Comunicação-Dos manuscritos correspondentes à preparação do espetáculo no período elisabetano
CASTAMAN, Aline. Dos manuscritos correspondentes à preparação do espetáculo no período elisabetano. Porto Alegre; Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora Substituta; Orientador: Clóvis Dias Massa. Professora e Pesquisadora.
RESUMO
O presente trabalho traz algumas assertivas a respeito dos manuscritos que teriam sido construídos a partir das peças dos dramaturgos e que seriam relevantes à preparação do espetáculo. No decorrer da pesquisa, pode-se notar que as peças eram escritas para serem exclusivamente montadas. Para este estudo, levou-se em consideração a articulação de críticos e teóricos com o intuito de realizar um mapeamento sobre as noções que cada um dos autores se propôs afirmar em relação aos documentos de preparação e quais, dentre eles, seriam os responsáveis por confirmar a concretização do espetáculo. Ao realizar o cotejo dessas noções, foi possível perceber aproximações e divergências entre elas. Logo, as noções do pesquisador e especialista Andrew Gurr sobre os manuscritos que realmente teriam correspondido à construção do espetáculo foram adotadas para se discorrer sobre o tema. De acordo com ele, três teriam sido os documentos que afirmavam que a peça poderia ser transposta ao palco: Book (livro), Plot (roteiro)e o Authorized Book (livro autorizado). Logo, para a delimitação do problema, David Bradley, Andrew Gurr e Tiffany Stern foram os autores que fundamentaram a pesquisa de forma substancial e os quais inferem sobre a questão em particular.
PALAVRAS-CHAVE: manuscritos: livro autorizado; espetáculo elisabetano.
ABSTRACT:
This paper provides some assertions concerning the manuscripts that have been built from the playwrights’ plays which would be relevant to the preparation of the spectacle. In the course of the research, it could be noted that the plays were written to be exclusively mounted. For this study, the articulation of critics and theorists was taken into account in order to perform a mapping on the notions that each of the authors has proposed to state in relation to the documents of preparation and which, among them, would be responsible for verifying the achievement of the spectacle. When performing the comparison of these notions, it was revealed similarities and differences between them. Therefore, the notions of the researcher and expert Andrew Gurr on the manuscripts that have actually responded to the construction of the spectacle were adopted to discuss the topic. According to him, three have been the documents which affirmed that the plays could be transposed to the stage: Book, Plotand Authorized Book. Thus, in defining the problem, David Bradley, Andrew Gurr and Tiffany Stern were the scholars that supported the research substantially and who infer about the particular issue.
PALAVRAS-CHAVE: Manuscripts: authorized book; Elizabethan spectacle.
CASTAMAN Aline.pdf
Comunicação - Cenas passadas: dança e música nas operetas Jurity (1919) e Orphée aux Enfers (1865)
PINTO, Aline Santos; RABETTI, Maria de Lourdes. Cenas passadas: dança e música nas operetas Jurity (1919) e Orphée aux Enfers(1865). Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO; mestranda; bolsista CAPES; professora aposentada; colaboradora do PPGAC; pesquisadora do CNPq. Orientadora: Maria de Lourdes Rabetti.
O ensaio pretende contribuir para reflexões em torno da longa formação do teatro musicado no Brasil, procurando estudar facetas, especialmente as musicais e dançantes, da cena da opereta brasileira Jurity (1919), peça de Viriato Corrêa e música de Chiquinha Gonzaga, levando em consideração alguns aspectos da encenação entre nós da francesa Orphée aux Enfers (1865), música de Jacques Offenbach, libreto de Ludovic Halévy e Hector-Jonathan Crémieux, marcante presença da fase inicial do gênero no Brasil, em perspectiva historiográfica apoiada em fontes documentais e em esforço especulativo voltado para a percepção de indícios da performance passada e de visualização da contribuição da imprensa para estudos da recepção teatral do passado.
PALAVRAS-CHAVE: história do espetáculo: teatro musicado: opereta: dança: música
ABSTRACT
The essay aims to contribute to reflections on the long formation process of the music theater in Brazil, intending to study the facets, specially the musical and dancing ones, of the scene in the Brazilian operetta Jurity (1919), theatre play by Viriato Corrêa and music by Chiquinha Gonzaga, taking into consideration some aspects of the staging among us of the French Orphée aux Enfers (1865), music by Jacques Offenbach, libretto by Ludovic Halévy and Hector-Jonathan Crémieux, striking presence of the initial phase of the genre in Brazil, in a historiographical perspective supported by documentary sources and speculative effort regarding the perception of evidences of past performance and visualization of the contribution of the press for studies of theatrical reception of the past.
KEYWORDS: history of the theatre:music theatre: operetta: dance: music
PINTO A S RABETTI M L.pdf
Comunicação - A disseminação da prática de palhaçaria por mulheres no sudeste brasileiro
DIAS LEITE, Amanda. Um olhar sobre a difusão da prática de palhaçaria por mulheres no sudeste brasileiro durante a primeira metade da década de 1990. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais; Mestrado; Ernani de Castro Maletta.
Desde o início do século XIX – período a partir do qual foi registrada a presença das primeiras famílias circenses europeias no Brasil – até o final da década de 1980, o lugar do palhaço nos picadeiros brasileiros parece ter sido fortemente marcado pela atuação masculina. Interessa-nos compreender as razões pelas quais, dentre as inúmeras funções desempenhadas pelos integrantes do núcleo familiar circense, o ofício de palhaço não era comumente exercido pelas mulheres. Buscaremos, além disso, apresentar alguns dos fatores que contribuíram pra o delineamento de um contexto favorável à disseminação da prática de palhaçaria por mulheres nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo ao longo da primeira metade da década de 1990. Para a consecução de tais objetivos recorreremos à análise de fontes documentais diversas, com ênfase na realização de entrevistas com pesquisadores e profissionais do setor, além da consulta a acervos de instituições públicas e privadas, uma vez que são escassas as publicações a respeito do tema.
PALAVRAS-CHAVE: palhaçaria; circo-família; gênero.
Comunicação - Dias Gomes e Jorge Andrade: textos da modernidade em cena.
NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Dias Gomes e Jorge Andrade: textos da modernidade em cena. Ouro Preto-MG: UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto; Professor Adjunto II de Iluminação Cênica e Direção Teatral – Análise e História do Texto e da Cena Teatral.
A comunicação propõe-se a, a partir de encenações de textos de Dias Gomes e Jorge Andrade na década de 1960, iniciar uma reflexão sobre os aspectos do processo de modernização da cena teatral brasileira, na perspectiva de epicização do teatro como proposto por Szondi, buscando rever criticamente certas noções historiográficas enraizadas em nosso pensamento sobre o tema, principalmente nos trabalhos críticos e historiográficos de pensadores como Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi, impulsionados por um projeto específico de Formação da modernidade no texto e na cena nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro Moderno: Jorge Andrade: Dias Gomes: História Cultural do Teatro: Teatro e Política.
The speech proposed here intends to, from the enactments of Dias Gomes and Jorge Andrade´s texts in the early 1960s, initiate a reflection upon some aspects in the modernization process of Brazilian Theater Scene. It is chosen here the perspective of Theater 'Epicization' as proposed by Szondi, searching to review critically certain historiographical notions rooted in our thinking on the subject, especially in the critical and historiographical works of thinkers such as Décio de Almeida Prado and Sábato Magaldi, driven by a specific project of modern formation in text and on the national scene.
KEYWORDS: Brazilian Modern Theatre: Jorge Andrade: Dias Gomes: Cultural History of Theatre: Theatre and Politics.
COMUNICAÇÃO - Estudo de Caso Comparativo entre os Modelos de Gestão dos Teatros Vila Velha e Shakespeare´s Globe Theatre: Semelhanças e Antagonismos
ARAÚJO, Bianca Cruz de. Estudo de Caso Comparativo entre os Modelos de Gestão dos Teatros Vila Velha e Shakespeare´s Globe Theatre: Semelhanças e Antagonismos. Salvador: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA; Mestranda; CAPES; Orientadora Prof. Dra. Deolinda Vilhena
Este trabalho propõe um recorte da pesquisa em desenvolvimento no programa de mestrado, que prevê um estudo de caso comparativo, sob o ponto de vista da gestão, entre os teatros Shakespeare´s Globe Theatre , situado em Londres, e o Teatro Vila Velha, localizado em Salvador, Bahia e como esta gestão impacta na produção artística de cada instituição. As questões aqui levantadas dialogarão diretamente com os modelos operacionais utilizados pelos dois teatros como forma de sobrevivência e permanência no mercado, bem como potencialização e promoção dos espetáculos ali produzidos e apresentados. Condições e situações políticas, culturais, geográficas também serão consideradas. Embora seja vasto, em língua portuguesa, estudos acerca do processo de criação artística do fazer teatral, ainda pouco se discute sobre os processos de gestão e operacionalização nas artes cênicas. Neste sentido esta discussão pretende colaborar com a sistematização e ampliação de conteúdo referente ao tema.
Palavras-chave: Gestão Cultural. Teatro Vila Velha. Globe Theatre.
This paper proposes a brief overview of a research which is in developing, in the master – level program , which provides for a comparative case study, by the point of view of management, among theaters Shakespeare's Globe Theatre, located in London, and the Teatro Vila Velha, located in Salvador, Bahia and how its management impacts in the artistic production of each institution. The issues that are raised here will talk about the operational models used by these two theaters in order to survive and stay in the market as well as the enhancement and the promotion of the shows and drama plays produced and presented by them. The political, cultural, geographical situations will also be considered. Although the studies about artistic creation and the process of doing theatre are huge, the discussion about management and operational process in the performing arts are still insufficient. In this sense, this work intends to collaborate with the systematization and expansion of content on this topic.
Keywords: Cultural Management. Vila Velha Theatre. Globe Theatre.
Comunicação - Visões da aldeia em Barafonda: o desfecho de uma pesquisa.
MOREIRA, Carina Maria Guimarães. Visões da aldeia em Barafonda: o desfecho de uma pesquisa. Rio de Janeiro: UNIRIO. PPGAC-UNIRIO; doutorado; orientador: Beatriz Vieira de Resende. Professora Adjunta do Curso de Teatro; DELAC; UFSJ. Diretora Teatral.
A presente comunicação configura-se como uma apresentação dos resultados finais do doutorado intitulado “Encenação e Dimensão Política: uma ‘Barafonda’ na cena contemporânea”defendido em março de2014, sob orientação da Profa. Dra. Beatriz Resende e com apoio da FAPERJ. A pesquisa propôs-se como uma análise/estudo do espetáculo Barafonda do grupo teatral paulista Cia São Jorge de Variedades, que estreou no ano de 2012, procurando pensar a relação entre o espetáculo, compreendido como produto artístico, e sua dimensão política, partindo do pressuposto que a dimensão política é fruto de um posicionamento intrínseco ao fator estético. Nesse sentido, procuramos compreender como se articula esse caráter político, não apenas impregnado na temática, mas também na forma, tendo como foco a encenação do espetáculo.
PALAVRAS-CHAVE: Encenação Contemporânea; Dimensão Política; Modo de Produção Teatral; Cia. São Jorge de Variedades.
This present speech consists in a presentation on the final results of my doctorate research titled “Encenação e Dimensão Política: uma ‘Barafonda’ na cena contemporânea” (“Staging and Politic Dimensions: a 'Barafonda' in the contemporary scene") defended on March 2014, under the guidance of Profa. Dra. Beatriz Resende and sponsored by FAPERJ. The research was proposed as an analysis / study ofBarafonda´s play, from the theater group Cia Paulista Sao Jorge- which debuted in 2012 - trying to think the relationship between the play, understood as an artistic product, and its political dimension, starting from assumption that the political dimension is the result of an intrinsic aesthetic factor positioning. In this sense, we seek to understand how these political aspects are articulated, not just on the theme, but also in form, focusing on the staging of the show.
KEYWORDS: Contemporary Staging; Politic Dimension; Theatre Production mode; Cia São Jorge de Variedades.
