Artes Cênicas na Rua  

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. O contrário do Menino Diamante: análise de uma saga contada pelo coletivo Dolores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Unesp, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Mestrado. Bolsista CAPES. Professor orientador: Alexandre Mate. Ator e arte-educador do Coletivo ALMA.

RESUMO
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado acerca de procedimentos do teatro político de rua. O recorte desta comunicação encontra-se amparado no relato e análise do processo de criação e apresentação do espetáculo A saga do Menino Diamante: uma ópera periférica, do coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, sediado na zona leste de São Paulo. A obra em foco foi criada e apresentada em espaço público e aberto, promovendo a ressignificação do lugar a partir da ocupação cultural. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os conceitos estranhamento e gestus, na perspectiva brechtiana, e realizada a contextualização crítica da experiência do grupo, para evidenciar como a peça interviu nos espaços de encenação, propondo não apenas a fruição estética, mas também formas de intervenção social, tanto pela transformação dos processos de apreensão do entorno, quanto pelas ações diretas, no cotidiano da comunidade.

Palavras-chave: teatro de rua. teatro político. Dolores.

ABSTRACT
This article is based in a research on the political street theater.
The focus of this communication is based on accounts and analysis of the process of creation and presentation of A saga do Menino Diamante: uma ópera periférica (The Saga of the Diamond Boy: An Opera from the Periphery), by the Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes collective, headquartered in east side of the city of São Paulo. The play was developed and performed in open public spaces, reinterpreting the spaces through this work. To develop the research were used the concepts of Verfremdungseffekt and gestus, as used by Brecht, and made critical contextualization group experiment, in order to show how the works intervene in and transform the spaces where they are presented, proposing not just aesthetic enjoyment but also forms of social action, both in the process of understanding the surroundings as well as through direct actions in the daily life of communities.

Keywords: Street theatre. political theatre. Dolores.

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png

 

CHIARI, Gabriela Serpa. Laboratório Madalenas: Inovação Pedagógica para o Gênero Feminino. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Mestrado. Orientador: Adilson Florentino. Co-orientador: Prof. Dr. Noeli Turle da Silva
CAPES, mestrado.
Atriz e Multiplicadora do Método do Teatro do Oprimido.

Esta pesquisa busca investigar uma nova forma de atuação pedagógica voltada a reflexões sobre questões de gênero. O Laboratório Madalenas- Teatro das Oprimidas é um laboratório teatral exclusivo pra mulheres, artistas do palco e das vida, em busca de identidade e visibilidade, dispostas a escrever uma nova história pra si e para todas as mulheres. Trata-se de uma iniciativa que investiga as especificidades das opressões enfrentadas pelas mulheres na contemporaneidade e propões ações e medidas que possam ajudar a superar tais opressões e a promover a igualdade de gênero, através do teatro. Sua abordagem pedagógica é baseada nas técnicas do teatro do oprimido aliadas ás técnicas teatrais propostas pela diretora Alessandra Vannucci, criadora do Laboratório. A investigação apresenta a fundação, a metodologia e os desdobramentos do laboratório, além da descrição da experiência prática discente, suas características e reflexões.

Palavras- Chave: Pedagogia teatral, gênero feminino, Teatro do Oprimido, Laboratório Madalenas.

This research investigates a new form of performance-oriented pedagogical reflections on gender issues. The Laboratory Theatre of the Oppressed-Madalenas is a unique theatrical laboratory for women artists of stage and life, in search of identity and visibility, willing to write a new story for themselves and for all women. It is an initiative that investigates the specifics of the oppression faced by women in contemporary and proposes actions and measures that may help to overcome such oppression and to promote gender equality, through theater. His pedagogical approach is based on the techniques of theater of the oppressed Allied ace theatrical techniques proposed by director Alessandro Vannucci, creator of the Laboratory. The research presents the foundation, the methodology and the developments of the laboratory, beyond the description of the practical experience students, their characteristics and reflections.

Keywords: Pedagogy theater, female, Theatre of the Oppressed Laboratory Madalenas.

CONCEIÇÃO, Osvanilton de Jesus. Corpo Cruzado: O Ator em Jogo no Teatro de Rua. Salvador-BA: Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA. Orientador: Gláucio Machado Santos.
Bolsista CNPq.
Ator, professor de teatro, Doutorando no Programa de "

Improvisação Teatral; Jogo Teatral; Processo Criativo; Teatro de Rua.

