ALCÂNTARA, Celina Nunes de. Sob o signo da ficção: uma reflexão sobre os modos de ser e pensar o ator na contemporaneidade. Porto Alegre: Departamento de Arte Dramática\UFRGS; Professora Assistente e Doutoranda em Educação na UFRGS; Professora orientadora: Rosa Fischer. Membro do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance. Atriz do Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator. Palavras-chaves: ator, ficção, real, verdade Este texto tematiza o conceito de ficção na relação com o trabalho e os modos de ser ator na contemporaneidade. A partir das relações que comumente se estabelece entre a constituição do trabalho do ator e as ideias de realidade, verdade, ficção, fantasia, buscou-se problematizar a questão para pensar a ficção como elemento de criação possível de espraiar-se para além da prática artística, chegando a povoar o universo da criação de si mesmo praticada pelo sujeito artista através de um ato ficcional. Especula-se, também, a possibilidade de utilização da ideia de ficção como mote para pensar a própria pesquisa em torno do trabalho do ator. Subsidiaram essa reflexão ideias dos seguintes autores: Aristóteles, Hannah Arendt, Jean Baudrillard, Jean-Jacques Roubine, Michel Foucault e Slavoj Zizek . Actor, fiction, real, truth. This text thematises the concept of fiction in its relationship with thework and ways of being of actors in the contemporary world. Fromthose relationships normallyestablished between the constitution of the actor’s work andideas on reality, truth, fiction, fantasy, we sought to problematisethe issue in order to develop our thoughts on fiction as an elementof creation possible to be disseminated beyond artistic practice,even populating the creative universe itself through theindividuality of the artist through a fictional act. We also discussthe possible use of the idea of fiction as a theme to reflect on theresearch surrounding the work of acting. This reflectionwas corroborated by ideas from the following authors: Aristotle,Hannah Arendt, Jean Baudrillard,Jean-Jacques Roubine, Michel Foucault and Slavoj Zizek. -------------------------------- ALEXANDRE, Marcos Antônio. Galanga Chico-Rei: encruzilhadas do rito, memória e religiosidade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. Professor Associado. Doutor em Literatura Comparada; Pós-doutorado com pesquisa em teatro e cultura afrodescendente no ISA – Havana, Cuba e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGAC da UFBA; Professor Orientador. Ator. Etnocenologia. Chico Rei. Memória. Religiosidade. Rito. "Galanga Chico-Rei é um espetáculo cênico-musical, estreado em 2011, dirigido por João das Neves, com direção musical de Titane, texto de Paulo César Pinheiro, protagonizado por Maurício Tizumba e um elenco de atores negros. Ao discorrer sobre os estudos da etnocenologia, Armindo Bião destaca os “estados de corpo” como um dos tópicos para se referir “à indissociabilidade entre corpo e consciência” e para se “reportar às artes do espetáculo que se sustentam, em boa medida, na prática e exercício de alteração dos estados de corpo habituais do dia-a-dia”. Tal aspecto é importante para leitura do espetáculo, objeto de reflexão deste trabalho, que busca refletir sobre a importância da personagem histórica Chico Rei – nobre africano trazido como escravo para o Brasil –, analisando como ela é trazida para cena através do entrecruzamento das temáticas da memória e da religiosidade." Etnocenología. Chico Rei. Memoria. Religiosidad. Rito. "Galanga Chico-Rei es un espectáculo escénico-musical, estrenado en el 2011, dirigido por João das Neves, con dirección musical de Titane, texto de Paulo César Pinheiro, protagonizado por Maurício Tizumba y un elenco de atores negros. Al discutir acerca de los estudios de la etnocenologia, Armindo Bião destaca los “estados del cuerpo” como uno de los tópicos para referirse “a la indisociabilidad entre cuerpo y conciencia” y para “reportarse a las artes del espectáculo que se sostienen, en buena medida, en la práctica y ejercicio de alteración de los estados del cuerpo habituales del día-a-día”. Tal aspecto es importante para la lectura del espectáculo, objeto de investigación de este trabajo, que busca reflexionar acerca de la importancia del personaje histórico Chico Rei – noble africano traído como esclavo para Brasil –, analizando como él es puesto en la escena a través del entrecruzamiento de las temáticas de la memoria y de la religiosidad." AZEVEDO, Sônia Machado de. Memória: criação e recepção nas artes da presença. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena. PALAVRAS-CHAVE: PRESENÇA HUMANA; ALTERIDADE; MEMÓRIA; CRIAÇÃO; RECEPÇÃO. "RESUMO O TEXTO DIALOGA COM CONCEITOS ADVINDOS DE DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO AO LIGAR VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS À PRESENÇA HUMANA NO MUNDO DAS ARTES E DA CULTURA. A QUESTÃO DA PESSOALIDADE E SUA AUTOINVESTIGAÇÃO EM PROCESSOS CRIATIVOS SÃO EXAMINADAS A PARTIR DE IMPULSOS PARA O ENRAIZAMENTO, NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO, ACOLHIMENTO E VIDA TESTEMUNHADA PELO OUTRO. O REGISTRO CARNAL DOS MOMENTOS VIVIDOS VIA SENSAÇÕES GRAVADAS COMO CICATRIZES NA HISTÓRIA PESSOAL E MEMORIA SENSORIAL PRIVADA SÃO INVESTIGADOS COMO FONTE, TANTO DA CRIAÇÃO NAS ARTES PRESENCIAIS QUANTO DE SUA RECEPÇÃO EM ESPAÇOS PÚBLICOS, ATRAVÉS DE ATOS POLÍTICOS POR EXCELÊNCIA. CRIAÇÃO E RECEPÇÃO LIGAM A MEMÓRIA DE QUEM SOMOS À NOSSA PÁTRIA CULTURAL E AO MUNDO DA CULTURA." KEYWORDS: HUMAN PRESENCE; OTHERNESS; MEMORY; CREATION; RECEPTION. "ABSTRACT THE TEXT DIALOGS WITH CONCEPTS FROM DIFFERENTS FIELDS OF KNOWLEDGE, CONNECTING INDIVIDUALS EXPERIENCES TO THE HUMAN PRESENCE IN THE CULTURAL AND ARTISTIC WORLD. THE QUESTION OF THE PERSONHOOD AND ITS AUTO INVESTIGATION IN CREATIVE PROCESSES ARE EXAMINED FROM IMPULSES TO THE ROOTING, NEED OF BELONG, RECEPTION AND TESTIFIED LIFE BY THE OTHER. THE CARNAL REGISTER OF THE MOMENTS LIVED VIA SENSATIONS MARKED AS SCARS INTO THE PERSONAL HISTORY AND PRIVATE SENSITIVE MEMORY ARE INVESTIGATED AS SOURCE BOTH TO CREATION ON PRESENCIALS ARTS AND ITS RECEPTION IN PUBLIC SPACES, THROUGH POLITICALS ACTS BY EXCELLENCE. CREATION AND RECEPTION CONNECTS THE MEMORY OF WHOM WE ARE TO OUR CULTURAL HOMELAND AND THE CULTURAL WORLD." BARRETO, Tainá Dias de Moraes. Corpos femininos e masculinos em torno do cavalo marinho – reflexão sobre uma possível técnica que se constrói no cotidiano. Brasília: Universidade de Brasília UNB. Universidade de Brasília; Mestrado em Artes; Jorge Graça Veloso. Dançarina e coreógrafa. Cavalo marinho, corpo, técnica, corporeidade. "RESUMO Este trabalho pretende trazer uma descrição dos corpos dos cortadores de cana-de açúcar brincadores de cavalo marinho e das mulheres em torno desta manifestação tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco, que reúne música, dança e teatro. A descrição pretende trazer aspectos observados neste corpos tanto no momento da brincadeira quanto em suas tarefas cotidianas. Através desta observação, pretende-se refletir sobre uma possível técnica corporal que se constrói no cotidiano dos sujeitos do cavalo marinho e sobre como a relação entre cotidiano e brincadeira se traduz esteticamente no momento do samba, influenciando, definindo corporeidades e jeitos de dançar." Cavalo marinho, body, thecnic, corporeality. "ABSTRACT This work intends to provide a description of the bodies of the sugar cane workers which play Cavalo Marinho and women around this traditional manifestation of the Mata North Zone of the state of Pernambuco in Brazil, which combines music, dance and theater, during the play and in their everyday tasks. Through this description is intended to reflect on a possible body technic that is constructed in everyday life of the players and how the relationship between everyday life and play translates aesthetically at the time of samba, influencing and defining ways to dance and corporeality." BIAO, Armindo. Cordel, memória e passaporte: para a construção de um espetáculo. Salvador: UFBA; professor titular re-integrado; CNPq, bolsista de produtividade em pesquisa. Ator, encenador, dramaturgo. Cordel: espetáculo: dramaturgia: cena contemporânea; etnocenologia. Em parte do ar do tempo que tem povoado a cena contemporânea, sobretudo desde os anos 1960 e 1970, com pessoas que se apresentam ao público enquanto si próprias (artistas da cena e do texto) e não (ou não sempre) como personagens de outras dramaturgias (fenômeno esse que tem multiplicado os sentidos de dançarinos, atores, cantores, músicos, performers, artistas plásticos, do circo e do audiovisual), inscreve-se a proposição de elementos para a construção de um espetáculo, tendo como foco central a memória pessoal e artística do pesquisador, de fatos, canções, filmes e espetáculos (de 1965 a 1970), como inspiração o teatro de cordel soteropolitano (desde 1966), e, como documento de referência fatual, passaporte usado no período, além de outras fontes secundárias. Esses elementos são articulados em forma de texto dramático e, também, em forma de roteiro de espetáculo. Cordel: spectacle: théâtre: scène contemporaine; ethnoscénologie. En bonne part, il s’agit d’une recherche d’accord avec l'air du temps qui a mis dans la scène contemporaine, surtout depuis les années 1960 et 1970, des personnes (artistes de la scène et du texte) se présentant au public comme elles mêmes et non (ou pas toujours) comme des personnages d'autres dramaturgies. Ce phénomène (qui a diversifié les sens et significations des danseurs, chanteurs, musiciens, comédiens, acteurs, artistes des arts visuels, du cirque et de l'audiovisuel) est le panorama danslequel s'inscrit la proposition des éléments pour la construction d'un spectacle: la mémoire personnelle et artistique du chercheur, de faits, de chansons, de films et de spectacles (1965-1970); le théâtre ‘de cordel’ (adaptation de la littérature de colportage brésilienne pour la scène à Salvador de Bahia, depuis 1966); le document de référence factuelle du passeport utilisé dans la période et d'autres sources secondaires. Ces éléments sont articulés sous forme de texte dramatique et aussi sous forme de script pour un spectacle. -------------------------------- CAFÉ, Ângela Barcellos. Contadores de histórias, etnocenologia e educação. Brasília. UnB. Orientador: Graça Veloso. 