VIII Congresso da ABRACE

 

Estudos da Performance

 

Comunicação: Corpos em multidão: a carnavalização política nas ruas


ALCURE. Adriana Schneider. Corpos em multidão: a carnavalização política nas ruas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora, atriz e diretora.



RESUMO

Os atos de resistência que ocorrem nas cidades transformam o espaço público em uma plataforma para comunidades emergentes de cidadãos empoderados. Tais “transformações urbanas” redefiniram os tecidos culturais, sociais e políticos de cidades que desencadearam revoltas recentes (Castels, 2013) e, recentemente, o Rio de Janeiro, evidenciando um impulso ‘performativo’ em negociação entre o simbólico e o real (Lepecki, 2013). Diversidade, caos, contradição, as cidades reais em suas complexidades provocadas pela concretude dos corpos nas ruas, na presença destes corpos e suas técnicas (Mauss, 2003).Estas ações de corpos em multidão nas ruas (Hardt; Negri, 2012) são momentos de liminaridade, de suspensão temporal como em ritos de passagem (Van Gennep, 1978), semelhantes processos são verificados no carnaval. Nestes momentos, uma communitas (ou anti-estrutura) se evidencia, explicitando os vínculos de solidariedade, se justapondo à estrutura social. Estes ativistas podem ser considerados “seres liminares”, marginais ou fronteiriços, que se esforçam por libertar-se dos estereótipos da representação de papéis sociais, por alterar suas relações sociais, de fato ou na imaginação, mesmo que temporariamente (Turner, 1974). Esta comunicação analisará a performatividade de algumas cenas nos protestos em 2013.

PALAVRAS-CHAVE: multidão, ativismo, liminaridade, manifestações de rua



ABSTRACT

The acts of resistance that occur in cities transform the public space into a platform for emerging communities of empowered citizens. Such “urban transformations” redefined the cultural, social and political tissues of the cities that triggered recent riots (Castels, 2013) and, recently, Rio de Janeiro, showing a performative impulse in negotiating between the symbolic and the real (Lepecki, 2013). Diversity, chaos, contradiction, the real cities in their complexities caused by the concreteness of bodies in the streets, in the presence of these bodies and their techniques (Mauss, 2003). These actions of bodies in the streets multitude (Hardt & Negri, 2012) are moments of liminality, of temporal suspension like in rites of passage (Van Gennep, 1978), similar processes are checked at the carnival. In these moments, a communitas (or anti-structure) is evident, indicating the ties of solidarity, juxtaposed to the social structure. These activists may be considered "liminal beings," marginal or frontier, that struggle to free theirselves from the clichés related to role playing, and getting into vital relations with other men, indeed or in imagination (Turner, 1974). This paper will analyze the performativity of scenes in the protests in 2013.

KEYWORDS: multitude, activism, liminarity, street protests.





Comunicação - Pedagogia da performance: um experimento transgênero.



RODOVALHO, André Luiz Silva. Pedagogia da performance: um experimento transgênero. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; Mestrando; Mara Lucia Leal. FAPEMIG.



RESUMO

Esta comunicação apresentará a pesquisa de mestrado em andamento que consiste em investigar as potencialidades pedagógicas da performance através de uma oficina com transgêneros. O desejo em trabalhar com a linguagem da performance surgiu a partir de experimentações realizadas na graduação em Teatro, na Universidade Federal de Uberlândia. Durante disciplina com foco na linguagem da performance experimentou-se cenicamente a transgressão e a crítica que ela pode proporcionar a quem performa e a quem assiste. Por seu caráter autobiográfico e liminar, a performance tem uma potencialidade de experimentação cênica e de crítica muito grandes, importante para o ator em formação, como defende Eleonora Fabião (2011). O objetivo é investigar essa vertente com um grupo de pessoas que não esteja necessariamente ligado ao meio teatral ou acadêmico. A escolha dos transgêneros como público alvo deveu-se ao fato de serem muito discriminados e excluídos da sociedade em geral por assumirem suas identidades de gênero. Rejeitados pelas famílias, enfrentam violência e preconceito nas instituições de ensino e dificuldade de inserção profissional. Suas experiências e memórias servirão como material para a oficina que visa dar espaço à criação de outros discursos, cujos resultados poderão transitar por ambientes culturais, escolares e acadêmicos.

PALAVRAS CHAVE: Performance: Transgêneros.



ABSTRACT

Through this oral communication I present my master's research in progress which involves investigating the pedagogical potential of the performance through a workshop with transgenders. The desire to work with performance arose from experiments conducted in the undergraduate Theatre course at the Federal University of Uberlândia. During discipline - in which the focus was performance - it was experienced a type of theatrically-transgression and criticism that performance can provide so well for both performers and audience. Because of its´ autobiographical and borderline shades, the performance has an enormous potential of scenic experimentation and critical view, important for the actor in training, as pointed out Fabião Eleonora (2011). The objective is to investigate this aspect with a group of people who are not necessarily connected to the theater or academic context. The choice of transgender as a target was due to the fact that they are very discriminated and often excluded from society, in general for taking their gender identities. Rejected by their families, they face violence and prejudice in educational institutions and difficulty on employment. Their experiences and memories serve as material for the workshop aims to give space for the creation of other discourses, in which the results may be then carried over for the cultural, educational and academic environments.

KEYWORDS: Performance: Transgender.





Comunicação - Provocações do corpo feminino em movimento



SILVA, Caroline Turchiello. Provocações do corpo feminino em movimento. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. UFSM; mestrado; Gisela Reis Biancalana. CAPES; Demanda Social.

 

RESUMO

O presente trabalho trata de uma pesquisa em artes pela elaboração de performances por meio de um processo criativo híbrido, tendo como referência o corpo feminino e sua presença. Deseja-se aprofundar a pesquisa teórica e corporal tendo como ponto de partida as inquietações da pesquisadora, sabendo que há um grande campo aberto para novas experimentações do trabalho, a saber: a própria proposta, o vocal na composição da cena, as características que permitirão pensar as fronteiras entre a performance arte  e a dança contemporânea, o treinamento corporal e criativo daperformer/bailarina, os trabalhos de campo para aprofundar a temática, a ação de realizar performances. Os procedimentos que estão norteando a presente pesquisa podem ser divididos em quatro etapas: a pesquisa de referenciais teóricos, os trabalhos de campo, a preparação corporal e a realização das performances.O processo encontra-se em andamento e tem como objetivo a elaboração de performances por meio da reflexão sobre o corpo feminino, suas possibilidades artísticas e seu potencial crítico sociocultural, tendo em vista a pertinência das pesquisas de gênero em todas as áreas do conhecimento inclusive na arte.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo feminino: Performance: dança contemporânea

 

ABSTRACT

The present work consists of a research in arts for the elaboration of performances through a hybrid creative process, having the female body and its presence as its reference. The wish is to deepen the theoretical and corporal research having the researcher's inquietations as its starting point, aware that there is a great field open to new experimentations of the practice, namely: the proposal itself, the vocal aspect in the scene's composition, the characteristics that allow for thinking about the frontiers between art performance and contemporary dance, the creative and corporal training of theperformer/ballerina, the field work to deepen the theme, the action of doing performances. The procedures guiding this research may be divided into four stages: the research of theoretical references, the field work, the corporal preparation and the accomplishment of performances. The process is currently in process and its goal is the elaboration ofperformances through the reflection upon the female body, its artistic possibilities and its critical sociocultural potential, acknowledging the pertinence of gender researches in all areas of knowledge, including art.

