Comunicação - Njilas: Entrecruzamentos Afro-Helênicos na Cena Brasileira
NUNES, Alexandre Silva. Njilas: Entrecruzamentos Afro-Helênicos na Cena Brasileira. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; Professor adjunto. Encenador e Ator.
RESUMO
Este trabalho discute o processo de atualização de textos clássicos para a cena contemporânea, tomando como referência o processo criativo do espetáculo NJILAS: Dance e esqueça suas dores, dirigido pelo autor, noLABORSATORI TEATRO – Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena (UFG). O texto analisa ainda correspondências míticas entre duas bases culturais determinantes na formação do imaginário brasileiro: a matriz grega e a matriz africana, a partir de uma perspectiva antropofágica, conforme a poética criativa de Oswald de Andrade. Discute aproximações entre o lugar do ritual dionisíaco, no contexto da antiga Atenas, de acordo com o que se verifica na poética da tragédia As Bacantes, e o lugar das religiões de origem africana, no Brasil contemporâneo. A partir de reflexões sobre o processo criativo, discute metodologias de preparação do ator, tratamento textual e encenação teatral, visando contribuir com novas perspectivas para o campo de pesquisa da práxis teatral.
Palavras-chave: Encenação. Mito. Multiculturalismo. Cena Contemporânea.
ABSTRACT
This paper discusses the process of classics texts updating to the contemporary theater, with reference to the creative process of the play stage NJILAS: Dance and forget their pains, directed by the author, in the LABORSATORI THEATER – Center Multidisciplinary Research on Performing Arts (UFG). The text also examines mythic correspondences between two cultural bases that were determinants to formation of the Brazilian imaginary: the Greek pattern and the African pattern, from of an anthropophagic perspective, according to the creative poetic of Oswald de Andrade. Discusses approximations between the Dionysian ritual, in the context of ancient Athens city, according to can be verified in the poetic of the tragedy The Bacchae, and the place of religions of African origin, in contemporary Brazil. From the reflections on the creative process, discusses methodologies on Actor Prepares, textual treatment and theatrical staging, aiming at bringing fresh perspectives to the research field of theatrical praxis.
Keywords: Staging. Myth. Multiculturalism. Contemporary Theater.
NUNES Alexandre Silva.pdf
Comunicação - Poética da Travessia: um encenador das águas.
DINIZ, Algoniz Alex Cordeiro. Poética da Travessia: um encenador das águas. Natal: PPGArc/UFRN; Mestrado; Robson Carlos Haderchpek. CAPES. Ator e Diretor.
A presente pesquisa visa discutir aspectos inerentes ao ato de conduzir um processo criativo em teatro partindo da ideia que o encenador, este ser que está em travessia pela criação, seja influenciado pelo que Gaston Bachelard chama de “intencionalidade poética” e “imaginação da matéria”. Este trabalho analisará as estratégias adotadas pelo encenador na criação do espetáculo “Memórias de Quintal”, a saber; escolha da imagem central ou metafórica da encenação (WILSON, 1983); coleta de material na composição do roteiro de encenação (HADERCHPEK, 2009) e métodos para abordagem afetiva em campo de trabalho (ARAUJO, 2008). A junção desses três elementos resultará numa “prática particular” (BARBA, 2011) ou metodológica do encenador chamada de Poética da Travessia.
PALAVRAS CHAVE: Encenador; Travessia; Imaginação da Matéria; Processo Criativo.
The present research intends to discuss inherent aspects to the act of conducting a creative process in theater from the perspective that the director, this being that is in crossing by creation, be influenced by what Gaston Bachelard calls “poetical intentionality” and “imagination of the matter”. This work will analyze the strategies adopted by the director in the creation of the theater play “Memórias de Quintal” (backyard memories), as follows; the choice of the central or metaphorical image of the play (WILSON, 1983); gathering of material in the composition of the script (HADERCHPEK, 2009) and methods for the affective approach on the working field (ARAUJO, 2009). The combination of these three components will result in a “personal practice” (BARBA, 2011) or methodological practice of the director, the Poetics of the Crossing.
KEY-WORDS: Poetics; Director; Crossing; Imagination of the Matter; Creative Process.
Comunicação - Perti ou Yótyõpi e o palhaço sagrado Hotxuá: peças descontínuas de um quebra-cabeça histórico
ABREU, Ana Carolina Fialho. Perti ou Yótyõpi e o palhaço sagrado Hotxuá: peças descontínuas de um quebra-cabeça histórico. Salvador: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas- UFBA, mestranda, Fábio Dal Gallo.
Este texto busca valorizar e difundir de forma sucinta o mito Perti ou Yótyõpi (tronco grande e tora da batata-doce), da etnia Krahô, do estado do Tocantins que é “vivido” ritualmente todos os anos no mês de maio, através da chamada Festa da Batata. O grande “protagonista” desta festa é o Hotxuá, palhaço sagrado Krahô, um sacerdote do riso, que alguns escolhidos têm o privilégio de ser. A busca por uma possível “origem” deste palhaço indígena, não como seu segredo essencial, mas a partir da construção de sua essência, constituída peça por peça, como um quebra-cabeça histórico (a partir de histórias ouvidas in loco) revela-nos declarações surpreendentes, descontínuas, que não obedecem a uma lógica ritmada como nos pode fazer crer o discurso histórico do contínuo, da evolução ou do progresso.
PALAVRAS-CHAVE: Palhaço sagrado. Mito. Rito. Hotxuá. Descontinuidade.
This textseeks to value and spreadthe mythsuccinctlyPertiorYótyõpi(largetrunk andlogsof sweet potato), ethnicity Krahô,Tocantins statethatis"lived" rituallyevery year in themonth of May, by callingFeast of thePotato. The big"protagonist" of this festivalis theHotxuá, sacred clownKrahô, a priestof laughter, somehavechosento bethe privilege. The search fora possible"source"of thisindigenousclown,not asits essentialsecret, butafter the constructionof its essence, composedpiece by piece, as ahistorical puzzle(fromstoriesheardin loco) revealssurprising, discontinuousstatements, which do notfollow arhythmiclogic asincanyou believethehistorical discourseof thecontinuousevolution orprogress.
