VII Congresso da ABRACE

 

Processos de Criação e Expressão Cênicas

 

ACHCAR Ana. (Ana Lucia Martins Soares) O Jogo do Palhaço no Rasaboxes. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professora Adjunta no Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da UNIRIO. Atriz e Diretora de Teatro.

jogo:palhaço:rasaboxes

"RESUMO
O presente trabalho trata do exercício de construção do jogo do palhaço utilizando como instrumento de investigação o Rasaboxes. Criado e desenvolvido por Richard Schechner desde 1980 como uma possibilidade de treinamento para a performance e aproveitando conceitos que integram o atletismo afetivo de Antonin Artaud, o estudo da neurolinguística, e do texto sagrado indiano Natyasastra, o Rasaboxes serve às exigências da cena do palhaço por privilegiar o aspecto físico, corporal e sonoro, nas suas expressões emocionais, e por possibilitar a ele experiência o deslocamento de uma emoção para outra, sem a obrigatoriedade de transição no tempo, mas usufruindo apenas da transformação imediata da ação no corpo propriamente. Desta forma, o desenvolvimento da situação, no caso, cômica, se constrói literalmente pela ação do palhaço, mais precisamente, através da transformação na sua qualidade expressiva. Esta pesquisa tem sido desenvolvida dentro das atividades do Programa Interdisciplinar de Formação, Extensão e Pesquisa Enfermaria do Riso na UNIRIO como metodologia para a criação do seu novo espetáculo de palhaços."

jeu:clown:rasaboxes

Le présent travail traite de l'exercice de la construction du jeu du clown en utilisant comme outil de recherche le Rasaboxes. Créé par Richard Schechner et développé depuis 1980 comme une opportunité de entraînement pour la performance et en tirant parti des concepts qui intègrent l'athlétisme affectif d’ Antonin Artaud, l'étude de la neurolinguistique, et texte sacré indien Natyasastra, le Rasaboxes répond aux besoins de la scène du clown parce qu’il concentre l’expression émotionnelle dans le physique, le corps et le son, et aussi parce que l'expérience lui permet de passer d'une émotion à une autre, sans qu'il soit nécessaire de faire la transition dans le temps, mais tout simplement n profitant de la transformation immédiate de l'action dans le corps lui-même. Ainsi, le devellopement de la situation comique est construit littéralement par l'action du clown, plutôt, par la transformation de sa qualité expressive. Cette recherche a été développé dans le cadre des activités du Programme Interdisciplinaire de Formation, Extension et Recherche Enfermaria do Riso à UNIRIO comme une méthodologie pour la création de leur nouveau spectacle de clowns.




ALMEIDA, M. V. F. Teoria da Imitação: C. Stanislavski e M. Chekhov. Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO; Doutorando; Nara Waldemar Keiserman. CNPq; Doutorado.

Stanislavski: Chekhov: atuação: imitação: imaginação.

A pesquisa busca identificar como se desenvolve uma “teoria da imitação” na técnica de atuação de Michael Chekhov a partir de um peculiar desdobramento do Sistema Stanislavski sobre o trabalho com a imaginação. Para Stanislavski, o desenvolvimento de métodos e treinamento da imaginação, fazem parte da compreensão do caminho externo e interno do trabalho do ator na criação da ação do personagem. O ator não imita uma imagem criada previamente, mas usa a imaginação para se colocar no estado criativo, gerador de uma ação. Para M. Chekhov, o ator deve primeiramente imaginar o personagem, sua forma física, sua voz, seu peculiar jeito de andar etc, e depois imitá-la fisicamente. No entanto, para Chekhov, a imitação não se limita só ao comportamento externo da imagem, mas busca penetrar a essência interior, ou seja, o que ela porta como conteúdo. Finalmente, essa teoria de Chekhov corresponde a conceituação de Platão, para quem, toda imitação é criação, enquanto que a de Stanislavski é aristotélica.

Stanislavski:Chekhov:playing:imitation:imagination

The research seeks to identify how to develop a "theory of imitation" in the art of acting by Michael Chekhov from a specific deployment of the Stanislavski System on working with the imagination. For Stanislavski, the development of methods and training of the imagination, are part of understanding the way external and internal work of the actor in creating the character's action. The actor does not imitate a previously created image, but use your imagination to put yourself in the creative state, generating an action. In M. Chekhov, the actor must first imagine the character, his fitness, his voice, his peculiar way of walking etc., and then imitate it physically. However, for Chekhov, imitation is not limited only to the external behavior of the image, but seek to penetrate the inner essence, ie, that it carries as content. Finally, this theory corresponds to Chekhov's conception of Plato, for whom all creation is imitation, while Stanislavski is Aristotelian.




ALVES DE FREITAS, Maria Vitória.Grupo Formosura de Teatro: a ânima do boneco para o trabalho do ator.Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia, mestrado, Jacyan Castilho de Oliveira.Funções artísticas: Atriz

Grupo Formosura de Teatro: Ator: Teatro de Boneco:Boneco Germinado.

"ALVES DE FREITAS, Maria Vitória.Grupo Formosura de Teatro: a ânima do boneco para o trabalho do ator.Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia, mestrado, Jacyan Castilho de Oliveira.Funções artísticas: Atriz 
RESUMO
Este trabalho teórico busca compreender o que seria o treinamento do ator através do boneco, desenvolvido pelo Grupo Formosura Teatro e quais as contribuições essa vivência traria para o ator-bonequeiro e para o ator de uma maneira geral. Tais compreensões subsidiariam a hipótese de que é válido incluir o trabalho com boneco durante a preparação do ator. O Grupo Formosura de Teatro, situado em Fortaleza, atua desde 1985 a partir do diálogo entre o ator e o boneco (diversas técnicas de teatro de bonecos). O objetivo é refletir a partir dessa experiência a fim de pensar essa constituição do ator por intermédio do boneco, vivenciada pelo Formosura. Todavia, será dado enfoque em uma técnica específica: o boneco germinado, uma das técnicas de manipulação desenvolvida pelo grupo supracitado. O boneco germinado parte do princípio da simbiose do ator com boneco. Resultam desta técnica personagens compostos por dois elementos: artes plásticas e o humano. Tal hidridização forma uma inteireza, um terceiro corpo. O boneco germinado implica uma lógica complexa, visto que ao confeccioná-lo é preciso calcular a sua adequação ao corpo do ator e, posteriormente, fazer o ator treinar-se até que ator e boneco sejam um só personagem. Serão salientadas, primordialmente, três faces principais: o ator sozinho, o ator e o boneco e o boneco germinado."

Groupe Formosura de Théâtre:acteur:Théâtre avec marionnettes:marionnette hybride.

"RÉSUMÉ
Ce travail théorique cherche à comprendre quelle serait la formation de l'acteur à travers de la marionnette, développé par le Groupe Formosura de Théâtre et quelles sont les contributions à l'acteur-marionnetiste et aussi l’acteur en général. Cette réflexion nous amène à croire que l'étude de la marionnette serait important pour tout acteur. Le Groupe Formosura de Théâtre , situé à Fortaleza, depuis 1985 pense le dialogue entre l'acteur et les marionnettes (différentes techniques de théâtre de marionnettes). Nous ferons une reflexion a partir de cette pénsée pour étudier la constituition de l'acteur a travers de la marionnette. Toutefois, nous avons choisi de mettre l'accent sur une technique spécifique: la marionnette hybride, l'une des techniques de manipulation développées par le groupe Formosura. La marionnette hybride travail sur le principe de la symbiose avec la marionnette et l’acteur. Résultat de cette technique caractères composés de deux éléments: les arts visuels et l'homme. Une telle hybridation constitue une plénitude, un troisième corps. La marionnette hybride implique une logique complexe, car elle s'adapter dans le corps de l’acteur et ensuite l’acteur devra s’adapter à marionnette. En calculant sa pertinence pour le corps de l'acteur et ensuite pour former avec la marionnette un seul personnage. Nous allons examiner principalement trois visages principaux: l'acteur lui-même, l'acteur et la marionnette et la marionnette hybride."




ALVES, Hebe. A Montagem Didática e a formação do ator. Salvador: UFBA. Professora da Escola de Teatro da UFBA, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

montagem didática: formação do ator: artes cênicas

O presente artigo se dedica a apresentar determinadas estratégias de composição cênica elaboradas no âmbito do Bacharelado em Interpretação Teatral da Escola de Teatro da UFBA para a formação do ator. Ao longo do curso, o desenvolvimento das habilidade do(a) intérprete exige exercícios por meio dos quais se realizam a análise dramatúrgica de peças teatrais, estudo das características de períodos marcantes da história do teatro e ainda o conhecimento das proposições estéticas de seus mestres. Com o objetivo de promover no estudante o contato com as técnicas de atuação cênica e proporcionar o acesso ao conhecimento teatral existente, uma montagem didática oferece o espaço e as condições apropriadas à apreensão do conhecimento teórico-prático necessários ao desempenho profissional do(a) intérprete. Um dos desafios enfrentados no curso de um processo de montagem é o estabelecimento de princípios norteadores de composição cênica que possibilitem articular os traços estilísticos de períodos e dramaturgos com o estágio de desenvolvimento do estudante. A compreensão do conjunto das proposições em jogo no curso de um espetáculo é fator fundamental na conquista da atenção do público.

didactic staging: actor training: performing arts

This article attempts to present scenic composition strategies devised at the Bachelor of Theatre Interpretation of UFBA’s School of Theatre. Throughout the course, the performer’s ability development requires him/her to be in constant exercise. These include carrying out analysis of drama plays, studying characteristics of outstanding periods in theater history and also knowledge about aesthetic propositions of their masters. In order to promote contact with techniques of scenic performance and to provide access to existing theatrical knowledge, a didactic staging offers means and conditions appropriate to the apprehension of theoretical and practical knowledge, necessary to a professional interpreter’s performance. One of the challenges faced in the course of a didactic staging is the establishment of guiding scenic composition principles capable of articulating the stylistic features of periods and playwrights with the stage of student development. Understanding of this set of propositions in the course is a key factor in catching the public's attention.




OLIVEIRA, Letícia. Por um espectador emancipado e interativo. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG; Doutoranda em Artes Cênicas - Teoria e Prática; Bolsista pela Capes; Professor Orientador Dr. Luiz Otávio Carvalho; Dramaturga, Diretora e Professora de Teoria Teatral. Grupo de Trabalho Processos de Criação e Expressão Cênicas.

Este trabalho desenvolve o conceito de espectador interativo, presente na pesquisa de Doutorado intitulada Dramaturgia do espectador: estudo e reflexão de estratégias cênicas de recepção em espetáculos brasileiros contemporâneos. O objetivo é destacar estratégias e procedimentos recorrentes de interação, através da análise do espetáculo Alice através do espelho, da Cia Armazém de Teatro, baseada na reflexão de Jacques Rancière sobre a noção de espectador emancipado.
Palavras-chave: Dramaturgia Contemporânea. Espectador interativo e emancipado.

This paper develops the concept of interactive spectator, in this PhD research entitled Spectator's Dramaturgy: study and reflection strategies reception scenic spectacles in contemporary Brazilian. The aim is to highlight strategies and procedures recurring interaction by analyzing the spectacle Alice através do espelho, of Cia Armazém Theatre, based on reflection of Jacques Rancière on the notion of emancipated spectator.
Keywords: Contemporary Dramaturgy. Interactive and emancipated spectator.

 

 

ANTUNES, Yaska (Fátima Antunes). O treinamento do ator inspirado nas pistas deixadas por Meyerhold. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Atriz, professora e pesquisadora do grupo de Pesquisa Pétala, UFU.

treinamento do ator: corpo-memória: construção da ação: meyerhold.

A técnica de treinamento do ator desenvolvido no grupo de pesquisa PÉTALA com um grupo de cinco estudantes do curso de teatro da UFU nasceu a partir de um curso introdutório sobre a biomecânica teatral de Vsevolod Emilevich Meyerhold, feito no Centro Internazionale Studi di Biomeccanica Teatrale, Perugia, Itália, em 2011, com Gennadi Nikolaevic Bogdanov. A proposta do trabalho é criar no ator uma memória plástica do corpo, desenvolver uma segunda natureza, a partir da qual, torne o ator capaz de acionar sua presença cênica de forma “natural”, constituindo-se num ator propositor, um ator que tenha autonomia no processo de criação. A partir do treinamento, do estudo de obras e de assimilações de outras referências do trabalho de corpo como o yoga que traz uma abordagem do corpo como um “aqui e agora”, como uma relação espaço-temporal intrínseca, propusemo-nos a explorar, a partir destes filtros, os principais conceitos da construção da ação cênica elaborados por Meyerhold tais como Tormoz, Possil, Otkaz, Tochka e Stoika. Desta forma, buscando alcançar uma execução precisa na cena, porém sempre com certo frescor, realimentando-a de vida e de élan

actor-training techniques: body-memory: construction scenic action: meyerhold

The actor-training techniques developed in the PÉTALA’S research group with five students from UFU theater curse was born from Emilevich Vsevolod Meyerhold's introductory course about theater biomechanics, done in the Centro Internazionale di Studi Biomeccanica Teatrale, Perugia Italy, in 2011, with Gennadi Bogdanov Nikolaevic. The purpose is to create a plastic memory of the body in actor, develop a second nature, from which, the actor becomes capable of set their presence stage in a "natural" way, being a proponent actor, an actor who has autonomy in the creation process. From the training, the study of books and other references assimilations of body work like yoga that brings a body approach as a "here and now" as an intrinsic relationship between space-time, from these filters we decided to explore, the Meyerhold main concepts of the construction scenic action such as Tormoz, Possil, Otkaz, Tochka and Stoika. In this way, seeking to achieve a precise execution in the scene, but always with a certain freshness, feeding her life and elan.
------------------------------------------



ÁVILA; Silvana Baggio. A palavra em ação: reflexões sobre uma prática criativa com os Círculos de Atenção de Stanislavski. Santa Maria: UFSM. Professora Assistente.Atriz.

palavra: círculos de atenção: ação física: ação vocal.

"RESUMO
Esta comunicação reflete sobre alguns caminhos apontados pela experimentação prática criativa e individual realizada durante o período do mestrado em Artes Cênicas da UFRGS, que teve seu foco na construção da palavra orgânica a partir da prática com ações físico-vocais. Os exercícios com os Círculos de Atenção de Constantin Stanislavski foram tomados como referência para conduzir a experimentação com a palavra vocalizada, vislumbrando caminhos para o desenvolvimento de procedimentos em que o corpo-voz age criativamente segundo a relação do ator com objetos reais e imaginários. Na relação com estes objetos, o corpo-voz, tendo um direcionamento da atenção definido no espaço, permite o comprometimento da integralidade psicofísica do ator, ativando a imaginação e revelando as imagens-impulsos produtoras das ações físico-vocais da palavra (orgânica)."

Word, attention circles, physical action, vocal action.

"ABSTRACT
The Word in action: Reflections on a creative practice with Stanislavski’s Attention Circles
This communication contemplates some paths indicated by the practical creative and individual experimentation, developed during a period of studies toward a Masters Degree in Scenic Arts, undertook at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), which focused on the construction of the organic word resulting from the practice with physic-vocal actions. The exercises using Constantin Stanislavski’s Attention Circles were taken as reference in order to lead to experimentation with the vocalized word, envisaging paths to the development of such procedures where the body-voice unit acts creatively according to a relationship between the actor and objects, real and imaginary. In the relationship with these objects, the body-voice unit, having a definite orientation of the attention in the space, allows the commitment of the psychophysical completeness of the author, activating the imagination and revealing the images-impulses that produce the physic-vocal actions of the organic word."




BELLOTTO, Lisandro Marcos Pires. Jogo Palimpsestuoso como poética criativa para a cena. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas,mestrado. Marta Isaacsson. Bolsa Capes. Ator.

palimpsesto: processos criativos: corpo

"RESUMO
Pesquisa em andamento que investiga processos criativos para a poética da cena teatral através da noção de Palimpsesto proposto por Genetti. A metáfora do pergaminho raspado que deixa marcas visíveis de anterioridade define aspectos relacionais entre textos, mas a noção transborda na pesquisa proposta, se estende para o campo das diferentes linguagens que se agenciam, partindo de um mesmo ponto para criação do texto espetacular. O conteúdo de uma linguagem anterior sendo evocada no conteúdo da linguagem seguinte e assim por diante.
O palimpsesto se dá pela transformação que acontece de um texto para outro através de resultados criativos onde há espaços para invenção, para o preenchimento dos vazios que nascem entre as linguagens que guardam características passadas. Logo, a metodologia criativa nasce dentro desse jogo palimpsestuoso onde imagens se desdobram em palavras, em corpos e paisagens sonoras para a cena.A metodologia proposta mapeia inúmeros caminhos do qual o experimento executado é uma mostra do que pode advir da utilização dessa noção integrada nos processos criativos para a cena."

palimpsest: creative process: body

"ABSTRACT
The research in course investigates creative process for stage through palimpsest notion by Genetti. The scraped parchment metaphor leaves behind visible priority marks that define relational aspects between texts, but the notion it overflows in these research, extending to other different languages fields that articulate themselves. Initiating from the same creation point for spectacular text, the previous language content being evocated in the next content language.
The palimpsest gives by transformation that happened from one text to another, where creative results come away, where has spaces for creation by filing the empty that hold passed characters. Soon, the creation methodology born inside these game where images suffer a transformation; they unfold in words, in bodys, in sonorous landscapes for stage.
The methodology looking innumerable paths whose the experiment in execution its a little part and show the creative potency that can happen from using these notion integrated in creative process for stage."




BELTRÃO, Milena Ferreira Mariz. Os Mitos da Criação Humana e o Processo de Encenação de A Vida Íntima de Laura: experiência e memória coletiva reveladas. Porto Alegre: UFRGS.

Encenação: Memória Coletiva: Mitologia: Processo Criativo: Transcriação Teatral.

Este processo se desenvolve a partir da criação, encenação e análise teórica do espetáculo A Vida Íntima de Laura, realizado após a conclusão da disciplina atuação III do Departamento de Arte Dramática da UFRGS em 2008. Após três experimentos cênicos em 2009 e registro teórico do processo em 2010, restaram questões acerca da dramaturgia cujas soluções remeteram às narrativas orais da criação humana, ocasionando a comparação entre as personagens principais da primeira versão do espetáculo às figuras míticas de Eva e Lilith, quando aspectos de uma mitologia pessoal se fundiram aos da memória coletiva durante as improvisações cênicas. O olhar mitológico conferiu ao espetáculo uma interpretação mais ampla, que não o aprisiona na metáfora dos personagens anteriores, aprofundando e enriquecendo sua temática. Este olhar colocou em questão a representação do ovo enquanto gênese de criação presente na primeira versão do trabalho, constituída pela transcriação teatral de dois textos de Clarice Lispector, e revelou pelos experimentos cênicos que a sucederam a verdadeira gênese do espetáculo que abandona o texto de Lispector conquistando maior autonomia em todos os elementos cênicos.

Staging: Coletive Memory: Mythology: Creative Process: Theatrical Transcriation 

This creative process has been developed since the creation, staging and theoretical analysis of the play The Private Life of Laura, performed after the conclusion of the subject Acting III of the Department of Dramatic Art at UFRGS in 2008. After three scenic experiments in 2009 and theorical registration in 2010, remained questions about the text whose solutions forwarded to the oral narratives of human creation, leading to the comparison between the main characters of the first version of the play to the mythical figures of Eve and Lilith, when aspects of personal mythology fused to the collective memory during the scenic improvisations. The mythological look gave the play a wider interpretation beyond the metaphor of the previous characters, deepening and enriching its theme. This look has called into question the representation of the egg while genesis of creation in the first version, consisted by the theatrical transcreation of two Clarice´s Lispector texts. The scenic experiments after the mythological look revealed the true genesis of the play that leaves the text of Lispector obtaining more autonomy in all scenic elements.




BERNAT, Isaac Garson (Isaac Bernat). A dramaturgia russa contemporânea no teatro carioca através da encenação de Querida Helena Sergueivna. Rio de Janeiro: Teatro Poeirinha. Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - UniverCidade (RJ); Professor de interpretação teatral.

“PALAVRAS-CHAVE”: realismo: atuação: dramaturgia russa: encenação:

O teatro brasileiro estabeleceu ao longo dos anos uma relação profunda e estreita com o teatro russo. Esta relação compreendeu tanto a dramaturgia como as teorias e praticas referentes à encenação e ao trabalho do ator. Dramaturgos como Tchekhov, Gorki, Maiakovski e encenadores pedagogos como Stanislavski e Meyerhold fundaram e formaram o teatro realizado no ocidente no século XX e que continua a reverberar na atualidade. No entanto, a dramaturgia russa contemporânea é pouco conhecida no Brasil. Com a montagem da peça “Querida Helena Sergueivna”, de Ludmila Razoumuskaia, no Teatro Poeirinha, no Rio de Janeiro há a possibilidade de investigar umas das mais importantes dramaturgas russas da atualidade. Nesta montagem buscamos preservar o caráter realista presente na ação e no desenvolvimento dos personagens. Contudo, através de um espaço cênico raramente utilizado no realismo, (um corredor com uma plateia frontal a outra) experimentamos equilibrar a atuação própria deste estilo, com a presença impositiva do espectador através da grande proximidade deste com os atores. Ao mesmo tempo a disposição das duas plateias faz com que os espectadores se observem também ao assistirem a peça.

« Mots clefs » : réalisme : jeu : dramaturgie russe : mise en scène.

Le théâtre brésilien a établi tout au long des années une relation profonde et étroite avec le théâtre russe .Cette relation concerne aussi bien la dramaturgie que les théories et pratiques de mise en scène et de jeu de l’acteur .Des auteurs comme Tchekhov , Gorki, Maiakovski et des metteurs en scène comme Stanislasvki et Meyerhold ont fondé un théâtre en occident au 20 siècles qui continue à avoir des échos dans l’actualité. Pourtant la dramaturgie russe est peu connue au Brésil. La création de la pièce « chère Hélène Sergueivna » nous a offert l’opportunité d ‘explorer une des plus importante dramaturge russe actuelle. Dans ce travail nous avons cherché à conserver le caractère réaliste de l’action et des personnages. Toutefois, grâce à un espace scénique rarement utilisé dans le réalisme (un couloir avec une scène face à une autre) nous avons tenté l’expérience d’équilibrer le jeu propre à ce style avec la présence prégnante du spectateur du fait de son étroite proximité avec les acteurs. En même temps la disposition des deux scènes fait que les spectateurs s’observent en train d ‘assister à la pièce.
------------------------------------------



BEZERRA, Henrique. O gesto do ator na construção da comicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, mestrado, Orientador Luiz César Alves Marfuz. Bolsista CAPES. Professor e Ator.

gesto: trabalho de ator: comicidade: riso: teatro

O artigo busca analisar caminhos possíveis para a potencialização ou obtenção de efeitos risíveis no trabalho do ator na cena cômica, tendo como foco, o riso proveniente diretamente do desempenho do artista e não o resultante de uma piada inserida na dramaturgia. Para isso, utiliza como ponto de partida as reflexões do filósofo francês Henri Bergson a respeito da comicidade, e por meio delas encontra no gesto do ator um recurso provável para a obtenção do riso. A partir de uma breve discussão do conceito, apresenta-o como ferramenta capaz de desvelar o caráter mecânico e físico da cena teatral que por sua vez pode propiciar ao público uma apreciação risível da cena.

gesture: actor’s work: comicality: laugh: theater.

