VII Congresso da ABRACE

 

Teatro Brasileiro

 

ANDRADE, Clara de. O desaparecimento da memória da ditadura nos palcos brasileiros. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutoranda em Artes Cênicas. Atriz, cantora e produtora.

teatro político: teatro pós-ditadura militar: teatro latino-americano, memória política: esquecimento.

Diversos países da América Latina que também trazem em seu passado a marca dos anos de ditadura - como Argentina, Uruguai e Chile - elaboraram socialmente a questão da memória deste período e hoje, para eles, o teatro é um reconhecido espaço de discussão sobre a experiência do autoritarismo. No Brasil, o processo não costuma se dar dessa forma. No final da década de 70, tivemos ainda textos do chamado “teatro de resistência” que exerceram um importante papel de denúncia das atrocidades cometidas pelo regime militar. Porém, a partir dos anos 80, esta temática vai se tornando cada vez mais ausente dos palcos brasileiros. Mesmo o atual debate sobre o assunto, ressurgido através de novas políticas de recuperação de nossa memória, tem ainda poucos reflexos em nossa cena. Por que o teatro brasileiro, em comparação aos nossos irmãos latino-americanos, se isentou de elaborar a memória da ditadura militar? Como o teatro pode atuar na reorganização da memória de processos históricos marcados pelo trauma e pelo silêncio?

political theater: theater post-military dictatorship: Latin American theater, political memory: oblivion.

Several Latin American countries that also carry in their past the mark of the years of dictatorship - for example, Argentina, Uruguay and Chile - have worked out the issue of social memory of this period. Today, for them, the theater is a recognized forum for discussion about the experience of authoritarianism. In Brazil, the process does not usually happen that way. In the late 70s, we still saw texts called the "theater of resistance" that played an important role to denounce the atrocities committed by the military regime. However, from the 80s on, this issue is becoming increasingly absent from the Brazilian stage. Even the current debate on the subject, risen through new memory recovering policies, has still few reflections on our scene. Why do Brazilian theater, compared to our Latin American brothers, avoid the memory of the military dictatorship? How theater can act in the reorganization of the memory of historical processes marked by trauma and silence?




ARAÚJO, Gessé Almeida. Censura Vs. insubmissão: Plínio Marcos, o homem revoltado. Salvador-BA: Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia; Mestrado em Artes Cênicas; Orientadora: Angela de Castro Reis. Arte/educador e ator.

Censura teatral; Dramaturgia; Insubmissão; Plínio Marcos; Revolta.

A proposta de comunicação pretende investigar a relação do dramaturgo santista Plínio Marcos (1935–1999) e a censura teatral entre os anos de 1959-1969. A hipótese central denfendida se baseia na ideia de que o referido autor representou para o teatro paulistano dos anos de 1960/70 uma personalidade artística de “homem revoltado”. Intenta-se aproximar a natureza insubmissa do dramaturgo ao poder transcendente da revolta postulado por Albert Camus em obra homônima, L’homme révolté. A obsessão pelos humilhados fez de Plínio Marcos um dos dramaturgos mais perseguidos durante a ditadura militar brasileira (1964–1985), tendo pelo menos 18 de suas peças censuradas, além de ter sido proibido de exercer atividade jornalística. A partir de um estudo de caso propõe-se analisar o período histórico em que o dramaturgo atuou na cena teatral, evidenciando sua ação rebelde diante dos órgãos de censura. Cruzando essas informações pretende-se, ainda, analisar as principais contribuições deste autor para o teatro, sobretudo nos temas relacionados à realidade brasileira investigados por seus textos, que fazem de sua obra dramatúrgica uma das mais combativas e atuais produzidas até hoje.

Censure théâtral; Dramaturgie; Insubordination; Plínio Marcos; Révolte.

La proposition annonce sa intention d'enquêter la relation entre le dramaturge santista Plínio Marcos (1935-1999) et la censure théâtral dans les ans 1959-1969. L'hypothèse centrale est basée sur l'idée que l'auteur mentionné représente pour le théâtre paulistano des années 1960/70 une personnalité artistique “d’homme révolté”. L'intention est faire l’aproachd entre la nature désobéissants du dramaturge et la puissance transcendante de la révolte postulée par Albert Camus dans l'œuvre homonyme, L’homme révolté. L'obsession de Plínio Marcos par les humiliés fait-il l'un des dramaturges les plus persécutés pendant la dictature militaire au Brésil (1964-1985), ayant au moins 18 de ses pièces censurées, et aussi a été interdits de pratiquer le journalisme. De l'étude de cas se propose analyser la période historique dans laquelle le dramaturge a agi en scène théâtrale, montrant son action rebelle sur la censure. En combinant cettes informations, on propose à analyser les principales contributions de cet auteur pour le théâtre, en particulier les questions liées à la réalité brésilienne enquêté par ses écrits, ce qui rend sa dramaturgie la plus combative et courant produit à aujourd'hui.




AZEVEDO, Elizabeth R. Um lugar para a memória: grupos de teatro em São Paulo. São Paulo: USP, prof.ª dr.ª ECA.

memória, grupos de teatro, São Paulo, arquivo.

"O artigo apresenta o resultado de pesquisa junto a grupos de teatro atuantes na cidade de São Paulo que investiga a relação desses conjuntos com os documentos, figurinos e demais elementos componentes das apresentações teatrais no que se refere à sua preservação enquanto vestígios de sua atuação, seja como memória, seja como elementos detonadores de novas experiências cênicas. Busca registrar e analisar como tais grupos conservam sua documentação e que importância dão a tal atividade.
Diante da enorme quantidade de grupos existentes na cidade, para a realização da pesquisa, foi feita uma seleção entre eles a partir de critérios de antiguidade, relevância, constância e centralidade. A metodologia empregada tendo sido o de recolhimento de depoimentos e preenchimento de formulário padronizado.l"

mémoire, groupes de théâtre, São Paulo, archive.

"L'article présente le résultat de recherche auprès des groupes de théâtre opérants dans la ville de São Paulo qui enquête la relation de ces ensembles avec les documents, modèles et autres éléments composante des présentations théatrales en ce qui concerne sa conservation comme vestiges de sa performance, soit comme mémoire, soit comme éléments détonateurs de nouvelles expériences scéniques. Il enregistre et analyse comment tels groupes conservent leur documentation et qu'importance ils donnent à telle activité.
Devant l'énorme quantité de groupes existants dans la ville, il a été fait une élection entre eux à partir de critères d'ancienneté, importance, constance et centralité. La méthodologie employée a été celle du de recueillement de dépôts et remplissage de formulaire standardisé."
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BRANDÃO, Tania (Tania Brandão da Silva). Memória e imagem: tramas de sedução e jogos de poder na construção da história do teatro brasileiro – o caso Eva Todor. Rio de Janeiro: UNIRIO. PPGAC/UNIRIO; professora aposentada colaboradora. Crítica de teatro, pesquisadora, professor e dramaturga.

memória, imagem, história do teatro brasileiro, Eva Todor

Nenhuma história é isenta, toda história é escrita como edificação de um poder, mas os historiadores do teatro no Brasil ainda não formulam claramente o sentido das histórias que escrevem. Uma primeira reflexão pode ser útil para que se avance nesta trajetória: ela impõe a análise de noções e conceitos decisivos para a pesquisa do passado do palco. Dois termos têm projeção absoluta – memória e imagem. Eles podem ser abordados a partir de um estudo de caso muito singular, a obra da atriz Eva Todor e as formas tradicionais de pensamento a respeito de sua carreira. Vale, assim, definir o que é a memória na pesquisa de história do teatro e a sua relação com o conceito de imagem, essencial para os estudos da arte do ator. A imagem pública do artista – aquilo que julgamos perceber a respeito de um artista e a forma social de circulação do artista a partir de sua obra – deve ser dimensionada enquanto artefato/produção. É preciso verificar se ela é espontânea, consentida, construída ou aleatória e se existe uma imagem proposta pelo artista em acordo com a que ficou gravada no jogo social. Em cena, sedução e submissão falam por seu tempo e lugar.

memory, image, history of Brazilian theater, Eva Todor

History is not free, all history is written as a building of power, but historians of the theatre in Brazil had not formulated clearly the meaning of the histories they write. A first reflection can be useful to make progress in this pathway: it requires the analysis of notions and concepts critical to the research of the past stage. Two terms have absolute projection - memory and image. They can be approached from a very unique case study, the work of actress Eva Todor and traditional ways of thinking about her career. It thus defines what is the memory in the research of theatre history and its relationship with the concept of image, essential for studies of the actor's art. The public image of the artist - what people think about an artist and social form of movement of the artist from his work - must be designed as an artefact / production. It is necessary to check if it is voluntary, consensual, and built, or if there is a random image in the artist according to which was recorded in the social game. On stage, seduction and submission reveal the time and place they belong.
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BRITO Deise Santos de. Casamento de Preto: Grande Otelo e Josephine Baker. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Faculdade Paulista de Artes; Docente. Faculdade Zumbi dos Palmares; Docente. Atriz, Dançarina e Educadora.