MOREIRA Carina Maria Guimaraes.pdf
Comunicação - Grupo Teatral Cultura Social: militância operária anarquista ao sul do Brasil.
MIRANDA, Cássia Ferreira. Grupo Teatral Cultura Social: militância operária anarquista ao sul do Brasil. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Teatro - UDESC. Doutorado em Teatro; Vera Collaço. CAPES.
Este trabalho trata do Grupo Teatral Cultura Social e sua trajetória de militância operária anarquista ao longo da década de 1910 na cidade de Pelotas, situada na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Tendo suas atividades sediadas na Liga Operária de Pelotas, os trabalhadores que atuavam no Grupo utilizaram o teatro como forma de luta e congraçamento, realizando conferências e apresentações de textos teatrais de autoria de membros do Grupo. Entre os operários envolvidos com essa produção teatral, alguns eram mais engajados no movimento libertário e viajavam para outras cidades do Brasil a fim de auxiliar seus companheiros. Essas viagens possibilitavam uma troca cultural muito intensa, como pode ser comprovado pelas peças teatrais de autores operários que foram apresentadas na cidade de Pelotas e também no Rio de Janeiro. As informações a respeito da atuação operária podem ser encontradas nos periódicos do período que serviam como um importante meio de propagação das ideias anarquistas e dos eventos operários. Para esse artigo são utilizados como fontes os jornais A Luta, O Rebate, e A Voz do Trabalhador, que divulgavam as atividades do Grupo e dos operários envolvidos com ele, trazendo o nome peças encenadas, os gêneros e os operários envolvidos nas apresentações teatrais.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Operário; Anarquismo; Grupo Teatral Cultura Social.
This work is about the Grupo Teatral Cultura Social and the trajectory of the anarchist worker's militancy over the 1910s in the city of Pelotas, located in the southern region of the state of Rio Grande do Sul. The workers of the Group had their activities based in the Liga Operária de Pelotas and they used the theater as a form of campaign and reconciliation, holding several conferences and presentations of theatrical texts written by members of the Group. Among the workers involved in this theatrical production, some were more engaged in the libertarian movement and traveled to other cities in Brazil to help his partners. These trips made possible a very intense cultural exchange, as can be evidenced by plays of authors workers that were presented in the city of Pelotas and Rio de Janeiro. Information regarding the worker's operations can be found in the journals of the period. They served as an important vehicle to spread anarchist ideas and worker's events. This article uses as sources the newspapers A Luta, O Rebate, e A Voz do Trabalhador, which divulged the activities of the Group and workers connected with it,bringing the name of plays, genders and workers involved in theatrical presentations.
KEYWORDS: Working Theater; Anarchism; Grupo Teatral Cultura Social.
MIRANDA Cassia Ferreira.pdf
Comunicação - Recontadas: O Teatro de Grupo de Porto Alegre Pela Memória de Alguns de Seus Artistas
MASSA, Clóvis Dias. Trajetórias Recontadas: O Teatro de Grupo de Porto Alegre Pela Memória de Alguns de Seus Artistas. Porto Alegre: Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS; Professor Associado.
A pesquisa examina a trajetória de atores e diretores do teatro gaúcho que tiveram sua formação no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e aborda o olhar desses artistas sobre suas participações em diferentes grupos de teatro. Por meio da realização de entrevistas em profundidade, a investigação se utiliza do procedimento da história oral para expor singularidades a respeito do teatro em Porto Alegre, pontos em comum e diferenças nos caminhos percorridos pelos núcleos de trabalho. A partir da análise das narrativas dos distintos sujeitos, a investigação aponta esclarecimentos e divergências dos sujeitos quanto à abordagem histórica sobre os respectivos grupos e apresenta as perspectivas acerca do desenvolvimento do teatro de grupo na cidade, sintetizadas em torno do repertório, dos processos de criação, das inovações realizadas e da relação com a recepção dos espetáculos considerados por eles como sendo os mais importantes.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Gaúcho; História Oral; Teatro de Grupo.
RÉSUMÉ
La recherche examine la trajectoire des acteurs et des metteurs en scène du théâtre "gaucho" qui ont eu leur formation dans le département d'art dramatique à l'Université fédérale de Rio Grande do Sul, et discute le regard de ces artistes sur leur participation à différents groupes de théâtre. En effectuant des entrevues en profondeur, la recherche en utilisant la procédure de l'histoire orale pour exposer des singularités sur le théâtre à Porto Alegre, les points communs et les différences entre les chemins parcourus par les centres de travail. Des récits de différents sujets, la recherche suggère clarifications et des différences de sujets concernant approche historique de leurs groupes et présente les perspectives sur le développement du “théâtre du groupe” dans la ville, synthétisées dans le répertoire, leurs processus créatifs, les innovations apportées et la relation avec la réception des spectacles considérés par eux comme étant le plus importants.
MOTS-CLÉS: Théâtre Gaúcho; Histoire orale; Théâtre de Groupe.
Comunicação - O Príncipe da Maçonaria - tradição e contemporaneidade no circo-teatro de rua
SILVA, Daniel Marques da. O Príncipe da Maçonaria, tradição e contemporaneidade no circo-teatro de rua. Salvador: PPGAC-UFBA. Programa de Pós-Graduação da Universidade Fedaral da Bahia; Professor Efetivo.
O presente resumo trata da montagem do espetáculo O Príncipe da Maçonaria pelo grupo Off-Sina e pelo Circo Tropical. Comédia presente no repertório dos circos tradicinais brasileiro - aqueles que se estabelecem por meio de uma empresa familiar, o texto apresentado foi recolhido da tradição oral, registro fundamental para o conhecimento da grande variedade de comédias, melodramas, dramas sacros, esquetes cômicas representados em circos por todo o Brasil. A montagem estudada já apresenta uma proposta de trazer a um novo público este repertório, por isto sua opção pela rua como espaço democrático de labor e fruir artísticos, e pela união de um grupo ligado ao teatro de rua e um circo-empresa familiar. Ainda merecem destaque neste estudo a caractarização, os figurinos, o cenário e a direção do espetáculo, funções exercidas por profissionais ligados ao teatro tradicional que se alimentam de modelos e propostas do circo-teatro brasileiro, em uma releitura deste rico acervo artístico. Procedimento semelhante é operado pelos atores na cena e em sua relação com o público. A montagem, portanto, realiza um poderosa e fecunda reelaboração do repertório dramatúrgico vinculado aos circos familiares, abrindo possibilidades contemporâneas a estas formas teatrais de longa duração.
PALAVRAS-CHAVE: circo brasileiro, palhaço, circo-teatro, tradição e contemporaneidade
Ce résumé réfléchit sur la mise-en-scène du spectacle O Príncipe da Maçonaria (« Le prince de la franc-maçonnerie ») par le groupe Off-Sina et Circo Tropical (Cirque Tropical). Il s´agit d´une comédie qui fait partie du répertoire des cirques traditionnalles brésiliens - ceux qui sont établis par une entreprise familiale. Le texte présenté a été choisi à partir de la tradition orale, enregistrement fondamental pour comprendre la grande diversité des comédies, des mélodrames, des drames sacrés, des sketchs comiques présentés dans les cirques dans tout le Brésil. La mise-en scène etudiée montre une proposition qui apporte un nouveau public à ce répertoire. Pour ce-là, l’option d´utilizer la rue comme espace démocratique de travail et l’apprehension artistiques, et par l'union de la troupe de théâtre liée au théâtre de rue et une compagnie de cirque en famille. Il faut aussi mentionner dans ce recherche la caractérisation, les costumes, le décor et la mise-en-scène du spectacle, ceux qui sont les fonctions exercées par les professionnels associés au théâtre traditional qui se nourrit par des modèles et propositions du cirque-théâtre brésilien, dans une relecture de cette riche collection d'art. Une procédure similaire est utilisée par les acteurs dans la scène et sa relation avec le public. La mise-en-scène assure ainsi une reprise puissante et féconde de répertoire dramaturgique lié aux cirques en famille, ouvrant des possibilités à ces formes théâtrales contemporaines de longue durée.
MOTS-CLÉS: cirque brésilien, clown, cirque traditional, tradition et contemporanéité
Comunicação - O testamento artístico de K. Stanislávski: seu último texto sobre o “novo método” de ensaios.
VÁSSINA, ELENA. O testamento artístico de K. Stanislávski: seu último texto sobre o “novo método” de ensaios. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP). Professora em RDIDP; Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russas.
O objetivo da comunicação é analisar a última fase da evolução do sistema de Stanislávski que ficou registrada em seu trabalho “Abordagem à criação do papel, descoberta de si mesmo no papel e o papel em si mesmo”. Guardado no arquivo da filha de Stanislávski, o manuscrito foi publicado pela primeira vez somente em 1994 e até agora está inédito em idiomas estrangeiras. As últimas anotações de Stanislávski são dedicadas, principalmente, ao “novo método” dos ensaios que, antes de mais nada, tenta eliminar toda a “violência” do diretor sobre o ator e que visa o desenvolvimento da personalidade artística do ator-criador à base de sua independência na elaboração deétudes e na improvisação livre, ambos construídos a partir da descoberta de si mesmo no papel e do papel em si mesmo. Analisar o “novo método” na evolução do sistema de Stanislávski pode ser hoje mais do que interessante, pois enriquece e aprofunda nossa compreensão do ultimo período da busca teórica de Stanislávski que talvez seja um momento mais intenso nas descobertas metodológicas do sistema.
PALAVRAS-CHAVE: sistema de Stanislávski: “novo método”: criação de études
RESUME
The purpose of communication is to analyse the last stage of evolution of the Stanislavski system, which was documented in his work "Approach to the Creation of the Role, Finding Oneself in the Role and the Role in Oneself". Saved in the archives of the daughter of Stanislavski, the manuscript was published for the first time only in 1994 and till now hasn’t been translated into foreign languages. This text is devoted mainly to Stanislavski reflections on the "new method" of rehearsal, that is: the approach to the role which, first of all, tries to eliminate all type of "violence" of the director and aims developing the artistic personality of the actor-creator based on his independence in creating études and free improvisation from the discovery of himself in the role and the role in himself. Analyse the "new method" in the evolution of the Stanislavski system today can be more than interesting because enriches and deepens our understanding of the last period of the theoretical search Stanislavski that perhaps was the most intense moment in the methodological breakthroughs of the system.
KEYWORDS: system of Stanislavski: "new method": creation of études
Comunicação - COLETIVO NEGA: a expressão política na cena de um grupo teatral formado por artistas negros
LIMA, Fátima Costa de. COLETIVO NEGA: a expressão política na cena de um grupo teatral formado por artistas negros. Florianópolis: UDESC. Professora; PPGT-DAC/UDESC. Atriz, diretora, cenógrafa e figurinista.
O artigo descreve e analisa a trajetória teatral do Coletivo NEGA tendo como referência a teoria crítica, em especial as reflexões de Walter Benjamin (1982-1940) sobre o teatro de Bertolt Brecht (1898-1956). Este grupo teatral fundado em 2011 recebe suporte formativo e estrutural do Programa de Extensão NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes), do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. O Coletivo NEGA entra em seu quarto ano composto elenco e equipe técnica com maioria negra. No período, realizou dois espetáculos e duas performances com diferentes diretores. O elenco recebeu formação em danças populares; contação de histórias; percussão afro-brasileira e mimo corporal. Além disso, conduziu pesquisas sobre a cultura de origem africana e a história do teatro negro brasileiro. Atualmente, promove os Seminários de Educação Política NEGA onde debate com a comunidade acadêmica temas de interesse da população afrobrasileira. O artigo investiga a expressão das propostas políticas na cena teatral do Coletivo NEGA.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro negro: grupo teatral: expressão política; cena.