This article seeks analyze possible ways for potentiation or obtaining of laughable effects in the actor’s work in the comic scene, focusing on the laugher coming directly from the artist’s performance and not the result from a joke inserted into dramatic text. It uses as a start point, Henri Bergson’s reflections about comic, and thought them find out the actor’s gesture is a probable feature to obtain the laugh. From a brief discussion of the concept, present it as a tool capable of revealing the character mechanical and physical of the theater scene which in turn can provide to public an appreciation ludicrous of the scene.




BITENCOURT, Tuini dos Santos. Akropolis e Apocalypsis cum figuris: a construção atorial e o político-poético na obra de Jerzy Grotowski. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). UNIRIO, Doutoranda, Nara Keiserman. Cappes, bolsista doutorado. Atriz e professora.

Grotowski; político-poético; dramaturgia de ação.

O teatro de Jerzy Grotowski se caracteriza pela sobreposição não reiterativa de múltiplas camadas: o trabalho dos atores, o texto utilizado, inúmeras influências plásticas, imagéticas e poéticas. Essa conjunção múltipla de elementos produz uma espécie de potência artística peculiar, capaz de gerar rupturas, suspensões, estabelecendo uma relação diferenciada com o contexto social. Dentro dessa perspectiva, esta comunicação pretende construir uma reflexão sobre as operações cênicas e atoriais presentes nos espetáculos Akropolis (1962) e Apocalypsis cum Figuris (1969). Em Akropolis, texto utilizado é a obra de Wyspianski, poeta romântico do século XIX. Mas no plano da ação, as partituras, os figurinos, o cenário, os objetos de cena, tudo o que se materializa no palco remete ao campo de concentração de Auschwitz. Em Apocalypsis cum figuris os atores são participantes de uma festa de despedida, em que a dramaturgia é uma costura de fragmentos de alguns dos principais textos da cultura ocidental. Nos dois espetáculos há uma forma muito peculiar de conjugar texto e circunstância de ação. O objetivo é refletir sobre o modo como essa operação gera potência de natureza político-poética.

Grotowski; political-poetic; dramaturgy of action.

Jerzy Grotowski's work is characterized by the superposition of multiple layers: the work of the actors, the text, and a lot of plastic and poetic influences. This combination of multiple and non-reiterative elements produces a peculiar kind of artistic power, able to generate disruptions, suspensions, establishing a different relationship with the social context. Within this perspective this communication intends to build a reflection about the scenic operations found in the plays Akropolis (1962) and Apocalypsis cum Figuris (1969). In Akropolis, the actors say the lines of the text written by Wyspianski, a romantic poet of the nineteenth century. But the in the scope of action, the costumes, the scenery, the scores, everything materialized on stage refers to the concentration camp of Auschwitz. In Apocalypsis cum figuris actors are participants in a farewell party, where the dramaturgy is a combination of fragments of some of the key texts of Western culture. In both plays there is a very peculiar way of combining text and the action circumstance. The purpose is to understand how this operation produces a peculiar kind of power, with a political-poetic nature.




BUSTAMANTE, Frederico (Carlos Frederico Bustamante Pontes). O significado da noção de silêncio enquanto preceito filosófico e instrumental criativo nos processos artísticos do Oriente e Ocidente. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ. Universidade Federal de São João del-Rei; professor efetivo. Diretor Teatral e ator.

Silêncio: Transculturalidade: Orientalismo: Criação: Teatro

"RESUMO
A presente comunicação tem por objetivo a exposição do significado de alguns preceitos filosóficos e criativos relacionados ao pensamento e arte japoneses, a fim de fornecer subsídios à cultura ocidental na compreensão do potencial do silêncio, interior e exterior, enquanto perspectiva objetiva e subjetiva favorecedora nos processos de criação na arte e, em especial, no teatro. Como referências para a proposta da comunicação em curso, o autor ateve-se às reflexões do encenador Peter Brook acerca da percepção e importância do papel do silêncio em seu trabalho enquanto diretor, à relação do silêncio e a observação da natureza enquanto bases para a criação da poesia tradicional japonesa dos haikais, e alguns elementos da filosofia Zen, tanto presentes nos fundamentos dos haikais, quanto no teatro também tradicional japonês, o Nô. O propósito é mapear as possíveis interseções entre estes procedimentos criativos tão particulares e ao mesmo tempo afins, no intuito de propiciar um diálogo criativo e fecundo transcultural, que possibilite ao artista um olhar distinto do usual, ampliando a sua capacidade de percepção diante das estreitas relações entre vida, arte e criação."

Silence: Transculturalidade: Orientalism: Creation: Theater

"ABSTRACT
This essay aims at exposing the meanings of some philosophical and creative processes related to the Japanese art and thoughts, in order to provide the eastern people, with support for the understanding on the potential of silence, inner or outer, as an objective and subjective perspective, which comes as an aid to the creation processes in art, especially in theater. As reference to what is hereby proposed, the writer shall cling to Peter Brook’s reflections on the perception and the importance of the role of silence in his work as a director, to the relation between silence and nature observation as the basis for the creation of traditional Japanese haikai poetry, and some elements of the Zen philosophy, present in the haikai fundaments as well as in the traditional Japanese theater, the Nô. The purpose is to map out the possible intersections among these creative processes, so unique and related at the same time, so as to provide a creative and fruitful transcultural dialogue, giving to the artist a different outlook, enhancing his perception boarders before the close relationships among life, art and creation."




CARVALHO, Flavio Ribeiro de Souza. Sobre fazer o que se pode com o que se é: apontamentos sobre a criação do jogo do palhaço a partir de procedimentos de bricolagem. Rio de Janeiro:UNIRIO. Doutorado em Teatro; Paulo Merisio; Cnpq. Palhaço, ator e contador de histórias

Palhaço: Jogo: Bricolagem: Processos criativos.

Este estudo aborda procedimentos de criação artística em teatro a partir da linguagem do palhaço. Propõe, como aponta Marco de Marinis em seu modelo de ator cômico, uma analise da prática da bricolagem na criação artística como sendo uma matriz criativa de produção para o jogo do palhaço. Observando como tais procedimentos contribuem para uma busca na diversificação da produção de imagens onde o espectador é convidado a participar da elaboração da obra artística, focando a criação na prática de criar juntamente com a audição. Observa-se o papel do corpo do artista no jogo do palhaço para que tais efeitos e objetivos sejam alcançados, se mostrando assim o corpo como um amalgama para as relações de espaço e tempo na cena.

Clown: play: Bricolage: Creative processes.

This study addresses procedures for artistic creation in theater for the clown language. Proposes, as pointed out by Marco de Marinis in his comic actor model, an analysis of the practice of bricolage in artistic creation as an array of creative production of the clown. Observing how these procedures contribute to diversificate the production of expressive images, where the viewer is invited to participate in the development of artistic work, focusing on create with the public. It's the role of the body of the artist that is observed in the Clown's play so that the desired effects and objectives are reached . The body serving as an amalgamation of the relationship between time and space within the scene.




CASTILHO, Jacyan. Reinvençoes de Laban – possíveis narrativas de fluência, tempo, peso e espaço.Salvador:PPGAC-UFBA.Universidade Federal da Bahia;Prof. Adjunto II.Atriz e diretora teatral.

Laban:visibilidade:peso:ritmo:música.

Os fatores de movimento mapeados pelo Sistema Laban de Análise do Movimento continuam a gerar possibilidades de imbricamento conceituais com diversos campos de conhecimento e ação, sob diferentes aportes teóricos e poéticos. Neste trabalho, empreenderemos uma tentativa de cotejá-los com as perspectivas de autores que, debruçados sobre os mesmos temas, lançaram-se a perscrutar as ressonâncias e possibilidades de transmutação destes em seus respectivos campos estéticos, numa tentativa de apreender-lhes as delimitações para a fronteira das artes cênicas. Para tanto, serão tomados de Italo Calvino e Denilson Lopes as proposições de visibilidade, rapidez e leveza; e de Daniel Barenboim as digressões sobre o tempo e a articulação formal de seus intervalos. Entrecruzando as conceituações destes autores, pretende-se quiçá lançar novos olhares sobre as narrativas possíveis que os fatores de movimento engendram em todas as artes, não só as do movimento.

Laban:visibility:weight:rhythm,music

Laban Analysis Effort factors still remain as productive concepts with which one can assume fecund dialogues in his own field, such as Literature, Music Theory and Drama. In this paper it will be done an attempt of collating such concepts extracted from LMA as Space, Time, Weight and Flow with those extracted from diverse authors as Italo Calvino, Brazilian Denilson Lopes and Daniel Barenboim, who appointed time, visibility, quickness and lightness as some of their main subjects.




"CERASOLI JR, Umberto. Descrição e análise da primeira etapa da pesquisa “Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta”. São Paulo: USP. Doutorando. Orientador: Armando Sérgio da Silva. Pesquisa apoiada pelo Programa de
Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Membro do Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica, da ECA/USP)."

Treinamento do Ator, Formação, Teatro Varasanta

Este trabalho pretende compartilhar com os membros do GT “Processos de Criação e Expressão Cênicas” da ABRACE a primeira etapa da pesquisa de doutorado que desenvolvo junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP: “Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta”. Na primeira parte apresentarei um breve resumo da história do grupo e de sua proposta de formação de atores, na segunda parte analisarei a experiência do primeiro período de observação participante (realizado durante os meses de Fevereiro-Junho de 2012 na cidade de Bogotá) e na ultima parte apresentarei como pretendo desenvolver as demais etapas da pesquisa. Como pretendo dar continuidade a este relato nos próximos encontros da ABRACE, este trabalho também tem o objetivo de iniciar uma interlocução com os membros do GT para que o grupo acompanhe e participe do desenvolvimento da pesquisa.

Entrenamiento Actoral, Formación,Teatro Varasanta

Este artículo pretende compartir con los miembros del GT "Procesos de Creación y Expresión Escénica" de la ABRACE la primera etapa de la investigación del doctorado que desarrollo en el Programa de Posgrado en Artes Escénicas de la ECA-USP: "Propuesta de entrenamiento de actores con base en el trabajo técnico del grupo Varasanta”. En la primera parte presentaré una visión general de la historia del grupo y su propuesta para la formación de actores, en la segunda parte analizaré la experiencia del primer período de observación participante (llevado a cabo durante los meses de febrero a junio de 2012 en Bogotá) y en la última parte presentaré cómo pretendo desarrollar las fases restantes de la investigación. Como tengo la intención de continuar con este informe en las próximas reuniones de la ABRACE, este artículo también tiene como objetivo iniciar un diálogo con los miembros del GT para que el grupo acompañe y participe en el desarrollo de la investigación.




COELHO, Maíra Castilhos. As máscaras ótico-sonoras de Denis Marleau. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFRGS. PPGAC; mestrado; Mirna Spritzer.

Ator, novas-tecnologias, Máscaras videográficas, Denis Marleau.

Na peça “Os cegos" encenada por Denis Marleau, os atores foram substituídos por máscaras videográficas. Assim, Céline Bonnier e Paul Savoie não estão presentes ao vivo sobre a cena, mas por projeção em vídeo de seus rostos sobre máscaras e por suas vozes que instalam uma relação de estranhamento com o espectador. Desta forma, este artigo pretende analisar o trabalho dos atores e a confecção destas máscaras videográficas que compõem a encenação. Vale ressaltar, que com os recursos tecnológicos utilizados neste trabalho, Marleau conseguiu desvelar o ator de seu personagem, através destas máscaras ótico-sonoras. O que possibilitou a estes clones virtuais uma presença fantasmagórica no palco. Desta forma, esta encenação evidencia as novas possibilidades surgidas nas artes cênicas em função dos novos recursos tecnológicos.

Acteur, nouvelles-technologies, vidéographiques Masques, Denis Marleau.

Dans la pièce "Les aveugles", réalisé par Denis Marleau, les acteurs ont été remplacés par des masques vidéographiques. Ainsi, Céline Bonnier et Paul Savoie ne sont pas présents sur la scène en direct, mais pour les masques de projection vidéo sur leurs visages et leurs voix installer une relation brouille avec le spectateur. Ainsi, cet article analyse le travail des acteurs et la réalisation de ces vidéographique masques qui composent le scénario. Il est à noter que les ressources technologiques utilisées dans ce travail, Marleau a été en mesure de révéler l'acteur de son caractère à travers ces masques optique de bruit. Ce qui a permis ces clones virtuels d'une présence fantomatique sur la scène. Ainsi, ce scénario met en lumière les nouvelles opportunités qui se posent dans les arts à la lumière de nouvelles ressources technologiques.
------------------------------------------



CONZ, R.; VTIELLO, J.Z. Resgatar para criar: Memórias em um corpo que dança. Campinas: Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Rosely Conz; Universidade Estadual de Campinas; Mestrado; Julia Ziviani Vitiello. Julia Ziviani Vitiello; UNICAMP; Professor Pleno MAIIIG RDIDP.

Dança: Memória: Teatro da Memória: Ideokinesis: Criação

Memória não tem tempo, nem cronológico nem de duração. Por vezes aparece do nada, guiada pelos sentidos do corpo, carregando pedaços de outras situações repetindo e repercutindo fatos, situações, sentimentos no presente. Seu resgate intencional para a criação em dança demanda determinação para recordar, desejo de vasculhar o permanecido que não pode ser esquecido, e necessita meios como os da Ideokinesis para seu acesso. Memórias são singulares, como já apontava Guilio Camillo no seu livro LÍdea del Theatro, base para a construção do seu Teatro da Memória no período do Renascimento. O indivíduo frente a uma platéia imaginária, no lugar do público o conhecimento memorável disposto nos cruzamentos, formados por sete colunas e sete fileiras segundo princípios alquímicos. Um saber do mundo, porém só percebido e resgatado por quem sabia ver e ouvir, para buscar e entrecruzar as informações. Metáfora hoje associada aos computadores. Clicar num ícone abre uma janela para a cognição e imagens agentes, mas como no Teatro da Memória é o sujeito aquele que estabelece conexões, percebe ecos e identifica possíveis transformações decorrentes de sua ação. Colaboração de C. PAULA, D. PISTONI.

Dance: Memory: Theatre of Memory: Ideokinesis: Creation

Memory has neither chronological nor duration time. Sometimes it appears out of nowhere, guided by the senses of the body, carrying pieces of other situations repeating and reflecting facts, situations, feelings in the present. Its intencional rescue for creating intentional dance demands determination to remember, desire to search things that could not be forgotten, and needs means to access it like the Ideokinesis. Memories are unique, basis for the construction of his Theatre of Memory in the Renaissance period. The individual facing an imaginary audience, instead of the public there was the memorable knowledge placed in the intersection, formed by seven columns and seven rows following the alchemical principles. A knowledge of the world, though only perceived and rescued by those who could see and hear, to seek and interlace information. It is a current metaphor associated with computers. Clicking on an icon a window opens to cognition and agent images, but as in the Theatre of Memory, the subject is the person who makes connections, senses echoes and identifies possible changes resulting from their action. Colaboration of C. PAULA, D. PISTONI.
------------------------------------------



CORREIA, Aramís David. Indicações para uma poética da vocalidade. Rio de Janeiro: UNIRIO-PPGAC. IFRJ, Professor assistente. Ator, Diretor, Iluminador e Docente.

Atuação: Direção: Voz-em-cena

A pesquisa dedica-se a indicação de possíveis topologias de criação cênica que entende os processos de atuação a partir das dinâmicas sonoras, rítmicas e verbais, e suas reverberações na corporeidade. Neste caminho, promove uma leitura de excertos dramatúrgicos de Valère Novarrina em diálogos com as poéticas de Jerzy Grotowski e Antonin Artaud, pinçando pontos como o binômio atividade/passividade e a noção artaudiana de duplo. Trata-se de um trabalho motivado pelo fazer teatral, que passou pela prática pedagógica de formação de atores e agora recebe um aprofundamento reflexivo.Um estudo que se dá como continuidade e variação do trabalho sobre os procedimentos de direção de atores com ênfase na vocalidade, pesquisa desenvolvida em ocasião anterior, ao nível de Mestrado.

Acting: Directing: Voice-on-scene

The research is dedicated to the indication of possible scenic topologies setting that understands the processes of performance from the sound, rhythmic and verbal dynamics, and its reverberations in corporeity. In this way, promotes a reading of excerpts of dramaturgical Valère Novarrina in dialogue with the poetics of Jerzy Grotowski and Antonin Artaud, pinching points to the binomial "activity/passivity" and Artaud’s notion of “double”. That is a job motivated from a experience of theatre, that crosses the pedagogical training of actors and now, receives a reflexive deepening. One study that gives itself as continuity and changing work on the procedures for actor's directing with emphasis in voice, that was researched on an earlier occasion, the Master level.
------------------------------------------



COUTO, Lara. Dando corda no relógio: o estudo de processos criativos para pensar a construção da personagem. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; mestrado em Artes Cênicas; orientadora: Hebe Alves. Instituição de manutenção de bolsa: CAPES. Atriz

Interpretação teatral: Construção da personagem. Diário de bordo: Processo criativo.

A pesquisa sobre a criação da personagem encontra uma dificuldade no que diz respeito ao caráter singular de cada composição. Cada ator tem a sua maneira particular de criar, cada personagem apresenta seus próprios percalços e demandas. Mais do que isso, a construção de um papel é uma questão que esbarra num problema de definição, visto que existem diferentes tipos de figuras dramáticas. Ao falar de criação de personagem, deveríamos nos perguntar: Que personagem é essa? Por mais que seja de difícil delimitação, o assunto abre espaço para questionamentos resultantes de inquietações próprias ao fazer artístico, o que gera relevante conhecimento especializado na área. O número crescente de pesquisas realizadas por atores a cerca de seus próprios procedimentos aponta para a necessidade de refletir sobre as estratégias de criação após o processo criativo e seus resultados. Para isso, a manutenção de diários de bordo possui especial importância, por ser um instrumento a serviço da memória e reflexão crítica. Seu formato e conteúdo deveriam ser ponto de maiores reflexões, de maneira a refletir o estilo pessoal de cada ator e se tornar uma atividade prazerosa de ser realizada.

Interpretación teatral: Construcción del personaje: Bitacora: El proceso creativo.

La investigación en la creación del personaje encuentra una dificultad inicial con respecto al carácter único de cada composición. Cada actor tiene su forma particular de criar, cada personaje tiene sus propias dificultades y exigencias. Más aún, la construcción de un papel es un problema que se enfrenta a un problema de definición, ya que existen diferentes tipos de figuras dramáticas. Hablando de la creación del personaje, debemos preguntarnos: ¿Quién es este personaje? Mientras que sea difícil de delimitar, este tema abre espacio para cuestionar las preocupaciones derivadas de su propia creación artística, lo que genera una gran experiencia en el área. El creciente número de estudios realizados por los actores acerca de sus propios procedimientos creativos demostran la necesidad de reflexionar sobre las estrategias de la creación después del proceso creativo y sus resultados. Para que esto suceda, el mantenimiento de bitacoras tiene una importancia especial, siendo un instrumento al servicio de la memoria y el pensamiento crítico. Su formato y contenido deberían ser punto de reflexión, para reflejar el estilo personal de cada actor y convertirse en una actividad placentera.




CURI, Alice Stefânia. O que abre o vazio e o que o vazio abre. Brasília: UnB. Professora Adjunta. Atriz e diretora. Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo.

corpo: vazio: experiência: memória: sentidos

Um olhar sobre o corpo cênico e o vazio. O texto reflete sobre a natureza do treinamento deste corpo, voltado para experiências com sentidos e memória apontando o corpo~vazio como um caminho eficaz para experiência e criação poética. Por fim o artigo volta-se para temas como dramaturgias de ator e fruição, entendendo o corpo cênico como um potente vetor de sentidos na cena.

bodie: emptiness: experience: memory: senses

A look at the scenic body and the emptiness. The text begins by reflecting on the nature of the training of scenic body, facing experiences with senses and memory pointing into the body~emptiness as an effective way to experience and poetic creation. The article finally turns to topics such as dramaturgy of the actor and fruition, understanding the scenic body as a potent vector of senses in the scene.




DIP, Nerina; GOMEZ, Máximo Tradicão e memoria na construção da personagem em Rosita Avila Tucumán, Argentina: Universidad Nacional de Tucumán. Professores Facultad de Artes da UNT .

Memoria- tradiçao - personagem

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre as estratégias utilizadas por alguns atores no processo de construção de personagens, nas quais a memória funciona como um reservatório de imagens e sensações. Nesses processos os criadores partem de elementos de suas criações anteriores para a construção dos atuais. Rosita Ávila, atriz tucumana, é um ícone do teatro independente dessa região da Argentina que, tendo trabalhado ativamente durante os anos setenta e oitenta. Atualmente, aos oitenta anos, para interpretar o papel de “Marcolfa”, na obra “Amor de Dom Perlimplín con Belisa”, de Lorca, realiza constantes viagens ao seu passado artístico com o intuito de revisitar personagens construídos no passado para trazer, deles, elementos para o presente. Desse modo, é interessante observar os processos lógicos e afetivos que integram o processo criativo dessa atriz. Isso funciona n’ao somente como um estímulo para a memória emotiva, mas também como um espaço composto por modelos e padrões construídos que se transladam para diferentes contextos cênicos.

Memoria-tradición- personage

El siguiente trabajo reflexiona sobre las estrategias usadas por algunos actores en el proceso de construcción de personajes, donde la memoria funciona como un reservorio de imágenes y sensaciones. En estos procesos los creadores toman elementos de sus viejas creaciones para sus trabajos actuales. Rosita Ávila es un ícono del teatro independiente de esa provincia argentina que trabajó activamente durante los años setenta y ochenta. Hoy, a los ochenta años y en su rol de Marcolfa, de Amor de don Perlimplín con Belisa y su jardín de Lorca, realiza viajes constantes a su pasado artístico, para remover personajes construidos, de otras obras y traeros al presente. De esta manera, es interesante observar los procesos lógicos y afectivos, en el que el pasado se hace presente en la tarea del actor. Esto funciona no sólo como un estímulo para la memoria emotiva, sino también como un espacio compuesto por modelos y patrones construidos, que se trasladan a diferentes contextos escénicos.




