the homonymous term by both the composer Schönberg and the philosopher Adorno. Despite its different meaning due to the nature of three specific fields of knowledge: theater, music and philosophy, the need of an analytical tool that helps for the understanding and later the development of ideas appears often in the works of artists and thinkers of different historical periods, who realize the importance of these basic semiotic structures as support and impulse for their creations.
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BOLOGNESI, Mario Fernando. O contra augusto e a dramaturgia cômica circense. São Paulo: Instituto de Artes da Unesp. Professor Titular do Instituto de Artes da Unesp. Pesquisador do CNPq.
contra augusto: comédia de picadeiro: dramaturgia circense
A dramaturgia cômica circense expandiu suas possibilidades cênicas a partir da consolidação do contra augusto. O contra augusto, visualmente, se assemelha ao augusto (maquiagem carregada, nariz vermelho, sapatos e roupas que não se ajustam ao corpo etc.), porém, supera-o no exercício do raciocínio, ultrapassando o estágio da tolice. Ele transita com extrema agilidade entre o idiota e o esperto, o lerdo e o veloz etc. Essa capacidade de superação imediata da idiotice potencializou e aperfeiçoou as possibilidades dramatúrgicas e permitiu a constituição dos trios clownescos. Nos trios a relação dominante-dominado, que imperava entre o clown branco e o augusto, deixa de ser imperativa. Historicamente, Os Fratellini, no início do século XX, na França, são considerados os criadores desta possibilidade cênica circense, que se expandiu mundo afora, atingindo inclusive o Brasil. Os palhaços brasileiros, em sua maioria, aproximam-se do contra augusto, o que os credenciam à atuarem em entradas, reprises, esquetes e comédias. A expansão física e psíquica do tipo cômico circense ampliou seu campo de ação cênica.
contra-auguste; circus comedy; circus dramaturgy
The circus comic dramaturgy broadens its scenic possibilities through the development of “contra-auguste”. This figure is visually similar to the auguste (excessive make-up, red nose, shoes and clothes that do not conform to the body etc.). However, he exceeds the auguste in his ability to reason, rising above the level of complete foolishness. He moves with agility between idiocy and cleverness, slow and fast, and so forth. This ability has widened dramaturgical possibilities and allowed the formation of clown trios. In these trios, the relationship of dominant/dominated that prevailed between the whiteface and auguste clowns was overcome. Historically, The Fratellini Family, active in early Twentieth Century France, is considered the creators of this scenic possibility, which has expanded worldwide - including to Brazil. The Brazilian clown frequently resembles the “contra-auguste”, which enables it to perform in entrances, encores, sketches and comedy numbers. The physical and psychological expansion of the circus comic figure has widened the scenic possibilities of this character.
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CAMATI, Anna Stegh.; LEÃO, Liana de Camargo. A musicalização da cena do espetáculo de rua Sua Incelença, Ricardo III. Curitiba: UNIANDRADE e UFPR; Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE; Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR.
Clowns de Shakespeare: Sua Incelença, Ricardo III: musicalização da cena: carnavalização.
"RESUMO
Em Sua Incelença, Ricardo III, dirigido por Gabriel Villela, os Clowns de Shakespeare conjugam o lirismo da poesia dramática de Shakespeare com música e dança. O próprio título da produção já anuncia a musicalidade, visto que menciona as incelenças ou cantigas fúnebres do sertão nordestino que são entoadas cada vez que assassinatos são cometidos a mando de Ricardo, constituindo o Leitmotiv do evento cênico. Os atores, vestindo roupas coloridas, entram cantando e dançando, no picadeiro montado em logradouros públicos, mas essa atmosfera festiva e carnavalizada, que se repete em diversos momentos durante o espetáculo, contrasta com os atos de violência da ficção dramática As músicas servem de elo entre as cenas curtas construídas a partir da condensação do texto shakespeariano, marcam a entrada de diversas personagens e reforçam o diálogo intercultural articulado por meio da inserção de elementos do fenômeno do Cangaço. Com base em postulados teóricos de Mikhail Bakhtin e teatrólogos diversos, objetivamos mostrar que, para os Clowns de Shakespeare, a musicalização da cena constitui-se em um elemento essencial para a composição do espetáculo."

Shakespeare’s Clowns: Sua Incelença, Ricardo III: musicalization of the scene: carnivalization.
"ABSTRACT
In Sua Incelença, Ricardo III, directed by Gabriel Villela, Shakespeare’s Clowns fuse the lyricism of Shakespeare’s dramatic poetry with music and dance. The very title of the production announces its musicality, since it mentions the incelenças or funeral mourning chants of the northeastern backlands which recur every time murders are committed under Richard’s command, constituting the Leitmotiv of the scenic event. The actors in colored robes, enter the circus ring, mounted in public outdoor spaces, singing and dancing, but this carnivalized, festive atmosphere, which recurs at several moments during the spectacle, contrasts with the acts of violence of the dramatic fiction. The songs are used to establish links between the short scenes built by condensing the Shakespearean text, mark the entrance of several characters and reinforce the intercultural dialogue articulated by the insertion of elements related to the Cangaço phenomenon. Theoretical perspectives by Mikhail Bakhtin and other theatre practitioners shall help us to show that, for Shakespeare’s Clowns, the musicalization of the scene constitutes an essential element of the composition of the spectacle."



CARRICO, André. Ô da poltrona... Revista, Rádio e Circo na poética dos Trapalhões. Campinas: Unicamp. Doutorando em Artes – Processos poéticos da cena, Neyde de Castro Veneziano Monteiro. Ator e pesquisador.
Comédia Popular: Circo: Teatro de Revista: Humorismo Radiofônico
"RESUMO
O grupo cômico Os Trapalhões foi um dos maiores fenômenos de empatia junto ao público popular, tanto no cinema quanto na televisão. Oriundos de diferentes escolas, seus componentes compuseram seus tipos fixos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias alicerçados por estratégias cômicas dos artistas de Circo, do Humorismo Radiofônico e do Teatro de Revista. A poética trapalhônica valorizou, atualizou e perpetuou o repertório cênico e os valores dessas três vertentes, ao combinar seus procedimentos cômicos. O principal fator de empatia do quarteto junto ao grande público, segundo nossa pesquisa, é a síntese das principais vertentes da comédia popular brasileira apresentada pela poética cômica do grupo."
Popular Comedy: Circus: Revue: Radio Comedy
"ABSTRACT
The comic group Os Trapalhões was one of the most successful to the popular public, as much in cinema such in television. Deriving from different schools, its components had composed its fixed types Didi, Dedé, Mussum and Zacarias anchored by comic strategies of the artists of Circus, Comic Radio and Revue. Thus, the poetics of the group valued, brought up to date and perpetuated the scenic repertoire and the values of these three streams, when combining its comic procedures. The main factor of empathy of the quartet to the popular public, according to our research, is the synthesis of the main streams of the Brazilian popular comedy presented by the comic’s poetics of the group."



CARVALHO, Silvio R. S. As canções acionam memórias. Salvador: Universidade do Estado da Bahia; professor assistente; Universidade Federal da Bahia; doutorando em Artes Cênicas; Professora Orientadora: Cássia Lopes. Cantor, músico e contador de história. GT de Dramaturgia.
Memória. Canções. Biografia.
O objetivo principal deste trabalho é discutir a potência das canções brasileiras em acionar a memória e, ao mesmo tempo, construí-la. A partir desse objetivo, pretende-se discutir o potencial político desse trabalho ao demonstrar que as canções, inicialmente entendidas como mera manifestação artística, formas de entretenimento, podem ler os registros feitos pelo corpo e transformá-los. É uma outra mirada sobre a canção, sobre o contexto em que ela nasceu e seus valores históricos. Denomina-se de canção aquela caracterizada como algo construído a partir da compatibilização de melodia e letra, uma dando sentido à outra. Amparando-se em autores como José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, discute-se, ainda, a capacidade da canção de criar lugares onde o ego difuso é embalado, absorvendo fragmentos do momento histórico, gestos, imaginários, pulsões latentes e contradições que ficam-lhe impregnadas. É a partir dessa capacidade da canção que se torna possível o acionamento de variados tipos de memórias: emotiva, sensorial, voluntária, involuntária e afetiva. Por fim, como resultado desse trabalho, serão apresentados fragmentos de espetáculos biográficos, criados e produzidos por esse autor.
Memory. Songs. Biography.
The main objective of this paper is to discuss the power of Brazilian songs in hitting the memory and at the same time, build it. With this purpose, we intend to discuss the political potential of this work by demonstrating that the songs, initially understood as a mere artistic expression, form of entertainment, you can read the records made by the body and transform them. It's another glance about the song on the context in which it was born and its historic values. We call of song a song which was characterized as being constructed from the compatibility of melody and lyrics, giving meaning to one another. Based on authors such as Jose and Luis Miguel Wisnik Tatit also discusses the ability of music to create a place where the ego is packed diffuse, absorbing part of the historical moment, gestures, images, latent instincts, and the contradictions that are embedded in it. It is from this ability of the song that makes it possible to drive various types of memories: emotional, sensory, voluntary, involuntary and affectionate. Finally, as a result of this work will be presented some fragments of biographical shows, created and produced by the author.



