VII Reunião Científica da ABRACE

 

Etnocenologia

  

BARRETO, Tainá Dias de Moraes. Aspectos sociais daformação de um dançarino no Brasil. Título do trabalho. Brasília: Universidade deBrasília; mestrado; Jorge Graça Veloso. Dançarina e criadora.

Esta comunicação pretende elucidar algunsaspectos sobre formação em dança no Brasil. Através do relato de uma trajetóriapessoal de pesquisa teórica e prática sobre manifestações expressivas datradição brasileira em interface com a produção de dançacontemporânea, busca-se elucidar as implicações desta empreitada em um contexto queprivilegia a formação do profissional de dança a partir da técnica de baléclássico. O texto tem o objetivo de traçar um paralelo entre duas formações distintas,possíveis e acessíveis aos profissional de dança de Recife/PE: uma que parte das academias dedança clássica e outra que parte de uma formação através do que seconvencionou chamar de dança cênica popular, a partir do trabalho do Balé Popular do Recife (BPR). O textobusca elucidar as implicações sociais de tais alternativas, assim como os desdobramentos naprodução estética dos dançarinos, e as distintas abordagens dastradições expressivas em seu caráter matricial.

Palavras-chave: dança, formação,tradição, culturas populares.


This communication aims to elucidate some aspects of dance training inBrazil. Through the report of the personal trajectory of a theoretical and practical research on expressive manifestations of Braziliantradition and its dialogue with the contemporary dance, we seek to elucidate the implications of this attitude in a context thatprivileges the formation of the professional dancer based on the classical ballet technique. The text aims to draw a parallel betweentwo distinct formations possible and accessible to professional dancers in Recife / PE: one that parts from the academies of classical danceand the other parts from the training of popular scenic dance, a category created by Balé Popular do Recife (BPR). The textseeks to elucidate the social implications of such alternatives, as well as the results in the aesthetic production of the dancers, and thedifferent approaches of the expressive traditions.

Key-words: dance, formation, tradition, popular culture.

BONATTO, Mônica Torres. Trupe – coletivos decriação: performance na escola. Porto Alegre: UFRGS; Doutorado; Susana Rangel Vieira da Cunha.

RESUMO
O texto aqui apresentado é derivado da pesquisa de doutoradoem andamento desenvolvida pela autora e traz uma análise parcial de dados do projeto de ensino em teatro Trupe –Coletivos de Criação, desenvolvido no Colégio de Aplicação da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul junto a turmas do Ensino Fundamental (6º e 7º ano), nos anos de 2011 e 2012. A propostafoi estruturada a partir da realização de atividades práticas, apoiadas em jogos deimprovisação, aliadas ao estudo da obra de diferentes artistas e à realização desaídas de campo para apreciação de espetáculos teatrais, filmes ouexposições. Os processos de criação coletiva vividos por diversos grupos deestudantes nesse período de oficinas foram marcados por um movimento de aproximação com práticascênicas contemporâneas, pautadas pela ruptura com a noção de disciplinaridade. Nesse contexto, oconceito de performance é tomado como ponto de sustentação para a reflexão sobre otrabalho em questão. O alargamento da noção de performance, compreendendo-a paraalém do espetáculo e mesmo das artes, mas como forma de ação no mundo, comoexperiência coletiva, como saber de natureza interdisciplinar, instiga a construção de um novoolhar para as práticas cênicas realizadas na escola.
Palavras-chave: Pedagogia do Teatro. Performance.Educação Básica.

BONATTO, Mônica Torres. Trupe – Collective ofCreation: performance in the school. Porto Alegre: UFRGS; Doutorado; Susana Rangel Vieira da Cunha.

ABSTRACT
The text here presented derives from the ongoing doctorate researchthat is being conducted by the author and carries a partial data analysis of the theater teaching project Trupe – Collectiveof Creation, developed in the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grandedo Sul, with students from the 6th and 7th grades of elementary school, in 2011 and 2012. The proposition relies on hands-on activities basedon improvisation games, associated with the study of the work of several artists, as well as field trips for the appreciation of theaterplays, movies, and exhibitions. The collective creative processes experienced by several groups of students, during this workshop period,were characterized by a movement of approximation with the practice of contemporary scenic, in which the disciplinary notion has been broken.In this context the concept of performance is taken as a reference for reflection on the present work. The broadening of the notion ofperformance and its comprehension beyond the spectacle, and even beyond the arts, brings about a new way of acting in the world as a collectiveexperience and as knowledge of interdisciplinary nature. Therefore, the construction of a new way of looking into scenic practices isinstigated in the school.
Key words: Pedagogy of Theater. Performance. Elementary Education.