FERNÁNDEZ, Paula, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Facultad de Arte. Profesora. , Mestre em Artes Cênicas. UFBA, Docente del área Dirección Teatral. Facultad de Arte, UNCPBA. Investigadora, actriz y directora de teatro.

Poética de dirección- Emilio Garcia Wehbi- lógicas de construcción escénica.

O presente artigo é parte do projeto de pesquisa “Poéticas da direçao: registro e sistematizaçao de conceptualizaçoes e práticas do oficio do director de teatro”. Este projeto se realiza na Faculdade de Arte da UNCPBA e propoe estudar diferentes diretores argentinos para identificar maneiras particulares de concebir e praticar este oficio. Neste caso, a análisis centra-se na identificaçao de procedimentos, recursos e saberes – relevantes e recorrentes- no trabalho artístico do diretor Emilio García Wehbi.

Poética da direçao- Emilio García Wehbi- lógicas de construçao da cena.

El presente artículo se inscribe dentro del proyecto de investigación “Poéticas de la dirección: registro y sistematización de conceptualizaciones y prácticas del oficio del director teatral”. El mismo se lleva a cabo en la Facultad de Arte de la UNCPBA y propone el estudio de diferentes directores argentinos con el objetivo de identificar formas particulares de concebir y practicar este oficio. En este caso el análisis se centra en la identificación de procedimientos, recursos y saberes- relevantes y recurrentes- en el trabajo artístico del director Emilio García Wehbi.
------------------------------------------



FERREIRA, Alexandre. Corpo Celular e Corpo Poético: das memórias celulares para a expressão do(s) corpo(s) poético(s) nos artistas da cena. Campinas/SP: Universidade Estadual de Campinas. Universidade Federal de Goiás; Docente e Pesquisador do curso de Dança. Doutorando em Artes da Cena; Instituto de Artes; Universidade Estadual de Campinas; Eusébio Lobo da Silva.

PALAVRAS-CHAVE: Célula: Corpo(s) Poético(s): Memória Celular: Artista da Cena

O estudo sobre o corpo(s) poético(s) faz parte do vocabulário dos artistas da cena não se restringindo apenas a vocábulos, mas como busca da manifestação de um estado de plena atenção que permite estes mesmos artistas transcenderem o “ter” para o “ser” em um corpo que se coloca em reverberação e constantes conexões entre os espaços (interno, externo e entre). Diferentes caminhos são sugeridos por pesquisadores-criadores para que se consiga apreender e manifestar o corpo poético. Tais estudos práxicos podem tecer uma imbricada rede entre a Arte e a Biologia. O presente trabalho traz uma discussão acerca da biologia celular através dos meios da aprendizagem e memória celulares na construção dos núcleos de repertórios que serão recrutados ou acionados para a produção de estados corporais. Tal discussão se pauta nos princípios dos mecanismos intracelulares que são acionados tanto por vias sensitivas (percepção) quanto motoras (movimento) e que são utilizados pelo artista para a expressão do estado de corpo(s) poético(s). De posse destes entendimentos o artista da cena amplia seus conhecimentos das relações de ser-no-mundo e pode ser mais disponível para perceber-se em sua Arte.

KEYWORDS: Cell: Poetic(s) body(ies): Cellular memory: Artist of the scene

The study on the poetic(s) body(ies) is part of the vocabulary of artists of the scene were not restricted to words, but as a manifestation of the pursuit of a state of mindfulness that allows these same artists transcend the "have" to "be" in a body that stands in reverb and constant connections between the spaces (internal, external and in between). Different ways are suggested by researchers-actors for one to grasp and express the poetic body. Such studies can weave a praxis intertwined network between Art and Biology. This paper presents a discussion of cell biology through the means of learning and memory in the construction of the cell nuclei of directories that will be recruited or activated to produce bodily states. This discussion is guided on the principles of the intracellular mechanisms that are triggered by both sensory pathways (perception) and motor (movement) and are used by the artist to express the state of the poetic(s) body(ies). Armed with these understandings of the scene the artist expands his knowledge of the relations of being in the world and may be more willing to perceive themselves in their Art.

 



FLICK, Milena. O Espelho Côncavo na Criação do Esperpento: imagens grotescas e dissonâncias. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Mestrado Acadêmico, Hebe Alves. Bolsista CAPES, Mestrado. Atriz.

Artes Cênicas: Esperpento: Imagens Grotescas: Dissonâncias.

O trabalho discute a poética dos esperpentos criada pelo dramaturgo espanhol Ramón del Valle-Inclán (1866-1936) e suas ressonâncias em processos contemporâneos de criação cênica, a partir da metáfora dos espelhos côncavos. A poética foi apresentada pelo personagem Max Estrela, poeta cego de Luzes da Boêmia (1920), durante a cena XII, na qual defende que as deformidades características dos esperpentos são resultado das imagens dos heróis clássicos refletidos num espelho côncavo. Por suas características de refletividade, esse espelho tornou-se um instrumento para a deformação dos parâmetros clássicos definidores da ‘realidade ideal’ numa poética que, de forma histórica e contextualizada, desenvolveu em suas proposições uma forte crítica política e social acerca de seu tempo. Assim, circunstâncias e personagens históricos são rememorados e submetidos ao confronto com esse espelho que, ao produzir imagens grotescas, distorções, dissonâncias e mutações, resulta no esperpento. Para discutir a atualidade crítica de suas proposições cênicas, o artigo conta com diálogos dessa poética com processos artísticos contemporâneos, a exemplo de trabalhos do grupo equatoriano Malayerba.

Artes escénicas: Esperpento: Imágenes Grotescas: Disonancias.

El trabajo discute la poética de los esperpentos creada por el dramaturgo español Ramón del Valle-Inclán (1866-1936) y sus resonancias en procesos contemporáneos de creación escénica, partiendo de la metáfora de los espejos cóncavos. La poética fue presentada por el personaje Max Estrela, poeta ciego de Luces de Bohemia (1920), durante la escena XII, en la cual defiende que las deformidades características de los esperpentos son resultado de las imágenes de los héroes clásicos reflejados en un espejo cóncavo. Por su reflexión característica, el espejo se ha tornado un instrumento para la deformación de los parámetros clásicos definidores de la “realidad ideal” en una poética que, de forma histórica y contextualizada, desarrolla una fuerte critica política y social de su tiempo. Así, circunstancias y personajes históricos son rememorados y sometidos al confrontar ese espejo que: al producir imágenes grotescas, distorsiones, disonancias y mutaciones, resulta en el esperpento. Para discutir la actualidad critica de sus proposiciones escénicas, el artículo presenta diálogos de esta poética con procesos artísticos contemporáneos, ejemplos de trabajos del grupo ecuatoriano Malayerba.




FORNACIARI, Christina. Da memória nossa de cada dia ou Da política que fazemos. Salvador: UFBA. Universidade Federal da Bahia, Doutorado, Ivani Santana. Bolsista CAPES. Artista, professora e pesquisadora em artes cênicas.

Teatro documental - memória – comunidade – autobiografia- história

O presente artigo pretende examinar o cruzamento entre artes cênicas e memória, partindo do entendimento contemporâneo do termo “política”. Para tanto, pretendemos abordar o surgimento de pequenas narrativas, ou de micropolíticas, na nova configuração de uma memória histórica, dando ênfase à sua manifestações no contexto artístico. A análise de trabalhos de artistas, acompanhada de escritos de críticos de arte, filósofos e historiadores, no vale de guia neste percurso, em que esperamos esboçar o surgimento de um teatro documental, que se vale das memórias factual, pessoal e comunitária para sua formatação e criação, contribuindo na construção de uma memória política coletiva, cujo alcance vai além das instâncias de registros institucionais e oficiais.

documentary theatre - memory - autobiograpy - comunity - history

This paper aims to examine the connection between arts and memory, departing from the contemporary understanding of the term “politics”. Hence, we intend to address the emergence of short narratives or micropolitics in the configuration of new historical memories, focusing on its manifestation in the artistic context. In this sense, an analysis of artists’ works, accompanied by the writings of art critics, philosophers and historians, will guide us in this journey, in which we hope to outline the appearance of a documentary theatre, which relies on factual, personal and communal memories for its creation, therefore contributing to build a collective political memory, whose reach is beyond instances of institutional and official records.




GATTI. Daniela. A Apropriação Poética nos processos criativos em dança. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente Departamento de Artes Corporais.

Palavras – chave: Apropriação Poética: Influência: Processo Criativo: Dança

"RESUMO
O presente artigo apresenta o conceito de Apropriação Poética como evento que se apresenta nos processos de criação em dança. Como referência para essa discussão, o texto recorre à reflexão do crítico literário Harold Bloom, sobre o princípio da influência poética e suas inter-relações. Como análise dessa discussão, o artigo exemplifica a estratégia para compor o espetáculo IMPRESSÕES a partir da apropriação poética da palavra “impressão” com o 6+1 Grupo De Dança."

Keywords: Poetical Appropriation, Influence, Creative Process, Dance.

"ABSTRACT
The present article introduces the concept of “Poetical Appropriation” as an event which is part of the creative processes in dance. As a reference to this discussion, the text uses reflections from literary critic Harold Bloom, about the principle of poetic influence and poetic interrelations. Analysing the discussion, the article exemplifies the strategy to compose the spectacle IMPRESSÕES starting from the poetical appropriation of the word “impressão”(impression) together with the 6+1 Grupo De Dança."



GOMES, Maciel Adriane. A análise ativa como princípio da Direção Teatral. Londrina: Universidade Estadual de Londrina-UEL. Professora Assistente.

Direção teatral: ensino: Análise Ativa

Este estudo refere-se ao processo de ensino da disciplina de Direção Teatral do Curso de Artes Cênicas da UEL, que parte do estudo da metodologia da análise ativa, desenvolvida pelo encenador russo Konstantin Stanislávski, agregada a procedimentos e metodologias de encenadores contemporâneos a ele. Para tanto, são analisadas as transformações teatrais a partir do surgimento da figura do diretor, tentando pontuar elementos significativos de cada período e os reflexos destes no entendimento atual a respeito da direção teatral, atrelados ao desenvolvimento de um exercício prático individual de cada aluno/diretor. A experimentação dos elementos que compõem a análise ativa, relacionados com fundamentos da direção teatral explorados por outros encenadores, resulta em experimentos cênicos de diferentes perspectivas estéticas.

Theater Directing: teaching: Active Analysis

This study refers to the process of teaching the Theater Directing discipline at UEL Scenic Arts Course, which is based upon a study of the active analysis methodology, developed by Russian director Konstantin Stanislavski, added to contemporary directors’ procedures and methodologies. Therefore, the theatrical changes since the emergence of director character are analyzed, trying to score the significant elements of each period and its reflections on the current comprehension concerning the theatrical direction, joined to the development of a practical and individual exercise of each student/director. The trial of the elements that compose the active analysis related to fundamentals of theatrical direction explored by other directors, results in scenic experiments of different aesthetic perspectives.




GOMEZ, Máximo – DIP, Nerina: Tradicão e memoria na construção da personagem em Rosita Avila Tucumán, Argentina: Universidad Nacional de Tucumán. Professores Facultad de Artes da UNT .

Memoria- tradiçao - personagem

"RESUMO 
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre as estratégias utilizadas por alguns atores no processo de construção de personagens, nas quais a memória funciona como um reservatório de imagens e sensações. Nesses processos os criadores partem de elementos de suas criações anteriores para a construção dos atuais. Rosita Ávila, atriz tucumana, é um ícone do teatro independente dessa região da Argentina que, tendo trabalhado ativamente durante os anos setenta e oitenta. Atualmente, aos oitenta anos, para interpretar o papel de “Marcolfa”, na obra “Amor de Dom Perlimplín con Belisa EM SU JARDIN”, de Lorca, realiza constantes viagens ao seu passado artístico com o intuito de revisitar personagens construídos no passado para trazer, deles, elementos para o presente. Desse modo, é interessante observar os processos lógicos e afetivos que integram o processo criativo dessa atriz. Isso funciona n’ao somente como um estímulo para a memória emotiva, mas também como um espaço composto por modelos e padrões construídos que se transladam para diferentes contextos cênicos."

Memoria-tradición- personage

"RESUMEN 
El siguiente trabajo reflexiona sobre las estrategias usadas por algunos actores en el proceso de construcción de personajes, donde la memoria funciona como un reservorio de imágenes y sensaciones. En estos procesos los creadores toman elementos de sus viejas creaciones para sus trabajos actuales. Rosita Ávila es un ícono del teatro independiente de esa provincia argentina que trabajó activamente durante los años setenta y ochenta. Hoy, a los ochenta años y en su rol de “Marcolfa”, de “Amor de don Perlimplín con Belisa en su jardín” de Lorca, realiza viajes constantes a su pasado artístico, para remover personajes construidos, de otras obras y traeros al presente. De esta manera, es interesante observar los procesos lógicos y afectivos, en el que el pasado se hace presente en la tarea del actor. Esto funciona no sólo como un estímulo para la memoria emotiva, sino también como un espacio compuesto por modelos y patrones construidos, que se trasladan a diferentes contextos escénicos."




"GUBERFAIN, Jane Celeste; OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira; MAIA, Luciano Pires; BAHIA, Roberta; HAMAM, Helena Christina Gesualdi Golan; FORMISANO, Raíza Neves Puget. A PROJEÇÃO VOCAL NO ESPAÇO CÊNICO. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Jane Celeste Guberfain – professora Associada 2 da UNIRIO
Domingos Sávio Ferreira Oliveira – professor Adjunto IV da UNIRIO
Luciano Pires Maia - professor Adjunto IV da UNIRIO
Helena Christina Gesualdi Golan Hamam e Raíza Neves Puget Formisano, BOLSISTAS DA UNIRIO.
Roberta Bahia – atriz e fonoaudióloga."

Voz; Qualidade da Voz; Treinamento da voz.

Este trabalho analisa a contribuição do Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller (M.E.D.B.) à formação e ao trabalho vocal do ator teatral, com suas características e especificidades. Nós fizemos uma pesquisa complementar sobre a eficiência do exercício “Si-fu-chi-pá” (que consideramos representativo do M.E.D.B.). O exercício é utilizado no aquecimento e na preparação da voz entre os profissionais de teatro por propiciar benefícios à qualidade vocal. O artigo descreve o exercício, embasado em aspectos fonéticos e fisiológicos, que regulam e direcionam os movimentos da laringe e analisa seus efeitos e sua aplicação no aquecimento vocal dos atores. Concluímos que o M.E.D.B., idealizado por Glorinha Beuttenmüller, apresenta uma estrutura flexível, valoriza as experiências individuais, a partir da sensibilidade e da consciência corporal e espacial, acompanhando as tendências teatrais contemporâneas. O Método redescobre a palavra no sentido da sua expressão como um “abraço sonoro” no ouvinte.

Voice; Voice quality; Voice training.

This work analyzes the contribution of Beuttenmüller’s Spatial-Directional-Method (BSDM) to the training and vocal work of theater actors, taking into account the method’s characteristics and specificities. We did a complementary study of the efficiency of the “/s/ /f/ /x/ /p/” singular exercise which we consider representative of BSDM. The exercise is used for preparation of the voice among theater professionals for providing benefits to vocal quality. The article describes the exercise, based on phonetic and physiological aspects, which govern and direct the movements of the larynx and analyzes its effects and its application in vocal warm-up actors. We conclude that the BSDM, as developed by Glorinha Beuttenmüler, provides a flexible structure and is sensitive to individual experience, based on physical and spatial sensitivity and awareness, in ways that are coherent with contemporary theatrical inclinations. The Method rediscovers the word – in the sense of its expression as the “resonant embrace” of the listener.




"GUIMARÃES, Daniela. Bahia: UFBA. FILIGRANAR: ação presente da performance “Teias de um jogo aberto” (2012)
UFBA, Mestre em Artes Cênicas; Ivani Lúcia oliveira de Santana."

Improvisação cênica, Tempo presente, Crítica de processo

Este artigo é o atravessamento entre estudos teóricos e práticos da performance de Improvisação Cênica em tempo presente: “Teias de um jogo aberto”; parte da pesquisa de Mestrado (UFBA, 2012). São confluências, conflitos, combinações, conspirações, escritas reflexivas que surgem das provocações de variados mestres, autores e parceiros visitantes. As experiências advinda das salas de experimentações, da primeira apresentação no Poéticas Tecnológicas III/ Seminário Internacional do PPGAC/UFBA (2010) ou na Mostra do PINA- Ponto de Interação de Núcleos de Artes (MG, 2010); no ABRACE, em Porto Alegre (2011) ou na Pesquisa-Encontro com Tica Lemos (SP, 2011) demonstram como a teoria veio desencadear os primeiros treinamentos da performance e como os fios dessa teia começaram a se interconectar na prática com o propósito de discutir a Dramaturgia da Improvisação: execução e criação da performance “Teias de um jogo aberto” no momento em que ela ocorre. Apoia-se nos estudos de crítica de processos de Cecília Almeida Salles (2009) que vê a obra a partir de sua construção, do americano John Dewey (2010) que coloca arte e experiência como unas e na Teoria do Umwelt de Jacok Von Uexküll (1988).

Scenic improvisation, Present time, Critical process

This article is the crossing between the theoretical and practical performance Scenic Improvisation in the present time: "Webs of an open game", part of the research MSc (UFBA, 2012). They are confluences, conflicts, combinations, conspiracies, written reflective provocations arising from various teachers, authors and partners visitors. The experiences arising out of the rooms of Trials, the first presentation at the Technological Poetics III / International Seminar PPGAC / UFBA (2010) or shows the PINA-Point Interaction Centers Arts (MG, 2010); the ABRACE in Porto Alegre (2011) or Research-Meeting with Tica Lemos (SP, 2011) demonstrate how the theory came to trigger the first performance of training and how the wires that interconnect fabric began to practice in order to discuss the Dramatic Improvisation: execution and creation of performance "webs an open game" when it occurs. It builds on studies of critical processes Cecilia Almeida Salles (2009) who sees the work from its construction, the American John Dewey (2010) that places art and experience as one and the Theory of the Umwelt Jacok Von Uexküll (1988).




HADERCHPEK, Robson Carlos. Santa Cruz do Não Sei: O Simbólico, o Ritual e a Cena. Natal: UFRN. Professor Adjunto; Coordenador do Curso de Teatro. Ator e diretor.

Teatro; Ritual; Universo Simbólico; Arte do Encontro; Processo Criativo.

O teatro manifesta originalmente uma natureza ritualística que traz em si os princípios da co-participação e do ato coletivo. Quando falamos em teatro falamos de encontro, de ações simbólicas que são redimensionadas a partir de um ato coletivo cerimonioso que acontece “diante” e “com” o espectador. Com o intuito de estudar os princípios ritualísticos da cena foi pensado o Projeto de Pesquisa “Teatro, Ritual e Processo Criativo”, desenvolvido na UFRN. A fim de respaldar as ações do projeto foi criado o Grupo Arkhétypos de Teatro, que iniciou uma pesquisa na Comunidade da Vila de Ponta Negra – Natal/RN, antiga comunidade de pescadores. A pesquisa de campo pretendia investigar as histórias da população local e a partir delas iniciar um processo de construção cênica utilizando como tema “histórias de pescador”. Após um ano de pesquisa nasceu o espetáculo Santa Cruz do Não Sei, construído basicamente de histórias e canções que se cruzam e se resignificam dando origem a uma vila ficcional que foi parida pelo mar. O espetáculo, há um ano em cartaz, é resultado de um processo investigativo de caráter empírico que propõe ao público um momento de encontro e de celebração.

Theatre; Ritual; Symbolic Universe; Art of the Meeting; Creative Process.

The theater originally manifests a ritualistic nature that brings in itself the principles of co-participation and collective act. When we talk about theatre, we talk about encounter, symbolic actions that are resized from a collective and ceremonious act that happens "before" and "with" the audience. In order to study the ritualistic principles of the scene, the Research Project "Theatre, Ritual and the Creative Process" was created and developed in UFRN. To support the actions of the project, the Arkhétypos Group of Theatre was created, and began a research in the Community of Ponta Negra – Natal/RN, a former fishing community. The field research intended to investigate the stories of local people and, from them, to start a process of scenic construction using "stories of fisherman" as theme. After a year of research, the theater play Santa Cruz do Não Sei was born, built essentially of stories and songs that are intersected and reframed, resulting in a fictional town that was given birth by the sea. The play has a year of existence and it is the result of an empirical research process of inviting the audience to a moment of meeting and celebration.




HENCKES, Leonel. Ópera alemã e encenação contemporânea: o trabalho do diretor na montagem da ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi no Theater Freiburg – Alemanha. Salvador/BA: PPGAC/UFBA. Doutorado. FAPESB. Ator e Diretor.

RESUMO
Analisa o processo de montagem da ópera Rigoletto, com libreto de Giuseppe Verdi, encenada no Theater Freiburg da cidade de Freiburg im Breigau no sul da Alemanha com direção de Thomas Krupa. Utiliza como ferramenta metodológica de análise os princípios do Sistema de Ações Físicas de K. Stanislávski para discutir as estratégias de trabalho adotadas com cantores e o modo como o libreto clássico é atualizado na cena contemporânea. Destaca a presença de três noções norteadoras mantidas propositalmente no idioma alemão: aktiv, Aktualität e Kontakt e verifica sua utilização no decorrer no processo e sua relação com o sistema stanislavskiano.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Ações Físicas; K. Stanislavski; ópera alemã; cena contemporânea.

ABSTRACT
Analyzes the process of mounting the opera Rigoletto, with a libretto by Giuseppe Verdi, staged at the Theater Freiburg Freiburg im Breigau city in southern Germany under the direction of Thomas Krupa. It is used methodological tool of analysis of the principles of the Physical Action of K. Stanislavski to discuss strategies for working adopted with singers and as the classic libretto is updated on the contemporary scene. Noteworthy was the presence of three guiding concepts purposely kept in the German language: aktiv, Kontakt and Aktualität and the use during the process and its relationship with the Stanislavski System.
KEYWORDS: Physical Action System; K Stanislavski; german opera; contemporary scene.

 


Horevicht, Tatiana Mendes. Espaço cênico - Motivador da Singularidade no Processo de Montagem.Cuiabá:Universidade Federal de Mato Grosso.UFMT,Pós-graduação, Mestradro, ECCO, Maria Thereza Azevedo.Diretora,atriz.