CATANOZI, Eduardo César. As intricadas trilhas da memória na tessitura dramática de Rasto atrás de Jorge Andrade. Votuporanga: UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga. UNIFEV; professor; coordenador PIBID; Bolsista CAPES.

Memória: Drama: Enunciação: Jorge Andrade.

Vicente, protagonista da peça Rasto atrás de Jorge Andrade, dramaturgo em crise de criação, retorna a sua cidade natal para tentar resolver os conflitos com o seu pai e, consequentemente, voltar a comunicar-se por meio de sua arte. Nesse movimento de religação com suas origens, passa a percorrer as intricadas trilhas da memória, revivendo sua vida, momento em que se constata, na tessitura da peça, a plissagem de alguns níveis: a rememoração de passagens pregressas(temporais) e míticas da personagem (o não-tempo); o aproveitamento intertextual, na trama, de alguns dados biográficos do autor; o resgate histórico da crise pela qual passaram as famílias cafeeiras no Brasil.Percebe-se, pois, o entrelaçamento de uma presença do passado (o mito) e de uma presença do presente (a História), que, longe de serem excludentes, se completam e ajudam o ser a compreender o mundo atual como resultante de processos ocorridos desde seu princípio. Aplicando a teoria da enunciação, este trabalho ocupa-se em deslindar alguns mecanismos de que se vale otexto dramático para mostrar, no palco, sem a mediação de um narrador, o ir e vir da memória da personagem, em vários tempos e espaços.

Memory: Drama: Enunciation: Jorge Andrade.

Vincent, the protagonist of the play Rasto atrás from Jorge Andrade, a dramaturge in a creational crisis, returns to his hometown to try to solve conflicts against his father and therefore return to communicate by means of his art. In this movement of reconnecting with his origins, it starts going through the intricate paths of memory, reviving his life, moment it has become apparent, in its inditing play, the goffering of some levels: the recalling of previous and mythical passages from the character (non-time), the intertextual use in the plot, some biographical details of the author, the historical discharging of the crisis that began in Brazil coffee families. It is clear, therefore, the entanglement of a presence of the past (the myth) and the presence of present (History), which, far from being mutually preclusive, they complement and help the wight to understand the world today as a result of processes occurred. Applying the theory of enunciation, this work is concerned with unraveling some mechanisms that the dramatic text uses to show, on stage, without the mediation of a narrator, the coming and going of the character's memory at various times and places.
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CAYRES, Victor de Morais. Dramaturgias para máquinas que lembram: entre video games, passwords e memory cards. Salvador, Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA, doutorado, orientadora Catarina Sant’Anna, bolsista de doutorado CAPES.
Dramaturgia, videogames, não linearidade, multilinearidade
O presente trabalho analisa aspectos dramatúrgicos nos videogames dando ênfase especial a sua relação com os avanços tecnológicos que permitem que a ação do jogador seja registrada ao longo do jogo. A partir desse recorte, confronta exemplos de dramaturgias em jogos produzidos sem a tecnologia de registrar o progresso do jogador a exemplo de Bobby is going home (ATARI 2600), Super Mario Bros.(NES) e Alex Kidd in miracle world (Master System) jogos em que tais registros são feitos a partir de senhas disponibilizadas depois do fim de cada fase, como nos casos de Alex kidd in high tech world (Master System) e Splater house (Mega Drive), e jogos que, a partir do advento do memory card, registram o progresso do jogador em save points, como Resident Evil (PS1), ou God of War (PS2). Conclui, enfim, que a possibilidade de salvar o progresso em jogo foi fundamental para o surgimento de dramaturgias de alta complexidade e longa duração nos videogames produzidos para consoles, tendo ainda reforçado a não linearidade e a multilinearidade como características da narrativa dramática nesse meio.
Dramaturgy, video games, non-linearity, multi-linearity
This work analyses video games dramaturgy emphasizing its relationship with the technological advances which allowed to save player action during the game. Since this delimitation, this work confronts dramaturgy in games without save feature like Bobby is going home (ATARI 2600), Super Mario Bros. (NES) and Alex Kidd in miracle world (Master System) with games which player progress can be saved by level passwords like Alex kidd in high tech world (Master System) and Splater house (Sega Genesis) and games with save points, that was made possible in console video games since memory card advent, like Resident Evil (PS1) and God of War (PS2). So this presentation concludes that the possibility of saving the game progress was fundamental to emergence of high complex and long duration dramaturgies on consoles video games and it reinforced the non-linearity and multi-linearity as features of dramatic storytelling in this medium.



COMIN, Luciana. A Narrativa Transmídia. Salvador: UFBA. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas; Mestrado; Cleise Mendes. Cnpq, Mestrado. Atriz e dramaturga.
Narrativa transmídia: Universo ficcional: Dramaturgia: Audiovisual.
O artigo apresenta uma reflexão teórica acerca da construção de um universo ficcional através da narrativa transmídia. Entende-se aqui por “narrativa transmídia” uma história que é narrada por meio de múltiplas plataformas midiáticas, de modo que o conteúdo veiculado em cada mídia suplementa a plataforma principal com informações novas, expandindo assim o universo ficcional da obra. Essa designação foi elaborada pelo teórico americano Henry Jenkins, um dos primeiros autores a analisar as experiências e efeitos da narrativa transmídia na produção audiovisual contemporânea. Neste trabalho, pretende-se estabelecer uma relação entre a construção de um universo – ou mesmo multiverso - ficcional através das múltiplas possibilidades de desdobramento narrativo em diferentes mídias e a noção de universo da obra, já discutida por Aristóteles em sua Poética, bem como por autores como Peter Szondi, em suas considerações sobre o drama moderno, e Ettiene Souriau, que analisa a obra teatral através da relação entre o macrocosmo e microcosmo cênico.
transmedia storytelling: Fictional universe: Playwright: Audiovisual
The work presents a theoretical reflection about the construction of a fictional universe through transmedia storytelling. It is understood here as "transmedia storytelling" a story that is told through multiple media platforms, so the content posted in each media supplements the main platform with new information, thus expanding the universe of fictional work. This designation was established by the American theorist Henry Jenkins, one of the first authors to analyze the experiences and effects of transmedia narrative in contemporary audiovisual production. In this work, we intend to establish a relationship between the construction of a universe - or multiverse - fiction through the multiple possibilities of unfolding narrative in different media and the notion of the universe work, already discussed by Aristotle in his Poetics as well as by authors as Peter Szondi, in its consideration of the modern drama, and Ettiene Souriau, which analyzes the play through the relation between the macrocosm and microcosm scenic.



COSTA, Felisberto S. da. Apontamentos sobre DRAMATURGIA MESTIZA. São Paulo: ECA/USP; Professor Livre Docente. Dramaturgo e ator-animador.
Dramaturgia, Mestiçagem Cultural; Ação; Objeto.
"RESUMO

A pesquisa centra-se na análise da dramaturgia contemporânea a partir de experiências individuais e coletivas, em que o termo mestiza reveste-se de múltiplas acepções. Mais que um conceito, é uma pluri-imagem (ou miragem) que abre constelações sobre as artes cênicas que hoje professamos. A ação instaura o diálogo entre o espaço-tempo cênico e configura o território imaginário constituído pelo atuante e o espectador. Compreendem-se aí todas as modificações possíveis trazidas à situação do corpo/objeto que age. O recorte centra-se, nesse momento, na concepção na presença do objeto, que se estende da materialidade à imaterialidade, ou seja, do objeto concreto à palavra posta na memória. São Paulo-Paris perfaz o eixo dialógico dado que em ambas as metrópoles a idéia de mestiçagem é aplicada em diversas instâncias. Não se trata do cotejo de eventos artísticos em uma e outra cidade, mas estabelecer as implicações sujeito-objeto compondo um entretecido no qual o conceito de dramaturgia mestiza, ilumina a presença de seus diversos aspectos"

Dramaturgy, Cultural Miscegenation, Action, Object.
The research focuses on the analysis of contemporary dramaturgy from individual and collective experiences. More than a concept, Dramaturgia Mestiza is a multi-image (or mirage) that opens constellations on the performing arts. The action establishes a dialogue between the space-time scenic and configures the imaginary territory comprising scene and audience. This research focuses on the presence of the object, which extends from it concreteness to immateriality. Sao Paulo and Paris set the stage for the analysis since in both cities the idea of mixing appears in several instances. This is not the comparison of artistic events in one city and another, but to establish the implications of subject-object composing an interwoven in which cultural miscegenation illuminates the presence of its various aspects."