BRONDANI, Joice Aglae. Il Ballo de i Zanni ao Som do Congado:Transduções entre Congada e commedia dell'arte. Uberlândia∕Trento: Programa dePós-Graduação em Artes-UFU. PRODOC-CAPES-PPGA-UFU; Professora Convidada. Atriz e Diretora.

RESUMO

Trata-se de mais um trabalho de continuidade ao diálogoentre as culturas populares do Brasil e Itália, criado a partir de afetações causadas pelasmáscaras da commedia dell'arte e de grupos de Congada de Uberlândia, Minas Gerais. O esquete em questãoé resultante do primeiro experimento resultante de visitas, convivências e participações do grupode pesquisa, nas tradições que envolvem a Congada na cidade de Uberlândia. No esquete, quatro Zanni trabalhampara o cozinheiro San Benedetto Briguela, o qual tem, ainda, como ajudantes, quatro Servette. As conexõesrizomáticas entre Zanni, Briguella, Servetta, Marinheiro de São Benedito e Moçambiqueiros, sãorealizadas na cena/corpo através do enredo adaptado, danças e cantos, construindo um espaço dediálogo entre commedia dell'arte italiana, continiana e as festas do Congado de Uberlândia, o que caracteriza mais umencontro das tradições do Brasil e da Itália, na cena.

Palavras-chaves: Experimento. Commedia dell’Arte. Congada.Práticas Espetaculares Populares. Transdução Caleidoscópica.

BRONDANI, Aglae Joice. La danse des Zanni ou Son du CongadoTransductions entre Congada e commedia dell'arte. Uberlândia∕Trento: Programme d'étudessupérieures en Arts; PRODOC-CAPES-PPGA-UFU; Professeur invité. Actrice et Metteur en Scène.

RÉSUMÉ

C'est un autre travail de continuité au dialogue entre lescultures populaires du Brésil et de l'Italie, créé à partir des affectscausés par les masques de la commedia dell'arte et des groupes de congada de Uberlândia, Minas Gerais. Le sketch enquestion est résultant des premières visites, interconnaissance et des expériences partagéesentre le groupe de recherche et les traditions qui impliquent la congada à Uberlândia. Dans le sketch, quatre Zannitravaillent pour le cuisinier San Benedetto Brighella, qui a également, en tant qu'aides, quatre Servette. Les connexionsrhizomatique entre Zanni, Briguella, Servetta, Marin de Saint-Benoît et Moçambiqueiros sonteffectuées sur/dans la scène/corps à travers l'histoire adaptés, des danses et des chants, enconstruisent un espace de dialogue entre la commedia dell'arte italienne, continiana, et les fêtes du Congado deUberlândia, ce lá caracterize un autre rencontre des traditions du Brésil et de l'Italie sur lascène.

Mots-clés: Expérience. Commedia dell'Arte.Congada. Pratiques populaires spectaculaire. Transduction kaléidoscopique.

 

CONCEIÇÃO, Osvaldice. Os discursos polifônicos da memória:uma potência da oralidade do canto de D. Nadir a cena teatral. Campinas – SP: Universidade Estadual de Campinas;Mestrado em Artes da Cena; FAPESP realizando mestrado, Orientadora Inaicyra Falcão dos Santos; atriz e professora.



RESUMO


A proposta de comunicação a ser apresentada, fazum estudo de caso da cantora Maria Nadir dos Santos, residente na cidade de Laranjeiras – Sergipe na comunidade da Mussuca.Neste contexto investiga-se o canto e as potencias da oralidade da referida cantora relacionando com a potencia da oralidade deintérpretes teatrais. Objetiva-se ampliar o entendimento sobre os elementos que potencializam a voz interpretativa, seja ela noâmbito da música ou do teatro, partindo da ideia que a existência de discursos polifônicos quecompõem a memória do interprete, são potências da oralidade. Tem-se como principaisreferências BAKHTIN, Mikhail em Problemas da poética de Dostoiévski. KNÉBEL,María Ósipovna em La palabra en la creación actoral e SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos, emMemória das vozes, cantoria, romanceiro e cordel. Nestas obras encontra-se bases conceituais relevantes para o tema central dotrabalho, ou seja, discursos polifônicos que compõem a memória potencializadora das voesinterpretativas.