Espaço cênico:processo: montagem

"RESUMO
Discussão sobre o espaço cênico como motivador da singularidade no processo de montagem do espetáculo Criadouro, realizado em Ouro Preto – MG/2004. O espetáculo é uma transcriação da peça As Criadas de Jean Genet e teve sua montagem realizada na antiga casa de Bernardo de Guimarães, transformada em Asilo São Paulo e por fim abandonada. Olhares como o de Jerzy Grotowski, e sua busca pela relação ator-espectador em um espaço cênico unitário; o espaço pós-dramático de Lehman e o olhar de Arianne Mnouchine com os “espaços encontrados” são os diálogos possíveis para a discussão."

scenic area:process:composition

"ABSTRACT
Discussion on the scenic space of the singularity as a motivator in the process of mounting the show ""Criadouro"", held in Ouro Preto - MG/2004. The show is a part transcreation The Maids by Jean Genet and had held its assembly in the former home of Bernardo Guimarães, transformed into Asylum São Paulo and finally abandoned. Looks like Jerzy Grotowski and his search for the actor-audience relationship in a scenic area unit;space ""post-dramatic"" of Lehman and the look of Arianne Mnouchine with ""found spaces"" are the possible dialogues for discussion."
------------------------------------------



ISAACSSON Marta. Teatro de Pensamento: articulações cena e tecnologia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Arte Dramática; professor associado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; docente permanente. Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq 1D.

Teatro contemporâneo; novas tecnologias; Jean-François Peyret; teatro de pensamento

Na encenação contemporânea o interesse pela representação de um mundo estável tem sido substituído pela construção de um mundo de deslocamentos e transformações. A arte do encenador se afirma, então, como exercício de conceber novas relações entre as formas, construir dinâmicas inusitadas, capazes de interrogar o olhar da recepção. O presente estudo elege, então, examinar as relações tecidas pela cena teatral pelo emprego de novas tecnologias, em especial, de imagens em vídeo, adotando como objeto de análise algumas criações do encenador Jean-François Peyret. A escolha dos recursos expressivos e seu modo de emprego revelam o processo criador do artista. A partir de exemplos de diferentes espetáculos, o estudo revela o quanto o encontro intermedial entre cena e tecnologia constitui para Peyret a possibilidade de dotar sua obra de um caráter sistêmico. Em busca de um “teatro de pensamento”, no qual o cérebro se afirma como herói principal, a tecnologia aparece para Peyret como o atravessamento necessário à ruptura da linearidade do tempo e à instauração de um ambiente capaz de fazer emergir um ator aumentado, que testemunha do plano da imaginação e da memória do ser humano.

Théâtre Contemporain; nouvelles technologies; Jean-François Peyret; Theatre de la pensée

La scène théâtrale contemporaine n'a plus l'intérêt d’offrir la représentation d'un monde stable, mais plutôt d’un monde de déplacements et transformations. Dans ce contexte, l'art du metteur en scène s'affirme par la conception de nouveaux rapports entre les formes, la construction de dynamiques inhabituelles capables d’interroger la réception. Le choix des recours expressifs et les agencements opérés dévoilent le processus créateur de l’artiste. Cette étude choisit, alors, d’examiner les rapports établis par la scène théâtrale par l’emploi de nouvelles technologies, en particulier d’images vidéo, en prenant comme objet d’analyse certaines créations de Jean-François Peyret. À partir d’exemples de différents spectacles, l'étude révèle comment la rencontre intermédiale, scène et technologie, constitue pour Peyret la possibilité d’attribuer à son oeuvre une dimension systémique. En quête d’un « théâtre de la pensée », où le cerveau se trouve comme héros principal, l’intervention de la technologie se pose nécessaire à briser la linéarité du temps et mettre en place un environnement capable de faire ressortir un acteur augmenté, témoin du plan de l'imagination et de la mémoire.




JOBARD, Sara. Corporalidade do ator: a experiência como influência na criação. Salvador: Universidade Federal da Bahia. PPGAC – UFBA, Mestrado, Orientação de Ciane Fernandes. CAPES, Bolsista de mestrado. Atriz.

corporalidade, experiência, memória, criação

O pensamento cartesiano nos conduziu a uma organização fracionada do trabalho do ator. Ainda separamos técnica corporal e vocal, treiname nto físico e interpretação. No último século, no entanto, os artistas cênicos têm investido em métodos que trabalham a corporalidade, ou unidade corpo/mente/espírito, como as técnicas da Educação Somática, por exemplo. A visão holística, trazida das tradições orientais, influencia no trabalho de criação dos intérpretes e está formando artistas mais preparados, com uma propriocepção bem desenvolvida e, consequentemente, uma melhor relação espacial. Além disso, a nova geração de estudos cognitivos nos mostram que a experiência influencia na construção da subjetividade, o que interfere diretamente no processo criativo. A experiência é formada por cada vivência do ser humano e registrada em sua memória, de modo muitas vezes inconsciente, norteando as escolhas do indivíduo, sua forma de agir, pensar e até se movimentar. Diante desse fato, é de grande valia, para os intérpretes, trabalhar uma técnica que desenvolva sua corporalidade, considerando que as memórias impressas em si são grande influência na criação.

corporeité, expérience, memoire, création.

La pensée cartésienne nous a conduit à un organisation fractionnée du travail de l’acteur. Nous encore separons la technique corporel et vocale, l'entraînement physique et l'interprétation. Cependant, au dernier siècle, les artistes scéniques ont investi dans des méthodes qui visent la corporéité, ou l'unité de corps/esprit, comme les techniques de l'éducation somatique, par exemple. L'approche holistique, emprunté à des traditions orientales, influe sur la création des artistes et encourage une formation plus élaboré, avec une proprioception bien développée et donc une meilleure valeur pour l'espace. En outre, la nouvelle génération d'études cognitives montrent que l'expérience influe sur la construction de la subjectivité, qui interfère directement dans le processus créatif. L'expérience consiste à chaque fait vécu de chaque être humain et elle est enregistré dans la mémoire, si souvent inconscient, en guidant les choix des individus, leur façon d'agir, de penser et même de se déplacer. Compte tenu de ce fait, il est d'une grande valeur pour les interprètes, un travail technique pour développer leur corporéité, considérant que leur mémoire est une vrai influence dans la création.

 

 


KEISERMAN Nara. O corpo infinito do ator. Rio de Janeiro: UNIRIO. Professor Adjunto 4. Encenadora, atriz, diretora de movimento.

ator rapsodo; teatro narrativo; corporeidade; chakras.

Pela primeira vez, a pesquisadora, motivada pela temática do Congresso, investe em seu próprio corpo como campo laboratorial para o exercício de princípios e procedimentos que vem experimentando com alunos bolsistas de Iniciação Científica, no âmbito do projeto denominado Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual. Este projeto, que se desenvolve desde 1999 em diferentes etapas, com denominações específicas, tem produzido resultados cênicos em diferentes modalidades, em que os bolsistas exercem a função atorial. Na etapa atual, Corpo Infinito, investiga-se a relação entre os Chakras, ou Vértices de Força, e a corporeidade expressiva do ator, abarcando as manifestações de movimento e de voz. Em consonância com o projeto matriz, a voz, quando manifestada como texto verbal, está comprometida com a narratividade, predominantemente não dialógica. O que a pesquisadora propõe-se a pesquisar e apresentar, como Demonstração, é o resultado da ativação de memórias textuais e musicais, através do contato consciente com cada um dos Chakras, com denominação provisória de Vocês lembram?

actor rhapsodist; narrative drama; gestuality; chakras

For the first time, the researcher, motivated by the theme of the Congress, invests in his own body as a laboratory for the exercise of principles and procedures that has been experimenting with scholarship students under the project named Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual. This project, which develops at different stages since 1999, with specific names, has produced results in different scenic arrangements, in which the students have the function atorial. At the current stage, Infinite Body, investigates the relationship between the chakras, or vertices of force, and the expressive movement of the actor. In line with the design matrix, the voice, when expressed as a verbal text, is committed to the narrative, predominantly non-dialogical. What the researcher proposes to investigate and present, such as Demonstration, is the result of activation of textual and musical memories, through conscious contact with each of the Chakras, with the provisional name: Do you remember?




LAZZARETI, Angelene. Memória ativa: Impressão e expressão no trabalho do ator; Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Capes; Bolsista de Mestrado; Profª Orientadora Mirna Spritzer.

Memória; historicidade corporal; criação cênica;

O presente artigo traz uma reflexão a respeito do trabalho criativo do ator sobre a memória, com base nos estudos de Gaston Bachelard e Amilcar Borges de Barros. Entendida nesta reflexão como movente e ativa, a memória propicia que traços, imagens, gostos, aspectos culturais e o caminho percorrido pelo ator ao longo de sua vida sejam revisitados e transformados num refazer continuo. Uma historicidade corporal ao produzir uma possível especificidade de linguagem cênica faz da memória um dispositivo de impressão e expressão no qual um elemento particular torna-se procedimento de criação. Os elementos da memória, inscritos ativamente no corpo, são recriados e reeditados. Nesta ação são transformados o passado, o presente e o sujeito. O dinamismo existente em tais processos requalifica experiências, reconfigura interpretações e relaciona novas referências para a criação cênica.

Memory; historicity body; scenic creation;

This article presents a reflection about the actor's creative work on memory, based on studies of Gaston Bachelard and Amilcar Borges de Barros. Reflection as seen in this moving and active, the memory that provides features, images, tastes, and cultural road traveled by the actor throughout his life to be revisited and re-transformed into a still. A historical body to produce a possible specificity of scenic language is a memory device print and expression in which a particular element becomes creation procedure. The elements of memory, actively enrolled in the body, are recreated and reissued. This action is processed the past, present and subject. The dynamic processes such redevelop existing experiences, interpretations and related reconfigures new standards for scenic creation.




LEITE, Janaina. (Janaina Fontes Leite). A autoescritura performativa: do diário à cena. São Paulo: Universidade de São Paulo. Departamento de Artes Cênicas; Mestrado; Felisberto Sabino da Costa.

autobiografia: teatro documentário: memória: dramaturgia contemporânea.

O presente trabalho se interessa pelas formas de autorepresentação e escrita autobiográfica tais quais elas vêm se apresentando em alguns exemplos significativos da cena teatral contemporânea. Desde Philippe Lejeune que sistematizou uma das primeiras pesquisas sobre o “gênero autobiográfico” até pesquisadores contemporâneos que trabalham sobre a noção de testemunho como Márcio Selligmann-Silva, temos abordagens diversas do que seriam as escritas do eu. Com ênfase nos processos de constituição de uma dramaturgia autobiográfica e no conceito de autorepresentação, este trabalho encontra seu aporte fundamental no campo da teoria literária se perguntando como a teoria do autobiográfico, tal qual constituída sobretudo a partir dos anos 70 e sua associação com o ideia de uma memória criativa pode hoje nos orientar na leitura de obras teatrais que trazem em seus enunciados a afirmação em primeira pessoa. A pesquisa alia teoria e prática ao ter como um dos eixos a criação de um experiência cênica que parte de materiais não-ficcionais constituídos a partir da experiência pessoal do autor.

autobiographie: théâtre documentaire: mémoire: dramaturgie contemporaine..

Le présent travail s'intéresse par les formes de l'écriture autobiographique et autoreprésentation dans la scène théâtrale contemporaine. Depuis Philippe Lejeune qui a systématisé l'une des premières recherches sur le «genre autobiographique» passant par les chercheurs contemporains qui travaillent sur la notion de témoignage comme Márcio Selligmann Silva, nous avons des différentes approches de ce qui seraient l'autoécriture. En mettant l'accent sur les processus de création d'une dramaturgie autobiographique et le concept de autoreprésentation, ce travail trouve sa contribution fondamentale dans le domaine de la théorie littéraire et se demande comment la théorie de l'autobiographie a partir des années 70 et son association avec l'idée une mémoire créative peut nous guider aujourd'hui dans la lecture d'œuvres théâtrales qui présentent dans leurs énoncés l'affirmation en première personne. La recherche combine la théorie et la pratique puisqu'elle a comme un axe important la création d'une expérience scènique basée sur l'expérience personnelle de l'auteur.




LEMOS, Vitor Manuel Carneiro. A Personagem como Figura: uma perspectiva das Ações Físicas a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon. Rio de Janeiro: PUC-RJ. Vínculo: Centro Universitário da Cidade – UniverCidade; Celetista formal (40 horas) – Coordenador do Curso de Teatro. Diretor teatral.

Stanislavski: atuação: ações físicas: Figura.

Esta comunicação fará uma abordagem das Ações Físicas de Stanislavski a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon, apresentada em seu livro A Lógica das Sensações. A noção de Figura como um corpo de sensações que, portanto, resiste à representação, será explorada sobre a metodologia stanislavskiana a fim de encontrar nela, um recurso de criação da personagem afinado com concepções contemporâneas de arte e teatro. Como suporte para esta reflexão será usado um fragmento da obra A Criação de um Papel, em que Stanislavski apresenta a análise de uma cena de O Inspetor Geral, de Gogol, realizada através do ator em ação. Para Stanislavski, as ações físicas se manifestam no corpo do ator como transformações, emanações (visíveis e invisíveis) que integram o que se entende por personagem e não estão voltadas exclusivamente ao esforço narrativo. É neste aspecto que as deformações dos corpos em Bacon, através da leitura deleuziana, se tornam uma referência pertinente para pensar a construção da personagem através das ações físicas, mesmo que oriunda da literatura dramática, como um projeto que resiste à dimensão exclusivamente figurativa da cena teatral.

Stanislavski: acting: Physical Actions: Figure.

The present work reveals a specific approach of Stanislavski Method of Physical Actions based on Deleuze readings on Francis Bacon from his book “The Logic of Sensation”. In order to investigate theatrical contemporary approaches to character creation, the concept of Figure is taken as metaphor of the body of sensation which surpass the frame of representation. A fragment of the book “Creating a Role” in which Stanislavski shows his analyses of “The Inspector-General’s” scene based on the Method of Physical Actions is the background for this discussion. According to Stanislavski, the physical actions and its visible and invisible manifestations are itself the character independent of narrative effort. It is precisely this aspect that suggests connections between Deleuze investigations of deformations in Bacon’s and the creation of the character through the Method of Physical Actions. This approach crosses the literature dramatic as project of resistance to a figurative dimension of theatricality.




LIGNELLI, César. Mateus e Mateusa: mutações no Trailer-Teatro: Brasília: Universidade de Brasília. Universidade de Brasília; Professor Adjunto 1.

PALAVRAS-CHAVE: texto: espaço: tecnologia: sentidos.

O projeto Mateus e Mateusa, referente à montagem do texto teatral homônimo de Qorpo Santo, foi idealizado pelo Coletivo Crase associado ao Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena UnB/CnpQ em 2012. Na montagem, um pequeno Trailer-Teatro abriga o espaço da cena, as coxias, a iluminação e a cenografia que inclui mobiliário específico, além de seis atores, adereços, instrumentos musicais e os aparatos tecnológicos que possibilitam a transmissão audiovisual simultânea da cena ao vivo em meios diversos. O público também é convidado a imergir de certa forma na ação podendo optar por quatro pontos de vista: de uma das três janelas ou da porta do trailer. O delineamento estético da montagem foi elaborado a partir de diálogos entre as peculiaridades do espaço, a obra de Qorpo Santo escrita em 1886, a pesquisa cinético-vocal desenvolvida e o desejo de se relacionar com o nosso tempo. O artigo aponta para os vestígios e ressonâncias de Mateus e Mateusa e suas mutações em prol da constituição dos sentidos hoje, vislumbrando o Trailer-Teatro como uma caixa de surpresas que invade e provoca a rua.

KEYWORDS: text: space: technology: senses.

The project Mateus and Mateusa, referring to the homonym theatrical text by Qorpo Santo, was designed by Coletivo Crase associated with the Research Group Vocality and Scene UnB / CNPq in 2012. In the assembly, a small Trailer-Theater holds the scene space, the wings, lighting and set design, that includes specific furniture, as well as six actors, props, musical instruments and technological devices that enable the simultaneous audiovisual transmission of the live scene by diverse means. The public is also invited, in some way, to immerse in the action being able to choose four points of view: from one of the three windows or from the trailer´s door. The assembly aesthetic design was developed from dialogs between the space peculiarities, Qorpo Santo´s theatrical text written in 1886, the kinetic-voice research developed and the desire to relate to our time. The article points to the vestiges and echoes of Mateus and Mateusa and its mutations towards the constitution of sense today, seeing the Trailer-Theater as a surprises box that invades and provokes the street.




LIMA, Elaine Cardim. Descobertas sob(re) percurso. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente. Atriz.

Artes Cênicas. Singularidade vocal. Unicidade do ator. Composição do desempenho.

Esta escrita aborda as etapas e procedimentos de criação do experimento cênico “O ovo mundo”, que compôs a aplicação prática da pesquisa intitulada “A singularidade vocal da atriz: notações sobre um percurso”. O trabalho – baseado no conto “O ovo e a galinha”, de Clarisse Lispector – possibilitou o encontro entre a autora, atriz-pesquisadora, e o diretor teatral, possibilitando também o reconhecimento de desejos e desafios em comum acerca do texto cênico, do trabalho da atriz e da revelação de sua singularidade vocal, determinada por qualidades sonoras não usuais, particulares e universais. Tendo por princípio que o ator é uno e existe em relação; e que a elaboração do desempenho é resultado do trabalho do artista na solução dos problemas de atuação enfrentados ao longo de um processo de composição, a cena foi orientada de modo a fornecer os elementos de uma reflexão sobre o exercício vocal integrado aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais do ator.

Drama. Singularity vocal. Uniqueness of the actor. Assay performance.

This writing covers the steps and procedures of the experiment of creating scenic "The egg world" who composed the practical application of research entitled "The uniqueness of the voice actress: ratings on a journey." The study - based on the story "The chicken and egg", Clarisse Lispector - made possible the meeting between the author, actress-researcher, theater director and also permit the recognition of common challenges and desires about the text scenic work of actress and uniqueness of the revelation of his vocal qualities determined by sound unusual, particular and universal. Having in principle that the actor is one and exists in relationship, and that the elaboration of performance is the result of the artist's work in solving the problems faced action over a process of composition, the scene was directed to provide the elements a reflection on the vocal exercise integrated with reflex-body-emotional imagery of the actor.




LUCIANI, Nadia Moroz. A Performatividade da Luz. Florianópolis: UDESC. FAP; Professora Auxiliar. UDESC; Programa de Pós-Graduação em Teatro; Mestrado; José Ronaldo Faleiro. Iluminadora e Professora Universitária.

Iluminação; Expressão; Recepção; Performatividade.

Este artigo pretende abordar a questão da performatividade da luz na relação entre cena e espectador, que pode se dar tanto através da presença do seu agente, o criador/operador de luz, quanto na sua ausência, cuja presença se revela na percepção do outro. Para isso são feitas algumas considerações teóricas e conceituais a respeito da teatralidade da luz, de sua ação perlocutória, da noção de ausência e da recepção (cri)ativa do espectador. Argumenta-se que é ele quem atribui, através da relação dialógica que estabelece com a cena na percepção da sua materialidade visível, sentido e significação à iluminação executada. Em seguida são analisados alguns exemplos em que a luz é performada em cena para finalmente demonstrar como, mesmo na ausência física do manipulador, a teatralidade da luz se vale da experiência da recepção para alcançar sua performatividade expressiva.

Éclairage; Expression; Réception; Performativité.

Cet article veut considérer la performativité de l’éclairage en relation avec la présence/absence de son créateur/opérateur qui peut être physiquement sur scène, dans une action de présence, ou bien dans la régie, dans une action d’absence qui se révèle à la réception de l’autre. Quelques considérations a propos de la théâtralité de la lumière, de son action perlocutoire, de la notion d’absence e de la réception (cré)active du spectateur sont présentés avant, aussi bien que l’argumentation de l’attribution de sens et signification de l’éclairage exécuté dans la relation dialogique établie entre la perception de sa matérialité par le spectateur et la mise-en-scène. En suite on analyse quelques exemples d’éclairage performée sur scène pour finalement montrer comme, même sans la présence de ce manipulateur, la théâtralité de la lumière utilise l’expérience de la réception pour aboutir sa performativité expressive.




MACHADO, Maria Ângela De Ambrosis P. Processos criativos corporais para a construçãode ações físicas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás,Professor Adjunto. Palhaça, atriz e contadora de história.

processos criativos: corpo: ação física

"MACHADO, Maria Ângela De Ambrosis P. Processos criativos corporais para a construçãode ações físicas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás,Professor Adjunto. Palhaça, atriz e contadora de história.
RESUMO
Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca dos processos criativos que focados no corpo conduzem a construção da ação física do personagem. Trata-se de uma reflexão da passagem do processo criativo à construção da cena. Esta análise tem por base autores que vem refletindo acerca do corpo e da ação física. Sua fundamentação prática se sustenta nos processos criativos desenvolvidos junto aos estudantes de artes cênicas da EMAC-UFG, na disciplina de Interpretação III. Seus resultados apontam, entre outras qualidades, para uma corporificação mais orgânica do personagem e para a fundamentação da consciência corporal no trabalho do ator."

creativeprocess:body: fisic action

"ABSTRACT
This paper has like objeticve to present a reflection about the creative process what focuse the creation of the body and direct the physic action of character. This is a refletion about the passageway of creative process to stage construction.This refletion uses authors who talk about body and physic action and analyzes the aplication of creative process with students of Scenics Arts of EMAC-UFG. The results of this investigation show some qualities like more organic embodiment of character and the importance of body conciousness for actor action."




MACHADO, Neto (Mário Machado Neto). Reencarnação - o corpo como registro vivo em dança. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA; Mestrando; Jacyan Castilho. Coreógrafo e Performer.

Dança: Coreografia: Registro: Remontagem: Política.

"RESUMO
Este artigo pensa o registro em dança como ação politicamente implicada e aponta a recriação de obras coreográficas como possível ação ativadora da memória da dança a partir dela mesma. A maneira pela qual se escolhe registrar coreografia evidencia os modos de se pensar e se praticar dança. O texto ressalta na ação coreográfica - e no seus registros - escolhas que propõem certas visibilidades e invisibilidades e, portanto, implicam regimes de organização que abrangem esferas éticas, poéticas e políticas. Neste artigo, o conceito de reencarnação agencia possibilidades de registro apresentadas pela recriação, reciclagem e reativação de obras de dança. A reencarnação funde a ação de registro e a proposição de uma nova experiência artística, colocando em diálogo diferentes temporalidades e contextos relacionando-os e modificando-os. O artista francês Xavier Le Roy é usado como referência ao rememorar sua própria trajetória no trabalho Retrospective (2012)."

Dance: Choreography: Register: Reenactment: Politics.