2012 contador de histórias; educação; etnocenologia; dialética, lúdico; Utilizando a etnocenologia, em alguns de seus pressupostos epistemológicos, este artigo investiga como os contadores de causo, ou contadores de histórias de raiz, podem contribuir na formação do contador de histórias contemporâneo, mais especificamente aqueles que procuram construir sua formação. A concepção do contador de histórias que proponho é construída com base na descoberta de si. Por meio do autoconhecimento o sujeito se descobre contador e aprimora suas técnicas de comunicação, de acordo com seus limites e potenciais, pensando nos objetivos que pretende alcançar. A estética da gestualidade e da expressão do corpo pode ser construída com base na observação de práticas de ritos e rotinas tanto dos contadores de histórias, como de personagens diversas, em vários contextos sociais. Para tal, discute a relação do campo de investigação da etnocenologia a partir da relação sujeito e objeto de pesquisa, verificando se a dialética se aplica neste objetivo, uma vez que a busca trata de um objeto dinâmico por ser este, o sujeito em sua formação, se aplicando na educação tanto formal, como na informal. Story-tellers; education; ethnocenology; dialetic; ludic; By using some of the epistemological assumptions of ethnocenology this article investigate how the traditional story-tellers might contribute in the formation of the contemporary story-teller. The conception of the story-teller that I propose is built inside the discovery of one's self. By the means of self-knowledge, one discovery his story-telling capabilities and enhance his communication's techniques according with his potentials and limits, thinking on the objectives that he intends to reach. The story-teller's collection of communication applicable resources of "aesthetics of gestuality" and body expressions can be built based on the observation of rites and routines of the story-tellers themselves as well as on the observation of various characters under various contexts. This article discusses the relation of the ethnocenology's field of research based on the relation of the object and subject of the research, verifying if the dialetic is appliable to this objective, considering that the object of the research is the dynamic subject itself in the educational process, regardless if it is formal or not. -------------------------------- CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes. Baile Flamenco Andaluz: tradição e espetacularidade. Belém: UFPA. UFPA; professora adjunta. Flamenco. Baile. Palo. Espetacularidade. A história do Flamenco costuma ser dividida em períodos. Há uma primeira etapa considerada "Pré-Flamenca", anterior a 1765. Desde esta data até meados do século XIX, denomina-se “Época Primitiva". Aqui aparecem os primeiros estilos ou palos de canto. Mais tarde virá a chamada "Idade de Ouro" ou "Época dos Cafés-Cantantes", situada entre 1850 e 1910-1920, aproximadamente. Por último, de 1910 a 1955, situa-se o período denominado "Ópera Flamenca" ou "Tempos dos Fandangos e do Fandanguillo", referindo-se aos espetáculos de arte flamenca em teatros, que abundavam em toda a Espanha. O próximo ciclo, compreendido entre 1955 e 1985, denomina-se "Renascimento", pela revalorização conferida ao canto. Finalmente, a “Nova Era”, correspondente aos nossos dias, quando o Flamenco passa a ocupar um lugar relevante dentro do panorama musical (e coreográfico) andaluz e a teorização da cultura flamenca chega ao auge. Nossa comunicação centrar-se-á nesse útimo período, com ênfase na espetacularidade, um tipo de interação humana (eventual ou habitual) mais extraordinária, que incide de maneira particular no modo de ser, de se comportar e de se apresentar. Flamenco. Baile. Palo. Espetacularid. La historia del flamenco se suele dividir en períodos. Hay una primera etapa considerada “Pre-Flamenca”, anterior a 1765. Desde esta fecha hasta mediados del siglo XIX, se denomina “Época Primitiva”. Aquí aparecen los primeros estilos o palos del cante. Más tarde vendrá la llamada “Edad de Oro” o “Época de Los Cafés-Cantantes”, situada entre 1850 y 1910-1920, aproximadamente. Por último, desde 1910 a 1955, se sitúa el período denominado “Ópera Flamenca” o “Tiempos del Fandango y del Fandanguillo”, refiriéndose a los espectáculos de arte flamenco en teatros, que abundaron por toda España. El siguiente ciclo, comprendido entre 1955 y 1985, se denomina “El Renacimiento”, por la revalorización que se confirió al cante. Finalmente, la “Nueva Era”, correspondiente a nuestros días, período en que el Flamenco pasa a ocupar un lugar relevante dentro del panorama musical (y coreográfico) andaluz y la teorización de la cultura flamenca va en auge. Nuestra comunicación se centrará en este último período, con énfasis en la espetacularid, un tipo de interacción humana (eventual o habitual) más extraordinaria, que incide de manera particular en el modo de ser, de comportarse y de presentarse. -------------------------------- CASTRO, Ana Luiza de Magalhães. Peter Brook, um Teatro Formas Simples. Campinas: Unicamp; Instituto de Artes; Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena; Curso de Mestrado; Orientadora: Suzi Frankl Sperber. FAPESP; Bolsa de Mestrado. Atriz, diretora, contadora de histórias. PALAVRAS-CHAVE: Atuação: Narrativa: Peter Brook. "RESUMO O texto aborda aspectos da atuação narrativa própria ao teatro desenvolvido por Peter Brook, utilizando os conceitos de formas simples e de “pulsão de ficção” trabalhados por Suzi Sperber no campo da teoria literária, para compreender determinadas operações do trabalho do ator. Para tanto parte do reconhecimento da efabulação enquanto seu ethos essencial, evidenciada na relevância do uso da imaginação e da relação ator-espectador, presentes na cena de Brook. Conclui que o ator narrador em Brook se aproxima das reflexões de Walter Benjamin sobre o narrador e a narrativa tradicional, que se verifica no desejo do diretor de reencontrar uma comunicabilidade que instaure a dimensão da “construção de si”. Um nível de operação que é próprio da função narrativa nas culturas tradicionais; incluindo também a relação com o outro e um sentido de pertencimento coletivo." MOTS-CLÉS: Performance: Narration: Peter Brook. "RESUMÉ Le texte analyse quelques aspects de la narration propre au théâtre développé par Peter Brook, à l'aide des notions de formes simples et ""pulsion de fiction» travaillés par Suzi Sperber dans le domaine de la théorie littéraire, pour comprendre certaines opérations du travail de l'acteur. Il reconnaît la fabulation comme l’ethos essentiel de l'acteur, et tient en compte l'importance de la imagination et la relation acteur-spectateur dans la scène de Brook. La conclusion est que l’acteur-conteur pour Brook s'approche des réflexions de Walter Benjamin sur le narrateur et le récit traditionnel; qui peut être vérifié dans le désir de Brook de retrouver une communicabilité qui établisse la dimension de la «construction de soi"". Un aspect qui caractérise la fonction du récit chez les cultures traditionnelles, et qui comprend la relation avec les autres et un sentiment d'appartenance collective." COSTA, Eliene. Análise das peças “O Ministro do Supremo” de Armando Gonzaga e “O Ministro Do Supremo Ou Alcibíades, O Ás Do Futebol” adaptação de Julio Ozon. Salvador: UFBA; professora associada. Diretora teatral. Circo-teatro. Comédia. Dramaturgia. Trata-se do estudo e análise comparativa da linguagem utilizada em duas peças com o mesmo enredo: uma peça original “O Ministro do Supremo” de autoria de Armando Gonzaga, e a segunda “O Ministro do Supremo ou Alcibíades, o Ás do Futebol”, arranjo e adaptação para circo de Julio Ozon. Ao analisar as duas obras, pode-se observar que apesar do enredo ser o mesmo, estas se passam em classes diferentes, causando mudanças importantes na apresentação do cenário, na caracterização das personagens e principalmente na construção de suas linguagens e ações. Estas peças fazem parte de projeto de pós-doutorado, e se encontram no acervo do Arquivo Miroel Silveira, da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP). Circus theater. Comedy. Drama. It is the study and comparative analysis of the language used in two parts with the same plot: an original play "The Minister of the Supreme" written by Armando Gonzaga, and the second "The Minister or the Supreme Alcibiades, the Ace of Football" arrangement and adaptation circus Julio Ozon. By analyzing the two works, one can observe that although the plot remains the same, these are set in different classes, causing major changes in the presentation of the scenario, the characterization of the characters and especially in the construction of their language and actions.These pieces are part of post-doctoral project, and are in