VIII Congresso da ABRACE

Artes Cênicas na Rua

  
Comunicação - Teatro de rua e território: entrelaçamentos

TEIXEIRA, Adailtom Alves. Teatro de rua e território: entrelaçamentos. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP.

Resumo
Tomando as definições do teatro de rua e do território, buscamos suas aproximações estéticas, procurando tornar claro de que maneira um influencia o outro, isto é, como o território interfere na criação do espetáculo e na apresentação cênica e como a ocupação teatral ressignifica o próprio território.
Palavras-chave: teatro de rua; território; ressignificação.
 
Abstract 
Taking the definitions of street theater and territory, seek their aesthetic approaches, seeking to make clear how one influences the other, ie, as the territory interferes with the creation of the show and scenic presentation and how the theatrical occupation resignifies own territory.
Keywords: street theater; territory; resignify.


Comunicação - Estética e politica. Novas estrategias de militancia na açao artistica em espaços publicos

VANNUCCI, Alessandra. Corpo/cidade: reescrever as paisagens urbanas. Rio de Janeiro: PUC-Rio. Professor Dr. (Interpretação e Montagem), Coordenador do Curso de Artes Cênicas, diretora teatral e dramaturga

RESUMO
A comunicação explora formas de ocupação de espaços públicos com ações artísticas que renovam a "leitura" daqueles espaços, especialmente as performances realizadas pelo GEEP (Grupo de Estudos em Estética e Política da PUC-Rio), quais Comportamentos estranhos (abril 2013) Pontos de fuga (maio 2013), Res Omissas (junho 2013), Coros trágicos (setembro 2013), Pelotão de saias (março 2014) e, finalmente, Invisíveis (junho 2014). Trata-se de instalações humanas que reescrevem a paisagem urbana, revelando outra possível cartografia daquela praça ou rua e surpreendendo o transeunte/espectador com epifanias que se sobrepõem ao mapa da cidade real e a transformam. Ao transcender a dimensão real do espaço, descrevendo o seu avesso, as cenas se constituem como repertorio do potencial: de tudo que não é, mas que poderia ter sido ou desejamos que seja. O percurso entre tais cidades "invisíveis" (censuradas, removidas, esquecidas, utópicas) revela cicatrizes no mapa da cidade em que o grupo age (Rio de Janeiro), que vive na atualidade mudanças radicais. 
A reflexão teórica tem por objetivo enfrentar a cena teatral como dispositivo de reescrita do mundo, especialmente do mundo urbano ocupado por corpos em conexão, negação, enfrentamento. A cidade é inevitável arena deste embate entre visões, em uma civilização saturada de imagens como a nossa, em que cabe investigar qual espaço está eventualmente reservado para a imaginação individual. Reescrever a cidade significa, então, multiplicar uma ferramenta política de interferência na arquitetura da cidade em que vivemos. Pois a cidade dança sem parar e nós inevitavelmente dançamos nela. Podemos interferir nesta paisagem que está sendo definida para as nossas vidas? A arte pode abrir um parêntese poético e político, chamar a atenção dos transeuntes sobre si mesmos como autores, não já meros consumidores, deste imaginário?
PALAVRAS CHAVE: comunidades estéticas, teatro invisível, instalação urbana

ABSTRACT
The artistic intervention that we’re studying is one of the GEEP by PUC-Rio, based on Boal’s aesthetic propositions. Site-specific occupations with human bodies, called human installations (like Strange postures, Tragic chorus, Res amissas, Skirts army, and Invisibles people) try to re-write the urban landscape surprising the pedestrian/spectator while revealing a repertory of potentials other cities (removed, forgot, made invisible, utopians). Interventions aim to focus on relationships between bodies and cities, wondering if art may be a politic dispositive able to create the space in which we live, not just as consumers, but as citizens, quoting Boal: Citizen is one who not just live in a city, but transform it.
KEYNOTES: aesthetic communities, invisible theatre, urban instalation


Comunicação - O teatro de Cohab do Coletivo Alma: uma experiência de quebra de muitas paredes

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. O teatro de Cohab do Coletivo Alma: uma experiência de quebra de muitas paredes. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Unesp, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Mestrado. Bolsista CAPES. Professor orientador: Alexandre Mate. Ator e arte-educador do Coletivo ALMA.
 
RESUMO
Este trabalho apresenta e discute a experiência do espetáculo teatral “Antes que a Terra fuja”, realizado pelo Coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) entre 2004 e 2009 em espaços do Conjunto Habitacional (Cohab) José Bonifácio, em Itaquera, zona leste de São Paulo, dando foco às proposições formais que permitiram o estabelecimento de relações estético-políticas inovadoras no contexto em questão. Tal obra teatral foi criada a partir das vivências dos moradores e apresentada dentro dos espaços comuns e abertos dos prédios da Cohab, subvertendo os limites entre espaço público e privado e ressignificando o olhar da comunidade para o seu próprio ambiente de moradia. O grupo desenvolveu um processo singular de teatro militante por meio do qual, organicamente, seus integrantes se formaram como artistas e ativistas socioambientais, apropriando-se do teatro épico, da performance e de outros gêneros e linguagens, tendo como principal referência a busca relacional com a comunidade.
Palavras-chave: Coletivo Alma: Teatro de Cohab: Teatro de rua: Teatro épico: Teatro comunitário.
 
ABSTRACT
This paper presents and discusses the experience of the "Antes que a Terra fuja" (Before the Earth flees) theatrical presentation performed by the ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) artistic collective, between 2004 and 2009, in public spaces of the COHAB, public housing complex in the José Bonifácio, neighborhood of Itaquera, on the east side of São Paulo, Brazil. Its focus is on formal propositions that allowed the establishment of innovative aesthetic-political relations in the context in question. This piece was created from the experiences of residents and presented within the public spaces and open areas of the COHAB complex´s apartment buildings, subverting the boundaries between public and private space and redefining the community members’ view of their own housing environment. The group has developed a unique process of militant theater, through which its members have developed into artists and environmental activists, appropriating epic theater, performance and other artistic genre and languages, with the primary reference being the search for relationships with the community.
Keywords: Collective Alma: COHAB Theatre: Street Theatre: Epic Theatre: Community Theatre.

Comunicação - Dança de Rua, do ser competitivo ao artista da cena

SILVA, Ana Cristina Ribeiro. Dança de Rua: do ser competitivo ao artista da cena. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, Mestrado. Bolsista CAPES. Orientadora: Julia Ziviani Vitiello. Dançarina, Professora, Produtora e Pesquisadora.