"ABSTRACT
This article thinks register in dance as a political implicated action and marks the reenactment of choreographic works as a possible action that activates dance history using its on means. The kinds of registers chosen on choreographic works bring to evidence ways of thinking and practicing dance. This text points out in choreographic action - and in its registers - choices that deal with visibilities and invisibilities and, therefore, implicate regimes of organization that imply ethic, poetic and political spheres. In the text, the concept of re-incarnation arranges possibilities of register based in recreating, recycling and reactivating dance works. The re-incarnation merges the action of registering and the proposition of a new artistic experience, generating a dialogue that relates and modifies different temporalities and contexts. The French artist Xavier Le Roy is used as reference when he rememorizes his own trajectory in the work Retrospective (2012)."





MAGALHÃES, Mona (MAGALHÃES, Mônica Ferreira). Registros do efêmero: o corpo e a cidade. Rio de Janeiro: Unirio. Unirio; Adjunto II DE.

maquiagem, body painting, fotografia, animação stop motion.

A encenação de um espetáculo teatral, assim como algumas linguagens artisticas que a constituem, entre elas a maquiagem, tem como característica a efemeridade. No intuito de buscar modos de registrar os processos de criação e execução das maquiagens, desenvolve-se a pesquisa institucional – O corpo e a cidade: pesquisa sobre body painting – na qual preocupa-se em ir além da documentação. Procura-se desenvolver diferentes maneiras de ensinar a maquiagem em sala de aula, ou mesmo profissionalmente, como tutorias para os atores. Para isso busca-se espaços na cidade e maquia-se o corpo, que poderá mesclar-se ou opor-se àquele local. Todas as etapas do processo são fotografadas. Esses registros servirão como base para a criação de animações em stop motion, ou mostras de um processo, ou ainda, bases para a criação de uma nova obra artística, na qual, a partir da relação que se estabelece entre o corpo pintado e a cidade, surgirá uma nova história, da qual elabora-se um roteiro para o qual necessita-se de novos registros fotográficos. A partir disso, o corpo, que se torna estático ao ser fotografado, pode ganhar movimentos inusitados por meio da animação em stop motion.

maquillage, body painting, photography, animation stop motion.

La mise en scène d'une représentation théâtrale, ainsi que certains qui sont des langages artistiques, y compris le maquillage, se caractérise par l'éphémère. Afin de rechercher les moyens d'inscrire les processus de création et d'exécution de maquillage, de développer la recherche institutionnelle – Le corps et de la ville: la recherche sur la peinture du corps - dans lequel est intéressés à aller au-delà de la documentation. Il cherche à développer de différentes manières d'enseigner la composition dans la classe, ou même professionnel, et des tutoriels pour les acteurs. Car il cherche à les espaces dans la ville et passe sous silence le corps, ce qui peut se fondre dans ou de s'opposer à cet endroit. Toutes les étapes du processus sont photographiés. Ces documents serviront de base pour créer des animations en stop motion, ou de démontrer un processus, ou même des bases pour la création d'une nouvelle œuvre artistique dans lequel, à partir de la relation établie entre le corps et peint la ville verrez une nouvelle histoire, qui est établi une feuille de route pour ce qui est besoin de nouvelles photographies. Sur cette base, le corps, qui devient statique quand ils se faire phot



MAIA, Luciano. Outrar-se em si mesmo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Professor Efetivo Adjunto IV DE UNIRIO

construção de personagem relação ator-personagem projeção e identificação do ator com a personagem

"RESUMO
O movimento do ator, em sua solitária trajetória em direção ao lugar-personagem a ser construído (ocupado) e desempenhado (expresso), o faz, muitas vezes, outrar-se em si mesmo (Pessoa). Este caminho em direção a si, via outro - via essa nem sempre reconhecível ou consciente - é trilhado com algumas possibilidades expressivas insuspeitas, mas inexoravelmente latentes, nas ausências possíveis de cada lugar-personagem a ser construído e desempenhado. Esse percurso contempla inúmeras possibilidades de se abordar o trabalho do ator e a sua delicada relação com a personagem a ser trabalhada. A chegada a essas outras possibilidades de si mesmo, via personagem, é discutida no artigo, utilizando-se, para tanto, de conceitos freudianos, pessoanos e, também, do conceito de estrangeiro, observável a partir do pensamento de Charles-Pierre Baudelaire."

building of a character, relation actor-character, actor’s projection upon / identification with the character

"ABSTRACT
The actor’s motion, moving along his lonely lane towards the character-place to be built (occupied) and performed (expressed), often makes him alien to himself – outrar-se (Pessoa). Though he may not recognize or be aware of it, this journey towards himself via the other is undertaken by some expressive possibilities that are unexpected but nevertheless inexorably latent in the numerous blankspaces within each character-place to be built and performed. This trajectory covers many possibilities to approach the actor’s work and its delicate relation with the character to be explored. The obtainment of these other possibilities of oneself via achieving a character is discussed in this article with basis on Freudian and Pessoan concepts and, besides, on the notion of the étranger as described by Charles Baudelaire.
Keywords: building of a character, relation actor-character, actor’s projection upon / identification with the character"




MARQUES, Lílith de Moraes. O conceito de dispositivo aplicado à Arte do Ator. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, mestranda, Hebe Alves da Silva. CAPES, Mestrado Acadêmico. Atriz e produtora cultural.

Dispositivo: Partitura: Biomecânica: Ação Física: Mimo Corporal.

O conceito de dispositivo (Foucault,1975) é aplicado à discussão acerca do trabalho do ator sobre si mesmo. A autora traça um paralelo entre o dispositivo, suas linhas de visibilidade, ruptura e assujeitamento, e algumas das principais técnicas desenvolvidas no século XX (linha de ações físicas, partitura, mimo corporal, biomecânica etc.) e seus elementos comuns (ritmo, conexão corpomente, impulso, desenho do movimento...). Assim, o dispositivo, pensado para nomear as forças de repressão e escape geradas num processo histórico e social, é utilizado aqui como metáfora de abordagem dos elementos heterogêneos presentes nas técnicas físicas de atuação do século XX, período em que a figura do ator é posta no centro do fazer teatral. Esses elementos heterogêneos em agenciamento comum promovem um duplo processo de repressão e escape do ator sobre si mesmo, como num dispositivo. O resultado é um novo sujeito ator, que se mantém no limiar entre o autocontrole e a ruptura para potências até então desconhecidas. São discutidas ainda as dimensões do poder, saber e subjetividade, pertencentes à lógica dos dispositivos e entendidas nesse estudo como essenciais ao trabalho do ator.

Dispositivo: Partitura: Biomecánica: Acción Física: Mimo Corporal.

El concepto de dispositivo (Foucault, 1975) se aplica a la discusión sobre el trabajo del actor sobre sí mismo. Se hace un paralelo entre dispositivo, sus líneas de visibilidad, ruptura y sujeción, y algunas de las vitales técnicas desarrolladas en el siglo XX (línea de acciones físicas, partitura, mimo corporal, biomecánica, etc.) y sus elementos comunes (ritmo, conexión corpomente, impulso, diseño de movimiento...). Así, el dispositivo, pensado para nombrar a las fuerzas de represión y escape generados en un proceso histórico y social, se utiliza aquí como una metáfora para el enfoque de elementos heterogéneos, presentes en las técnicas físicas de desempeño actoral del siglo XX, período en el que la figura del actor se pone al centro de la escena. Estos elementos heterogéneos en agencia común promueven un doble proceso de represión y escape del actor sobre sí mismo, como un dispositivo. El resultado es un nuevo actor, que se encuentra en el umbral entre el dominio de sí mismo y la ruptura hacia energías hasta ahora desconocidas. Aún son discutidas las dimensiones del poder, saber y subjetividad, que pertenecen a la lógica de los dispositivos y son entendidas como esenciales para el trabajo del actor.




MARTINS, Carla Pires. ‘Entre’ o Corpo do Brincador Popular e o Corpo do Ator-Pesquisador: O Processo de Composição em ‘Cravo do Canavial’. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN, Mestrado, orientador Robson Carlos Haderchpek. Bolsista demanda social CAPES. Atriz, Dançarina Popular e Preparadora Corporal.

Corpo: Brincador Popular: Ator-pesquisador: Mimesis Corpórea: Processo Criativo.

"RESUMO
Essa proposta tem como base as ideias desenvolvidas na pesquisa de mestrado em andamento: Cravo do Canavial: Mimese Corpórea em Processo e a Construção de uma Dramaturgia Cênica, cujo objeto de investigação vem da recriação de ações físicas e vocais a partir do registro de ‘figuras’ (personagens) presentes no Maracatu Rural, dialogando com a técnica da Mimesis Corpórea, sistematizada pelo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp – que aponta caminhos de recriação e codificação destas matrizes corpóreo-vocais, a fim de fomentar discussão sobre o trabalho de composição do ator. O corpo do brincador popular, no ‘momentum’ da brincadeira, carrega a característica do ‘entre’, onde os níveis cotidiano/extracotidiano, teatralidade/espetacularidade se misturam. A discussão nessa proposta firma-se, então, em torno da ausência de fronteiras que caracteriza o corpo desse brincador e que desponta no corpo do ator através do treinamento pré-expressivo e da aplicação da técnica da Mimesis Corpórea. Busca-se a reflexão acerca de equivalências entre esses corpos, a partir do material coletado no processo em sala de ensaio com os atores."

Body: Popular Player: Actor-researcher: Body Mimesis: Creative Process.

"ABSTRACT
This proposal is based on the ideas developed in the master research in progress: Cravo do Canavial: Body Mimesis in Process and the Construction of a Scenic Dramaturgy, which object of investigation is the re-creation of physical and vocal actions from the register of ‘figures’ (characters) belonging to Maracatu Rural, dialoging with the Body Mimesis technique, systematized by LUME – Interdisciplinary Center for Theatrical Research – that indicates ways of re-creation and codification of these body-vocal matrices, in order to promote discussion about the composition work of the actor. The body of the popular player, on the ‘momentum’ of the play, carries the characteristic of the ‘between’, where the levels daily/extra-daily combines. The discussion in this work establishes about the lack of boundaries that characterizes the body of this player, and that emerges in the body of the actor through pre-expressive training and the application of the Body Mimeses technique. We seek the reflection about the equivalences between these bodies, from the collected material in the process in rehearsal room with the actors."




MARTINS, Janaina Trasel. A voz da agua: processo de criação cênica de Flor das Aguas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC; Professor Adjunto II.

dramaturgia do corpo, processo de criação, poéticas vocais.

Esta comunicação compartilha alguns dos princípios práticos que regeram a montagem teatral Flor das Águas conduzida com o grupo de pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina. O processo de criação de Flor das Águas tem como foco de estudo as relações poéticas, criativas e compositivas entre corpo, voz, palavra, som, dança. No tecer criativo para a composição cênica deste trabalho, pesquisamos mitos, poemas, contos, cantos, musicas e danças sobre as águas. A dramaturgia foi inspirada nos estudos de Gaston Bachelard, de Masaro Emoto, nos cantos e danças dos Orixá (Iemanja, Oxum, Iewa, Nanã), nos poemas de Manuel de Barros sobre o rio e nas mitologias sobre as águas. No tecer das composições para as cenas, enraizadas nas dramaturgias do corpo, as matrizes estavam fundadas nas vivências com a água. As praticas criativas fluíram no mar, rio, cachoeira e lagoa, na ilha de Florianópolis. Os ensaios foram realizados na natureza, na sala, no palco. Em um grupo constituído por mulheres, foi estudado, reverenciado e honrado o sagrado feminino da água, as memórias, mutações e ressonâncias entre o ventre do corpo e o ventre da Terra.

drama of the body, process creation, poetic vocals

This communication shares practical principles which governed the theatre conducted with the research group Poéticas do Corpo Voz em Arte, linked to the Federal University of Santa Catarina. The process of creating Flower Waters focuses on the poetic, creative, and compositional relationships between body, voice, word, sound, and dance. In creatively weaving together the scenic composition of Flower Waters, we researched myths, poems, stories, chants, songs, and dances of the water. The dramaturgy was inspired by studies of Gaston Bachelard, Masaro Emoto, songs and dances of the Orishas (Yemaya, Oxum, Iewa, Nanã), the poems of Manuel de Barros about the river and the mythologies about water. In the weaving of the compositions for the scenes, rooted in the dramaturgy of the body, the arrays were based on experiences with water. The creative practices flowed into the sea, river, waterfall and pond on the island of Florianopolis. Rehearsals were done in nature, in the room, on stage. In a group consisting of women, we studied, revered and honored the sacred feminine aspect of water, the memories, the mutations, and the resonances between the body's belly and the belly of the Earth.




MATOS, Liliana. Um corpo em estado de trans(ito). Salvador: Universidade Federal da Bahia. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia; Érico José Souza de Oliveira.

 

 Bolsista pela CAPES. Atriz, arte educadora e dançarina.

corpo em estado de trans(ito), ritualidade, práticas culturais

O presente artigo pretende discutir a noção de um corpo em estado de trans(ito) como condição de atuação a partir de uma configuração cênica que envolve, entre outros, o aspecto da ritualidade. Esse diálogo será estabelecido a partir da minha experiência no experimento “Fogueira” realizado pelo Grupo Alvenaria de Teatro. Para tanto será necessário ampliar o entendimento acerca da noção de ritual e universo mítico a partir de teóricos das ciências sociais, da antropologia e das artes cênicas. Considerando esse estado de trâns(ito), a presente comunicação discutirá ainda a intercessão entre as práticas cênicas e as manifestações populares, abordando a atuação em trânsito operado pela Irmandade da Boa Morte, o trânsito do “corpo-orixá” no ritual do xiré, e o aspecto da ritualidade que perpassam essas práticas. A visão da dilatação de uma cultura incorporada, na cena, se dará como epistemologia para abordar a intercessão entre essas práticas culturais.Essa memória cultural será abordada enquanto experiência física e sensível, considerando o corpo-sujeito desse experimento pertencente a um corpus no qual está imerso.

body in a state of trans (ito), rituality, cultural practices

This article discusses the notion of a body in a state of trans (ito) as a condition of performance from a scenic setting that involves, among others, the aspect of rituality. This dialogue will be established on the basis of my experience in the experiment "Bonfire" conducted by the Group Theatre Masonry. For that you need to expand the understanding of the concept of ritual and mythical universe from theoretical social sciences, anthropology and the performing arts. Given this state of trans (ito), this notice will also discuss the intersection between practices scenic and popular manifestations, addressing the performance on the road operated by the Sisterhood of Good Death, the transit of "body-deity" in the ritual of xirê, and appearance of rituality that underlie these practices. The vision of the expansion of a corporate culture, the scene will take place as epistemology to address the intersection between these cultural practices. This cultural memory is discussed as a physical experience and sensible, considering the body-subject of this experiment belonging to a corpus in which it is immersed.




MEIRA, Renata Bittencourt. Subjetos. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia; professor adjunto.

experiência; escritura; subjetividade; performance; corporalidade

Subjetos é uma experiência desenvolvida na disciplina “Corpo, Máscara e Cultura Popular” ministrada por Joice Aglae e Renata Meira a seis mestrandos do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. A proposta abraçou o estudo da experiência de criação de máscara incorporada; a abordagem corporal e criativa dos projetos de pesquisa; a vivência corporal de conceitos e ideias e o estudo da escrita enquanto experiência. Esta experiência engendrou vida e arte na universidade. Procurou, para além da “pós” e do ensino superior, a humanidade e a legitimidade de pensamentos e processos no reconhecimento do título almejado. Procurou também a potência da criação e da transformação que temos em nossa humanidade. Efemeridades, sombras, equívocos e riscos emaranharam hierarquias de saberes. Legitimidades robustas apodreceram. Paixões e emoções afetaram normas e modelos acadêmicos. Os espíritos mobilizados por Deleuze (2008) no “empirismo e subjetividade” juntaram-se a estes “elogios da razão sensível” (MAFFESOLI, 2008). Fragmentos de qualidades sensíveis materializados na busca da universalidade em cada um, em sua Preciosa (2010) singularidade. Assim chegamos a estes Subjetos, fragmentos de processos efêmeros ou fundantes resultados da escuta das subjetividades tornadas tangíveis em escrituras e(m) performances.

experience, writing, subjectivity, performance, physicality

Subjetos is an experience developed in the discipline “Body, Mask and Popular Culture” taught by Joice Aglae and Renata Meira to six students of the Master Program in Arts, Federal University of Uberlândia. The proposal contains the study of the experiment of creating embodied masks, physical and creative perspective of research projects, embodied concepts and ideas and the study of writing as experience. This experience entered life and art on the college. It tryed to include humanity and legitimacy of thoughts and processes on the search for the graduation and master diplomas. It also looked for the power of creation and transformation that we have in our humanity. Ephemera, shadows, mistakes and risks are part of the process. These inaccuracies change knowledge’s hierarchies. Passions and emotions affected academic standards and models. The spirits rose by Deleuze (2008) in "Empiricism and subjectivity" joined these "Praise of a Sensible Reason" (MAFFESOLI, 2008). Fragments of sensible qualities embodied in the search for universality in each individual, in his Precious (2010) singularity. Therefore we come to these Subjetos: fragments of ephemeral processes or basic processes. These are results of subjective’s listening made tangible in scriptures and performances.
------------------------------------------



MEYER, André. Dança e Ciência: estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto.2012.

Palavras-Chave: Ciência e Arte. Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Difusão Científica. Bioquímica.

O trabalho demonstra os processos de roteirização e montagem coreográfica envolvidos na criação de um espetáculo multimídia de dança baseado em formas e padrões de organização biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp possuem um conjunto de princípios filosóficos, pressupostos epistemológicos e metodológicos que são capazes de instaurar agentes diversificadores da linguagem corporal, reunindo em si o ato estético e científico à prática da dança no desenvolvimento integrado de habilidades motoras, interpretativas e criadoras. O trabalho demonstra como os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp foram aplicados na estetização coreográfica de mudanças estruturais e conformacionais celulares, moleculares e sub-moleculares presentes no modelo de homeostasia do cobre em leveduras que foi utilizado na criação do espetáculo “Transições”. Este espetáculo foi apresentado na II Feira FAPERJ, no encerramento da FeSBE 2011e na abertura do VIII Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática. O trabalho aponta a poética do movimento como um dos meios para a divulgação das biociências no contexto da arte contemporânea.

Key-Words: Science and Art. Helenita Sá Earp Dance Fundamentals. Scientific Difusion.Biochemistry

The work demonstrates the scripting and the creative choreographic composition process by the Helenita Sá Earp Dance Fundamentals involved in the making of a multimedia dance spectacle which itself is based upon biological organization patterns and forms. The work establishes that the Helenita Sá Earp Dance Fundamentals possesses an ensemble of epistemologically and methodically philosophical principles which are capable of instituting body language diversifying agents. The work attests how the Helenita Sá Earp Dance Fundamentals were applied in the choreographic aestheticization of sub-molecular, molecular and cellular conformational and structural changes that are present in the yeast copper homeostasis model which was utilized in the creation of the “Transições” dance show. This artistic work was presented in the “II Feira FAPERJ, at the end of FeSBE 2011 and in the opening of the “VIII Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática”. In conclusion, we point out that the Helenita Sá Earp Dance Fundamentals allows us to subsidize the scripting and choreographic composing process based on forms and biological organization patterns in an efficient and detailed fashion.
------------------------------------------



MORAIS, Líria de Araújo. Composição/improvisação em dança a partir da relção corpo-espaço. Ufba Salvador: PPGAC. CAPES, Doutorado. Dançarina e professora.

apresentação da dança: espaços alternativos: composição:improvisação: relação corpo-espaço.

"RESUMO
Nesse artigo são levantadas idéias acerca da apresentação da dança, criada em tempo presente, quando realizada em espaços alternativos. Afirma-se que os espaços alternativos (lugares não planejados a priori para a apresentação da dança) podem ser utilizados por dançarinos como disparadores de assuntos para compor/improvisar. Considera-se que os modos de improvisar e compor já se modificam a partir da escolha do local de apresentação. Dessa forma, problematiza-se os entendimentos de improvisação e composição em dança a partir de informações de autores sobre a utilização dessas palavras em dança na contemporaneidade, dentre outros Zilá Muniz (2004). São apresentados alguns exemplos de artistas que estabeleceram e estabelecem (dentre outros, a coreógrafa Trisha Brown, o artista plástico Hélio Oiticica e alguns artistas contemporâneos) uma relação criativa com espaços alternativos. A partir dessas discussões, propõe-se as primeiras reflexões sobre uma poética de composição em dança que se configura a partir da relação corpo-espaço."

presentation of dance: alternative spaces: composition: improvisation: body-space relationship.

"ABSTRACT
In this article ideas are raised on the presentation of dance, created in the present time, when performed in alternative spaces. It is said that the alternative spaces (places not planned a priori for the presentation of dance) can be used by dancers as triggers of subjects to compose / improvise. It is considered that the jam and writing modes are changed as from the choice of the site of introduction. Thus, it problematizes understandings of improvisation and composition in dance from information about the authors use these words in dance, in the contemporaneity, among other Zillah Muniz (2004). Some examples of artists who set up and establish (among other things, the choreographer Trisha Brown, the artist Helio Oiticica and some contemporary artists) a creative relationship with alternative spaces. From these discussions, it is proposed that the first reflections on the poetics of dance composition which is configured from the body-space."




"MOTTA, Mauricio Moraes. O Corpo como espaço topológico, ou o telefone sem fio. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
UFRN – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas;
Mestrando – Linha de Pesquisa: Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação; Orientadora: Nara Salles.
Coreógrafo, ator/bailarino, Diretor artístico do Balé da Cidade do Natal e do Projeto [si-la-bAs] c. dança."

Kinesfera: corpo: espaço topológico: sombra branca.

Este artigo pretende comentar a questão do corpo como espaço topológico de convergência, conexidade e continuidade a partir do conceito de kinesfera estruturado por Rudolf von Laban, como exposto por Regina Miranda, em diálogo com o pensamento atomista do filósofo grego Epicuro e do conceito de sombra branca apresentado pelo filósofo português José Gil.

Kinesfera: body: topological space: white shadow.

This article aims to review the question of the body as a topological space of convergence, connectedness and continuity from the concept of kinesfera structured by Rudolf von Laban, as stated by Regina Miranda, in dialogue with the atomistic thinking of the greek philosopher Epicurus and the concept of shadow white as developed by portuguese philosopher José Gil.




NASCIMENTO Elaine Cristina Maia. Variação sobre o mesmo nariz: o processo de construção imagética no espetáculo Slava Snowshow. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Mestrado, Orientador: Érico Oliveira. CNPq, Bolsista de Mestrado.

Clown: Construção Imagética: Cômico: Slava Snowshow.

