VII Congresso da ABRACE

 

Estudos da Performance

 

ALVARENGA, Ricardo Ribeiro. O nomadismo do artista/obra: quando o processo de trabalho se assemelha a uma prática etnográfica. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Pós-graduando em Dança; Jussara Sobreira Setenta. CAPES; bolsa de mestrado. Artista do corpo e da imagem.

Performance, artista etnógrafo, contexto relacional

O artigo pretende refletir sobre o paradigma de “artista etnógrafo”, sistematizado por Hal Foster no final dos anos 90, tendo como eixo de discussão performances que se realizam em contexto relacional, ativando e permeando espaços cotidianos, marcados de memória individual e coletiva. Serão considerados artistas brasileiros que em seus processos de trabalho inverteram a direção do discurso, passando do lugar exclusivo daquele que fala e enuncia para aquele que também se coloca na posição de escuta. Performances como a de Eleonora Fabião, que se senta diante de uma cadeira vazia na rua e segura uma placa: converso sobre qualquer coisa; a de Claudia Muller, que entrega dança contemporânea em domicílio; e de Paulo Nazareth, que realiza grandes caminhadas como ação performativa; deverão ser articuladas e apontadas como potência de alteridade, numa prática cujos registros podem servir de dados para a compreensão de aspectos comportamentais da sociedade contemporânea. Os trabalhos, embora pensados sob a perspectiva de uma prática etnográfica, diferem essencialmente dela por não se preocuparem em oferecer modelos ou explicações, e sim criar situações inter-subjetivas no meio em que atua.

Performance, artist ethnographer, relational context

The paper reflects on the paradigm of "artist ethnographer," systematized by Hal Foster in the late '90s, with its central discussion on performance art that takes place in the relational context, activating and permeating everyday spaces, marked by individual and collective memory. Will be considered Brazilian artists whose work reverses the dircourse’s direction in they’re workprocess, from the exclusive place of the speaker and annuncietor to the one that also arises in the listening position. Performances such as Eleonora Fabiano’s, who sits in front of an empty chair on the street and holds a sign: talk about anything; the Claudia Muller’s, who delivers contemporary dance at home; and Paul Nazareth’s, who makes great hikings as a performative action; shall be articulated and identified as the power of otherness, a practice whose records may provide data to understand some behavioral aspects of contemporary society. The works, although thought by the perspective of an ethnographic practice, essentially differ from it by not bothering to offer explanations or models, but to create situations in inter-subjective way in which it operates.
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ANDRADE, Sérgio Pereira. Traição incondicional: por outra ética cultural na Dança. Rio de Janeiro: NEED; DAC-UFRJ. Professor Assistente do Departamento de Arte Corporal da EEFD – UFRJ. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução da PUC-Rio (NEED). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Mestrando em Filosofia na PUC-Rio. Diretor, bailarino e performmer. Co-fundador do Grupo CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo (Salvador-Ba).

Alteridade na Dança; Ética; Desconstrução; Estudos Culturais em Dança; E-feitos de Fronteirização; Traição.

Apresento alguns resultados de meu último artigo publicado na revista eletrônica Polêm!ca, intitulado E-feitos de outra ética cultural na Dança (no prelo). Nesse artigo teço alguns deslocamentos sobre a questão da ética cultural na dança, tomando como premissa que os contextos friccionados nessa sentença – ética, cultura e dança – escapam a qualquer possibilidade de fixidez e unidade em defesa de uma nação ou comunidade, sendo possíveis de serem tratados somente como e-feitos de fronteirização. Nessa discussão trago questões contemporâneas do pensamento da Alteridade e dos Estudos Pós-coloniais – e seus interstícios de entender o outro para além de uma contra-hegemonia localizável, identificável e endereçável – para provocar ruídos nas habituais noções de diferença cultural, corpo-cultura e etnografia na Dança. Pela complexidade incondicional dessa discussão, produzo uma tessitura fantasmagórica, assombrada por muitas vozes, ecos epistemológicos e diferentes análises de processos e configurações em dança e performance, que abrem esse texto para o outro por vir.

Otherness in Dance; Ethics; Deconstruction; Cultural Studies in Dance; Borderization Effects; Treason.

I present some results from my last paper published in Polêm!ca magazine, named Effects of another cultural ethics in dance (printing press). In this paper I weave some displacements on the question of the cultural ethics in the dance, taking as premise that the contexts rubbed in this sentence – ethics, culture and dance – escape to any possibility of fixness and unity in defense of a nation or a community to only be thought like borderization effects. In this discussions I evoke some contemporary questions of the thought about Otherness and Post-Colonial Studies – their interstices to understand the other beyond a locatable, identifiable and addressable against-hegemony – to cause causes noises in the habitual notions of cultural difference, body-culture and ethnography in Dance. For the unconditional complexity in this discussion, I produce a phantasmagorical tessitura, haunted for many voices, epistemological echoes and different analyses of configurations in dance and performance art, that open this text for the other for coming.



"BIANCALANA, Gisela Reis. Performatividade: presença cênica e elementos culturais. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria.
UFSM. Professora adjunta; Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós Graduação em Artes Visuais/Centro de Artes e Letras."

performatividade: presença cênica: pesquisa de campo.

A proposta investigativa empreende estudos sobre a performatividade que culminam com reflexões sobre a presença cênica. A pesquisa tem seu objetivo voltado para as habilidades psicofísicas bem vindas às performances artísticas e atua em dois focos. O primeiro debruça-se sobre os princípios considerados favorecedores da presença cênica e está sendo desenvolvido no grupo de pesquisas: Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. O segundo foco está nos processos criativos implementados em um amplo projeto que absorve outros menores. O procedimento metodológico adota a pesquisa de campo que parte da imersão em contextos socioculturais pré-selecionados para atuarem como fonte temática em cada processo criativo laboratorial. As resultantes deste percurso são os espetáculos: Medéia; Valsa que fiz pra ti; Água quente, erva e cuia; e três performances intituladas Tempo Encarnado. Atualmente, estão em processo mais dois espetáculos e cinco performances. Assim, a proposta expressa uma perspectiva interdisciplinar que traduz os benefícios advindos das aproximações traçadas entre performances artísticas e elementos culturais, interligando dois campos de conhecimento, arte e antropologia.

performativity: scenic presence: field research.

The investigative proposal regards studies on performativity which culminates into reflections on the scenic presence. The research has the aim focused on the psychophysical abilities welcomed to artistic performances and acts in two focus. The first leans over on the principles considered promoters of the scenic presence and it is being developed in the research group: Performances: art and culture, bounded to CNPQ. The second focus regards the creative processes implemented in a wider project which absorbs the other minors. The methodological procedure follows the field research which breaks up from the immersion in pre-selected social cultural contexts in order to perform as a thematic source in every laboratorial creative process. The resulting from this course are the spectacles: Medéia; Valsa que fiz pra ti; Água, quente, erva e cuia and three performances entitled Tempo Encarnado. Currently, two more spectacles and five performances are in process. Thus, the proposal expresses an interdiciplinar perspective which translates the benefits that has come from proximities traced between artistic performances and cultural elements, interconnecting two fields of knowledge: art and anthropology.