RESUMO
Este trabalho visa apresentar reflexões sobre o processo criativo nas danças urbanas, quando os dançarinos são expostos a conceitos da educação somática. A preparação corporal e artística destes dançarinos urbanos necessita contemplar procedimentos que favoreçam diferentes espaços como o palco italiano, a rua e ou locais onde ocorrem as batalhas, portanto questiona-se a possibilidade de haver uma efetiva contribuição da técnica somática Ideokinesis. Como existe uma estreita relação entre a Cultura Hip Hop e as danças urbanas, observada em diferentes fatores como a maneira de se comportar na sociedade e a visão de mundo destes dançarinos, não poderia se falar de dança urbana, sem falar dos diferentes elementos que compõem esta cultura híbrida. Para este trabalho a pesquisa de campo foi realizada com companhia Eclipse Cultura e Arte, na cidade de Campinas, São Paulo, onde foi importante observar desde a metodologia utilizada na preparação corporal do elenco até os espetáculos criados para diferentes espaços. Durante esta etapa da pesquisa houve também a oportunidade de investigar outros grupos nacionais e internacionais de dança urbana, o que contribuiu para o desenvolvimento de um olhar diferenciado para a dança urbana a partir dos conceitos da educação somática.
Palavras-chaves: Dança de Rua. Danças Urbanas. Hip Hop. Arte da Cena. Educação Somática.

ABSTRACT
This work presents reflections on the creative process in urban dances, when the dancers are exposed to concepts of somatic education. The Body preparation and artistic of these urban dancers, need contemplating procedures that favor diferente spaces like the Italian stage, on the street or where battles occur therefore questions the possibility of an effective contribution of somatic technique Ideokinesis. As there is a close relationship between Hip Hop Culture and urban dances, observed on different factors such as how to behave in society and the world view of these dancers could not speak of urban dance, not to mention the different elements that make up this hybrid culture. For this work the field research was carried with the company Eclipse Culture and Arts in the city of Campinas, São Paulo, where it was important to note since the methodology used in preparing the cast body to the shows created for different spaces. During this stage of the research there was also the opportunity to investigate other groups (crews) national and international urban dance, which contributed to the development of a differentiated look at the urban dance from the concepts of somatic education.
Keywords: Street dance. Urban Dances. Hip Hop. Art Scene. Somatic Education. 
SILVA Ana Cristina Ribeiro.pdf


Comunicação - Os PLAYgounds de Hélio Oiticica: Suterranian Tropicalia Project e as Magic Squares.

MONTEIRO, Cássia Maria F. Os PLAYgounds de Hélio Oiticica: Suterranian Tropicalia Project e as Magic Squares. Rio de Janeiro: UFRJ; Professora Assistente; UNIRIO; doutorado; Professora Orientadora Evelyn F. Werneck Lima. Artista, Cenógrafa e Figurinista.

RESUMO
Ao desfrutar a bolsa Guggenheim em Nova York (1970-71) o artista Hélio Oiticica [1937-1980] elabora o projeto Subterranean Tropicalia Project. Trata-se de estudos e propostas de trabalho apresentadas em maquetes que visam o desdobramento do complexo Tropicália em espaço público, sobretudo no Central Park, lugar onde o diálogo com natureza é fundamental.  Anos mais tarde, dando curso ao seuPrograma Ambiental os penetráveis Magic Squares 1-5 tornam-se o foco da criação de Oiticica. Destaca-se, pois, a obra “Tenda-Luz” [1978] inicialmente construída como um dispositivo cênico para o filme O Gigante da América de Julio Bressane. Esses trabalhos visam a criação de espaços semelhantes aos playgrounds e tem como objetivo dar lugar a performances de naturezas diversas. Dessa forma, torna-se necessário articular este conteúdo a conceitos explorados pelas instalações minimalistas bem como às práticas dos Environments e doLand Art tal qual esclarece Sônia del Castillo (2008) e Stèphan Huchet (2006). À luz das teorias de Michel de Certeau (1994), Arnold Aronson (1981)  e Marvin Carlson (2009)  objetiva-se com este paper analisar estas obras e tecer um diálogo entre os conceitos criados por Oiticica de CrelazerBarracão e Mudo-Abrigo às tensões arte x ambiente e jogo x expêriencia estética.
PALAVRAS-CHAVES:Hélio Oiticica:playground:ambiente:cenografia.

ABSTRACT
 When the artist Hélio Oiticica [1937-1980] enjoys the Guggenheim scholarship at New York City  (1970-1971) he creates theSubterranean Tropicalia Project. This project concerns to studies and work propositions presented in models that aims to unfold theTropicália complex into a public space, especially at Central Park, where the dialog with nature and environment is fundamental. Years later, Oiticica’s focus have been the Penetrables Magic Squares 1-5, works that give course at his Environmental Program. The work Tenda-Luz[1978], initially done as a scenic dispositive to the film O Gigante da América from Julio Bressane, is highlighted here. These works aims the creation of spaces similar to playgrounds and purpose to give place to different natures of performances. It is necessary to articulate to this contents the concepts explored by the minimalist installation as well as the Envionments and Land Art practices as clarifies Sônia del Castillo (2008) and Stèphan Huchet (2006). Inspired by the theories of Michel de Certeau (1994), Arnold Aronson (1981) and Marvin Carlson(2009), this paper aims to analyse these works and to make a dialog between Oiticica’s concepts, Crebehavior, Barracão and World-Shelter, and the tensions art-environment and to play-aesthetic experience.
KEYWORD: Hélio Oiticica; playground; environment; scenography.


Experiências performáticas do espectador na cidade

CAMPOS, Cecília Lauritzen Jácome. Experiências performáticas do espectador na cidade. Florianópolis: UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina; Doutorado em Teatro; Beatriz Angela Vieira Cabral. CAPES; FAPESC. Atriz e performer.