"RESUMO
O artigo trata de uma observação e análise do espetáculo Slava Snowshow do palhaço russo Slava Polunin. Buscando como base teórica os escritos de Gaston Bachelard sobre uma fenomenologia da imagem, a pesquisa tem como objetivo analisar como se opera o riso presente na figura do clown dentro do processo de construção imagética do espetáculo, supondo-se que a base para tais construções partam da lógica particular ou estado orgânico do clown. Para a análise é utilizado ainda os escritos de Baudelaire sobre o cômico, buscando um aparato teórico para a abordagem do riso e do cômico na figura do clown como sujeito da composição das imagens."

Clown : Construction de l’Image: Comique: Slava Snowshow.

"RESUMÉ
L'article traite de l'observation et l'analyse de le spectacle Slava Snowshow de clown russe Slava Polunin. Recherche basée sur les écrits théoriques de la phenomenology d’image de Gaston Bachelard, la chercher vise à examiner comment il fonctionne rire dans cette figure du clown dans le processus de construction des imagere du spectacle, en supposant que la base de ces constructions partent de la logique particulière, ou de rester organique, le clown. Pour l'analyse est également utilisé écrits de Baudelaire sur la bande dessinée, la recherche d'un appareil théorique pour traiter avec le rire et le comique du clown que le sujet de la composition des images."
------------------------------------------



NAVARRO BUSAID, Ana Milena. Das auto-topografias da improvisação. Criações, lembranças, olhares. Salvador da Bahía. Universidade Federal da Bahia; mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGAC-UFBA; Suzana Martins. Bolsista CAPES. Diretora, coreógrafa e dançarina.

Improvisação: Heteretopias: Michael Foucault: Auto-topografias.

A partir de pesquisas sobre a improvisação em dança como processo de cena artística, faço uma análise das conexões e ressonâncias desta com o conceito de heterotopias, de Michel Foucault, não para justificar seus procedimentos, mas para nutrir as vias que provocam seu fluxo próprio. Este trabalho pretende, assim, examinar as características, relações e instaurações que se dão em um ambiente de improvisação delineado pelos percursos de lembranças e olhares, vistos como conjuntos de imagens formadas a partir de um presente (embora estejam contagiados pelo passado ou estruturando-se para um futuro). Portanto, através de uma metodologia de experimentos cênicos abertos e individuais, faço um levantamento topográfico para observar como a improvisação cria um espaço presente onde intensificam-se as relações que instauram uma auto-topografia corporal que é atravessada por inúmeros luga res e estados imaginativos. Nesta perspectiva, o conceito de improvisação, tratado como heterotopia, refere-se à formação de espaços livres, os quais se tornam centrais na definição de uma topografia do corpo, pois revelam os trajetos que constroem uma linguagem própria, em seu status de processo criativo.

Improvisación: Heteretopias: Michael Foucault: Auto-topografías.

A partir de la investigación sobre el proceso de improvisación en la danza como escena artística, hago un análisis de las conexiones y resonancias de esta con el concepto de heterotopias, de Michel Foucault, no para justificar sus procedimientos, sino para nutrir las rutas que causan su flujo. En este trabajo se pretende examinar las características, relaciones e instauraciones que se producen en un ambiente de improvisación orientado por pautas de memorias y miradas, vistas éstas como un c onjunto de imágenes formadas a partir del presente (a pesar de estar contagiadas por el pasado o estructurándose para un futuro). Por lo tanto, a través de una metodología de experimentos escénicos individuales, busco sugerir cómo la improvisación crea un espacio presente en donde se intensifican las relaciones que instauran una auto-topografía corporal, la cual es atravesada por numerosos lugares y estados imaginativos. En esta perspectiva, el concepto de la improvisación como heterotopia, forma espacios y lugares libres, los cuales se tornan fundamentales para la definición de la topografía del cuerpo, ya que revelan los caminos de un lenguaje propio, dentro de su estado de proceso creativo.




NAVARRO, Grácia. FABRINI, Verônica. DA EXPERIÊNCIA, DA MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO NO TRÂNSITO ENTRE A PESQUISA DE CAMPO E A CENA. Campinas-SP: UNICAMP. UNICAMP, Docente.

teatro : dança : processo criativo : performance : ritual

Trata-se de uma reflexão sobre processos criativos, que têm a pesquisa de campo como parte de seus procedimentos metodológicos. A reflexão está focada no trânsito entre a pesquisa de campo e a cena, no espaço de elaboração que se passa com o ator/pesquisador. O “trânsito” entre a pesquisa e a cena, conforme proposto nesta reflexão, está alicerçado em uma estrutura que alia experiência, memória e imaginação, na configuração de um território de habilidade técnica a ser apropriado pelo ator.

theater - dance - creative process - performance - ritual

This is a reflection on the creative processes, which have the field research as part of their methodological procedures. The discussion is focused on transit between field research and the scene in space development that goes with the actor / researcher. The "transit" between research and the scene, as proposed in this reflection, is anchored in a structure that combines experience, memory and imagination in setting up an area of technical skill to be appropriated by the actor.




NOGUEIRA, Isabelle Cordeiro. Dança e multidão: uma via de mão dupla entre a cena e a rua. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Escola de Dança; Professor Adjunto I, permanente. Dançarina e Coreógrafa.

Dança: Multidão: Política: Ações performáticas: Interatividade

Para difundir a dança contemporânea em ambientes de difícil acesso às suas formas peculiares de comunicação, a pesquisa trata da experimentação de uma metodologia de encenação interativa, visando dissipar as falsas fronteiras que distanciam o público da cena contemporânea de dança, e vice-versa. Constitui-se em prover estratégias para análise das formas sociais vigentes e para a estruturação cênica colaborativa entre artistas e público de diferentes comunidades. A investigação temática e procedimental inclui a estruturação cênica contrária à dissociação entre ação criativa e ação política( Virno, 2002), considerando-as interligadas. Apoia-se no método e em técnicas psicodramáticas na criação coreográfica( Nogueira, 2002) e no conceito de multidão( Hardt; Negri, 2005) para a organização de ações performáticas interativas em contextos socio-político-educativos. A afirmação da multiplicidade existente nos modos de vida de agora em locais diversos e o intercâmbio das diferentes visões de mundo podem ser reconhecidos localmente mediante a interação simbólica das mesmas. A intensificação da interação de saberes diversos resulta, possivelmente, em ações de maior alcance.

Dance: Multitude: Politics: Performing actions

To spread the contemporary dance in places of difficult access to their peculiar forms of communication, the research deals with the trial of an interactive scenario methodology, aiming to dispel the false boundaries that separate the public from the contemporary dance scene. It consists in providing strategies for analysis of the ways existing social structure and the collaborative theatrical artists and audiences from different communities. The research topic includes the structuring and procedural scenic contrary to the dissociation between creative action and political action (Virno, 2002), considering them interconnected. It is based on the method and psychodrama techniques in choreography (Nogueira, 2002) and the concept of multitude (Hardt, Negri, 2005) for the organization performing interactive actions in socio-political-education contexts. The affirmation of multiplicity exists in the ways of life from now on different sites and exchange of different world views can be recognized locally by the same symbolic interaction; intensified the exchange of different kinds of knowledge, resulting possibly in longer-range actions.




OLIVEIRA JUNIOR, Francisco Guilherme de. A Materialidade do Boneco no Processo de Criação Cênica. Goiânia: UFG. EMAC; professor.

PALAVRAS-CHAVE: Ator, Materialidade: Bonecos: Criação Cênica.

"RESUMO
O presente trabalho relata uma investigação sobre as possibilidades de criação cênica no teatro de formas animadas a partir da materialidade do boneco. Em um dos procedimentos adotados nesta pesquisa, atores foram convidados a explorar os aspectos materiais e expressivos do objeto a ser animado, tanto no que se refere à sua capacidade de articulação e movimentação quanto às impressões suscitadas por sua visualidade. Na sequência criaram um repertório de poses e ações que, posteriormente, foram encadeadas em uma ordem e tempo, com intuito de delinear a personagem e de estabelecer sentidos às imagens criadas, compondo um roteiro cênico. Neste processo de criação, a fala, a sonoplastia e outros elementos da linguagem teatral, como o figurino, passaram a agregar nuances as cenas, incorporando-se a sequência dramatúrgica."

Keywords: Actor, Materiality: Puppets: Scenic Creation.

"ABSTRACT
This paper reports an investigation into the possibilities of scenic creation in the theatre of animated forms from the materiality of the puppet. In one of the procedures followed in this survey, actors were invited to explore the material and expressive aspects of the object to be animated, with regard to their ability to articulate and to move as well as the impressions raised from visualizing them. Following that they created a repertoire of poses and actions that later were put together in an order and time, in order to delineate the character and establish meaning to the images created, composing a scenic script. In this process of creation, speech, sound and other elements of the theatrical language, such as costumes, came to add nuances to the scenes, being incorporated to the dramaturgical sequence."




OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo: Experimento cênico de um corpo diferenciado. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Bolsista CAPES; Orientadora Nara Salles.

Corpos diferenciados: Teatro Contemporâneo: Estigma: Frida Kahlo.

Este artigo esta pautado na pesquisa desenvolvida para a elaboração de dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, sob orientação da Profa. Dra. Nara Salles e tem como objetivo discutir questões relacionadas aos artistas com corpos diferenciados nos processos de criação cênica. O texto também salienta o fato de que esses indivíduos com corpos diferenciados que eram postos à margem dos processos e produtos artísticos ganham espaço na arte contemporânea, pois artistas de diferentes linguagens cênicas percebem que estes sujeitos, mesmo sendo diferenciados, podem e devem experimentar o que é dado como possibilidade a qualquer corpo: fazer arte. Neste viés, descrevo o processo criativo da performance Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo, como experimento cênico que discute a criação de mecanismos sociais e culturais que permitem a instauração de estigmas nas pessoas com corpos diferenciados, além de propor um diálogo entre as dores da artista plástica mexicana Frida Kahlo em seu corpo, também, diferenciado, em relação ao meu próprio corpo.

Differentiated Bodies: Contemporary Theatre: Stigma: Frida Kahlo.

This article is guided by the research developed for the preparation of the master’s degree dissertation, in the UFRN's Program of Post-graduation in Scenic Arts, under Profa. PhD Nara Salles’ orientation and aims to discuss issues related to artists with differentiated bodies in the process of scenic creation. The text also highlights the fact that these individuals with differentiated bodies that were relegated to the margins of artistic processes and products are gaining ground in contemporary art, scenic artists from different languages perceive that these individuals, even though differentiated, can and should try what is given as possibility to any body: to do art. In this bias, i describe the creative process of the performance: Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo, discussing the creation of social and cultural mechanisms that allow the establishment of stigma in people with differentiated bodies as a theatrical experiment, and propose a dialogue between the pains of mexican artist Frida Kahlo’s body, also differentiated, on my own body.




OLIVEIRA, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves de. Entre as redes de saberes: a comédia mágica. Goiânia: UFG. EMAC; Professora. FEF; Professora.

teatro: processo de criação: comédia mágica.

Este artigo relata a montagem de  uma adaptação da comédia musical portuguesa do Século XIX, a mágica: A Loteria do Diabo, de Joaquim Augusto de Oliveira, montada por professores e alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Suscita reflexões nos campos da dança, do teatro e da música e na produção artística e acadêmica. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Oficina do Espetáculo III, do Curso de Artes Cênicas, a partir da adaptação literária da obra e a integração do teatro, da dança e da música, considerando-se as especificidades destas linguagens. A encenação incluiu a pesquisa histórica do gênero, considerando suas características peculiares, como a ilusão criada com efeitos especiais e a presença de uma orquestra acompanhando o coro. A montagem indicou a relevância do diálogo entre as linguagens e o quão delicado é o ato de adaptar uma obra para o universo contemporâneo sem descaracterizá-la.

creation process: magical comedy.

This article reports on the staging of an adaptation of the Portuguese musical comedy from the XIX century: the magical: The Devil’s Lottery, by Joaquim Augusto de Oliveira, staged by teachers and students from Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) – UFG. It rouses reflections in the field of dance, theatre and music and in the artistic and academic production.The work has been developed in the subject Oficina do Espetáculo III from the course Artes Cênicas. It has been developed from the adaptation of the literary work and the integration of theatre, dance and music taking into consideration the specificities of those languages. The staging included the historical research of the genre, considering its peculiar characteristics such as the illusion created with special effects and the presence of an orchestra accompanying the choir. The staging indicates the relevance of the dialogue between the languages and how delicate is the act of adapting a work to the cotemporary world without mischaracterizing it. 




PEREIRA Luiz Fernando. Como se Configura o Caráter Narrativo da Cenografia no Uso Contemporâneo dos Espaços Teatrais e CInematográficos? Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor Assistente I dedicação exclusiva.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Doutorando; Edélcio Mostaço. (Diretor de Arte; Cenógrafo, Figurinista).

Espaço Teatral, Cenografia,Espaço Contemporâneo, Espaços Cinematográficos.

"RESUMO
O espaço teatral é em seu primeiro momento um lugar cênico que deverá ser construído para que o texto encontre o seu modo real de existência. Em um segundo momento é o espaço cenográfico que irá se caracterizar como espaço teatral na medida em que é a resultante da junção de todos os espaços e se configura a partir de uma arquitetura ou pode também ser determinado pelo espaço ocupado pelo corpo dos atores. A abordagem do espaço cênico, do espaço teatral e do espaço cenográfico cinematográfico é ampla e merece uma análise aprofundada, passando por conceitos narrativos nos quais entram em questão e discussão a relação do espaço e o espectador, o espaço e a arquitetura teatral, o espaço cênico cinematográfico, o objeto cênico, o objeto teatral, começando pelo ponto de partida cênico, linguagens e genealogias.
Ao aprofundarmos essa abordagem poderemos obter um resultado no qual a encenação de um espetáculo e a realização de um filme, nos espaços cenográficos contemporâneos aqui elencados possam efetivamente colaborar para uma maior compreensão das linguagens narrativas semiológicas que possivelmente preservarão o caráter narrativo que constitui o questionamento aqui apresentado."

Theatrical Space,Scenography, Contemporary Space,Scenographic Space Movie

"ABSTRACT
The theater space is in its first moment a scenic place that should be constructed so that the text finds its real mode of existence. In a second step is the scenographic space which will be characterized as theatrical space as it is the resultant of all the joint spaces and configures itself from a given architecture or can also be determined by the space occupied by the body of the actors. The approach of the performing space, theater space and the space is wide and scenic film deserves a thorough examination, through narrative concepts on which come into question and discuss the relationship of space and the viewer, space and theater architecture, scenic cinematic space the scenic object, object theater, beginning with the starting point for scenic, language and genealogy. By deepening this approach we might obtain a result in which the staging of a show and or the making of a film in contemporary scenographic spaces listed here can effectively contribute to a better understanding of semiological narrative languages which would possibly preserve the narrative character that is the question presented here ."




PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. O espaço shakespeariano na poética de Helio Eichbauer. Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO, Mestranda, Orientador Evelyn Furquim Werneck Lima. CAPES, bolsista . Cenógrafa e Figurinista.

Eichbauer: Espaço Cênico: Shakespeare

Em 1994 o cenógrafo Helio Eichbauer concebeu o espaço cênico para a peça Hamlet na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, um casarão situado no meio de um parque, na cidade do Rio de Janeiro. A proposta deste estudo é analisar naquele espaço multidisciplinar a atualidade de Shakespeare que trata da ética e da natureza humanas, por meio da poética do cenógrafo, que permite investigar as mutações cênicas próprias da adaptação dramatúrgica elisabetana do século XVI para o espaço do século XX. Esta análise utilizará o método ícono-semiológico que a professora Evelyn Lima desenvolveu no Laboratório de Estudos do Espaço Teatral, o qual reúne os estudos iconográficos para análise de fotos, croquis e maquetes aos estudos semiológicos teatrais direcionados para a análise cênica.

Eichbauer: Stage Space: Shakespeare

"In 1994 Helio Eichbauer designed the stage space for Hamlet at the Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Visual Arts School of Parque Lage), a mansion in the middle of a park in Rio de Janeiro. This study investigates, in this multidisciplinary space, the present relevance of Shakespeare through the poetics of the designer, enabling us to analyze the stage mutations proper to the Elizabethan dramaturgy adaptation from the 16th to the 20th century. This
analysis shall employ the icon semiotic methodology developed by professor Evelyn Lima at the Laborátorio de Estudos do Espaço Teatral, which combines iconographic studies of photos, sketches and model analysis with drama semiotic studies for stage analysis."




PINZON, Jacqueline. Acontecimento teatral como experimento – um estudo acerca das negociações entre a ação dos performers e da tecnologia nas obras Ridicolo e Isadora.Orb. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Encenadora.

acontecimento teatral como experimento: experimento: laboratório: Rodrigo García: Ricky Seabra

O texto apresenta um dos aspectos discutidos em minha pesquisa de mestrado defendida em 2011 junto ao PPGAC-UFRGS: o ‘Acontecimento Teatral Como Experimento’. A cunhagem de tal conceito resulta do exame dos processos instaurados entre diferentes elementos de composição, notadamente entre a ação do performer e a tecnologia, nas obras Ridicolo, do hispano-argentino Rodrigo García, e Isadora.Orb, do brasileiro Ricky Seabra. Tais montagens desenvolvem-se num ambiente comparável a um laboratório químico facultando aos performers a realização de ações cênicas possivelmente análogas às equações químicas e revelando a natureza processual dos espetáculos. O artigo pontua alguns dos agenciamentos ocorridos em ambas as peças, reconhecendo nestas um sentido de metamorfose explícita, bem como de uma vulnerabilidade plena de descaminhos que terminam por conferir a essas montagens um caráter de experimento. Operações similares são encontradas de modo recorrente na cena contemporânea, especificamente nas negociações entre cena e imagem videográfica.

theatrical event as an experiment: experiment: laboratory: Rodrigo García: Ricky Seabra

This text presents one of the aspects investigated in my Masters’ thesis, defended in 2011 at the PPGAC-UFRGS: the ‘Theatrical Event as an Experiment’. This concept stems from the survey of the processes that occur between different compositional elements, mainly involving the performer’s action and technology, within the works Ridicolo, by Rodrigo García from Spain, and Isadora.Orb, by Ricky Seabra from Brazil. Such spectacles happen in an environment akin to a chemistry laboratory, enabling the performance in real time of scenic actions that present a transformational quality, allowing an analogy to chemical equations, and thus, disclosing the procedural nature of these works. This text enhances some agencies which occur in these spectacles, perceiving in both a sense for the explicit metamorphosis, and a vulnerability that features plenty of possibilities for different appropriations which give these spectacles a character of experiment. Similar operations are recurringly found in the contemporary scene, especially in the negotiations between scene and videographic image.




RABELO,Andréa da S. Diálogo entre técnicas de treinamento do ator: uma possibilidade. Salvador: UFBA. Ppgac- UFBA, Mestrado em Artes Cênicas, Prof. Dr. Érico José Souza de Oliveira. CNPQ, Mestrado. Atriz, arte-educadora.

Ator. Treinamento. Clown. Bufão. Ações Físicas

Este artigo aborda uma possibilidade de diálogo entre as técnicas de clown, bufão e ações físicas a partir da realização de um treinamento e de uma experiência pessoal. Tal recorte é parte da pesquisa de mestrado ainda em andamento. A instrumentalização do ator através de determinadas técnicas lhe confere certas características de atuação em conformidade com sua experiência, assim em seu corpo e em sua voz aparecem ecos de treinamentos e experiências que fizeram dele o que ora se apresenta. Dessa maneira, o diálogo entre técnicas de treinamento (BONFITTO) do ator constitui o ponto-chave da pesquisa, onde será um realizado um estudo de similaridades, complementaridades e oposições. O treinamento na técnica de clown (FO) proporciona o exercício da imaginação criativa e do improviso. Assim como o treinamento com o bufão (BRONDANI) permite o desbloqueio de entraves físicos e mentais “liberando” o corpo para a expressão do grotesco e de outras energias advindas do baixo ventre. Já o método de ações físicas (BURNIER) qualifica o ator para um trabalho corporal de gestos e movimentos codificados e precisos. As técnicas têm em comum, dentre outras características, o desenvolvimento corporal

Actor. Training. Clown. Buffoon. Physical Action

This article discusses a possibility of dialogue between the techniques of clown, buffoon and physical actions from the completion of a training and personal experience. This clip is part of the master's research still in progress. The instrumentalization of the actor through certain techniques gives certain modes of action in accordance with their experience, so in your body and your voice echoes appear in training and experiences that made him the herein presented. Thus, the dialogue between training techniques (Bonfitto) the actor is the key point of research, where a study will be one of similarities, complementarities and oppositions. The training in the art of clown (FO) provides the exercise of creative imagination and improvisation. As the training with the jester (BRONDANI) allows the release of physical and mental barriers "releasing" the body for expression of the grotesque and other energy coming from the earth. Since the method of physical actions (BURNIER) qualifies for a work the actor's body movements and gestures coded and accurate. The techniques have in common, among other characteristics, body development.




RAIFFER, Cecília (Cecília Maria de Araújo Ferreira). Companhia de Teatro Engenharia Cênica: um exercício para a prática do encontro na sala de ensaio. Juazeiro do Norte: Universidade Regional do Cariri. Centro de Artes-Departamento de Teatro; Professora Efetiva. (Diretora, Dramaturga e Atriz).

processo de criação: imagens propulsoras: sala de ensaio: elos.

A Companhia de Teatro Engenharia Cênica tem como especificidade a existência de dois núcleos de atuação: um fixo e outro flutuante. O fixo é formado pelos seus fundadores, este núcleo é responsável pela condução dos processos criativos da Companhia, pela manutenção e produção dos trabalhos cênicos. O flutuante é formado por artistas convidados para participarem das montagens da Engenharia Cênica. É neste encontro entre experiências que se pauta o presente estudo. A Companhia engendra seus processos a partir do conceito de Imagens Propulsoras – um campo imagético que é criado ao redor da ideia inicial para a construção da cena, este campo é movimentado pela improvisação e imaginário dos criadores na sala de ensaio. Nos seus sete anos de existência, a cada montagem são convidados novos artistas, esta especificidade tem contribuído para a construção de possibilidades de criação embasadas nos elos gerados entre: os artistas e o eu criativo, os artistas e a obra, artistas e artistas.

processus de création: propulsion Images: test de chambre: liens.