 

HILDEBRANDO, Antonio. Teatro e Circo: experimentos dramatúrgicos. Belo Horizonte: UFMG.Professor Associado. Dramaturgo e Diretor Teatral.
Teatro; circo; fabulação.
Tendo como ponto de partida as muitas interações possíveis entre teatro e Circo, propõe-se uma reflexão sobre dois experimentos em que textos dramáticos - "Diário de um Pássaro" e "Panis et Circenses" - foram escritos para teatralizar apresentações de números circenses previamente estabelecidos, utilizando-se, principalmente, de estratégias de fabulação.
theater; circus; fabulation.
Taking as starting point the many possible interactions between theater and circus, it proposes a reflection on two experiments in which dramatic texts - "Diary of a Bird" and "Panis et Circus" - were written to dramatize presentations circus acts previously established, using mainly fabulation strategies.

 



KOPELMAN,Isa. Ésquilo e Eurípides, em Rãs de Aristófanes – um debate no inferno da paródia.Campinas:Universidade Estadual de Campinas,Professora Dra. em Artes da Cena no Departamento de Artes Cênicas.MA/RDIDP. Atriz, diretora e dramaturga.
paródia:tragédia:memória:Aristófanes:Eurípides
Entre os gêneros de poesia, o drama antigo distingue comédia de tragédia. No entanto, a Comédia Antiga, com Aristófanes, especialmente em Rãs, com o recurso paródico usual, não apenas satiriza o gênero trágico, porém imprime à fala cômica com tintas de tragédia. Essa conjunção de comicidade, solenidade épica, escracho e estranheza é a própria expressão do embate entre Ésquilo e Eurípides – personagens de Aristófanes em Rãs. Uma escuta atenta de suas falas revela, de um lado, a perspectiva híbrida da poesia dramática, em suas origens, e, de outro, mobilizações poéticas da memória. A linguagem mimética do drama antigo, configurando modos da existência humana através dos mitos e procedimentos rituais, solicita uma leitura que implica no rastreamento de memórias sempre fugidias, encravadas na matéria da vida, na maté ria da cena, na justaposição de passado e presente. A investigação do trânsito de tom épico elevado e solene à escatologia deslavada da cultura popular destaca certas questões da cena contemporânea quanto aos procedimentos poéticos ambivalentes e à aventura linguageira das imagens, palavras e ações.
Greek Drama:memory;Euripede:Aristophanis
A study of Eschilus and Euripide’s speeches in Aristophanes' Frogs. This study examines the hybrid perspective in Ancient Comedy as far as the poetic mobilizations of the memory in Classic and Contemporary drama.
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LANA, Wanderson Alex de. Por Parte de Mãe e Rusga: A dramaturgia mestiça e histórica de Mato Grosso. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT, Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, Maria Thereza Azevedo. Ator, Diretor e Darmaturgo.
Mestiçagem: Cultura: Dramaturgia: História
Uma das características do estado de Mato Grosso é a sua forte miscigenação. Isso atribui a população uma mistura de cores, credos, origens e culturas. Muito do que é produzido no estado em relação a dramaturgia carrega um pouco dessa Mestiçagem (Gruzinski, 2001). "Por Parte de Mãe" e "Rusga", são textos que exemplificam como a formação cultural da cidade, aliado a grande eventos históricos, afetam a criação dramatúrgica local. Em "Por Parte de Mãe" a relação incestuosa entre dois irmãos que moram em uma fazenda afastada da capital e de qualquer outra cidade no interior do Mato Grosso durante a Guerra do Paraguai; Em "Rusga", o conflito entre brasileiros e portugueses pelo ouro do Estado. Este trabalho propõe uma análise destas dramaturgias, tendo como referência principal o conceito de Mestiçagem de Gruzinski (2001).
Mestiçagem: Culture, Dramaturgy: History
One of the characteristics of the Mato Grosso state it is the strong miscegenation. This gives to the population a mixture of colors, creeds, origins and cultures. Much of what is produced in the state in relation to drama carries a bit of this Mestiçagem (Gruzinski, 2001). Por Parte de Mãe and Rusga, are texts that exemplify as the cultural city, allied to big historical events, affect the creation of the local dramaturgy. In Por Parte de Mãe, the incestuous relationship between two brothers that live on a farm far from the capital and any other city in the country of Mato Grosso during the Paraguay War; In Rusga, the conflict between Brazilian and Portuguese by the gold of the State. This study proposes an analysis of this dramaturgy, with the main reference the Mistiçagem concept by Gruzinski (2001).



LÁZARO DE ORTECHO RAMÍREZ, José Manuel, A contemporaneidade dramatúrgica de Michel Vinaver na peça A solicitação de emprego.
São Paulo - SP, Instituo de Artes - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA - UNESP), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – IA – UNESP. Professor Doutor (docente na graduação e pós-graduação) e pesquisador em Artes Cênicas",

dramaturgia .. contemporaneidade .. Michel Vinaver

Na apresentação no GT e porteriormente no artigo a ser enviado, serão expostas propriedades importantes na dramaturgia de Vinaver, focalizando na análise da peça A solicitação de emprego. Nos textos de Vinaver podemos encontrar diferentes características marcantes da cultura e da arte na pós-modernidade. Isto no que se refere tanto à forma (contribuições para a criação de uma nova visão da dramaturgia na contemporaneidade) quanto ao conteúdo (as angustias do sujeito pós-moderno na sociedade pós-industrial contemporânea). Em seus escritos, Michel Vinaver reivindica a presença da obra teatral como um objeto artístico híbrido: o texto como material de espetáculo e como material de leitura.
Michel Vinaver é um dos representantes do pós-realismo na dramaturgia, também nomeado como Teatro do Quotidiano. Cabe mencionar, além do hibridismo estilístico do autor, a particular maneira de expressar o fragmentário em diferentes tipos de propostas estéticas. Como o próprio Vinaver declara, há uma ausência de lugar, ruptura de cronologia, superposição de motivações e ritmos."
dramaturgia .. contemporaneidad .. Michel Vinaver
"RESUMEN EN ESPAÑOL
En la presentación del GT y posteriormente en el artículo que será enviado, se mostrarán las propiedades más importantes en la dramaturgia de Vinaver, centrándose en el análisis de la obra La petición de empleo. En los textos de Vinaver pueden encontrarse diferentes características distintivas del arte y la cultura en la posmodernidad. Esto en lo que respecta tanto a la forma (las contribuciones a la creación de una nueva visión de la dramaturgia contemporánea) como al contenido (las ansiedades del sujeto posmoderno contemporáneo en la sociedad postindustrial).
En sus escritos, Michel Vinaver afirma la presencia de la obra teatral como un objeto de arte híbrido: el texto como material del espectáculo y como material de lectura.
Michel Vinaver es un representante del post-realismo en la dramaturgia, también llamado de Teatro del Cotidiano. Cabe mencionar, además de la hibridación estilística del autor, la forma particular de expresar lo fragmentario en diferentes tipos de propuestas estéticas. Como dice el propio Vinaver, hay una ausencia de lugar, una ruptura cronológica, la superposición de las motivaciones y ritmos."
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LEITE, João Denys Araújo. Ator-escrivinhador de peças: mapas da memória e invenção cênica. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística; UFPE. Professor Assistente. Dramaturgo e Encenador.
Ator-escritor. Dramaturgia. Memória.
Discussão introdutória ao estudo da escritura do texto teatral por atuadores em processo de criação escritural e dramatúrgica, linguística e cênica, identificando os principais procedimentos criativos, sobretudo aqueles que acionam e performam mapas da memória corporal e imagética.
Actor-writer. Drama. Memory.
"Actor-writer of theater sketches: maps of memory and scenic creation.
Introductory discussion to the study of writing theatrical texts by actors in the process of drama and scriptural creation as well as linguistic and scenic one, identifying the main creative procedures, especially those that activate and perform maps of body and imagetic memory."
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LOPES, Cássia. O corpo e a nudez em Nelson Rodrigues. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, professora adjunto IV.
corpo: nudez: dramaturgia: Nelson Rodrigues: biografia
"RESUMO
O presente trabalho fará uma leitura da obra biográfica “Memórias: a menina sem estrelas”, escrita por Nelson Rodrigues. Tendo em vista o trânsito entre vida e obra, alguns aspectos temáticos importantes no conjunto dramatúrgico do autor serão escolhidos para avaliação desta biografia citada, mais especificamente o olhar de Nelson Rodrigues sobre o corpo e, principalmente, o enfoque dado à nudez. Para a análise, também serão consideradas algumas obras de sua dramaturgia, tais como “Toda nudez será castigada” e “Dorotéia”."
body: nudity: dramaturgy: Nelson Rodrigues: biography
"ABSTRACT
This article will give a reading of the biographical book ""Memórias: a menina sem estrelas"" written by Nelson Rodrigues. Considering the reading between life and work, some important thematic aspects in dramaturgical works of the writer will be chosen for evaluation of this biography quoted, more specifically the view of Nelson Rodrigues on the body and especially the focus on nudity. For the analysis, will also consider some works of his drama, such as "" Toda nudez será castigada"" and "" Dorotéia ""."