The paper describes and analyzes Coletivo NEGA’s theatrical trajectory under reference tocritical theory, especially the reflections ofWalterBenjamin(1982-1940)on the theaterof BertoltBrecht(1898-1956). This theatrical company foundedin 2011 receivestrainingand structuralsupport from the Program ofExtension NEGA (Black Experiments’ Company of Arts) of the Department of Scenic Arts atthe State University ofSantaCatarina. The company enters hisfourth yearcompoundcast and crewwithblack majority. During this period, Coletivo NEGA held twoshows andtwo performanceswithdifferent directors. The cast receivetraining infolk dances; storytelling; african-Brazilian percussion and bodymimo.In addition, he conducted researches on African origin’s cultureandBrazilianblacktheater’s history. Currently, it promotes the NEGA EducationPolicy Seminarswhichdiscussestopicsof interest to theAfro-Brazilianpopulation with academic community.Thearticle investigatesthe political proposal’s expressionin Coletivo NEGA’s theatricalscene.
KEYWORDS: Blacktheater: theater company: political expression; scene.
Comunicação - Teatro, censura e silenciamento Plínio Marcos, uma resistência rebelde
ARAÚJO, Gessé Almeida. Teatro, censura e silenciamento: Plínio Marcos, uma resistência rebelde. Salvador-BA: Programa de pós-graduação em Artes Cênicas/Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Doutorando em Artes Cênicas; Bolsista CAPES; Orientadora: Eliene Benício Amâncio Costa. Professor e ator.
A presente comunicação reflete sobrea arte e o poder a partir da relação estabelecida entre o dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999) e a censura teatral durante os ano de ditadura militar pós golpe de 1964. O referido autor foi, no teatro brasileiro moderno, o responsável por dar “voz” aos marginalizados sociais, fato este que faz de suas obras uma das mais atuais da dramaturgia brasileira. Por abordar temas caros à realidade brasileira como o universo da prostituição, a exploração do subemprego e o desgaste do sistema carcerário, acabou por se tornar um dos alvos preferenciais da censura teatral durante os anos 60/70 tendo pelo menos 18 de suas peças sofrido algum tipo de sanção. Tem-se como fios condutores de reflexão: a) a política de silenciamento estabelecia pelos governos militares no Brasil e seus desdobramentos para obra do autor estudado; b) a ligação entre o teatro nos anos de repressão e a conjuntura política da época; c) os desdobramentos éticos e estéticos da censura à obra de Plínio Marcos, que condicionaram, acredita-se, uma poética própria em sua composição marcadamente rebelde, resistente e anti-repressiva, abalizando a sua efetiva contribuição para as artes do espetáculo.
Palavras-Chave: Censura teatral; Plínio Marcos; Silenciamento; Artes do espetáculo; Poder.
La présente communication réfléche sur l'art et le pouvoir à compter de la relation établie entre le dramaturge Plínio Marcos (1935-1999) et la censure théâtrale pendant les années de la dictature militaire après le coup d'état de 1964. L'auteur était, dans Le théâtre brésilien moderne, responsable de donner de la « voix » aux groupes sociaux marginalisés, ce qui rend ses oeuvres parmi les plus actuels de la dramaturgie brésilienne. En abordant des thèmes chers à la réalité brésilienne comme l'univers de la prostitution, l'exploitation du sous-emploi et l'usure du système pénitentiaire, a été devenu l'une des cibles préférées de la censure théâtrale dans les années 60/70 avec au moins 18 de ses pièces ont subi une sorte de sanction. On y a comme pistes de réflexion: a) la politique de faire taire établi par les gouvernements militaires au Brésil et ses conséquences pour le travail de l'auteur étudié; b) le lien entre le théâtre dans les années de répression et de la situation politique de l'époque; c) développements éthiques et esthétiques de la censure aux oeuvres de Plinio Marcos, qui a conditionné, croit-on, une poétique rebelle, résilient et remarquablement antirepressif, son efficace contribution aux arts du spectacle.
Mots-clés: Censure théâtrale; Plínio Marcos; Silence Imposé; Arts des spectacles; Pouvoir.
ARAUJO Gesse Almeida.pdf
Comunicação - Centro de Artes Cênicas do Maranhão: Memórias, reflexões e desafios da profissionalização do ator no Maranhão
MARTINS, Gilberto dos S. Centro de Artes Cênicas do Maranhão: Memórias, reflexões e desafios da profissionalização do ator no Maranhão. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado) sub-área Artes Cênicas. Orientador: Luiz Humberto Martins Arantes. FAPEMIG.
Esta investigação nos conduz a olhar para o resgate histórico por meio das memórias dos colaboradores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão e pensar uma micro- História da única escola de teatro de nível técnico pública do Estado do Maranhão. A pesquisa se dá por um recorte a partir de sua primeira inciativa com o Curso Livre de Formação do Ator em 1991 propiciado pela Companhia Oficina de Teatro, permeando até o ano de 2001, quando a escola já havia sido regularizada pelo Conselho Estadual de Educação, enquanto instituição de formação técnica de artistas de nível médio. Nesse sentido, transferir para a escrita as memórias dos que por lá passaram ou dos que ainda contribuem para formação de atores em São Luís do Maranhão nesse espaço. Para que se torne possível a construção micro histórica do Centro de Artes Cênicas do Maranhão e sua análise, adotamos como metodologia de pesquisa a História Oral. É com o objetivo de contribuir na feitura escrita da história do teatro no Maranhão e assim ampliar a reflexão e observância dos desafios da formação do ator brasileiro, que nos propomos a realizar uma radiografia do percurso histórica e reflexão do Centro de Artes Cênicas do Maranhão a partir da memória coletiva de seus colaboradores.
Palavras-Chave: História do Teatro; Memória, Formação do Ator.
RESUMEN
Esta investigación nos conduce a mirar el rescate histórico por medio de las memorias de los colaboradores del Centro de Artes Escénicas de Maranhao y pensar una microhistoria de la única escuela de teatro de nivel técnico pública del Estado de Maranhao. La investigación se da por un recorte a partir de su primera iniciativa con el Curso Libre de Formación de Actor en 1991 propiciado por la Compañía Taller de Teatro, realizado hasta el 2001, cuando la escuela ya había sido regularizada por el Consejo Estadual de Educación como institución de formación técnica de artistas de nivel medio. En ese sentido, transferir para la escrita las memorias de los que por ahí pasaron o de los que todavía contribuyen a la formación de actores en San Luis de Maranhao. Para que se torne posible la construcción microhistórica del Centro de Artes Escénicas de Maranhao y su análisis, adoptamos como metodologia de la investigación la Historia Oral. Es con el objetivo de contribuir a la realización escrita d la historia del teatro de Maranhao y así ampliar a la reflexión y observación de los desafíos de la formación del actor brasileño, que nos proponemos a realizar una radiografía del trayecto histórico y reflexión del Centro de Artes Escénicas de Maranhao a partir de la memoria colectiva de sus colaboradores.
Palabras- clave: Historia del Teatro, Memoria, Formación del Actor.
Comunicação - Oralidade e construção de história de espetáculo na Escola de Espectadores de Buenos Aires
SANTOS, Gláucio Machado e ROMANO, Olívia Camboim. Oralidade e construção de história de espetáculo na Escola de Espectadores de Buenos Aires. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia; Professor Adjunto IV. Universidade Regional de Blumenau; Professora do Quadro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Doutorado; Gláucio Machado Santos.
Esta comunicação explora uma parte dos estudos iniciais da pesquisa de doutorado em andamento: " 'Escola de Espectadores' em Buenos Aires (EEBA) e Porto Alegre (EEPA): uma investigação etnográfica”, e busca problematizar o fundamento da EEBA referente ao tratamento da oralidade, o boca a boca, e sua relação com a nova figura do espectador-crítico como constituintes de uma fonte de pensamento teatral no presente, à luz dos escritos de Pierre Bourdieu e Marc Bloch. A EEBA, inaugurada em 2001 por Jorge Dubatti, é um espaço de discussão sobre os espetáculos em cartaz na cidade, sob a coordenação de um especialista e com a participação de artistas envolvidos nos trabalhos debatidos. Ela é aberta para qualquer interessado, sem exigência de pré-requisitos para participação, e seu programa contempla ainda reflexões históricas, teóricas e estéticas sobre as artes cênicas. Desde o seu surgimento, a EEBA serve de modelo para iniciativas semelhantes em diversos países, como México, Uruguai, Chile e Brasil. Neste trabalho, visamos examinar a contribuição dessa ação pedagógica e cultural na constituição de qualidades específicas para uma recente história do espetáculo da cidade de Buenos Aires.
PALAVRAS-CHAVE: Escola de Espectadores: espectador-crítico: boca a boca: habitus: teatro
This report explores some of the initial studies of the doctoral research in progress: " 'School of Spectators' in Buenos Aires (EEBA) and Porto Alegre (EEPA): an ethnographic investigation" and raises questions on the basis of EEBA concerning the treatment of orality, the word-of-mouth, and his relationship with the new figure of the critic spectator as constituting a source of theatrical thought nowadays, in the light of the writings of Pierre Bourdieu and Marc Bloch. The EEBA, inaugurated in 2001 by Jorge Dubatti, is a space for discussion about the presentations in theaters in the city, under the supervision of an expert and with the participation of artists involved in the work discussed. It is open to any interested person, without requiring pre-requisites for participation, and your program also includes historical, theoretical and aesthetic reflections on the performing arts. Since its inception, the EEBA serves as a model for similar initiatives in several countries, such as Mexico, Uruguay, Chile and Brazil. In this work, we aim to examine the contribution of this pedagogical and cultural action in the formation of specific qualities to a recent staging history in Buenos Aires.
KEYWORDS: School of Spectators: critic spectador: word-of-mouth: habitus: theatre
Comunicação - Fundamentos do drama moderno: do drama burguês à explicitação da crise
MOREIRA ALVES, Gustavo. Fundamentos do drama moderno: do drama burguês à explicitação da crise. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestrando em Estética, Crítica e História das Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. Bolsista da própria UFOP. Jornalista, crítico literário e escritor. Orientadora: Luciana da Costa Dias.
Este trabalho faz uma reflexão do drama como forma em crise, crise esta que se acentua ao longo da modernidade. Para isso, retomam-se alguns conceitos de Aristóteles com o intuito de se buscar um entendimento do teatro clássico. A desconstrução do clacissismo francês, sinalizada por Diderot com as noções de “comédia séria” e “tragédia doméstica”, explicita a ascensão da modernidade burguesa. O lugar onde a burguesia se coloca quando sobe ao poder, lugar esse ocupado antes pela aristocracia, já nasce como uma cisão. Ainda que a moralidade burguesa se difira da aristocrática, ela continua fazendo juízo de valor baseada no “bom” e no “mau gosto”, o que aponta para a diferença de classes. O drama burguês é, assim, um gênero amarrado com a camisa de força da moral, aquela que, por exemplo, exclui a classe operária e serve ao amor heteronormativo e monogâmico. Entretanto, essa camisa de força não vai dar conta de segurar o louco em crise: como discutido por Peter Szondi e Iná Camargo Costa, no século XX o épico formal vai inundar o teatro para evidenciar o conflito entre ideais e fatos, acentuando a cisão e explicitando a crise. PALAVRAS-CHAVE: crise do drama: teatro épico: homoerotismo
RESUMÉ
Ce travail porte une réflexion du drame comme une forme en crise, crise qui a augmenté tout au long de la modernité. Pour cette raison, on a repris certains concepts d'Aristote afin d'obtenir une compréhension du théâtre classique. La déconstruction de ce théâtre, signalée par Diderot avec les notions de «comédie sérieuse» et «tragédie domestique», explique l'ascension de la modernité bourgeoise. Toutefois, le lieu dont la bourgeoisie se pose lorsqu'elle monte au pouvoir, lieu précédemment occupé par l'aristocratie, est déjà né comme un scission. Bien que la morale bourgeoise diffère de l'aristocratie, elle fait toujours un jugement de valeur fondé sur le «bon» et le «mauvais goût», qui indique la différence dans les classes sociales. Le drame bourgeois est donc un genre avec la camisole de force de la morale, une camisole de force qui exclut, par exemple, la classe ouvrière et sert à consolider l'amour hétéronormatif et monogame. Toutefois, cette camisole de force ne parviendra pas à contenir le fou en crise: comme il a été indiqué par Peter Szondi et par Iná Camargo Costa, au XXe siècle, l'épique formel va inonder le théâtre pour mettre en évidence le conflit entre les idéaux et les faits, en accentuant la scission et explicitant la crise. MOTS-CLÉS: crise du drame: théâtre épique: homoérotisme
MOREIRA ALVES Gustavo.pdf
Comunicação - Os Mansos, corpo, fragmento e história: acerca de Os Mansos – sobre motivos de O Idiota de Fiódor Dostoiévski, de Alejandro Tantanian.