KEYWORDS: Sacred clown. Myth. Rite. Hotxuá. Discontinuity
Comunicação - Dialéticas teatrais: aspectos da filosofia da imagem no Teatro Pobre de Jerzy Grotowski.
CASTRO, Daniel Fraga de - Dialéticas teatrais: aspectos da filosofia da imagem no Teatro Pobre de Jerzy Grotowski. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Letras/teoria da literatura pela PUCRS (orientador Ricardo Araújo Barberena). Diretor de Teatro
No trabalho cênico do teatro laboratório de Grotowski estabeleceu-se uma relação direta com aspectos do sagrado, tais como “mito”, “ritual” e “arquétipo”. O espetáculo teatral, enquanto encontro humano permitiria relações para além de apreciações estéticas e individuais conectando-se com elementos que integram a coletividade humana. A partir dos apontamentos e estudos da professora e pesquisadora Tatiana Motta Lima se demonstra como este termo deve ser entendido com muito cuidado para que não surjam interpretações errôneas. O aspecto sacro do teatro grotowskiano não pode ser pensado como uma manifestação religiosa estrita. A partir dessa ideia é fundamental estudar o termo “dialética do escárnio e da apoteose” empregado por Grotowski sobre a interpretação de seu trabalho.
A partir da noção de dialética em Hegel e Lupasco, de imagem proposta por Durand e Wuneburger e da noção de profanação apresentada por Giorgio Agamben pretende-se analisar os conceitos propostos por Jerzy Grotowski em seu teatro pobre. Através desses conceitos filosóficos demonstra-se como a experiência teatral do encenador e teórico polonês funciona em um limiar entre materialismo e espiritualidade em que se podem reconhecer as imagens simbólicas. Nesse sentido o termo sagrado pode ser entendido como o aspecto valorativo e transformador do trabalho do ator sobre si mesmo e do encenador enquanto condutor do trabalho teatral.
PALAVRAS-CHAVE: Grotowski – Teatro Pobre – Dialética – Sagrado - Profanação
In the scenic work of the theatre Laboratory of Grotowski was established a direct relationship with aspects of the sacred, such as "myth", "ritual" and "archetype". The theatrical performance, as a human encounter would aloud relationships beyond aesthetic and individual assessments connecting with elements that make up the human community. From the notes and studies of the teacher and researcher Tatiana Motta Lima is demonstrated how this term should be interpreted with great care, for there shall arise no misinterpretations. The sacred aspect of grotowskian theater can not be thought of as a strictly religious manifestation. From this idea is fundamental to study the term "dialectic of mockery and apotheosis" employed by Grotowski on the interpretation of his work.
From the notion of dialectic in Hegel and Lupasco, imagery proposed by Durand and Wuneburger, and the notion of profanation by Giorgio Agamben, it’s intends to analyze the concepts proposed by Jerzy Grotowski in his poor theater. Through these philosophical concepts is demonstrated how the theatrical experience of the Polish director and theoretical works on a threshold between materialism and spirituality can be recognized the symbolic imagery. In this sense the sacred term can be understood as the evaluative and transformative aspect of the actor's work on himself and the director as a facilitator in the theatre work.
KEYSWORDS: Grotowski – Poor Theatre – Dialetic – Sacred – Profanation
CASTRO Daniel Fraga de.pdf
Comunicação - Encruzilhadas do corpo em processo e produção de conhecimento nas artes da cena
COSTA, Daniel Santos. Encruzilhadas do corpo em processo e produção de conhecimento nas artes da cena.Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes da Cena; Orientação: Grácia Maria Navarro. Bolsa CAPES. Artista da Cena, Produtor Cultural e Professor da Educação Básica.
Este texto apresenta questões pertinentes à produção de conhecimento em artes no processo criativo. Considerando reflexões do filósofo Maurice Merleau-Ponty e do artista da dança Klauss Vianna aliadas ao estudo de caso do corpo em processo de criação estimulamos um diálogo pertinente à produção de dispositivos não coloniais capazes de evocar novas mediações epistemológicas sobre o corpo e as artes da cena.Toma-se a condição do corpo, em estado de criação, como parâmetro de investigação crítica e reflexiva de um discurso autoral utilizando a autoetnografia como proposta metodológica para demostrar as particularidades da autobiografia de um corpo-sujeito na constituição de uma proposta cênica híbrida descentrada dos padrões dominantes na produção cênica atual. Vem à tona o espetáculo Ô de Casa? Ô de Fora! ou história do homem que pediu uma Folia à Pombagira Cigana construídos numa encruzilhada dialógica entre arte-vida, realidade-ficção e dança-teatro. Nesse lugar radial de centramentos e descentramentos, de proposições discursivas que habitam nesse próprio espaço evidenciamos as tessituras do fazer-pensar uma cena contemporânea e a consequente produção de conhecimento advindas desse percurso.
PALAVRAS-CHAVE: corpo; conhecimento; processo criativo.