MAGALHÃES, Yuri de Andrade. O Complexo de Electra em Nelson Rodrigues. Natal/RN: UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrando em Artes Cênicas, Orientador: Alex Beigui de Paiva Cavalcante. Bolsista, CAPES, Demanda Social.

Complexo: Electra: Nelson Rodrigues

"RESUMO

O presente artigo tem por finalidade investigar, e discorrer, acerca da presença do “Complexo de Electra” em três peças teatrais do dramaturgo Nelson Rodrigues, a saber: Álbum de Família, Anjo Negro, e Senhora dos Afogados. O “Complexo de Electra” foi um termo forjado por um dos grandes expoentes da Psicanálise; Carl Jung. Para Jung, o Complexo de Electra viria a ser o correspondente feminino do “Complexo de Édipo” formulado por seu mestre Sigmund Freud. O “Complexo de Édipo” é explicado por Sigmund Freud como um desejo inconsciente que a criança do sexo masculino tem em relação à sua mãe, e em razão disso trava, também inconscientemente, uma disputa contra seu pai pela atenção da mãe, fazendo com que a criança do sexo masculino tenha uma rejeição inconsciente à figura paterna nos seus primeiros anos de vida. Já o “Complexo de Electra”, é explicado por Carl Jung, como uma predileção que a criança de sexo feminino tem pela figura paterna em detrimento da figura materna. Nas mencionadas obras de Nelson Rodrigues, em cada uma delas nos deparamos com um chefe de família como protagonista. Em cada uma dessas peças, esses patriarcas possuem, cada um deles, uma filha devota um amor exacerbado pela figura paterna, e uma grande rejeição pela figura materna, salientando que; em todas as três peças, os patriarcas cometeram atos bizarros no passado e, ainda assim, são veementemente defendidos por suas filhas que buscam tornar seus atos justificáveis."

Complex: Electra: Nelson Rodrigues

This article aims to investigate, and discuss, about the “Electra Complex” present in three Nelson Rodrigues plays, they are: Album de Familia, Anjo Negro, and Senhora dos Afogados. The “Electra Complex” was a term created by one of the greatest exponent of Psychoanalysis; Carl Jung. For Jung, the “Electra Complex” should work as a female version of the “Oedipus Complex” which was created by his master Sigmund Freud. The “Oedipus Complex” is explained by Sigmund Freud as unconscious desire felt by the male child for his mother and, because of it, the child tends to, unconsciously, play, against his father, the mother’s attention, and it naturally makes the male child feel some rejection about the father figure. Differently from the “Oedipus Complex”, the “Electra Complex” is explained by Jung as a female child’s preference for the father figure to the detriment of the mother. At the three mentioned works of Nelson Rodrigues, we can see, in each of them, one father as the protagonist. In each of these plays, theses fathers have one daughter completely devoted to them and completely averse to their mothers, defending their fathers even knowing that they have committed terrible acts at the past, trying to justify their father’s acts.

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"MARFUZ, Luiz. A dissolução da personagem no teatro de Beckett. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia; Professor Adjunto. Diretor teatral e Dramaturgo.
Marfuz, Luiz. The dissolution of the character in the Beckett’s theater. Salvador, Bahia Federal University. Federal University of Bahia, Adjunct Professor. Stage director and Playwright."

Beckett: personagem: dramaturgia: encenação
No presente ensaio, procura-se mostrar certos impasses e exemplos que constituem o exame da personagem no teatro de Beckett, sob o olhar do encenador. Ao contrário de ser mostrada como ser de alma e substância, a personagem beckettiana apresenta traços característicos das estruturas de linguagem, distantes das construções ilusionista, subjetiva e psicológica. O limbo é o espaço terminal e o palco é a morada da personagem, ponto de partida e o ponto de chegada. Assim, tornando-se uma letra do alfabeto teatral, ela passa a enfrentar as contradições que a performance cênica traz para este campo. Nas disjunções entre texto e cena, letra e corpo do ator, a personagem beckettiana percorre um itinerário progressivo de dissolução e decomposição.
Beckett: character: drama: staging
In this essay, try to show some examples and deadlocks that constitute examination of the character in the Beckett’s theater, from the perspective of the stage director. Instead of being shown as being of soul and substance, Beckettian character presents traits of language structures, away from buildings illusionist, subjective and psychological. The limbus is the terminal area and the stage is the house of character, point of departure and arrival point. Thus, becoming a letter in theatrical alphabet, the character goes to confront the contradictions that the theatrical performance brings to this field. In the disjunctions between text and picture, letter and human body, the Beckettian character goes through a journey progressive dissolution and decay.



MARQUES PARREIRA, Natália. As criadas na dramaturgia de Garcia Lorca: Integrantes ou condutoras do destino trágico do enredo. Uberlandia: Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Artes. Apoio FAPEMIG, Orientadora: Profª Drª Ana Carneiro.
Lorca: Criadas: Tragédia
"Após pesquisar sobre a força da mulher e o poder de sua feminilidade demonstrada através das personagens protagonistas de Lorca em Bodas de Sangre, pretende-se estudar as personagens secundárias das criadas, que têm um papel ainda obscuro na dramaturgia lorquiana no âmbito do desenrolar dos atos trágicos das obras. A investigação se remete às criadas, amas, vizinhas, e todas demais personagens secundárias, silenciosas, mas presentes e testemunhas do sofrimento e ardor das prisões onde vivem.
É importante reconhecer estes papeis na condução da tragédia, por meio do simbolismo de suas ações e palavras no contexto social e dramático das obras de García Lorca."
Lorca: Maids: Tragedy
After research about the strength of women and the power of her femininity demonstrated by the protagonists of Lorca’s dramaturgy characters in Bodas de Sangre, we intend to study the secondary roles of de maids, whom have a role still unclear in the dramaturgy of Lorca in scope of unwind of the tragic acts of the works. The investigation refers to maid, nannies, neighbors and all other supporting roles, silent but present and witnesses to the suffering and burning of the prisons where they live. It is important to acknowledge these roles in the conduction of the tragedy, through of the symbolism of their actions and words in the social context and dramatic works García Lorca.
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MARTINS, Lúcia Helena. Detritos em espaço não convencional: histórias presentificadas em Cidade submersa do Grupo Vertigem. Curitiba: UNIANDRADE. Mestrado em Teoria Literária. Anna Stegh Camati.
fragmentos; espaço; memória; presentificação; o participante como agente-compositor.
Este artigo tem como objetivo analisar a intervenção urbana Cidade submersa do Grupo Vertigem que aconteceu no terreno da antiga Estação da Luz de São Paulo. Neste evento cênico, o papel fundamental era desempenhado pelos participantes convidados a criar/imaginar a história dos detritos fragmentários que compunham as ruínas da antiga rodoviária, por meio de contato físico com os escombros mediado por instrumentos de arqueologia. As cargas semântica e historiográfica inerentes ao local do evento interferem na percepção dos participantes e desta forma, na relação de presentificação para a criação do relato histórico a partir dos fragmentos destroçados. Tendo em vista o colapso das grandes narrativas na contemporaneidade, o Grupo Vertigem objetiva estimular o processo de percepção e construção histórica de fragmentos de histórias inseridas no aqui-agora, realizados a partir das relações entre espaço e participantes. As perspectivas teóricas de Michel de Certeau, Evill Rebouças e Nicolas Bourriaud serão utilizadas para iluminar a minha discussão sobre o evento cênico.
fragments, space, memory, production of presence, active engagement of the participants
This article aims to analyze the urban intervention Cidade submerse, by Grupo Vertigem, which took place at the site of the ancient bus-station of São Paulo. The participants played the most important part in this scenic event, being invited to create/imagine the history of the fragmentary remains that composed the ruins of the ancient bus-station, by means of physical contact with the dregs mediated by archeological instruments. The semantic and historiographic energies attached to the physical locale determine the perception of the audience and, consequently, the production of presence for the creation of the historical narrative based on scattered fragments. Considering the distrust in grand narratives in contemporaneity, Grupo Vertigem aims at stimulating the process of perception and historical reconstruction of fragmentary histories inserted in the here and now, effected through the relations between space and the participants. The theoretical perspectives of Michel de Certeau, Evill Rebouças and Nicolas Bourriaud will shed light on my discussion of the scenic event.