RESUMO
O trabalho investiga as relações que a cena contemporânea urbana estabelece com o cidadão, questionando seu lugar de espectador e sua posição presencial. Problematiza-se determinados aspectos do evento, como a noção de expectativa, apresentação, representação e os níveis de envolvimento propostos em tais manifestações. A oscilação entre produção de presença e sentido, referida pelo teórico literário Hans-Ulrich Gumbrecht, interfere na discussão ao tratar da tangibilidade da presença e possibilita o aprofundamento das questões da recepção, tanto sob o viés do artista quanto do espectador. Os objetos de análise do trabalho surgem, em específico, das experiências de recepção dos seguintes grupos e projetos: Generik Vapeur - Bivouac (Marselha, França); Cia. Rústica - Desvios em trânsito (Porto Alegre). A partir da noção de experiência, segundo Walter Benjamin e Jorge Larossa Bondía, serão questionados alguns dos mecanismos utilizados pelos coletivos, bem como, suas reverberações no público. O trabalho configura-se na busca pelas aproximações/distanciamentos entre as noções de performance e intervenção urbana popularmente utilizadas atualmente. Nesse meio fronteiriço, visualiza-se traços do fenômeno contaminante que representa a cena contemporânea e questiona-se seu potencial de relação com o cidadão/espectador.
PALAVRAS-CHAVE: Performance: Intervenção Urbana: Espectador: Contaminação: Potência.

ABSTRACT
The work investigates the relationships that contemporary urban scene establishes with the citizen, questioning his place as a spectator position. This paper problematizes certain aspects of the event, such as the notion of expectancy, presentation, representation and the levels of involvement proposed in such demonstrations. The oscillation between presence and production sense, referred by the literary theorist Hans-Ulrich Gumbrecht, interferes on the discussion when dealing with the tangibility of the presence and enables further discussion on issues of reception, both in biases of the artist and spectator. The objects of analysis of the work appear, in particular, from the experiences of reception of the following groups and projects: Generik Vapeur - Bivouac (Marseille, França); Cia. Rústica - Deviations in transit (Porto Alegre). From the notion of experience, according to Walter Benjamin and George Larossa Bondia will be asked some of the mechanisms used by the collectives as well, its reverberations in public. The work sets up the search for approaches / distances between the notions of performance and urban intervention popularly used today. In this border means, is displayed features of contaminant phenomenon that is the contemporary scene and wonder their potential relationship with the citizen/ spectator.
KEYWORDS: Performance: Urban Intervention: Spectator: Contamination: Power.


Comunicação - A cidade como cenário corporizado

PÉREZ, Claudia Edith. A cidade como cenário corporizado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestrado; Clóvis Dias Massa. Bolsista CAPES; Demanda Social. Atriz e encenadora.
 
RESUMO 
A cidade não pode ser definida como totalidade ao se tratar de um conjunto de corpos se afetando entre si, por isso a chamamos de acontecimento. Esta não se constitui unicamente de arquitetura, pois possui uma qualidade intensiva que permite a troca de forças entre ator e espaço tal e como é possível a troca entre atores. O intercâmbio de forças no caso da relação ator – cidade pode resultar em “corpografias”, a cidade inscrita no corpo do ator. Propõe-se a ideia das corpografias como ferramenta para uma criação artística mais simbiótica com o espaço urbano na qual o ator esteja disposto a ser modificado pela cidade tanto quanto ele a modifica. Procura-se, sobretudo, que o ator e encenador concebam a cidade não só como imagem, mas também como conjunto de forças. Assim, o conhecimento da cidade através da experiência corporal - intensiva não resulta na cidade como cenografia, mas na cidade como cenário corporizado. 
PALAVRAS – CHAVE: teatro em espaços não convencionais: teatro site-specific: espaço urbano: corpografia: pensamento deleuzeano
 
ABSTRACT
The city is not composed only by architecture, as it has an intensive quality which allows an exchange of forces between actors and space the same way as it is possible the exchange between actors. In the case of the actor and city relations, the exchange may produce “bodygraphies”, which means the city as registered by the body. Here is proposed the idea of the bodygraphies as a tool for more symbiotic artistic creations with the urban space. In this kind of artistic work, the actor is willing to be modified by the city as much as the city is modified by the artist. The intention, overall, is allow actors and directors to see the city not only as an image but as a force ensemble. This way, the knowledge about the city as experienced by the body do not results in the city as scenography but in the city as a corporized scenery.
KEYWORDS: theatre in non-conventional spaces: site-specific theatre: urban space: bodygraphy: deleuzean thought


Comunicação - TrêsMontagens: criação, encenação e teatro na rua e espaços alternativos

GOMES, Daniela Rosante. TrêsMontagens: criação, encenação e teatro na rua e espaços alternativos. Palmas: Universidade Federal do Tocantins. Universidade Federal do Tocantins; professora efetiva. Atriz e escritora.
 
RESUMO
"TrêsMontagens, criação, encenação e teatro na rua e espaços alternativos" apresenta apontamentos sobre processos de montagem teatral realizados com as três primeiras turmas de formandos do Curso de Licenciatura em Teatro oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Palmas. O curso é oferecido em seus três primeiros semestres junto com o Curso de Licenciatura em Filosofia e está em processo de implantação, apresentando deficiência no oferecimento de disciplinas relacionadas à prática cênica, especificamente à praxis de montagem, não contemplada na matriz curricular. Numa universidade em processo de consolidação, com estrutura precária, e numa cidade onde ainda é bastante escassa a produção, circulação e a própria valorização das artes cênicas, o Teatro de Rua (e disciplina do último período) aponta a possibilidade de se trabalhar de forma articulada estas problemáticas, viabilizando a criação dos espetáculos e sua apresentação em espaços abertos ao público em geral. Este trabalho descreve sucintamente as experiências envolvidas nestes processos e alguns de seus desdobramentos tanto na formação dos alunos licenciandos quanto na sensibilização e formação de público para as artes cênicas na capital tocantinense e região. 
PALAVRAS-CHAVE: montagem teatral: pedagogia teatral: criação cênica: teatro na universidade: teatro na rua e espaços alternativos
 
RESUME
"ThreeStagings: creation, staging and theatre in street and alternative spaces " presents notes on making theatre procedures carried out with the first three classes of trainees of the Degree Course in Theater offered by Universidade Federal do Tocantins (UFT) on the campus of Palms.The course is offered in their first three semesters along with the Degree Course in Philosophy and is in deployment process, presenting disability in the delivery of disciplines related to scenic practice, specifically the praxis of stage a play, which is not addressed in curricular structure. At a university in the process of consolidation, with precarious structure, and in a city where it is still fairly sparse production, circulation and valorization of theatrical arts, the Street Theater (and discipline of the last period) points to the possibility of working in a coordinated way these problems, enabling the creation of plays and their presentation in open spaces to the public in general.This paper briefly describes the experiences involved in these processes, and some of its consequences both in the training of students majored as in awareness-raising and public formation for the performing arts in capital of Tocantins and region.
 