samba: síncopa: cômico

"RESUMO
A proposta é apresentar o destaque do ator Grande Otelo no teatro de revista nas décadas de 30 e 40 do século XX, abordando especificamente a sua parceria com a artista norte americana Josephine Baker, em 1939, no famoso Cassino da Urca. A comunicação visa expor fragmentos (depoimentos, notas, artigos) do processo constitutivo da cena Casamento de Preto realizado por Otelo, Baker e outros artistas enfatizando a relação cênica construída entre os dois. Agregando vivências rítmicas e corporais distintas, porém conectadas pela sincopa (elemento presente em ritmos como o samba e o jazz"

samba: síncopa:comic

The proposal is to present the highlight of the actor Grande Otelo in the theater of revue in the decades 30 and 40 of the XX century, approaching specifically its partnership with the artist north american Josephine Baker, in 1939, in the famous Cassino da Urca. The communication aims to expose fragments (reports, notes, articles) of the constitutive process of scene Marriage of Black performed by Otelo, Baker and other artists emphasizing the relationship scenic constructed between the two.Aggregating distinct rhythmic experiences and distinct bodily experiences, but connected by sincopa (element present in rhythms such as samba and jazz).

 



CALLAS, Marcello Girotti. A presença do espaço teatral paulistano no arquivo municipal. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP). Departamento de Artes Cênicas. FAPESP; Treinamento Técnico III (TT-3).

Teatro Paulistano: Edificações: Espaço Teatral: São Paulo: História do Teatro.

O presente trabalho pretende apresentar um levantamento dos registros documentais de edifícios teatrais paulistanos presentes no Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, com foco principal no fundo arquivístico de obras públicas e particulares. O referido levantamento é um dos procedimentos metodológicos aplicado durante o projeto “Inventário da Cena Paulistana: Antigos edifícios teatrais (de meados do séc. XVIII ao fim da primeira república)”. Serão apresentados os documentos gráficos (desenhos, plantas, fachadas, cortes...) dos edifícios teatrais do recorte temporal - 1860-1930 - selecionado pela pesquisa que é vinculada ao Laboratório de Imagem e Memória do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (LIM-CAC/USP), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O objeto deste trabalho é tratar o espaço cênico a partir da materialização do edifício teatral e de seu papel na construção da metrópole paulistana. Tendo em vista a existência escassa de centros de referências, apresenta-se um possível ponto de apoio para a reconstituição da memória do espaço cênico e dos edifícios teatrais paulistanos até o início do século XX.

São Paulo theater: theatrical space: São Paulo:History of Theater.

The present work aims at surveying registered documents of São Paulo theater buildings filed at the Municipal Historical Archive Washington Luís, mainly focusing on the archivist records of public and private works. This is a survey of the methodological procedures applied during the "Inventory of Paulistana Scene: Former theater buildings (mid-century. XVIII at the end of the first republic)" project. Graphical documents (drawings, plans, façades, cuts...) of theater buildings within the 1860-1930 time frame selected for the research project,will be presented. The project is linked to the Laboratory of Image and Memory, Department of Performing Arts of University of Sao Paulo (LIM-CAC/USP) and is funded by the São Paulo State Foundation for Research Support (FAPESP). The object of this work is to treat the scenic space starting from the materialization of the theater building and of its role on the building of the metropolis. Given the scarce existence of reference centers, a potential anchor is presented for the reconstitution of the scenic space memory and that of the São Paulo theater buildings until the beginning of the 20th century.




"CARBONE, Roberta. O trabalho teatral de João das Neves: da crítica militante à formação do Grupo Opinião. São Paulo: Universidade de São Paulo. 
Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes/Departamento de Artes Cênicas; Mestrado; Maria Silvia Betti. 

Atriz, pesquisadora e professora de teatro."

História do teatro: crítica: dramaturgia.

Essa comunicação tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre o trabalho teatral de João das Neves nas décadas de 1960 e 1970. Dividida em três partes, que correspondem a fases diferentes de sua atuação artística, a primeira aborda a crítica militante e tem como material de referência as publicações no jornal Novos Rumos nos anos 1960. A segunda parte trata da experiência de Neves no Centro Popular de Cultura da UNE, a partir de 1963, e tem como ponto de partida a posição diversa ao Anteprojeto do manifesto do CPC, elaborado por Carlos Estevam Martins, segundo uma reflexão que leve em conta a relação entre a elaboração do pensamento teórico e a prática efetiva do CPC. A terceira e última parte refere-se à formação e ao trabalho do Grupo Opinião, que teve Neves como um dos idealizadores dessa tentativa de manutenção do debate do pré-64, já num contexto político diferente do que deu origem às duas primeiras partes da pesquisa. Assim, as três partes dessa comunicação pretendem apresentar os trabalhos do artista numa análise que possibilite entender historicamente o processo cultural do país, a partir do apontamento da relevância de João das Neves no cenário teatral brasileiro.

History of theater: critiques: dramaturgy.

This communication aims to present a research on the theatrical work of João das Neves in the 1960s and 1970s. Divided into three parts, which correspond to different stages of his artistic work, the first one addresses the militant critique and has as reference material the publications in the Novos Rumos journal in the 1960s. The second part is about the experience of Neves in the Centro Popular de Cultura da UNE (Popular Center for Culture of the National Students Alliance), CPC, since 1963, and has as starting point his different position to the preliminary draft of CPC´s manifesto, written by Carlos Estevam Martins, following a reflection that takes into account the link between the development of theoretical thinking and the effective practice of CPC. The third and last part refers to the formation and work of the Grupo Opinião, which had Neves as one of the creators, in this attempt to maintain the pre-64 debates, in a different political context from the one that gave rise to the first two parts of the present research. The three parts intend to present the work of the artist in an analysis that allows the historical understanding of the country’s cultural process.




COSTA, Clarice da Silva. Relações entre a Renovação Teatral e o Teleteatro. Brasília: Universidade de Brasília; Professora Adjunta 1.

Palavras-Chaves: Teatro Brasileiro: Teleteatro: História do Teatro.

"RESUMO
O presente trabalho é parte da pesquisa desenvolvida durante o doutoramento. O objeto desta pesquisa foi o teleteatro, e a premissa para o seu desenvolvimento foi de que a sua constituição resultou de elementos advindos do teatro e da televisão. Neste estudo, foram observados dois períodos: meados do século XIX e meados do século XX. No primeiro, a França foi o paradigma do nosso teatro realista e, no segundo, a televisão resultante dos avanços tecnológicos da Inglaterra e dos Estados Unidos. A apreciação analítica, de duas épocas distantes, foi importante para que se comprovasse a premissa aventada de que elementos formativos do teatro nacional permaneceram agregados a fazeres teatrais, convergindo, com adaptações e adequações, no teleteatro. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as permanências, as discrepâncias e as convergências do pensamento e do fazer teatral no teleteatro."

Keywords: Brazilian theater; Tele-theater: History of Theater.

"ABSTRACT
This work is part of the research conducted during our doctorate studies. Its object is tele-theater, and the premise for its development is that the constitution of tele-theater is a result of elements originated in theater and television. In this study two historical periods were observed: the mid 19th century and the mid 20th century. In the first, France was the paradigm of our realistic theater; in the second, television resulting from technological progress in England and the USA. The analytical appreciation of two distant periods of time was important to prove the estimated premise that formative elements of national theater remained aggregated to performing arts, converging, with adaptations, into tele-theater. Thus, the objective of this research is to identify and analyze the permanence, the discrepancies and the convergences of thought and realization in performing arts."




FARIA, Karina A. S. Pequeninos recortes, caminhos abertos para um retrato do mambembe brasileiro no século XX: potencialidades de um acervo familiar fragmentado. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro; doutorado; Ângela Reis. FAPESB; doutorado. Atriz.