the collection of Miroel Silveira Files, Library School of Communication and Arts of São Paulo (ECA / USP). COUTINHO, Denise. A questão ética nas pesquisas em artes. Salvador: UFBA. Professora do Instituto de Psicologia da UFBA, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Ética em pesquisa: Comitê de ética em pesquisa: Artes Cênicas. O trabalho visa estudar o papel e a relevância de comitês de ética para pesquisas em artes que envolvam seres humanos, levando em consideração princípios já estabelecidos nas ciências, a partir da Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, extensivos a pesquisas em quaisquer áreas. Duas perguntas guiam a discussão: cabe submeter projetos de investigação em artes aos tradicionais comitês de ética, cujo marco regulatório é a pesquisa biomédica? Haveria uma metadisciplina capaz de previamente assegurar e validar a construção ética de conhecimento em todos os campos do saber? Muitas pesquisas em artes cênicas utilizam imagens de processos e espetáculos. Isso coloca uma dificuldade quase intransponível ao preconizado direito ao anonimato e à privacidade dos sujeitos envolvidos, elementos do “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” usado nas pesquisas científicas. De modo geral, trabalhos em outros campos revelam que a simples assinatura de um sujeito no TCLE e a aprovação prévia do projeto num comitê supradisciplinar não garantem procedimentos éticos em pesquisas com seres humanos. Research Ethics: Ethics Committee: Performing Arts The paper aims to study the role and relevance of ethics committees in arts research with human subjects, taking into account principles already established in scientific fields by the National Health Council’s Resolution 196/1996, applicable to research in all areas. Two questions lead the discussion: is it valid to submit research projects on arts to traditional ethics committees, whose regulatory framework is biomedical research? Would there be a meta-discipline capable of previously assuring and validating the ethical construction of knowledge in all fields? Many research projects in the performing arts use images of production processes and shows. This creates a nearly insurmountable difficulty to the proposed right to anonymity and privacy of the individuals involved, which are prominent elements in the "Statement of Informed Consent" so extensively used in scientific research. Generaly speaking, work in other fields show that a person’s simple signature in the SIC form and the prior approval of a supradisciplinary committee do not ensure ethical procedures in research with human subjects. -------------------------------- FRANCO, Elison Oliveira. Para a nossa alegria! Viva a comicologia? Brasília: UnB; Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Artes PPGARTE; Orientadora Luciana Hartmann. Bolsista CAPES; Mestrado. Ator/palhaço, arte-educador e coordenador no Grupo de Teatro Idiossincrasia. Palavras-chave: Cômico: riso: etnocenologia: saberes: pedagogia teatral. "RESUMO Este artigo apresenta o cômico e o riso como possibilidades de comunicação e diálogo entre saberes. Partindo da sua experiência como ator/palhaço e arte-educador, o autor faz uma análise etnocenológica do vídeo Para a nossa alegria, amplamente acessado no You Tube, com o pensamento de alguns autores que investigaram as relações entre o cômico, o riso, o conhecimento e as suas manifestações no meio social, refletindo ainda sobre as suas possíveis contribuições para o campo artístico, especificamente a pedagogia teatral. O objetivo, de modo geral, é discutir se o cômico e o riso necessitariam de algum respaldo epistemológico ou se a sua manifestação e utilização intencionalmente artística já colaborariam para a aprendizagem." Keywords: Comic: laugh: ethno-scenology: knowing: theater pedagogy. "ABSTRACT This article presents the comic and the laugh as possibility of communication and dialogue between knowing. Leaving of its experience as actor/clown and art-educator, the author makes a ethno-scenological analysis of the video For our joy, widely had access in the You Tube, with the thought of some authors who had investigated the relations between the comic, the laugh, the knowledge and its manifestations in the social environment, reflecting still on its possible contributions for the artistic field, specifically the theater pedagogy. The objective, in general, is to argue if the comic and the laugh need some epistemological endorsement or if its manifestation and intentionally artistic use already would collaborate for the learning." GOMES, Ricardo Carlos. Os princípios do Teatro Eurasiano no Brasil: uma trajetória do artista em busca da invenção da própria tradição. Ouro Preto : UFOP. Professor Adjunto da UFOP, diretor teatral, ator. Teatro Eurasiano, Tradição, Arte do Ator "O Teatro Eurasiano, proposto por Eugenio Barba, não limita-se à geografia da Europa e da Ásia, mas é uma categoria mental que busca encontrar uma convergência entre diversas tradições teatrais a partir da necessidade de dialogar com outras tradições performativas e ao mesmo tempo definir a sua própria. A partir desse conceito, o presente trabalho pretende, ao analisar a trajetória artística de seu autor, analisar os desdobramentos do Teatro Eurasiano na realidade teatral brasileira contemporânea. Essa trajetória pode constituir-se em um ponto de vista privilegiado para esta análise, uma vez que o autor, iniciou-se no ofício teatral dentro do Teatro Tascabile di Bergamo. Este grupo italiano construiu sua própria tradição em estreita relação com o teatro asiático. Atualmente, o autor desenvolve uma pesquisa pedagógica, artística e acadêmica que busca princípios de valor para o trabalho do ator brasileiro. A pesquisa utiliza uma perspectiva transcultural que permite incorporar as tradições cênicas asiáticas às técnicas ocidentais, utilizando igualmente princípios presentes no teatro-dança tradicional indiano e no teatro ocidental." Eurasian Theatre, tradition, Actor's Craft "As proposed by Eugenio Barba, Eurasian Theatre is not limited to the geographical territories of Europe and Asia. Rather, it is a mental category that seeks points of convergence amongst various theatrical traditions to adress its need to both establish dialogue with other performative traditions and to define its own. Departing from this understanding, this paper proposes to explore how the concept of Eurasian Theater may unfold within the context of contemporary Brazilian theater. The author's own artistic trajectory offers a privileged perspective, as he began his theatrical apprenticeship with Teatro Tascabile di Bergamo. This italian company built its own tradition in close relationship with Asian Theatre. Currently, the author develops pedagogical, artistic, and scholarly research that searches for principles that may provide valuable directions to the work of Brazilian actor. The research utilizes a transcultural perspective that allows for the incorporation of Asian performative traditions to Western techniques, and equally draws from actor training principles present in traditional Indian dance-theatre and Western theater." LIMA, Evani Tavares. Reflexões acerca da inserção de conteúdos matriciais negros no ensino e formação de teatro. Salvador: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. PPGAC-UFBA; Pós-doutoranda; Eliene Benício (supervisora); PNPD-Capes. Atriz; professora de teatro. PALAVRAS-CHAVE: teatro negro: ensino: matrizes negras: formação teatral. This work is a result of experience (ongoing) project postdoctoral: Performance of black contributions to the Brazilian theater. In this discussion, will be brought issues relating to the introduction of black-oriented elements in theater study. So it must be taken as a reference issues arising from the course The black poetic on the scene, Module II Advanced Seminar Course I of the Master degree of PPGAC-UFBA, 2012/1. Then will be questioned on three base questions: What form should have an introductory course about black theater in a universal context as the scholar? What relevance can assume an element as the awareness in addressing this thematic universe? And finally, how the introduction of black matrix content in the teaching / training theater can collaborate in the construction of another memory for our black students, researchers, teachers and theater artists? The discussion will take place from the practical experience of the researcher. Will be used, too, "speech" (testimony) of the course participants, and other theoretical approaches that may be necessary. KEYWORDS: black theater: education: black matrix: theater training. This work is a result of experience (ongoing) project postdoctoral: Performance of black contributions to the Brazilian theater. In this discussion, will be brought issues relating to the introduction of black-oriented elements in theater study. So it must be taken as a reference issues arising from the course The black poetic on the scene, Module II Advanced Seminar Course I of the Master degree of PPGAC-UFBA, 2012/1. Then will be questioned on three base questions: What form should have an introductory course about black theater in a universal context as the scholar? What relevance can assume an element as the awareness in addressing this thematic universe? And finally, how the introduction of black matrix content in the teaching / training theater can collaborate in the construction of another memory for our black students, researchers, teachers and theater artists? The discussion will take place from the practical