KEYWORDS: Female body, Performance, contemporary dance





Comunicação - Um Ator chamado Carolina: Memória e Resistência



ZENICOLA, Denise M. Um Ator chamado Carolina: Memória e Resistência. Rio de Janeiro: UFF - Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta; Coreógrafa, Diretora, Coreógrafa, Bailarina.



RESUMO

O artigo traz reflexões sobre a performance artística praticada pelo ator/pesquisador Wilson Rabelo, na construção da sua personagem Carolina, à partir do livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Para entender seu processo criativo, apoiando-se principalmente em estudos de  Taylor, Halbwachs e Arendt, é preciso um olhar atento no seu laboratório dramático e estudos sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, para questionarmos as linhas tênues que aproximam memória, dramaturgia corporal e seu comportamento expressivo como forma de transmissão de repertório, subjetividade de resistência e  produção de conhecimento.

Palavra- chave: Memória, Estudos da Performance, Repertório, Resistência.



ABSTRACT

This article is a reflection about the artistic performance done by the actor/researcher Wilson Rabelo, during the development of the character Carolina, inspired by the book Quarto de Despejo (The Garbage Place, published in the USA and UK as Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus), written by Carolina Maria de Jesus. In order to understand his creative process, relying mainly on studies of Taylor, Halbwachs and Arendt  it is necessary to look carefully at his theatre laboratory and at the research and studies about the work of Carolina Maria de Jesus, so that we can eventually question the tenuous lines which bring together memory, body dramaturgy and its expressive behavior as a way of repertoire transmission, resistance subjectivity and knowledge production.

Keywords: Memory, Performance Studies, Repertoire, Resistance





 





Comunicação - A Dança no Islã (pesquisa em andamento)



CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes. A Dança no Islã (pesquisa em andamento). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. Universidade Federal do Pará; Professora Adjunta III (Dedicação Exclusiva). Universidade Federal de Juiz de Fora; pós-doutoranda sênior em Ciência da Religião; supervisor: Faustino Luiz Couto Teixeira.

 

RESUMO

No Islã, vamos nos deparar com duas abordagens distintas e contraditórias acerca da dança: uma proveniente da tradição oral e outra dos registros escritos, praticamente inexistentes. A resposta para a ausência de um discurso escrito sobre dança (sobretudo secular) no Islã (em geral) e entre os árabes (em partiuclar) encontra-se no campo teológico e religioso. Como se sabe, toda a estrutura do pensamento islâmico é baseada nas revelações do Alcorão. Os fenômenos locais – incompatíveis, geralmente, com os preceitos do Alcorão –, relacionados aos costumes e às tradições regionais,são discutidos e reiterpretados pelas escolas de jurisprudência. Essas escolas costumam legislar sobre essesfenômenos, inserindo-os ou excluindo-os na/da ordem social. Com base nesses primeiros referenciais, pretende-se introduzir o tema de uma pesquisa em andamento acerca da dança no Islã, levando-se em consideração a variedade de interpretações dos conceitos relacionados à dança, tanto no contexto religioso muçulmano (primeira etapa da pesquisa), quanto, principalmente, no contexto místico sufi (segunda etapa da pesquisa).

PALAVRAS-CHAVE: dança islâmica: dança árabe: raq

 

ABSTRACT

In Islam, we will find two distinct and contradictory approaches to the dance: one from the oral tradition and other from literature, almost inexistent. The answer to the absence of a writing about dance (mostly secular) in Islam (in general) andamong Arabs (in particular) lies in the religious and theological field. As known, the whole structure of Islamic thought isbased on the revelations of the Qur'an. Local phenomena – incompatible usually with the precepts of the Koran – relatedto the customs and regional traditions are discussed and reinterpreted by schools of jurisprudence. These schools tend to legislate on these phenomena, inserting them or deleting them to / from the social order. Based on these firstreferences, is intended to introduce only the theme of a research in progress about dance in Islam, taking into account the variety of interpretations of the concepts related to dance, both in the Muslim religious context (first stage of research),as mainly the mystical Sufi context (second stage and heart of the research).

KEYWORDS: islamic dance: arabic dance: raq





Comunicação - Aspectos performáticos no processo de criação artística em torno de Qorpo Santo.



MAROCCO, Inês A. Aspectos performáticos no processo de criação artística em torno de Qorpo Santo.Porto Alegre: UFRGS; DAD/IA;Associado 3.Diretora Teatral.



RESUMO

O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a transposição dos aspectos performáticos contidos nos textos de Qorpo Santo no processo de criação artística que resultou no espetáculo Santo Qorpo ou O Louco da Provincia. Como referencial teórico de base, serão utilizadas as qualidades de base da performance e as características do teatro aberto empregadas nos estudos da performance por R.Schechner. Durante um processo de criação artística de dez meses realizou-se ,com um grupo de dez alunos/atores, uma imersão na vida e obra de Qorpo Santo bem como um trabalho pré expressivo utilizando para isso a técnica do jogo teatral e o estilo teatral de bufão. Com estas técnicas resgatou-se a emergência no jogo do ator,a simultaneirdade, no aqui/agora,o não psicologismo dos personagens, a narrativa não-linear, o grotesco, o aspecto visionário e à margem dos textos. Estes elementos ,encontrados na obra de Qorpo Santo serão enfatizados e valorizados no espetáculo através da encenação, que compreende diferentes niveis de narrativas: realidade, alucinação e imaginário. Serão utilizados textos advindos de diferentes fontes: do romance Cães da Provincia de Assis Brasil, e alguns fragmentos das peças de teatro e dos volumes 7 e 9 da Enciclopédia de Qorpo Santo .

PALAVRAS-CHAVE: Qorpo Santo-Performance-Criação Artística



RÉSUMÉ

Les aspects performatifs dans le processus de création artistique autour de Qorpo Santo

À travers ce travail on prétend faire une réflexion sur la transposition des aspects performatifs qu`on peut trouver sur les textes de Qorpo Santo dans la création artistique dont le résultat a été le spectacle Saint Corps or le Fou de la Province. Ayant comme referentiel théorique les Études de la Performance de R.Schechner on utilisera comme principes pour l`analyse les qualités de base de la performance ainsi que les caractéristiques du théâtre ouvert qui en sont employés . Pendant le processus de création artistique, avec un groupe de dix étudiants ,on a fait une immersion dans la vie et l`oeuvre de Qorpo Santo aussi bien qu`un travail pratique pré expressif en utilisant des techniques de jeu et du style théâtrale Bouffon. Avec ces techniques on a restauré dans le jeu de l`acteur les caractères d`émergence, de simultanéité, l`ici/maintenant,le non psicologisme des personnages,la narrative non linéaire, le grotesque, l`aspect visionnaire et en marge des textes. Ces éléments qu`on trouve dans l`oeuvre de Qorpo Santo seront restaurés et valorisés dans le spectacle à travers la mise en scène laquelle compreend différents niveaux de narratives:la réalité,l`hallucination et l`imaginaire, en utilisant comme noyau central le roman de Assis Brasil, Des chiens de la province, outre des fragments de ses pièces de théâtre,ses poèmes,les volumes 7 et 9 de son enciclopédie. 