BRIONES, Héctor. Os Mansos, corpo, fragmento e história: acerca de Os Mansos – sobre motivos de O Idiota de Fiódor Dostoiévski, de Alejandro Tantanian.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; professor adjunto. Ator e diretor.
Como diz a famosa frase de LP Harltey, citado por Tantanian no prefácio de sua obra dramatúrgica Os Mansos, “O passado é um país sempre estrangeiro”. Como opera esta frase na obra deste dramaturgo argentino? Como a mesma pode ser conectada com a enigmática imagem do Cristo Morto, de Hans Holbein, que reiteradamente aparece no romance O Idiota do autor russo Dostoiévski e referida longamente na obra do autor argentino? Como pensar com isto as considerações benjaminianas acerca da extrema apresentação do corpo em primeiro plano, da entrada da história fundida sensorialmente com a cena teatral e da força do fragmento? É acerca destes cruzamentos, nesta obra de Tantanian, que se debruça este trabalho, para pensar um lócus da arte teatral na contemporaneidade. Quer-se refletir, com esta obra, como se dá em certo teatro contemporâneo, de interesse a esta pesquisa, a problemática e o questionamento da representação. Esta comunicação se dá dentro do projeto de pesquisa, Por um Corpo da Cena, que quer pensar nos alcances poéticos e políticos do teatro contemporâneo latino-americano.
Palavras chave: representação, teatro, corpo e história
BRIONES, Héctor. The Meeks, body fragment and history: about The Meeks - on the grounds of The Idiot by Fyodor Dostoyevsky, by Alejandro Tantanian. Fortaleza: Federal University of Ceará; adjunct professor. Actor and director.
As the famous phrase of LP Hartley, quoted by Tantanian, in the preface of his dramaturgic work “The Meeks” says, “The past is always a foreign country”. How does this phrase operate in the work of this Argentinian playwright? How can it be connected with the enigmatic image of the Dead Christ, from Hans Holbein, that repeatedly appears in the romance “The Idiot”, by the Russian author Dostoievski and refereed long in the work of the Argentinian author? How to think about that with the benjaminian considerations about the extreme presentation of the human body in the forefront, the entrance of the history merged with the theatrical scene and the power of the fragment? It is about these intersections, in this Tantantian work that this work refers, to think about a locus of the theatrical art in the contemporaneity. The intention of this wok reflection is to understand how it works in a certain contemporary theater, of interest of this research, the problem and the questioning of the representation. This communication occurs within the research project, For a body of the scene, that wants to think about the poetic and the political reaches of the contemporary Latin American theater.
Keywords: representation, theater, body and history
Comunicação -Teatro menor e o fazer teatral: desdobramentos dos processos de produção e gestão na criação artística.
DA SILVA, Heloisa Marina. Teatro menor e o fazer teatral: desdobramentos dos processos de produção e gestão na criação artística. Florianópolis: Programa de Pós Graduação em Teatro - UDESC. Universidade de Santa Catarina, Doutorado, André Luiz Netto Carreira. CAPES; bolsa de doutorado. Atriz, diretora e produtora teatral.
A relação existente entre processo de criação artística, comercialização, desenvolvimento e distribuição de bens e produtos culturais abre espaço para reflexões que visem delinear como o artista teatral (atrizes, atores, diretoras e diretores) dialogam com os modelos de produção. Nesse trabalho tais aspectos serão discutidos tendo como referência criações teatrais contemporâneas, brasileiras, cujas produções não são reconhecidas como pertencentes à lógica da indústria cultural e que serão abordadas a partir do conceito de “ arte menor” desenvolvido por Deleuze e Guattari. A proposta deste trabalho é lançar um olhar sobre os meios de produção a partir da visão de uma atriz, refletindo acerca dos desdobramentos estéticos e artísticos que se originam quando há envolvimento direto de artistas teatrais na construção e estabelecimento dos meios de gestão e produção.
PALAVRAS-CHAVE: Produção Teatral; Atriz-Produtora; Arte Menor.
The relationship between artistic creation, marketing, development and distribution of cultural goods opens space for reflections that aim to outline how the theatrical artist (actresses, actors and directors) may dialogue with production models. In this study these aspects will be discussed using Brazilian contemporary theatrical creations as reference, whose productions are not recognized as belonging to the Cultural Industry logic and will be addressed under the concept of "minor art" developed by Deleuze and Guattari. The purpose of this paper is to cast a point of view over the means of production from the perspective of an actress, reflecting on the aesthetic and artistic developments that arise when there is direct involvement of theater artists in the construction and establishment of the management resources and production.
KEYWORDS: Theatrical production, actriz-producer, Minor Art.
DA SILVA Heloisa Marina.pdf
Comunicação-Shakespeare pelo Bando de Teatro Olodum e a cenografia-arquitetura do Teatro Vila Velha.
SILVA, Joana Angélica Lavallé de Mendonça.Shakespeare pelo Bando de Teatro Olodum e a cenografia-arquitetura do Teatro Vila Velha. Rio de Janeiro: Uni-Rio. Mestranda; Orientadora Evelyn Furquim Werneck Lima. Bolsa FAPERJ Nota 10. Cenógrafa e figurinista.
O Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare pelo Bando de Teatro Olodum - dirigido em 2006 por Marcio Meirelles - apresenta poucos dispositivos cênicos, que remetem às festas de rua da Bahia e à musicalidade da encenação. Esta cenografia mantém expostas as estruturas do Teatro Vila Velha em Salvador, espaço de afetos e memórias no qual o grupo baiano está sediado há vinte anos. Na busca de diálogos entre esta cena contemporânea brasileira e a cena elisabetana, procuramos - a partir deste espetáculo - relacionar o conceito de cenografia-arquitetura desenvolvido por Anne Surgers (2009) na análise do espaço teatral da época de Shakespeare com a prática presente em algumas cenografias contemporâneas que Arnold Aronson (1992) designou como o uso do “palco como palco”. Ao constatar que a cenografia hoje é praticamente indistinta da encenação, Patrice Pavis (2013) conclui que criar a cenografia também é escrever com a cena por meio dos corpos dos atores e com atenção para o corpo e o espírito do espectador. Buscamos enfatizar emSonho de uma noite de verão a relação de proximidade com o público da cidade e o espaço da cenografia-arquitetura do Teatro Vila Velha.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço Teatral: Cenografia: Bando de Teatro Olodum: Shakespeare.
MOTS CLÉS: Espace théâtral: Scenographie: Bando de Teatro Olodum: Shakespeare.
Le Songe d'une nuit d'été realisé par la troupe brésilienne de théâtre Bando de Teatro Olodummis en scène en 2006 par Marcio Meirelles, présente quelques dispositifs scéniques qui se réfèrent à des fêtes populaires de rue à Bahia et à la musicalité de la mise en scène. Cette scénographie laisse exposées les structures du Théâtre Vila Velha à Salvador, espace dans lequel le groupe de Bahia a son siège social depuis vingt ans et qui possède une forte charge affective. En cherchant le dialogue entre cette scène contemporaine et brésilienne et la scène élisabéthaine dans ce spectacle, on peut vérifier la relation entre la notion de scénographie-architecture développée par Anne Surgers (2009) dans son analyse de l'espace théâtral de l'époque de Shakespeare et la pratique actuelle dans certaines scénographies contemporaines qu’Arnold Aronson (1992) a appelée exposition des structures du théâtre à la scène. Em constatant que la mise en scène est aujourd'hui pratiquement impossible à distinguer de la scénographie, Patrice Pavis (2013) conclut que créer la scénographie est également écrire en utilisant la scène à travers les corps des acteurs et en prêtant attention au corps et à l'esprit du spectateur. Nous cherchons à mettre l'accent, avec ce Le songe d'une nuit d'été, sur la relation étroite entre le public et la scénographie-architecture du Théâtre Vila Velha.
SILVA Joana Angelica Lavalle de Mendonca.pdf
Comunicação - TEATRO EM BELÉM: POÉTICAS, MEMÓRIAS E MILITÂNCIAS (1964-1985).
BEZERRA, José Denis de Oliveira. TEATRO EM BELÉM: POÉTICAS, MEMÓRIAS E MILITÂNCIAS (1964-1985). Belém: PPHIST/UFPA; doutorado; Antônio Maurício Dias da Costa e Anna Karine Jansen de Amorim; Ator.
A presente comunicação tem por finalidade apresentar a pesquisa Teatro em Belém: poéticas, memórias e militâncias (1964-1958), aprovada na chamada da PROPESP/UEPA/2013, e que compõe, também, o trabalho de tese, Vanguardismos e Modernidades: as cenas modernas no teatro paraense (1941-1990), ligado ao Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Sabe-se que a época do regime militar brasileiro foi marcada por uma intensa produção artística, fruto da resistência e da militância de grupos e artistas que viram no discurso poético caminho para a luta. Por isso, torna-se fundamental investigar tais práticas cênicas, além de compreendê-las como parte do processo cultural e de intersecções histórico-sociais. Para tanto, toma-se os estudos da Memória e da Oralidade, principalmente do método da História Oral, como caminhos teóricos e metodológicos, por acreditar que as experiências de vida, juntamente com outras fontes históricas dão suporte para se construir uma análise dos fatos, além de se interpretar o processo de construção simbólica, das representações de uma sociedade, de um grupo ou mesmo de um indivíduo. Dessa forma, registrar e refletir a produção teatral do período militar, em Belém do Pará, torna-se uma forma de contribuição aos estudos sobre o referido período, principalmente, em um momento de debates e memórias, por meio de reflexão e de registros de anos importantes para a história contemporânea brasileira.
Palavras-chave: Teatro – Memória – Ditadura
La présente communication a la finalité de présenter la recherche Le Théâtre à Belém: Poétiques, Mémoires et Militances (1964-1985),éprouvée dans l’appel PROSESP/UEPA/2013, et qui compose, aussi, le travail de thèse, Vanguardismos e Modernidades: as cenas modernas no teatro paraense (1941-1990) (Avant-gardisme et Modernités: scènes de théâtre modernes dans le Para (1941-1990), lié au Programme de Post-graduation en Histoire Sociale de l’Amazonie, de l’Université Fédérale du Pará. Il est connu qui l’époque du régime militaire brésilien a été marquée par une intense production artistique, fruit de la résistance et militance de groupes et d’artistes qui ont apperçu dans le discours poétique le chémin pour le combat. Donc, c’est fondamental enquêter telles pratiques scéniques, les comprendre comme partie du processus culturel et des intersections historique-sociaux. Pour cela, on prend les études de la Mémoire et de l’Oralité, surtout de la méthode de l’Histoire Orale, comme des chemins théoriques et méthodologiques parce qu’on croit que les expériences de la vie, avec d’autres sources historiques donnent support pour se contruire une analyse des faits, et aussi d’interpréter le processus de la construction symbolique, des réprésentations d’une société, d’un groupe ou même d’un individu. De cette façon, enregistrer et réfléchir la production théatrale de la période militaire, à Belém du Pará, devient une façon de contribution aux études de l’époque en question, surtout, dans un moment de débats et mémoires, au travers de réflexions et de registres des années importants pour l’histoire contemporainne brésilienne.
Mots clés : Théâtre – Mémoire – Dictature BEZERRA Jose Denis Oliveira.pdf
Comunicação - SALUBA.MEDEIA: ÁFRICA E GRÉCIA NUMA ENCRUZILHADA DE DESTINOS NO TEATRO SERGIPANO.