Palavras-chave: Teatro brasileiro: Teatro nordestino: Teatro de revista

"RESUMO
Este artigo descreve os desafios encontrados em pesquisa de doutorado sobre a carreira da atriz Celina Ferreira (localizada entre as décadas de 20 e 60 do século XX), cuja fonte principal de dados é um acervo familiar fragmentado, guardado e organizado de modo caseiro. Os documentos, que incluíam notas de jornal, fotos, roteiros de programas de rádio, certificados de prêmios e anotações, foi sistematizado, digitalizado e/ou copiado. Neste trabalho, será descrito o tratamento e análise dirigidos a 175 recortes de jornal referentes às carreiras de Celina Ferreira e Ferreira da Silva (seu marido). Os fragmentos encontrados nesses recortes que, em sua esmagadora maioria, não possuem referência à data ou ao nome do periódico, serviram como pistas que servem como ponto de partida para estudar as companhias itinerantes no Nordeste brasileiro, no início do século XX. Estas pistas, aliadas a outras fontes documentais e bibliográficas, formam um leque de possibilidades de interpretação sobre o universo destas companhias, permitindo a composição de um panorama aberto sobre ele."

Keywords: Brasilian theater; brazilian northeast theater; revue

"ABSTRACT
This article describes the challenges found on a doctorade research about the career of Celina Ferreira (actress who worked in the decades of the20s and 60s of XX century), which main source of information is a fragmented familiar patrimony. It was kept andorganized in a very informal way. The documents which took part newspapers articles, photos, radio program´s scripts, award´s certificates and notes were well selected, digitized and copied. In this work, it will be described the way and analyses given by 175 newspapers´ clippings refered to the career of Celina Ferreira and her husband Ferreira da Silva. The most of information found on these clippings don´t have any reference to dates and newspapers´ names. They are used as a beginning to think about the itinerant theater companies that worked around all brazilian northeast in the beginning of the twentieth century. These pieces of information added to other sources of documents and bibliographies form a big amount of possibilities of interpretation about the universe of these companies. It permits a composition of an open description of this subject."




FERNANDES, Sílvia. Teatros do real: as experiências do Teatro da Vertigem na cena brasileira contemporânea. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Professor titular. Comunicação.

teatros do real, Teatro da Vertigem, BR3, Bom Retiro 958 metros.

"A comunicação intitula-se Teatros do real: as experiências do Teatro da Vertigem na cena brasileira contemporânea. Nela se investiga a noção de “teatros do real”, uma das respostas conceptuais à dissolução de limites entre real e ficcional, obra e processo, espaço cênico e espaço público, ator e performer que acontece nas experiências teatrais contemporâneas. O termo foi proposto por Maryvonne Saison em livro homônimo, em que comenta a recorrência desse tipo de manifestação teatral na atualidade. A noção também foi explorada por Josette Féral em comentário sobre manifestações cênicas que resultam da contaminação radical entre procedimentos da teatralidade e da performance, e por Erika Fischer-Lichte, que associa as experiências do real no teatro ao conceito de performatividade. 
O mapeamento teórico do conceito serve de subsídio à análise de manifestações específicas do grupo teatral brasileiro Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo. No impulso de captura do real, os criadores desse coletivo levam o espectador a confrontar-se com a realidade em estado bruto, seja por se apresentarem em espaços públicos (uma igreja em Paraíso Perdido, um hospital em O livro de Jó, um presídio em Apocalipse 1,11, o rio Tietê, em São Paulo, em BR3, um trecho de um bairro paulistano em Bom Retiro 958 metros), seja por se envolverem em longos processos de pesquisa que se distendem na produção de uma série de eventos pontuais. No texto, procura-se caracterizar as criações do grupo, apresentadas em ensaios públicos ou produzidas em workshops internos, como teatralidades contaminadas de performatividade, cujo caráter instável explicita a recusa à formalização em um objeto/teatro, processando-se numa relação corpo a corpo com o real, entendido aqui como a investigação das realidades sociais do outro e a interrogação dos muitos territórios da alteridade e da exclusão social no Brasil."

théâtres du réel, Théâtre Vertigem, BR3, BOM Retiro 958 m`.

"A comunicação intitula-se Teatros do real: as experiências do Teatro da Vertigem na cena brasileira contemporânea. Nela se investiga a noção de “teatros do real”, uma das respostas conceptuais à dissolução de limites entre real e ficcional, obra e processo, espaço cênico e espaço público, ator e performer que acontece nas experiências teatrais contemporâneas. O termo foi proposto por Maryvonne Saison em livro homônimo, em que comenta a recorrência desse tipo de manifestação teatral na atualidade. A noção também foi explorada por Josette Féral em comentário sobre manifestações cênicas que resultam da contaminação radical entre procedimentos da teatralidade e da performance, e por Erika Fischer-Lichte, que associa as experiências do real no teatro ao conceito de performatividade. 
O mapeamento teórico do conceito serve de subsídio à análise de manifestações específicas do grupo teatral brasileiro Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo. No impulso de captura do real, os criadores desse coletivo levam o espectador a confrontar-se com a realidade em estado bruto, seja por se apresentarem em espaços públicos (uma igreja em Paraíso Perdido, um hospital em O livro de Jó, um presídio em Apocalipse 1,11, o rio Tietê, em São Paulo, em BR3, um trecho de um bairro paulistano em Bom Retiro 958 metros), seja por se envolverem em longos processos de pesquisa que se distendem na produção de uma série de eventos pontuais. No texto, procura-se caracterizar as criações do grupo, apresentadas em ensaios públicos ou produzidas em workshops internos, como teatralidades contaminadas de performatividade, cujo caráter instável explicita a recusa à formalização em um objeto/teatro, processando-se numa relação corpo a corpo com o real, entendido aqui como a investigação das realidades sociais do outro e a interrogação dos muitos territórios da alteridade e da exclusão social no Brasil.
."
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"FONTANA, Fabiana Siqueira.
A questão da tipologia documental na contrução de fontes para a história do teatro. 
Rio de Janeiro: Unirio.PPGAC, Doutorado, Tania Brandão
Faperj, Doutorado.
Documentalista."

memória do teatro, tipologia documental, fontes históricas

Este artigo tem por objetivo tratar de alguns aspectos relativos à memória do teatro, no que concerne a tipologia dos documentos e a construção de fontes históricas.

mémoire du théâtre, typologie documentaire, sources historiques

Cet article a pour objectif traiter quelques aspects relatifs à mémoire du théâtre, en ce qui concerne la typologie des documents et la construction des sources historiques.




FRANÇA DE VILHENA, Deolinda Catarina. A Formação e a capacitação dos profissionais na área da cultura. Salvador (Ba): Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto. Produtora teatral e jornalista.

formação, capacitação, políticas públicas

Os anos 80 marcam a transição política do Brasil e com ela a criação do Ministério da Cultura marco do processo de institucionalização pública da cultura, logo pode-se dizer que a formação e a capacitação na área surgem como resposta a redemocratização e as recém-criadas instâncias de cultura. Os setores público/privado e o Terceiro Setor tornam-se responsáveis por ações, criação de instituições e organizações que necessitam cada vez mais de recursos humanos cuja importância ainda não é plenamente reconhecida, por conta dos inúmeros problemas decorrentes do fato de que os recursos humanos neles envolvidos carecem de formação específica. Essa formação surge por meio de encontros profissionais, seguidos por cursos livres, nos anos 90 surgem as habilitações em Produção cultural e só muito recentemente falou-se na implantação dos Mestrado Profissionais. Ora, a posição assumida pela cultura como fator essencial no desenvolvimento inclusivo na sociedade brasileira nos obriga a buscar a profissionalização e a universidade, lugar onde se pensa o fazer cultural, não pode se furtar a ocupar um papel central na sedimentação desse elo da cadeia de profissionalização e capacitação em cultura.

formation, qualification, politiques publiques

Les années 80 ont marqué une transition politique au Brésil et avec elle la création du ministère de la Culture début du processus d'institutionnalisation de la culture. Nous pouvons dire que la formation et la qualification dans le domaine de la culture viennent en réponse à la démocratisation. Les secteurs public/privé et le troisième secteur devienent responsables pour la création d'institutions et d'organisations qui ont besoin davantage de ressources humaines dont l'importance n'est pas encore pleinement reconnue, en raison des nombreux problèmes découlant du fait que ces ressources humaines ont un manque de formation spécifique. Cette formation vient à travers des rencontres professionnelles, suivis par des cours libres, dans les années 90 s'installent les formations universitaires en Production culturelle et maintenant il est question de la mise en place d'un Master Professionnel. La position prise par la culture comme un facteur clé dans le développement inclusif dans la société brésilienne nous oblige à rechercher la professionnalisation et l'université ne peut pas se refuser à occuper un rôle central dans cette affaire.
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"FREITAS, Nanci de. Roteiros da cena contemporânea carioca.
Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Instituto de Artes da UERJ; Professor Adjunto IV.
Coordenadora de extensão do Instituto de Artes da UERJ; coordenadora do projeto, Mirateatro! Espaço de estudos e criação cênica, na UERJ. Diretora teatral."

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro; cena carioca contemporânea; artes visuais; roteiros cênicos; mediações artísticas.