RESUMEN
Este texto presenta cuestiones aliadas a la producción de conocimiento de las artes en el proceso creativo. Considerando las reflexiones del filósofo Maurice Merleau-Ponty y el artista de la danza Klauss Vianna combinada con el estudio de caso del cuerpo en proceso de creacion en lo intuito de fomentar un diálogo relevante para producir dispositivos no coloniales que se podrán evocan nuevas mediaciones epistemológicas sobre el cuerpo y la escena artística. Tenga en cuenta la condición del cuerpo en un estado de creación como parámetro de la investigación crítica y reflexiva de un discurso autoral utilizando autoetnografia como propuesta metodológica para demostrar las particularidades de la autobiografía de un cuerpo-sujeto en la constitución de una propuesta escénica descentrada de los patrones dominantes en producción escénica actual. Presenta-se lo espetáculo Ô de Casa? Ô de Fora! ou história do homem que pediu uma Folia à Pombagira Cigana construido una encrucijada dialógicas entre el arte y vida, la ficción y realidad, y la danza y teatro. En este lugar de centralidad y los descentralidad, las proposiciones discursivas que habitan ese espacio en sí mismo evidencia la tesitura de pensar-hacer uma escena contemporánea y la consiguiente producción de conocimiento advindas de este trayecto.
PALABRAS CLAVE: cuerpo; conocimiento; proceso creativo.
COSTA Daniel Santos.pdf
Comunicação - Imagem e Memória: caminhos para uma dramaturgia de pertencimento.
SILVA. Emanuella de Jesus Ferreira da. Imagem e Memórias: caminhos de uma Dramaturgia de Pertencimento. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN; Robson Carlos Haderchpeck.
O presente trabalho pretende expor o percurso para o desenvolvimento do que vamos chamar de dramaturgia de pertencimento. Para o desenvolvimento deste conceito foi necessário um longo caminho de descobertas, passando por conceitos pedagógicos, teatrais, mnemônicos e pela própria experimentação. Queremos mostrar como a memória de um elenco ancião potencializou-se nesta dramaturgia de pertencimento, que tem como base um texto construído a partir dos arquivos de memória, dramaturgia de memória, mas que se redefine na cena durante a construção da encenação. Pois, sendo o material dramatúrgico fonte de experiências vividas pelos atores que a representam, eles estariam à vontade para burilar, reconstruir e transformar as palavras escritas da maneira que melhor lhes aprouvesse, gerando assim, um teatro vivo de significados, não mais através de um texto alheio a quem diz, mas na perspectiva de um texto retirado de quem diz, porque neste caso as histórias foram apropriadas de tal maneira que passou a ser, não mais de um “eu”, mas de um “nós”. Nossa Fábula, nossa pertença, nosso Drama. Seria a recriação do vivido através das imagens que brotam no ambiente virtual do teatro.
Palavras – Chaves: Imagem: Teatro: Memória
This work intends to expose the path to the development of what we call drama of belonging. To develop this concept was needed a long road of discovery through educational, theatrical, mnemonics and experimentation own concepts. We want to show how the memory of an old man cast leveraged into this drama of belonging, which is based on a text constructed from the memory files, dramaturgy memory, but it resets the scene during the construction of the staging. For being the dramaturgical source material experiences of the actors that represent, they would be free to hone rebuild and transform the written word the way that best pleased them, thus generating a living theater of meanings, not through a oblivious to speak, but the prospect of a text taken from anyone who says text, because in this case the stories were appropriate so that became no more than an "I", but a "we". Our Fable, our membership, our Drama. It would be the recreation of lived through the images that spring in the virtual environment of the theater.
KEYWORDS: Image: Theatre: Memory
Comunicação - O processo do ator como experiência do arquétipo-herói: convergências entre o processo de individuação em Jung e a arte como veículo de Grotowski
AGUIAR, Franciele Machado de. O processo do ator como experiência do arquétipo-herói: convergências entre o processo de individuação em Jung e a arte como veículo de Grotowski. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; Mestranda em Artes Cênicas/Processos de Criação Cênica; orientadora: Inês Alcaraz Marocco. Bolsa de Estudos: CAPES.
A partir da teoria dos arquétipos da psicologia analítica de Carl G. Jung, dos estudos do imaginário e da teoria formativa da subjetividade somática concebida por Stanley Keleman, segundo a qual o mito descreve o conhecimento do corpo; pretende-se estabelecer relações entre os procedimentos de criação do ator e os conceitos de mitopoese, símbolo e arquétipo, a fim de encontrar possíveis vínculos entre o processo criativo e os aspectos que caracterizam a manifestação da imagem arquetípica do herói. As mitologias fundadas a partir desse arquétipo expressam uma busca de autoconsciência, uma jornada de formação, um modelo processual. Esse trajeto se direciona à experiência da totalidade do ser, ao ato de integração do self denominado pela psicologia analítica junguiana como individuação. Conforme as concepções de Grotowski – principalmente no âmbito da chamada arte como veículo e do trabalho sobre si –, o processo de criaçãoenvolve experiências semelhantes de autoconhecimento e de totalidade. Caberia entendê-lo como processo de individuação? Nesse sentido, o encontro do próprio processo por parte do ator pode constituir-se como uma jornada mitopoética na qual a criação dá sentidos aos acontecimentos, é um discurso de processo.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho sobre si. Processo criativo. Arte como veículo. Individuação. Arquétipo.
Making use of the archetypal theory of Carl G. Jung’s analytical psychology, of the imaginary studies and the theory of formation of somatic subjectivity, conceived by Stanley Keleman, according to which the myth describes the knowledge of the body; It is intend to establish relationships between the procedures for creation of the actor and the concepts of mitopoese, symbol and archetype, in order to find possible links between the creative process and the aspects that characterize the manifestation of the archetypal image of the hero. The mythologies founded from that archetype express a search for self-knowledge, a journey of formation, a procedural model. This path is directed to the experience of the totality of being, the act of integrating the self designated by jungian analytical psychology as individuation. According conceptions of Grotowski - mainly in the framework called art as vehicle and work on oneself - the creation process involves similar experiences of self-knowledge and totality. Can it be understood as a process of individuation? In this sense, the meeting of the self process by the actor can be constituted as a mythopoetic journey in which creation gives directions to events, is a process’s speech.
KEYWORDS: Work on oneself. Creative process. Art as vehicle. Individuation. Archetype.
AGUIAR Franciele Machado de.pdf
Comunicação - A Fotoperformance do Corpo Ritual: um híbrido de performance e fotografia.