ABSTRACT
KEYWORDS: stage a play: theater pedagogy: scenic creation: theatre in university: theatre in street and altenative spaces


COMUNICAÇÃO - Intervenções urbanas: fissuras na cidade espetáculo

RIOS, Diogo Sérvulo da Cunha Vieira. Intervenções urbanas: fissuras na cidade espetáculo. Cidade de São Paulo: Unesp – Universidade Estadual Paulista. Mestrando com orientação de Profa. Dra. Carminda Mendes André.

RESUMO
Este trabalho tratará de algumas experiências de intervenções artísticas desenvolvidas pelo Coletivo Mapa Xilográfico, como forma de desconstrução e ressignificação dos conceitos urbanísticos da cidade espetáculo.
Em busca de promover acontecimentos de troca de saberes, memórias e experiências, as ações do coletivo reafirmam o espaço da rua como o lugar do encontro do diverso, de criação, de fazeres e experimentações autônomas, para além da metrópole planejada para a circulação de serviços, capitais, mão de obra e consumidores.
Diante das transformações urbanas promovidas pela especulação imobiliária nas grandes cidades, a sensação de desterramento e de apagamento da memória afligem a percepção de pertencimento de uma esquina, quarteirão, bairro ou cidade, atingindo a potência de apropriação dos praticantes de uma localidade, bem como o exercício desse espaço, ou seja, o ato de torna-lo público.
Neste trabalho serão apresentadas reflexões e imagens das intervenções urbanas desenvolvidas pelo coletivo ao lado de transeuntes, moradores, estudantes de escola pública, enfim, praticantes de um lugar, em busca de fissuras, brechas de memória e de ação, acontecimentos, derivas e a imprevisibilidade que faz da rua um espaço de intensa desprogramação.
PALAVRAS-CHAVE: intervenção urbana, urbanização, memória, coletividade.

ABSTRACT
This paper will talk about some experiences of artistic interventions developed by Mapa Xilográfico Collective as a way of deconstructing and reframing concepts of urban city spectacle.
In search of events to promote the exchange of knowledge, memories and experiences, actions reaffirm the collective space of the street as the meeting place of diverse, creative, and autonomous from doing experiments, besides to the planned movement of services metropolis, capital, labor and consumers.
In the face of urban transformations promoted by real estate speculation in big cities, the feeling of banishment and erasure of memory afflict the perception of belonging to a corner block, neighborhood or city, reaching the power of appropriation of the practitioners of a locality and the exercise of this space, other words, the act of makes it public.
In this work will be expose some reflections and images of urban interventions developed by the collective side of pedestrian, residents, public school students, in short, practicing a place, looking for cracks, gaps in memory and action, happenings, drifts and unpredictability will be presented making the street an area of ​​intense deprogramming.
KEY WORDS: Urban intervation, urbanization, memory, coletivity.


Comunicação - As influências do Louco do tarô no Curinga de Augusto Boal

O objetivo da comunicação é apresentar as possíveis inspirações que levaram Augusto Boal a utilizar o símbolo do Coringa em um sistema de interpretação nos anos setenta no grupo Teatro de Arena e mais tarde na metodolgia do Teatro do Oprimido. Apresento a origem do símbolo do coringa, que provém da carta do Louco do tarô. Explanarei sobre as distintas interpretações para essa carta, que varia de acordo com a região e época. Farei uma aproximação do Louco com os bufões e bobos da corte da época medieval. A comunicação segue oferecendo as diferentes representações que o coringa assume, desde personagens em romances até filmes e histórias em quadrinhos. Encerro o texto com a exposição do Sistema Coringa do Teatro de Arena, criado por Boal e que trazia o personagem do Coringa como um comentador ou narrador de espetáculos como Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes. Costuro o capítulo com o pensamento de Johan Huizinga e Richard Schechner sobre o conceito de jogo, já que esta é a mola mestra que impulsiona o Curinga em todos os aspectos apresentados. 


Comunicação-Teatro do Oprimido e Teatro Épico, relações fraternas e conflituosas
Britto, Geo / (Britto Lopes ,Geraldo), Teatro do Oprimido e Teatro Épico, relações fraternas e conflituosas, Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense. Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes; (PPGCA).Orientador:Pedro Hussak. Capes;Bolsa de Mestrado.Coordenador Político-Artístico do Centro de Teatro do Oprimido.

RESUMO
O Teatro do Oprimido tem grande influência Brechtniana. Augusto Boal nunca as negou. A pesquisa visa analisar a teoria criada por Boal e as influências do Teatro de Brecht. Os dois sofreram com ditaduras e exílios que influenciaram suas obras. Explanando o que foi incorporado e o que foi recusado no Teatro do Oprimido. A complexidade maior é identificar onde coincidiam e onde divergiam.
Boal, como diretor do Teatro de Arena, aprofunda a experiência com as influências de Brecht e “recria” o Efeito de Distanciamento criando o Sistema Curinga, semente do Teatro do Oprimido.
A proposta radical de Boal de não somente oferecer o produto pronto, mas sim os meios de produção é um dos pontos fundamentais nessa relação. Brecht escreve sobre a importância da democratização destes para mudar a “engrenagem” do produzir teatral e consequentemente o próprio conceito de Teatro.
Boal cria e sistematiza uma metodologia. Brecht não chega a criar uma metodologia Brechtiana. Essa sistematização de Boal tem dois lados, boa na perspectiva de multiplicar, mas ao mesmo tempo tem o risco de engessar novas situações e realidades se prendendo a uma estrutura rígida. Brecht por sua vez estava aberto e sempre recriando novas formas.
PALAVRAS-CHAVE: Boal: Brecht: Teatro do Oprimido: Teatro Épico