A comunicação apresenta a pesquisa relacionada ao estudo da cena carioca contemporânea, a partir da primeira década do século XXI (o trabalho de coletivos, encenadores, dramaturgos e artistas cênicos diversos), montando um roteiro das principais tendências e criações que se desenvolvem numa aproximação do teatro com outros meios artísticos, em especial, com as artes visuais. A partir de um conjunto de experiências e obras selecionadas para análise crítica, busca-se uma percepção do pensamento estético que permeia as escolhas artísticas e sua mediação com novas tecnologias, tendo em vista o modo como estas perpassam e afetam os principais elementos constitutivos da linguagem teatral. A noção de roteiro é utilizada também para estudar as formas de composição, tanto da “escrita dramatúrgica” quanto da “escrita cênica”, que se estruturam no processo de criação dos atores e criadores diversos. O roteiro cênico configura um conjunto de elementos, textos e imagens que materializam uma construção artística e as tensões estabelecidas em suas diversas formas de figuração e de significação.

Keywords: Brazilian Theater; contemporary carioca scene; visual arts; scenic routes; artistic mediations.

The communication presents research related to the study of contemporary carioca scene from the first decade of this century (the work of collectives, directors, playwrights, and many scenic artists), building a roadmap of the creations that develop the theater with other artistic media, in particular, the visual arts. From a set of experiences and works selected for review, seeks to become a perception of aesthetic thought that permeates the artistic choices and their mediation with new technologies, and how they affect the main building blocks of language theater. The notion of script is also used to study the forms of composition, both the "writing drama" as the " writing scenic," which are structured in the process of creation by actors and creators. The script sets a number of scenic elements, text and images that embody an artistic construction and tensions established in its various forms and figurative mean




GUENZBURGER, Gustavo. O teatro e a estética do fomento. Rio de Janeiro: UERJ. Doutorando em Literatura Comparada, com orientação de Victor Hugo Adler Pereira. Bolsista Capes. Ator, cantor, produtor e diretor.

Fomento: recepção teatral: paradigmas de legitimação: modernidade: modernismo

O TBC inaugurou uma era que tentou enxergar o teatro tanto como questionamento para aperfeiçoar o homem quanto como bem de consumo para o público burguês. A partir dos anos 80, com a universalização da indústria cultural e a lenta e definitiva entrada em cena das políticas públicas para o setor, este amálgama de projetos modernista e moderno para o teatro começa a se desfazer. A cena com pretensões culturais formativas/civilizatórias ganha novas maneiras de sustento e de produção, e começa assim a se destacar das outras formas teatrais que mantém o vínculo direto com a bilheteria. É preciso mapear estas novas realidades. Como a pesquisa teatral poderá dar conta hoje do papel da bilheteria, da televisão e do fomento nas diversas cenas brasileiras? A lógica de mercantilização da arte não será mantida na substituição dos paradigmas de legitimação, com o Estado/mecenas e a mídia tomando o lugar antes ocupado pelo espectador pagante? É cabível retomarmos a divisão pré-TBC, entre o entretenimento profissional e o teatro “sério” amador onde artistas, embora hoje bem formados, precisam lançar mão de outras fontes de renda? E principalmente: quais as consequências estéticas destas mudanças?

Patronage: teatrical reception: paradigms of legitimation: modernism: modernity

TBC inaugurated an era that tried to see the theater as mankind questioning, as much as a good to bourgeois consume. From the 80's, with the universalization of the cultural industry and the slow but final entrance of public policies for the sector, this amalgam of modernist and modern designs for the theater begins to unravel. The scene with cultural formative - civilizational pretensions gains new ways of living and production, and thus begins to stand out from other forms of theater that keep the direct link to the ticket office. It’s necessary to map these new realities. How can theatrical research realize the role of the box office, the television and the patronage at the several scenes in Brazil? The logic of commodification of art would not be maintained in the replacement of the paradigms of legitimacy, with the State-sponsor and the media taking the place formerly occupied by the paying viewer? It is appropriate to resume pre-TBC division between the professional entertainment and the "serious" theater where amateur artists, although now well trained, need to resort to other sources of income? And most importantly: what are the aesthetic consequences of these changes?




MACIEL, Paulo M. C. Jorge Andrade, Nelson Rodrigues e o drama moderno. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisador colaborador; Projeto Mirateatro.

PALAVRAS-CHAVE: drama moderno, Nelson Rodrigues, Jorge Andrade

"RESUMO
A comunicação objetiva discutir as diferenças do drama moderno brasileiro em relação ao internacional a partir dos indícios colhidos na fortuna crítica de A moratória de Jorge Andrade e Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues, tendo como eixo da reflexão o deslocamento operado do seu centro de interesse do individuo para a família nas respectivas obras. Partindo da distinção entre peça moderna e drama moderno busca-se compreender os usos feitos pelos dois autores de procedimentos e recursos comuns ao gênero a fim de informar uma experiência particular que, em sua singularidade, questiona a universalidade reivindicada pelo cânone europeu e norte-americano."

KEYWORDS: modern drama, Nelson Rodrigues, Jorge Andrade

"ABSTRACT
The communication aims to discuss the differences of modern brazilian drama in relation to the international from the evidence collected in the critical fortune of A moratória by Jorge Andrade and Senhora dos afogados by Nelson Rodrigues, having an axis of reflection operated displacement of its center of interest individual to the family in their works. Starting from the distinction between modern drama and modern piece seeks to understand the uses made by the two authors of procedures and resources common to the genre in order to inform a particular experience that, in its singularity, questions the universality claimed by canon european and north american."
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MAGALHÃES, Yuri de Andrade. O Complexo de Electra em Nelson Rodrigues. Natal/RN: UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrando em Artes Cênicas, Orientador: Alex Beigui de Paiva Cavalcante. Bolsista, CAPES, Demanda Social.

Complexo: Electra: Nelson Rodrigues

O presente artigo tem por finalidade investigar, e discorrer, acerca da presença do “Complexo de Electra” em três peças teatrais do dramaturgo Nelson Rodrigues, a saber: Álbum de Família, Anjo Negro, e Senhora dos Afogados. O “Complexo de Electra” foi um termo forjado por um dos grandes expoentes da Psicanálise; Carl Jung. Para Jung, o Complexo de Electra viria a ser o correspondente feminino do “Complexo de Édipo” formulado por seu mestre Sigmund Freud. O “Complexo de Édipo” é explicado por Sigmund Freud como um desejo inconsciente que a criança do sexo masculino tem em relação à sua mãe, e em razão disso trava, também inconscientemente, uma disputa contra seu pai pela atenção da mãe, fazendo com que a criança do sexo masculino tenha uma rejeição inconsciente à figura paterna nos seus primeiros anos de vida. Já o “Complexo de Electra”, é explicado por Carl Jung, como uma predileção que a criança de sexo feminino tem pela figura paterna em detrimento da figura materna. Nas mencionadas obras de Nelson Rodrigues, em cada uma delas nos deparamos com um chefe de família como protagonista. Em cada uma dessas peças, esses patriarcas possuem, cada um deles, uma filha devota um amor exacerbado pela figura paterna, e uma grande rejeição pela figura materna, salientando que; em todas as três peças, os patriarcas cometeram atos bizarros no passado e, ainda assim, são veementemente defendidos por suas filhas que buscam tornar seus atos justificáveis."

Complex: Electra: Nelson Rodrigues

This article aims to investigate, and discuss, about the “Electra Complex” present in three Nelson Rodrigues plays, they are: Album de Familia, Anjo Negro, and Senhora dos Afogados. The “Electra Complex” was a term created by one of the greatest exponent of Psychoanalysis; Carl Jung. For Jung, the “Electra Complex” should work as a female version of the “Oedipus Complex” which was created by his master Sigmund Freud. The “Oedipus Complex” is explained by Sigmund Freud as unconscious desire felt by the male child for his mother and, because of it, the child tends to, unconsciously, play, against his father, the mother’s attention, and it naturally makes the male child feel some rejection about the father figure. Differently from the “Oedipus Complex”, the “Electra Complex” is explained by Jung as a female child’s preference for the father figure to the detriment of the mother. At the three mentioned works of Nelson Rodrigues, we can see, in each of them, one father as the protagonist. In each of these plays, theses fathers have one daughter completely devoted to them and completely averse to their mothers, defending their fathers even knowing that they have committed terrible acts at the past, trying to justify their father’s acts.