MOTS-CLÉS: Qorpo Santo-Performance-Création Artistique





Comunicação - A PERFORMANCE NA DANÇA DOS MASCARADOS



AMARAL, Ivoneides Maria Batista: A PERFORMANCE NA DANÇA DOS MASCARADOS: POCONÉ – MT: AZEVEDO, Maria Thereza de Oliveira: Cuiabá-Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea.



RESUMO
Este estudo pretende analisar a Dança dos Mascarados, realizada desde o século VXIII, na cidade de Poconé- MT a principio a dança era praticada pelos índios Beripoconé, devido às mudanças sociais, com o tempo passou a ser realizada pelos moradores da comunidade, apenas homens podem participar da Dança. Há uma dimensão ritualística que mantém o espetáculo, no uso das roupas, máscaras, passos ritmados e músicas,utilizando a linguagem do corpo, do ritual e da dança como expressões culturais. É um ritual festivo, que envolve a comunidade, formando uma teia de reciprocidades, cultural e social. O foco deste trabalho é a analise da performance na Dança dos Mascarados. A pesquisa realiza-se na cidade Poconé MT, elegeu-se a metodologia bibliográfica e pesquisa de campo, para os estudos a cerca do objeto pesquisado.
Palavras chave: Dança dos Mascarados: Festa religiosa: Performance cultural: Ritual.



ABSTRACT
This study aims to analyze the Masked Dance, performed from the XVIII century, the city of Poconé-MT at first dance was practiced by the Indians Beripoconé due to social changes over time came to be held by residents of the community, only men can participate in the dance. There is a ritualistic dimension that keeps the show, using the clothes, masks, songs and rhythmic steps, using body language, ritual and dance as cultural expressions. It is a festive ritual, which involves the community, forming a web of reciprocity, cultural and social. The focus of this work is to analyze the performance of the Masked Dance. The research takes place in the city Poconé MT, was elected bibliographic methodology and field study for studies about the researched object.
Keywords: Dance of Masked : Religious Festival: Cultural Performance: Ritual





Comunicação - A rua nua – reconfigurações do corpo e do espaço público em explorações com a nudez na rua



MATOS, Lara T. A rua nua – reconfigurações do corpo e do espaço público em explorações com a nudez na rua Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Teatro. Doutorado; CAPES; André Luiz Antunes Netto Carreira (Orientador).



RESUMO

Este artigo discute a nudez em espaços públicos como elemento de manifestações políticas e artísticas. O corpo nu, explorado como mercadoria em diversos meios, aparece cada vez mais como instrumento de performances e protestos atentos recorrentemente aos aspectos políticos potencializados ou estimulados pela nudez. De qualquer forma persistem fortes resistências na sociedade a imagem do corpo nu na rua. É no entanto, na ação de desnudar-se que as forças políticas e a percepção do espaço urbano entram em confronto com o privado que está atrelado ao corpo nú. Neste texto busco trabalhar a ação da nudez como momento de integração do pensar ideológico e o encontro com o espaço ao redor e suas implicações na cena, no ato da performance artística e do protesto. Analiso a ação de tirar a roupa em público a partir destas duas diferentes situações e intenções, e assim busco estabelecer diferenças na abordagem da nudez a partir do ato primeiro: o desnudar-se.

PALAVRAS-CHAVE: Performance. Teatro. Política. Cultura. Nudez.



ABSTRACT

This article discusses nudity in public spaces as part of political and artistic manifestations. The naked body as a commodity exploited in many ways, appears increasingly as an instrument of performances and attentive protests repeatedly potentiated the political aspects or stimulated by nudity. Anyways, strong resistance persist in society at the image of the naked body in the street. It is however, the action to strip the political forces and the perception of urban space clash with the private that is tied to the naked body. In this paper I seek to work the action of nudity as time integration of ideological thinking and the encounter with the surrounding space and its implications on the scene, in the act of performance art and protest. Analyze the action of removing clothes in public from these two different situations and intentions, and seek to establish differences in the approach of nudity from the first act: the stripping naked.

KEYWORDS: Performance. Theatre. Policy. Culture. Nudity.





Comunicação - Performance Arte: Modos de Existência



CASTANHEIRA, Ludmila. Performance arte: modos de existência. Campinas: UNICAMP. UNICAMP; doutorado; Verônica Fabrini Machado de Almeida; performer.



RESUMO:

Os atravessamentos do universo da performance a promovem enquanto manifestação mutante e canibal. De modo que lhe tem sido deliberado o atávico rótulo de “indefinível”.A esta pesquisa interessa a amálgama entre ação artística e comportamento cotidiano, arte e ativismo ou arte e vida. Retomamos a elaboração de Eleonora Fabião (2013) de que operformer não pretende comunicar conteúdos, mas gerar experiências: colocar-se em geração de “zonas de desconforto”, criar ações que tragam um desconforto fresco para problemas apenas aparentemente resolvidos.Ações performativas são, ao mesmo tempo, o corpo em experiência e a experiência de criação do corpo: configurações momentâneas de aderências/resistência a ideias e situações.Neste entendimento está implícita a ideia de “Real” (Žižek e Daly, 2006)com que lida esta pesquisa: o Real intercambiável, incompleto e passível de reconfigurações constantes que imprimem rearranjos no entorno. A vontade performativa é de desnaturalização dos habitats e habitantes. A performance trata de desfamiliarizar  o familiar, abrindo brechas para que outros espaços de instituição, vida, academia, possam vir a ser. Performar é um modo de ser no mundo. Posicionamento político invariavelmente bastardo já que convulsionador do estabelecido.

PALAVRAS-CHAVE: performance arte: arte e vida: artivismo.



RESUMEN

The crossings of the universe while promoting the performance of cannibals and mutant manifestation. So you have been deliberate atavistic label "undefinable". As this research concerns the amalgamation of artistic action and everyday behavior, art and activism, art and life. We return to the development of Eleonora Fabião (2013) that the performer does not want to communicate content, but generate experiences: put yourself in generation of "discomfort zones", create actions that bring a fresh discomfort to problems only apparently resolved. Performing actions are, while the body experience and the experience of creating the body: momentary configurations of adhesions / resistance to ideas and situations. Implicit in this understanding is the idea of "real" (Žižek and Daly, 2006) that deals with this research: Real interchangeable incomplete and subject to constant reconfigurations that print rearrangements in the vicinity. The performance is denaturalization of the habitats and inhabitants. The performance comes to defamiliarize family, opening it to other areas of the institution, life, knowledge, may be. Perform  it is a way of being in the world. Political positioning invariably bastard since the convulsionador established.

KEYWORDS: performance art: art and life: artivism.





Comunicação - A quebra da palavra e a preparação do ator. Salvador: Universidade Federal da Bahia. CAPES, bolsista; locutora, atriz e preparadora de atores.



LUCENA, Luciana Leandro de. A quebra da palavra e a preparação do ator. Salvador: Universidade Federal da Bahia. CAPES, bolsista; locutora, atriz e preparadora de atores.