BORDIN, Vanessa Benites. Elementos do jogo do bufão como ferramenta para o artivista. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes; USP. Universidade de São Paulo; mestrado; Elisabeth Silva Lopes. Fapesp. Atriz.

bufonaria: humor: artivismo

Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator/performer. A partir do estudo e da prática artística com o bufão busca-se analisar a eficácia de seu jogo na realização de ações políticas, em lugares cênicos ou públicos. Esta investigação, que se insere no campo da performance política, circunscreve esse estudo na esfera do grotesco cômico popular. Sendo assim, centrado no caráter de denúncia e protesto do bufão, examina-se os jogos de paródia e blasfêmia que endereçam suas críticas e ações sempre em favor da liberdade. Comparando a gestualidade crítica do bufão com a do homem que grafita, por exemplo, analisa-se os trabalhos de artivistas como Leo Bassi, Guillermo Gómez-Peña e Reverend Billy que se utilizam do grotesco, da ironia e da bufonaria para denunciar as injustiças contra o homem na sociedade capitalista.

buffonerie: humour: artivisme

C’est la recherche qui a pour axe la relation entre la pratique artistique et politique de l’acteur/performer. De l’étude et la pratique artistique avec le bouffon cherche à analyser l’efficacité de leur jeu dans la réalisation de actions politiques, dans les lieux public ou scénique. Cette recherche, qui s’inscrit dans le domaine de comique populaire grotesque. Ainsi, en se concentrant sur le caractère de la plainte et protestation du bouffon, examine les jeux de la parodie et le blasphème qui répondent à leurs critiques et les actions toujours en faveur de la liberté. En comparant le geste critique de le bouffon avec l’homme qui graphite, par exemple, examine les ouevres de artivistas comme Leo Bassi, Guillermo Gómez-Peña et Reverend. Billy qui utilisent le grotesque, l’ironie et la bouffonerie pour dénoncer les injustices contre l’homme dans la société capitaliste.




BRITO, Iremar Maciel de. A memória da comédia romana na criação do jogo do personagem picaresco. Rio de Janeiro: UNIRIO-UERJ. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Professor Adjunto 04.

PALAVRAS-CHAVE: Memória; Comédia ; Jogo.

"RESUMO
No século III A.C. surgiu em Roma a comédia paliata. Era inspirada em assuntos helênicos, profundamente baseada no tipo, no drama familiar e nos “qui-pro-quos” do dia-a-dia. Plauto foi o grande artífice desse tipo de teatro. Entre suas peças destaca-se “Amphitruo”, onde o personagem Sósia é um criado a esperto e tolo ao mesmo tempo. Entretanto, esse personagem mau caráter e ao mesmo tempo frágil, porém sempre engraçado, acabou entrando para a história do teatro, recriado por inúmeros autores. O Sósia plautino, portanto, acabou transformando-se no chamado “pícaro”, que tem as mesmas características do original romano. Tentando entender os jogos desse tipo de personagem, encontramos sempre a mesma sequência: 1 – Ação (criada pelo herói): a apresentação da esperteza do herói; 2 – Reação (criada pelo anti-herói): o desmascaramento da esperteza do herói; 3 – Consequência (criada pelo herói): a falsa transformação do herói. Assim, inspirados na memória da comédia paliata, pretendemos discutir os elementos básicos da criação do roteiro de um jogo teatral picaresco."

KEYWORDS: Memory, Comedy, Game.

"ABSTRACT
In the third century BC in Rome came the comedy paliata. It was inspired by Hellenic subjects, deeply based on type, family drama and the ""qui-pro-quo” day-to-day. Plautus was the great artisan of this type of theater. Among his plays stands out ""Amphitruo"" where the character is a servant Sosia the smart and stupid at the same time. However, this character and bad character both fragile, but always funny, ended up going to theater history, recreated by many authors. Sosia, so he turned the so-called ""picaro"", which has the same characteristics of the original Roman. Trying to understand the games of this type of character, we always find the same sequence: 1 - Action (created by the hero): the presentation of the hero's cleverness, 2 - Reaction (created by the anti-hero): the unmasking of the hero's cleverness; 3 - Consequence (created by the hero): transformation of the false hero. So, inspired by the memory of comedy paliata, we intend to discuss the basic elements of the creation of a theatrical play script picaresque."




"CAMPOS, Michele. Reinvenção do feminino na performance contemporânea. Belém: NEPAA/Unirio.
Núcleo de Estudos da Performance Afro-Ameríndia – NEPAA/UNIRIO; Mestre em Artes Cênicas; José Luiz Ligiéro Coelho.
Atriz-performer, e educadora."

Performance: feminismo: Belém: Berna Reale

Nos anos 60 e 70 a arte performática foi veículo da afirmação feminista. Era a época da liberação sexual e das estéticas de ruptura de padrões. A arte feminista (inspirada na obra de Simone de Beauvoir) buscava formas de inversão dos valores patriarcalistas. Porém, como a performance reinventa a questão feminina hoje, diante das novas possibilidades de acesso a várias manifestações artísticas passadas em ferramentas como o Youtube? Segundo Schechner (2011), “não há chance de que alguma coisa ainda possa ser original; temos de rearranjar, recontextualizar”. Assim, novas experiências podem dar outros sentidos às antigas reivindicações feministas. Partiremos de um panorama das principais performers e alguns desdobramentos de trabalhos realizados por artistas influenciadas por Marina Abramovic, Carolee Schneemann, Yoko Ono, Martha Rosler, Valie EXPORT, e Orlan; propondo uma análise sobre a performance da paraense Berna Reale no cenário sociocultural de Belém, marcado por colonizações, conservadorismo, e pela cultura afro-indígena. Esta artista foi citada em O Globo (17/06/2012) como “a Marina Abramovic do Pará”, por sua releitura e apropriação da arte performática na contemporaneidade.

Performance: féminisme: Belém: Berna Reale

Pendant les années 60 et 70 l'art performative a été le véhicule d’affirmation féministe. C’était l'époque de la libération sexuelle et des esthétiques de rupture. L’art féministe (inspirée chez S. de Beauvoir) cherchait des façons d’inversion des valeurs patriarcales. Cependant, comment la performance reinvente la question féminine devant les nouvelles outils d'accès aux manifestations artistiques ancienes comme l’Youtube ? Selon Schechner (2011), «il n'y a pas de chance d’avoir quelque chose encore originel; il faut rearranger, recontextualizer». Donc, des nouvelles expériences peuvent donner d'autres sens aux anciens sujets féministes. On partira d'un panorama des principaux performers et ses implications dans les travaux engagés pour des artistes influencées pour M. Abramovic, C. Schneemann, Y. Ono, M. Rosler, V. EXPORT, et Orlan; en proposant une analyse sur la performance de l'artiste du Pará Berna Reale dans la scène socio-culturel de Belém, frappée par la colonisations, le conservatisme, et par la culture afro-indigène. Cette artiste a été citée chez O Globo (17/06/2012) comme «la Marina Abramovic du Pará», par sa appropriation de l'art performative dans la contemporanéité.




CIOTTI, Naira. Performance Reticular. Natal: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas- PPGArC UFRN, Professor Adjunto II, professor-performer.

performance: politica: estéticas tecnológicas

O paradigma clássico da cultura como transmissão, baseada na ideia de comunicação, descrevia-a como um processo entre autores, que criavam mensagens, e audiências, que as recebiam. A performance é a arte do corpo em crise (GREINER: 2010) performa a fragilidade do pensamento. Percebemos um modelo ontológico que é botton up (DELANDA, 2006, p.3), a ação, o agenciamento social. Na hipótese de um modelo de sujeito emergente, as relações de exterioridade são estabelecidas entre conteúdos da experiência (SANTAELLA, LEMOS 2010). O contemporâneo na virada informacional é a manipulação da informação nela mesma: “a ação do conhecimento sobre o conhecimento” (CASTELLS, 1996). O conhecimento em rede, as ferramentas de colaboração, as redes de coletivos, as curadorias e também blogs, Twitter, YouTube, fóruns, levam aos percursos coletivos e colaborativos. A performance não é um não lugar dentro da arte, ela é uma linguagem que investiga coisas não artísticas, e que agora virou arte. Emerge a performance reticular na sociedade da informação.

performance: political, technological aesthetic

The classic paradigm of culture as transmission, based on the idea of communication, described it as a process between authors that created messages, and audiences, who received them. The performance is the art of the body in crisis (GREINER: 2010) performs the fragility of thought. We noticed an ontological model that is up botton (DeLanda, 2006, p.3), the action, the social agency. In the event of an emerging model of the subject, the external relations are established between the contents of experience (Santaella, Lemos 2010). The informational turn is contemporary in the manipulation of information in itself: "the action of knowledge about knowledge" (Castells, 1996). The knowledge of networking, collaboration tools, networks, collectives, curators and also the blogs, Twitter, YouTube, forums, lead to collective and collaborative pathways. The performance is not a place within the art, it is a language that investigates non-artistic things, and now turned art. Emerge reticular performance in the information society.