MARCOS, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. Teatro documentário: aspectos de composição de A Pandorga e a lei, peça de João das Neves. Curso de Mestrado em Artes. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Memória: dramaturgia: Teatro documentário: João das Neves

"TEATRO DOCUMENTÁRIO: ASPECTOS DE COMPOSIÇÃO DE A PANDORGA E A LEI, PEÇA DE JOÃO DAS NEVES
RESUMO
Nessa fala, apresentarei as condições de produção de uma das peças encomendadas ao diretor João das Neves: A Pandorga e a lei, texto escrito em 1984 que deveria ser encenada no Seminário Tortura Nunca Mais, na cidade do Rio de Janeiro, na ocasião da Campanha da Anistia. Desse movimento, além de apresentar as condições que levaram-no à escritura, farei uma análise do texto, procurando averiguar e cotejar as constantes de escritura encontradas em outros textos, como Mural Mulher ( 1978) e Tributo a Chico Mendes (1988). Com esse trajeto, objetivo não somente registrar a memória das produções teatrais que marcaram os anos de abertura política, mas também desenhar o perfil de produção desse diretor, cuja atuação com o teatro político vem desde sua passagem pelo CPC- Centro Popular de Cultura."

Memory: dramaturgy: documentary theater: João das Neves.

"DOCUMENTARY THEATER: COMPOSITION ASPECTS OF THE KITE AND THE LAW, JOÃO DAS NEVES PLAY
ABSTRACT
In this speech I will present the production conditions of one ordered play of the director João das Neves: the Kite and the law, text written in 1984 which should be performed at the Torture Never Again Seminar, in Rio de Janeiro, at the time of the Amnesty Campaign. This movement presents the conditions that led him to the deed and I will analyze the text, seeking to investigate and organize the scripture content found in other texts, such as Wall Woman (1978) and Tribute to Chico Mendes (1988). With this path, I aim to not only record the memory of theater productions that marked the political openness years, but also draw the production profile of this director, whose work with the political theater comes from its passage through the CPC-Center for Popular Culture."




MEDEIROS, Christine Junqueira Leite de. A presença do teatro português no Brasil. Rio de Janeiro: UNIRIO. Bolsista da FAPERJ, Pós-Doutorado. Jornalista.

PALAVRAS-CHAVE:Teatro português:Companhias de teatro portuguesas:Teatro brasileiro.

"RESUMO
As rotas transatlânticas, estabelecidas ao longo do século XIX, além de estimular o comércio marítimo entre Brasil e Portugal, proporcionam a vinda de companhias de teatro portuguesas. As turnês, organizadas por empresários, percorrem o extenso litoral do Brasil atendendo a demanda do mercado teatral das principais cidades portuárias, muitas contempladas pela edificação de grandes casas de espetáculos, em parte subsidiada pelos lucros decorrentes de ciclos econômicos regionais. Recentes estudos acadêmicos apontam para a existência de um vasto campo de investigação de caráter historiográfico no âmbito das relações entre o teatro português e o teatro brasileiro, fato que possibilita a ampliação dos conhecimentos sobre uma das principais matrizes do teatro no Brasil e suas relações empresariais e artístico-profissionais. A partir de um relato conciso de informações, esta comunicação aborda alguns estudos preliminares concebidos pela historiografia do teatro brasileiro acerca da presença do teatro português no Brasil."

KEYWORDS: Portuguese theatre:Portuguese theatre companies: Brazilian theatre.

"ABSTRACT
The transatlantic routes, established throughout the 19th century, besides stimulating the maritime trade between Brazil and Portugal, provides the arrival of Portuguese theatre companies. These companies, in tours organized by entrepreneurs, roams the extensive coastline of Brazil to meet the theatrical market demand in the main ports, many with large theatre buildings, partly subsidized by profits from regional economic cycles. Recent academic studies point to the existence of a vast field of research of a historiographical character in the relation between the Portuguese theatre and the Brazilian theatre, which allows for the expansion of knowledge on one of the main arrays of the theatre in Brazil, and its artistic-professional and business relationships. From a concise report, this article approaches some preliminary studies conceived by the historiography of Brazilian theatre regarding the presence of the Portuguese theatre in Brazil."




MEDEIROS, Elen de. Oduvaldo Vianna, "Amor" e uma proposta de renovação do teatro brasileiro. São Paulo: USP. Pós-doutorado (Maria Silvia Betti). Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/ FAPESP.

Oduvaldo Vianna; dramaturgia brasileira; teatro moderno.

Oduvaldo Vianna, cuja produção na década de 20 esteve focada nas comédias de costumes, escreve em 1934 a peça "Amor..". No contexto histórico-teatral em que se encontra, "Amor..." faz parte das tentativas de renovação de nosso teatro, a qual se efetivará a partir da década de 40. A proposta desta comunicação está centrada na perspectiva de análise dos elementos de composição dramatúrgica que ensaiaram o rompimento da estrutura tradicional, identificando a peça de Oduvaldo Vianna como uma das principais precursoras do processo de modernização do teatro brasileiro.

Oduvaldo Vianna; Brazilian dramaturgy; modern theatre.

Oduvaldo Vianna, whose theater production in the 1920th decade was centered in costume comedies, writes, in 1934, the play "Amor…" (Love…). In the theater circumstances in which "Amor…" takes part, the play is part of some efforts in renewing Brazilian theater, which will be accomplished after 1940th decade. The aim of this presentation is centered in the perspective of analyzing some playwriting elements that rehearsed the breaking of drama’s traditional structure, identifying Oduvaldo Vianna’s play as one of the precursors in the process of Brazilian theater’s modernization.




MENDES, Jacqueline Silva. Teatro Ludovicense na imprensa do século XIX: uma análise do teatro através do jornal A Pacotilha de 1880 a 1882. São Paulo: Universidade de São Paulo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Mestranda; Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo.

História: Teatro: Maranhão

"RESUMO
O presente artigo visa ampliar os estudos sobre a história do teatro ludovicense no século XIX, a partir da análise de apresentações teatrais registradas no jornal maranhense A Pacotilha de 1880 a 1882. Os anúncios deste jornal convidava o público para as apresentações e por vezes comentava de forma positiva ou negativa os espetáculos. Busca-se identificar os espetáculos de companhias nacionais e internacionais que aportaram na capital maranhense e a influência dessas apresentações para o panorama cultural da cidade."

History: Theatre: Maranhão

"ABSTRACT
This article aims to expand the studies about the history of ludovicense theatre in nineteenth century, from the analysis of theatrical presentations registered in the maranhense journal A Pacotilha, since 1880 until 1885. The ads of this journal invited the public to the presentations and sometimes commented the shows in a positive or negative way. It´s intended to identify the shows of national and international companies which arrived in the maranhense capital and the influence of these presentations in the cultural panorama of the city."
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MOSTAÇO, Edelcio. TRAGÉDIA+COMÉDIA+ORGIA. Florianópolis: UDESC. PPGT;  efetivo.

Oficina, tragicomediaorgya, performance

Desde os anos de 1990 o Teatro Oficina emprega o termo tragicomediaorgya para designar os produtos cênicos que apresenta ao público. Tal noção representa uma síntese de procedimentos estéticos preferenciais tomados do pensamento de teóricos como Artaud, Nietzsche e Oswald de Andrade, uma vez que se constitui em um novo conceito cênico. Examino aqui tais bases conceituais e como elas operam para designar a antropofágica performance do Oficina.

Oficina, tragicomediaorgya, performance

Since 1990 the Teatro Oficina utilizes the concept of tragicomédiaorgya to set his public products presented to audiences. This concept results as a synthesis of aesthetics procedures taken from Artaud, Nietzsche and Oswald de Andrade works’, in turn it is a new theatrical concept. I examine here its conceptual basis and how it works to refer the anthropophagic performance of Oficina.




"MULHER NEGRA E ATRIZ: RUTH DE SOUZA
Susilene Ferreira de Oliveira; 
Universidade Federal de Uberlândia; 
Orientadora: Irlei Margareth Cruz Machado; 
FAPEMIG"

Mulher negra, atriz, corpo de reminiscências

Refletir sobre o processo cultural e histórico do trabalho artístico de Ruth, a partir de um olhar de artista negra e estabelecer fatos, sistematizando uma trajetória que se destine ao outro, é um dos objetivos que nos motiva a propor um projeto de pesquisa sobre Ruth de Souza, Mulher Negra e atriz. A mulher negra tem sido, ao longo de nossa história, a maior vítima da profunda desigualdade racial vigente em nossa sociedade. O afro-descendente traz, impregnado em seu corpo, reminiscências de um passado, de uma identidade, de uma memória social e essa identidade é revelada por um corpo textual, que traduz a história de um povo. É sobre esta memória dramática que se pretende desenvolver um trabalho, especialmente no que tange à mulher, à negra, à atriz, à ancestralidade afro.