Le Engenhria Cênica Theater Company Scenic a la spécificité de l'existence de deux pôles d'activités: un fixe et un variable. La somme est constituée par ses fondateurs, le noyau est chargé de diriger les processus de création de la Société, pour l'entretien et la production de travail scénique. Le flotteur est composé d'artistes invités à participer à des assemblées de l'ingénierie scénique. C'est cette rencontre entre les expériences qui guident la présente étude. La Société génère ses processus à partir du concept de la conduite Images - Regard sur un champ qui est créé autour de l'idée originale pour la construction de la scène, ce domaine est entraînée par l'improvisation et l'imagination des créateurs dans la salle de répétition. Dans ses sept années d'existence, chaque assemblée sont invités des artistes nouveaux, cette spécificité a contribué à la construction de possibilités de conception en fonction dans les liens générés entre: les artistes et les travailleurs indépendants créatifs, et le travail des artistes, des artistes et des interprètes.
------------------------------------------



RAMOS,ENAMAR (Maria Enamar Ramos Neherer Bento). Coreografia, figurino, técnica a relação necessária para o sucesso na dança. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Professor Adjunto Programa de Pós graduação em Artes Cênicas- PPGAC.

dança de época;dança ; tecnica de dança

O trabalho reúne dois estudos realizados na Escola de Teatro de UNIRIO um sobre danças de salão do século XII ao XIX na França , Inglaterra e Itália e outro sobre a mudanças no figurino e a evolução da técnica da dança. O estudo das danças nos revela, além dos passos usados nas coreografias, toda a natureza e condições das pessoas comuns que, vestidas em seus melhores vestidos, revelam sua capacidade em divertir-se assim como o comportamento social de cada uma dessas épocas. O estudo do figurino com foco na evolução da técnica da dança nos mostra o porque dos passos/ movimentos usados em cada época. O primeiro estudo (danças de salão) é uma pesquisa das professoras Ausonia Bernardes, Elid Bittencourt, Nara Keiserman e Enamar Ramos da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO no período 1998/1999. O segundo estudo, realizado pela prof. Enamar Ramos em 2000, é a busca dos motivos pelos quais os passos/movimentos eram inseridos ou retira dos dessas danças.

pre classical dance: dance: dance technique

The paper presents two studies in the School of Theatre - UNIRIO ; the first is about ballroom from XII to XIX century in France, England and Italy and the second is about changes in costume and technical evolution of the dance. The study of dances reveals, in addition to the steps used in the choreography, the whole nature and conditions of ordinary people who, dressed in their best dresses, revealing their ability to enjoy themselves as well as the social behavior of each of these times. The study of costume design focused on technical developments in dance shows the reasons of the steps / movements used in each season. The first study (ballroom dancing) is a survey of professors Ausonia Bernardes, Elid Bittencourt, Nara Keiserman and Enamar Ramos from the School of Theatre at Arts and Letters departent in UNIRIO in1998/1999. The second study, conducted by professor Enamar Ramos in 2000, is the pursuit of the reasons why the steps / movements were inserted or removed from these dances




RIBEIRO, C. (Cibele Ribeiro da Silva). Vertentes da Improvisação. Natal : Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC – UFRN; Mestrado; Karenine de Oliveira Porpino. REUNI. Bailarina, preparadora corporal, diretora artística.

improvisação; dança contemporânea; transformação; percepção.

"A improvisação é um recurso criativo encontrad o na música, no teatro, na performance e também na dança, em especial na dança contemporânea. Ela lida com uma possibilidade de considerar o ato artístico aberto à experimentação, ao devir e à efemeridade de uma composição instantânea, simultaneamente em que se baseia na organização de estruturas criativas e de na consciência de processos perceptivos que a proporcionam.
Na improvisação em dança contemporânea, o território, o roteiro e travessia das formas são desvendados apenas no seu limite de pré-existência e existência. Ela não nos coloca frente a uma trama cuja ordem e o sentido estão previamente resguardados e estabelecidos, mas que são repentinamente revelados e permanecem em constante mutação. É composta pelo corpo do artista-criador e pela infinidade dos movimentos em suas diversas matizes, pelos encontros criativos deste artista com outros e também com os espaços físico e sonoro produzindo composições em contínuo processo de alteração. Ela busca na experiência do acontecimento, o movimento, e na transformação das formas provoca metamorfoses no sujeito que dança."

improvisation; contemporary dance; transformation; perception.

"Improvisation is a creative resource found in music, theater, dance, performance a nd especially in contemporary dance. It deals with a possibility to consider the artistic act opened to experimentation, to what becomes and to the ephemerality of an instant composition, at the same time in which is based on the organization of creative structures and in awareness of the perceptual processes that provide it.
In contemporary dance improvisation, the territory, the route and crossing of the shapes are unraveled only at its limit of pre-existence and existence. It doesn’t put us in front of a plot whose order and meaning are previously guarded and established, but they are suddenly revealed and remain in constant mutation. It is composed by the body of the artist-creator and by the unlimited movements in its various hues, by creative meetings of this artist with others and also with physical and sound spaces creating compositions in continuous change process. It seeks in the experience of the event, the movement, and the transformation of the forms causes metamorphoses in the one who dances."




RIBEIRO, Walmeri. Frágil: corpo|imagem|mediação. Fortaleza:Universidade Federal do Ceará -UFC. Professora Adjunto I. Pesquisa.

Frágil: corpo: mediação: telemática

"Partindo da análise do processo de criação da obra “Frágil propõe-se nesta comunicação refletir sobre as relações entre corpo, imagem e mediação na criação cênica contemporânea.
Frágil é uma performance telemática, resultante da pesquisa, desenvolvida durante o ano de 2011, entre o Laboratório de poéticas cênicas e audiovisuais (LPCA -ICA|UFC), o GP Poéticas tecnológicas (IHAC|UFBA) e o NANO (EBA|UFRJ). A obra foi apresentada no SESC-SP|Ipiranga e no Festival Internacional de Cultura Digital.Br, realizado no MAM do Rio de Janeiro.
Desenvolvida por três núcleos de criação sediados em cidades brasileiras distintas, todo o processo criativo foi desenvolvido em rede. Influenciado pelo fluxo e pela fluidez das informações, mas também pelas pausas e rupturas contidas neste “fluxo”, ao analisar o processo de criação de Frágil e as opções estéticas, ressaltamos como ponto de discussão as relações entre o espaço de criação mediado pelas redes e a espacialização da obra no espaço físico. Frágil se constitui como uma instalação cênica, composta de ações performáticas site specific. Ações abertas ao acaso e aos estímulos vindos da relação telemática."

Frágil: Body: mediation: telematic

"Based on the analysis of the process of creating the ""Frágil"" is proposed in this paper reflect on the relationship between body, image and mediation in creating contemporary scenic.
Fragil is a telematic performance, resulting from research performed during the year 2011, between the Laboratory of poetic scenic and audiovisual (LPCA-ICA | UFC), the GP Poetics technology (BFHI | UFBA) and NANO (EBA | UFRJ). The work was presented at SESC-SP | Ipiranga and the International Festival of Culture Digital.Br held at MAM in Rio de Janeiro.
Developed by creating three groups based in different Brazilian cities, the whole creative process was developed in the network. Influenced by the flow and the fluidity of information, but also by breaks and ruptures in this ""flow"", in analyzing the process of creating and aesthetic choices, seek to discuss the relationship between the space of creation mediated by networks and spatialization of the work in the physical space. Fragil is constituted as a scenic installation, consisting of performing site-specific actions. Shares open at random and the relationship to stimuli from telematics."




RIVERA, Juliana Capilé. O Teatro Performativo da Primeira Pele. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. Programa Estudos de Culturas Contemporâneas - ECCO/UFMT,Mestrado,Maria Thereza Azevedo. Atriz, diretora e dramaturga integrante da Cia. Pessoal de Teatro.

Processos de criação; teatro performativo; dramaturgia; teatro.

"Discussão sobre alguns elementos do teatro performativo na
concepção de Josette Feral, observando o espetáculo Primeira Pele,
realizado pela Cia Pessoal de Teatro, Cuiabá-MT. A intenção é analisar a transformação sofrida pelo espetáculo na sua passagem para um teatro performativo, identificando os procedimentos poéticos no processo de criação."

contemporary poetic, performative theater, writing theater

"Talk about some elements of theater in the performative
design Josette Feral, watching the spectacle First Skin,
conducted by CIA personnel Theatre, Cuiaba-MT. The intention is to analyze the transformation suffered by the spectacle in its conversion to a theater performance the procedures identified in the process of poetic creation."
------------------------------------------



RODRIGUES Isabelle Ingrid Freitas. PROCESSOS CRIATIVOS: UM CORPO QUE DESCOBRE A DANÇA ATRAVÉS DOS ESTUDOS ACADÊMICOS. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda em Artes Cênicas; Nara Graça Salles. CAPES (DEMANDA SOCIAL). Atriz e dançarina.

Pensamento:corpo:dança:criação:memória

Este artigo investiga o pensamento de um corpo e o ato de criar, partindo de uma perspectiva da neurociência e da fenomenologia, em minha vivência na Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim sendo reflete a minha formação acadêmica, sobretudo nos estudos sobre a questão mente/corpo, investiga os processos criativos na execução da dança, os quais são os elementos que determinaram o meu foco de atenção na atualidade em minha pesquisa na Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Utilizo o conceito de corpomídia (GREINER, 2005) que aponta para a necessidade de se estar ciente de que o corpo recebe informações que se cruzam com as informações já existentes, ou seja, o corpo é a interseção desse processo.

Thinking:body:dance:creation:memory

This paper investigates the thought of a body and the act of creating, from the perspective of neuroscience and phenomenology, in my experience with a degree in Performing Arts at the Federal University of Paraíba (UFPB), therefore reflects my academic pathway, especially in studies on the question mind/body, investigates the creative processes in the execution of dance, which are the elements that led to my focus of attention today in my research in the Graduate Diploma in Performing Arts UFRN. I use the concept of corpomídia (GREINER, 2005) that points to the need to be aware that the body receives information that intersect with the existing information, in other words, the body is the intersection of this process.
------------------------------------------



RODRIGUES, André (Andre Luiz Rodrigues Ferreira). Transgressão e docilidade na máscara do palhaço. Rio de Janeiro: PPGAC / UNIRIO. UNIRIO; Estudante de Mestrado; Orientadora: Tatiana Motta Lima. Bolsista CNPq. Professor, ator e palhaço.

Palhaço: Transgressão: Comicidade: Formação do ator.

"RESUMO
Protagonista de um processo de permanente reinvenção, o palhaço encontra no campo das artes cênicas, sobretudo nas últimas décadas do século XX, um lugar que ultrapassa seu caráter espetacular, adentrando os meandros dos processos formativos do intérprete cênico. Partindo de minha experiência como ator e palhaço em pesquisas desenvolvidas, desde o ano de 2009, no âmbito do Programa Enfermaria do Riso, coordenado pela Profª Doutª Ana Achcar, na Escola de Teatro da UNIRIO, este trabalho visa investigar as relações e fricções entre transgressão e docilidade na máscara do palhaço, destacando-se a importância do tema para a formação e atuação do intérprete cênico. Partindo de uma metodologia que inclui a análise de entrevistas e espetáculos dos artistas da palhaçaria Leo Bassi e Jango Edwards, esta investigação tem como principais objetivos: enunciar a problemática da perda de potência da linguagem do palhaço no contexto da cultura de massa; destacar as relações entre o jogo cômico e o potencial transgressor; demonstrar a importância da linguagem do palhaço no processo formativo do intérprete cênico como artista autônomo e consciente do seu próprio ofício."

KEYWORDS: Clown: Transgression: Comedy: Actor’s training.

"ABSTRACT
Protagonist of an ongoing process of reinvention, the clown finds on performing arts, especially in the later decades of the twentieth century, a place that exceeds its spectacular character, into the intricacies of the formative process of the scenic artist. From my experience as an actor and clown since the year 2009, under the Program Enfermaria do Riso, coordinated by Profª Ana Achcar, in The School Theatre of UNIRIO, this study aims to investigate the relationships and frictions between transgression and docility in the clown mask, highlighting the importance of the theme for the formation and performance of the scenic artist. Based on a methodology that includes analysis of interviews and performances from the artists Leo Bassi and Jango Edwards, this research has as main objectives: state the problem of power loss of the language of the clown in the context of mass culture, highlighting the relationship between the comic game and the transgressor potential; demonstrate the importance of clown language in training process of the interpreter as a scenic artist and self conscious of his own craft."




ROJAS, Paula. O Teatro Aéreo: Os aportes técnicos e estéticos para o ator. San José– Costa Rica: Universidade Nacional de Costa Rica (UNA). Docente; Escola de Artes Cênicas. Mestre em Teatro (UDESC). Atriz, pesquisadora de teatro e membro de Símbolo. Cía. Escénica.

Teatro Aéreo, trabalho do ator, objeto aéreo

Pretende-se discutir o Teatro Aéreo e os aportes técnicos e estéticos para o ator, assim como a relação do ator com o objeto utilizado para esta pratica. A intenção é compartilhar o que esta experiência oferece para o ator ao provocar a expansão dos limites criativos e pessoais através do entendimento e posta em pratica do movimento interpretativo e não interpretativo fora do chão. A intensificação da imaginação cinestésica através da técnica aérea aproveitando o risco, a gravidade e a utilização do aparelho como veiculo para integrar a narração, a personagem, o ambiente e as distintas metáforas que sugerem as improvisações aéreas. Esta experiência foi compartilhada pela especialista em Teatro Aéreo Mara Neimanis diretora artística da companhia In-flighttheater dos Estados Unidos em duas oficinas realizadas no ano 2010 e 2011 na Costa Rica.

Teatro Aéreo, trabajo del actor, objeto aéreo

Se pretende discutir el Teatro Aéreo y los aportes técnicos y estéticos para el actor, así como la relación del actor con el objeto utilizado para esta práctica. La intención es compartir lo que esta experiencia ofrece para el actor al provocar la expansión de los límites creativos y personales a través del entendimiento y puesta en práctica del movimiento interpretativo y no interpretativo fuera del suelo. La intensificación de la imaginación cinestésica a través de la técnica aérea aprovechando el riesgo y la gravedad y la utilización del aparato como vehículo para integrar la narración, el personaje, el ambiente y las distintas metáforas que sugieren las improvisaciones aéreas. Esta experiencia fue compartida por la especialista en Teatro Aéreo Mara Neimanis directora artística de la compañía In-flighttheater de los Estados Unidos en dos talleres realizadas en el año 2010 y 2011 en Costa Rica.




ROSSO, Martín. Violência de gênero. Construção dramática da peça "Quem te ama mais do que eu?". Tandil/Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). Profesor Titular

Pesquisa:Procedimentos metodológicos:Criação

"O objetivo deste trabalho é apresentar uma primeira aproximação à análise do processo criativo da obra ""Quien te quiere mas que yo"".
Este trabalho tem como objetivo refletir através de imagens e textos que refletem ativar e tornar visível a dura realidade da violência de gênero. 
Este processo criativo deve ser entendido como um continuum na produção do grupo de Teatro T.dos que é definido como um grupo de pesquisa e produção teatral com um forte compromisso social. Entendendo o teatro como um instrumento capaz de transformar a realidade social, abordando as diferenças em suas produções e de exclusão social e tentar tornar visível o invisível."

Research - Methodology - Creation

The aim of this paper is to present a first approach to the analysis of the creative process of the book "Quien quiere you but yo." This work aims to reflect through images and texts that reflect activate and make visible the harsh reality of gender violence. This creative process must be understood as a continuum in the production of the Theatre group T.dos which is defined as a research group and theatrical production with a strong social commitment. Understanding the theater as an instrument capable of transforming social reality, addressing the differences in their productions and social exclusion and try to make the invisible visible.




SACHS, Cláudia Müller. Questões de tradução do livro "O corpo poético" de Jacques Lecoq: ganhos e perdas. Florianópolis: UDESC. UDESC; doutorado em teatro; Edélcio Mostaço. Bolsista Capes. Atriz, professora e diretora.

Lecoq; jogo; corpo; poético; tradução

O artigo é um estudo crítico sobre a tradução de alguns dos termos-chave do livro “Le corps poétique” (1997) de Jacques Lecoq lançado somente em 2010 em português brasileiro, um ganho quanto ao acesso que ele propicia a esse conhecimento pouco difundido no Brasil. Entretanto, destaca-se os termos “jeu e rejeu”, oriundos da antropologia de Marcel Jousse que estão relacionados ao seu conceito de mimismo, que se refere à tendência do indivíduo de absorver aquilo que o circunda com todo seu corpo e mente, para vir a expressá-lo quando se apresentar uma situação propícia, que ele chamava “rejeu”. A opção do tradutor pelas palavras “interpretar e reinterpretar” modifica bastante o sentido do que Lecoq propunha. Jogo e “rejogo” são noções fundamentais que embasam a relação com a mímica em sua pedagogia, que parte da observação do cotidiano e da natureza em busca da dinâmica interna do sentido e não da imitação da forma como bases para o movimento do ator. Esses termos estão relacionados à recuperação do instinto infantil, à disponibilidade em relação à expressão do corpo em movimento e ao prazer, antes, justamente, de passar por qualquer julgamento ou interpretação.

Lecoq; play; body; poetic; translation

The article is a critical essay about the translation of some of the key-terms in the book “Le corps poétique” (1997) of Jacques Lecoq, launched only in 2010 in Brazilian Portuguese, a major gain considering the access it provides to this poorly known knowledge in Brazil. Nevertheless, attention is drawn to the terms “jeu and rejeu” from the anthropology of Marcel Jousse related to his concept of mimism, which refers to anyone’s tendency to absorb whatever surrounds him with all his body and mind, in order to express it whenever a proper situation appears, which he called “re-play”. The option of the translator for “interpret and reinterpret” changes significantly the meaning Lecoq proposed. Play and “replay” are fundamental notions that grounds the relationship with mime in his pedagogy, which begins with the observation of day-by-day life and nature in search of the internal dynamics of meaning and not of the imitation of the form as basis for the actor’s movement. These terms are related to recovering the child’s instinct, the availability concearning the expression of the body in movement and the pleasure, before, precisely, going through any jugement or interpretation.





SANTOS, Laura Carla Franchi dos. Jantarei vestígios hoje: a reflexão de uma atriz frente aos procedimentos artísticos de Sophie Calle. Campinas: GPTTAO. Universidade Estadual de Londrina; professora assistente.

vestígios, rituais cotidianos, intervenção, memória, Sophie Calle.

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o processo artístico do espetáculo Jantarei vestígios hoje e, se me permite convidarei Verônica!, desenvolvido durante os anos de 2008 e 2009, junto ao grupo GPTTAO de Campinas, sob a orientação e direção de Joice Lima. Partindo dos procedimentos artísticos concebidos pela artista francesa Sophie Calle, o processo procurou investigar como se dá a relação das atrizes com os rituais cotidianos e de que modo os vestígios desses ritos se revelam na cena. Para tanto, diversas tarefas foram pedidas às atrizes, como fotografar o quarto ao acordar e antes de se deitar. Por meio do jogo de desaparição presente nos jogos da artista, ocorreram intervenções das atrizes na rotina da cidade, que também direcionaram o trabalho de investigação cênica. Outro procedimento adotado durante o processo deu-se no encontro com os objetos pessoais das atrizes, que revelaram vestígios das memórias pessoais das mesmas. Assim, o trabalho aborda como se deu a relação das atrizes com os procedimentos inspirados na artista Sophie Calle, que orientaram a promoção de vestígios na cena e determinaram a criação do espetáculo.

traces, daily rituals, intervention, memory, Sophie Calle.

This article presents a reflection on the artistic process of the show Jantarei vestígios hoje e, se me permite, convidarei Verônica!, developed during the years 2008 and 2009, with the group GPTTAO Campinas, under the guidance and direction of Joice Lima. Starting from the artistic procedures designed by the french artist Sophie Calle, the process sought to investigate how the relationship of the actresses with the daily rituals and how the traces of these rites are revealed on this scene. Therefore, several tasks were requested to actresses such as photographing the room upon waking up and before bedtime. Through the game of disappearance, present on the game of the artist, some interventions of the actresses on the city’s routine, that also guided the research work scenic. Another procedure adopted during this process was when the actresses met their personal belongings, which revealed traces of personal memories of them. Thus, the paper discusses how was the list of actresses with the procedures inspired by the artist Sophie Calle, who guided the promotion of traces at the scene and determined the creation of the show.
------------------------------------------




SANTOS, Patrícia Eduardo Oliveira. PROCESSOS COGNITIVOS NA CRIAÇÃO EM DANÇA: A MEMÓRIA QUE ESCREVE E SE INSCREVE NO CORPO. Salvador: UFBA. UFBA, Programa de Pós-graduação em Dança, Orientadora: Isabelle Cordeiro Nogueira. CAPES, Mestrado. Bailarina, coreógrafa e professora.

Ciências Cognitivas: Dança: Memória: Cognição.

O objetivo do presente trabalho é discutir sobre os processos cognitivos subjacentes envolvidos na criação, execução e observação em dança, sob a ótica trazida pelas Ciências Cognitivas. O percurso inicial deste estudo dá-se a partir do questionamento de quais inferências, relacionadas aos diferentes tipos de memória, influenciam nos processos de criação em dança? O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica sistemática nos periódicos de neurociências, cognição e dança, e numa revisão da literatura existente, envolvendo temas como: neurociência, dança, percepção, emoção, redes neurais, neurônios espelho, memória, embodied e cognição. Pela perspectiva das ciências cognitivas, criamos relações para um novo entendimento de corpo, que traz a marca de seu ambiente, que se reconhece pela emoção, corporalizando suas experiências vividas. Neste contexto, as relações estabelecidas no trânsito prático-teórico, instigam e influenciam na construção de novos percursos artísticos, como também na implementação de pesquisas que possam cada vez mais avançar nesta interação de saberes.

Cognitive Science: Dance: Memory: Cognition.

The aim of this paper is to discuss about the underlying cognitive processes involved in the creation, execution and observation in dance, from the perspective brought by the Cognitive Sciences. The initial route of this study gives from questioning: what inferences influence in the processes of creation in dance, related to different types of memory? The study was conducted through a systematic literature review journals in neuroscience, cognition, and dance, and a review of the literature, involving topics such as neuroscience, dance, emotions, perception, neural networks, mirror neurons, memory, embodied and cognition. From the perspective of cognitive science, we have relations to a new understanding of the body, which brings the mark of their environment, which is recognized by emotion, embodied their experiences. In this context, the relationships established in practical-theoretical transit, instigate and influence in the construction of new artistic pathways, but also in the implementation of research which may increasingly advance in this interaction of knowledge.




"SARMENTO, L.T.C. (Luiz Thomaz Sarmento Conceição). O pós-sentido da dança: um ensaio sobre o conteúdo artístico na contemporaneidade. Belém: Universidade Federal do Pará.
UFPA; Mestrado em Artes;Ana Flavia Mendes Sapucahy.
Bolsista FAPESPA (Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará); nível superior
Bailarino da Cia Moderno de Dança; graduando em Jornalismo pela Universidade da Amazônia."

dança; tecnologia; imagem.