experience of the researcher. Will be used, too, "speech" (testimony) of the course participants, and other theoretical approaches that may be necessary. "LOBO, A.M.F. Revisitando as manifestações espetaculares no Acre: a cena da quadrilha no cenário social. Rio Branco: UFAC. Universidade Federal do Acre; professora adjunta do curso de graduação em Licenciatura em Artes Cênicas: teatro. Atriz." PALAVRAS-CHAVE: Quadrilha: Teatro: Presença: Etnocenologia. "RESUMO Trata-se de pesquisa em andamento no campo das práticas culturais de comunidades que participam da organização da “quadrilha”, compreendida aqui como manifestação espetacular. Este estudo se articula com dois outros subprojetos de pesquisa orientados por esta pesquisadora cujo foco de investigação se refere ao espaço e ao jogo na cena do casamento na roça. Esta investigação analisa e discute a emergência da cena do casamento na roça nas quadrilhas acrianas como espaço e prática diferenciada do espetáculo da quadrilha e inicia uma discussão sobre a presença do ator caipira/brincante como categoria em deslocamento entre elementos da tradição e da modernidade. Foram realizadas observações em campo durante os ensaios de uma quadrilha específica e a abordagem teórica metodológica adotada tomou como referência elementos da etnografia, da teoria do teatro, da educação e da etnocenologia." KEYWORDS: Quadrille: Theatre: Presence: Ethnoscenology. "ABSTRACT This is research in progress in the field of cultural practices of communities that participate in the organization of the ""quadrilles"" is understood here as spectacular manifestation. This study is linked to two other sub-research oriented researcher whose focus this research refers to the space and play in the wedding scene in the country. This research analyzes and discusses the emergence of the wedding scene in the country in quadrilles acrianas as differentiated practice space and the show of the quadrille and starts a discussion about the presence of the actor rustic / playful self as a category in displacement between elements of tradition and modernity. Observations were made during the field testing of a quadrille specific theoretical and methodological approach adopted its reference elements of ethnography, the theory of theater, education and ethnoscenology." -------------------------------- LOPES, Sílvia da Silva. Consciência para estar presente: os cuidados do corpo como estratégias para o ensino da dança. Porto Alegre: UFRGS. UERGS; Professora Assistente. Bailarina. Dança. Prática pedagógica. Presença cênica. Consciência corporal. Etnografia. Este artigo trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se a consciência como um modo de presença e os cuidados do corpo como estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras no ensino da dança. O artigo sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança. Dance. Pedagogical practice. Stage presence. Body awareness. Ethnography. This article examines strategies used by three dance teachers in their pedagogical practice, so that the students are able to display stage presence. The empirical material was created based on ethnographically inspired research, taken during the dance classes held by teachers Dagmar Dornelles, Luciana Paludo and Simone Rorato in Porto Alegre. Eight classes from each teacher were observed, the teachers were interviewed and a photographic record was kept. Some of the topics discussed were the conscience as a way of presence and taking care of your body as pedagogical strategies used by the teachers in the instruction of dance. Finally, the article suggests that all the strategies used by the three teachers, subjects of this research, configure contemporary ways of being a dance teacher. LUCAS, Pedro Isaias. Espetacularidade, Teatralidade e Cinema. Porto Alegre: PPGAC/UFRGS, Mestrando em Artes Cênicas, Orientadora Inês Alcaraz Marocco. bolsista CAPES. Diretor, roteirista e montador cinematográfico. Espetacularidade, Teatralidade e Cinema Na maior parte dos estudos sobre a relação entre Teatro e Cinema, o uso do termo “espetacularidade” quando relacionado à arte cinematográfica, se refere ao momento em que o filme pronto é projetado na sala escura para o espectador. O presente artigo propõe o uso do conceito de “espetacularidade” de Jean Marie Pradier, não para avaliar a espectação da obra pronta, mas para análise do processo de criação da cena cinematográfica. É a apropriação de um conceito que trata da relação peculiar entre os participantes de um evento, que tanto pode ser um ritual, quanto uma cena teatral, para analisar o momento em que atores e equipe criam juntos a cena de um filme. Nessa perspectiva, elenco e equipe são participantes/construtores de um estado de comunicação especial, onde a teatralidade, a performatividade e a colaboratividade na criação de um espaço/tempo ficcional, podem ser associados a uma situação de Liminaridade e de formação de Comunnitas temporárias. Para avaliar essa hipótese é analisada a experiência de produção do longa metragem documentário Argus Montenegro & A Instabilidade do Tempo Forte, com o fito de observar essa dinâmica e como ela ocorreu. Spectacularity, Theatricality and Film In most studies on the relationship between theater and film, using the term "spectacularity" when associate to the cinematic art, refers to when the finished film is projected in a darkened room for the viewer. In this case, the concept of "spectacularity" is used by scholars connected to the treatment given to the term "spectacle" in the work of Guy Debord. This paper proposes the use of another concept of "spectacle," as Jean Marie Pradier, not to assess the reception of the work done, but to analyze the process of creating the film scene. It is the appropriation of a concept that addresses the peculiar relationship between the participants of an event, be it a ritual, as a theatrical scene, to analyze the time that actors and staff together to create a movie scene. From this perspective, cast and crew are participating / builders of a state special report, where the theatricality, performativity and colaboratividade in creating a space / time fictional, may be associated with a situation of Liminality and training of temporary Comunnitas. To evaluate this hypothesis is analyzed the experience of producing the documentary feature film The Argus & Montenegro Strong Instability of MELO FILHO, Celso Amâncio de. A Musicalidade na Arte de Palhaços: considerações históricas acerca dos Clowns Musicais e sua poética na obra de três grupos da atualidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, mestrado em artes, Mario Fernando Bolognesi. Clown: Palhaços: Circo: Excêntricos Musicais: Clowns Musicais. A presente comunicação abordará uma pesquisa que está em desenvolvimento acerca da utilização e domínio da música enquanto ferramenta usual na arte de clowns e palhaços. Observados como artistas de habilidades múltiplas, os clowns mantiveram em seu trabalho um fazer artístico avesso às especializações, característico dos cômicos dos quais descendem, como os saltimbancos, bufões, charlatães, comediantes dell'arte, que influenciaram na constituição dos clowns circences, cômicos blackface, excêntricos musicais, palhaços cantores, entre outras máscaras e personagens que se valiam, e ainda se valem, da música como recurso de sua poética cênica. Em conjunto com uma abordagem da história dos clowns, a pesquisa estuda o trabalho de três grupos da atualidade: Cia. Teatral Turma do Biribinha, Grupo Off-Sina e Circo Amarillo. Por meio da metodologia de pesquisas em história oral busca-se compreender o trabalho destes como continuidade de um fazer artístico ancestral, mas que possibilita a renovação das performances cênicas e musicais contemporâneas por proporem uma prática não especializada, explorando tanto a teatralidade de uma performance musical quanto a musicalidade do ato teatral. Clowns: Circus: Musical Eccentrics: Musical Clowns. The present report addresses a research in developing about the use and mastery of music as a usual tool in the art of clowns. Considered as performers with multiple skills, the clowns preserved in their work an artistic characteristic averse to specializations, as well as the comic characters from which they descended, like acrobats, buffons, charlatans and comedians dell'arte. Thus, these figures influenced on the formation of circus clowns, blackface minstrels, musical eccentrics, singers clowns, among other masks and characters that have used the music as a scenic feature in their practice. Besides the history of the clowns, the present research aim to investigate the work of three currents groups: Cia. Teatral Turma do Biribinha, Grupo Off-Sina and Circo Amarillo. Therefore, through the methodology of oral history, the research seeks to understand the work of those groups as a continuation of an artistic ancestor, but which allows the renewal of contemporary scenic and musical performances with a non-specialized practice characteristic, exploring both the theatricality of a musical performance and the musicality of the theatrical act. MELO, Thalita Motta. Praia da Estação: O movimento de carnavalização não-oficial de Belo Horizonte sob a ótica da etnocenologia. Belo Horizonte:Universidade Federal de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado, Maurílio Rocha. Thalita Motta Melo.Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado. Arte/educadora e Diretora de Arte. Praia da Estação, Carnaval, Etnocenologia, Urbano O ponto de partida dessa comunicação se descortinou através da inquietação vivenciada pelas manifestações artísticas e festivas da cultura jovem de Belo Horizonte: o fenômeno da carnavalização contemporânea, mais especificamente o Movimento da Praia da Estação, onde os jovens, em sua grande parte artistas, ressignificam o lugar da Praça se apropriando do símbolo da Praia, lugar de democratização do lazer. Neste objeto de estudo é lançado um olhar mais demorado tendo como superfície de abordagem a etnocenologia, onde o rito urbano e carnavalesco da praia sobre a praça gera um acontecimento performativo com fortes nuances políticas e estéticas que formam uma identidade étnica e urbana muito particulares da festividade. Praia da Estação , Carnival, Ethnoscenology, Urban "ABSTRACT The starting point of this communication emerged by the uneasiness lived by the artistic and festive expressions of the youth culture of Belo Horizonte: the contemporary carnivalization phenomenon, specifically the “Movimento da Praia da Estação”, where young people, mostly artists, resignify the Estação Square, appropriating of the symbology of the beach, place of the democratization of the leisure. In this study object is released a more dedicated look having as a surface approach to ethnoscenology, where the rite of urban and beach carnival on the square generates a performative event with strong political and aesthetic nuances that make an urban ethnic identity and the very special festival." MENCARELLI, Fernando. Práticas corporais, alteridade e autonomia criativa: cultura de grupo e pedagogia. Belo Horizonte: UFMG. UFMG; professor associado. CNPq; PQ2. CAPES; Pós-Doutorado no Exterior. PALAVRAS-CHAVE: práticas corporais; alteridade; autonomia criativa; grupo; pedagogia "RESUMO Grupos emblemáticos da cena contemporânea, como o Yuyachkani e o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, têm dado cada vez mais importância à prática pedagógica. A forma como articulam a busca por uma autonomia criativa e o trabalho sistemático com técnicas corporais tradicionais possibilita pensarmos sobre o processo pedagógico também como a busca de um descondicionamento do corpo, no qual podemos encontrar novas formas de ser no processo criativo, ampliando suas dimensões e suas possibilidades de contato. Procurar experimentar uma outra forma de ser do corpo (ou do sujeito), um corpo outro que permita compreender as condições e os limites mesmos do corpo imerso em seus modelos culturais, ampliado em sua percepção, seu imaginário, recobrindo o arco que lança o gesto criador em direção ao coletivo." MOTS CLÉS: pratiques du corps; altérité; autonomie créatif; groupe; pédagogie "RESUMÉ Groupes emblématiques de la scène contemporaine, comme Yuyachkani et Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, ont donné plus d'importance à la pratique pédagogique. La façon dont ils articulent la recherche d'une autonomie créative et un travail systématique avec les techniques traditionnelles du corps permet de penser au sujet du processus pedagogique ainsi que la recherche d'un déconditionnement du corps, dans lequel nous pouvons trouver de nouvelles façons d'être dans le processus créatif, en élargissant sa dimension et ses possibilités de contact. Chercher à expérimenter une autre forme d’être du corps (ou du sujet), un corps autre qui permet de comprendre les conditions et les limites du même corps plongé dans ses modèles culturels, élargi dans sa perception, son imaginaire, recouvrant l'arc qui lance le geste créateur vers le collectif." -------------------------------- MENDONÇA, Thales Branche Paes de. Etnoaventura e epistemologias da demanda: o encontro de si no outro. Salvador: UFBA. Professor substituto de voz e canto para a cena na UFBA. etnoaventura: sagrado: subjetividade: alteridade Tomando como imagem-força o mito do herói místico na Demanda do Santo Graal, a noção de etnoaventura estabelece a simbólica partida de casa na direção do desconhecido contido no universo da alteridade como gesto transformador dos horizontes da subjetividade. Nesse sentido, a jornada arquetípica do herói em demanda explicam do ponto de vista simbólico as epistemologias da demanda que estruturam saberes fundados na vivência, especificamente na experiência do sagrado. Os limites entre arte e sagrado são estreitados, por exemplo, nas experiências de jornada rumo à alteridade realizadas por Jerzy Grotowsky especialmente em suas viagens e imersões a culturas e tradições orientais. Inspirado na reflexão mitopoética sobre algumas dessas experiências do encenador, este trabalho de pesquisa estabelece os princípios de uma postura epistemo-metodológica que funda na simbólica Demanda do Santo Graal a pulsão de uma investigação entre arte e formas do sagrado, que na vivência deste autor reside nas memórias do Marabaixo, festa popular mestiça organizada em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes no sítio do Curí, situado nas profundezas da Amazônia paraense, no Oeste do Estado. ethnoadventure: sacred: subjectivity: otherness Taking as an image-force the hero myth in Mystic Quest for the Holy Grail, the notion of ethnoadventure establishes the symbolic departure from home into the unknown contained in the universe as a gesture of otherness transforming the horizons of subjectivity. In this sense, the archetypal hero's journey in demand explain the symbolic point of view of demand epistemologies that structure knowledge grounded in experience, specifically on the experience of the sacred. The boundaries between art and the sacred are narrowed, for example, in the experiences of the journey undertaken by Jerzy other ness Grotowsky especially in his travels and dives on Eastern cultures and traditions. Inspired by the mythopoetic reflection on some of these experiences of the director, this research establishes the principles of epistemic-methodological approach based on symbolic Quest for the Holy Grail the drive for an investigation of art and forms of the sacred, which lies in the experience of this author in the memories of Marabaixo, mestizo popular festival organized in honor of the Good Jesus of the Mariners at the location of Curi, located deep in the Amazon region of Pará, in the west of the state -------------------------------- OLIVEIRA, Frederico Ramos. Gnoseologia e propriedades emergentes na ação psicofísica do ator. Rio de Janeiro, 2012, pesquisador autônomo, ator, professor e livre pensador. gnoseologia ator ação psicofísica propriedades emergentes A ação psicofísica é tratada aqui como fenômeno emergente da cultura, que é percebida como complexificação do mundo biológico, esse sendo algo que emerge na codificação de interações químicas, que são resultado da realidade física. Reconhecendo a continuidade e o encadeamento nas propriedades físicas, químicas e biológicas, o fenômeno cênico-cultural é concebido como sequência natural dessa cadeia. A ação psicofísica é caracterizada como antrópica, psíquica e simbólica, o que configura a distinção e a conexão das realidades físicas e psíquicas nesse tipo de acionamento. Equivalências são detectadas nos estados transitórios, como a codificação, encontrada nas propriedades emergentes do mundo químico para o biológico (memória genética) e desse para o cultural (memória memética) retroagindo na realidade que a originou. Verifica-se uma complexificação em cada novo estágio da natureza, havendo um psicorpo de ator no final dessa história da natureza conhecida. Numa segunda via, explorou-se a alegação de que há um hiato entre os estudos da cultura e as ciências da natureza, observando também a diversidade de conhecimentos cênicos que teimam em não caber nas categorizações cientificistas. gnoseology actor action psychophysical emergent properties The psychophysical action is treated here as a phenomenon of culture that is perceived complexity of the biological world, this is something that emerges in the encoding of chemical interactions, which are the result of physical reality. Recognizing the continuity and encadeiamento physical properties, chemical and biological, scenic and cultural phenomenon is conceived as the natural sequence of this chain. The action is characterized as anthropogenic psychophysical, psychological and symbolic, which sets up the distinction and connection of physical and psychological realities that drive type. Equivalences are detected in the transient states, such as encryption, found in the emergent properties of the chemical world to the biological (genetic memory) and that for the cultural (memetic memory) that the retroactive actually originated. There is a complexity at each new stage of nature, with a psicorpo actor at the end of the story of nature known. In a second route, explored the claim that there is a gap between studies of culture and the natural sciences, noting also the diversity of knowledge scenic who insist on not fit into the scientistic categorization. PATERNOSTRO, Carmen. Vestígios da dança expressionista nas coreografias e na proposta pedagógica de Rolf Gelewski. Salvador: Escola de Dança. Universidade Federal da Bahia; Profa. Adjunto. Coreógrafa e Encenadora. : Dança expressionista: matriz alemã: Escola de Dança da Ufba. Esse artigo trata de reflexões sobre o trabalho de Rolf Gelewski como dançarino, coreógrafo e professor da Escola de Dança da Ufba, no período de 1960 a 1975, fazendo uma articulação entre o seu trabalho artístico e o pedagógico, analisando suas coreografias e seus escritos para os estudos Da Unidade Espaço, O Estudo da Forma e para a disciplina experimental Filosofia da Dança, também por ele