DAMASCENO, T. M. O corpo-arquivo das tradições religiosas afro-brasileiras: o movimento da recriação e da memória. Rio de Janeiro: UNIRIO, Doutoranda, Zeca Ligiéro. Professora Assistente, UFRJ, Programa de Dança.

Motrizes Culturais: Tradição: Memória: Corpo: Dança

O presente estudo propõe uma reflexão sobre o corpo que dança nas diferentes tradições religiosas afro-brasileiras. O objetivo do texto é apresentar o corpo como um arquivo que condensa um saber pelos movimentos verbais e não-verbais, com a finalidade de, transmitir e conservar a memória de um grupo. O corpo-arquivo presente nas motrizes culturais, definição proposta por Zeca Ligiéro para conceituar a complexidade das dinâmicas das performances culturais afro-brasileiras, é criador num processo dinâmico, restaura práticas corporais que se configuram como ato de transferências que torna possível um grupo recordar em conjunto. Ele possui um repertório eficaz de gestos, movimentos, posturas e ritmos, comportamentos restaurados, que cumprem a função de entreter, ensinar, marcar ou mudar a identidade, perpetuar a tradição e propor transformações. Minha abordagem do corpo nas tradições religiosas apóia-se em alguns trabalhos fundamentais: no capítulo Cantar-Dançar-Batucar do livro Corpo a Corpo: estudos das performances brasileiras do pesquisador Zeca Ligiéro (2011); nos estudos de Richard Shechner (2003); e das abordagens de Paul Connerton (1999) no livro Como as sociedades recordam.

Cultural Driving: Tradition: Memory: Body: Dance

This study proposes a reflection about the dancing body in different african-brazilian religious traditions. The objective of this paper is to present the body as a file that condenses knowledge by verbal and nonverbal movements, in order to transmit and preserve the memory of a group. The body-file in cultural driving, definition proposed by Zeca Ligiéro to conceptualize the complexity of the dynamics of african-brazilian cultural performances, is creative in a dynamic process, restores corporeal practices expressed by the act of transfers that make possible for a group to recollect together. It has an effective repertoire of gestures, movements, postures and rhythms, restored behaviors, which perform the function to entertain, teach, select or change the identity, perpetuate the tradition and propose changes. My approach of the body in the religious traditions relies on some fundamental work: the chapter Cantar-Dançar-Batucar of the book Corpo a Corpo: estudos das performances brasileiras from the research Zeca Ligiéro (2011); on the studies of Richard Shechner (2003) and on the approaches of Paul Connerton (1999) in his book Como as sociedades
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DOS SANTOS, Valdir Nunes. AS PERFORMANCES DA DANÇA BATE-BARRIGA, ELEMENTOS DE SIGNIFICAÇÃO ANCESTRE NA COMUNIDADE NEGRA DE HELVÉCIA. Teixeira de Freitas – Bahia: Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor assistente, UNEB, Cultura brasileira.

Dança bate-barriga: Performances culturais: Significação ancestre: Helvécia no extremo sul da Bahia.

"RESUMO
Neste estudo discutem-se os elementos que sustentam a permanência das performances da dança bate-barriga como significação ancestre na construção da vida dos negros remanescentes de quilombos, da comunidade de Helvécia. Para tanto, faz-se necessário indagar: As lembranças de um passado histórico fremente na prática cultural dos moradores, que compõe a memória individual e coletiva da comunidade, são elementos de sustentação e de significação ancestre? A abordagem teórica em Geertz (1989), Schechnner (2000), Burke (2010) se firma como diálogo possível para este estudo. E como metodologia elegeu-se a pesquisa social, por entendê-la eficaz às peculiaridades do objeto. Diante do exposto, assegura-se que os elementos de sustentação da permanência e significação ancestre da dança bate-barriga e suas performances relacionam-se às imagens sociais que os moradores percebem, constroem e reconstroem por entendê-las indissociáveis ao contexto e situações de suas vidas."

Keywords: Beat-belly dance: Cultural performances: Meaning ancestor: Helvécia in the extreme south of Bahia.

"ABSTRAC
In this study discusses the elements that sustain the remaining performances of beat-belly dance like ancestor significance in the construction of black life of the community of Helvécia. Therefore, it is necessary to question: The memories of a past history in the discourse of residents that makes up the individual and collective memory of the community are supporting elements of meaning ancestor? The theoretical approach in Geertz (1989), Schechnner (2000), Burke (2010) stands as a dialogue as possible for this study. And was elected as methodology for social research to understand it effectively to the peculiarities of the object. Given the above ensures that the support elements of permanence and significance of ancestor-belly dance beats and their performances, relate to the social images that residents perceive, construct and reconstruct them inseparable for understanding the context and situations in their lives."




GARDEL, André. Anchieta e o Perspectivismo Ameríndio. Rio de Janeiro: PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO; Professor Adjunto II do Departamento de Teoria do Teatro e da Escola de Letras. Cantor e compositor de música popular.

Teatro Colonial. Anchieta. Perspectivismo Ameríndio. Cena pluricultural.

Pensar as origens do teatro brasileiro no século XVI a partir da obra de Padre Anchieta, sob a perspectiva da etnocenologia, do teatro como performatividade, ritual, máquina lúdica, fenômeno espacial, e, principalmente, como potência de recepção ativa e produtiva. Na cena pluricultural do período, local de encontro diaspórico múltiplo, está se dando, de modo ambivalente, o confronto e a troca entre duas civilizações estruturadas e ricas: a européia medieval/ renascentista e a indígena, foco central da atuação catequética. Refletir sobre as porosidades da dramaturgia anchietana; entre outras possibilidades, principalmente, no momento em que é reconfigurada no contexto festivo-ritualístico de sua encenação, na ambiência selvagem tropical, e recebida por uma cultura dotada de uma concepção de realidade muito diferente da européia, já que corpórea e centrada na alteridade, chamada pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro de “Perspectivismo Ameríndio”.

Teatro Colonial. Anchieta. Perspectivismo Ameríndio. Escena pluricultural.

Pensar los orígenes del teatro brasileño el el siglo XVI a partir de la obra del Padre Anchieta, bajo la perspectiva de la etnocenología, del teatro como performatividad, ritual, máquina lúdica, lugar de encuentro diaspórico múltiple, se está dando, de modo ambivalente, el confronto y el intercambio entre dos civilizaciones estructuradas y ricas: la europea medieval/ renacentista y la indígena, foco central de la actuación catequética. Pensar sobre las porosidades de la dramaturgia anchietana; entre otras posibilidades, principalmente, en el momento en que se reconfigura en el contexto festivo-ritualístico de su puesta en escena, en el ambiente salvaje tropical, y recebida por uma cultura dotada de una concepción de realidad muy diferente de la europea, ya que tiene cuerpo y está centrada en la alteridad, llamada por el antropólogo Eduardo Viveiros de Castro de “Perspectivismo Ameríndio”.




HEIDRICH, Elisa. Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro – o processo de criação cênica a partir da vivência em trabalho de campo Porto Alegre: UFRGS; Mestrado em Artes Cênicas; orientadora Inês Marocco. Bolsista REUNI. Atriz.

criação; memória; processo.

"RESUMO
Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado “Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro – Utilização de manifestações culturais como estímulo para uma criação orgânica e autêntica do ator na cena” iniciada em 2011. Para realizar esta pesquisa foi escolhida uma manifestação popular existente no interior do Ceará: o ritual fúnebre realizado pelas carpideiras. Foi realizado um trabalho de campo durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano e nos meses seguintes se concretizou a pesquisa em laboratório, onde a atriz-pesquisadora busca levar para sala de ensaios sensações e memórias suscitadas pela vivência no Ceará. Este processo se mostrou extremamente pessoal, exigindo que a atriz tivesse um alto nível de entrega em um trabalho sobre si mesma. A vivência de campo serviu como estímulo para criação, enquanto as cenas criadas mostram muito da experiência e das memórias da própria intérprete."

la création, la mémoire, des processus.