RESUMO

Esta pesquisa parte da análise de textos selecionados dos autores Antonin Artaud e Valère Novarina, numa comparação literária de sua poética, buscando definir o conceito de quebra da palavra, como um norte para a seleção e elaboração de exercícios na performatização da linguagem, enquanto trabalho de preparação de atores. Parte-se da leitura comparativa a partir do cruzamento do imaginário de ambos os autores, através dos símbolos de que se valem na elaboração de suas poéticas. A seguir, a pesquisa discorre sobre as experiências realizadas com atores na preparação com a quebra da palavra, ou seja, da performatização da linguagem, inspirada no imaginário poético de Artaud e Novarina, trazendo relatos e observações dos próprios atores e da pesquisadora, durante o curso do trabalho. Os textos selecionados para esta analise comparativa tocam no ponto em que seus autores discorrem sobre o aspecto paradoxal da linguagem (fala), utilizada apenas enquanto instrumento comunicador e imperativo da razão e no que revelam enquanto crítica comum deflagrada: a aplicação da linguagem verbal no teatro separada do seu devir e de seu processo criativo. Assim, busca-se aqui a quebra da palavra no trabalho de preparação de atores através da performatização da linguagem – forma incandescente de leitura, que queima conjuntamente corpo e linguagem, no dizer de Novarina.

PALAVRAS-CHAVE: quebra da palavra; crueldade; preparação do ator e performance.



ABSTRACT

This research stems from the analysis of selected texts by authors Antonin Artaud and Valere Novarina, in a literary comparison of their poetry, seeking to define the concept of “word break” as a route to the selection and preparation of exercises in the performing of language, while part of actors’ preparation work.

It stems, as already said, from a comparative reading done by cross-examining the imaginary of both writers, through symbols that rely on the development of their poetics. Hereafter, the research discusses the experiences made with actors in their preparation based on the “word break”, i.e. on the performing of language, inspired by the poetic imagery of Artaud and Novarina, bringing reports and observations of the actors themselves and the researcher during the work process. 

The texts selected for this comparative analysis touch on the aspect in which the authors discourse about the paradoxical aspect of language (speech), used only as a communicating tool and reason imperative, and in what they reveal while triggered common criticism: the application of verbal language in theater separately from its becoming and its creative process. Thus, what is sought here is the “break of word” in the preparatory work of actors through the performing of language - Incandescent form of reading, that burns alongside the body and the language, in Novarina’s words.

KEYWORDS: “word break”; cruelty; actors’ preparation and performance.





Comunicação - Roteiro para performance baseado no estilo narrativo das lendas dos índios kamaiurá



Brito, Iremar. Roteiro para performance baseado no estilo narrativo das lendas dos índios kamaiurá. Rio de Janeiro: UNIRIO. Escola de Teatro da UNIRIO; Professor Adjunto.



RESUMO

Este trabalho é a continuação de minha pesquisa sobre a criação de roteiros para jogos teatrais. Em sua primeira parte, presente em artigos da ABRACE, estudamos a narrativa tradicional e como podemos criar roteiros partindo de seus pressupostos. Nela o que é importante é a sequência das ações. Não é o mesmo que ocorre nas lendas dos índios do Xingu no norte de Brasil. Esse estilo narrativo privilegia um mundo mítico, onde as ações humanas estão relacionadas às forças da natureza e não à vontade de um personagem. Exemplo de roteiro com a lenda kamaiurá, “O primeiro homem”. Texto para a criação da performance: 1 – No começo só havia Mavutsinim. Ninguém vivia com ele. Não tinha mulher. Não tinha filho, nenhum parente ele tinha. Era só. 2 – Um dia ele fez uma concha virar mulher e casou com ela. 3 – Quando o filho nasceu perguntou para a esposa: - É homem ou mulher?; - É homem.; - Vou levar ele comigo. 4 – E foi embora. A mãe do menino chorou e voltou para a aldeia dela, onde virou concha outra vez. 5 – Nós, dizem os índios, somos netos do filho de Mavutsinim, o deus supremo.

PALAVRAS-CHAVE



Performance – Roteiro – Lenda indígena

Brito, Iremar. Feuille de route pour le style des légendes de kamaiurá Indien récit basé sur la performance. Rio de Janeiro: UNIRIO. École de Théâtre UNIRIO; Professeur agrégé.



RÉSUMÉ

Ce travail est la continuation de mes recherches sur la création de scripts pour les jeux de théâtre. Dans sa première partie, les articles de ce HUG nous avons étudié la narration traditionnelle et la façon dont nous pouvons créer des itinéraires au départ de ses hypothèses. Voici la chose importante est la séquence d'actions. Ce n'est pas le même comme c'est le cas dans les légendes des Indiens du Xingu dans le nord du Brésil. Ce style narratif favorise un monde mythique où les actions humaines sont liés aux forces de la nature et non pas la volonté d'un caractère. Exemple de script avec la légende du kamaiurá, "Le premier homme". Texte pour la création de la performance: 1 - Au début il n'y avait que Mavutsinim. Personne ne vivait avec lui. Il n'avait pas de femme. Il n'avait pas de fils, il n'avait pas de famille. C'était juste. 2 - Un jour, il en coupe devenir une femme et l'épousa. 3 - Lorsque l'enfant est né à la femme demanda: - Est-il homme ou femme;? - C'est l'homme;. - Je vais le prendre avec moi. 4 - Et elle était partie. La mère de l'enfant a pleuré et est retourné dans son village, où la coquille se tourna de nouveau. 5 - Nous, les Indiens disent, nous sommes le petits-enfants Mavutsinim fils du dieu suprême .



MOTS-CLÉS

Performance - Rédaction - Indian Legend

Brito, Iremar. Roteiro para performance baseado no estilo narrativo das lendas dos índios kamaiurá. Rio de Janeiro: UNIRIO. Escola de Teatro da UNIRIO; Professor Adjunto.





Comunicação - A investigação da performance gestual e sonora nos processos de criação em dança



SOUZA, Maria Inês Galvão. A investigação da performance gestual e sonora nos processos de criação em dança. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Adjunta do Departamento de Arte Corporal.



RESUMO

O presente trabalho busca aprofundar um processo de investigação iniciado em 2010 sobre possíveis relações que se estabelecem em cena entre o som e o movimento. Nesse sentido, o espetáculo de dança Tijanauê, elaborado na disciplina Prática de Montagem do curso de bacharelado em dança da UFRJ em 2014 dá prosseguimento à pesquisa enfocando a abstração de ações do cotidiano integradas à criação de uma linguagem falada também abstrata. Com a invenção de um vocabulário próprio que sonorizava e ao mesmo tempo contextualizava o movimento, os intérpretes construíram personagens que cantavam e contavam com o corpo e a voz suas histórias e suas crenças habitando e preenchendo o espaço durante toda a performance num grande jogo cênico. Compreendendo que “a poesia é anárquica na medida em que põe em questão todas as relações entre os objetos e entre as formas e suas significações” (ARTAUD, 1999, p.42), os treze intérpretes criaram cantos, contos e rezas, em relações de grandes grupos que se transformavam em duos ou trios como movimentos cíclicos de transformação da vida ao som de um violino que dialogava com um instrumento de percussão. A performance é apresentada ao espectador como espetáculo que simplesmente fala sobre os sentidos e os sentimentos humanos de forma universal e mítica na construção de uma linguagem cênica própria.