O presente artigo versa sobre o processo criativo do Espetáculo de Teatro de Rua Certa Feita, este, montado através de jogos e improvisações teatrais realizadas na rua durante quatro meses. Durante as improvisações e os jogos teatrais realizados na rua, os atores tiveram seus corpos atravessados por diferentes interferências sonoras e visuais, por isso, os identifiquei como corpos cruzados. Assim sendo, apresento neste artigo parte do relato das nuances desses corpos em jogo no meio da rua.

Improvisation Théâtrale; Jeu Théâtrale; Processus Creatif; Théâtre de Rue.

L’article présent analyse le processus creatif du spectacle de théâtre de rue Certa Feita, lequel a été monté à partir de jeux et d’improvisations théâtrales realisées sur la rue, dans un période de quatre mois. Pendant les improvisations et les jeux théâtrales, realisés sur la rue, les acteurs ont eu leurs corps traversés par des différentes interférences sonores et visuelles; pour ça, je les identifie comme des corps croisés. Donc, je raconte dans cet article les nuances de ces corps en jeu au millieu de la rue.

GASPERI, Marcelo Rocco. Diálogos transeuntes: Intervenções artísticas como interrupções do cotidiano. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ; Professor Assistente. Diretor Teatral.

PALAVRAS-CHAVE: Intervenção Urbana. Cidades. Performance Artística. Espectador Transeunte

O presente texto irá analisar determinadas intervenções artísticas e urbanas do grupo de pesquisa “Transeuntes” criado pelo curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ (MG), mostrando suas principais ações no ano de 2013. Instituído em 2011 com o intuito de levar ações performáticas em espaços públicos, o grupo de pesquisa “Transeuntes” tem verticalizado suas ações nas ruas, devido ao inconformismo dos membros frente à institucionalização do uso das mesmas. A partir de diversas formas de ocupações e mantendo a liberdade de uso da rua como ideário político, o grupo “Transeuntes” se movimenta na contramão da lógica dominante. Sendo assim, o autor do presente texto pretende estabelecer um estudo mais aprofundado no que concerne às cidades atuais, em que os espaços públicos vêm se transformando em locais cada vez mais monitorados e assépticos. A proposta de pesquisa é estabelecer um diálogo acerca do controle sistemático de utilização dos espaços cotidianos. Tal controle entra em constante colisão com os desejos dos cidadãos que visam escapar, apropriar e desmembrar ordens prévias do sistema hierárquico, provocando simultâneas tensões, disputas e manifestações.

Urban Intervention. Cities. Performing Art. Passerby spectator

The present text will examine certain artistic interventions and urban research group "Transeuntes" created by Theatre course at the Federal University of São João del-Rei - UFSJ (MG), showing its main actions in 2013. Established in 2011 with the goal of bringing performance actions in public spaces, the research group "Transeuntes" vertical has its shares on the streets due to nonconformity of members across the institutionalization of the use of the same. From various forms of occupations and maintaining the freedom to use the street as a political ideology, the group "Transeuntes" moves counter to the dominant logic. Thus, the author of this text aims to establish a further study with respect to current cities, where public spaces have been turned into places increasingly monitored and aseptic. The research proposal is to establish a dialogue on control of the systematic use of everyday spaces. Such control comes into constant collision with the wishes of citizens who seek to escape, appropriate orders and dismember the previous hierarchical system, causing simultaneous tensions, disputes and demonstrations, challenging certain discourses stratified power.

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png

 

GUIMARÃES, Mirtthya Mark Lucena. A expressividade caótica. Natal: Universidade Federal do rio Grande do Norte; Mestranda; Robson Haderchpek. Atriz, educadora e produtora cultural.