elaborada em 1967 na Escola de Dança. Conclui-se que os elementos formadores que caracterizavam a linha pedagógica da escola nesse período possuem traços da dança expressionista da matriz alemã conhecida na Europa e nos Estados Unidos da América através dos seus principais representantes Mary Wigman (de quem Gelewski foi aluno) e Rudolf Laban. Expressionist Dance: German Traces: School of Dance at the Federal University of Salvador-Bahia. This article contributes reflections on the work of Rolf Gelewski as a dancer, coreographer and professor at the School of Dance of the Federal University Salvador-Bahia from 1960 to 1975, linking his artistic and his pedagogic work and analysing his choreographies and his studies on The Unity of Space and onForm, as well as his experimental concept Philosophy of Dance, develloped 1967 at the School of Dance. As a result the essential elements which caracterized the pedagogic orientation of the School at that period have traces of the expressionist dance of german origin, as known in Europe and the United States of America through its main representatives Mary Wigman (Gelewski her student) and Rudolf Laban. PEREIRA, Júnia Cristina. Aspectos cênicos da Procissão do Enterro em Congonhas, São João del Rei e Diamantina. Belo Horizonte. Atriz, dramaturga e pesquisadora. Procissão do Enterro; Minas Gerais; aspectos cênicos; Etnocenologia. Este trabalho apresenta o resultado intermediário de uma pesquisa ainda em andamento e cujo objetivo é descrever, analisar e comparar alguns dos aspectos cênicos da Procissão do Enterro (ou Procissão do Senhor Morto) que acontece em três das cidades históricas de Minas Gerais: Congonhas, São João del Rei e Diamantina. Trata-se de uma manifestação realizada em cidades históricas mineiras desde o século XVIII, na sexta-feira santa, após o Sermão do Descimento. Representa o enterro de Jesus Cristo após ter o corpo descido da cruz. Esse estudo foi feito em Congonhas, no período de 1993 a 2008 e em São João del Rei, em 2012. Em Diamantina, a fonte de pesquisa constou de um registro em vídeo, com provável data de 2010. A ênfase da pesquisa recai sobre a caracterização, a gestualidade, a organização espacial e a trajetória das imagens que representam o Senhor Morto e a Nossa Senhora das Dores, além dos grupos de pessoas que atuam como figuras bíblicas, fiéis e membros da Igreja Católica. Estudam-se também a música e sua relação com outros elementos que compõem a manifestação, as ligações entre o evento e a arquitetura das cidades em questão. Procession de l’Enterrement; Minas Gerais, aspects scéniques; ethnoscénologie. Ce travail présente le résultat intermédiaire d’une recherche toujours en cours dont l’objectif c’est de décrire, analyser et comparer quelques aspects scéniques de la Procession de l’Enterrement (ou Procession du Seigneur Mort) qui a lieu en trois des villes historiques de Minas Gerais: Congonhas, São João del Rei et Diamantina. Il s’agit d’une manifestation réalisée depuis le XVII siècle dans des villes de Minas Gerais, le vendredi-saint, après le Sermon de la Descente de Croix de Jésus. Cette étude a été faite à Congonhas, de 1993 à 2008 et à São João del Rei en 2012. À Diamantina, d’après un enregistrement vidéo daté probablemet de 2010. On met l’accent de la recherche sur la caractérisation, la gestualité, l’organisation spatiale et le parcours des images qui représentent le Seigneur Mort et Notre Dame des Douleurs, outre les groupes représentant les personnages bibliques, les fidèles et les membres de l’Église Catholique. On a étudié également la musique et son rappport avec d’autres éléments composant la manisfestation, les liaisons entre l’événement et l’archtecture des villes concernées. PERETTA, Éden. Memórias e políticas do “corpo de carne” no Ankoku Butô de Tatsumi Hijikata. Ouro Preto: UFOP. Departamento de Artes Cênicas, Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP), Professor Adjunto. dança butô: Tatsumi Hijikata: corpo O Ankoku Butô de Tatsumi Hijikata – origem da atual dança Butô – fundamenta-se essencialmente na carnalidade do corpo. Os diversos níveis de composição da fisicidade do organismo humano apresentam-se, em seu projeto político-artístico, como epicentro bidirecional do qual tudo parte e para o qual tudo retorna. O nikutai – o corpo de carne – aparece transversalmente nos diferentes elementos que compõem a complexidade de sua arte, uma vez que apresenta a investigação arqueológica de sua materialidade como um princípio, a sua transformação psico e fisiológica como recurso técnico e a sua diluição, ou transcendência, como um de seus principais objetivos. Considerado tanto um conjunto de fluxos de sensações como um reservatório da memória, o nikutai foi tensionado até os seus limites por Hijikata, tornando assim possível o esboço de uma nova concepção de dança: uma dança do e desde o corpo. Uma dança que possibilita uma valência política e subversiva ao gesto, uma vez que assume como protagonista de si a corruptibilidade da esfera biológica humana: sua materialidade, seus instintos, sua dimensão animal e, sobretudo, seu ankoku: suas “trevas”. Butoh dance: Tastsumi Hijikata: body The Ankoku Butoh of Tatsumi Hijikata - origin of the current Butoh dance - is based essentially on the carnality of the body. The different levels which compose the physical dimension of the human organism are presented, in his political-artistic project, as the epicenter from which all start and to which everything returns. The nikutai - body of flesh - appears transversally in the various elements that compose the complexity of his art, since it presents an archaeological investigation of its materiality as a principle, its psychological and physiological transformation as a technical resource and its dilution, or transcendence, as one of its main objectives. Considered both a set of fluxes of sensations and a reservoir of memory, nikutai was stretched to its limits by Hijikata, thus making possible the sketch of a new conception of dance: a dance of the and from the body. A dance that allows a political and subversive valence to the gesture, since it assumes itself as the protagonist of the corruptibility of human biological sphere: its materiality, its instincts, its animal dimension and, especially, its ankoku: its "darkness". PLÁ, Daniel Reis. Régua, Compasso e Cinzel: O exercício enquanto ferramenta e instrumento criativo do ator. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal de Santa Maria; Professor assistente. Palavras-chave: Exercício; Técnica; Instrumento; Ferramenta; Etnocenologia. O presente texto propõe uma reflexão acerca de um fazer teatral que se pretende artístico e pedagógico partindo da discussão sobre o papel dos exercícios no contexto dessa prática. Nessa direção os exercícios serão discutidos enquanto práticas criativas e formativas, entendendo a formação no sentido dado por Jorge Larossa (2002), como um processo de transformação do indivíduo. A discussão será orientada a partir da definição dessas práticas tanto como ferramentas para o ator quanto como instrumentos do artista. Os exercícios serão abordados como sistemas de ações integradas, criativas, ultrapassando a realização de ações pontuais, envolvendo também a definição de uma ética de trabalho e ligando-se a diferentes abordagens do ofício de ator. Key-word: Exercise; Technique; Instrument; Tool; Ethnoscenology. This text proposes a reflection on a category of performance practice that aims be artistic and pedagogic, starting from the discussion about the role of exercises at the theatrical art. In this way it intents discuss the exercises as educational and creative practices, understanding education in the Larrosa’s (2002) sense, as a process of individual transformation. The discussion shall be oriented by the definition of those practices as tools for the actor and artistic instruments, approaching them as a system of integrated actions, creative, surpassing the mere performing of specific actions, embracing the definition of a ethics of work and different approaches to the actor’s craft. RAMOS, Jarbas Siqueira. O ritual festivo no universo congadeiro: uma leitura sobre performatividade e espetacularidade nos Ternos de Catopês de Bocaiúva,Minas Gerais. Montes Claros/MG: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia – UFU; professor temporário. Ator, Dançarino, Diretor, Professor. Ritual Festivo. Performatividade. Espetacularidade. Terno de Catopês de Bocaiúva. Ao realizarmos estudo acerca do ritual festivo nos Ternos de Catopês de Bocaiúva/ Minas Gerais, tendo como perspectiva epistemológica a etnocenologia e suas interfaces com a antropologia interpretativa, a etnografia e os estudos culturais, duas das características desse ritual nos chamou a atenção: a performatividade, como apontada nos estudos de autores como Victor Turner e Richard Shechnner; e a espetacularidade, referenciada nos trabalhos de Jean Marie Pradier e Armindo Bião. Nosso objetivo nesse trabalho é realizar uma leitura sobre performatividade e espetacularidade no ritual festivo dos Ternos de Catopês de Bocaiúva. Para tanto, desenvolvemos nosso trabalho em dois caminhos: no primeiro apresentamos um quadro teórico acerca dos conceitos de ritual festivo, performatividade e espetacularidade; no segundo fazemos a leitura do ritual festivo, partindo do nosso olhar sobre o corpo dos congadeiros e sua performance durante a realização de suas festas. Por fim, procuramos considerar a importância da etnocenologia para a realização desse trabalho, no que concerne à nossa prática reflexiva