Palavras chaves: Discurso. Polifônico. Memória.Potência. Oralidade.


ABSTRACT


The proposal of communication to be presented is a study case of thesinger Nadir Maria dos Santos, resident of the city Laranjeiras of the state Sergipe in the Mussuca community. In this context it is toinvestigate the potential of the singing and the power of orality of that referred singer relating to the orality power of the theatricalperformers. It aims to broaden the understanding of the elements that strengthen the interpretative voice, either it be in the context ofmusic or theater, based on the idea that the existence of polyphonic speech that make up the memory of the interpreter, are the powers ofthe orality. Here are the main references BAKHTIN, Mikhail in his Problems of Dostoevsky. KNÉBEL, Osipovna María inher La palabra en la creación Actoral and SANTOS, Idelette Muzart- Fonseca dos, in her Memory of voices, singing, novelist andstring. These books , there are relevant conceptual foundations for the central theme of the work, in other words, polyphonic speeches thatmake up the potential memory of the interpretative voices.

Keywords: Speech. Polyphonic. Memory. Power. Orality.

 

COSTA, Rossana P. Della. Do fluxo do exercício corporal para ocorpo das palavras: um exercício de pensamento extracotidiano. Porto Alegre: Centro Universitário Metodistado IPA; Professor de graduação.

O presente estudo encontra-se em processo e tem lugar nas aulas de ArteEducação e Educação e Corporeidade do curso de Pedagogia do Centro UniversitárioMetodista do IPA. Desenha-se um exercício de pensamento sobre a proposição de jogos corporais utilizadosno processo do trabalho do ator para a conquista de sua eficácia cênica como possibilidade para aconstrução do conhecimento em teatro das futuras pedagogas. A partir da tradição moderna dosdiretores pedagogos do séc XX, investiga-se a mobilização do pensamento extracotidiano no fluxodo trabalho corporal. A pesquisa enfoca os momentos (tempo e espaço) nos quais é perceptível aativação de outra coerência corporal que não a cotidiana.

Palavras-chave: Corpo. Jogo. Teatro. Presença. Foucault.

COSTA, Rossana P. Della. The flow of bodily exercise for the body ofwords: an exercise in thinking extra-daily. Porto Alegre: Centro Universitário Metodista do IPA, Professor of graduation.

The present study is in process and takes place in the classroomEducation and Art Education and Embodiment of the Faculty of Education of the Centro Universitário Metodista do IPA. Draw up anexercise of thinking about the proposition bodily games used in the process of work the actor to conquer their effectiveness scenic aspossible to build the knowledge of future theater educators. From the modern tradition of the twentieth century pedagogues directors,investigates the mobilization of thought extra-daily the flow of body work. The research focuses on the moments (time and space) which isnoticeable in the activation of another body than the everyday coherence.

Keywords: Body. Game. Theatre. Presence. Foucault.

 

DOMINGOS, Cássia. O Maracatu Nação Pernambuco eo popular em cena. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Programa de Pós-Graduação em ArtesCênicas (PPGAC); mestrado; orientação: Prof. Dra. Catarina Sant’Anna; bolsista FAPESB.

O Maracatu Nação Pernambuco e o popular em cena.

RESUMO

Este artigo apresenta o perfil do grupo MaracatuNação Pernambuco a partir de três pontos de análise: a descrição, otrajeto e a concepção artística do grupo. O Maracatu Nação Pernambuco conquistouvisibilidade nacional e internacional ao levar para os palcos o maracatu tradicionalmente dançado nas ruas, propondo umespetáculo de estrutura profissional. Por isso, neste trabalho, a partir do estudo de caso são discutidasquestões sobre tradição e transformações culturais na contemporaneidade.Este artigo é fruto da entrevista feita com os fundadores do grupo como parte da pesquisa para a dissertaçãode mestrado em Artes Cênicas.
Palavras-chave: grupo, Maracatu Nação Pernambuco,tradição, contemporaneidade.