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo discutir os parâmetros que giram em torno da preparação corporal do ator que vai para rua. É preciso uma preparação\formação corporal\vocal diferenciada? Que tipo de energia é construída para atuação na rua? A preparação corporal do ator está umbilicalmente ligada à utilização do espaço, neste caso ao espaço urbano. Portanto, não poderia se falar da formação do ator para o teatro de rua, sem falar deste palco tão caótico e diverso, escola para muitos atores. A discussão neste trabalho se permeará pela relação do espaço caótico da rua sendo transferido para a expressividade do ator. Esta relação aliada ao processo de construção da energia, parte das manifestações populares, principalmente do Cavalo Marinho, do Coco de Roda e do caboclo de lança do Maracatu, se transformando numa poética da cena para a rua. Tais características estão muito fortemente presentes no trabalho do grupo paraibano Quem Tem Boca é Pra Gritar, que será o objeto de estudo in lócus. Como referenciais teóricos, serão abordados três autores de fundamental importância: Eugenio Barba, Fritjof Capra e Rubens Brito.
Palavras-chave: Teatro de Rua; Expressividade; Preparação Corporal;

RÉSUMÉ
Ces travaux visent à examiner les paramètres qui gravitent autour de la préparation corporal de acteur qui va dans la rue.
Il faut une préparation\formation corporal\vocal différenciée? Quel type d'énergie est construit pour des performances dans la rue? La préparation est indissociablement liée à l'utilisation de l'espace, ici, l'espace urbain. Par conséquent, ne pouvait pas parler de la formation de l'acteur pour le théâtre de rue, sans oublier de mentionner cette scène tellement chaotique et diversifiée, école pour de nombreux acteurs. La discussion dans ce travail se volonté pour la relation de zone chaotique de la rue étant transféré à l'expressivité de l'acteur. Cette relation attachée au processus de construction de l'énergie,à partir des manifestations populaire, principalement, du Cavalo Marinho, du Coco et du Caboclo de lance du Maracatu, en transformation en une poétique de la scène de rue. Ces fonctionnalités sont três fortemente presentes dansl eœuvre du groupe Quem Tem Boca é Pra Gritar, qui fera l'objet d'études in lócus. Comme cadre théorique, sera utiliser trois auteurs d'une importance fondamentale : Eugenio Barba, Fritjof Capra et Rubens Brito.
Mots-clés: Théâtre de rue. Expressivité. Préparation du corps.

MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra. Ensaio das Rodas Silenciosas. São Paulo: Universidade de São Paulo; Professor Doutor; Departamento de Artes Cênicas (ECA). Músico e Encenador.

RESUMO

Em janeiro de 2013, gestada no GT Urbanidade Sônica e Vocalidades Urbanas, no âmbito do 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, apresentou-se a performance “Rodas Silenciosas”, na Praça Roosevelt, em São Paulo. O artigo aborda os passos de sua concepção e a relação entre ensaio e performance, confrontando-se com três textos de Jorge Larrosa: “El ensayo y la escritura académica”, “Invitación a la escritura” e “La operación ensayo”.

Palavras-chave: Performance. Teatro de rua. Ensaio.

ABSTRACT

In January 2013, conceived in WF Sonic Urbanity and Urban Vocalities under the 8th Meeting of the Hemispheric Institute of Performance and Politics, it was presented the performance "Silent Wheels", in Roosevelt Square, São Paulo. The article discusses the steps of its design and the relationship between performance and rehearsal, confronting with three texts from Jorge Larrosa: 'El ensayo y La escrotura academic "," La Invitación scripture "y" La operación ensayo ".

Keywords: Performance. Street theater. Rehearsal.

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png

 

SANCTUM, Flavio. O Sistema Coringa do Arena e o Curinga do Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro: UniRio. Orientador Zeca Ligiéro. CAPES. Professor de Teatro da Rede FAETEC e Curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

Teatro do Oprimido, Augusto Boal, Teatro de Arena, Sistema Coringa

"O Sistema Coringa, criado pelo diretor Augusto Boal e outros artistas do Teatro de Arena, avança na proposta de combinação entre o teatro brechtiano e o stanislavskiano, pois além de personagens épicos, distanciados, propõem também a empatia e identificação pelo protagonista. Este sistema obteve críticas positivas e negativas dos intelectuais da época e ainda hoje suscita análises e avaliações.
Inspirado no Arena, Boal leva à metodologia do Teatro do Oprimido o conceito de Curinga e para haver o debate sobre o tema da peça e as intervenções da plateia para a transformação da cena de opressão, é necessária a presença desse interlocutor que vai facilitar a discussão.
Este artigo pretende analisar a estrutura do Sistema Coringa do Arena e como este evoluiu ao termo Curinga utilizado pelo Teatro do Oprimido.
"

Theatre of the Oppressed, Augusto Boal, Arena Theatre, Joker System

"The Joker System, created by director Augusto Boal and the Arena Theatre, advances in the proposed combination of Brechtian and stanislavskian theatre, as well as epic characters, distanced, also propose the empaty. This system received positive and negative criticism of the intellectuals of the time and still raises analyzes and evaluations.