MATOS, Enjolras de Oliveira. A transcriação para o cinema da peça A Falecida de Nelson Rodrigues. Salvador: Universidade Federal da Bahia. UFBA, mestrado em artes cênicas, Cássia Dolores Lopes. CNPq, bolsista mestrado. Diretor teatral, ator, professor e contador de histórias.
Teatro: cinema: adaptação: recepção.
Este artigo aborda a adaptação para o cinema da peça A Falecida de Nelson Rodrigues, realizada pelo diretor Leon Hirszman, e é resultado parcial do projeto de pesquisa no mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA. As referências artísticas que inspiraram Nelson Rodrigues na construção dessa peça, assim como o contexto histórico em que se realizou esse filme, produzido pelo próprio dramaturgo, são esboçadas. Estabelecem-se algumas conexões entre texto teatral e adaptação fílmica, incluindo a recepção do filme pelo dramaturgo e por alguns críticos de cinema. Analisa-se como o diretor imprime ao filme o aspecto autoral segundo as diretrizes do cinema novo, em especial a ênfase aos aspectos sociais. Discute-se em que medida essa transcriação lança um novo olhar sobre a obra rodriguiana.
Theatre: movie theater: adjustment: reception.
This paper approaches the film adaptation of the theater play “A Falecida” (The Deceased Woman) by Nelson Rodrigues, carried out by film director Leon Hirszman, as a partial product of the research done under the Master Program in Performance Arts at the Federal University of Bahia (Brazil). The artistic references inspiring Nelson Rodrigues into writing the play as well as the historical context in which the film – produced by the writer – was shot are briefly reviewed. Some connections between the theater play and the film adaptation are sought, including the film reception by the writer and some film reviewers. The authorial features the film director conveys in his work are analyzed on the basis of the guidelines for Brazil’s “Cinema Novo” (New Cinema) movement, especially its emphasis on the social aspects. A discussion is then carried out on the extent to which such transcreation allows a new look at Nelson Rodrigues’s work.
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MENDES, Cleise Furtado. Personagem histórica e enunciação. Salvador: Universidade Federal da Bahia; professor associado III; CNPQ: bolsa de produtividade; ensaísta e dramaturga.
Personagem histórica. Dialogismo. Enunciação.
Neste artigo são examinadas, em textos produzidos para a encenação, algumas estratégias de enunciação utilizadas na composição de personagens baseadas em figuras históricas. A partir de formações discursivas presentes em sua própria produção dramatúrgica, em confronto com outras obras do gênero, a autora discute o papel das referências históricas no processo de construção dialógica das personagens e de suas condições de enunciação. A presença de fatos e figuras que possuem registro no relato histórico, cujo conhecimento é compartilhado com o público, afeta diretamente a interação verbal e os limites da forma dramática. Nesta abordagem, ganham destaque os poderes performativos da linguagem e as forças ilocucionárias que movem o jogo cênico.
Historical character. Dialogism. Enunciation.
This article examines some strategies of enunciation used in the composition of historical characters, in texts produced for the staging. From discursive formations present in her own production drama, in comparison with other works of this kind, the author discusses the role of historical references in the dialogical process of building the characters and its conditions of enunciation. The presence of facts and figures that are registered in the historical report, whose knowledge is shared with the public, directly affects the verbal interaction and the limits of dramatic form. This approach highlights the performative power of language and the illocutionary forces that drive the scenic action.
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NUNES MELO, Sergio. R & J Shakespeare – Juventude Interrompida: ressonâncias do Renascimento. Salvador: UFBA. UFBA; Professor Adjunto 1.
Shakespeare em performance: adaptação de Joe Calarco: encenação brasileira: história cultural recente
Esta comunicação discute a montagem brasileira de R & J Shakespeare – Juventude Interrompida, adaptação de Romeu e Julieta, de Shakespeare, por Joe Calarco – uma montagem observada por este pesquisador algumas vezes entre 2011 e 2012. A comunicação é uma investigação narrativa de cunho fenomenológico que examina a montagem carioca, dirigida por João Fonseca, à luz da história cultural recente, levando em conta principalmente o meme da interdição da homoafetividade tanto no Renascimento quanto hoje. Analisando a própria adaptação, a poética de sua encenação brasileira, as atuações, a trilha sonora, os aspectos visuais e o contexto social, a comunicação argumenta que o evento teatral em questão atualiza as práticas originais visto que, combinando um tema trans-histórico com questões prementes sem recorrer à ilustração de uma questão politico-doutrinária, tem promovido um impacto signficativo nas plateias contemporâneas de várias culturas teatrais do país. Assim sendo, a comunicação se insere numa discussão acadêmica vigente que visa responder o que as montagens shakespearianas contemporâneas nos ensinam sobre os textos dramáticos e suas encenações.
Shakespeare in performance: Joe Calarco’s adaptation: Brazilian staging: recent cultural history
This paper discusses the Brazilian production of Shakespeare’s R & J, Joe Calarco’s adaptation of Shakespeare’s Romeo and Juliet – a production observed by this researcher a few times between 2011 and 2012. The paper is a narrative enquiry from a phenomenological perspective, which examines the Carioca production, directed by João Fonseca, in the light of recent cultural history, taking into consideration chiefly the meme of the interdiction of homoaffectivity both in renaissance and today. Analysing the adaptation itself, the acting, the sound track, the visual aspects, and the social framework of the theatrical event, the paper argues that the staging at issue actualizes the original practices given that, in combining a transhistorical theme with pressing issues without resorting to the illustration of a political statement, it promotes a substantive impact on the contemporary audiences of several theatrical cultures all across Brazil. In so doing, the paper emerges from a current academic discussion that aims to answer what contemporary Shakespearian stagings teach us about the dramatic texts and their enactments.



OLIVEIRA JUNIOR, Celso de A. Corpo e espaço-tempo na obra dramatúrgica de Samuel Beckett. Salvador. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, Evelina de Carvalho Sá Hoisel. Ator e diretor teatral.
corpo, espaço-tempo, Samuel Beckett, dramaturgia do século 20
Um estudo sobre a evolução das representações do corpo na obra dramatúrgica de Samuel Beckett. A noção de quase-corpo. O corpo-teratoma. O corpo lírico. O corpo prosa. O teatro de ossos de Samuel Beckett.
corpo, espeço-tempo, Samuel Beckett, dramaturgia do século 20
A research about the notion of body and its evolution in the dramatic works of Samuel Beckett. The notion of quasi-body. The theratomatic body. The lyric body. The prosaic body. Samuel Beckett's theatre of bones.