SUMMARY
TheTheatre of the Oppressedhas big Brechtian influence. AugustoBoalneverdenied. Theresearch aims to analyzethe theorycreated byBoalandthe influence of Theatre ofBrecht. Bothsuffered fromdictatorshipsandexilesthat influencedhis works. Explainingwhatwas includedandwhatwas rejectedin theTheatre of the Oppressed. The greater complexityis to identifywhereandwhichcoincideddiverged. Boal, as directorof the Arena Theatre, deepensthe experiencewith influencesfrom Brechtand"recreates" thedistancingeffectofcreating theJokerSystem, seed ofTheatre of the Oppressed. Theradical proposalBoalnotonlyoffer thefinished product,butthe means of productionisone of the keypointsin this relationship. Brechtwrites about theimportance of democratizingtheseto change the"gear"producetheatrical andconsequentlythe concept oftheater. 
Boalcreates andsystematizea methodology. Brechtdoes notcreate aBrechtianmethodology.This systematizationofBoalhas two sides,goodperspectiveto multiply, but at the sametimehas therisk ofblocknew situations andrealitiesholdingto a rigid structure. Brechtin turnwas openandalso add newforms.
KEY-WORDS: Boal: Brecht: Theatre of the Oppressed: Epic Theatre


Comunicação - Cenas Clownssicas uma experiência cômica da UFAL

SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. Cenas Clownssicas uma experiência cômica da UFAL. São Paulo: IA-UNESP. UNESP; Doutorado; Mário Fernando Bolognesi. Diretor, Ator, Pesquisador e Professor efetivo do curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas UFAL – Campus Maceió.

RESUMO
Cenas Clownssicas uma experiência cômica da UFAL
Uma análise sobre a montagem criada pelo grupo Clowns de Quinta, ligada à graduação em Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. No princípio eram dois alunos que uniram ao professor autor deste artigo para praticar a arte do palhaço e do Teatro de Rua. O grupo de pesquisa recém-criado tomou corpo com o incentivo do edital PROINARTE e pela dedicação intensa de oito integrantes, em três meses montou-se o espetáculo Cenas Clownssicasque ganhou destaque na mídia e cumpriu uma intensa temporada em Alagoas.
O processo rico em práticas circenses e técnicas de Teatro de Rua fortaleçam-se com a prática escrita e reflexiva dos protocolos semanais, do treino de improvisações em exercícios públicos em espaços abertos, praças e praias de Maceió. A referência básica do espetáculo foi o livro Palhaços de Mário Fernando Bolognesi. A grande reflexão prática teórica foi e ainda é: como cenas clássicas e conhecidas do público conseguem encantar a todas as idades e todas as vezes que são repetidas? Através da intersecção dos protocolos e das diversas apresentações ficou notória a evolução artística dos integrantes e a experiência em praticar teatro em espaços alternativos. Afirmando assim a importância do Teatro de Rua e das técnicas circenses na formação do professor e artista em teatro.
Palavra chave: Teatro de Rua, Palhaço/Clown, Clowns de Quinta, Comicidade.

ABSTRACT
Cenas Clownssicas, a comical experience in UFAL
An analysis of the spetacle created by the group “Clowns de Quinta” (Clowns of Thusday), linked to the degree in Theatre Degree from the Universidade Federal de Alagoas. In the beginning there were two students who joined the teacher author of this article for practicing the art of the clown and the Street Theatre. The newly-created research group took body with the encouragement of the PROINARTE announcement and the intense dedication of eight members, and in three months was set up the "Cenas Clownssicas" (Clownssic Scenes) spectacle that made headlines and fulfill an intense season in Alagoas.
The rich process in circus practices and techniques of Street Theatre strengthen with writing and reflective practice of the weekly protocols, training in improvisational exercises in public open spaces, plazas and beaches of Maceio. The basic reference of the show was the book “Palhaços” of Mario Fernando Bolognesi. The great theoretical practical reflection was and still is: how classic and well known scenes by the public can delight all ages and all times which are repeated? Through the intersection of protocols and the various presentations was notorious the artistic evolution of the members and the experience in practicing theater in alternative spaces. Thus affirming the importance of Street Theatre and circus techniques in the formation of teacher and theater artist.
Keyword: Street Theatre, Palhaço/Clown, Clowns de Quinta, Comedy.


Comunicação - Encontro com Amir Haddad

MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra. Encontro com Amir Haddad. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP). Professor Orientador. Pesquisador do Corpo, Voz e Atuação. Encenador e Músico.

RESUMO
No ano de 1999, entrevistei Amir Haddad, como parte da pesquisa de minha tese de doutorado “Estruturas leves. Conexões com o espaço teatral. Projeto de um teatro móvel, múltiplo e transformável”. Tal encontro foi fundamental para o seu desenvolvimento e conclusão. O artigo visa a estabelecer diálogos sobre a atuação na rua, associados a uma reflexão sobre as configurações cênicas, presentes na fala do diretor do grupo 'Tá na rua'.
Palavras chave:teatro de rua, atuação, espaço cênico

RESUMEN
En el año de 1999, yo he entrevistado a Amir Haddad, como parte de la investigación de mi tesis doctoral “Estructuras ligeras. Conexiones con el espacio teatral. Diseño de un teatro móvil, versátil y transformable”. Tal encuentro ha sido fundamental para su desarrollo y conclusión. El artículo tiene por objetivo establecer diálogos sobre el trabajo del actor en la calle, asociados a una reflexión sobre las configuraciones escénicas, presentes en el discurso del director del grupo 'Tá na rua'.
Palabras-clave:teatro en la calle, actuación, espacio escénico


Comunicação - As performances afro-ameríndias na escola: uma experiência com professores de artes cênicas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

TRINDADE, Jussara. As performances afro-ameríndias na escola: uma experiência com professores de artes cênicas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsa de Pesquisa Pós-Doc Jr; CNPq. Musicista e musicoterapeuta.

RESUMO
Esta comunicação apresenta a experiência docente realizada no primeiro semestre do corrente ano no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGEAC/UNIRIO, por meio da disciplina “Ensino e aprendizagem das performances afro-ameríndias na escola” desenvolvida como parte das atividades previstas em projeto homônimo, atualmente em curso no âmbito do Núcleo de Estudos das Performances Afro-ameríndias – NEPAA dessa Universidade. A experiência revelou a importância da inclusão do tema dentro de uma grade curricular formal – no caso, o curso de Mestrado Profissional em Artes Cênicas - para o professor de Arte que atua na Educação Básica, pois, embora respaldado por legislação específica, nesse campo o profissional se encontra predominantemente numa situação de autodidatismo. São ainda muito poucos os espaços de estudo sistemático – como disciplinas e cursos - sobre o tema no país e a bibliografia específica, insuficiente; situação que dificulta o acesso do educador a esse conhecimento e, consequentemente, reduz a qualidade do ensino em relação a uma temática de grande importância na atualidade. 
Palavras-chave: performance afro-ameríndia: ensino de artes cênicas: escola pública

ABSTRACT
This paper presents a teaching experiment conducted in the first half of this year in the Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas at the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEAC / UNIRIO through the course "Ensino e aprendizagem das performances afro-ameríndias na escola” developed as part of the activities envisaged in the eponymous project, currently underway within the Núcleo de Estudos das Performances Afro-ameríndias  - NEPAA this University. Experience has shown the importance of including the topic in a formal curriculum - in this case, the course Mestrado Profissional em Artes Cênicas for the teacher engaged in basic education because, although backed by specific legislation in this field the professional is predominantly a state of self-education. Are still very few opportunities for systematic study - as subjects and courses - on the subject in the country and the specific bibliography insufficient; which impedes the access to this knowledge educator and hence reduces the quality of education in relation to a topic of great importance nowadays.
Keywords: afro-amerindian performance: school of performing arts: public school


Comunicação - As condições naturais de temperatura e pressão das artes cênicas na rua.