SAMPAIO, Jose Roberto Santos. SALUBA.MEDEIA: ÁFRICA E GRÉCIA:UMA ENCRUZILHADA DE DESTINOS NO TEATRO SERGIPANO. Salvador. UFBA.Doutorando; Catarina Santanna; Diretor, cenógrafo, figurinista, maquiador.
RESUMO: Um breve estudo do processo de criação dos figurinos e cenografia do espetáculo Saluba.Medeia, do Grupo teatral Caixa Cênica de Aracaju, Sergipe, em 2013, Com texto e direção de Celso Jr., no qual foi necessário debruçar sobre o mito de Medeia, personagem da tragédia grega, criado por Eurípedes, associando-o ao mito do orixá Nanã. Para chegar ao resultado, foi feito um estudo da cultura afro, na concepção da paleta de cores dos figurinos, assim como as texturas e formas da cenografia. A proposta é expor um painel, através de slides, exibindo as etapas do processo e do produto final.
Palavras chave: Teatro: dramaturgia: espetáculo: cenografia: figurino.
SALUBA.MEDEIA: AFRICA AND GREECE : A CROSSROAD OF DESTENY IN THE THEATRE OF SERGIPE.
ABSTRACT: A brief study of the creation process for the costumes and set design development for the play Saluba.Medeia, for Caixa Cênica de Aracaju theater copany, Sergipe, in 2013, with a text and stage direction signed by Celso Jr. It was necessary a detailed study about Medeia myth, character of Greek tragedy, created by Euripides, associating it to the myth of orisha Nanã. To achieve the expected results, it was made a study of the afro culture, in the conception of the color palette for the costumes, as well, the textures and shapes for the setting. The proposal is to expose a panel through slides, showing the steps of the process and final product.
Key words: Theater: dram: play: setting: costumes
Comunicação - Que bicho é esse?: teatro, engajamento e política no Brasil pós-1964
PARANHOS, Kátia Rodrigues. Que bicho é esse?: teatro, engajamento e política no Brasil pós-1964. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; professora associada; CNPq; bolsista de produtividade
Resumo
Teatro popular e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo por intermédio de um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este trabalho aborda a importância histórica da peça “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, de Ferreira Gullar e Oduvaldo Vianna Filho, como uma representação política de resistência à ditadura militar no Brasil. Enfatizo como característica fundamental desse musical, encenado em 1966 pelo Grupo Opinião, a mistura de tradições culturais, a predominância do que Eric Hobsbawm designa “canções funcionais” (canções de trabalho, músicas satíricas e lamentos de amor) e a produção/criação artística dos atores/cantores.
PALAVRAS-CHAVE: engajamento; encenação; dramaturgia; canções funcionais; cenas sonoras; teatro musical.
Popular theatre and politically engaged theatre are two designations, among others, that gained acceptance through a lively debate that went on throughout the late 19th century and consolidated in the 20th century. It converged around the structure of the relations between theatre and politics or even between theatre and propaganda. According to the English critic Eric Bentley, the term of political theatre concerns both theatre texts themselves and when, where and how these are staged. This paper looks at the historical importance of the play ‘Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come’ (If you run, the beast catches you, if you stay put, it eats you), by Ferreira Gullar and Oduvaldo Vianna Filho, as a political representation of the resistance against the Brazilian military dictatorship. As the crucial characteristic of this musical, staged by Grupo Opinião in 1966, I point out its mix of cultural traditions, the predominance of what Eric Hobsbawm terms ‘functional songs’ (work songs, satirical songs and love lamentations) as well as an artistic production/creation of actors /singers.
KEYWORDS: political engagement; staging; dramaturgy; functional songs; sound scenes; musical theatre;
PARANHOS Katia
O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX
DIAS, Luciana da Costa. O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto. Prof. Adjunto.
Iremos discutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da “corporeidade” como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o Referencial Teórico se constrói a partir de 3 fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa superar esta, resgata o corpo como origem de toda significação, abrindo assim o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) é o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e do drama serão discutidas à luz do pensamento de Lehmann e seu conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud, pode ser entendido como uma espécie de “pré-história” do pósdramático, já que antecipa e anuncia algumas de suas características, abrindo ainda caminho para as mudanças que serão características das artes cênicas no século XX.
PALAVRAS-CHAVE: Pós-dramático: Artaud: Nietzsche: Lehmann.
We shall discuss some theoretical assumptions concerning the return of embodiment as the scenes’s fundamental, occurred in the performing arts at XX century. The theoretical framework is built from 3 main sources. Nietzsche, in his fundamental critical of rationalism and nihilism as characteristics of modernity, seeks to overcome it, rescuing the body as source of all meaning, thus inaugurating the theoretical questioning field we intend to approach. Artaud seeks to rescue a primordial concept of theatricality, in which the body is the fundament of theatrical action. He rejects the supremacy of the word (and of reason) to build a scene, thus helping us to understand the relationship between overcoming of modernity and overcoming of logocentrism also in theater. Finally, the consonances between the so-called modernity crisis and the drama crisis will be discussed in light of Lehmann’s thought (an author whose work is tensioned by questions long rooted in German philosophy) and his concept of post-dramatic. The circularity and relevance of this question becomes evident because, for Lehman, Artaud’s work can be understood as the "prehistory" of the post-dramatic, anticipating and announcing some of its main features, that later will be central in the Performing arts from XX century.
KEYWORDS: Post-dramatic: Artaud: Nietzsche: Lehmann.
DIAS Luciana da Costa Dias.pdf
Comunicação - Cena e futebol na dramaturgia brasileira
ARANTES, Luiz H.M. Cena e futebol na dramaturgia brasileira. Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia/PPGArtes; Professor Associado.
A aproximação entre futebol e teatro vem de longa data. A noção primeira de espetáculo público pode aproximar, mas também guarda diferenças para estudar a questão. Assim, o mais apropriado mesmo parece ser procurar entender de que maneira o teatro ou a dramaturgia, no caso a brasileira, processa em suas narrativas a questão do futebol. Neste caminho, três referências se apresentam como exemplares para estudar esta relação entre futebol e teatro: Nelson Rodrigues, Plinio Marcos e Vianinha. No caso de Nelson a profissão de jornalista esportivo iluminou bastante o tema futebolístico em suas crônicas e peças teatrais, veja-se o caso de A Falecida. Na obra de Plinio Marcos isto também esteve presente, a peça Quando as máquinas param, a qual ambienta num só texto desemprego e fanatismo por futebol. Mas o futebol enquanto funcionamento social, do início ao fim da narrativa, irá aparecer mesmo em Chapetuba Futebol Clube, de Vianinha. Escrita no furor do pós-1958, mais do que questões sociais esta peça sinaliza as angústias de um dramaturgo entre escolhas individuais e coletivas e, para isso articula futebol e teatro jamais visto na dramaturgia brasileira.
Palavras-Chave: dramaturgia: futebol: teatro brasileiro
El acercamiento entre el fútbol y el teatro tiene una larga historia. El primer concepto de un espectáculo público puede traer, pero también guardar las diferencias para estudiar el tema. Por lo tanto, el más apropiado parece estar tratando de entender cómo el teatro o drama, en el caso brasileño, los procesos en sus relatos la cuestión de fútbol. De esta manera, tres referencias se presentan como ejemplos para estudiar la relación entre el fútbol y el drama: Nelson Rodrigues, Plinio Marcos y Vianinha. En el caso de la profesión de periodista deportivo Nelson iluminado bastante el tema de fútbol en sus crónicas y obras de teatro, véase el caso del A Falecida. En esta obra de Plinio Marcos también estuvo presente el fútbol em Quando as máquinas param, que en uno texto presenta paro y el fanatismo por el fútbol. Pero el fútbol como el funcionamiento social, desde el principio hasta el final de la narración, presentar-se en Chapetuba Futebol Clube, de Vianinha. Escribiendo en la furia de los temas sociales post-1958, este drama indica la angustia de un dramaturgo entre las decisiones individuales y colectivas y el que articula el fútbol y el teatro se haya visto en el teatro brasileño.
Palabras-clave: drama, fútbol, teatro brasileño
ARANTES Luiz H M.pdf
Comunicação - A temporalização da imagem como recurso poético no teatro.
CALLAS, Marcello G. A temporalização da imagem como recurso poético no teatro. Brasília: UNB. Professor visitante.
RESUMO:
O presente ensaio parte da análise de imagens audiovisuais projetadas com funções teatrais e investiga a questão da temporalização da imagem: seu uso e manipulação para a criação visual e dramatúrgica de cenas teatrais. A possibilidade de imagens projetadas cria um novo ambiente para o fazer teatral, pois permite a elaboração de uma dramaturgia de imagens, diretamente relacionada à dramaturgia textual que, em muitos casos, exerce função de sobreposição ao próprio texto teatral. Nesse sentido, cabe ressaltar a distinção entre os conceitos de tempo da encenação e tempo da performance. O tempo da encenação é característico do teatro dramático e apresenta-se como uma condição da representação. Já o tempo da performance permite romper com a própria noção de representação para torna-la presentificação, através do processo de deslocamento do tempo cotidiano. A partir dessa primeira distinção acerca do conceito de tempo e de sua aplicação para a arte teatral, serão analisados exemplos dramáticos e performativos que fazem uso de imagens projetadas para demonstrar possíveis variáveis do processo de temporalização da imagem como recurso poético no teatro.
PALAVRAS-CHAVES:
Temporalização, imagem projetada, presença, materialidade.
This essay is an analysis of audio-visual images projected with theatrical functions and investigates the question of temporality: its use for creating visual aspects of the scene. The possibility of projected images creates a new environment for theater; it allows the development of a drama of pictures, directly related to the text what in many cases, overlays function to the theatrical text. It is worth underlining the distinction between the concepts of time in traditional theater and time in performance. In traditional theater, time is presented as a condition of representation. In contrast, performance breaks with the notion of representation to make it the art of present, through the displacement of the idea of time. From this first distinction about the concept of time and its application, dramatic and performance examples that make use of projected images will be analyzed.
KEY WORDS:
Time, image, projection, presence
Comunicação - Cenas passadas: dança e música nas operetas Jurity (1919) e Orphée aux Enfers (1865).
Comunicação - Sob o asfalto, o sertão: dimensão utópica na arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para “Na Selva das Cidades”.
SILVA, Mateus Bertone da. Sob o asfalto, o sertão: dimensão utópica na arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para “Na Selva das Cidades”.Goiânia: EMAC-UFG; professor e pesquisador dos Cursos de Artes Cênicas e Direção de Arte.
A comunicação é uma continuidade das análises dos aspectos estéticos e políticos da arquitetura cênica de Lina Bo Bardi (1914-1992) para a montagem de Na Selva das Cidades, realizada pelo Teatro Oficina. Aprofundamos as investigações das imagens e dos sentidos do espaço cênico e cenográfico com o intuito de revelar a expressão particular e os fundamentos da dimensão utópica presente neste trabalho do final dos anos sessenta. Gestado a partir de um profícuo diálogo entre o pensamento da arquiteta italiana e o do encenador José Celso Martinez Correa, concorrem entrecruzamentos produtivos, de forte tensão: dos elementos mais propriamente desencantados da contracultura, presentes na estética do lixo do cinema marginal à – invertidamente em termos cronológicos, – utopia presente na estética da fome. De outro modo: reverberações do maio de 68, os elementos da “grande recusa” marcuseana inscritos nas ruas de Paris são transcritos à luz de componentes da realidade brasileira, produzindo a contundência artística dos sentidos dramatúrgicos e concretudes cênicas do espetáculo, bem como a própria originalidade da releitura do texto brechtiano.
PALAVRAS-CHAVE: Na Selva das Cidades: Teatro Oficina: Lina Bo Bardi: Arquitetura Cênica: Estética da Fome.