NASCIMENTO, Fred. (Frederico do Nascimento). A Fotoperformance do Corpo Ritual: um híbrido de performance e fotografia. Recife: Grupo Totem; diretor. EMAJP; professor de teatro. SEE/PE; professor/técnico. Encenador e pesquisador da performance.
O presente artigo focaliza a experiência da Oficina Corpo Ritual, do Grupo Totem, que buscou a hibridização entre aperformance e a fotografia, as fotoperformances, criadas pelos participantes durante a oficina. Suas bases passam por estudos da performance (SCHECHNER, 2012; COHEN, 1989), da antropologia (TURNER, 1974) e da fotografia (BARTHES, 1984). Tomando o corpo como condição fundamental do acontecimento, ativando assim novos códigos e recuperando o tempo ritual, buscou-se a criação de performances, como verdadeiros ritos de passagem. Asperformances, ao serem executadas especialmente para as lentes das câmeras, fizeram emergir as fotoperformances. Estas sendo o resultado de uma rede de criação, que começou com as experiências vividas nos laboratórios, passando pela criação do performer e sua interação com o fotógrafo, resultando num trabalho híbrido e coletivo. Podemos não ter atingido a plenitude das fotoperformances, mas efetivamos uma busca, uma experiência, um devir.
Palavras chave: corpo: fotoperformance: performance: ritual.
The present article has as goal the experience of the Body Ritual Workshop of the TOTEM group, who sought hybridization between performance and photography (photo-performances), created by participants during the workshop. Their bases undergo performance studies (SCHECHNER, 2012; COHEN, 1989), anthropology, (TURNER, 1974) and photograph (BARTHES, 1984). From the body as fundamental condition of the event, activating new codes and recovering the ritual time, sought create performance as true rites of passage. The performances, especially when carried out for the lenses of the cameras arise as photo-performances. These performances are result of a network of creation that began derived from the experiences in laboratories, going by the performer’s creation and their interaction with the photographer, resulting in a hybrid and collective work. We may not have reached the fullness of photo-performance, but achieved a search, an experience, a devir.
Key words: body: photo-performance: performance: ritual.
Comunicação - "Iroco e as relações entre ator e ator animador."
VIANA, Joana Vieira. Iroco e as relações entre ator e ator animador. Rio Grande do Norte: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN; Mestrado em Artes Cênicas; Orientador: Robson Haderchpek. Bolsista Mestrado CAPES. Atriz.
A pesquisa tem como objetivo investigar o ofício do ator, buscando responder ao seguinte questionamento: “Quais as relações – confluências e divergências – entre o trabalho do ator e o do ator animador?”. Utilizando o mito de Iroco como inspiração e metáfora, será utilizada uma metodologia que tem por base a Empiria, onde a criação artística alimenta e é alimentada pela conceituação teórica. Tendo como foco a relação ator-objeto, chega-se ao conceito de diálogo, onde não só o ator, mas também o objeto é parte atuante. Delineia-se também o conceito de ânima, como fundamental ao teatro de animação.
Palavras-chave: teatro de animação; ator; ânima
The research aims to investigate the actor's craft, seeking to answer the following question:. "What are the relationships - confluences and divergences - between the work of the actor and the actor animator" Using the myth of Iroco as inspiration and metaphor, a methodology that is based on Empiria where artistic creation nourishes andis nourished by the theoretical conceptualization is used. Focusing on the actor-object relation, one arrives at the concept of dialogue, where not only the actor, but also the object is an active part. Also outlines the concept of anima, asfundamental to the animation theater.
Keywords: animation theater; actor; anima
VIANA Joana Vieira.pdf
Demonstração - Scambio dell'Arte: commedia dell'arte e cavalo marinho - desvelando a Fala Mítica
BRONDANI, Joice Aglae. Scambio dell'arte: commedia dell'arte e cavalo marinho - Desvelando a Fala Mítica. Condado: Universidade Federal de Uberlândia; Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Artes; Professor Colaborador PRODOC-CAPES. Diretora e Atriz.
O trabalho apresenta uma prática e reflexão desenvolvidos a partir do intercâmbio entre a commedia dell'arte e o cavalo marinho. São transcursos delineados por engendramentos que acontecem, primeiro, em uma instância poética do imaginário, que, para se realizar, transforma/metamorfoseia-se em um corpo que atua e se realiza em impulso criativo. Tal impulso criativo se dá através de conexões rizomáticas e gens imaginais vindouros de uma atmosfera festiva e ancestral. Todo o período de pesquisa prática aconteceu na cidade de Condado-PE, realizando experimentações e contemplando a área da pesquisa, educação, encenação e técnica de ator. Tais experimentos fortaleceram a ideia e desvelamento de que cada prática espetacular popular constitui uma fala mítica, desenvolvida a partir do pensamento de Barthes sobre o mito hoje. Mas muito mais complexo do que parece, tal experimento trouxe a percepção de que cada prática espetacular popular/fala mítica é constituída de um arsenal que também constituem falas míticas. Chega-se a conclusiva de que são falas míticas contendo falas míticas, rituais feitos de rituais.
Palavras-Chaves: Imaginário:Commedia dell’Arte:Cavalo Marinho: Interculturalidade: Fala Mítica.
RÉSUMÉ
Ce travailprésente une pratique et reflection développée au cours d'échange entre lacommedia dell'arteet lecavalo marinho.Ce sont des parcours qui se produisent d'abord dans une instance poétique de l'imaginaire, ce lá apporte des transformations / métamorphoses dans un corps qui s'agit et se réalise en impulsion créatrice. Cette impulsion créatrice se produi grâce à des connexions rhizomatiques et gens imaginaux que voient d'une atmorfaire festive et ancestral. Toute la période de la recherche pratique a été menée dans la ville de Condado-PE, la réalisation d'experiénces il a inclus le domaine de la recherche, l'éducation, la mise en scène e techniques d'acteur. Ces expériences ont renforcé l'idee que chaque pratiques spectaculaires populaires est un discours mythique, développé à partir de la pensée de Barthes sur le mythe aujourd'hui. Mais beaucoup plus complexe qu'il paraît, cette expérience a permis laperception que chaque pratique spectaculaire populaire/discours mythique est composé d'un arsenal qui constituent également des discours mythique. Pour concluante que sont des discours mythique contenant des discours mythique, des rituels effectués par rituels.