Palavras-Chave: Som, Movimento, Linguagem.



ABSTRACT

This paper seeks to deepen an investigation initiated in 2010 about possible relationships established in the scene between sound and movement. In this sense, the dance show Tijanauê prepared in Practice discipline Mounting bachelor's degree in dance from UFRJ in 2014 is a continuation of the research focusing on the abstraction of everyday actions included the creation of a spoken language too abstract. With the invention of a specific vocabulary that vocalized while contextualized movement, interpreters built characters who sang and counted on the body and voice their stories and beliefs dwelling and filling the space throughout the performance in grand scenic game. Understanding that "poetry is anarchic in that it calls into question all relationships between objects and between forms and meanings" (ARTAUD 1999, p.42), the thirteen performers created songs, stories and prayers in relationships large groups that turned into duos or trios as cyclic movements to transform life at the sound of a violin that dialogued with a percussion instrument. The performance is presented to the viewer as a spectacle that simply talks about the meanings and feelings of universal human and mythical way in building a scenic own language.

Keywords: Sound, Movement, Language.





Comunicação-O que pode o corpo?



MARTINS, Maria Julia Stella. Comunicação - O que pode o corpo? Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado, Márcia Maria Strazzacappa Hernandez. CNPq-Capes. Pesquisadora e performer.



RESUMO

Tomar o corpo como aliado e estabelecer uma relação de aliança, como um parceiro de viagem que conduz o mergulho no desconhecido, para investigar através de experimentações e reflexões o que pode o corpo, relacionando diferentes campos de conhecimento, principalmente, arte, educação e filosofia. Cada processo de improvisação do movimento e criação permite mergulhar cada vez mais fundo na imensidão e no desconhecido do corpo, são variações de um corpo que não cessa de se recriar em movimentos e relações que estabelece consigo e com o meio. Para investigar o corpo, os processos criativos em Performance Art e possíveis relações com a produção de conhecimento, para alimentar a questão “o que pode o corpo?”, que não se quer respondida, mas, antes, pede para ser entendida como questão-guia, geradora de reflexões e experimentações, parte-se do pensamento do filósofo holandês Baruch de Spinoza (1632-1677), que foi quem primeiro a formulou. De seu pensamento serão destacados três elementos que conduziram as investigações que iniciaram a partir deste questionamento. Os três elementos destacados da obra de Spinoza se referem ao corpo, aos encontros entre corpos e aos três gêneros de conhecimento.

PALAVRAS CHAVE: corpo, improvisação do movimento, processo de criação, Performance Art, produção de conhecimento.



ABSTRACT

Considering the body as an ally and establishing a bonding relationship as if it were a travel partner leading the plunge into the unknown, in order to investigate through experimentation and reflection what is the Body capable of, and relating to different fields of knowledge, especially art, education and philosophy. Each process of motion improvisation and creation allows deeper diving into the vastness and the unknown body - those are variations of a body which is constantly recreating itself in movements and establishing relationships with itself and with the environment. To investigate the body, the creative processes in Performance Art and possible relationship between body and knowledge production, to feed the question "what is the body capable of?" - which is not answered, but rather asks to be understood as a question guide, generating reflections and experiments - we start with the thinking of a Dutch philosopher named Baruch Spinoza (1632-1677), who first formulated it. From his thinking three factors which led the investigation that started from this questioning will be highlighted. The three featured elements of the work of Spinoza refers to the body, the encounters between bodies and the three genres of knowledge.

KEYWORDS: Body: Movement improvisation: Creation process: Performance Art: Knowledge production.





Comunicação-A dimensão coreográfica do intérprete



SOUZA, Maria Lúcia Galvão. A dimensão coreográfica do intérprete. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente e coreógrafa.



RESUMO

O artigo pretende analisar a pesquisa cênica desenvolvida com o Kinesis - da Uerj e com o Grupo Gita, da UNIRIO. Ela se fundamenta na exploração de conhecimentos técnicos essenciais para o estabelecimento de uma linha de ação que torne o corpo do intéprete dotado de uma dimensão coreográfica: um corpo repleto de força, de uma energia elementar, fundamental. Ao conceituar a palavra coreografia, Pavis nos revela que cada jogo de ator, cada movimento de cena, cada organização de signos, possui uma dimensão coreográfica. E no intérprete essa dimensão se estrutura através de uma determinada organização do corpo no espaço, desvelada nos movimentos e gestos numa relação constante com o tempo. A dimensão coreográfica do intérprete tem uma natureza energética e determina o que comumente chamamos de presença. Essa presença é constituída pela ação de um conjunto de forças que atuam no sujeito. A esse respeito, Antonin Artaud comenta que o desenho, como uma encenação, expressa a força do sujeito. Nesse sentido, a pesquisa estuda essa dimensão coreográfica como o resultado da dilatação das energias que caracterizam o nosso comportamento cotidiano e que no espaço é revelada na presença do intérprete na encenação.

PALAVRAS-CHAVE: Movimento, Espaço, Dimensão, Energia



ABSTRACT

The article analyzes the scenic research developed with the Kinesis- from UERJ and Gita, from UNIRIO. It is based on the investigation of the technical knowledge essential to the establishment of a line of action which makes the body of the interpreter endowed with a choreographic dimension: a body full of strength, a elementary, fundamental energy. To conceptualize the word choreography, Pavis reveals that each actor's game, each scene, each movement organization of symbols, has a choreographic dimension. And in the interpreter this dimension is structured through a particular organization of the body in space, unveiled in movements and gestures in a constant relationship with time. The choreographic dimension of the interpreter has an energetic nature and determines what we commonly call presence. This presence is constituted by the action of a set of forces, which act on the subject. In this regard, Antonin Artaud comments that the design, as an Act, expresses the strength of the subject. In this sense, the present research studies this choreographic dimension as the result of expansion of energies that characterize our everyday behavior and that is revealed in the space in the presence of the interpreter in the staging.

KEYWORDS: Movement, Space, Dimension, Energy





Comunicação - Corpo desembestado: o "devir-animal", o "Teatro da Crueldade" e suas afecções



SILVA, Matheus.Corpo desembestado: o devir-animal, o Teatro da Crueldade e suas afecções. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestrando em Estética, Crítica e História das Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. Bolsista da própria UFOP. Jornalista, crítico literário e escritor. Orientadora: Luciana da Costa Dias.



RESUMO

O presente trabalho discorre sobre os conceitos de “devir-animal” e “blocos de sensações”, dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, correlacionando-os com as produções artísticas realizadas pelo “Teatro da Crueldade”, de Antonin Artaud como também pela performance arte na contemporaneidade. Tais conceitos são instrumentos de intensificação de uma prática que liberta o corpo de uma lógica dominante e o leva para lugares não conhecidos, selvagens e impessoais.Através destas transversalidades, é possível pensar a performance arte e o “Teatro da Crueldade” enquanto práticas processuais inventivas que não se prendem a limites fronteiriços entre pensamento e corpo, desorganiza suas formas primárias enquanto releva impulsos de animalidade que o faz contrair e dilatar. Ao investigar seus blocos de “afectos” e “perceptos”, os corpos podem ultrapassar seus contornos; através do movimento migratório entre homem e animal, é capaz de expressar forças e tornar expresso sensações não-ditas, a ir além dos signos, ao encontro das coisas em seu estado provisório, afirmando a vida em sua potência produtiva.