TURLE, Licko. CNTPs – As condições naturais de temperatura e pressão das artes cênicas na rua. Rio de Janeiro: PPGAC-UNIRIO/FAPERJ; pesquisador pós-doutorado; orientador Zeca Ligiéro. Ator e diretor teatral.

RESUMO
Esta comunicação é uma analogia e licença poética de utilização das CNTPs – Condições Normais de Temperatura e Pressão - geralmente empregadas para a medição de gases em ambiente laboratorial controlado - para uma possível reflexão sobre a crítica aos espetáculos de teatro realizados em espaços fechados ser transportada para àqueles que tem sua performance nos espaços abertos. O trabalho propõe o uso do termo ‘comentário’ por este se aproximar das análises dos espetáculos à céu aberto, como o carnaval e o futebol, onde as Condições Naturais de Temperatura e Pressão agem de forma mais incontrolável, regida pelo Deus Kayrós e, não, por Chronos.
Palavras-chave:  crítica teatral : espaços fechados : espaços abertos

RESUMÉN
Esta comunicación es una analogía y la licencia poética de CNTPs - condiciones estándar de temperatura y presión - usualmente empleada para la medición de gases en un ambiente controlado de laboratorio - para una posible reflexión sobre la crítica de las representaciones teatrales realizadas en espacios cerrados ser transmitido a aquellos que tienen su desempeño en espacios abiertos. En el documento se propone el uso del término "revisión" de este enfoque es el análisis de las actuaciones al aire libre, como el carnaval y el fútbol, ​​donde las condiciones naturales de temperatura y presión acto más sin control sobre ellos. Estas fuerzas se rigen por Kayrós y no por Chronos.
Palavras-clave: dramática  crítica: espacios cerrados: espacios abiertos.


Comunicação - O corpo-lugar em composição: Chão Adentro – um relato de experiência artística no Festival Pedras’ 14.

MORAIS, Líria de Araújo. O corpo-lugar em composição: Chão Adentro – um relato de experiência artística no Festival Pedras’ 14. Salvador: Ppgac – Ufba. Doutorado; Ivani Santana; Bolsa Capes. Dançarina, performer, coreógrafa e professora em dança.

RESUMO
Esse artigo consiste no relato de experiência em criação artística do solo Chão Adentro, apresentado no Festival Pedras’14 em Lisboa-Portugal, para discutir os modos de conexão corpo-lugar que se instaura entre o dançarino e o lugar em qual dança numa composição em site-specific. O processo criativo de Chão Adentro, na rua de São Nicolau, esteve atrelado tanto à investigação de doutoramento com o olhar para esse tipo de conexão, quanto ao acompanhamento artístico do c.e.m (centro em movimento) sob a orientação da professora Sofia Neuphart. O entendimento do dançarino enquanto compositor de si mesmo no encontro com o lugar parece necessitar de uma abertura perceptiva, desde a compreensão dos aspectos do lugar enquanto organização social até de sua auto-imagem em cognição, ou seja, sua auto-percepção pelos sentidos no ato de compor a dança. Aposta-se que numa relação continuada entre um dançarino e um lugar, a configuração compositiva se apresenta enquanto uma forma de produzir conhecimento.
Palavras-chave: corpo-lugar: composição em dança: dançarino.

MORAL, Líria de Araújo. The place-body in composition: Chão Adentro – The experience artistic report in the Pedras’14 Art Festival. Salvador. PPGAC - Ufba. PhD; Ivani Santana; Capes scholarship. Dancer, performer, choreographer and dance teacher.

ABSTRACT
This article is the report of experience in artistic creation about the solo Chão Adentro, presented in Pedras'14 Festival in Lisbon, Portugal, to discuss ways of place-body connection that is established between the dancer and the place dancing in a dance which composition site-specific. The Chão Adentro’s creative process, in the São Nicolau street,  was linked to both the PhD research with the look for this kind of connection, as the artistic monitoring by c.e.m  (century in movement) oriented for Sofia Neuphart teacher. The understanding of the dancer as a composer himself in the encounter with the place seems to require a perceptual openness, since the understanding of the aspects of place as a social organization until his bodily image in cognition, their bodily image perception by the senses act of composing dance. We bet that a continuing relationship between a dancer and a place to dance, compositional configuration is presented as a way of producing knowledge.
Keywords: place-body:dance composition:dancer.


Comunicação - Condução e processo criativo: estudo sobre o trabalho cênico contos para flores roxas e murchas

GASPERIN, Luiz Eduardo Rodrigues. Condução e processo criativo: estudo sobre o trabalho cênico contos para flores roxas e murchas. FAPEMIG/Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Mestrado. Professor orientador: Narciso Laranjeira Telles da Silva. Encenador e professor substituto da Universidade Federal da Grande Dourados.

RESUMO
O escrito inicia um processo de cartografar os procedimentos de condução em um processo criativo para a rua. Um escavar detritos, para o estudo de um encenador em criação cênica para o espaço rua e as relações que este estabelece com a cidade morta. A investigação parte da prática desenvolvida no trabalho/espetáculo contos para flores roxas e murchas, da Trupe Arte e Vida, que usa como seu espaço para encenação, o cemitério. Relacionando com a escrita da pesquisadora Anne Bogart, em sete ensaios sobre arte e teatro, que são levantados rastros na preparação da figura que orquestra uma montagem cênica.
Palavras-chaves: Cartografia. Processo Criativo. Encenador.