Mots-clés: Imaginaire: Commedia dell’Arte: Cavalo Marinho: Interculturalité: Discours Mythique.
Comunicação - O Surrealismo e a Cena Contemporânea
Tourinho, Lígia Losada.
O Surrealismo e a Cena Contemporânea
Rio de Janeiro, UFRJ
Professora Adjunta, Departamento de Arte Corporal
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário de vanguarda que surgiu em Paris no início da década de 1920 e de importante força no desenho dos paradigmas das Artes da Cena Contemporânea. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma Arte desvinculada do racionalismo e da causalidade. André Breton e Artaud são figuras em destaque neste movimento.
A Cena Contemporânea se apresenta como um fenômeno de difícil classificação e definição. Vêm sendo marcada pelas influências das Vanguardas Artísticas, das obras de diretores e dramaturgos como Brecht, Meyrhold, Kantor, Artaud, movimentos como o da Antropolgia Teatral. Este resumo não pretende listar nem mapear todas as referências, mas enfatizar uma valorização da diversidade poética, da polifonia de linguagens, hibridismos, da teatralizade e da visualidade e da ação dramática como fenômeno experiencial.
A denominação teatro "pós-dramático" foi formulada por Hans-Thies Lehmann em sua obra Teatro Pós-dramático para pensar as práticas teatrais da contemporaneidade, descentralizadas do texto, ancoradas na ação como acontecimento e tendo o corpo como protagonista.
Ancorado nas palavras chaves MITO e IMAGEM o artigo pretende desenvolver reflexões a partir das relações entre Surrealismo e a prática da Cena Contemporânea.
Palavras-chave: Surrealismo, Cena Contemporânea, Teatro Pós-dramático, Mito e Imagem
The Surrealism was an artistic and literary avant-garde movement that emerged in Paris in the early 1920s and major force in the design of the paradigms of the Contemporary Art Scene. Influenced by the psychoanalytic theories of Freud, emphasizes the role of the unconscious in creative activity. One of their goals was to produce untied Art of rationalism and causality. André Breton and Artaud were prominent figures in this movement.
The Contemporary Scene presents itself as a difficult classificatied and definite phenomenon. Have been marked by the influences of Artistic Vanguards, the works f directors and playwrights like Brecht, Meyrhold, Kantor, Artaud… movements like the Theatre Antropology. This summary does not purport to list or map all the references, but emphasize a poetic appreciation of diversity, the polyphony of languages, hybridity, theatricality, visuality and the dramatic action as an experiential phenomenon.
The theater named "post-dramatic" was formulated by Hans-Thies Lehmann in his book Post-Dramatic Theatre to think of contemporary theatrical practice, decentralized from the text, anchored in action as an event and taking the body as the protagonist.
Anchored on the keywords MITH and IMAGE, this article aims to develop reflections from the relations between Surrealism and the practice of Contemporary Scene.
Keywords: Surrealism, Contemporary Scene, Post-Dramatic Theatre, Myth and Image
Comunicação - Rito de passagem e monomito na construção dramatúrgica de Fogo de Monturo
LYRA, Luciana. Rito de passagem e monomito na construção dramatúrgica de Fogo de Monturo. São Paulo: Universidade Estadual Paulista - UNESP; Profa de Artes Cênicas (DACEFC); Pós doutoranda em Artes Cênicas (UFRN); Bolsista CAPES; Pós doutora em Antropologia (USP); Doutora e mestre em Artes Cênicas (UNICAMP). Atriz, encenadora e dramaturga.
Entre 2003 e 2012, a pesquisadora Luciana Lyra elaborou a prática da Mitodologia em Arte, nas suas investigações de mestrado e doutorado em artes cênicas (IA/UNICAMP) e pós doutorado em Antropologia (FFLCH/USP). A Mitodologia em Arte descortina-se como um complexo de procedimentos de cunhos ritualísticos e míticos, que fazem desabrolhar pulsões pessoais e universais dos artistas para criação, aperfeiçoando o pluralismo das imagens colhidas nas experiências ditas artetnográficas em contextos de alteridade. No desvelamento da Mitodologia em Arte, a investigadora deparou-se com ideias advindas de searas antropológicas: o conceito de ritos de passagem, defendidos por Van Gennep (2011) como momentos de transição do indivíduo no seu estatuto social; e o conceito de monomito,acastelado pelo mitólogo Campbell (2004), para desvendar o que intitula de jornada do herói. Este trabalho visa justamente revelar como estes conceitos ajudam a fundamentar a construção dramatúrgica de um processo mitodológico, utilizando como ponto de partida a experiência de Lyra na criação do espetáculo Fogo de Monturo (2014),com atores do Arkhétypos, grupo de arte e cultura da UFRN, instituição onde desenvolve seu pós doutoramento em artes cênicas.
PALAVRAS-CHAVE: Mitodologia em Arte; Ritos de Passagem; Monomito; Fogo de Monturo.