"RÉSUMÉ
Ce travail fait partie de la recherche de Master «Quand l'extérieur permet de vous plonger dans - Utilisation des manifestations culturels comme un stimulant pour la création d'un acteur organique et authentique dans la scène"" commencée en 2011. Pour mener cette recherche a été choisi une manifestation populaire à l'intérieur du Ceará: le rituel funèbre exécuté par des pleureuses. Ce travail de terrain a été effectué pendant les mois de Janvier et Février de cette année et dans les mois suivants La recherche a été réalisée dans le laboratoire, où l'actrice-chercheur cherche apporter à la salle de répétition leur sensations et leur souvenirs soulevés par la vie dans le Ceará. Ce processus s'est avéré extrêmement personnelle, exigeant que l'actrice avait un niveau élevé de la livraison dans un travail en soi. L'expérience du champ a été un stimulant pour la création, tandis que les scènes créés montrent beaucoup d'expérience et les souvenirs de la propre interprète."




MACIEL, Andrea. Corpo sem Muros – corpo e cidade nas performances. Rio de Janeiro: UNIRIO. Prof. Assistente PUC-Rio.

Corpo, Cidade, Performance

"""O trabalho investiga as relações entre corpo e cidade em performances políticas contemporâneas, que discutem os espaços públicos através do corpo do excluído, do estranho, do estrangeiro e do êxtase. As performances O Chão nas Cidades em de Salvador (Maciel:2008), As 7 Ações Cariocas (Fabião:2008), Em Deriva (Ciríaco e Lopes: 2001), transitam na linha de fronteira entre arte e cotidiano e, instauram pequenas crises no espaço público, que são catalisadoras de manifestações da vida nas cidades capazes de revelar processos sociais, princípios de criação/organização de redes comunitária.
As performances em foco são protagonizadoras de cartografias que tem como objetivo ativar a rede de afetos entre sujeitos e espaço público, premissa que motiva a discussão sobre os processos de subjetivação na cidade entrelaçados à construções históricas e sociais. O estudo se dedica ainda a desvendar as ferramentas estéticas-políticas do corpo do performer, que se evidenciam no uso de linguagens artísticas na cidade como um sistema de signos rotativos abertos, produtoras de novos devires de significação entre a cidade e seus habitantes."""

Body, City, Performance

"""The present work investigates the relationship between body and city in contemporary political performances, in which the images of the excluded, the foreign, the stranger, and the ecstasy is representative of different bodies from public space. The performances: The Ground in the Cities - Salvador (Maciel, 2008), 7 Actions for Rio de Janeiro (Fabião: 2008), or Drifting (Ciríaco and Lopes, 2001), are circumscribed in an cross-border zone between art and everyday life, and their actions create small crises in public spaces which are responsible to bring up manifestations of political life in the cities. They are performance-catalyses which have the power of reveal social processes, principles of creation / organization of community networks.
Body without Walls exposes cartographies of political performers who aim to activate the bonds between subject affects and public space. This imperative motivates the discussion about the subjectivity in the city interlaced with historical and social constructions. The study also unravels aesthetic-political approaches which fundament the action of performative body on the streets."""
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MADEIRA,Cristiane (Cristiane Madeira Motta). Kubana Njila diá Angola. Travessias do Ator-sacrário por entre as Divindades Angolanas. São Paulo:Escola de Comunicação e Artes; USP. Universidade de São Paulo. Mestrado; Elisabeth Silva Lopes. Atriz e diretora.

rito: mito: Antropologia: performance: Candomblé

"RESUMO
Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre o rito e o mito: a corporeidade existente nesta interseção e sua relação com o teatro. A partir da aquisição do conhecimento, do estudo e da prática das danças ritualísticas e da mitologia das divindades (mikisi), enquanto figuras arquetípicas do Candomblé Angolano surge uma corporeidade para ser explorada pelo ator/performer na e para cena. Esta investigação se insere na Antropologia da Performance, valendo-se dos estudos de Schechner e Turner sobre a restauração do comportamento, por meio da transmissão, manipulação e a transformação do rito e do mito em processo artístico e também na Antropologia Teatral de Eugenio Barba, surgindo como uma possibilidade de treinamento intercultural e a organização do bios cênico do “Ator-sacrário” pela experiência do rito e mito angolano. A pesquisa tem sido realizada na prática com um grupo de atores amadores e profissionais, 
onde se tem registrado o desenvolvimento de potências eficientes na e para improvisação a partir desta corporeidade adquirida."

rite: myth: Anthropology: performance: Candomble

"ABSTRACT
It is research that has as its axis the relationship between the rite and myth: the embodiment that exists in this intersection and its relationship with the theater. From the acquisition of knowledge, study and practice of ritualistic dances and mythology of the gods (mikisi) while archetypal figures of Angolan Candomblé one embodiment appears to be exploited by actor / performer “in” and “for” scene. This research is inserted in Anthropology of Performance, drawing upon studies Schechner and Turner on the restoration of behavior, through the transmission, manipulation and transformation of the rite and myth in the artistic process and also in the Theatre Anthropology by Eugenio Barba, arising as a possibility of intercultural training and organization of the scenic bios ""Actor-sacrarium"" for the experience of the rite and myth Angola. The research has been done in practice with a group of amateur and professional actors, where it has been registered the development of potencies efficient “in” and “for” improvisation from these embodiment has been gained."




MAROCCO, Inês Alcaraz. Incidente em Antares: reflexões sobre um processo de criação artística. Porto Alegre.Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professor Associado 1

Palavras- Chave: encenação, teatro colaborativo, adaptação literária

"RESUMO
Neste trabalho lanço algumas reflexões sobre o processo de criação artística desenvolvido dentro de um ambiente acadêmico que resultou no espetáculo Incidente em Antares a partir da obra homônima de Erico Verissimo.Dentro da linha de um trabalho colaborativo e de investigação, estabeleceu-se como um dos princípios básicos para o trabalho, a criação de uma linguagem comum ao grupo.Um trabalho de preparação física e treinamento, assim como de aquisição de técnicas de estilos teatrais necessários a proposta que pretendíamos desenvolver foi realizado antes do inicio das improvisações com as situações do romance.Com essa preparação prévia estabeleceu-se algumas condições básicas que foram importantes e determinantes para a criação da dramaturgia do espetáculo como a eficácia na adaptação da linguagem literária para a cena e na composição de uma linguagem estética para o espetáculo."

Key words: staging, collaborative theater, literary adaptation

"MAROCCO, Inês Alcaraz. Incidente em Antares: reflections on a process of artistic creation. Porto Alegre.Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professor Associado 1
ABSTRACT
In this work, I weave some reflections on the process of artistic creation developed in an academic environment that resulted in the production Incidente em Antares from the homonymous work of Erico Verissimo. In a line of a collaborative and investigative work, the creation of a common language for the group was established as one of the basic principles for the work. A work of physical preparation and training, just as of acquisition of techniques of theater styles necessary for the proposition we intended to develop was realized before the beginning of the improvisations with the situations from the novel. With this previous preparation there were established some basic conditions which were important and determining for the creation of the stage dramaturgy, such as the efficiency in the adaptation of the literary language for the stage and the composition of a aesthetic language for the performance."




MULER, Gustavo Peres. A construção da cena clownesca a partir de ditos populares gauchescos. Porto Alegre: UFRGS. UFRGS, mestrando PPGAC, Inês Alcaraz Marocco. Ator e professor de teatro.

ditos, clown, comicidade, dramaturgia, espetáculo

Os ditos populares gauchescos são sentenças curtas, comumente repletas de metáforas que suscitam a comicidade por meio de um vocabulário rico em imagens. As ideias e afirmações contidas nessas frases nos remetem a aspectos peculiares do Rio Grande do Sul. Neste artigo são analisados possíveis pontos de intersecção entre os elementos cômicos intrínsecos a este gênero textual e os elementos que geram o riso no estilo teatral clownesco. Partindo do pressuposto de similaridade entre os conceitos de tempo e ritmo tanto no dito popular quanto na criação teatral, a pesquisa é desenvolvida como base para a construção de um espetáculo solo de clown. Nesse processo de investigação, são exploradas possíveis vias de concepção dramatúrgica, visando a não hierarquização entre texto e cena. Assim como os ditos podem agir como provocadores de circunstâncias, as improvisações livres podem evocar ditos ainda não empregados na criação. A tessitura da peça será organizada partir dos desdobramentos dessas relações que envolvem o imaginário popular e o jogo do clown.