Este artigo encabeça um ensaio acerca da construção do conteúdo artístico em dança na contemporaneidade partindo de uma reflexão acerca da união entre dança contemporânea e a imagem digital, seja ela fotográfica ou videográfica. Percebe-se que para além de apenas uma contemplação fortuita a obra de arte contemporânea sugere outras percepções como a reflexão, a interação, a imersão e a rápida transmissão, tudo isso potencializado pela utilização das tecnologias informacionais como suporte tanto de construção quanto de exposição artística. A partir dessa inclusão digital o sentido a ser desenvolvido pela dança passa por um redimensionamento pois a partir desse momento ela passa a ter além do corpo-mídia também um outro mídia que determinará o ponto de vista do espectador. Desse modo, elaborei inicialmente uma revisão bibliográfica acerca de alguns conceitos que engendram o pensamento acerca da dança contemporânea desenvolvido com e para o suporte tecnológico da imagem, constatando que seu sentido está para além do recorte visual pois ele está também no extracampo da imagem.

dance; technology; image

This paper leads an essay about the construction of artistic content in contemporary dance starting with a reflection on the union between contemporary dance and digital images, whether photographic or videographic. It is observed that beyond just a casual contemplation of works of contemporary art, offers further insights as reflection, interaction, immersion and rapid transmission, all enhanced by the use of information technologies to support both construction and exhibition of art. From this digital inclusion sense to be developed for dance goes through a resizing because from that moment it is replaced beyond the body-media also another media that determine the view of the spectator. Thus, initially worked out a literature review about some concepts to engender thinking about contemporary dance and developed with the technological support of the picture, noting that its meaning is beyond the cut look because he is also in the backstage of the image.




SCHEFFLER, Ismael. O Laboratório de Estudo do Movimento (LEM) da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná; professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Universidade do Estado de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Teatro – Doutorado; José Ronaldo Faleiro. Bolsista da CAPES, PDSE – Processo nº 9785/11-6. Ator e encenador.

pedagogia de artes : Jacques Lecoq : laboratório de criação : transdisciplinaridade : máscara.

Em paralelo ao curso de formação profissional de atores da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, foi criado, em 1976, o Laboratório de Estudo do Movimento (LEM). O artigo abordará aspectos históricos da criação do LEM, a partir de 1969, quando Jacques Lecoq passou a integrar o quadro docente da Escola Nacional Superior de Belas Artes, Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6 (UP6). Aspectos da atual estrutura e do funcionamento serão apresentados assim como os principais objetivos do LEM que é, acima de tudo, um laboratório de criatividade artística. Serão abordados os eixos centrais do programa de ensino transdisciplinar que envolve, principalmente, os campos do teatro, da educação física, da arquitetura e das artes plásticas. A importância da máscara na pedagogia do LEM será tomada em consideração, assim que sua relação direta com o trabalho das “estruturas portáteis”. Para finalizar, o “projeto final”, uma parte importante da proposta do laboratório, será abordado.

pédagogie des arts : Jacques Lecoq : laboratoire de création : transdisciplinarité : masque.

En parallèle aux cours de formation professionnelle pour comédiens de l’École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, à Paris, a été créé, en 1976, le Laboratoire d’Étude du Mouvement (LEM). L’article abordera les aspects historiques de la création du LEM, à partir de 1969, quand Jacques Lecoq a intégré le cadre enseignant de l’École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, Unité Pédagogique d'Architecture n° 6 (UP6). Les aspects de la structure actuelle et du fonctionnement seront présentés ainsi que les objectifs principaux du LEM qui est en fait un laboratoire de créativité artistique. Les axes centraux du programme d’enseignement transdisciplinaire seront également développés. Ceux-ci englobent principalement les terrains du théâtre, de l’éducation physique, de l’architecture et des arts plastiques. L’importance du masque dans la pédagogie du LEM sera prise en considération, ainsi que son lien direct sur le travail des « structures portables ». Pour conclure, le « projet final », une partie importante de la proposition pégagogique du laboratoire, sera abordé.




SCHIMITH, Mateus, Uma poética de enfrentamento, Salvador: UFBA.PPGAC: Aluno efetivo do Mestrado, Orientado por Luiz Marfuz. Bolsista Capes. Ator e professor

ator, processo, enfrentamento, capoeira

Durante o processo artístico do espetáculo "E nós que nem sabemos", o grupo de artistas desenvolveu a noção de enfrentamento, inspirado por uma leitura livre dos escritos de Artaud. Buscando meios de lidar com a carga psicofísica do processo, realizaram uma preparação corporal que envolve respiração e equilíbrio físico em busca de romper seus limites. Disposto a investigar os estados de seus corpos neste espetáculo, o ator desenvolve paralelos entre duas culturas (teatro e capoeira), que praticou nos anos anteriores, tendo como referência Grotowski e sua compreensão do ator, para a construção de uma poética singular deste trabalho.

acteur, processus, la confrontation, capoeira

Pendant le processus de spectacle artistique "E nós que nem sabemos" le groupe des artistes ont développé la notion de la confrontation, inspiré par une lecture libre des écrits d'Artaud. La recherche de moyens pour gérer la charge du processus de psychophysique, réalisé une préparation du corps qui implique la respiration et l'équilibre physique, à la recherche de la rupture de leurs limites. Disposés à examiner l'état de leurs corps dans ce spectacle, l'acteur développe un parallèle entre deux cultures (théâtre et capoeira), qui pratiquaient dans les années précédentes, en référence à la Grotowski et sa compréhension de l'acteur, de construire une poétique de cette travail singulier.




SILVA, Daniel Furtado Simões. REGISTROS DE ATUAÇÃO: Matrizes, Impulsos e Ativação. Pelotas: UFPEL; Professor Assistente. UFMG; Doutorando; Professor Orientador: Antônio Hildebrando. Encenador, ator e iluminador.
RESUMO
Pretende-se aqui observar como diferentes matrizes utilizadas pelo ator para construir o seu “estar-em-cena” ativam diferentes impulsos e concretizam distintos “registros de atuação”, modos diversos pelos quais o ator ativa a sua presença cênica. São matrizes diferentes que são utilizadas pelo ator e que, por sua vez, relacionam-se com diferentes impulsos corporais e emocionais. Em termos cênicos, esses percursos diversos ligam-se a registros distintos, e a atuação reveste-se de “matizes” que se refletem na cena criada.

PALAVRAS-CHAVE: Registros de atuação; matrizes; impulsos; cena contemporânea.

Abstract

The intention here is to observe how different matrices used by the actor to build your "being-in-scene" activate different impulses and embody distinguished "record performance", different ways in which the actor turns on his stage presence. Different arrays are used by the player and, in turn, related to different physical and emotional pulses. In scenic terms, these different pathways are connected with different records, and the acting is of "shades" that are reflected in the scene created.

Keywords: Records of performance; matrices; impulses; contemporary scene.

 

 

SOUZA, Mayra Montenegro de. De Janelas e Luas: o resultado prático de uma pesquisa de mestrado. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Substituta do Curso de Teatro. Atriz, cantora e preparadora vocal.

Voz; Ator; Parâmetros Musicais; Processo Criativo.

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica – que analisou a construção do experimento cênico "De Janelas e Luas" – e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Considerando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator. O experimento cênico "De Janelas e Luas" tem, aproximadamente, vinte e sete minutos de duração. Através da criação de melodias, dinâmicas de intensidade, pulsações, ritmos e variações de timbres, a atriz/pesquisadora transporta o público ao universo da história criada.

Voice; Actor; Musical Parameters; Creative Process.

This work is the result of a master research that started with an investigation about the theatrical speaking. Through an empirical methodology – that analyzed the creation of the scenic exercise "De Janelas e Luas" – and bibliographical research, the actress/researcher investigated ways to manipulate musical parameters as tools in the creation process of the actor’s voice. The actress/researcher attempted to connect theory and practice, moved by the desire to find a vocal expression in theater that unfolds as living and transforming movement. Considering that speaking in theater is closer to singing than everyday speech, she concluded that the actor may compose music in the elaborating process of building vocal scores. Therefore, she finds that it is of fundamental importance a musical training in the development of the actor. The scenic exercise "De Janelas e Luas" has about twenty-seven minutes of duration. Throughout the creation of melodies, dynamics of intensity, pulsations, rhythms and variations of timbres, the actress/researcher transports the audience to the universe of the story created.




SOUZA, Paula V. PROCESSO COLABORATIVO E CENOGRAFIA: um panorama e possíveis aproximações com os processos de criação cênica da Cia dos Atores. Rio de Janeiro: UNIRIO; CAPES; Mestrado; Orientadora Lidia Kosovski.

Processo colaborativo: cenografia: espacialidades contemporâneas: Cia dos Atores.

O artigo refere-se à pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio, sobre cenografia e espacialidade cênica nos processos de criação da Cia dos Atores, grupo carioca, dirigido por Enrique Diaz. O estudo apresenta um recorte dentro da pesquisa buscando traçar um breve panorama histórico sobre o processo colaborativo, prática atrelada ao trabalho de Diaz dentro da Cia., a fim de investigar os desdobramentos desse procedimento na construção de espacialidades cênicas nas obras da Cia. e suas resultantes estéticas. A multiplicidade de tratamentos estilísticos dentro de um mesmo espetáculo, o recorrente uso de recursos de desconstrução da cena, provocando a multiplicação e a recombinação de suas possibilidades, são características da obra da Cia. que evidenciam uma perspectiva de reflexão sobre a concepção do universo cênico e da própria linguagem teatral. Dessa maneira, busca-se neste estudo desenvolver uma investigação sobre a construção da linguagem dos espetáculos da Cia. através da prática colaborativa, a fim de compreender como as particularidades de tal procedimento atuam sobre a construção da cena.

Collaborative process: set design: contemporary spatialities: Cia dos Atores.

The article refers to a master´s research carried out at the Post-Graduated Program in Performing Arts of Unirio, about set design and scenic spatiality in the creation process of Cia dos Atores, a group from Rio de Janeiro, directed by Enrique Diaz. This study presents a part of the research where it is described a brief historical overview of the collaborative process, a practice linked to the work of Diaz within the Company, in order to investigate the consequences of this procedure in the construction of scenic spatiality in the works of the company and its aesthetic results. The multiplicity of stylistic treatments in the same spectacle, the recurrent use of resources of deconstruction of the scene, causing the multiplication and recombination of their possibilities, are characteristics of the work of the company that show a perspective of reflection on the conception of the scenic universe and on the theatrical language. Thus, this study seeks to develop a investigation about the construction of the language of the Cia dos Atores´spectacles through the collaborative practice in order to understand how the particularities of such a procedure work on the design of the scene.
------------------------------------------



TOURINHO, Lígia. Trio - Jogo Coreográfico: Processo de criação e performances. Rio de Janeiro: UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Atriz, coreógrafa e diretora artística.

dança: improvisação: interatividade: coautoria

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de criação e as apresentações da performance Trio do Projeto Jogo Coreográfico (www.jogocoreografico.com). Trio é um jogo de fazer danças motivado por conteúdos de movimento que exploram as potências do corpo estrutura, sua relação com o espaço, qualidades e formas. As jogadoras/ bailarinas Bruna Fiuza, Camila Fersi e Lígia Tourinho, estabelecem uma relação de diálogo com a platéia compartilhando esses conteúdos de improvisação, criação e composição em uma relação espontânea e democrática de interatividade e coautoria da cena com o público. A estruturação dos conteúdos para a estruturação do jogo e composição das danças se deu a partir de uma investigação sobre as categorias CORPO, ESPAÇO, ESFORÇO e FORMA do Sistema Laban. O Jogo Coreográfico é um projeto que prioriza uma experiência democrática de composição de danças em coautoria com o público, acessível a todos os indivíduos e suas diversas histórias corporais. É uma estrutura de exploração investigativa, conectada às pulsões individuais de cada artista, pós-dramática e de produção de danças independentes, Reigenwerk, como já anunciava Laban no início do século XIX.

dance: improvisation: interactivity: co-authored

This paper presents a research about the process of creation and performing of Trio, from Choreographic Game Project (www.jogocoreografico.com). Trio is a game of making dances driven by movement perspectives that explore the the body structure, its relationship with space, efforts and shapes. The players / dancers Bruna Fiuza, Camila Fersi and Ligia Tourinho, develop a relationship with the audience sharing these contents of improvisation, creation and composition in a spontaneous and democratic way of interaction coauthoring the scene with the audience. The structuring process of the contents for the game structure and dances compositions took place from an investigation into the categories BODY, EFFORT, SPACE and SHAPE, from LMA (Laban Movement Analisys). Choreographic Game is a project that prioritizes a democratic experience of dance composition with the audience, accessible to all individuals and their own body histories. It is a structure of investigative exploration connected to an individual approach artist, post-dramatic and independent, Reigenwerk, as already announced Laban in the early nineteenth century.




VAZ, Ana C. Uma reflexão sobre a fisicalidade como provocador do riso no espetáculo solo: Hipotenusa. Brasília: Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Arte - IDA; aluna regular do Mestrado; orientadora: Soraia Maria Silva. Ana Vaz é integrante dos grupos Teatro do Sim e Doutoras, Música e Riso, exercendo as funções de atriz e palhaça.

Palavras-chave: ação, movimento, gesto, fisicalidade, comédia física, clown, riso, Jacques Lecoq, Vladimir Propp, Rudolf Laban.

Esta pesquisa tem como objeto uma reflexão acerca da ação, do movimento e do gesto na comédia física como provocadores do riso. Como fonte de inspiração este artigo conta com um estudo do espetáculo solo Hipotenusa apresentado na Circa Brasilina, em Brasília, interpretado por Ana Vaz e dirigido por Carlos Fernirahk. Propõe-se um olhar sobre essa performance de clown que valoriza a expressão por meio da fisicalidade sem a utilização de texto verbal como foco. Para tanto este artigo se referencia por algumas reflexões de Vladimir Propp acerca da comicidade e do riso, à pesquisa de movimento encontrada em teorias de Rudolf Laban, bem como à técnica de clown proposta por Jacques Lecoq em sua metodologia para formação de atores e performers. Busca-se compreender como a fisicalidade e a comicidade dialogam e se manifestam através da palhaça, e da possível relação de interação entre performer e espectador observado no espetáculo proposto.

Keywords: action, movement, gesture, physicality, physical comedy, clown, laughter, Jacques Lecoq, Vladimir Propp, Rudolf Laban.

This research has as its object a reflection on action, movement and gesture in physical comedy as provocative of laughter. As a source of inspiration this article suggests the study of the solo show Hypotenuse that was presented at Circa Brasilina in Brasilia, played by Ana Vaz and directed by Carlos Fernirahk. We propose a look at this clown performance that enhances the expression through physicality without the use of verbal text as the focus. For this purpose, the article exposes and some thoughts of Vladimir Propp about comedy and laughter, the movement theories from Rudolf Laban, and the technique proposed by Jacques Lecoq on the clown technique in his approach to training actors and performers. We seek to understand how the physicality and comicity dialogue and manifest themselves through the clown, and the possible relationship of interaction between performer and spectator observed through the spectacle in study.




VICENCIO, P. Sanântana. Lembranças da China milenar: a aplicação do kung fu na preparação dos atores contemporâneos. Brasília: Universidade de Brasília. CAPES, professora orientador. Atriz e professora.

kung fu: treinamento de atores: criação de cenas

Este trabalho se propõe a dialogar com a arte marcial chinesa kung fu visando o desenvolvimento de um treinamento de atores para a cena que desenvolve a consciência corporal, força, concentração, equilíbrio e precisão; mas que também atua sobre a expansão do vocabulário de movimentos dos artistas acolhendo e estimulando sua criatividade por meio da aprendizagem e recriação dos movimentos marciais. Fará uma introdução ao conceito de kung fu e ao contexto em que ele se desenvolveu, em seguida cita os diferente estilos de kung fu existentes, se debruçando sobre o estilo louva-a-deus-do-norte. Busca enfocar esta arte marcial em toda sua complexidade traçando um paralelo entre os princípios técnicos e filosóficos do kung fu, observando como esta abordagem holística se reflete em uma proposta de treinamento que pode contemplar diferentes linguagens cênicas. Por último realiza uma breve análise do resultado de um laboratório prático desenvolvido em 2011, do qual participaram artistas de diferentes linguagens (teatro, dança e clown), onde mostra as possibilidades concretas de utilização dessa arte marcial por parte dos artistas cênicos.

kung fu: actor training: creating scenes

This article proposes to dialogue with the chinese martial art kung fu aiming the development of an actor training program that increase the body awareness, strength, concentration, balance and accuracy; also acting in the expansion of the artist’s movement vocabulary, accepting and stimulating their creativity through the learning and recreation of martial arts movements. It will introduce the concept and the context of development of kung fu; list the different schools of kung fu, focusing on northern praying mantis style. Seeking to embrace this martial art in its hole complexity, the present work will draw a parallel between the technical and philosophical principles of kung fu, pointing how this holistic approach reflects on a proposition of training that embraces different drama languages. Finally it will make a brief result analyses of a laboratory conducted in 2011 with artists from different languages (theatre, dance and clown), with the purpose to show the actual possibilities of using this martial art by the scenic artists.




VIEIRA, Sulian. O Naufrágio: Memória e Multiplicidade em Cena. Brasília: Universidade de Brasília. Universidade de Brasília; Professora Assistente 3. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB; Orientadora Roberta Matsumoto. Atriz.

PALAVRAS-CHAVE: memória: tecnologias: multiplicidade: teatro contemporâneo.

"RESUMO
O Naufrágio, performance teatral que apresenta a versão integral do texto teatral O Marinheiro de Fernando Pessoa comentada a partir de trechos de A Tempestade de William Shakespeare, produz um terceiro discurso estético que enfatiza o potencial criativo da condição humana em contraponto ao seu caráter finito. As opções de encenação de O Naufrágio, produzida no contexto do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena em 2006 e 2010, ressoam com o jogo especular entre memória, realidade, ficção e imaginação latente ou manifesto em ambos os textos teatrais. Este artigo propõe comentar tais opções que colocam em agenciamento diversos tipos de memória: a memória como reminiscência, como imaginação ou como criação, que forjam relações inusitadas entre ação, espaço e tempo. Simultaneamente, a constância de diversas tecnologias de produção e reprodução audiovisual em O Naufrágio, além de possibilitar a multiplicação da presença da única atriz em cena, explicita a potência da interface memória humana/ memória não humana para a arte e para a subjetividade contemporânea."

KEYWORDS: memory: technologies: multiplicity: contemporary theater.

"ABSTRACT
The Shipwreck, theatrical performance that presents a full version of The Sailor, theatrical text by Fernando Pessoa, commented by parts of The Tempest by William Shakespeare, produces a third aesthetic discourse that emphasizes the creative potential of the human condition in counterpoint to its finiteness. The staging options for The Shipwreck, produced in the context of the Research Group Vocality and Scene in 2006 and 2010, resonate with the mirror game between memory, reality, fiction and imagination latent or manifest in both theatrical texts. This article proposes to review such options that put in assemblage several kinds of memory: memory as reminiscence, imagination and creation, which forge unexpected relationships between action, space and time. Simultaneously, the constancy of various audiovisual production and reproduction technology in The Shipwreck, besides allowing the multiplication of the presence of an only actress on the scene, explicit the interface potency of human / non human memory for Art and contemporary subjectivity."





WERLANG, Cristiane. A AÇÃO FÍSICA: primeiros contatos. Porto Alegre: Instituto de Artes - Departamento de Arte Dramática/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora Assistente.

Palavras-chave: Ação física: Improvisação: Montagem.

A investigação surge a partir da necessidade de oferecer um trabalho processual sobre as ações físicas aos alunos de atuação do primeiro ano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da UFRGS. Propõe-se a criação de uma cena de no máximo dois minutos onde ‘objetivo’ e ‘obstáculo’ estejam presentes dialogando com uma música, ambas escolhidas pelos atores. A partir daí inicia-se o processo de construção da estrutura, passo a passo, são escolhidas as ações físicas que comunicam a cena, dando início à partitura. Após a construção da estrutura da partitura segue-se a desconstrução, pela improvisação, da ‘forma’, ‘velocidade’ e ‘pausas’ da mesma, seguindo uma perspectiva de montagem e desmontagem, amparando a construção de um sentido e estilos próprios. As pausas, ralentos e acelerações são imbricadas à música, bem como a vocalização. A pesquisa continua em processo, mas conclui-se preliminarmente, que a música escolhida dialoga melhor com a cena quando não a ilustra; e o processo de improvisação a partir dos elementos, ‘forma’ e ‘velocidade’, dão ao ator maior autonomia na construção das ações físicas.

Keywords: physical actions, improvisation, assembly

The research comes out from the need to provide a process work about physical actions to the first year students of Acting in the Graduation and Bachelors Degree in Theatre from UFRGS. It is proposed to create a two minutes maximum scene, where ‘objective’ and ‘obstacle’ are present in dialogue with a song, being both chosen by the players. From there, begins the process of building the structure, step by step, the physical actions are chosen to communicate the scene, ushering in the score. After building the structure of the score follows the deconstruction of ‘form’, ‘speed’ and ‘pauses’, by improvisation, following a perspective assembly and disassembly, supporting the construction of meaning and their own style. The breaks, ralentos and accelerations are intertwined with music, as well as vocalization. Research continues in the process, but it is concluded preliminarily that the chosen song dialogues with the scene when doesn’t illustrate it; and the process of improvisation from the elements, ‘shape’ and ‘speed’, gives the actor greater autonomy in the construction of physical actions.





ZAMARIOLI, Débora. Espaços do Corpo: possibilidades de diálogo entre a anatomia experimental e o conceito de energia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC. Professora assistente DE; Grupo de Pesquisa em Performance, Artes Cênicas e Tecnologia – PACT.

BMC: espaços do corpo: energia ky

O artigo propõe a reflexão sobre as possibilidades de composição espacial através do pensamento prático do método de educação do movimento Body Mind Centering (COHEN, 1998), articulados aos conceitos de ki-energy (YUASA: 1993) e espaço do corpo (GIL:2004). Trata-se de uma primeira abordagem teórica para a futura aplicação prática na preparação do ator/performer em desenvolvimento no grupo de pesquisa PACT-UFSC em colaboração com o Teatro de Senhoritas - SP.

BMC: body space: ky energy

The article proposes a reflection on the possibilities of spatial composition through thought practical method of movement education Body Mind Centering (Cohen, 1998), articulated the concepts of ki-energy (YUASA: 1993) and body space (GIL: 2004 .) This is a first theoretical approach for future practical application in the preparation of the actor / performer in developing the research groupPACT-UFSC in collaboration with the Teatro de Senhoritas - SP.
------------------------------------------