Between 2003 and 2012, the researcher Luciana Lyra elaborated the practice of Mythodology in Art, in its investigations of masters and doctorate in theater arts (IA / UNICAMP) and post doctorate in Anthropology (FFLCH / USP). TheMythodology in Art is an ensemble of research/creative procedures based on myth and ritual that seeks to stimulate the emerging of the artist's intimate drives, in an effort to perfect the diversity of the images chosen among the so-called art-ethnographic experiences in contexts of otherness. In unveiling Mythodology in Art, the researcher was faced with anthropological ideas arising cornfields: the concept of rites of passage, Van Gennep (2011) defended as transition moments of the individual in its bylaws; and the concept of monomyth, castellated by mythologist Campbell (2004), to unravel the titling of the hero's journey. This paper aims to reveal how exactly these concepts help to support the construction of a mythodologic dramaturgical process, using starting point the experience of the researcher in creating the play Fogo de Monturo (2014), with actors Arkhétypos, group of art and culture of UFRN, institution where he develops her post doctorate in theater arts.
KEYWORDS: Mythodology in Art; Rites of passage; Monomyth; Fogo de Monturo.
Comunicação - A vibração do mito e as pulsações do corpo dançante
ROCHA, Luiz Felipe Ferreira. A vibração do mito e as pulsações do corpo dançante. Colocaria só isso Natal: UFRN. Mestrando em Artes Cênicas pela UFRN; Orientadora: Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio.
O homem diante do abismo, talvez esta seja metaforicamente a imagem que melhor represente a relação do ser humano com a existência. Quem eu sou? De onde eu vim? Para onde eu vou? São questões que ecoam diante do mistério desde tempos imemoriais, e das quais as respostas nos soam o próprio mistério. É este mistério, que quando encarnado, se faz religião, se faz rito, se faz arte, se faz mito, e é justamente dessa encarnação, da qual discorrem tantas nascentes, que se busca tecer este escrito. Trata-se de um estudo que debulha algumas reflexões acerca da condição humana a partir de um olhar lançado sobre o mito de Adão, bem como da disposição em fazê-lo dança, nos convidando a pensar sobre a relação existente entre a arte e o mito na contemporaneidade, como campos do saber abertos à criação, como espaços semânticos capazes de atribuir novos sentidos ao vivido por meio das pulsações de um corpo que é mito e que é dança.
PALAVRAS-CHAVE: Mito adâmico: Dança: Corpo.
A man facing an abyss, perhaps this is metaphorically the image that best represents the relationship of humans with existence. Who am I? Where did I come? Where do I go? Issues that resonate in mystery since time immemorial, and which answers sound the mystery itself. This mystery, when incarnated, becomes religion, ritual, art, myth, and it is precisely from this incarnation that emerge this article. This is a study that presents some reflections on the human condition, extracted from a look to the myth of Adam, as well as the willingness to do it dance, inviting us to think about the relationship between art and myth in contemporary times, as fields of knowledge opened to creation and semantic spaces able to assign new meanings to the experience through the pulsations of a body that is myth and dance.
KEYWORDS: Adamic myth: Dance: Body.
ROCHA Luiz Felipe Ferreira.pdf
Demonstração : Li Shou: Estado de Presença e Criação Coletiva.
PASCALI, Maria Julia. Li Shou: Estado de Presença e Criação Coletiva. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; Professor adjunto Doutora, Encenadora e Atriz.
Desde 1985, "Sincronicidade e Expressão", uma pesquisa de expressão orgânica e presença cênicas, percorre um duplo veio: a espontaneidade e criatividade que emanam das populações nativas do Brasil, índios e ribeirinhos, e os atributos de síntese e concentração que caracterizam a expressão, movimento e concepção artística orientais. Na rota destes estudos houve convivencia com várias tribos indígenas e comunidades e a prática de artes corporais e artísticas da China e do Japão. Dentre tantos caminhos e treinamentos, durante anos, buscando abordar o estado de presença, revelou-se um chave: a prática constante de uma técnica chinesa, o Li Shou (balanço de braços). Este simples exercício pode promover o mesmo sentimento de presença que a prática do Tai Chi propõe, com uma grande vantagem: enquanto no Tai Chi, para que o estado de harmonia e presença seja alcançado, são necessários alguns anos de treinamento, com o Li Shou isso acontece em alguns minutos, e mais, abrangendo a dimensão coletiva da criação. Esta técnica tem sido experienciada junto a alunos, comunidades, atores, cantores, bailarinos, em situações diversas: workshops de criação coletiva em teatro, dança, artes integradas, aulas de interpretação, criação em dramaturgia coletiva, preparação de atores para cinema e performances diversas. Está proposição propõe demonstrar como a vivência deste exercício pode levar ao estado de presença e atuar como propulsor de criações coletivas.
Palavras-Chave: Treinamento de ator, Presença Cênica, Criação Coletiva, Treinamentos Orientais.
RESUMÉ
PASCALI, Maria Julia. Li Shou: État de la présence et de la création collective. Goiania: Université Fédérale de Goiás; Professeur adjoint Doctorat en Art, Actrice et metteur en scène.
Depuis 1985, "Synchronicity et d'expression", une enquête de l'expression organique et la présence scénique, est guidé par un arbre à doublé: la spontanéité et la créativité émanant de populations indigènes au Brésil, indiens et les riverains, et les attributs de la synthèse et concentration caractéristique de la expression, le mouvement et le conception artistique oriental. Sur la route de ces études, il était coexistence avec diverses tribus et les communautés indiennes et la pratique des arts corporels et de la scène de la Chine et le Japon. Parmi les nombreux chemins et de la formation depuis des années, en cherchant à répondre à l'état de présence, avérée une clé: la pratique constante d'une technique chinoise, Li Shou (bras oscillants). Ce simple exercice peut favoriser la même impression de présence que la pratique du Tai Chi propose, avec l'avantage majeur: tandis que dans le Tai Chi, de sorte que la présence et l'état d'harmonie est atteint, il faut quelques années de formation, avec Li Shou ce qui se passe en quelques minutes, et plus, couvrant la dimension collective de la création. Cette technique a été expérimentée avec les élèves, les collectivités, les acteurs, chanteurs, danseurs, dans diverses situations: ateliers de création collective du théâtre, de la danse, en arts intégrés, des cours de l'interprétation, de la création à la dramaturgie collective, la préparation des acteurs de cinéma et de spectacles divers. Cette proposition se propose de montrer comment l'expérience de cet exercice peut conduire à un état de présence et agir comme agent propulseur des créations collectives.