Sayings, clown, comicity, dramaturgy, spectacle

Gaucho popular sayings are short sentences, commonly full of metaphors which rouse the comicity through a vocabulary rich in images. The ideas and information in such sentences address us to particular aspects of Rio Grande do Sul State. In this article it is analyzed possible points of intersection between the comic elements intrinsic to such textual genre and the elements which generate the laughter in theatrical clownish style. Parting from the assumption of similarity between the concepts of time and rhythm both in popular saying and in theatrical creation, this research is developed as the basis for the construction of solo clown spectacle. In this process of investigation some possible ways of dramaturgical conception are exploited, which aims at the non-hierarchizing between text and scene. As much as the sayings can act as provokers of circumstances, the free improvisations can evoke sayings not employed in the creation yet. The weaving of the play will be organized from the discoveries of such relations which involve the popular imaginary and the play of the clown.




NASCIMENTO, Vinicius Bolivar; SILVA, Renata de Lima;. O Dono do Corpo – a composição cênica a partir de elementos do ritual da umbanda. Goiânia: UFG. Estudante do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFG, orientadora: Renata de Lima Silva, professora adjunta do curso de Licenciatura em Dança da UFG.

Umbanda. Zé Pelintra. Cultura Popular. Teatro

Do interesse em dialogar elementos da cultura popular com técnicas de interpretação e o trabalho de dramaturgia corporal surge a montagem cênica “O Dono do Corpo”, interpretada por Vinicius Bolivar com direção de Renata Lima, tendo como principal mola propulsora o aproveitamento de símbolos que aparecem na manifestação cultural e religiosa da umbanda e mais especificamente que giram em torno da figura de Zé Pelintra. O estudo cênico desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, de caráter contextualizador, de pesquisas de campo e nos laboratórios de criação que teve como base os estudos elaborados por Renata Lima em sua tese de doutorado. O objetivo desse artigo é de apresentar e discutir de forma sistemática o processo de criação de “O Dono do Corpo”.

Umbanda. Ze Pelintra. Popular Culture. Theatre

Interest in dialogue with elements of popular culture interpretation techniques and the work of dramaturgy body assembly appears scenic "The owner of the Body", played by Vinicius Bolivar directed by Renata Lima, the main driving force behind the use of symbols that appear in cultural and religious expressions of Umbanda, and more specifically revolving around the figure of Zé Pelintra. The scenic study was developed from a literature search, contextualizing character of field research and laboratory building that was based on studies prepared by Renata Lima in her doctoral thesis. The aim of this paper is to present and discuss the systematic process of creating the "The Owner of the Body."




NEVES, Daniele Quiroga. A arte da performance e seus vestígios imagéticos. Santa Maria:Universidade Federal de Santa Maria, Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, na área de concentração Arte Contemporânea, vinculada a linha de pesquisa Arte e Cultura, Gisela Reis Biancalana; REUNI-CAPES.

arte da performance: vestígio imagético: fotografia: vídeo: registro

"RESUMO
O tema Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações, proposto pelo VII Congresso da ABRACE, está em consonância com a problemática levantada pela pesquisa atualmente desenvolvida pela autora junto ao Curso de Mestrado em Artes Visuais (PPGART-UFSM). Nesse sentido, a referida pesquisa parece contribuir para o debate na medida em que discorre sobre certas questões referentes à (im)permanência da arte da performance – linguagem efêmera que se caracteriza pela presença corporal do artista, que desenvolve determinada ação compartilhada com um público num espaço-tempo específico. Assim, a reflexão crítica que permeia esse assunto, recai sobre o uso de recursos fotográficos e videográficos para documentar performances – dispositivos que possibilitam o registro visual ou audiovisual, transmissão, ou posterior exibição das performances presenciais. A investigação volta-se assim para o reconhecimento da ação performática presencial a partir dos desdobramentos provocados pela imagem capturada, que registra e consequentemente, reconfigura sua forma de (re)apresentação."

performance art: imaging trace: photograpy: video: record

The theme Times Memory: signs, resonances and changes proposed by the VII Congress of the ABARCE is in line with the issues raised by current research developed by the author with the Master in Visual Arts (PPGART-UFSM). Such research discusses some issues related to memory performance art, ephemeral language that characterizes the artist's bodily presence, which develops specific action shared with an audience in a specific space-time. In this sense, the reflection is on the use of photographic and videographic resources to document performances, techniques that allow your visual or audiovisual recording, transmission, display or later. The inquiry thus turns to the recognition of performative action from the face consequences caused by the captured image, which records and acting accordingly reconfigures its way to (re) presentation.




OLIVEIRA, Ysmaille.Corpo Divinu...A performance do seu Julico na novena do divino Espírito Santo em São Tomé/Pa.Belém: Universidade Federal do Pará.UFPA, Mestrando em Artes, Ana Karine Jansen de Amorim.

Oralidad. Performance. Historia.

O estudo em questão analisa as experiências da festa do Divino aqui no Pará. Arrolou-se neste trabalho uma dimensão histórica através da descrição da festa do Divino feita por Artur Vianna no século XIX em Belém e também as corroborações de Napoleão Figueiredo e Anaiza Vergolino, no qual descrevem a partir dos relatos dos moradores a festa no Alto do Cairari. A partir da descrição da festa em contextos diferentes fizemos um cruzamento de narrativas, bibliografias e relatos de moradores, abordando o corpo, partindo do princípio cunhado por Richard Schechner sobre “restauração de comportamento”. Também nessa perspectiva, o corpo é entendido como signos da cultura. Nesse trançado ganha destaque a Festa do Divino Espírito Santo em Macapazinho, agrovila pertencente ao município de Castanhal, especialmente na comunidade de São Tomé, uma entre as doze comunidades, onde ocorre à novena que é cantada em latim e na qual a performance do seu Ozório Lameira, mais conhecido como Seu Julico é o ponto fulcral para compreender o dialogo ente os Estudos da Performance, poesia oral e circularidade cultural.

Oralidad. Performance. Historia.

El presente estudio analiza las experiencias de la fiesta del Divino en Pará.Son incluidos en este estudio una dimensión histórica con la descripción de la celebración de Divino hecha por Arthur Vianna en el siglo XIX, en Belén, y también las corroboraciones de Napoleón Figueiredo y Anaiza Vergolino, que describen por medio de los informes de los residentes a la fiesta en el Alto Cairari. Con la descripción de la fiesta en diferentes contextos, es que hemos hecho un cruce de relatos, bibliografías e informes de los residentes al abordar el cuerpo, a través de las concepciones de Richard Schechner en "la restauración de la conducta". También desde esta perspectiva, el cuerpo es comprendido como signos de la cultura. En este cruce de informes hemos destacado la fiesta del Divino Espírito Santo en Macapazinho, agrovila que pertenece al municipio de Castanhal, especialmente en la comunidad de Santo Tomé, una de las doce comunidades en las que se produce la novena que se canta en latín, en la cual la performance de Ozório Lameira, más conocido como Su Julico es el punto central para entender el diálogo entre los estudios sobre la performance, la poesía oral y la circularid cultural.



"OLIVEIRA,Silvana M.S. Num-Se-Pode : espaço de afecto do corpo cênico feminino. Uberlândia : UFU - Universidade Federal de Uberlãndia ; IARTE - Instituto de Arte ;Programa de Pós-Graduação em Artes.. Mestrado em Artes . Linha de Pesquisa ; Práticas e Processos em Artes Cênicas; Teatro e Culturas Populares. 
Orientadora : Renata Bittencourt Meira. Bolsa CAPES. Apoio FAPEMIG . Atriz; encenadora; diretora; coreógrafa; dramaturga"

Palavras-chave: Performance. Num-se-Pode (mito). Corpo-gênero-cênico. Errância feminina. Máscara. Feminismo e liminaridades poéticas e políticas..