Black woman, actress, body memories

Reflecting on the process of cultural and historical artwork of Ruth, from a black artist to look and establish facts, systematizing a path that is destined for another, is one of the goals that motivate us to propose a research project of Ruth Souza, Black Women and actress. The black woman has been, throughout our history, the greatest victim of the deep racial inequality prevailing in our society. The african descent brings ingrained in your body, reminiscent of a past, an identity, a social memory and that identity is revealed by a textual body, which reflects the history of people. It's about this memory that aims to develop dramatic work, especially in regard to women, black actress, the african ancestry.
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NASCIMENTO, Cristina R. Retratos dramáticos na poética do espetáculo Em Concerto do Grupo Contadores de Estórias de Paraty-RJ. SÂO PAULO-SP: Instituto de Artes - UNESP.

Dramaturgia, imagem, retratos, construção imagética, bonecos

"Reflexão a respeito da poética da dramaturgia da imagem desenvolvida pelo Grupo Contadores de Estórias de Paraty-RJ. Analisando as cenas curtas que compõem o espetáculo Em Concerto, procuramos localizar e observar o conteúdo dramatúrgico descontruído, caracterizando a dramaturgia da imagem. Conceitos como dramaturgia, imagética e peripécia ficam diluídos e, em alguns momentos, excluídos em imagens no estado de contemplação dela mesma, imagens representativas de uma poesia existente ao captar o movimento em busca de um retrato dramático."

Dramaturgie, l'image, portrait, construction de l'imagerie, poupées

Reflexion sur la poetic de la dramaturgie des images, pour le Groupe Contadores de Estórias de Paraty-RJ. Reflexion sur la poetic de la dramaturgie des images, à travers le travail du Groupe contadores de Estórias de Paraty-RJ. À partir de l'analyse de petites scènes de la pièce du théâtre appelée Em Concerto, je veux localiser et observer le contenu dramaturge cachée caractérise chez la dramaturgie de l'image. Des notions comme dramaturgie, imagerie, mésaventure, restent dilués en quelques moments de cette pièce, ont été cachées chez images à l'état de sa propre contemplation, des images représentatives de la poésie existant au moment de ramasser le mouvement en y cherchant le portrait dramatique.
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NEVES, Larissa de Oliveira. O Bumba-meu-Boi em A revolução dos beatos, de Dias Gomes. Campinas: Unicamp. Professora Doutora.

Dramaturgia brasileira: Dias Gomes: A revolução dos beatos: cultura popular.

Um dos caminhos seguidos para a consolidação do teatro brasileiro moderno foi a incorporação de elementos da cultura popular tradicional brasileira na temática e na forma da dramaturgia e dos espetáculos. Alguns autores foram importantes nesse sentido, como Ariano Suassuna, Dias Gomes e Carlos Alberto Soffredini. Nesse trabalho, apresento uma análise de como Dias Gomes apropriou-se dos elementos do folguedo Bumba-Meu-Boi na criação da peça Revolução dos Beatos, encenada em 1962 pelo TBC.

Brazilian playwriting: Dias Gomes; A revolução dos beatos; popular culture.

One of the paths followed in order to strengthen Brazilian modern theater was to assimilate element from Brazilian popular traditional culture in playwriting and scene thematic and form. Some play writers were important in this process, as Ariano Suassuna, Dias Gomes and Carlos Alberto Soffredini. This presentation consists in an analysis of how Dias Gomes incorporated elements of Bumba-Meu-Boi in the play Revolução dos Beatos (Pious Revolution), which was presented in 1962, by TBC.




PALHANO, Romualdo Rodrigues. Teatro na Paraíba no Século XIX: o eixo cultural Mamanguape/Areia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Instituição de vínculo atual: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP; função: Professor dedicação exclusiva desde o ano de 1995.

teatro: história: cultura: sociedade.

Este trabalho analisa e revela uma história social do teatro na Paraíba no século XIX. Fundamenta e caracteriza a pesquisa crítica tanto das atividades teatrais que aconteceram efetivamente no interior das casas de espetáculos, quanto, os próprios edifícios teatrais, consequência física e urbana dessas práticas. O teatro na Paraíba reflete uma perspectiva histórico-social e esta pesquisa investiga os fatores que influenciaram o surgimento e o desenvolvimento dessa arte na província, com base na descoberta da existência de um eixo cultural Mamanguape/Areia, inusitadamente localizado no interior da província, lócus de grande expressão do teatro na Paraíba no período delimitado e que, no século XIX, foi muito mais significativo e simbólico do que a própria capital da Província. Com base nos fundamentos teóricos de Norbert Elias e de Roger Chartier, foram feitos levantamentos arquivísticos e de campo que permitiram acompanhar a sociogênese deste teatro e dos edifícios teatrais, muitos dos quais já desaparecidos.

théâtre : histoire : culture ; société.

Cette thèse développe une analyse qui révèle une histoire sociale du théâtre du Paraíba au XIXe siècle et permet de caractériser la recherche critique tant des activictés théâtrales qui se sont passées effectivement tant à l´intérieur des salles de spectacle improvisées comme des édifices théâtraux eux-mêmes, conséquence phisique et urbaine de cettes pratiques. Le théâtre du Paraíba traduit une perspective historique-sociale et cette recherce a cherché les éléments qui ont influencé le développement de cet art dans la province par rapport à la découverte de l´existence d´un axe culturel des villes Mamanguape/Areia, inhabituellement situé à l´ intérieur de la région, locus de grande expression du théâtre du Paraíba dans la période délimitée, lequel, au XIXe siècle, a été plus symbolique que la capitale de la Province. Avec l´aide des théories de Norbert Elias et de Roger Chartier, on a realisé des recherches aux archives et sur le terrain qui ont permis accompagner la sociogenèse de ce théâtre et des édifices théâtraux, plusieurs entre eux déjà disparus.
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PINTO, Elizabeth Medeiros. Memórias nada efêmeras da montagem de Os Reis Vagabundos. PORTO ALEGRE: Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS 2010; Professora e atriz.

Maria Helena Lopes; teatro gaúcho; teatro brasileiro; grupo tear; improvisação; clown; memória; lixo.

O presente trabalho é o resultado do mergulho no universo da montagem e das apresentações da peça Os Reis Vagabundos do grupo teatral Tear, de 1982, rememorado pelos participantes da criação bem como pelo seu público. Esta peça é considerada um marco do teatro gaúcho e onde sua encenadora, Maria Helena Lopes, lançou mão de seus principais conceitos de trabalho: jogo dramático, improvisação, técnicas de clown e análise de movimento.

Maria Helena Lopes; Gaucho Theater; Brazilian theater; tear - theatrical group; improvisation; clowning; memory; trash.

This work is consequence of the plunge into the production and the shows universe of the Tear group’s play The Stray Kings (Os Reis Vagabundos), from 1982, evocated by the creation crew as well as by its audience. This play is ponderated as a landmark of gaucho theatre where its director, Maria Helena Lopes used her main work concepts: play, improvisation, clowning and movement analysis.




REIS, Angela de Castro. A história do teatro brasileiro na cena carioca contemporânea: Oui, Oui, a França é aqui! A revista de ano e Mimosas da Praça Tiradentes. Rio de Janeiro: UNI-RIO. UFBA; Professora Adjunta 4. Atriz e pesquisadora.

teatro brasileiro: teatro de revista: cena carioca contemporânea

"O presente resumo apresenta o primeiro resultado de uma pesquisa que investigará a reelaboração da história teatral brasileira na criação cênica contemporânea. Em uma primeira etapa, elegeu-se como objeto os textos e as montagens Oui, Oui, a França é aqui! A revista de ano (2009) e Mimosas da Praça Tiradentes (2011) (ambas de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche), considerando-as como exemplos da utilização - e atualização -, na cena teatral carioca da atualidade, de convenções e procedimentos presentes no teatro de revista desde sua instalação e desenvolvimento no Brasil, nas últimas décadas do século XIX. 
A análise será desenvolvida a partir dos textos dramatúrgicos, dos vídeos e das críticas aos espetáculos, bem como a partir de entrevistas com atores e os autores das peças."

Brazilian theatre: Theatrical revue: Rio de Janeiro’s contemporary scene

"This abstract presents the first result of a research that will investigate the redesigning of the Brazilian theatrical history in the contemporary scenic creation. In a first step it was elected as objects the texts and the productions Oui, Oui, a França é aqui! A revista de ano (Oui, Oui, France is here! The year’s Revue) (2009) and Mimosas da Praça Tiradentes (Mimosas of Tiradentes Square) (2011) both of them by Gustavo Gasparani and Eduardo Rieche, considering them examples of the use – and updating – in Rio de Janeiro’s current theatrical scene, of conventions and procedures present in the Theatrical Revue since its establishment and development in Brazil, in the last decades of the 19th century.
The analysis will be developed from the dramaturgical texts, videos, and the show reviews, as well as from the interview with actors and the authors of the plays."
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RESENDE, Flávia Almeida Vieira. Ópera dos Vivos: politização pela memória. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; UFMG, Mestranda, Orientadora Sara del Carmen Rojo de La Rosa. FAPEMIG. Atriz.