Mots clés: Formation Acteur, Présence scénique, Création collective, Formation Orientales
Comunicação - Corpos Estrangeiros: O Mito da Subjetividade e Outros Mitos. Análise da relação entre Memoria e Subjetividade no treinamento diário do dançarino e a subjetividade contemporânea”
SOARES, Marilia Vieira. Corpos Estrangeiros: O Mito da Subjetividade e Outros Mitos. Análise da relação entre Memoria e Subjetividade no treinamento diário do dançarino e a subjetividade contemporânea”:
Campinas-SP – Unicamp - Professor Colaborador – Dançarina, coreógrafa. Diretora.
O objeto deste estudo é o contraste existente entre o treinamento diário ou regular do dançarino e as exigências de encenação da modalidade dança-teatro, ou seja, as práticas interpretativas. Baseado nas obras Natyshastra e Abhinayadarpanan, e a prática de treinamento da dança indiana de estilo Odissi, estabeleceremos um estudo de princípios dos mitos, e as possibilidades expressivas no desempenho de conteúdos dramáticos e suas imbricações na dança e as relações com a subjetividade contemporânea a partir da visão de Lewkowicz, Cantarelli e o Grupo dos 12 e de Sueli Rolnik. O Natyasastra, é um dos mais antigos textos sobre a ‘Ciência da Representação e do Gesto’ na história da humanidade, condensadas na Teoria Estética de RASA e BHAVA (cap VI e VII), alicerce da arte dramática na Índia. A confirmar esta prerrogativa temos a própria afirmação de Bharatamuni (1967): “Rasa é Natya”, deixando claro desde o início qual o foco central da arte dramática.1
Palavras chaves: dança-teatro; dança indiana, expressão e movimento; subjetividade
SUMMARY: The object of this study is the contrast between the daily or regular training dancer and the demands of staging the dance theater mode, ie, the interpretive practices. Based on the works and Natyshastra Abhinayadarpanan and practical training of Indian Odissi dance style, we will establish a study of principles of the myths, and the expressive possibilities in the performance of dramatic content and their consequences in the relations with dance and contemporary subjectivity from vision of Lewkowicz, Cantarelli and the Group of 12 and Sueli Rolnik. The Natyasastra, is one of the oldest texts on 'Science and the Representation of Gesture' in human history, condensed in the Aesthetic Theory of RASA and BHAVA (chapter VI and VII), the foundation of dramatic art in India. The prerogative we confirm this assertion itself Bharatamuni (1967): "Rasa is Natya", making it clear from the outset that the central focus of art dramática.1
Metodologia: Nos capílulos VI e VII, principalmente nos conceitos de Bhava e Rasa ( a fonte de expressão e o efeito sobre a platéia).Seus elementos constitutivos são:VRTTIS: Estilos Dramáticos, SATTVATI: Concepção Mental BHARATHI: Discurso Verbal , ARABATHI: Discurso Corporal,KAISIKI: Charme e Graça . ANGAHARAS: Gesticulação dos membros criando diferentes posturas no espaço-tempo, RASA:Sentimento Estético, BHAVA: Estado Emocional, KRYIA: Atividade Física (Abhinaya). Estes itens serão analisados compartilhando com os tratados de composição coreográfica tradicionais no ocidente e com as regra de direção teatral. Assim falaremos de Doris Humphrey, Stanislawski, Grotowsky, Eugenio Barba, e outros.
BHARATAMUNI, cap I, trad. De Jacques Scherer, da trad. Inglesa de Manomohan Gosh, The Natyasastra. A Treatise of ancient Indian Dramaturgy and histrionics, ascribed to Bharata Muni, Calcutá, 1967, 2ª edição.
Comunicação - Memórias de Quintal: A Arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância
MEDEIROS, Paula Laís A. de. Memórias de Quintal: A Arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância. Natal: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado; Robson Carlos Haderchpek; CAPES. Atriz.
Este trabalho tem como eixo norteador a investigação do arquétipo da criança, ou criança interior, como estado de jogo para o ator cujo mote criativo é o resgate de seus afetos de infância. Utilizando uma metodologia empírica – que acompanha o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo “Memórias de Quintal” e de pesquisa de campo realizada no município de Jardim do Seridó/RN - e estudo bibliográfico, a atriz/pesquisadora vem se debruçando sobre as seguintes discussões teóricas: o teatro como arte do encontro (tendo como principal referência os escritos do encenador polonês Jerzy Grotowski), o reencontro da criança interior (fundamentado na psicologia analítica Junguiana) e a teoria dos afetos (localizada na Ética de Baruch Spinoza). Até o momento, tem sido possível identificar alguns elementos que tem emergido em sala de ensaio e influenciado, esteticamente, as cenas, como: o uso da teatralidade como elemento-chave da criação das/nas atrizes, e o seu permanente estado de jogo/organicidade/presença.
PALAVRAS-CHAVE: Arte do Encontro; Processo Criativo; Criança Interior; Memória; Afetividade.
Esta pesquisa tem como eixo norteador a investigação do arquétipo da criança como estado de jogo para o ator cujo mote criativo é o resgate de seus afetos de infância. Utilizando uma metodologia empírica – que acompanha o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo “Memórias de Quintal” e da pesquisa de campo realizada no município de Jardim do Seridó/RN - e estudo bibliográfico, a atriz/pesquisadora vem se debruçando sobre o conceito de encontro no teatro (tendo como principal referência os escritos do encenador polonês Jerzy Grotowski) e o conceito de criança interior, ou do arquétipo da criança (fundamentado na psicologia analítica Junguiana). Até o momento, tem sido possível identificar alguns elementos que tem emergido em sala de ensaio e influenciado, esteticamente, as cenas. Como: o uso da teatralidade como elemento-chave da criação das/nas atrizes, e o seu permanente estado de jogo/organicidade/presença.