Communication is a continuation of the analysis of aesthetic and political aspects of scenic architecture of Lina Bo Bardi (1914-1992) for mounting Jungle of Cities, performed by Teatro Oficina. Deepen the investigations of images and meanings of scenic and scenographic space in order to reveal the specific expression and the foundations of utopian dimension present in this work the late sixties. Gestated from a fruitful dialogue between the thought of the italian architect and stage director José Celso Martinez Correa, competing productive intersections of high tension: the elements more properly disenchanted counterculture, present in the aesthetics of garbage cinema marginal to, - reversed in chronological terms - in this utopian aesthetics of hunger. Otherwise: reverberations of May 68, the elements of the marcusean "great refusal" enrolled in the streets of Paris are transcribed from the light components of the brazilian reality, producing artistic forcefulness of dramaturgical meanings and scenic concreteness the spectacle, as well as originality replay brechtian text.
KEYWORDS: In the Jungle of Cities: Theatre Oficina: Lina Bo Bardi: Scenic Architecture: Aesthetics of Hunger.
Comunicação - Mapeamento dos festivais de teatro pela perspectiva curatorial: caso Porto Alegre em Cena e Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília
ROLIM, Michele Bicca. Mapeamento dos festivais de teatro pela perspectiva curatorial: caso Porto Alegre em Cena e Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PPGAC/UFRGS; mestrado; orientador: João Pedro Alcantara Gil. Jornalista.
O trabalho se propõe a investigar questões acerca dos festivais de teatro do ponto de vista de suas curadorias, tentando traçar qual é o pensamento curatorial que perpassa a atuação dos curadores Luciano Alabarse, do Festival Internacional Porto Alegre em Cena (RS) e de Guilherme Reis, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF). A intenção é delinear suas convergências e divergências e as influências destes profissionais no momento de definir a programação de um festival, compreendendo a dinâmica da curadoria do Brasil, dentro de um sistema de relações. O texto apresenta, brevemente, o percurso desses curadores e discute as escolhas adotadas por eles, através de entrevistas e referências, utilizando a metodologia de história oral. Também são abordados alguns conceitos oriundos da curadoria contemporânea em artes visuais que são transpostos, ou não, para a curadoria em teatro. Constatou-se, durante este estudo, que o orçamento é um fator determinante na quantidade e diversidade de espetáculos apresentados, os diversos posicionamentos adotados na seleção de uma montagem e a divergência em relação a aposta em temáticas nos festivais.
Palavras–chaves: Curadoria: Teatro: Festivais: Curadores: Festival Internacional Porto Alegre em Cena: Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.
The work proposes itself to investigate questions about the theater festivals from the point of view of its curators, trying to trace what is the curatorial thinking that permeates the work of the curators Luciano Alabarse, of the Festival Internacional Porto Alegre em Cena (RS) and of Guilherme Reis, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF). The intention is to outline its convergences and divergences and the influence of this professionals at the moment when the programme of a festival is defined, understanding the dynamics of curatorial action in Brasil, within a system of relations. The text introduces, briefly, the path of those curators and discusses the choices adopted by them, through interviews and references, using the methodology of oral history. Are also approached some concepts from contemporary curating in visual arts that are transposed, or not, for theater curating. It was found, during this study, that the budget is a determining factor in the number and diversity of spectacles presented, the various positions adopted in the selection of a composition and the divergence in relation to betting on thematic festivals.
Key-words: Curation: Theater: Festivals: Curators: Festival Internacional Porto Alegre em Cena: Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.
ROLIM Michele Bicca.pdf
Comunicação - Vocalidades em cena
SPRITZER, Mirna. Vocalidades em cena. Porto Alegre: UFRGS. UFRGS; Professora Associada. Atriz.
RESUMO O trabalho foca sobre as relações da vocalidade do ator com a cena e seu processo de criação. Para tanto, discute elementos apresentados na obra Introdução à poesia oral, de Paul Zumthor confrontados com a dramaturgia de Valère Novarina em Diante da Palavra e O Teatro dos ouvidos. Voz, memória, palavra e escuta são os pontos centrais desta apropriação para o ator. As práticas da palavra vocalizada na cena contemporânea estão no alvo deste artigo.
PALAVRAS-CHAVE:Vocalidade: Palavra: Escuta: Corpo.
ABSTRACT The paper focus in the relationship of the actor vocality with the scene and his creation process. So, discusses some issues presented in the work Introduction to oral poetry, by Paul Zumthor faced with the dramaturgy of Valère Novarina in Face of Word and Theatre of ears. Voice, memory, speech and listening are the central points of this appropriation for the actor. The practices of the word vocalized in the contemporary scene are on the target of this article.
KEY-WORDS: Vocality: Word: Listening:Body.
Comunicação - Movimentando a cultura da Ilha: encenações dirigidas por Mário Alves Neto
ROSA, Monique. Movimentando a cultura da Ilha: encenações dirigidas por Mário Alves Neto. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Teatro; Orientadora: Vera Regina Martins Collaço.
Mário Alves Neto (1938) foi crítico e diretor teatral, além de participar ativamente do cenário artístico de Florianópolis, nas décadas de 1960 a 1980. Seu trabalho impulsionou e movimentou a cultura regional. No início de sua carreira como crítico teatral, ele foi convidado para dirigir alguns espetáculos e durante o processo de um deles, fundou o Grupo Teatral Nós, junto a Luiz Alves da Silva (diretor do Teatro Álvaro de Carvalho naquele período). No grupo, Mário Alves Neto exerceu a função de diretor, contribuiu na elaboração de roteiros e auxiliou na parte administrativa. O presente artigo apresenta um percurso histórico de sua experiência como diretor teatral, abordando as montagens por ele realizadas, especialmente com o Grupo Teatral Nós. A partir desses dados é possível saber quais foram as montagens teatrais deste grupo, muito atuante e importante na época, bem como onde eram realizados os ensaios, quais eram os atores envolvidos, quais os locais de apresentações em Florianópolis e em outras cidades, qual estética predominava, etc. O material utilizado nesta pesquisa é proveniente de consulta a jornais da época, na Biblioteca Pública de Santa Catarina, além de entrevistas realizadas com o próprio crítico e diretor.
Palavras-chave: Teatro Catarinense. Mário Alves Neto. Grupo Teatral Nós.
Mário Alves Neto (1938) was a theater critic and a director, actively participating in the artistic scene of Florianópolis in the 1960s through the 1980s. And his work helped stimulate society and put into motion the passion for theatre throughout the region. Early in his career as a theatrical critic, Mário Alves Neto was invited to direct some plays and, during one of them, he founded the Grupo Teatral Nós (“theatrical group us”), together with Luiz Alves da Silva (the director of Álvaro de Carvalho Theatre of that period). In the group he worked as director, contributed to the screenplays and assisted in the administrative aspects of the organization. This article presents a historical account of Mário Alves Neto's experience as a theater director, describing the theatrical productions produced by him, especially the ones with the Grupo Teatral Nós. From this data, it is possible to have knowledge of the theatrical productions of this group, very active and important at the time, as well as the actors involved, the location of the rehearsals, which performances took place in Florianópolis and in other cities, which was the predominated aesthetics, etc. The material used in this research comes from newspapers articles of that time period, in the Public Library of Santa Catarina. Additional research was obtained through interviews with Mário Alves Neto.
Keywords: Theater from Santa Catarina. Mário Alves Neto. Grupo Teatral Nós.
Comunicação - Romeu e Julieta pelo prisma da crítica
CAMPOS, Naiara D. da S. Romeu e Julieta pelo prisma da crítica. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia.
Universidade Federal de Uberlândia; Estudante do Programa de Pós-Graduação em Artes – Concentração Artes Cênicas; Luiz Humberto Martins Arantes. FAPEMIG.
Este resumo consiste na análise do espetáculo Romeu e Julieta do Grupo Galpão através do olhar da crítica.
O Grupo Galpão se legitimou no cenário teatral brasileiro no início dos anos 90 quando junto a Gabriel Vilela realizou a montagem desta tão conhecida peça de Shakespeare. Entretanto o que é peculiar à montagem são as escolhas feitas pelo grupo acerca do universo da obra trágica, o não enrijecimento do texto e os elementos genuinamente brasileiros.
A montagem possui uma linguagem “tupiniquim” e não escolhas habitualmente inglesas, de um estado desconhecido por nós. O grupo faz uma repatriação da peça e de todo o universo shakespeariano. Os elementos da cena são, portanto, “nossos” e utiliza-se diasporicamente para encontro de uma nova identidade desta história, que é nossa, e de todos.
A contemporaneidade está em nós, e somos nós mesmos que ditamos a Shakespeare esta mesma contemporaneidade. Sendo assim, coloca-se como pungente a repatriação de algo que fala à alma. Como é feito pelo Grupo em sua montagem, discorrer acerca da prática teatral do ponto de vista da crítica não é um método usual dentro da academia, o que propomos em nossa pesquisa é exatamente voltar o olhar para a critica como uma das responsáveis pela repercussão deste espetáculo.
Palavras-Chave: Teatro de Rua: Crítica Teatral: Grupo Galpão: Shakespeare: Romeu e Julieta.
This abstract is the analysis of the play Romeo and Juliet played by Grupo Galpão through the critics’ eyes.
The Grupo Galpão legitimated itself in the Brazilian theater scene in the early nineties when, along with Gabriel Vilela, held the theatrical production of this well-known Shakespeare play. However, what is peculiar to this theatrical production are the choices made by the troupe about the universe of the tragic work, the non-rigidity of the text and the Brazilian characteristic elements.
The theatrical production has a “tupiniquim” language and not usual English choices, of an unknown state by us. The troupe makes a repatriation of the play and of all Shakespearean universe. The scene elements are, therefore, “ours” and used to meet a new identity to this story, which is ours, and of alls.
The contemporary world is in us, and we ourselves who dictate to Shakespeare this contemporaneity. So, stands as poignant the repatriation of something that speaks to the soul. As is done by the troupe in its theatrical production, to discourse about the theatre practice, from the standpoint of criticism, it is not a usual method within the academy, what we propose in our research is to look again at exactly the criticism as one of the responsible for this effect show.
Key-words: Street Theatre: Theatre Criticism: Grupo Galpão: Shakespeare: Romeo and Juliet.
CAMPOS Naiara Dias da Silva.pdf
Comunicação - Arena canta e conta: Zumbi e Tiradentes - Uma investigação dos métodos de encenação desenvolvidos pelo Teatro de Arena pós-golpe de 1964
MATOS SILVA, Nieve. Arena canta e conta: Zumbi e Tiradentes - Uma investigação dos métodos de encenação desenvolvidos pelo Teatro de Arena pós-golpe de 1964. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). UFOP; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Orientador: Berilo Luigi Deiró Nosella. Bolsista FAPEMIG. Diretora teatral e dramaturga.
Este trabalho tem como proposta a análise estrutural das encenações dos musicais Arena Conta Zumbi (1965)e Arena Conta Tiradentes(1967), ambos criados pelo grupo Teatro de Arena e dirigidos por Augusto Boal. O desenvolvendo dessa investigação realiza-se sob o prisma dos códigos estéticos de texto e encenação utilizados nesses espetáculos: o Sistema Coringa e as quatro regras do caos (desvinculação ator/personagem, perspectiva narrativa una, ecletismo de gênero e estilo, e o uso da música); considerando-se os acontecimentos políticos ocorridos durante o Regime Militar brasileiro como agentes provocadores da linguagem de encenação apresentada nesses musicais.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Arena: Augusto Boal: Sistema Coringa: Teatro Épico: Teatro Brasileiro Moderno.
MATOS SILVA, Nieve. Arena sings and tells: Zumbi and Tiradentes - An investigation of the methods of staging developed by Teatro de Arena after the military coup in 1964. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). UFOP; Master studies under Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Advisor: Beryl Luigi Deiró Nosella. Scholarship holder FAPEMIG. Theater director and playwright.
This paper aims a structural analysis the stagings of the musicals Arena Conta Zumbi (1965) and Arena Conta Tiradentes (1967), both created by the group Teatro de Arena and directed by Augusto Boal. The developing of this investigation is carried out from the perspective of aesthetic codes of text and staging used in these plays: the Joker System and the four rules of chaos (untying actor/character, unified narrative perspective, eclecticism of genre and style, and the use of music); considering the political events during the Brazilian military regime as agents provocateurs of language of staging presented in these musicals.