Teatro Político: Memória nacional: Indústria Cultural: Companhia do Latão.

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise da peça “Ópera dos Vivos” (2010), da Companhia do Latão, entendendo que ela que se constitui como uma experiência viva, capaz de ativar e construir memórias que levem a uma crítica política da sociedade brasileira atual. Trata-se de um “espetáculo estudo” de quatro atos que passa pela história da Indústria Cultural no Brasil da década de 1950 até hoje. Ao longo da peça, os espectadores são confrontados com cenas historizadas: um grupo de teatro político que faz uma representação das ligas camponesas; um filme em que a força do capital burguês funda uma rede televisiva e financia o golpe militar; um show de música pop, em que o ideal político é abafado pelo caráter supostamente libertador da mercadoria; e um estúdio de televisão atual, em que a fetichização da mercadoria é extrema e qualquer menção política parece soar anacrônica. A possibilidade de representação e crítica desse estado de esmagamento do sujeito está na criação e ativação de uma memória ao longo das quatro horas de duração do espetáculo, que se manifesta no último ato – o que corresponde ao presente – como ausência e reminiscência do olhar politizado.

Political theater. National memory. Cultural Industry. Companhia do Latão.

This paper aims to analyze the play “Ópera dos Vivos” (2010) of Companhia do Latão, understanding it as a living experience, therefore able to activate and build memories that lead to a political critique of Brazilian current society. The play is composed by a “study play” consisted of four acts that passes though the history of Cultural Industry in Brazil beginning on the 1950s until today. Throughout the play, viewers are confronted with historicized scenes: a group of political theater makes a representation of peasant leagues; a film in which the strength of bourgeois capital founds a television network and finances the military coup; a pop music show, where the political ideal is muffled by the character supposedly freeing of the goods; and a television studio of nowadays, where the fetishization of the commodity is extreme and any mention of politics seems to sound anachronistic. The possibility of representation and criticism of this state of subject crushing is the creation and activation of a memory during the four-hour spectacle, that manifests itself in the last act - which corresponds to the current time - as absence and reminiscence of the politicized point of view.




SANTANA, Jussilene. Matrizes e Modelos Norte-Americanos na administração Martim Gonçalves da Escola de Teatro da Bahia (1956-1961). Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida; Atriz e professora doutora.

Teatro na Bahia, Universidade, Jornalismo, Moderno, Martim Gonçalves.

A comunicação apresenta e comenta diferentes elementos de origem norte-americana atuantes na administração Martim Gonçalves da Escola de Teatro da Bahia, entre os anos de 1956 a 1961. O trabalho é um desdobramento do doutorado Martim Gonçalves – Uma Escola de Teatro Contra a Província, pesquisa pioneira que propôs uma narrativa interpretativa para a primeira administração da unidade de ensino teatral, primeira no Brasil ligada a uma instituição de ensino superior, a Ufba. Para além das relações com os americanos, a Escola de Teatro da Bahia, no período, contou com a colaboração de artistas e profissionais de outras 14 nacionalidades.

Bahia Theater, University, Journalism, Modern, Martim Gonçalves.

This paper presents and comments various american elements acting on the Martim Gonçalves Administration at Bahia Drama School, from 1956 to 1961. The work is an consequence of doctoral ‘Martim Gonçalves - A Drama School Against Province”, pioneering research that has proposed an interpretative narrative for the first administration of the theater teaching unit, first in Brazil related to an institution of higher education, Bahia Federal University, UFBA. Beyond the american relations, the Drama School of Bahia, during that time, have had collaboration of artists and professionals from 14 other nationalities.




SILVA, Anderson S. Zanetti. Título do trabalho: Augusto Boal: encontros e desencontros históricos, políticos e estéticos com Bertolt Brecht. São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Instituto de Artes; doutorando. Orientador; Dr. Mário Fernando Bolognesi. Instituição financiadora; CAPES.

Esta pesquisa pretende analisar o perfil da relação de Augusto Boal com o pensamento e a teoria brechtiana e demonstrar que este sempre foi contraditório, num sentido dialético. Para tanto, propomos trabalhar com os seguintes procedimentos metodológicos. Primeiro, traçar o eixo epistemológico do processo construtivo da poética teatral de Boal numa perspectiva histórica. Segundo, identificar o diálogo diacrônico de Boal com o pensamento de Brecht. Terceiro, apontar as contradições internas entre forma e conteúdo da poética de Boal. E finalmente, mostrar que as possíveis limitações estéticas e poéticas das realizações teatrais de Boal estão relacionadas às condições sócio-históricas nas quais estas estão inseridas.

Augusto Boal; Bertolt Brecht; teatro épico, Teatro-fórum; Teatro do Oprimido.

This research aims to analyze the relationship between the thought of Augusto Boal and Brechtian theory, and to demonstrate that this has always been contradictory, in a dialectical sense. In order to achieve this purpose, we propose to work with the following methods. First, to draw the epistemological path for the constructive process of Boal’s poetic theater in a historical perspective. Second, to identify Boal’s diachronic dialogue with the thought of Brecht. Third, to point out the internal contradictions between form and content on Boal's poetics. And finally, to show that the possible limitations of Boal’s aesthetic and poetic theater achievements are related to socio-historical conditions in which they operate.

Augusto Boal; Bertolt Brecht; epic theater; forum-theatre; theater of the Oppressed.

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SILVA, Camila Delfino. Samba, Suor e Gasolina. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; Mestrado em Artes; Orientação: Maria do P. Socorro Calixto Marques. FAPEMIG.

Atuação. Grande Otelo, Chanchada, Paródia.

Nessa apresentação, analiso a atuação cômica do ator revisteiro Grande Otelo, na chanchada cinematográfica Garota Enxuta (1959), quando de sua transferência dos palcos às telas. Em Garota Enxuta, o ator utiliza-se de sua bagagem atoral adquirida no Teatro de Revista para a composição de seu personagem, tipo por excelência, os quais estão inseridos nos acontecimentos da época. Além de retomar alguns tipos encontrados na Revista, o ator, também utiliza também elementos da comédia de costumes e intriga. Para sustentar as leituras, foram acessados os estudiosos como Neyde Veneziano Monteiro (1991; 1996), Tânia Brandão (1994), Mauro Meiches e Sílvia Fernandes (1988), Angela de C. Reis (2011), Beti Rabetti (2000). Somadas as leituras sobre a cena teatral brasileira, trago como um dos pilares teóricos, estudos sobre as definições do riso em processos de produção do cômico, como também sobre paródia, carnavalização e exposição do corpo, em especial o grotesco, realizados por Henri Bergson (1980), Vladimir Propp (1992) e Mikhail Bakhtin (2010); Ainda me valho dos apontamentos sobre a atuação de Clowns, como os de Bolognesi (2003) e Dario Fo (1999).

Performance, Grande Otelo, slapstick, parody.

In this presentation, I analyze the performance of the comic magazine rack actor Grande Otelo, the slapstick film Lean Girl (1959), when his transfer from stage to screen. Girl In Lean, the actor makes use of your luggage atoral acquired in Theatre Magazine for the composition of his character, type par excellence, which are inserted into the events of the time. In addition to resume some types found in the magazine, the actor also also uses elements of comedy and intrigue. To sustain the readings were accessed scholars as Neyde Veneziano Monteiro (1991, 1996), Tania Brandão (1994), Mauro Meiches and Silvia Fernandes (1988), Angela C. Reis (2011), Rabetti Beti (2000). Together the readings on the Brazilian theatrical scene, I bring as a fundamental theoretical studies on the definitions of laughter in production processes of the comic, but also on parody, carnivalization and exposure of the body, especially the grotesque, made by Henri Bergson (1980), Vladimir Propp (1992) and Mikhail Bakhtin (2010), I still am worth of notes on the performance of Clowns, such as Bolognesi (2003) and Dario Fo (1999).
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SILVA, Flaviano Souza e. Teatro amador no Brasil em meados do século XX: Tempo de profissionalismo, tempo de amadorismo. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes, Mestrado, Mariana de Lima Muniz. CNPq, Mestrado – GM.

Teatro brasileiro: Teatro amador: Festivais de teatro.