PALAVRAS-CHAVE:Devir-animal, Blocos de sensações –perceptos e afectos, Teatro da Crueldade, Performance arte.



RESUM

The present work discuss about the concepts of “animal-diviner” and “blocs of sensations”, from de philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, correlating then with the artistic productions created by the “Cruelty Theatre”, from Antonin Artaud, as also by the performance art in the contemporaneity. These concepts are instruments of intensification to a practice that liberate the body from a dominate logic and take it to unknowing, salvage and no-personal places. Throw those transversally relations, it´s possible to think the performance art and the “Cruelty Theatre” as an inventive progressives practices that do not makes boundaries limits between mind and body, disorganize their primitive forms as revels animals impulses that makes it contracts and dilates. While that investigation of their “affects” and “percept”, the bodies can cross their own outlines, throw the migrate movement between man and animal, its capable to express forces and to express unsaid sensations, to go throw the signs, to meet things on their provisory estates, firming life as its own productive potency.





Comunicação/demonstração - Cada pássaro canta melhor em sua árvore: as transmutações do encontro de si



CAMPOS, Michele. Cada pássaro canta melhor em sua árvore: as transmutações do encontro de si. Rio de Janeiro: Unirio. Doutoranda; Maria Cristina Brito. CAPES. Atriz-performer e educadora. Comunicação/demonstração.

 

RESUMO

Na escolha de compartilhar um sumo da pesquisa doutoral em processo, desloco um fragmento poético-filosófico-cientifico para, em estado de performance: dançar em meu corpo a possibilidade do mergulho em minha árvore genealógica, reconstruindo memórias e reconhecendo raízes profundas; me identifico com os caminhos das buscas de si de Grotowski, Artaud, Jodorowsky e Carlos Nejar, observo a necessidade que o meu ser carrega junto a sua ancestralidade latente, buscando manifestar-se a cada vez que preencho uma folha em branco desta grande árvore. Este dialogo é feito pelo aprofundamento nos conceitos de metagenealogia e da psicomagia de Jodorowsky, além dos estudos alquímicos e dos arquétipos da árvore filosófica de Jung, os signos do tarô; e a partir da metáfora nietzscheana docamelo, o leão e a criança que brinca ritualizo este parto, o ato cruel do dar à luz, do nascer já carregado de vida e morte consigo, dos ciclos. Componho esta pesquisa-experimento, buscando compreender a poesia de Nejar, quando diz que, viver é ser contado até o fim, e se uma geração nos esquecer, a outra brotará exatamente do que a anterior esqueceu.Assim, abro o dialogo desta experiência acadêmica e de vida, apresentando este primeiro sopro de movimento surgido das diversas teorias, conceitos e narrativas de vida organizados e postos sobre o olhar crítico dos performers-pesquisadores que comunicam neste espaço.

PALEVRAS-CHAVE: Ato poético-performático: Buscas de si: Árvore Genealógica: Memória: Jodorowsky.

 

RESUMÉ

Titre: Chaque oiseaux chante meilleur sur son arbre: les transmutations dans les rencontres de soi

Comme choix de partager le noyau de la recherche doctorale en process, je degage un fragment poétique-philosofique-scientifique pour, en état performative, danser dans mon corps la possibilité du plonge dans mon arbre généalogique, pris de mémoires et racines profondes; je m’identifie aux chemins des cherches du soi de Grotowski, Artaud, Jodorowsky et Nejar, et regarde le besoin que mon être soutien devat s’ancestralité puissante, que veut se manifester chaque fois je remplie une feuille vide de ce grand arbre. Ce dialogue approfondit les concepts de Métagenealogie et de Pschycomagie de Jodorowsky, bien comme les études alchimiques et les archétipes de l’arbre philosofique de Jung, les signes du tarot; et à partir de la métaphore nietzscheenne, du chameu, du lion, et de l’enfant qui joue, je fait le rituel d’accouchement, l’acte cruel de donner la vie, la naissance qu’apporte déjà la mort, les cicles. Je compose cette recherche-experiment pour comprendre la poésie de Nejar, quad il dit que «vivre c’est être raconté, et si une génération nous oublie, la suivante germera précisement d’où l’anterieur a oublié». Ainsi j’ouvre au dialogue cette experience academique et de vie, en présentant le prémier soufle de mouvement surgit des plusieurs concepts et histoires mis sur le regard critique des performers et checheur dans cet espace-ci.

MOTS-CLÉ: Acte poétique-performatique: Cherches de soi: Arbre Généalogique: Mémoire: Jodorowsky.





Comunicação/Demostração – O VÍDEO COMO PERFORMANCE: PROCESSO DE CRIAÇÃO DO VÍDEO-DANÇA “PASSAGEM”.



SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles. O VÍDEO COMO PERFORMANCE: PROCESSO DE CRIAÇÃO DO VÍDEO-DANÇA “PASSAGEM”. Goiânia: UFG. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Dança da UFG. Professora assistente do curso de Licenciatura em Dança da UFG e Doutoranda e Artes, UNB.

 

RESUMO

Dirigido por Michael Valim e concebido por Renata Lima, o video-dança “Passagem” é uma produção do Núcleo Coletivo 22, grupo que atua tanto como núcleo de pesquisas cênicas, vinculado a UFG,  como na forma de companhia de artes.

Passagem” é, primeiramente, uma metáfora da sensação, ato e efeito de ir e caminhando e “arrebanhando gente”, como foi a história de constituição do grupo e também como acontece em cortejos, folias, procissões e romarias da cultura popular brasileira. Em atenção ao fato de que na cultura popular brasileira é comum se “cantar para rezar, dançar para os santos e que os santos também dançam” o cortejo de “Passagem” se alimentou da ideia de devoção presente no Congado, Folias de reis e outros festejos.

Tratasse de uma parceria entre o Núcleo Coletivo 22 e a TV UFG: de um lado, o Coletivo 22 investigando as possibilidades de construção de dramaturgias corporais a partir de elementos da cultura popular brasileira, de outro, a TV UFG investigando as possibilidades de dialogo entre o audiovisual e artes cênicas. Entre um lado e outro, umaPassagem” que experimenta o tempo e espaço do video como performance.

PALAVRAS CHAVES: processo de criação, cultura popular, vídeo-dança



ABSTRACT

Directed by Michael Valim and designed by Renata Lima, video-dance "Passage" is a production of the “Coletivo 22”, a group that acts as both core Performing searches, linked to UFG, as in the form of company gear.

"Passage" is primarily a metaphor of feeling, action and effect of walking and go and "rounding up people," as was the history of the constitution of the group as well as in parades, revelries, and processions of Brazilian popular culture. In attention to the fact that in Brazilian popular culture it is common to "sing to pray, dance to the saints and the saints also dance" the procession of "Passage" has fed the idea of ​​this devotion in “Congado”, “Folias de Reis” and other festival.