KEY-WORDS: Arte do Encontro; Processo Criativo; Criança Interior; Memória; Afetividade.
The Popular Imaginary The Catopês In A Scene Of Inter-Places: Rites For A Hybrid Creation
Ricardo Malveira
Abstract
It is a transdisciplinary discussion among scenic knowledge, common knowledge space this festive Brazilian popular performances and a proposal for a hybrid creation process. This study include the rituals of the Catopês Suit of St. Benedito in the popular festivals of Congado in Montes Claros and contemporary possibilities of places between the scene being our driving forces. We propose a current analysis of imagery and knowledge installed annually in August holidays in Montes Claros and displacement promoted by us through empirical and theoretical negotiation between popular performance and frontier areas of the Brazilian scene nowadays. This study aims to analyze the theatricality of Brazilian popular performances including practices of Catopês and its dialogue with the stage. Our discussions are part of a research doctorate at the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of Bahia, where we add the discipline Ethnoscenology, the conceptual horizon of Anthropology, the theory of theater, Oral History, Sociology, Philosophy, Cultural Performance. A methodology of this study is anchored on the participant in observation as trifling queue and proponent of the hybrid creation process. Attentive to the singularities of the rich Brazilian culture and the needs of our theater scene investigative certain justify this proposal of his contribution to research in the performing arts and Brazilian popular performances and their theatrics.
Keywords: Catopês: Popular Performances: Imaginary: Knowledge: Creating Hybrid.
Comunicação - AgdaLacraia, Agda-Daninha, Agda-Cadela
FABRINI M.A.,Veronica. Agda-Lacraia, Agda-Daninha, Agda-Cadela. Campinas: Unicamp; professor colaborador. Encenadora e atriz.
Este trabalho apresenta o mapeamento e a reflexão do processo de composição da personagem Agda na encenação do conto homônimo de Hilda Hilst, co-produzido pela Boa Companhia e Matula Teatro (2010/2014). São dois os campos de investigação: o campo literário e o cênico. No primeiro, procura-se, por meio da análise fenomenológica bachelardiana e da mitocrítica (Gilbert Durand), extrair as imagens fundadoras do conto Agda, publicado pela primeira vez em 1973, em Kadosh. No cênico, procura-se, por meio da crítica genética, analisar procedimentos para a construção corpórea da figura-personagem Agda. São analisados documentos de processo buscando abarcar dois planos determinantes da criação: latência e evidência. Enquanto evidência apresenta-se a cartografia de uma plasticidade, a partir das figuras da pintora Paula Rego; enquanto latência, o mapa da construção de um corpo simbólico a partir da imagem da Deusa Tríplice e da exploração do bestiário contido no conto. Para tanto se toma como ferramenta a psicologia arquetípica de Hillman e sua associação entre a vitalidade da psique e as imagens do animal. Aqui se busca na dinâmica anima-animal as forças geradoras da corporeidade desta personagem. Revela-se uma relação de duplo entre autora e personagem na exposição de uma de visão de mundo permeada pelo pensamento alquímico.
Palavras-chave: Atuação. Processo Criativo.Mitocrítica.
Este trabajo apresenta la cartografía y la reflexión sobre el proceso de escritura del personaje Agda, em la puesta en escena del cuento homónimo de Hilda Hilst, coproducción Boa Compahia y Matula Teatro (2010/2014). Son dos los campos de investigación: el campo literario y el escénico. En el primero, el objetivo es, a través del análisis fenomenológica de Bachelard y mitocritica de Gilbert Durand, extraer las imagenes fundadoras del cuento, publicado por primera vez en 1973 en Kadosh. En el escénico, pretende, a través de la crítica genética, seguir los procedimientos de construción de la figura-personaje Agda. Se analizan los documentos de procesos que buscan abarcar dos niveles clave de la creación: la latencia y la evidencia. La evidencia se presenta por el mapeo de la plasticidad, desde las figuras dela pintora Paula Rego; la latencia por el mapeo de la construcción de un cuerpo simbólico desde la imagen de la Diosa Triple y la explotación de las imagenes de animales en el cuento. Para esta operación se toma como herramienta la psicología arquetípica de Hillman y su asociación entre la vitalidad de la psique y las imágenes de los animales. Se evidencia la dinámica anima/animal como fuerza generadora de la corporeidad de este personaje. Revela-se una relación de doble entre la autora y su personaje en la exposición de una visión del mundo impregnada por el pensamiento alquímico.
Palabras clave: Atuación. Proceso Criativo.Mitocrítica.
Comunicação - A poética do Teatro de los Sentidos
CORONATO, Vívian de Camargo. A poética do Teatro de los Sentidos. Florianópolis: UDESC. Doutorado, UDESC, Edélcio Mostaço. Capes.
Esta comunicação apresenta o grupo Teatro de los Sentidos, encabeçado por Enrique Vargas, cujas investigações estão centradas no corpo, na experiência e no espetáculo como celebração. Discorre sobre os sentidos, o jogo, o silêncio, o público como imaginante e as perguntas (curiosidade/mistério), pilares da poética do grupo.
PALAVRAS-CHAVE: teatro de los sentidos: jogo: poética
En este trabajo se presenta el grupo Teatro de los Sentidos, dirigido por Enrique Vargas, cuyas investigaciones se centran en el cuerpo, la experiencia y en el espectáculo como celebración. Discute acerca de los sentidos, el juego, elsilencio, el público como imaginante y las preguntas (curiosidad\ / misterio), pilares de la poética del grupo.
PALAVRAS-CLAVE: teatro de los sentidos: juego: poética
CORONATO Vivian.pdf