sobre essa manifestação cultural. Festive Ritual. Performativity. Spetacle. Terno de Catopês de Bocaiúva. In performing study of the festive ritual of the Ternos of Catopês of Bocaiuva / Minas Gerais, having with perspective epistemological the ethnoscenology and their interfaces with the interpretive anthropology, the ethnography and the cultural studies, two of the characteristics of this ritual us caught the attention: the performativity, as indicated in studies by authors such as Victor Turner and Richard Shechnner, and the spectacle, referenced in the work of Jean Marie Pradier and Armindo Biao. Our goal in this study is to perform a reading of performativity and the spectacle of festive ritual of the Ternos of Catopês of Bocaiuva. To this end, we develop our work in two paths: on the first we present a theoretical framework about the concepts of festive ritual, spectacle and performativity; in the second we do reading the festive ritual, starting from our gaze on the body of the congadeiros and its performance during the realization of their parties. Finally, we consider the importance of the ethnoscenology to carry out this work in relation to our reflective practice on this cultural manifestation. REIS, Demian Moreira. Observações sobre pintura e ornamentação corporal dos ameríndios Krahô. Salvador: PPGAC/UFBA. CNPq; Pós-Doutorado Jr. krahô: hotxuá: pintura corporal: etnocenologia. Observações sobre pinturas e ornamentações corporais dos ameríndios Krahô, que habitam um território chamado hoje Kraolândia, entre os municípios de Itacajá e Goiatins, no nordeste do estado de Tocantins, a partir de pesquisa de campo baseado em entrevistas e a observação direta de ritos e eventos que ocorreram entre abril e maio de 2011 em Palmas e na Aldeia de Manoel Alves Pequeno e em Palmas. krahô: hotxuá: body painting: etnocenology Observations on body painting and ornamentation of the Amerindians Krahô, that inhabit a territory called today Kraoland, between the cities of Itacajá and Goiatins, in the northeast of the state of Tocantins, based on a field research with interviews and direct observations of rites and events that occurred between April and May of 2011 in Palmas and in the native village of Manoel Alves Pequeno. RIBEIRO, Mônica Medeiros.Contágio de idéias culturais: ressonâncias dalcrozianas na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros. Belo Horizonte:UFMG. UFMG, Doutorado em Artes, Lucia Gouvea Pimentel e Antônio Lúcio Teixeira Junior. atriz e bailarina. rítmica;rede; contágio;memória O precursor do trabalho corporal no ensino de música é o pedagogo suíço Jaques-Dalcroze. No Brasil, podem ser encontradas diversas propostas de Rítmica, entre elas a da diretora do Grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros. O objetivo deste texto é apresentar as ressonâncias da Rítmica Dalcroze na Rítmica Corporal de Medeiros, apesar desta afirmar desconhecer o trabalho do pedagogo suíço quando implementou seu sistema de exercícios. A metodologia utilizada foi a analise de conteúdo realizada em 75 cadernos da artista-professora ao longo de três décadas de atuação artístico-pedagógica (1970-1999). Como resultado da pesquisa de doutorado em Artes, considero que o modelo da rede é elucidativo para se pensar o contágio de ideias culturais entre artistas de diferentes períodos e ambientes culturais. A proposição prática de Medeiros corporifica a memória de procedimentos e princípios dalcrozianos no âmbito das práticas corporais em artes cênicas. rhythmics; network; memory; spread The precursor of body work in music education is the swiss educator Jaques-Dalcroze. Several rhythmic proposals can be found in Brazil, including the one of Ione de Medeiros, Oficcina Multimedia Group director. The aim of this paper is to present the Dalcroze resonances in Body Rhythmics of Ione de Medeiros, although she is unaware of his work when she implemented her system of exercises. The methodology used was content analysis performed in 75 notebooks of the artist-teacher over three decades of artistic and educational work (1970-1999). As a result of doctoral research in Arts, I consider that the network model is instructive to think about the spread of cultural ideas between artists of different periods and cultural environments. The Medeiros practical proposition embodied the memory of procedures and principles of Dalcroze within the bodily practices in the performing arts. ROCHA, Maurilio Andrade. MUNIZ, Mariana de Lima. Duelo de MC’s: conflito, identidade e espetacularidade. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes da UFMG. Professor. Duelo de MC’s; etnografia; identidade; conflito. Este trabalho relata o estudo etnográfico sobre o Duelo de MC’s, realizado nas noites de sexta feira, desde 2007, sob o viaduto de Santa Tereza, na cidade de Belo Horizonte. O evento reúne a cada semana um público de cerca de 500 pessoas em torno de manifestações da cultura Hip Hop. Na atração principal da noite, quatro duplas de MC's duelam em rounds de um minuto. O público presente, formado principalmente por jovens de diversas camadas sociais, escolhe os vencedores através de gritos e palmas. Fora do palco, o evento é marcado pelo crescente conflito entre os organizadores e o poder público, mas a plateia se diverte calorosa e pacificamente. No palco, os duelos são marcados por Raps improvisados, recheados de expressões de violência. Ao final de cada duelo os MCs se cumprimentam, deixando claro que ali a violência se circunscreve apenas ao jogo de palavras. O Duelo de MC’s é uma prática espetacular onde a convivência humana se faz rica em diversidade, conflitos e contradições. Onde a música e a performance dos duelistas nos permitem interpretar o cotidiano da cidade, marcado pela desigualdade social e pela busca de afirmação de identidades através de manifestações culturais. MC’s Duel, ethnography, identity, conflict. This paper reports the ethnographic study on the MC's Duel, held on Friday nights, since 2007, under the overpass of Santa Teresa in the city of Belo Horizonte. The event brings together each week an audience of about 500 people around manifestations of Hip Hop culture. In the main attraction of the night, four pairs of MCs duels in rounds of one minute. The audience, comprised mostly of young people from different social classes, chooses the winners by shouting and clapping. Offstage, the event is marked by the growing conflict between the organizers and the government, but the audience enjoys warmly and peacefully. On stage, the duels are marked by improvised raps, filled with expressions of violence. At the end of each duel, the MC’s greet each other , making it clear that here the violence is confined only to the word’s game. The MC’s Duel is a spectacular practice where the human coexistence becomes rich in diversity, conflicts and contradictions. Where music and performance of duelists allow us to interpret the life of the city, marked by social inequality and the search for affirmation of identity through cultural events. -------------------------------- SOUZA, Alda Fátima de. Os Palhaços Itinerantes e a Memória Corporal. Salvador: PPGAC/UFBA. PPGAC/UFBA; Mestrado; Eliene Benício Amâncio Costa. Artista Circense e Pesquisadora. Palavras-chave: Troupe; Circo; Palhaço; Memória Corporal "RESUMO Esta comunicação é parte do resultado de uma pesquisa que trata da Memória Corporal evidenciada na atuação dos palhaços de quatro circos itinerantes, a partir de um estudo que registrou a itinerância de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac, e sua troupe. Para a realização desta pesquisa utilizou-se dados de sete entrevistas com dois filhos, quatro netos e a viúva de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac. Foram feitos cruzamentos das entrevistas com outras fontes teóricas, além da análise das palhaçadas encenadas pelos netos do palhaço em questão. A partir do levantamento destas informações foi possível identificar a forma de atuação nos pequenos circos dos palhaços que descendem de João Silva. O resultado da análise de todo o material obtido evidenciou que a oralidade ainda é a forma de transmissão mais utilizada por estes palhaços. Neste estudo é identificado como Memória Corporal o conjunto de técnicas estabelecidas por cada palhaço, em cada encenação na construção de um personagem-palhaço, apontando, ainda que as diversas formas de atuar destes palhaços são efêmeras e tem seus roteiros modificados em cada localidade em que se apresentam." Mots Clés: Troupe; Cirque; Clown; Mémoire du Corps "RESUMÉ Cette communication s'inscrit dans le cadre d'un résultat de recherche qui est évidente dans les performances mémoire du corps de quatre clowns de cirque voyageant à partir d'une étude qui a enregistré la itinérance de João Francisco Silva, le Cadillac clown, et sa troupe. Pour cette recherche, nous avons utilisé des données provenant de sept entrevues avec deux enfants, quatre petits-enfants et la veuve de João Francisco Silva. Croisements ont été réalisés des entrevues avec d'autres sources théoriques, outre l'analyse des bouffonneries mis en scène par les petits-enfants du clown en question. De l'enquête de cette information, il était possible d'identifier la façon de travailler en petits clowns de cirque descendent de João. Le résultat de l'analyse de tout le matériel obtenu a montré que la tradition orale est encore la forme la plus largement utilisée de la transmission de ces clowns. Cette étude est identifié comme l'ensemble des techniques de mémoire corporelle établies par chaque clown dans