It’s were a partnership between the “Coletivo 22” and UFG TV: of the side, the “Coletivo 22” investigating the possibilities of building body dramaturgy from elements of Brazilian popular culture on the other, the TV UFG investigating the possibilities of dialogue between visual and performing arts. From one side to the other, a "Passage" that do experience of time and space as the video performance.

KEYWORDS: process creation, popular culture, video-dance





Comunicação - Performance e Encontro: uma Proposta em Tempos Modernos



SILVA, Renata Teixeira Ferreira da. Performance e Encontro: Uma Proposta em Tempos Modernos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Artes Cênicas; Suzane Weber da Silva. Atriz, bailarina e performer.

 

RESUMO

A presente pesquisa tem caráter teórico-prático e busca através de experimentos performáticos, evidenciar características da performance como meio de diálogo entre o urbano, o social e o cotidiano. Em uma proposta do encontro com o outro, o performer intervém no fluxo cotidiano dos transeuntes de um parque e investe na colaboração do espectador na cena, em contraponto a uma visão de espectador passivo e de ilusão teatral. Com vistas a um panorama de uma sociedade de relações diluídas, tal investigação confronta a realidade e valoriza o encontro com o outro através da performance enquanto linguagem e do teatro enquanto temática reflexiva.  Para tanto, o trabalho prevê a realização de cinco etapas: estudo teórico, experimentos performáticos, coleta de dados, análise de dados e escrita. Nesse instante, o projeto em andamento está transitando entre as etapas um, dois e três e já realizou dois experimentos.

PALAVRAS-CHAVE: cotidiano: encontro: modernidade: performance: teatro.

 

ABSTRACT

This research has theoretical and practical character and it searches through performative experiments to demonstrate the performance characteristics as a way of dialogue between the urban, social and day by day life. On a proposal from the meeting with the other, the performer intervenes in the day by day flow of passers-by at a park and she invests in the collaboration of the viewer in the scene, as opposed to a view of passive spectator and theatrical illusion. Taking a look of a socienty’s panorama of dilute relationships, such research confronts reality and it values ​​the meeting with the other as a language through performance and theater as a reflective theme. So, this work provides for five stages: theoretical study, performative experiments, data collection, data analysis and writing. At this moment, the project is in progress shifting between steps one, two and three and it has already concluded two experiments.

KEYWORDS: day by day: meeting: modernity: performance: theatre.





Comunicação Oral - . Sistema de Jogos Performativos e Poéticas Walyanas no Sertão da Bahia



SCHETTINI, Roberto Ives Abreu. Sistema de Jogos Performativos e Poéticas Walyanas no Sertão da Bahia. Jequié: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professor Adjunto. Encenador, Ator, Performer, Dramaturgo.



RESUMO

A sistematização e a prática de uma série de Jogos Performativos, em suas dimensões política, poética e performativa é o objeto deste estudo. A partir de uma série de Jogos Performativos sistematizados e dos estudos sobre criação colaborativa, sobretudo acerca da Dramaturgia da Sala de Ensaio, propôs-se uma abordagem metodológica de criação para compor um espetáculo/jogo baseado na vida, na obra e na poética de Waly Salomão. O princípio do trabalho consistiu na proposição de uma experiência de criação cênica/performativa com um time de jogadores/performers. A proposta metodológica foi concebida com vistas a ser uma possibilidade referencial para orientar práticas pedagógicas/criativas no campo das Artes Cênicas a partir das noções de jogo, de performatividade e de criação colaborativa. Com a finalidade de verificar a aplicabilidade do trabalho com os Jogos Performativos foi criado o espetáculo/jogo “Algaravias - Marujeiro da Lua”, cujo processo de montagem constitui parte do objeto de reflexão.

Palavras-chave: performance arte; jogos performativos; criação colaborativa; Waly Salomão.



RÉSUMÉ

La systématisation et la pratique d'une série de Jeux Performatifs, dans leurs dimensions politique, poétique et spectaculaire est l'objet de cette étude. A partir d'une série de Jeux Performatifs systématisés et d'études de création collaborative, en particulier sur la dramaturgie de la Salle de Répétition, il a été proposé de créer une approche méthodologique pour faire un spectacle / jeu basé sur la vie, le travail et la poésie de Waly Salomão. Le principe de ce travail consista d’une proposition d’expérience de création scénique avec une équipe de joueurs/performers. Cette proposition méthodologique a été conçue avex le but d’être une possibilité de référence pour guider les pratiques pédagogiques / créatives dans le domaine des Arts du Spectacle en partant des notions de jeu, performativité et création collaborative. Afin de vérifier l'applicabilité du travail avec les Jeux Performatifs, le spectacle / jeu « Algaravias – O Marujeiro da Lua », dont le processus d'assemblage est part de l'objet de réflexion, a été créé.

Mots-clés: performance, jeux performatifs, création collaborative, Waly Salomão.





Comunicação - Performance (des)identificatória, travestimento e teatro contemporâneo



DOURADO, Rodrigo Carvalho Marques. Performance (des)identificatória, travestimento e teatro contemporâneo. Recife. Universidade Federal de Pernambuco; Professor Substituto. Diretor do Grupo Teatro de Fronteira.



RESUMO

A partir da conceituação de Ferris (1993) sobre o “Teatro Travesti”, entendido como aquele que força o espectador a repensar os signos/significados culturais do sexo (biologia, gênero e sexualidade), este trabalho discute alguns expedientes do palco contemporâneo articulados para expor a “Performance de Gênero” compulsória (BUTLER, 1993, 2002, 2003) que (con)forma subjetividades e produz masculinidades e feminilidades normativas. Como espaço desde sempre marcado pelo questionamento dos padrões de ver e saber (SOLOMON, 2002) sobre o corpo, o teatro parecer recuperar, na contemporaneidade, seu potencial de desarticular identidades, produzindo o que aqui se chama de “Performance (Des)identificatória” (MUÑOZ, 1999), ao presentificar incômodas experiências sexuais “fora da norma” e indagar os sentidos unívocos do sexo.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Travesti, Performance de Gênero, Performance (Des)identificatória, Teatro Contemporâneo



ABSTRACT

Taking the conceptualization of Ferris (1993) on the "Transvestite Theater", understood as that which forces the viewer to rethink the signs and cultural meanings of sex (biology, gender and sexuality), this paper discusses some of the expedients articulated by contemporary theater to expose the compulsory "Perform of Gender" (BUTLER, 1993, 2002, 2003) that (con)form subjectivities and produces normative masculinities and femininities. As a space always marked by the power to question patterns of seeing and knowing (SOLOMON, 2002) about the body, the stage seems to recover, in contemporary times, it’s potential to disrupt identities, producing what is called here "(Dis)identificatory Performance" (MUÑOZ, 1999) in order to make present unconfortable sexual experiences outside the norm and query the univocal senses of sex.

KEYWORDS: Transvestite Theater, Performance of Gender, (Dis)identificatory Performance, Contemporary Theater





Comunicação - CUIDADO! Corpo em obra na reta dá crítica



MENDES, Tarcísio Moreira. CUIDADO! Corpo em obra na reta dá crítica. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação; bolsista CAPES; Membro do Travessia Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq; Professora Orientadora Drª Sônia Maria Clareto. Performer e pesquisador e professor.