OLIVEIRA, Hayaldo Copque Fraga de. No rasto atrás: a memória na dramaturgia de Jorge Andrade. Salvador: PPGAC-UFBA. Dramaturgo e Professor substituto da UFBA.
Jorge Andrade: memória: dramaturgia.
O presente artigo aborda a questão da memória na dramaturgia de Jorge Andrade, com foco nas estratégias utilizadas pelo autor para a evocação do passado de seus personagens na cena. A construção dos espaços de confluência da memória no presente das tramas andradianas é observada não apenas através da análise de algumas de suas peças, como “A moratória” e “Rasto atrás”, mas também através de um estudo comparativo entre elas, a fim de demonstrar a multiplicidade das possibilidades de jogo com a cena na obra de Jorge Andrade.
Jorge Andrade: memory: dramaturgy.
The present article discusses the question of the memory in the dramaturgy of Jorge Andrade, focusing on the strategies used by the author for the evocation of the past of his characters in the scene. The construction of confluence memory spaces in the present of the andradians plots is observed not only through the analysis of his plays, as the “A moratória” and “Rasto atrás”, but also through a comparative study between them, in order to demonstrate the variety of game possibilities with the scene in the work of Jorge Andrade.
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OLIVEIRA, Marina de. Quarto de empregada, de Roberto Freire: o espaço como propulsor do conflito de classes. Pelotas: UFPel. Universidade Federal de Pelotas; coordenadora do curso de Teatro-Licenciatura.
Palavras-chave: Quarto de empregada: Roberto Freire: Roberto DaMatta
"RESUMO
A partir da teoria de Roberto DaMatta, o ensaio propõe uma análise espacial do drama Quarto de empregada (1958), de Roberto Freire, em que as personagens Rosa, uma cozinheira negra, e Suely, uma jovem copeira branca, habitam um mesmo aposento, retratando a dura realidade de serviçais desafortunadas. A interferência das normas trabalhistas, pertencentes ao universo da rua, no forjado ambiente privado, o quarto de empregada, evidencia o espaço retratado na cena como potencializador do conflito de classes."
Key-words: Quarto de empregada: Roberto Freire: Roberto DaMatta
"ABSTRACT
According to Roberto DaMatta’s theory, the essay proposes a spatial analysis of the drama Quarto de empregada (1958), by Roberto Freire, in which the characters Rosa, a black cooker, and Suely, a white young waitress, live in the same room, reflecting the hard reality of unlucky workers. The interference of working rules, which belong to the universe of streets, in the forged private environment, the maid room, evidences the space reflected in the scene as a potentiator of class conflict."



PEREIRA, José Luiz. O círculo de giz caucasiano: entre o épico e o melodramático. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Artes, mestrando em artes, Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques.
Dramaturgia, melodrama, teatro épico, diálogo.
Para essa comunicação, apresentarei os resultados parciais da análise da peça O círculo de giz caucasiano, de Bertold Brecht, cujo farol de investigação se pauta nos elementos de composição de um melodrama presentes na tessitura do texto de Brecht. Para tanto, recorrerei a alguns apontamentos já existentes sobre o gênero melodramático a partir dos estudos de Jean-Marie Thomasseau, Ivete Huppes e Ismail Xavier e, à luz do épico brechtiano, desvelar os movimentos de sentido que a peça faz da estética melodramática.
Dramaturgy, melodrama, epic theater, dialogue.
For this comunication, I will present the parcial results of the analysis of the play The Caucasian Chalk Circle, by Bertold Brecht, whose direction of investigation is guided in the compositional elements of a melodrama presents in the fabric of the text by Brecht. To do so, I will resort some existing notes about the melodramatic mode from studies of Jean-Marie Thomasseau, Ivete Huppes and Ismail Xavier and, in the light of the epic brechtian, revealing the signification movements that the play makes of the melodramatic esthetics.
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RIBEIRO, Martha. A encenação contemporânea frente à herança clássica: caminhos para um realismo sedutor. Niterói: Universidade Federal Fluminense. Universidade Federal Fluminense, Professora Adjunta. Diretora teatral.
Retorno do real; Cena contemporânea; Realismo sedutor.
"RESUMO
Se uma das grandes ilusões modernas foi apresentar o teatro sem o teatro, em sua autonomia e emancipação, o que se seguiu, com o pós-moderno, foi o mergulho em todo tipo de hibridações, mestiçagem e simulacros, instituindo o que talvez seja a palavra de ordem destes nossos tempos: a embriaguez. Este estado de forma alguma significa um retorno ao “teatro da representação”, de ilusão e de identificação, ao contrário, significa a exata ruína deste sistema. O que se segue com a reviravolta pós-moderna, e esta é a nossa hipótese, é o estabelecimento, na arte, de um tipo diferente de procura, que não se trata mais de produzir ou fabricar, de atribuir à arte uma tekhne, mas justamente desviá-la deste sentido de produção - de imposição de uma forma a uma matéria passiva -, para destiná-la ao jogo da sedução. O retorno do real, ou da referência, na cena contemporânea corresponde a essa ideia de jogo, um tipo de realismo mais “afetivo” que denominamos realismo sedutor. A cena contemporânea não nega o real, mas também não é seu contrário, ela o coloca em jogo."
Return of real; Contemporary scene; Realism seductive.
 

"ABSTRACT
If one of the great modern illusions was to present the theater without theater in its autonomy and emancipation, what the post-modern period brought was a diving in all kinds of hybrids, interbreeding and simulacra, introducing what is perhaps the slogan of our times: drunkenness. This condition in no way means a return to the “theater of representation”, of illusion and identification, but instead, it means the exact ruin of this system. What has been followed by the post-modern twist, and this is our hypothesis, is the establishment in art of a different kind of demand, no longer about producing and manufacturing, to give art a tekhne, but it is about diverting it from this sense of production? the imposition of a form to the passive matter ?, to destine it to the game of seduction. The return of the real, or its reference, in the contemporary scene corresponds to this idea of play, a kind of more “emotional” realism we call realism seductive. The contemporary scene doesn’t deny reality, but neither its opposite, it puts it into play."



RODRIGUES, Éder. Deslocamentos da memória na construção dramatúrgica do espetáculo A Casa do Sol. Porto Velho: UNIR.Universidade Federal de Rondônia; Professor do Curso de Teatro.
dramaturgia: memória: teatro contemporâneo
"A abordagem da memória como ponto de partida para investigações teatrais junto aos processos de criação dramatúrgica tem sido recorrente no teatro contemporâneo. Os resultados desses processos fomentam as discussões referentes à performaticidade do texto e seus desmembramentos na obra teatral.
Neste curso emergem reflexões sobre como o recurso da memória utilizado como pilar dramatúrgico dialoga com novas possibilidades de criação, tanto no tratamento teórico como na práxis cênica. Estas reflexões revisitam elementos constituintes da dramaturgia deslocando os procedimentos de costura, fragmentação e intertextualidade para campos que utilizam dos tempos e deslocamentos da memória como estratégia de teatralização de materiais tidos como imóveis e que a dramaturgia movimenta e desloca.
Este artigo se debruça sobre o processo de criação do espetáculo A Casa do Sol, do Grupo Asterisco de Teatro. Esta montagem privilegiou recursos memoriais que reconstituem o inventário da escritora Hilda Hilst em um plano dramatúrgico performático que revisita os vestígios, ressonâncias e mutações do baú memorial hilstiano e sua potencialidade dialógica na contemporaneidade."
dramaturgy: memory: contemporary theater
"The approach of memory as a starting point for theatrical investigations along with the processes of theatrical creation has been recurrent in the contemporary theater. The results of these processes instigate discussions regarding the performativity of the text and its consequences in the play.
Thus, will emerge reflections on how memory - used as a dramaturgical pillar - converses with new creative possibilities, both in theoretical approach and in the scenic praxis. These reflections revisit elements of the dramaturgy, shifting the procedures of split, fragmentation and intertextuality for fields that use time and displacement of memory as a strategy for dramatization of material considered steady and that is moved and shifted by dramaturgy.

This article focuses on the process of creating the show A Casa do Sol, by Grupo Asterisco de Teatro. This montage privileged memorial resources that reconstitute the inventory of the writer Hilda Hilst in a dramaturgical performing field that revisits the traces, resonances and changes from the “trunk of Hilst’s memories” and its dialogical potential in the contemporaneity."



SANCHES, João (João Alberto Lima Sanches). Dramas do Drama. Salvador: PPGAC-UFBA. Universidade Federal da Bahia; Mestrando; Or. Hebe Alves da Silva. Bolsa CNPQ; Mestrado. Dramaturgo e Diretor.
Drama, dramaturgia, pós-dramático
O artigo aborda algumas das questões colocadas sobre formas dramáticas a partir do Renascimento e que acabariam por radicalizar as dicotomias texto/espetáculo e drama/teatro durante o século XX: a ascensão e a crise da tradição aristotélico-hegeliana; a afirmação da presença do encenador; a emancipação da teatralidade e as novas possibilidades do drama, também através da linguagem audiovisual. Colocando-se em defesa das práticas dramáticas contemporâneas, o artigo questiona as concepções de superação do drama, como a que Hans-Thies Lehmann apresenta em sua formulação de um Teatro pós-dramático. Avançando em sua contestação à ideia de derrocada do gênero dramático, o autor ainda propõe a utilização de noções apresentadas na recém-publicada obra Léxico do drama moderno e contemporâneo para um estudo da dramaturgia baiana no século XXI.
Drama, dramaturgy, post-dramatic
The article discusses some of the questions about the dramatic forms that showed up from the Renaissance on and, possibly, radicalized the text/spectacle and drama/theater dichotomies during the twentieth century: the rise and crisis of the Aristotelian-Hegelian tradition; the affirmation of the function of the director; the emancipation of theatricality and the new possibilities of the drama, also through the audiovisual language. Putting up in defense of the contemporary practices of the drama, the article disagrees from the concepts of overcoming the drama, like what Hans-Thies Lehmann has in its formulation of a post-dramatic Theater. Advancing in his response to the idea of a collapse of dramatic genre, the author also proposes the use of concepts presented in the recently published book Lexicon of modern and contemporary drama for a study of dramaturgy developed in Bahia during the XXI century.