Os Discursos da cidade: Jogos de Exclusão e de Enfrentamento

GASPERI, Marcelo Rocco. Os Discursos da cidade: Jogos de Exclusão e de Enfrentamento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado; Orientado por Mariana Lima e Muniz. Professor Assistente (Universidade Federal de São João del Rei -UFSJ) e Diretor Teatral.

RESUMO
O presente texto fará uma breve análise acerca do fenômeno de assimilação das ideologias culturais dominantes como parte do embasamento das relações culturais, cujas produções estéticas são constantemente afastadas do cidadão ordinário. Esclarecendo melhor este pensamento, pode-se dizer que o cidadão ordinário recebe os sinais regulamentados a partir de uma demanda hierárquica, muitas vezes institucionalizada, dando continuidade, assim, à reprodução destes sistemas. Sendo assim o objetivo do presente texto, entre outros pontos, será o de refletir sobre o cidadão que não aparece em grandes instâncias como produtor legítimo das ações do cotidiano, sendo colocado, muitas vezes, na função quase que exclusiva, de consumidor. Para isto foi realizado um pequeno levantamento bibliográfico acerca do conceito de “cotidiano”, analisado por Certeau (1998), bem como a noção de discurso, elaborada por Foucault (1996), entre outros autores secundários. O texto ainda traz em contraposição a este fenômeno, breves noções de intervenções urbanas, de cunho artístico, como possibilidades reais de enfrentamento diante dos discursos enraizados de poder.
PALAVRAS-CHAVE: Poder. Exclusão. Enfrentamento. Cotidiano. Intervenções Urbanas.

ABSTRACT
This article will give a brief analysis about the phenomenon of assimilation of the dominant cultural ideologies as part of the foundation of the cultural, aesthetic whose productions are constantly away from the ordinary citizen. For clarificationthis thought, we can say that the ordinary citizen receives signals regulated from a hierarchical demand ofteninstitutionalized, continuing thus the reproduction of these systems. Thus the objective of this text, among other things,will be to reflect on the citizen who does not appear in large bodies as legitimate producer of everyday actions, being placed, often in the function almost exclusively of consumers. To this was done a little literature about the concept of"daily", coined by Certeau (1998) and the notion of discourse, developed by Foucault (1996), among other secondary authors. The text also brings in opposition to this phenomenon, urban interventions artistic nature as real possibilities of coping before rooted discourses of the power.
KEYWORDS: Power. Exclusion. Confrontation. Daily. Urban Interventions.


Comunicação - Um Olhar sobre a Dramaturgia Porosa do Teatro de Rua

SANTOS, Márcio Silveira dos. Um Olhar sobre a Dramaturgia Porosa do Teatro de Rua. Porto Alegre: Grupo Teatral Manjericão. Pesquisador, Ator e Diretor.
Área de Estudo: Artes Cênicas na Rua. Sem vínculos a Instituições de Ensino Superior. Titulação: Mestre em Artes Cênicas/UFRGS. Atuação Profissional: Pesquisador, dramaturgo, ator e diretor do Grupo Teatral Manjericão.

RESUMO
O presente trabalho é parte de uma pesquisa, em desenvolvimento, sobre a dramaturgia desenvolvida nos últimos anos para o teatro de rua. Uma dramaturgia que venho denominando provisoriamente de “porosa, pois as tessituras de sua estrutura lacunar e espaçada permitem a transpiração dialógica, e uma reestrutura narrativa quando encenada no espaço aberto da rua, em relação direta com o espectador. Para isso apresento um olhar, retinado por alguns conceitos, sobre esta dramaturgia nos trabalhos de alguns grupos brasileiros de teatro de rua.
Palavras-chave: Dramaturgia. Teatro de Rua. Grupos Teatrais. Ator e Espectador.

RÉSUMÉ
Ce travail fait partie de la recherche dans le développement sur ​​la dramaturgie développée ces dernières années au théâtre de rue. Une dramaturgie que j’appelle provisoirement de «poreuse», parce que la tessiture de sa structure de incomplète et espacés comme la transpiration dialogique, et un récitrestructure lorsque mis en scène dans l'espace ouvert del a rue, en relation directe avec le spectateur. Pour présenter un aspect, retinado par certainsconcepts, cette dramaturgie sur le travail de certains groupes brésiliens de théâtre de rue.
Mots-clés: dramaturgie. Théâtre de rue. Troupes de théâtre. Acteur et spectateur.


Comunicação - Do Treinamento à Expressividade Caótica

GUIMARÃES, Mirtthya Mark Lucena. Do treinamento à expressividade caótica. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda; Robson Haderchpek. CAPES; Atriz, educadora e pesquisadora.

RESUMO
O presente trabalho explorará os procedimentos técnicos e dinâmicos, para a expressividade caótica. Sobretudo, foram elaborados jogos e exercícios específicos para o treinamento da expressividade caótica. Esse termo está sendo utilizado pelo Grupo de Teatro Quem Tem Boca é par Gritar, que vem pesquisando junto à proponente deste trabalho, a construção de uma energia desenvolvida no processo de preparação da expressividade do ator que vai para rua. Para tanto, a pesquisa explora o “Teatro Quântico” proposta pelo pesquisador Rubens Brito. Como o foco da pesquisa é o “Ator na Rua: uma expressividade caótica”, também está sendo investigado o processo caótico não só na construção corporal como também musical dos atores. Os exercícios partem de matrizes existentes no grupo como: matriz intuição; matriz música; matriz corpo; matriz riso; matriz griô; matriz micro e matriz jogo, e da experiência com algumas manifestações populares já pesquisada pelo grupo como o jogo do guerreiro de lança do maracatu.
Palavras-chaves: Teatro de rua. Expressividade caótica. Preparação corporal.

Resumé
Cet article explore les procédures techniques et dynamique, pour l'expressivité chaotique. La plupart des jeux et exercices ont été développés pour la formation d'expressivité chaotique. Cette expression a été employée pour le  groupe de théâtre Quem Tem Boca é Pra Gritar, qui vient en recherchant avec l'auteur de cette traveux, la construction de une energie développée dans le processus de préparation de l'expressivité de l'acteur qui se rend sur la rue. Pour les deux la recherche explore la proposition du « Théâtre quantique » chercheur Brito de Rubens. Comme c'est la recherche de le "acteur dans la rue : une expressivité chaotique", est également être étudié le processus chaotique non seulement dans le corps, mais aussi la construction musicaux d'acteurs. Les exercices à partir des baies existantes sur le groupe comme : array intuition ; matrice de musique ; corps de tableau ; rire de tableau ; Tableau griô ; microréseau et jeu de la matrice et l'expérience avec des événements populaires déjà étudiés par le groupe comme le jeu du guerrier de lance du maracatu.
Mots-clés: Théâtre de rue. Expressivité chaotique. Préparation du corps.