"RESUMO
Esta pesquisa apresenta o processo de criação e análise da performance ar-tística do mito da “Num-se-Pode:espaço de afecto no corpo cênico feminino”. Um corpo sensível, que, na arte da performance, é sujeito e objeto. O trabalho seguiu o rastro intuitivo, em que se aportou em universos hiperfísicos de textualidades do corpo enquanto etnografia de gênero. Descreve-se o modo como apropriou-se da dor, luta e resistência de um eu feminino de performatividades seculares que se fez máscaras, imagens e identidades que se revelam Num-se-Pode. Buscou-se o aprofundamento teórico nos estudos da performance de Richard Schechner e Victor Turner e outros. Os resultados desta pesquisa apresentam as interfaces com a memória do corpo cênico feminino na apropriação dos conteúdos do mito–potência, poética, signos - como elementos de um projeto artístico em que se buscou revelar o processo criativo em performance a manifestação da potência do uso do mito da Num-se-Pode em relação com o corpo-gênero poético e político na construção de um espaço de afecto: o corpo cênico feminino.."

Palabras-claves: Performance. Num-se-Pode (mito). Cuerpo-género-escénico. De los errores del femenino . Feminismo y liminaridades poéticas y políticas.

"RESUMO
Esta investigación presenta los por menores del proceso de creación y análisis de la performance artística del mito “Num-se-Pode”, espacio de afecto en el cuerpo escénico femenino; un cuerpo sensible que, en el arte de la perfor-mance, es el sujeto y objeto. El trabajo ha seguido un camiño intuitivo, en que aporté universos hiperfísicos de textualidades del cuerpo en cuanto etno-grafía de género.Describi como me apropiei del dolor, lucha y resistencia de un yo femenino de performances desde muchos siglos y me hizo máscaras, imágenes, identidades que se revelan “Num-se-Pode”. He buscado profundizar el estudio teórico del performance de Richard Schechner y Victor Turner, y otros. Los resultados de esta i presentan las interfaces con la memoria del cuerpo escénico femenino en la apropiación de los contenidos del mito – potencia, poética, signos– como elementos de un proyecto artístico que ha buscado el proceso creativo en performance en la manifestación de la potencia del uso del mito da Num-se-Pode en relacióncon el cuerpo-género poético y político en la construcción de un espacio de afecto:el cuerpo escénico
femenino."
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PINTO, Monilson dos Santos. Nego Fugido, manifestos de memórias incorporadas. São Paulo: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP). Curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Orientadora; Marianna Francisca Monteiro. Ator/brincante do Nego Fugido

PALAVRA-CHAVE: Teatro Popular, Revoltas, Memórias Incorporadas.

O Nego Fugido é uma manifestação da cultura popular que há mais cem anos é mantida pelos pescadores afros descendentes de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano. Uma espécie de catarse pública que, ao misturar elementos da dança, teatro, música e declamação, conta uma versão peculiar da história do Brasil que compreende a aquisição da liberdade pelos negros como um processo de revolta, luta e resistência. Nessa narrativa, entrelaça-se a memória coletiva da comunidade, a prática da pesca artesanal e as práticas religiosas e culturais afros brasileiras da região. Não há sobre o grupo um trabalho aprofundado de pesquisa que o caracterize como objeto de observação no âmbito dos estudos da prática do ator/dançarino. Sendo assim, proponho um estudo que possibilite observar na manifestação as correlações entre performance e memória, tendo como pano de fundo os aspectos sociais, culturais que contextualizam a manifestação.

KEYWORD: Theater Popular, Revolt, Incorporated Memory

The Nego Fugido is a manifestation of popular culture that has been maintained by afro fishermen descendet of Acupe, Santo Amaro da Purificação district at the Recôncavo Baiano. It is a kind of public catharsis that by mixturing elements from dance, theater, music and recitation tells a peculiar version of the period of the acquisition of liberty by black people, as a process of revolt, fight and resistence within Brazilian History. This narrative intertwines community's colective memory, the artisanal fishery tecnique and afro-brazilian religious practices from the region. There is not a detailed work that characterizes the Nego Fugido as an object of research within the studies on actor/dancer partices. Being so, I want to propose a study that enables the observation in the manifestation of the correlations between performance and memory. Both, in a background of the social and cultural aspects that contextualize the manifestation .



SANTOS, Carolina Erika. Performar em estado reflexivo: problematizações urbanas simuladas por performances. Salvador: UFBA. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Doutorado, Ciane Fernandes. FAPESB, bolsa de doutorado.

performance: espaço público: performatividade

Performar em estado reflexivo é um método de construção de pensamento que se consolida no fazer performativo. Trata-se de um caminho de experimentação reflexiva em que proponho performances nos espaços públicos de cidades contemporâneas a fim de problematizar as políticas públicas de gestão urbana. Para o exercício de tese construí seis performances que foram experimentadas em territórios específicos da cidade de Salvador — conjunto de logradouros urbanos rotulados por mim como “Soteropolicity”. As performances praticadas trazem releituras de outras obras como também desenvolvem questões do contexto urbano em análise, conjugando criação prática com especulação teórica. Por essa trajetória de fazer-sentir-e-pensar realizei a escrita deste ensaio, em que apresento apreensões desveladas por ações performáticas e os meios de efetivação de uma escrita que pretende ser reflexiva.

performance: public space: performativity

Performing in reflective state is a method of construction of thought consolidated by the performative making. For the purposes of this article, urban problematizing is simulated by means of performance, creating differentiated subsidies in the reflection about the complexity of contemporary cities. It is six performances in specific areas of the city of Salvador - a set of urban locations labeled by me as "Soteropolicity". The performances bring readings of other works as well as issues develop in the urban context analysis, combining practical creation with theoretical speculation. For this path to make-think and feel, I realized the writing of this essay, in which expose seizures uncovered by performing and the ways to effect a writing that purports to be reflexive.




SILVA, Alissan M. A performance do jongo: experiência estético corporal da diáspora. Rio de Janeiro: UNIRIO;NEPAA;CAPES; Mestrado; Orientador Zeca Ligiéro.

jongo: corpo: performance: diáspora: identidade.

O artigo apresenta a pesquisa de mestrado proposta ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, em que se pretende desenvolver um estudo analítico da performance dos corpos do Jongo, expressão de motrizes africanas presente no sudeste brasileiro, tendo como objeto o jongo da Comunidade Remanescente de Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis – RJ. O mote para esta pesquisa é a idéia de que além de uma estética corporal do indivíduo, composta pelo seu repertório de movimentos próprios e tecida pela sua experiência de dançar, há uma estética corporal coletiva no que se refere ao exercício do grupo, mas também constituída pelo saber ancestral, podendo assim situar a estética corporal do Jongo no conjunto de experiências estéticas e rítmicas da Diáspora Africana nas Américas. Procura-se investigar como o corpo se evidencia como elemento de identidade(s) diaspórica(s), ante as relações de produção e transmissão de conhecimento desses corpos e a relação tecida com aspectos relativos à memória e ancestralidade, através da Performance, e os desdobramentos que se dão entre a performance e os estudos desenvolvidos atualmente no campo da diáspora.

Jongo; body; performance; diaspora; identity.