la construction d'un clown de caractère, de pointage, bien que les différentes façons de réaliser ces clowns sont éphémères et ont modifié leurs scripts dans chaque localité." SOUZA. Maria A. Por uma pedagogia da festa. Salvador: PPGAC-UFBA; doutoranda; Daniel Marques da Silva. Atriz e professora. Palavras-chave: Pedagogia Teatral. Etnocenologia. Cultura Tradicional "RESUMO Sendo a Pedagogia Teatral híbrida esta proposta pretende vincular a métodos de pesquisa da perspectiva disciplinar da etnocenologia associando as práticas espetaculares do coco e ciranda pernambucanos como conteúdo didatico. A Pedagogia da Festa é uma proposta de exercício de habilidades para dança, teatro e música de forma elementar levados à cena cujas características de aprofundamento da fruição façam parte dos estágios principais de aprendizagem e que elucide o quanto a alegria educa. O que se pretende em termos de prática é extrair das estruturas dançadas, cantadas e tocadas do coco e ciranda pernambucanos sua condição dramática (no toque de instrumento popular, movimento corporal e a improvisação de textos/loas/versos). A cultura tradicional escolhida como ponto de contato, mais que um referencial de inspiração, traz as habilidades que ditam as regras deste jogo de aprender, fazendo. Esta experiência pedagógica deverá ter a mesma fluência entre artistas em formação ou em continuidade de aprimoramento profissional, como ser adaptável a agrupamentos comunitários, guardadas as devidas expressões de linguagem em cada contexto." Mots-clés: Pédagogie Théâtre. Ethnoscénologie. la culture traditionnelle "RÉSUMÉ Être Théâtre Pédagogie cette proposition hybride permettrait de relier les méthodes de recherche de la perspective disciplinaire des pratiques associées ethnoscénologie spectaculaire. La pédagogie de ce festival est une proposition pour l'exercice des compétences pour la danse, le théâtre et la scène musicale a conduit à la forme élémentaire avec des caractéristiques de l'approfondissement de la jouissance font partie des principales étapes de l'apprentissage et qui permettra de clarifier la façon dont la joie de l'éducation. Ce qui est requis en termes de pratique est d'extraire les structures dansé, chanté et joué de la noix de coco poulet funky et son état de santé de façon spectaculaire (au contact de l'instrument, le mouvement du corps et le texte d'improvisation / loa / versets). La culture traditionnelle choisi comme point de contact, plutôt que d'un point de repère de l'inspiration, apporte les compétences qui dictent les règles de ce jeu pour apprendre en faisant. Cette expérience éducative devrait avoir la maîtrise même parmi les artistes en formation ou le perfectionnement professionnel continu, la façon d'être adaptable à des groupes communautaires" VASCONCELOS, Gisele. O ator-contador como sujeito da experiência. São Luís:UFMA. UFMA; professora assistente. ECA/USP; doutorado em Artes Cênicas; orientador Felisberto Sabino da Costa. Atriz e contadora de histórias Rapsódia; ator-contador; performance O trabalho propõe uma reflexão acerca do ator-contador enquanto sujeito da experiência, em diálogo com práticas espetaculares cuja presença da figura que canta e narra é posta em destaque. É a brincante do Cacuriá, com seus versos que fala e canta, o capoeirista com sua ladainha de chamamento, a narração épica do cantante colombiano dos poemas de Llanero e a paixão do violeiro caipira compondo um mosaico de sonoridades mobilizáveis em um discurso rapsódico. Este trabalho integra a pesquisa de doutoramento “ator-contador: a narrativa em performance” e busca refletir acerca do ator-contador em situação de criação - apresentação e a relação com seu chão, com aquilo que o faz mover, aquilo que o toca. Ocupa-se com o instante da redescoberta do dado tradicional, cujo movimento de colisão, trocas, transformações, chamado por Zumthor de movência, possibilita uma criação contínua inspirada nas vozes que grudaram na memória do intérprete e na do grupo a qual ele pertence. A discussão passa pela redescoberta de um pertencimento necessário para a criação artística do sujeito narrador enquanto sujeito da experiência. Rhapsody, actor-counter; performance The work proposes a reflection on the actor-counter as a subject of experience, in dialogue with spectacular practices whose presence of the Performer who sings and narrates is put in the spotlight. It's the brincante Cacuriá with his verses that speaks and sings, the Capoerista with his litany of calling, the narration of the epic poems of the Colombian singer Llanero and passion of the guitarrist Caipira composing a mosaic of sounds rhapsodic mobilized in a speech. This work is part of the doctoral research "actor-counter: the narrative performance" and aims to reflect on the actor-counter in a situation of creation - and show its relationship to his ground, with what makes him move and what it touches him. It deals with the time since the rediscovery of traditional, whose motion collision, exchange, transformation, called by Zumthor, the movência, allows a continuous creation inspired by the voices stucked in the memory of the performer and the group to which he belongs. The discussion goes through a rediscovery of belonging necessary for artistic creation of the subject as the subject of the narrator's experience. VELOSO, Jorge das Graças. Um cantorio de velório nas folias do Divino Espírito Santo no Entorno Goiano do Distrito Federal. Brasília: Universidade de Brasília. UnB; Professor Adjunto II/Docente no PPGArtes. Ator, Diretor e Dramaturgo. : Etnocenologia. Ritos espetaculares. Folias do Divino. Cantorios. "RESUMO Partindo de noções propostas pela Etnocenologia, trata este trabalho de uma reflexão sobre os sentidos ritualísticos dos cantorios de velório, realizados por ocasião da morte de guias, contraguias ou outros participantes das folias do Divino Espírito Santo, no entorno goiano do Distrito Federal. A discussão aqui presente se dá a partir da observação e registro, por apontamentos, do velório do mestre guia da Folia de Roça do Novo Gama, cidade localizada a aproximadamente trinta quilômetros de Brasília, em janeiro de 2011. Estende-se ainda aos significados do ritual como tradução de sentimentos de identificação e pertencimento aos grupos que realizam os cortejos de adoração a essa Divindade, e celebração de um “estado religioso”, espetacularizado, mesmo que em situação de luto de seus integrantes, de estar juntos, compartilhando e trocando aquilo que Marcel Mauss chama de “matéria espiritual”." Mots-clés: Ethnoscénologie, Rites spectaculaires, Folias du Divin, Cantorios. "RÉSUMÈ A partir des notions proposées par l’Éthnoscénologie, ce travail est une réflexion sur les significations des cantoriosdans les rites funéraires, effectués pour l’occasion de la mort des guias, des contraguias ou d'autres participants des folies de l'Esprit Saint, dans l’état de Goiás, dans la région près du District Fédérale. L'analyse présentée est faite à partir de l'observation et l'enregistrement, par des notes, des funérailles du guide maître de la Folia de Roça de Novo Gama, une ville située à 30 kilomètres de Brasília, effectués en janvier 2011. Il s'étend aussi aux significations du rituel comme traduction des sentiments d'identification et d'appartenance aux groupes qui effectuent des processions de culte à la divinité, et la célébration d'un ""État religieux"", spectacularisé, même dans un état de deuil des ses membres, d’être ensemble, de partager et d'échanger ce que Marcel Mauss appelle la «matière spirituelle.""
ZALTRON, Michele A. Переживание (perejivánie) e o “trabalho do ator sobre si mesmo” em K. Stanislávski. Rio de Janeiro: UNIRIO. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO; Doutorado; Tatiana Motta Lima. CAPES; 5. K. STANISLÁVSKI: PEREJIVÁNIE: TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO O trabalho será desenvolvido em duas partes. Em um primeiro momento, realizar-se-á um estudo sobre a palavra “переживание” (perejivánie), suas possibilidades de leitura dentro da língua russa, algumas traduções efetuadas em relação à obra de K. Stanislávski e as críticas daí advindas. O termo “переживание” está presente no título do primeiro volume da obra “Работа актёра над собой” (Rabota aktiora nad soboi), que pode ser traduzido como “O trabalho do ator sobre si mesmo”, e é um conceito fundamental para a compreensão da investigação de Stanislávski sobre a arte do ator. Em um segundo momento, a palavra “переживание” (e o estudo feito sobre ela) será relacionada com a noção de “trabalho do ator sobre si mesmo” desenvolvida pelo mestre russo, com a intenção de compreender melhor de que ‘trabalho’ e de que ‘si’ se tratava nessa noção. K. STANISLÁVSKI: PEREJIVÁNIE: ACTOR’S WORK ON HIMSELF The work will be developed in two parts. In a first moment, a study will be done on the word "переживание" (perejivánie), its possibilities of reading within the russian idiom, some translations made in relation to the work of k. Stanislávski and the criticisms arising from these. The term "переживание" is in the title of the first volume of the work "Работа актёра над собой" (Rabota aktiora nad soboi), which can be translated to "The actor's work on himself", and it is a key concept for the understanding of the Stanislávski’s research on the art of the actor. In a second moment, the word "переживание" (and the study about it) will be related to the notion of "actor's work on himself" developed by the russian master, with the intent to better understand that 'work' and that 'himself' was in this notion.