RESUMO

A performance “CUIDADO! Corpo em obra” move-se entre territórios da Educação e Arte e Filosofia e Clínica e e e... E põe-se a pensar que inventa estes encontros. Que encantos? Por se mover por códigos tradicionalmente formatados é importante pensar o que escapa, o que não é possível de ser capturado. Vem-se forçando limites entre o que se designa arte da performance e teatro e vida. Que arte? Que vida? Vida como obra de arte, arrisca-se. Da questão primeira, texto como corpo e ou corpo como texto pensa-se, que corpo cria texto? O não entendimento do primeiro vídeo apreciado pela curadoria do Festival CAUSA – Ações Artísticas cria corpo. O corpo explicativo da ação do festival cria texto. O desejo de entendimento, mínimo que seja, cria corpo. Na Reta da crítica, evento do festival, o encontro de corpos e a produção de uma crítica, produção de corpo como texto, da crítica como corpo, da arte como crítica. Territórios que se constituem por um certo exercício crítico constante. Desde aspectos estéticos, políticos, éticos e econômicos. Há uma hegemonia que tenta valorar tudo fixado em certos pressupostos transcendentes aos que estamos submetidos, arrisca-se fugas. Ao invés de pensar qual a melhor crítica, provoca-se: que crítica produz arte? Ou que arte produz crítica? Que arte pode a crítica?

PALAVRAS-CHAVE: Crítica: Arte: Performance: Texto: Corpo.



ABSTRACT

The performance “CUIDADO! Corpo em obra” moves between areas of Education and Art and Philosophy and Clinical and and and ... On the move by codes traditionally formatted is important to think what escapes which cannot be captured. Comes up forcing boundaries between what is called performance art and theater and life. What art? What life? Life as a work of art, is at risk. Of the first question body as text or text as body it is believed the body creates text? The lack of understanding of the first video appreciated by the curators of the Festival CAUSA – Ações Artísticas create body. The explanatory body of the festival action creates text. The desire of understanding, which is minimal, creates body. In “Na Reta”, festival event, at the meeting of bodies produces the critical that produces body as text that produce art as the critical. Territories that is constant for a certain critical exercise. Since aesthetic aspects, political, ethical and economic. There is a hegemony that attempts to value all set in some transcendent assumptions that are subject to, risks leaks. Instead of thinking how best critical, it caused: what critical produces art? Or what art produces criticism? What art can it criticism?

KEYWORDS: Criticism: Art: Performance: Text: Body.





Comunicação - A arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do Palhaço



TElES, Tiago Gonçalves.  A arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do Palhaço. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. UFSM; mestrado; Gisela Reis Biancalana.

 

RESUMO

A proposta abordada busca a revitalização artística, teórica e prática da cultura do palhaço e suas potencialidades através do estudo, integração e pontos de contato estabelecidos entre a arte do Palhaço e a Arte da Performance  na pratica do proponente. Como guia de pesquisa se estabelecem as seguintes questões: O que é natural da arte do palhaço que está na arte da performance e o que é natural da arte da performance que está no palhaço? Quais são as influências possíveis de uma em outra? Para conquistar a resposta das perguntas e a prática proposta tem-se como caminho, em um primeiro momento, aprofundar os estudos sobre a arte e cultura do Palhaço e da arte da Performance. Em um segundo momento focar o estudo em algumas práticas e técnicas do Palhaço e da performance, criando “repertórios” de opções a serem utilizadas. Para um terceiro momento estabelecer propostas de ações, transmutando então o “Happening” para “Aclowntecimento” e a Performance para  “Palhaformance”. Em um último momento, organizar todo material criado e desenvolvido, a fim de documentar o processo e tê-lo também como objeto de estudo pessoal do artista.

PALAVRAS-CHAVE: Performance: Happening: Palhaço

 

ABSTRACT

The current proposal seeks the artistic, theoretical and practical revitalization of clown culture and its potentialities through study, integration and contact points established between Clown Art and Performance Art in the proponent's practice. As a research guide, the following questions are established: What is natural within the art of the clown who is in the art of performance and what is natural in the art of performance in the clown? What are the possible influences of one upon the other? To conquer the answer to the questions and the proposed practice, the path, at a first moment, is to deepen the studies on Clown art and culture and Performance art. At a second moment, to focus studies on some Clown and performance practices and techniques, creating “repertoires” of options to be used. For a third moment, to establish proposals of actions, thus transmuting a “Happening” into a “Clown Happening”, and “Performance” into “Clownperformance”. At a final moment, to organize all the material generated and developed, in order to document the process and also have it as an object for the artist's personal study.

KEYWORDS: Performance, Happening, Clown





Comunicação - ENTRE A FESTA E OS OFÍCIOS NA COMUNIDADE NEGRA DE HELVÉCIA: PERFORMANCES AFIRMAM IDENTIDADES



DOS SANTOS, Valdir Nunes. ENTRE A FESTA E OS OFÍCIOS NA COMUNIDADE NEGRA DE HELVÉCIA: PERFORMANCES AFIRMAM IDENTIDADES. TEIXEIRA DE FREITAS-BA: DEDC X; Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Professor assistente de Cultura Brasileira.





Comunicação - Transfeminismo em performances de Berna Reale: um contraponto ao fundamentalismo religioso.



TCHALIAN, Viviane. Transfeminismo nas performances de Berna Reale: um contraponto ao fundamentalismo religioso. Cuiabá: UFMT.

Universidade Federal do Mato Grosso; Mestranda; Bolsista CAPES, Performer; Maria Thereza de Oliveira Azevedo.

 

RESUMO

Esta comunicação apresenta a análise das performances de Berna RealeQuando todos calam, 2009, Palomo, 2012 e Limite Zero, 2012. Partindo do pressuposto de que o corpo feminino carrega marcas das relações de poder levanto a seguinte hipótese: a violência de gênero, opressão e abuso do estado estão presentes nas performances de  Berna Reale. Para apoiar na discussão sobre gênero e poder, Judith Butler, Beatriz Preciado, Monique Wittig e Michael Foucault e performance, Renato Cohen, Maria Beatriz de Medeiros e Cassiano Sydow Quilici. O objetivo é criar um debate acerca do potencial feminista de ruptura com as normas de gênero que surge nas performances de Reale.

PALAVRAS-CHAVE:Performance: Corpo: Berna Reale: Gênero: Poder.



ABSTRACT

This paper presents an analysis of the performances of Bern Reale Quando todos calam, 2009, Palomo, 2012 e Limite Zero, 2012.Assuming that the female body bears marks of power relations raise the following hypothesis: Gender violence, oppression and abuse of state in attendance at performances of Bern Reale. To support the discussion of gender and power, Judith Butler, Beatriz Preciado, Monique Wittig and Michael Foucault and performance, Renato Cohen, Maria Beatriz de Medeiros and Cassian Sydow Quilici. The goal is to create a debate about feminist potential break with gender norms arising in the performances of Reale.

KEY- WORDS: Performance: Body: Berna Reale: Gender: Power.