O presente artigo traça um panorama do teatro realizado em meados do século XX, momento de importante mudança estética nos palcos brasileiro, motivada pelos problemas estruturais de companhias profissionais e pela crescente ação do movimento de teatro amador. O artigo também discorre sobre o trabalho dos seguintes grupos da época: Os Comediantes, TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro de Arena, Grupo Oficina e Departamento de Teatro do CPC, apontando alguns espetáculos e artistas destes grupos. O artigo propõe, ainda, uma subdivisão dos grupos de teatro amador em quatro categorias, e apresenta alguns festivais de teatro amador importantes para a história do teatro brasileiro, discorrendo sobre dois clássicos de nossa dramaturgia surgidos nestes festivais, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

Brazilian theater: Amateur theater: Theater festivals.

This article provides an overview of the theater performed in the mid-twentieth century - a period of important aesthetic changes in Brazilian stages, which were motivated by the structural problems of the professional companies and by the growth of the amateur theater movement. It proposes a subdivision of the amateur theater groups into four categories and discusses the work of the following groups of that period: Os Comediantes, TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro de Arena, Grupo Oficina and Departamento de Teatro do CPC. Also, some important amateur theater festivals in the history of the Brazilian theater are presented and two of our classic dramas that have arisen during those festivals are analysed: the Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna and Morte e Vida Severina, by João Cabral de Melo Neto.




"SILVA, Igor de Almeida. A Teatralidade em Cena. São Paulo: Universidade de São Paulo. 
Universidade de São Paulo; doutorado em Artes Cênicas; Ingrid Dormien Koudela. Bolsa de Demanda Social CAPES; doutorando."

teatro brasileiro: teatralidade: análise de espetáculos

"RESUMO
Este trabalho apresenta uma abordagem estética dos espetáculos A Filha do Teatro (2007), Thy Name (2009) e A Morte do Artista Popular (2010), de Luís Augusto Reis, encenação de Antonio Cadengue, a partir do conceito de Teatralidade, tal como é teorizado por Josette Féral. Apresentados no Recife, os três espetáculos constituem uma trilogia sobre o teatro, em que o discurso cênico é percebido em uma dupla camada: a representação e o real. É nessa perspectiva, ou seja, na brecha entre a realidade e a ilusão que se pretende abordar o conceito de Teatralidade nestas montagens. 
PALAVRAS-CHAVE: teatro brasileiro: teatralidade: análise de espetáculos"

Brazilian theater: theatricality: performances’ analysis

"ABSTRACT
This paper presents an aesthetic approach of the performances A Filha do Teatro (2007), Thy Name (2009) and A Morte do Artista Popular (2010), by Luis Augusto Reis, directed by Antonio Cadengue, based on the concept of Theatricality, as theorized by Josette Feral. Presented in Recife, the three shows are a trilogy about the theater, where the scenic discourse is perceived in a double layer: representation and reality. In this perspective, the gap between reality and illusion, this study intends approach the concept of Theatricality in these shows."




SOUTTO MAYOR, Mariana França. Estudo da teatralidade na colônia: formas espetaculares do "Triunfo Eucarístico" nas Minas Gerais do século XVIII. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo. Mestrado em História do Teatro; Departamento de Artes Cênicas – Universidade de São Paulo; FAPESP; Orientador: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos; Atriz e dramaturga.

Brasil Colonial, Teatralidade, História do Teatro Colonial Brasileiro, Festa religiosa , Celebração cívica

A pesquisa tem como objetivo estudar, do ponto de vista da teatralidade, a festividade "Triunfo Eucarístico", que ocorreu em Vila Rica, então capitania de Minas Gerais, em 1733. A manifestação é um fenômeno espetacular estruturado por procissões, cavalhadas, apresentações de espetáculos teatrais, números musicais, danças, discursos públicos e rezas. O estudo procura compreender esse complexo de manifestações (produzidas por uma irmandade religiosa) do ponto de vista da relação entre formas teatrais e formações culturais, a partir do teórico inglês Raymond Willians em Cultura. A festividade é um um estudo de caso que permite discutir questões importantes da produção cênica do século XVIII, sempre relacionada de maneira intrínseca com a religião e a política do período. Autores como Affonso Ávila e Laura de Mello e Souza, Sérgio Buarque de Hollanda, Fritz Teixeira Salles e Curt Lange, são referências nesse estudo, dando ferramentas para uma análise profunda das relações entre teatro e história no século XVIII. O estudo das formas teatrais ligadas a esse acontecimento pode fornecer material para uma maior compreensão das características pouco estudadas do teatro colonial.

Colonial Brazil, Theatricality, History of Colonial Brazilian´s Theatre , Religious party , Civic celebration

The objective of this research is to study, in the point of view of theatricality, the celebration "Triunfo Eucarístico", that happened in Vila Rica, Minas Gerais, in 1733.The celebration is a spectacular phenomenon structured by processions, theatre and musical performances, dances, public speeches and prayers. The study wants to understand this complex of performances (produced by a religious fraternity) in the point of view of the relations between theatre forms and culturals formations, using the studies of the english theorical Raymond Willians in “Culture”. The festivity has the aim to discuss important questions of the scenic production of XVIII century, always related with religion and politics from the period. Authors as Affonso Ávila, Laura de Mello e Souza, Sérgio Buarque de Hollanda, Fritz Teixeira Salles and Curt Lange are references in this study, giving tools to build a deep idea of the relations between theatre and history in XVIII century. The study of the theatre forms linked to this happening can provide material for a better comprehension of the caracteristics not many studieds of the colonial theatre of XVIII century in Brazil.




WASILEWSKI, Luís Francisco. Um estudo de Ladies na Madrugada, peça de Mauro Rasi. São Paulo: USP. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Doutorando em Literatura Brasileira, João Roberto Faria. Bolsista da CAPES

Mauro Rasi, Ladies na Madrugada

A presente comunicação estuda a comédia Ladies na Madrugada, um dos primeiros textos dramáticos de Mauro Rasi. A peça, que foi encenada na São Paulo de 1974 é uma comédia que levava à cena elementos da chanchada cinematográfica. A análise desses aspectos, bem como a recepção do espetáculo pela crítica jornalística são os motes deste trabalho.

Mauros Rasi, Ladies na Madrugada

Studies of Ladies na Madrugada is one of the first dramaturgical texts by Mauro Rasi in the year of 1974.




WERNECK, Maria Helena. Memória e outras insurgências do tempo na dramaturgia brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: UNIRIO, Professor do PPGAC. Bolsista Pq CNPQ, 1 D.

teatro brasileiro:dramaturgia contemporânea: tempo: memória

"Memória e outras insurgências do tempo na dramaturgia brasileira contemporânea
RESUMO
A comunicação analisa textos e espetáculos do teatro brasileiro contemporâneo nos quais se constroem matrizes de procedimentos dramatúrgicos que, nos primeiros anos do nosso século, apontam para a pertinência de se pensar, em convergência, os conceitos de subjetividade e tempo. Destaca-se a aposta em discursos ficcionais de múltiplas temporalidades: um passado distante ou um passado recém-constituído fornecem a matéria da memória, da impossibilidade e da obsessão da lembrança; o futuro se oferece como precipitação do presente, como desejo ou obrigação de mudança; o presente se torna o acontecimento da cena, alongada, interrompida, retomada, lugar do jogo teatral e de montagem de solos em mosaico. No trabalho dos tempos, instala-se o trânsito entre as figuras do ator e da personagem, entre presença e fantasmagoria, em registros narrativos e líricos, que margeiam tanto a zona das lembranças, como o delírio e a imposição de mínimo cotidiano. Marcha para Zenturo, de Grace Passot; Otro ( Coletivo Improviso); Fuga, de Rodrigo Nogueira; Nem um dia se passa sem notícias suas e Cowboy, de Daniela Pereira de Carvalho, compõem o estoque a ser abordado."

Brazilian theatre: contemporary drama: time: subjectivity: memories:

"Memory and other time occurrences in contemporary Brazilian drama
ABSTRACT
This paper examines contemporary Brazilian texts, in which dramaturgical procedures are built that, in the early years of our century, point to the relevance of considering the concepts of subjectivity and time. The focus on fictional discourses of multiple temporalities is highlighted: a distant past or a recently formed past supply the raw memory of impossibility and of obsession of remembering; the future is offered as a precipitation of the present, as a desire or an obligation to change; the present becomes the elongated, interrupted, and resumed scene, the space of theatrical play and assembly of mosaic shaped monologues. In the work of time, the transit between the figures of actor and character is established, between presence and phantasmagoria, in narrative and lyrical records, bordering both the area of memories, such as the delirium and the imposition of daily life. March for Zenturo, by Grace Passot; Other, by Collective Improvisation; Escape, by Rodrigo Nogueira; Not a day goes by without news from you and Cowboy, by Daniela Pereira de Carvalho, are the plays to be addressed."