Comunicação - O Jogo entre volteios: A Utilização do Jongo e do Mergulhão do Cavalo Marinho como modo de treinamento corporal para uma Atuação no Teatro de Rua

Osvanilton de Jesus Conceição. O Jogo entre volteios: A Utilização do Jongo e do Mergulhão do Cavalo Marinho como modo de treinamento corporal para uma Atuação no Teatro de Rua. Ator, professor de teatro, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA. Orientador: Gláucio Machado Santos.
  
RESUMO
Essa pesquisa consiste na elaboração de uma proposta de treinamento para atores a partir da junção dos elementos musicais e movimentações presentes no Jongo e no Cavalo Marinho com jogos teatrais. Com a realização dessa proposta, visamos criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento do potencial criativo, o alargamento da expressividade corporal e o aprimoramento vocal de atores, utilizando como parâmetro teatral os aspectos comuns ao teatro de rua brasileiro.
Palavras Chaves: Cavalo Marinho; Interpretação Teatral; Jongo; Jogo Teatral; Teatro de Rua.

ABSTRACT
This research project aims at working up a proposal of popular training for actors by the junction of the musical and movement elements presented in the Jongo and Cavalo Marinho with theater games. We aim at generating a propitious space for the development of the creative potential, the improvement of the body expression and the vocal enhancement of actors. In order to achieve this goal, we will use as a theatrical parameter the common aspects found in the Brazilian Street Theater.
Keywords: Cavalo Marinho; Theater Interpretation; Jongo; Theater Games; Brazilian Street Theater.


Comunicação - Jorge Andrade na rua

A encenação de A RECEITA (1968) de Jorge Andrade pela turma do 3º Ano de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, coordenado pela professora Roberta Ninin, tem como foco apresentar a dramaturgia concisa e trágica do dramaturgo brasileiro em duas praças públicas de Dourados; uma, localizada no centro e, outra, em um bairro distante da cidade. Tendo em vista a adaptação de um texto feito para a caixa preta, segundo as indicações do próprio autor, a peça ganha vida com outros recursos da cena: coro coreográfico, coro coletivo e coro de personagens; a partir do contexto de A RECEITA. A simplicidade e a comunicação são enfatizadas, em busca de uma teatro popular e de forte impacto sensível e crítico perante o público.  


Comunicação - Teatro no Colégio Estadual Aura Barreto

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o papel do teatro na formação dos alunos da Escola Estadual Aura Barreto em Gramacho. Tem uma forma de relatório técnico mesclado a uma investigação monográfica, que levanta questões a partir de discussões ocorridas no processo de ensino aprendizagem. Questões estas que apresentam indicativos para o despertar crítico do  aluno a partir do exercício do teatro. Ressalto também as particularidades do desenvolvimento das aulas de teatro dentro de uma instituição de ensino regular pública retratando as dificuldades existentes no processo e o caminho percorrido em busca de possibilidades de trabalho com um intuito de um processo cênico educativo que pudesse contribuir de alguma forma para o desenvolvimento das pessoas envolvidas da comunidade. Entendeu-se que a melhor forma de apresentar o trabalho realizado nesses encontros escolares sob a perspectiva de observação e análise escolhida seria reunir as principais questões surgidas em bloco como os de: um panorama Histórico com relação o ensino do teatro nas escolas públicas brasileiras, o ensino das artes nas escolas públicas do Rio de Janeiro e a trajetória percorrida na escola Aura Barreto com experiências e práticas pedagógicas teatrais, além de entrevista com a equipe pedagógica da Escola Aura Barreto e relato dos alunos. O embasamento teórico dessa pesquisa gira, principalmente em torno de temas que abordam teatro, educação e sociedade, em especial de encontro aos estudos de Augusto Boal e Paulo Freire. Além de tentar mostrar que o caminho que deve ser trilhado depende da dimensão da formação do aluno, desde uma simples relação de diálogo e a expressividade, até o despertar crítico social para o mundo.


Comunicação - História ao pé da rua: uma performance da oralidade feminina

SANTOS, Toni Edson Costa. História ao pé da rua: uma performance da oralidade feminina na rua. Maceió: UFAL; Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico. UFBA; Doutorando; Orientadora Eliene Benicio. Dramaturgo, diretor, compositor e contador de histórias.

RESUMO
O Projeto História ao pé da rua é um trabalho performático de intervenção urbana financiado pelo SESC Santa Catarina entre 2004 e 2008, criado e dirigido pelo diretor e contador de histórias Toni Edson. Na performance, atrizes estudantes de artes cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) abordavam pessoas nas ruas para contar pequenas histórias. O projetoque deve ser retomado ainda esse ano na UFAL, onde o diretor agora ministra aulas, busca a popularização do ato performático e teatral. A oportunidade das pessoas serem abordadas inesperadamente por contadoras de histórias é capaz de fomentar a formação de público. As atrizes se inserem na tradição de contadoras de histórias e levam a transeuntes um momento lúdico e reflexivo. As reações do publico podem ser as mais diversas. São capazes de desmistificar diversos preconceitos sobre o fazer artístico. Estas são histórias contadas para contadores em potencial, e têm o objetivo de fazer um resgate de lendas e contos com teor feminista que fazem parte da memória e cultura do povo brasileiro e latino americano.
Palavras Chave: Teatro de rua; Contação de histórias; Performance

ABSTRACT
The Project “History at the foot of the street” is a performative work of urban intervention funded by the SESC Santa Catarina between 2004 and 2008, created and directed by director and storyteller Toni Edson. In performance, actresses performing arts students at the State University of Santa Catarina (UDESC) addressed people on the streets to tell little stories.The project, which should be taken up later this year in UFAL, where the director now teaches classes, search the popularization of performative and theatrical act. The opportunity for people to be addressed by unexpectedly storytellers are able to promote the education of the public. The actresses fall into the tradition of storytellers and lead to passersby a playful and reflective moment. The reactions of the public may be the most diverse. Are able to debunk many preconceptions about art making. These are stories to counter potential, and aim to make a ransom of legends and tales with feminist content as part of the memory and culture of Brazilian and Latin American people.
Key Words: Street Theater; Storytelling; Performance