SANT’ANNA, Catarina. Lua e imaginário no teatro de Jorge Andrade. Salvador: UFBA: Escola de Teatro; Profa Dra Associada II"
PALAVRAS CHAVE: J.Andrade: teatro: imaginário: lua: biografia
Este trabalho dá seguimento às pesquisas do livro Metalinguagem e Teatro- a obra de Jorge Andrade (Edufmt, 1997; Perpectiva 2012), ao analisar agora as imagens poéticas do autor segundo as teorias do imaginário de G.Durand, em Lua Minguante na Rua 14 (Rasto Atrás), na qual a lua surge numa constelação de imagens isomórficas de mudança, num regime noturno do imaginário, o que vem reforçar dados do processo criativo ligados à biografia do autor.
PALAVRAS CHAVE: J.Andrade: teatro: imaginaire: lua: biographie
Ce travail donne suite aux recherches du livre Metalinguagem e Teatro- a obra de Jorge Andrade (Edufmt, 1997; Perspectiva, 2012), en analysant à présent les images poétiques de l’auteur selon les théories de l’imaginaire de G.Durand, dans Lua Minguante na Rua 14 (Rasto Atrás), dans laquelle la lune surgit dans une constellations d’images isomorphiques de changement, dans un régime nocturne de l’imaginaire, ce qui vient renforcer des donnés du processus créatif liés à la biographie de l’auteur.
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SANTANA, Mônica. Clarice Lispector, uma autora atriz. Salvador. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas; Universidade Federal da Bahia; Sócia-estudante. Mestranda PPGAC-UFBA. Jornalista, atriz e educomunicadora.
encenação, gêneros literários, Clarice Lispector, drama
O eu narrador se transforma em ator. A afirmação de Benedito Nunes recai sobre a escritora Clarice Lispector, ao analisar a obra “Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres”. Na obra, a autora dá continuidade a uma construção de linguagem que se dramatiza e que encena o processo de experiência e aprendizagem. Este artigo observa o lugar da autora assumindo outras vozes para além da narração, mas uma autora atriz, que encena o ato de escrever, mas se traveste seja da personagem, seja de outros personagens, que evoca para construir sua narrativa. Serão articulados os recursos de mascaramento, travestimento e uso de procedimentos que evocam o drama, a exemplo da voz da autora que se confunde com a da personagem, ao mesmo tempo que se converte num olhar externo que comenta, o jogo das repetições, os paradoxos, o esfacelamento da realidade, a narrativa que representa e reapresenta a realidade. Este artigo também dialogará com os princípios de polifonia e dialogismo, fundamentados por Mikail Bakhtin e que podem ser lidos dentro da obra de Clarice Lispector.
drame, genres littéraires, Clarice Lispector, le théâtre,
Le narrateur qui si devient un acteur. La déclaration de Benedito Nunes tombe sur l’écrivain Clarice Lispector, lors de l'analyse du travail "Un apprenti ou Le Livre des Délices." Dans le livre, l'auteur poursuit une construction de langage qui dramatise et édicte le processus de l'expérience et l'apprentissage. Cet article se penche sur la place de l'auteur en supposant d'autres voix, en plus de la narration, mais une actrice auteur qui édicte l'acte d'écrire, mais s'habille comme le personnage est, si les autres personnages, qui se réfère à construire son récit. Les ressources sont de masquage articulé le travestisme et l'utilisation de procédures qui évoquent le drame, comme la voix de l'auteur qui se confond avec le caractère à la même temps, il devient dans le regard externe qui a dit, le jeu de répétitions, les paradoxes , la répartition de la réalité, le récit qui représente et re-présente la réalité. Cet article a également dialoguera avec les principes de la polyphonie et dialogisme, fondée par Mikhaïl Bakhtine et peut être lu dans le travail de Clarice Lispector.



SILVA, Emanuella de Jesus Ferreira da.O Paradigma do Texto no trabalho com “alunos-atores” da terceira idade. Natal: UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado em Artes Cênicas; Robson Carlos Hardechpek.
Teatro – Idoso – Dramaturgia.
Em trabalhos desenvolvidos com “alunos-atores” idosos, o texto ainda tem certa preponderância, tendo em vista a ideia arraigada que estes alunos, que são de outra geração e que possuem outro entendimento histórico da arte teatral, carregam em si. Neste sentido, o presente trabalho pretende expor uma experiência de construção dramatúrgica, desenvolvida com alunos senescentes, a partir de um laboratório construído com seus arquivos de memória. Nesta experiência a professora-encenadora se transforma também em dramaturgista e faz uso de sua imaginação, que de certa forma, também vem revestida de suas próprias memórias, a fim de preencher os vazios deixados pela narrativa, num processo híbrido onde a memória coletiva se mistura a memória individual, metamorfoseando o épico em dramático. Assim sendo, a dramaturgia de memória cria a dramaturgia de pertencimento facilitando em muitos aspectos o Jogo Cênico com esses idosos.
Theater - Elderly - Dramaturgy.
Working with elderly "students-actors", the text still has certain predominance, because of the old concept that the students from another generation and with another understanding of the history of theatrical art bring with them. From this aspect, the present work aims to present an experience of dramaturgical construction, developed with senescent students, in a laboratory using their memory archives. In this experience the teacher-director also becomes an dramaturgista, and uses her imagination, that also comes filled with her own memories, in order to complete the gaps of the narrative, in a hybrid process in which the collective memory interlace the individual memory, transforming epic into dramatic. Therefore, the dramaturgy of memory creates the dramaturgy of belonging, facilitating in many aspects the Scenic Play with the elderly ones.
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SILVA, Gildon Oliveira. A permanência/resistência do gênero dramático melodrama em nossa atualidade. Salvador: UFBA – Universidade Federal da Bahia. PPGAC - Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas; Raimundo Matos de Leão. Dramaturgo.
drama - melodrama – matriz estética – adaptação - atualidade
Considerando-se, em nossa atualidade, o rápido e grande avanço tecnológico das múltiplas plataformas midiáticas disponíveis ao exercício da construção do drama, o trabalho busca, em uma breve reflexão, expor apontamentos sobre o gênero dramático melodrama, suas características, aspectos da linguagem e as possibilidades de permanência e/ou resistência do gênero no processo de adequação deste tipo de drama aos meios de comunicação.
drama – melodrama – array aesthetic – adapt - present
Considering, in our present time, the rapid technological breakthrough and the multiple media platforms available to the exercise of building the drama, the job search, in a brief reflection, display notes on the dramatic genre melodrama, its features, aspects of language and the possibilities of permanence and/or resistance of the genre in the process of adaptation of this kind of drama to the media.




SILVA, Keila Fonseca. O TRÁGICO ÉPICO. BREVE ANÁLISE DA PEÇA A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS À LUZ DA POÉTICA DE ARISTÓTELES. Natal: IFRN. IFRN; Professora Mestre do quadro ativo permanente. Atriz.
Palavras Chave: Trágico: Épico: Poética
O momento em que o teatro passa a incorporar os valores burgueses é conhecido, a partir das teorias de George Steiner, como a morte da tragédia. Entretanto, mesmo havendo um importante rompimento com as teorias de Aristóteles sobre a tragédia, é importante perceber que muitos elementos do trágico permanecem na modernidade, mesmo entre os dramaturgos proclamados não – aristotélicos. Este estudo propõe uma reflexão sobre o trágico e o épico na obra “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht. Para tanto, parte-se de uma leitura da obra à luz da Poética, de Aristóteles. Embora haja no Teatro Épico um rompimento com a classificação Aristotélica dos gêneros, foi possível perceber que nem todos os valores clássicos foram de fato rompidos por Brecht em sua obra.
Keywords: Tragic: Epic: Poetic
The moment when the theater is incorporating bourgeois values is known, from the theories of George Steiner, as tragedy of death. However, even if there is a major break with the theories of Aristotle on tragedy, is important to realize that many elements of tragedy remain in modernity, even among the playwrights proclaimed non – Aristotelian. In this study I propose a reflection on the tragic and epic in the works “The Threepenny Opera”, of Bertold Brecht. So, we start from a reading of the work in the light of Aristotle's Poetics. Although there is a disruption in the Epic Theater with the Aristotelian classification of genres, it was revealed that not all classical values were actually broken by Brecht in his work.