This article presents the research proposed to Unirio's Masters Program of Theater in Performing Arts, in which we intend to develop an analytical study of the performance of the bodies of Jongo, an afrobrazilian expression present in the southeast of Brazil, having as its object the Reminiscent Jongo Community of Quilombo Santa Rita of Bracuí in Angra dos Reis - RJ. The motif for this research is the idea that beyonds a corporeal aesthetic of individual's body, made up of its own stock of movements and built by its experience of dance, there is a collective corporeal aesthetic in relation to the group exercise, but also constituted by an ancestral knowledge, so you can place the corporeal asthetic of Jongo in the set of rhythmic and aesthetic experiences of the African Diaspora in the Americas. We seek to investigate how the body makes itself evident as the element of diasporic identities, facing the relations between the production and transmission of knowledge and communication of these bodies and the relation stablished with aspects of memory and ancestry through Performance, and the development that occur between performance and the studies currently being developed in the field of diaspora.
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SILVEIRA, Aressa Egly Rios da. A Festa de Reis no Brasil, Peru e Colômbia: miscigenação racial, resistência cultural e restauração do comportamento - uma performance cultural. Rio de Janeiro: UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, doutorado, Zeca Ligiéro. CAPES, 5. Arte-educadora, professora de pós-graduação, contadora de histórias, atriz e pesquisadora de cultura popular.

cultura popular latinoamericana: miscigenação racial: resistência cultural: Festa de Reis: performance

Esta comunicação investiga e analisa, os processos de miscigenação racial, resistência cultural e restauração do comportamento ocorridos nos diferentes países latinoamericanos – Brasil, Peru e Colômbia – no contexto dos festejos que têm como mito originário a passagem da bíblia que narra a saga dos três Reis Magos (Festa de Reis) – e a presença da máscara neste festejo, que em cada pais e cidade atende por diferentes nomes. No caso deste trabalho, conforme os países e cidades pesquisadas a festa responde pelos seguinte nomes: Brasil/Rio de Janeiro – Folia de Reis; Colombia/Riosucio – Carnaval del Diablo; Peru/Ollantaytambo – Bajada de Reyes. Através de pesquisa teórica e de campo, este trabalho, fruto da investigação para a elaboração da tese de doutoramento, ainda em processo, pretende expandir os estudos em cultura popular, indo além das fronteiras brasileiras e estabelecendo um diálogo com os países latinoamericanos."

The Feast of Kings in Brazil, Peru and Colombia: racial miscegenation, cultural resistance and restoration of THE behavior - a cultural performance.

This communication investigates and analyzes the processes of racial miscegenation, cultural resistance and restoration of the behavior occurring in the different Latin American countries - Brazil, Peru and Colombia - in the context of celebrations that have as their origin myth of the Biblical passage that tells the saga of the three Kings Magos (Feast of Kings) - and the presence of the mask in this celebration, that in every country and city goes by different names. In the case of this work, as the countries and cities surveyed by the party answers the following names: Brazil / Rio de Janeiro - Folia de Reis, Colombia / Riosucio - Carnaval del Diablo, Peru / Ollantaytambo - Bajada de Reyes. Through theoretical and field research, this work, the fruit of research for the preparation of the thesis, still in process, intends to expand his studies in popular culture, beyond Brazil's borders and establishing a dialogue with Latin American countries."
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"SOUZA, Maria Cristina Souza Brito..O duplo em cena: criação e memória. Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Universidade Fedral do Estado do Rio de Janeiro ; Professora Associada Dramaturga e Diretora teatral."

memoria; duplo; espaço; tempo; rito

"RESUMO
A pesquisa desenvolvida no espetáculo “O amor e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal”, objetivou no episódio da descoberta do amor pela filha do rei Brutus na novela medieval, o teatro como um duplo da vida. Neste artigo analisa-se como a Donzela rememora em rito o amor, através da expressão de ecos da memória que se objetivam no tempo e no espaço numa relação de duplo. O espaço como um dado real ou simbólico e o tempo como manifestação no presente de um passado que, por sua vez, em rito se presentifica. Nesse sentido, a pesquisa procurou a criação de signos que se definem pela estreita relação existente entre a fala e o movimento na construção de um mundo simbólico. Introduz-se assim o espetáculo no universo da poesia no espaço. Através da expressão de ecos da memória a partir da relação de duplo existente no tempo (passado/presente), no espaço (real e simbólico) e no discurso (verbal/gestual), tudo se integra na pesonagem que se objetiva em memoria ritualizada no espaço.
PALAVRAS-CHAVE: Memoria; duplo, espaço, tempo, rito."

KEYWORDS: Memory, double, space, time, rite

"ABSTRACT
The research developed in the play ""Love and the Maiden in the theater of cruelty of the Quest for the Holy Grail"", aimed to the discovery of love by the daughter of King Brutus in the novel medieval theater as a double of life. This paper analyzes how the Maid Rite recalls in love, through the expression of echoes of memory that are objectified in time and space in a dual relationship. Space as a given real or symbolic, and in this time as a manifestation of a past which, in turn, becomes present in the rite. In this sense, the study sought to create signs that define the close relationship between speech and movement in the construction of a symbolic world. Thus introduces the show in the universe of poetry in space. Echoes through the expression of memory from the dual relationship exists in time (past / present) in the space (real and symbolic) and speech (verbal / gestural). Everything is integrated in the character of the Maiden that happens in ritualized memory space."




"SOUZA, Maria Inês Galvão. Memória: entre o movimento e a palavra. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Adjunto. Intérprete e coreógrafa."

Movimento; Palavra; Espaço, Memória; Intérprete.

O artigo pretende desenvolver a ideia da criação de um espaço da memória do intérprete localizado entre o movimento e a palavra. Entendemos que a memória pode se estabelecer na medida em que o gesto se integra e expressa o sentido da palavra e a palavra quando evocada, também é acompanhada do sentido do gesto. A pesquisa se aprofunda na criação da peça O amor e a donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal dirigido por Maria Cristina Brito, da qual fui intérprete. A memória do movimento cênico se desenvolveu no espaço intangível do relacionamento dos duplos descobertos entre o som e o movimento, entre a palavra e o gesto, a partir da definição do tema central do texto e da sua construção em ação dramática no espaço. No processo de criação e montagem do espetáculo foi necessário um estudo das possibilidades do corpo, do sentido da criação das formas e da intenção na realização de cada gesto. Todas as experiências corporais se relacionaram sempre ao sentido que o texto evocava, a partir da definição de um espaço e de um tempo simbólicos que localizavam a personagem e os acontecimentos presentificados pela sua própria memória narrados ritualisticamente por ela.

Movement; Word; Space; Memory; Performer.

The article seeks to develop the idea of creating a memory space of the performer located between the movement and speech. We understand that the memory can be established in that integrates the gesture and expressed the sense of the word and the word when mentioned, is also accompanied by the meaning of the gesture. The research deepens the creation of the piece O amor e a donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal directed by Maria Cristina Brito, which I was a performer. The memory of scenic spectacle movement developed in the space of the double intangible relationship found between sound and movement, between word and gesture, from the definition of the central theme of the text and structure of dramatic action in space. In the process of creating and assembling the show was necessary to study the possibilities of the body, towards the creation of the forms and intention in making every gesture. All body experiences are always related to the sense that the text evokes, from the definition of a symbolic space and time located a character and the events shown by its own memory ritualistically narrated by her.




SOUZA, Maria Lúcia Galvão. O Gesto em ressonância no rito. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Departamento de Linguagens Artísticas; Instituto de Artes.

gesto, movimento, cena

Este ensaio busca traduzir alguns resultados obtidos com a pesquisa de caráter interinstitucional, que resultou no espetáculo “O amor e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal”, com dramaturgia e direção da Professora doutora Maria Cristina Brito e interpretação de Maria Inês G. Souza, apresentado em eventos acadêmicos institucionais realizados na UNIRIO e na UERJ. A direção de movimento tomou como base para o desenvolvimento da pesquisa, explorar os movimentos e gestos presentes na memória corporal da atriz/bailarina, explicitada espacialmente numa “dança” singular. Ao mesmo tempo, procurava enaltecer os conflitos da personagem donzela no corpo, pelo gesto, buscando as ressonâncias do caráter ritualístico do gestual pesquisado, explorado em variáveis dinâmicas, extrapolando a lógica discursiva do texto, transformando-o em imagens ressonantes. A presença corporal da intérprete, amplificada a cada ensaio pela consciência das suas ações, baseada na análise dos movimentos proposta por Laban, buscou utilizar o gesto como um rico recurso expressivo, fazendo da cena uma coreografia do rito, que é produto da memória e do amor da donzela

gesture; movement; scene

This essay intends to translate results obtained from the interinstitutional research, that resulted in the spectacle “O amor e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal” (The love and the maiden in the theater of cruelty of Holy Grail demand). This play had dramaturgy and direction of Professor Maria Cristina Brito, PhD and interpretation of Maria Inês G. Souza. It was presented in academic institutions such as UNIRIO and UERJ.The direction of movement explored movements and gestures present in the corporal memory of the actress/ ballet dancer, spatially explicit in a singular and unique “dance”, to develop the research. At the same time, it was intended to enhance the conflicts of the maiden in her own body, through her gestures, searching for resonances of the ritualistic feature of the researched signs. These signs were explored in dynamic variables, overcoming the discursive logic of the text through its transformation in resonant images.The corporal presence of the interpreter, amplified on each new essay through the conscience of her actions, based on the movement analysis proposed by Laban, sought to use the gesture as a rich expressive resource,




VINADÉ, Tatiana Barrios. Em busca de um sujeito performático: de Ama a Minha Velha. Santa Maria: UFSM. Mestranda PPGART; UFSM; Gisela Reis Biancalana. Bolsista CAPES.