Inspired by the Arena, Boal takes the methodology of Theatre of the Oppressed and the concept of Joker to be a debate on the theme of the piece and the interventions of the audience for the transformation scene of oppression, requires the presence of that party who will facilitate discussion.

This paper analyzes the structure of the Joker System Arena and how it evolved to the term used by Joker of the Theatre of the Oppressed.
"

SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. Charlatões, atores profissionais e os palhaços de circo; um percurso dos artistas e máscaras do Teatro de Rua. São Paulo: IA-UNESP. UNESP; Doutorado; Mário Fernando Bolognesi. Diretor, Ator, Pesquisador e Professor efetivo de teatro Licenciatura da UFAL/Maceió.
RESUMO
Charlatões, atores profissionais e os palhaços de circo; um percurso dos artistas e máscaras do Teatro de Rua.

Este estudo parte da história daqueles que começaram a utilizar a rua, praça e lugares públicos europeus como fonte de trabalho para sua sobrevivência. Desde os primeiros falsos curandeiros medievais (ciarlatani), seguidos pelos artistas de rua que vieram a se profissionalizar com a Commedia dell’Arte e as posteriores influências na solidificação da personagem palhaço no circo.
A profissionalização dos artistas que atuaram em espaços públicos é precedida imediatamente pelos Cerrentani italianos que fizeram da falsidade sua alternativa de sobrevivência e prática cômica popular de diversão. Estes homens confundidos ora como vagabundos, ora como verdadeiros médicos ou cientistas e ainda como artistas, desenvolveram-se e tornaram-se os charlatões profissionais, utilizando de vários recursos da linguagem cômica e da espetacularidade que com os anos foram se mesclando a linguagem dos bufões com suas especificidades. As técnicas da improvisação foram a mola propulsora para estes artistas e a solidificação genérica de personagens em tipos mascarados, influenciaram a Commedia dell’Arte e os atores sucessores como os cômicos circenses na figura dos palhaços.
Palavra chave: Teatro de Rua: Commedia dell'Arte: Máscara: Palhaço: Comicidade.

ABSTRACT
Charlatans, professional actors and circus clowns, a journey of artists and masks of Street Theatre.

This study of the history of those who started using the street, plaza and public places Europe as a source of labor for their survival. From the early medieval fake healers (ciarlatani), followed by street artists who came to professionalize with Commedia dell'Arte influences and subsequent solidification of the character clown in the circus.
The professionalization of artists who worked in public spaces is immediately preceded by Cerrentani Italians who have made falsehood their means of survival, this practice comic and popular entertainment. These men confused sometimes as bums, or as real scientists and doctors or even as artists, developed and become quacks professionals using various language features and comical spectacle that over the years have been mingling the language of buffoons with their specificities. The techniques of improvisation have been the springboard for these artists and solidification of characters in sorts masked or not, but that influenced the Commedia dell'Arte and artists successors as the comedic circus clowns centered in the figure and its partnerships.
Keywords: Street Theatre: Commedia dell'Arte: Masks: Clown: Comedy.

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png

 