KEYWORDS: Teatro de Arena: Augusto Boal: Joker System: Epic Theater: Brazilian Modern Theatre.
Comunicação: Lugares para a história na cena de rua: espaço e imagem em A chegança do Almirante Negro na Pequena África
MACIEL, Paulo M. C. Lugares para a história na cena de rua: espaço e imagem em A chegança do Almirante Negro na Pequena África. Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO; Professor Substituto.
Meu objetivo é pensar de que modo o espaço e a imagem teatrais agenciam a historia na cena de rua, a partir da análise do espetáculo A chegança do Almirante Negro na Pequena África, dirigido por Lígia Veiga com a Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades. Trata-se de observar como os dois elementos informam uma espécie de dupla vinculação da história, teatral e real ao mesmo tempo, conforme nos mostra a montagem de 2013, em frente ao Museu de Arte do Rio. A cena de rua aqui figura não uma forma, mas, a plasticidade do espaço teatral, que, parece em seu dialogo com o entorno cotidiano. Neste sentido, a história é desdobrada na agência dos signos, dispostos pela cena e pela rua, entre o fictício e o factual, desloca-se a Revolta da Chibata, encenada na zona portuária do Rio de Janeiro. Dessa maneira, a reflexão pretende contribuir, em sua inflexão analítica voltada a poética da cena e do texto teatral, com os estudos de teatro de rua ou em espaço publico, tendo em mente o lugar da história no debate mais geral sobre o real no teatro contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: cena de rua; teatro contemporâneo; espaço e imagem teatral.
My aim is to discuss how the space and the theatrical image appear in the history on the street scene, from the analysis of the performance A chegança do Almirante Negro na Pequena África, directed by Ligia Veiga with the Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades. I try to observe how the two elements form a kind of double bind of history, theatrical and real at the same time, as shown in the assembly of 2013 in front of the Museu de Arte do Rio. A street scene here does not figure a form, but the plasticity of the theatrical space, which appears in his dialogue with his daily environment. In this sense, the story is opened in the agency of signs, disposed around the scene and the street, between the fictional and the factual, staged in the port area of Rio de Janeiro. Thus, this reflection aim to contribute, in their analytic inflection directed the poetic scene and the theatrical text, with the studies of street theater or public space, thinking the place of history in the debate about the real in contemporary theater.
KEYWORDS: street scene; contemporary theater; space and theatrical image.
Comunicação - Indicadores de um teatro musical ítalo-brasileiro no século XIX
AMIM, Péricles Vanzella. Indicadores de um teatro musical ítalo-brasileiro no século XIX. Rio de Janeiro: UNIRIO. Doutorado; Maria de Lourdes Rabetti.
O Rio de Janeiro do século XIX viu popularizar-se um tipo de teatro que abriga música. Nos seus diferentes estilos, esta interação teatro-música foi uma vertente importante deste período chamado por muitos historiadores de “formação do teatro brasileiro”. Estas “inserções” musicais na cena carioca ocorreram em grande parte devido à circulação de companhias estrangeiras por nossos palcos, companhias estas que, por sua origem europeia e dada a raridade com que faziam temporadas aqui, despertavam atenção e admiração do nosso público. Existem alguns estudos sobre a profusão de gêneros franceses na cena carioca a partir principalmente da década de 1860. Contudo, se fala ainda de modo insuficiente sobre a presença italiana no espetáculo brasileiro da primeira metade deste século; presença esta que gerou duas temporadas líricas de considerável repercussão nos jornais. O objetivo deste trabalho é pensar estas interferências. Seja através da literatura, da constituição de gêneros teatrais específicos, ou de indícios de um tipo particular de atuação, ou outros encaminhamentos, permanece, ao nosso ver, uma significativa questão: como a cena italiana contribuiu para a formação de uma linguagem musical no chamado “teatro de prosa” carioca do século XIX já a partir da primeira metade do século.
Palavras-chave: formação do teatro brasileiro; interação teatro-música; intercessões Itália-Brasil
Le Rio de Janeiro du dix-neuvième siècle a vu la popularisation d’un type de théâtre qui héberge la musique. Dans leurs différents styles, cette interaction théâtre-musique était une partie importante de cette période appelée par nombreux historiens comme “formation du théâtre brésilien". Ces “insertions” musicales dans la scène carioca ont eu lieu en grande partie en raison du mouvement des entreprises étrangères pour notre scène. Comme ces compagnies de théâtre sont venus de l’Europe, ont suscité l'attention et l'admiration de notre public. Il y a quelques études sur la profusion des genres français dans la scène carioca, surtout aprés les années 1860. Cependant, on parle encore insuffisamment sur la présence italienne dans le spectacle brésilien pendant la première moitié de ce siècle; cette présence qui a engendré deux saisons lyrique de considérable répercussion dans les journaux. L'objectif de ce travail est de penser ces interférences. Que ce soit par la littérature, la création de genres théâtraux spécifiques, ou la preuve d'un type particulier de performance, ou d'autres références, reste, à notre avis, une question importante: comment la scène italienne a contribué pour la formation d'un langage musical dans l'appelé “théâtre de prose” carioca dejá dans la première moitié du XIXe siècle.
Mots clés: formation du théâtre brésilien; interaction théâtre et musique; intercessions Italie-Brésil
Comunicação - O ator entre o real e o virtual. Projeções cenográficas que expandem o corpo e a cena.
PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. O ator entre o real e o virtual. Projeções cenográficas que expandem o corpo e a cena. Rio de Janeiro: UNIRIO. Doutoranda; Orientadora Evelyn Furquim Werneck Lima. Bolsista CAPES. Figurinista e cenógrafa.
PALAVRAS-CHAVE: Svoboda: Eichbauer: The Builders Association
O teatro contemporâneo tem produzido formas, atuações e dramaturgias muito diversas. As projeções cenográficas verificáveis nas realizações dos cenógrafos Josef Svoboda, Helio Eichbauer e em Super Vision do grupo americano The Builders Association possuem em comum a realização no interior da caixa cênica italiana, porém o dado que despertou o interesse em confrontar estas propostas cênicas trata da consideração de como os espaços virtuais têm interferido de forma massiva na vivência humana, a ponto de se constituir como produção cenográfica transformadora das relações entre atores, cena e platéia. Josef Svoboda está entre os pioneiros que promoveram esta transformação cênica ao desenvolver na década de 1950 o dispositivo Polyécran, a partir do qual a imagem se multiplica em variadas telas. Helio Eichbauer, que foi aluno de Svoboda, conferiu particularidades à projeção cenográfica ao fundir no palco o corpo do ator e sua própria imagem projetada. The Builders Association, ao introduzir a internet, expandiu ainda mais o espaço neste princípio do século XXI. Esta trajetória histórica, portanto, indica uma mudança profunda na maneira humana de estar e perceber espaço e tempo, a qual será estudada entre o mito da caverna de Platão e a poética do espaço de Gaston Bachelard.
KEYWORDS: Svoboda: Eichbauer: The Builders Association
The contemporary theater has been produced different forms about actuation and dramaturgy. The realizations by Josef Svoboda, Helio Eichbauer and the Super Vision by The Builders Association’s company put into practice projections scenografic on the Italian stage. However, the interesting characteristic for this research is about the virtual space that has interfered intensely in the human life. The theater has showed this occurrence with scenografic projection, whose relationship between actors, scene and audience has been transformed. Josef Svoboda is one of the pioneer that has promoted this scenic transformation in order to develop the Polyécran at the fifty decade. This mechanism multiplies the image by several screens. Helio Eichbauer, who was Svoboda’s student, promoted particularity to scenografic projection by linking the actor’s body with his image projected on the stage. The Builders Association introduced the internet and also amplified the scenic space in the beginning of twentieth century. This historic trajectory has showed us a deep change in our way’s human to be and be aware about our time and space. The Cavern’s myth by Plato and The poetic’s space by Gaston Bachelard will help this research.
PEREIRA Regilan Deusamar Barbosa.pdf
Comunicação - Caricatas x Palhaças: Aproximações e diferenças.
SANTOS, Sarah Monteath dos. Caricatas x Palhaças: Aproximações e diferenças. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP. Instituto de Artes Cênicas. Mestrado concluído sob a orientação de Erminia Silva.
O trabalho discute a proximidade entre os tipos cômicos femininos e a arte das palhaças. A partir de referências sobre a teatralidade circense em sua expressão do circo-teatro, destaca-se a importância da caricata. Uma vez que a atuação das mulheres palhaças era incomum no ambiente circense, em alguns depoimentos é possível perceber que a construção da caricata é uma referência importante para as criações de algumas mulheres palhaças atualmente. Porém, apesar de suas aproximações e influências, nos relatos de alguns circenses foi apontado que haveria uma diferença entre estas construções, que diz respeito à relação da caricata com o texto, ao passo que a palhaça estaria mais voltada ao improviso, criatividade e subjetividade do artista. A partir dessas concepções, serão analisados alguns processos de construção da caricata, ressaltando suas aproximações, diferenças e influências mútuas em relação à arte do palhaço. Para esta pesquisa, como exemplo e fio condutor, serão observadas as atuações das artistas caricatas Elisa Alves, do Circo Guarani, que atuou como palhaço Xamego, e Dercy Gonçalves, apontada como influência para muitas palhaças atuais.
Palavras-chave: caricatas, palhaças, circo-teatro.
L’objectif de cet article est de discuter la proximité entre les femmes qui jouent de la comédie et celles qui font de l’art de clowns. Des notes concernant la théâtralité du cirque dans son expression connue comme cirque-théâtre, mettent en évidence des femmes comédiennes. En sachant que l'activité des femmes clowns au cirque était inhabituelle, dans certains témoignages on peut constater que la construction du ridicule est une référence importante pour quelques créations des femmes clowns d’aujourd'hui. Malgré leurs similitudes et influences, certains artistes du cirque ont souligné qu'il y aurait une différence entre ces constructions, à propos de la relation entre le ridicule et le texte dans le cas des comédiennes, et du jeu entre improvisation, créativité et subjectivité de l'artiste dans le cas des clowns. A partir de ces notions, nous verrons quelques processus de construction des femmes comédiennes et des femmes clowns, en soulignant les approches, différences et influences mutuelles par rapport à l'art clown. Notre fil conducteur sera les performances des femmes comédiennes Elisa Alves, du cirque Guarani, qui a interprété le clown Xamego, et Dercy Gonçalves, identifiée actuellement comme une influence importante par de nombreuses femmes clowns.
Mot-clès : comédiennes, femmes clowns, cirque-théâtre.
SANTOS Sarah Monteath dos.pdf
Comunicação - Tatear a cidade: uma investigação sensorial do encenador/performer
SILVA, Carlos Alberto Ferreira. Tatear a cidade: uma investigação sensorial do encenador/performer. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduação em Artes Cênicas, Doutorado, Orientador: Gláucio Machado Santos. Professor, Encenador, Produtor.
Tatear a cidade: uma investigação sensorial do encenador/performer
O presente trabalho parte das inquietações que serão desenvolvidas no doutorado em Artes Cênicas, apresentando como tema, questões acerca do encenador e do espaço urbano. Sendo assim, o projeto intitulado A cegueira na cidade: uma abordagem reflexiva do encenador/performer busca na função do encenador, um agente que é criador e interventor no espaço urbano, de tal maneira que o trabalho se desenvolva através de um viés sensorial. Para valer desses questionamentos que, atualmente, a cidade emerge, busca-se através das teorias de Renato Cohen, Olivier Mongin e de Michel de Certeau meios para repensar a cidade que é tão midiática e adepta aos concretos, aos prédios, aos diferentes níveis de estruturas de calçada e rua, os designers informativos e outdoor. Em vista disso, a proposta perpassa por sentir este lugar de uma maneira cega, ou seja, revelar as cegueiras que estão imersas nesta lógica de ocupação e apropriação da cidade, não apenas numa análise teórica, mas na ação investigativa e criativa a partir do estímulo do encenador/performer nas ruas da cidade.