SYDENSTRICKER, Iara. Questões sobre a criação audiovisual transmidiática. Salvador: Bolsista pós-doc I na Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia (FAPESB); pesquisadora no Grupo Dramatis (PPGAC/UFBA). Roteirista, escritora.
Co-criação. Autoria. Transmídia.
Este artigo examina o papel e a importância da co-criação no mercado audiovisual transmidiático ao tempo em que discute perspectivas e dificuldades de sua aplicação, tendo como base o desenvolvimento de um universo transmidiático em Salvador, Bahia, criado e planejado pela autora. Parte-se da premissa de que a criação transmidiática exige novos posicionamentos e comportamentos que implicam, em maior ou menor escala, na incorporação do trabalho individual pela produção coletiva e vice-versa. Ressalta-se, todavia, que o autor individual pode e deve conviver com equipes de profissionais para quem o termo coletivo insere-se na ordem cotidiana do trabalho e da fruição. Como reza a sabedoria franciscana, é preciso entender a partir de que momento “o meu” transforma-se em “nosso” e o “nosso” passa a ser “deles”. Como explorar fronteiras que já não limitam, mas unem e enriquecem os processos de criação individual e coletiva? Nesse contexto, serão analisadas dificuldades e soluções encontradas para a expansão do universo Plano Aberto, roteiro de longa-metragem que dá origem a um universo transmidiático homônimo.
Co-creation. Author. Transmedia.
This article examines the role and importance of co-creation in the transmedial audiovisual market, discussing at the same time, the perspectives and difficulties of its application based on the development of a transmedial universe in Salvador, Bahia which was created and planned by the author. It brings up for consideration the premise that transmedial creation requires new postures and behaviors which imply in greater or lesser extent, in the incorporation of individual work through collective production and vice-versa. However, it points out that the individual author can and must live together with professional teams to whom the term collective is inserted in the daily order of work and fruition. As stated in Franciscan Wisdom, one must understand when “mine” becomes “ours” and when “ours” becomes “theirs”. How to explore boundaries that do not limit anymore, but which unite and enrich the processes of individual and collective creation? In this context difficulties and solutions found for the expansion of the Open Plan universe (Plano Aberto) will be analyzed, a feature film script that brings about a new transmediatic namesake.
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UHIARA Rafaella. “Sobre a incoerência da oposição entre liberdade criativa e convenções no teatro contemporâneo”. Estudo do caso do Théâtre du Radeau.” Paris: Université de la Sorbonne Nouvelle. Université de la Sorbonne Nouvelle; doutoranda em Estudos Teatrais; Marie-Madeleine Mervant-Roux.
Teatro contemporâneo; liberdade criativa; convenções; espectador
Esta comunicação terá por objetivo problematizar, a partir do exemplo do Théâtre du Radeau, o discurso, bastante recorrente no teatro contemporâneo, segundo o qual as convenções são contrárias à liberdade criativa do artista e à liberdade imaginativa do espectador. O uso pejorativo do termo “convenção” – por parte do encenador, de teatrólogos e em artigos de imprensa – será contraposto à irônica existência de outras convenções, não-aristotélicas, nesse mesmo teatro. Pretende-se mostrar, na conclusão, como o público leigo é prejudicado com o fato de essas novas convenções não serem assumidas.”
Théâtre contemporain; liberé créative; conventions; spectateur
Cette communication aura pour but de problématiser, à partir de l’exemple du Théâtre du Radeau, le discours assez récurrent du théâtre contemporain selon lequel les conventions sont contraires à la liberté créative de l’artiste et à la liberté imaginative du spectateur. L’usage péjorative du terme “convention” – par le metteur en scène de la troupe, par des spécialistes qui la suivent et par la presse – sera confrontée à l’existence (ironique) d’autres conventions, non-aristotéliciennes, dans ce même théâtre. Nous envisageons de montrer, à la conclusion, comment le public lambda est affecté du fait que ces nouvelles conventions ne sont pas assumées.
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VASCONCELOS, Eliane. Memória e dramaturgia de ForAdentro. Salvador: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; mestranda; Antonia Pereira. Bolsa CAPES. Produtora cultural e dramaturga.

Dramaturgia. Memória. Arte-Educação.

O presente artigo traz uma reflexão sobre a memória como fonte de criação no processo de dramaturgia colaborativa do experimento cênico LoCais da Memória, realizado com um grupo de teatro formado por moradores do bairro popular da Boca do Rio em Salvador (Bahia). A criação, aqui, revela-se como um ato de atualização da memória, entendida como produto das relações intersubjetivas e sociais que constituem o “eu-nós” do sujeito. Os procedimentos de criação dramatúrgica de LoCais da Memória inspiram-se nos modos e conceitos desenvolvidos por Pina Bausch, Stanislavski e Grotowski, e têm como objetivo a concepção de uma escrita teatral autônoma e reveladora do potencial criativo dos seus autores-intérpretes.


Dramaturgy. Memory. Art-Education.
This article brings a reflexion on memory as a source of creation in the collaborative process of dramaturgy experiment LoCais da Memória. This experiment was accomplished by a scenic theater group formed by residents of Boca do Rio, a lower class neighborhood in Salvador (Bahia). The creation, here, reveals itself as an act of memory refresh, understood as the product of the intersubjective social relations that constitute the "I-us" of the subject. The dramaturgical creation procedures of LoCais da Memória are inspired by the modes and concepts developed by Pina Bausch, Stanislavski and Grotowski, and aims to design an independent theater writing that also reveals the creative potential of their authors-performers.




VEIGA, Suzane Morais.

Nos bastidores da crítica: estudo sobre o pensamento teatral nas crônicas de Artur Azevedo e Coelho Neto. Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO; Mestrado em Artes Cênicas; orientadora Angela de Castro Reis. Bolsista CAPES; mestrado. Professora, atriz e escritora. "

PALAVRAS-CHAVE: Crônica; Crítica teatral; Artur Azevedo; Coelho Neto.
A crônica, enquanto gênero textual produzido especificamente para o jornal, nasce no amadurecimento da imprensa como veículo de informação e entretenimento, migrando para o Brasil com o aprimoramento dos periódicos em território nacional e apresentando grande repercussão e interesse por parte dos leitores, principalmente ao longo do século XIX. Porém, o que muitos desconhecem é o fato da crônica ter se dado de forma muito peculiar no Brasil apresentando uma fórmula irresistível de conteúdo informativo aliado à inventividade irreverente de nossos cronistas oitocentistas, com destaque para Artur Azevedo e Coelho Neto cujas crônicas críticas são o objeto de análise do presente trabalho. Assim, observar-se-á nesta pesquisa a maneira como esses autores articularam o pensamento teatral da época em algumas de suas crônicas diárias, através de minuciosa análise dos temas principais e a importância destes para a construção de um ideário crítico. Logo, ao se analisar as “crônicas-críticas” desses autores do passado será possível entender um pouco mais acerca do pensamento teatral do século XIX, bem como fazer uma nova leitura da escrita histórica da crítica teatral no Brasil. "
Chronical; Theatrical criticism; Artur Azevedo; Coelho Neto.
The chronicle, as a textual genre made specifically for the newspaper, born in the mature fase of the press as a vehicle of information and entertainment, coming to Brazil with the improvement of periodicals in national territory and presenting wide repercussion and interest by the readers, mainly during the nineteenth century. However, what people may not know is the fact that the chronicle was developed in a very peculiar way in Brazil presenting an irresistible formula of informative content along with the cleverness of our nineteenth chronicle writers, with enphasis upon Artur Azevedo and Coelho Neto whose critical chronicles are the object of analysis of this paper. This way it will be observed in this research the way these writers articulated the theatrical thought of their time within some of their daily chronicals, through an anlysis of the main themes and their importance for the construction of ideas. Thus, when analysing the “chronical-criticism” of these authors of the past it will be possible to understand a little more about the theatrical thought of the nineteenth century, as well as to do a new reading of the historical writing of theatre criticism in Brazil.