SANTOS, Márcio Silveira dos. Grupo Teatral Manjericão - 15 anos de estrada - Circulação pelo Centro-oeste e Nordeste. Porto Alegre: Grupo Teatral Manjericão. Pesquisador, Ator e Diretor.
Área de Estudo: Artes Cênicas na Rua
Sem vínculos a Instituições de Ensino Superior
Titulação: Mestre em Artes Cênicas/UFRGS
Atuação Profissional: Pesquisador, dramaturgo, ator e diretor do Grupo Teatral Manjericão."
Palavras-chave: Teatro de Rua. Circulação Teatral. Grupo Teatral Manjericão. Políticas Públicas. Oficina de Teatro. Rede Brasileira de Teatro de Rua.
RESUMO
O presente trabalho se constitui a partir de um relato reflexivo a cerca do desenvolvimento da Circulação que o Grupo Teatral Manjericão, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realizou de 29/04/2013 a 03/07/2013 pelas regiões do Centro-oeste e Nordeste brasileiro, através do Prêmio Funarte artes Cênicas na Rua 2012. Além de realizar apresentações do espetáculo de teatro de rua “João Pé-de-chinelo”, o Grupo realizou oficinas de commedia dell’arte e debates em parceria com dez grupos de teatro, um por estado visitado, articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Durante quase setenta dias na estrada tivemos uma série de situações dignas de relatar e refletir a cerca das políticas públicas para o teatro de rua, bem como a condição do artista de rua nos tempos atuais no Brasil. Pretendo estabelecer aqui reflexões sobre os pontos positivos e negativos de tal projeto tendo por base de reflexão crítica as bibliografias sobre Teatro de Rua, as anotações do processo e o material produzido na circulação e livros de André Carreira, Fabrizio Cruciani, Narciso Telles, Amir Haddad, Licko Turle, Jussara Trindade, Patrice Pavis e outros.
Keywords: Street Theatre. Theatrical movement. Grupo Teatral Manjericão. Public Policy. Theater Workshop. Brazilian Network of Street Theatre.
SUMMARY
The present work is from a reflective narrative about the development of the Grupo Teatral Manjericão, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, held from 29/04/2013 to 03/07/2013 for the regions of Central western and northeastern Brasil, through the arts Performing Arts Award Funarte Street in 2012. Besides conducting presentations spectacle of street theater "João Pé-de-chinelo", the Group held workshops commedia dell'arte and debates in partnership with ten theater groups, one per state visited, the organizers of Brazilian Network Street Theatre. During nearly seventy days on the road we had a number of situations worthy of reporting and reflecting about public policy for street theater, as well as the condition of the street artist in modern times in Brasil. I want to lay here reflections about the positives and negatives of such a project based on critical reflection on the bibliographies Street Theatre, the notes of the process and the material produced in the circulation and books of André Carreira, Fabrizio Cruciani, Narciso Telles, Amir Haddad, Licko Turle, Jussara Trindade, Patrice Pavis and others.

SANTOS, Toni Edson Costa. Ziri-ziri: uma sessão de histórias africanas na rua. Salvador: UFBA; Doutorando; CNPQ; Professora Orientadora Drª Eliene Benicio. Dramaturgo, diretor, compositor e contador de histórias.

RESUMO

A presente comunicação tem enfoque no processo conduzido por mim para a construção do espetáculo de rua chamado Ziri-Ziri, baseado em contos da tradição oral de Burkina Faso e performatizado pela contadora de histórias Keu Apoema. É analisado o processo da dramaturgia, através do qual o espetáculo respeita uma marcação rítmica africana, tendo dois jeitos para começar e três para terminar. Na análise dos ensaios, são discutidos jogos que fazem parte da tradição oral do djeli (contador de histórias da África Ocidental), e de outras fontes de teatro de popular de rua. O espetáculo conta com canções originais, algumas adaptações de canções africanas presentes nos contos. Por fim, são analisados algumas das trajetórias do espetáculo, que circulou por cidades do interior da Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Sergipe, com apoio da FUNCEB e da FUNARTE. Os limites entre contação de histórias e teatro são investigados, bem como a tradição de contadores de Burkina Faso que têm como predileção a contação de histórias em espaço aberto e durante a noite. E a direção de uma sessão/espetáculo de contos será outro tópico de sicussão.

Palavras Chave: Teatro de rua; Contação de histórias; Contos africanos, Dramaturgia

ABSTRACT

This communication focuses on the process conducted by me for the construction of street spectacle called Ziri-Ziri, based on the tales of the oral tradition of Burkina Faso and performatized by the storyteller Keu Apoema. It examines the process of dramaturgy through which respects the spectacle marking African rhythmic, having two ways to start and three ways to finish. In the analysis of the tests are discussed games that are part of the oral tradition of djeli (storyteller in West Africa), and other sources of popular street theater. The show features original songs, and some adaptations of songs present in African tales. Finally, we analyze some of the trajectories of the show, which was circulated to the inner cities of Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais and Sergipe, with support from FUNCEB and FUNARTE. The boundaries between storytelling and theater are investigated as well as the tradition of storytellers from Burkina Faso whose predilection storytelling in open space and overnight. And the direction of a session / show of tales will be another topic of discussion.