Palavras-chave: Cidade; Encenador; Performer.
Tantear la ciudad: una investigación sensorial del director/performer
El presente trabajo parte de las inquietudes que se tratarán en el Doctorado en Artes Escénicas, cuyo tema aborda cuestiones alrededor del director y el espacio urbano. Así, el proyecto titulado La ceguera en la ciudad: una aproximación reflexiva del director/performer busca, en la función del director, un agente creador e interventor del espacio urbano, de tal manera que el trabajo se desarrolle a través de una perspectiva sensorial. Para dar cuenta de esos cuestionamientos que en la actualidad emergen en la ciudad, se busca, a través de las teorías de Renato Cohen, Olivier Mongin e Michel de Certeau, medios para repensar la ciudad, tan dada al concreto, a los edificios, a los diferentes niveles de estructuras de pavimento y calle, a los diseñadores informáticos e al outdoor. En vista de esto, la propuesta intentará sentir este lugar de manera ciega, o sea, revelar las cegueras que están inmersas en esta lógica de ocupación y apropiación de la ciudad, no solo como análisis teórico, sino como acción investigativa y creativa a partir del estímulo del director/performer en las calles de la ciudad.
Palabras clave: ciudad; director; performer.
SILVA Carlos Alberto Ferreira.pdf
Comunicação - O folhetinista crítico-teatral Gonçalves Dias.
STARK, Andrea Carvalho (Andrea Carvalho dos Santos). O folhetinista crítico-teatral Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Literatura Comparada. Orientadora: Beatriz Resende. Bolsista CNPQ-PROEX. Docente, pesquisadora e crítica.
No âmbito dos estudos teatrais, o interesse de pesquisadores sobre a crítica geralmente tem como foco o período do teatro moderno. Entretanto, no século XIX encontramos práticas críticas configurando um caminho precursor. Em muitas biografias ou estudos, literários ou teatrais, esse tipo de texto tem sido desconsiderado dentro da produção de muitos escritores. Assim aconteceu com Antonio Gonçalves Dias, autor que ficou consagrado na história literária como um dos principais poetas do romantismo brasileiro, mas cujos folhetins – que exercitavam os gêneros da crônica e da crítica de teatro – somente recentemente foram identificados e catalogados em maior completude, e publicados pela Academia Brasileira de Letras em 2013.
O aspecto crítico presente em muitos desses textos nos revela testemunhos sobre a atividade teatral e o âmbito em que espetáculos eram encenados e recebidos pela plateia no século XIX, e as dificuldades enfrentadas pelo autor brasileiro, já que o próprio Gonçalves Dias também escrevia peças de teatro. Um olhar atento à crônica-folhetim de Gonçalves Dias é o que pretendemos demonstrar nessa comunicação com o objetivo de lançar uma luz a esse período de nosso passado teatral.
PALAVRAS-CHAVE: Século XIX: Gonçalves Dias: dramaturgia: crítica teatral.
Within the field of the Brazilian Theatre Studies, the interest of researchers on theater criticism usually has the modern theatre period as focus. However, in the 19th century we find critical practices setting a path. In many biographies or studies, literary or theatrical ones, those kinds of critical writings have been disregarded in the production of many authors. That has happened with Antonio Gonçalves Dias, author that was enshrined in literary history as one of the major poets in Brazilian romanticism, but whose feuilleton – journalistic chronicles and theatre criticism – only recently has been identified and organized fully, and published by the Brazilian Academy of Letters in 2013.
The critical aspect in many of those texts reveals testimonies on the theatrical activity and the context in which plays were staged and received by the audience in the 19th century and the difficulties faced by the Brazilian author, as Gonçalves Dias also wrote plays. A close look at the Gonçalves Dias “feuilleton-chronicles” is what we shall do under the aim to throw a light on Brazilian theatrical past.
KEY WORDS: 19th century: Gonçalves Dias: playwriting: theatre criticism.
STARK Andrea Carvalho.pdf
Comunicação - Oralidade e construção de história de espetáculo na Escola de Espectadores de Buenos Aires.
ROMANO, Olívia Camboim; SANTOS, Gláucio Machado. Oralidade e construção de história de espetáculo na Escola de Espectadores de Buenos Aires. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Regional de Blumenau; Professora do Quadro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Doutorado; Gláucio Machado Santos. Universidade Federal da Bahia; Professor Adjunto IV.
Esta comunicação explora uma parte dos estudos iniciais da pesquisa de doutorado em andamento: “'Escola de Espectadores' em Buenos Aires (EEBA) e Porto Alegre (EEPA): formação, procedimentos metodológicos e contribuições”, e busca problematizar o fundamento da EEBA referente ao tratamento da oralidade, o boca a boca, e sua relação com a nova figura do espectador-crítico como constituintes de uma fonte de pensamento teatral no presente, à luz dos escritos de Pierre Bourdieu e Marc Bloch. A EEBA, inaugurada em 2001 por Jorge Dubatti, é um espaço de discussão sobre os espetáculos em cartaz na cidade, sob a coordenação de um especialista e com a participação de artistas envolvidos nos trabalhos debatidos. Ela é aberta para qualquer interessado, sem exigência de pré-requisitos para participação, e seu programa contempla ainda reflexões históricas, teóricas e estéticas sobre as artes cênicas. Desde o seu surgimento, a EEBA serve de modelo para iniciativas semelhantes em diversos países, como México, Uruguai e Brasil. Neste trabalho, visamos examinar a contribuição dessa ação pedagógica e cultural na constituição de qualidades específicas para uma recente história do espetáculo da cidade de Buenos Aires.
PALAVRAS-CHAVE: Escola de Espectadores: espectador-crítico: boca a boca: habitus: teatro.
This report explores some of the initial studies of the doctoral research in progress: "'School of Spectators' in Buenos Aires (EEBA) and Porto Alegre (EEPA): formation, methodological procedures and contributions" and raises questions on the basis of EEBA concerning the treatment of orality, the word-of-mouth, and his relationship with the new figure of the critic spectator as constituting a source of theatrical thought nowadays, in the light of the writings of Pierre Bourdieu and Marc Bloch. The EEBA, inaugurated in 2001 by Jorge Dubatti, is a space for discussion about the presentations in theaters in the city, under the supervision of an expert and with the participation of artists involved in the work discussed. It is open to any interested person, without requiring pre-requisites for participation, and your program also includes historical, theoretical and aesthetic reflections on the performing arts. Since its inception, the EEBA serves as a model for similar initiatives in several countries, such as Mexico, Uruguay and Brazil. In this work, we aim to examine the contribution of this pedagogical and cultural action in the formation of specific qualities to a recent staging history in Buenos Aires.
KEYWORDS: School of Spectators: critic spectador: word-of-mouth: habitus: theatre.
ROMANO Olivia Camboim SANTOS Glaucio Machado.pdf
Comunicação - Configurar o jogo da situação: presença e hermenêutica na instalação teatral "Teatro dos Ouvidos"
BAUMGARTEL, S. A. Configurar o jogo da situação: presença e hermenêutica na instalação teatral "Teatro dos Ouvidos". Florianópolis: UDESC - PPGT
A comunicação apresenta a noção de instalação teatral como tentativa de conceituar algumas práticas de encenação cênica estimuladas pela crise da mimese representacional dramática. Avalia a potência poética do conceito de instalação para a prática teatral, no que diz respeito aos parâmetros de tempo, espaço e interatividade da situação teatral. Pergunta como a dimensão teatral, com a presença do corpo do ator (mais do que do performer) que se apresenta, pode colocar em crise a presença da instalação. Discute os modos específicos de uma instalação teatral conjugar os princípios de representação e de performatividade teatrais e de espaço metonímico e metafórico para incitar uma experiência do espaço social enquanto efeito de uma presença imanente.
Palavras Chave: Instalação teatral – encenação contemporânea – dramaturgia não-dramática
Structuring the play of the situation: reflections on the notion of theatrical installation
Abstract
This paper presents the notion of theatre installation as an attempt to conceptualize some practices of theatre performance provoked by the crisis of dramatic mimetic representation. It analyses the poetic potential of the notion of installation for the theater event and asks how the theatrical dimension, with the presence of the actor’s (more than the performer’s) body presenting itself, can put into crisis the presence of the installation. It discusses the specific modes how a theatre installation works through the principles of theatrical representation and performativity as well as metonymic and metaphoric space, in order to provoke an experience of the social space as the effect of an immanent presence.
Keywords: Theatre Installation – Contemporary Mise-en-scene – non-dramatic dramaturgy
BAUMGARTEL S A.pdf
Comunicação - O corpo senil de Dona Maria I [atriz Berna Sant’Anna] embarcado em delírio
COLLAÇO, Vera. O corpo senil de Dona Maria I [atriz Berna Sant’Anna] embarcado em delírio. Florianópolis - SC; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Professora Associada 10. Diretora.
Antonio Cunha escreveu em 1999 o drama monológico denominado de Dona Maria I, A Louca. O texto foi levado ao palco pela atriz ilhôa Berna Sant’Anna, no papel título, em setembro desse mesmo ano. A peça reconstrói os dois dias em que Dona Maria I ficou dentro do navio atracado no Rio de Janeiro, em 1808, por não ter condições, físicas e mentais, de enfrentar a realidade de seu exílio. Seu corpo chegou ao Brasil, doente e fragilizado. E, sua alma ficou presa em Lisboa. Dividido estava seu corpo e sua mente entre a sanidade e a loucura aterradora que a paralisava de medo e angustias. Nesta comunicação pretende-se debater como a atriz Berna Sant’Anna materializou esse corpo fragmentado entre o sonho e o pesadelo, entre um passado feliz e um presente que adentrava na “boca do inferno”. Este trabalho se realiza através de leituras de imagens do espetáculo e de entrevista com a própria atriz, na busca de suas memorias da cena e da personagem.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo em cena; velhice do corpo; loucura no corpo; trabalho de atriz.
COLLAÇO, Vera. The senile body of Dona Maria I [actress Bern Sant'Anna] boarded in delight. Florianópolis - SC; University of the State of Santa Catarina (UDESC); Associate Professor 10. Director.
Antonio Cunha wrote in 1999 the monologic drama called Dona Maria I, The Madwoman. The text was brought to the stage by islander actress Bern Sant'Anna, in the title role, in September of that same year. The play reconstructs the two days when Dona Maria I stayed inside the ship docked in Rio de Janeiro in 1808 for not having physical and mental conditions to face the reality of her exile. Her body arrived in Brazil sick and weakened. And her soul was trapped in Lisbon. Divided were her body and her mind between sanity and terrifying madness that paralyzed her with fear and anguish. This communication is intended to discuss how the actress Bern Sant'Anna materialized this fragmented body between dream and nightmare, between a happy past and a present that entered in the "mouth of hell". This work is accomplished through readings of images of the spectacle and an interview with the actress herself, in search of her memories of the scene and the character.
KEYWORDS: Body in scene; oldness of the body; madness in the body; work of an actress.
Comunicação - Programa de Teatro: traços de um discurso sobre o corpo
Walter Lima Torres Neto
Em primeiro lugar, apresento, brevemente, nesta comunicação, as ênfases discursivas estabelecidas por mim em relação ao discurso dos programas de espetáculos associados, em geral, às artes cênicas. Com destaque para produção teatral, as ênfases encontradas foram:didascálica, histórica, estética e genética. Em segundo lugar, tendo como suporte algumas fontes procuro apresentar e analisar o lugar e o discurso destinado ao corpo em alguns exemplares de programas de espetáculo. Esses projetos editoriais enfatizam tanto o corpo, quanto a expressão corporal, no interior da linguagem da cena. Interessa-me discutir sob quais fundamentos se constrói, um discurso inspirado pelo corpo, em relação com o projeto de encenação apresentado nos programas.
PALAVRAS-CHAVE: programa de espetáculo: programa de teatro: corpo.