Arte da Performance: Ama: Minha Velha: Pré-Performance.

Este resumo refere-se à pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Artes Visuais, com foco na Arte da Performance. Esta investigação nasce a partir do questionamento sobre as possibilidades de deslocamento de uma personagem teatral para um sujeito da ação performática. Esta personagem, a saber, Ama da tragédia Medéia de Eurípides, inserida em diferentes contextos, reorganiza suas ações em virtude do universo em que esta envolvida, transformando-se em Minha Velha. Esta mutação se estabelece como ponto fundamental nesta pesquisa. Minha Velha, então, tem sua origem em uma personagem teatral, mas também é a atriz/pesquisadora/ performer presente e está intima e simultaneamente relacionada ao seu universo sociocultural e pessoal. Para a efetivação desta proposta é realizado anterior as ações performáticas, um trabalho psicofísico que a atriz/pesquisadora/performer denominou de Pré-Performance. Este processo é composto por duas fases, separadas apenas metodologicamente, visto que são consideradas etapas conexas na trajetória da atriz/pesquisadora/performer para realizar sua arte. Estas fases são, a preparação corporal e o estudo do contexto no qual será realizada a Performance.

Art de la Performance: Aime: Mon Vieux: Pré-Performance.

Cette synthèse fait référence à la recherche dans le développement de la maîtrise en arts visuels en mettant l'accent sur l'art Performance. Cette recherche découle de la question sur la possibilité de déplacement d'un personnage de théâtre à un sujet de l'action performative. Ce personnage, à savoir la tragédie de Médée d'Euripide Aime, inséré dans des contextes différents, réorganise ses actions en vertu de l'univers qui a évolué, devenant Mon Vieux. Cette mutation est établi comme un point clé dans cette recherche. Mon Vieux, puis, a son origine dans un caractère théâtral, mais il est l'actrice / chercheur / interprète et cela est étroitement lié et, simultanément, à votre univers personnel et socio-culturelle. Pour la réalisation de cette proposition est appliquée avant d'exécuter les actions, une étude psychophysique que l'actrice / chercheur / interprète appelé Pré-Performance. Ce processus se compose de deux phases, séparées seulement méthodologique, car ils sont considérés comme des étapes liées à la trajectoire de l'actrice / chercheur / interprète pour effectuer son art. Ces phases sont la préparation du corps et l'étude du contexte dans lequel la Performance aura lieu.




ZENICOLA, Denise. MAMIWATA: Mito e Dança Afro Contemporânea. Rio de Janeiro:Universidade Federal Fluminense, Professora Adjunta. Diretora, Coreógrafa e Pesquisadora.

Dançateatro, Corpo, Dança Afro Contemporânea, Mitologia Vodoo e Dança Drama.

O mito de Mamiwata, presente em mais de 10 países da África, tem sua iconografia, via de regra, representada como uma mulher/sereia, que carrega em seus braços erguidos, uma cobra. Com mais de dois milênios de existência, renasce com intensidade, no período das sucessivas invasões europeias no continente africano, por volta do século XVI. Sua estética mulher/peixe, presente em outras tradições chega ao Brasil, parcialmente representada pelo Orixá Iemanjá, embora Mamiwata não seja um princípio Iorubá. Ambivalência, dualidade, sabedoria, adaptação e encantamento são algumas das características que definem este arquétipo mitológico vodoom. Talvez uma capa protetora que envolva e puna os povos e grupos sociais que perderem suas origens e fundamentos. Na experiência e prática de montagem cênica e dramaturgia da dançateatro, Mamiwata reafirma-se como um instigante tema para reflexões e propostas artísticas, pela sua conotação de feiticeira, bruxa e sereia. A performance Vodoom de Mamiwata situa um corpo dramático porque deslocado do real, um corpo embricado de tensões porque potencializado nas cenas. Uma estética para além do Teatro Realista, para além da Dança Contemporânea.

Dance-Theatre, Body, Contemporary Afro Dance, Voodoo Mythology and Drama in Dance

The Mamiwata myth iconography, present in more than 10 African countries, is in the majority of cases represented by a woman/mermaid carrying a snake in her raised arms. With more than two millenniums of existence, this figure appears again intensively during the time of the continuous European invasions of the African continent, around the 16th Century. Her woman/fish aesthetics, present in other traditions, comes to Brazil partially represented by the Orixá Iemanjá, although Mamiwata is not a Yoruba heritage. Ambivalence, duality, knowledge, and adaptation are some of the characteristics which define such mythic voodoo archetype. Perhaps, it is a protecting cape covering and punishing all social groups that lost their origins and foundations. In the scenic practice and montage and in the dance-theatre drama, Mamiwata re-establishes itself as an intriguing theme for artistic reflections and proposals, thanks to its connotation as a sorceress, witch and mermaid. The Mamiwata Voodoo performance contextualizes a dramatic body out of reality, a body full of tensions, which is empowered in the scenes. An aesthetics going beyond the Realist Theatre, and beyond Contemporary Dance.




ZUPPI, Patricia de Almeida. MBOJERA: rastros entre poéticas. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes; USP. Universidade de São Paulo, mestrado, Elisabeth Silva Lopes. Atriz e bailarina. Coordenadora do Projeto Vocacional Aldeias: Secretaria Municipal de Cultura/SP.

experiência performática: liminaridade: entre-culturas: ritual indígena.

"RESUMO
Esta pesquisa trata dos processos que envolvem a experiência performática e os fluxos entre memória, resistência e criação no âmbito do entrecruzamento de culturas. Parte-se da instauração de interlocuções no contexto das aldeias indígenas Guarani da capital de São Paulo que, apesar das dinâmicas de contato com a metrópole, ainda mantêm vivos seu idioma e práticas ritualísticas tradicionais. O eixo de reflexão se volta para a percepção de possíveis intersecções e contaminações poéticas deflagradas neste contato intercultural. Performance é aqui compreendida com ênfase na experiência, como campo relacional na proposição do encontro com o outro culturalmente diferente. Ritual e Arte, e seus respectivos meios e processos, aproximados pela perspectiva da experiência liminar proposta por Victor Turner, são postos em deslocamento, numa ruptura entre as fronteiras de distintos gêneros de performance cultural. À luz dos Estudos da Performance e da Antropologia da Performance é sugerida uma apreensão do intervalo entre culturas distintas, como um entre-lugar potencialmente transformador, gerador de novos sentidos."

performative experience: liminality: cross-cultural: indigenous ritual.

"ABSTRACT
This research deals with the processes which involve the performatic experience and flows between memory, resistance and creation within the crossing of cultures. It starts with the establishment of dialogues in the context of Guarani Indian villages from the capital of Sao Paulo that, despite the dynamic contact with the metropolis, still keep alive their language and traditional ritual practices. The axis of reflection goes to the perception of possible intersections and poetic contamination deflagrated in intercultural contact. Performance is understood here with emphasis on experience, as a relational field in the proposition of the meeting with the “other culturally different”. Ritual and Art, and their respective environments and processes, approximated by the perspective of luminal experience proposed by Victor Turner, are put on the move on a rupture between the boundaries of different kinds of cultural performance. In light of Performance Studies and Anthropology of Performance is suggested an apprehension of interval between different cultures, as a potentially transformative in-between place, generating new meanings."
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