Keywords: Street Theater, Storytelling, African Tales, Dramaturgy

TRINDADE, Jussara. Teatro de rua e dramaturgia. Rio de Janeiro: pesquisadora independente, musicista e arteterapeuta.

RESUMO
O trabalho tem a intenção de comentar as distintas dramaturgias desenvolvidas por grupos teatrais de rua no Brasil. Pretende-se, a partir de exemplos de espetáculos de rua assistidos pela autora, iniciar um levantamento dos critérios e estratégias utilizadas por esses coletivos na elaboração de suas respectivas dramaturgias, no intuito de demonstrar que tais processos construtivos estão baseados em parâmetros específicos desta modalidade teatral, subvertendo as normas do texto dramático convencional.

Palavras-chave: dramaturgia. teatro de rua. espetáculo de rua

ABSTRACT
The work intends to review the different dramaturgy developed by street theater groups in Brazil. It is intended, from examples of street performances attended by the author, start a survey of criteria and strategies used by these collectives in developing their respective dramaturgy in order to demonstrate that such constructive processes are based on specific parameters of this modality theatrical , subverting the norms of conventional dramatic text.

Keywords: drama. street theater. street spectacle

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png

 

TURLE, Licko. Vítima ou oprimido? A construção da personagem-protagonista nos modelos de teatro-forum apresentados no I Festival de Teatro do Oprimido da Colômbia em julho de 2013. Rio de Janeiro: PPGAC-UNIRIO/FAPERJ; pesquisador pós-doutorado; orientador Zeca Ligiéro. Ator e diretor teatral.

Oprimido. Vitimização. Augusto Boal.

Este artigo é uma reflexão sobre a construção dos protagonistas dos modelos de teatro–fórum, apresentados no I Festival de Teatro do Oprimido, realizado em Bogotá, Colômbia, entre os dias 15 e 20 de julho de 2013. A personagem-oprimida é o elemento principal dentro da estrutura dramatúrgica prevista, onde como protagonista da ação cênica, é ela, com o auxílio do curinga, quem viabiliza as intervenções dos espect-atores dentro da técnica do teatro-fórum. Mas, a partir das minhas observações e participação presencial, considero, como hipótese, a existência de um fenômeno social de vitimização da opressão, o qual levaria os grupos colombianos a apresentarem, em seu lugar, uma personagem-vítima de um fato dado, evitando, inclusive, a utilização arriscada do termo “oprimido” devido à conotação de revolucionário ou terrorista, que o mesmo adquiriu em função da situação política dos últimos cinquenta anos, fenômeno, este, que dificulta atingir, nesse país, o melhor resultado e eficácia no uso da técnica do teatro-fórum do método de Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal. O trabalho busca descrever como e porque isto ocorreu.

Oprimido. Victimización. Augusto Boal.

Esto articulo és una reflexión sobre la construcción de las protagonistas de los modelos de teatro–foro, presentados en lo Primer Festival del Teatro del Oprimido, que se celebró en la ciudad de Bogotá, Colômbia, entre el 15 y el 20 de julio de 2013. El personaje-oprimido és el elemento principal dentro de la estructura dramatúrgica que se trate, dónde el protagonista de la acción escênica, és él, cón lo auxílio del comodín, quién permite las intervenciones de los espect-actores dentro de la técnica del teatro-foro. Pero, a partir de mís observaciones y asisténcia personal, creo, cómo hipótesis, la existência de un fenómeno social de la victimización de la opresión, lo cuál levaria a los grupos teatrales colombianos a presentarem, en cambio, una personaje-víctima de un hecho dado, evitando, incluso, a la utilización arriesgada del término “oprimido” devido a la connotación de revolucionário o terrorista, que lo mismo adquirió en función de la situación política de los últimos cincuenta años, fenómeno, esto, que dificulta llegar, en eso país, a lo mejor resultado y eficácia en el uso de la técnica do teatro-foro del método de Teatro del Oprimido desarollado por Augusto Boal.


 

http://portalabrace.org/memoria/images/115.png