RÉSUMÉ

Cet article présente le profil du groupe MaracatuNação Pernambuco à partir de trois points d'analyse: description, trajectoire et conceptionesthétique du groupe. Ce groupe a réussi une visibilité au niveau national et international àpartir du moment où il a mis en scène le traditionnel maracatu dancé dans les rues, en proposantainsi un spectacle doué d'une structure professionnelle. De ce fait, à partir d'une étude de cas, cet articlepropose discuter des questions concernant des traditions et transformations culturelles dans lacontemporanéité. Cette analyse est le résultat d'un entretien fait avec les fondateurs du groupeci-cité et dans le cadre de la recherche d'un Master en Arts de la Scène.

Mot-clés: groupe, Maracatu NaçãoPernambuco, tradition, transformations culturelles.

DUARTE, Priscilla. Odissi e GDS: possibilidades e limites naapreensão de técnicas corporais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; estudante; FAPEMIG; bolsista depós-graduação; mestranda; professor orientador Fernando Mencarelli. Atriz e pesquisadora.

RESUMO

A antropologia teatral opõe as técnicas corporaiscotidianas às extra-cotidianas e identifica princípios comuns em corpos provenientes de culturas esociedades diferentes, quando em situação de representação. A dançaclássica indiana, estilo Odissi, apresenta uma técnica corporal de formas estilizadas, em corpos esculpidosao longo de séculos de tradição. O método GDS de cadeias musculares e articulares vêo corpo como um terreno psicomotor e fisiológico. O corpo é moldado pelo gesto: a funçãodetermina a forma que atende à função que determina a forma, e assim sucessivamente. Este terrenoconstitui-se, simultaneamente, pela singularidade que diferencia cada ser humano e pela universalidade que unifica toda a espéciehumana. A presente comunicação tem por objetivo discutir sobre vida e arte, comportamento e biomecânica,técnicas cotidianas e extra-cotidianas e as possibilidades e os limites na apreensão de técnicas corporaisdesvinculadas de seu contexto histórico-sócio-cultural, a partir daexperiência profissional da autora no âmbito do treinamento corporal, entre Odissi e GDS.

Palavras-chave: Arte do ator. Antropologia teatral. Dançaclássica indiana Odissi. Método GDS de cadeias musculares e articulares. Treinamento.

ABSTRACT

Theatre anthropology oposes daily to extra-daily corporal techniquesand identifies common principles in bodies coming from diferente cultures and societies when in a playing situation. The Indianclassical dance, Odissi style, presentes a stylized form of corporal technique, in sculptured bodies throughout centuries of tradition. Themuscle and articular chains GDS method regards the body as a psycho-motor and physiological terrain. The body is molded by thegesture: the function determines the form which attends the function that determines the form, thus successively. This terrain issimultaneously constituted by the singularity of each human being and by the universality that unifies the whole human species. The presentecommunication aims to discuss life and art, behaviour and biomechanics, daily and extra-daily techniques, as well as the possibilities andlimits in the apprehension of corporal techniques disentailed from its historic-socio-cultural context, based on the author’sprofessional experience in corporal training, between Odissi and GDS.


Keywords: Actor’s craft. Theatre anthropology. Indianclassical dance Odissi. Muscle and articular chains GDS method. Training.

 

 

DUMAS, Alexandra G. Teatro, memória e novas tecnologias: pesquisa eorganização cênica no contexto contemporâneo. Laranjeiras: Universidade Federal de Sergipe;professora.

RESUMO
A apresentação teatral é percebida pormuitos como uma performance efêmera. O desenvolvimento, a aquisição e o manuseio de novos equipamentos quepermitem o registro do instante espetacular, daquele que se apresenta “ao vivo”, proporcionaram o arquivamento e este apossibilidade de apreciação posterior ao momento da apreciação, o que fez com que ascondições de análise e estudos pudessem ser aprofundadas e ampliadas. Acontece uma espéciede ampliação da memória do pesquisador, que além de contar com a lembrançado que foi presenciado por ele, pode recorrer aos arquivos digitais para acessar a obra, (mesmo que não diretamente) aprofundarreflexões e análises. A outra consequência vinda do registro do espetáculo, noâmbito da pesquisa, está associada à possibilidade de exploração de métodose hipóteses tendo como base a apresentação de imagens e sons que usam comosuporte a memória tecnológica servindo como provas demonstrativas de inferências de resultados. Opresente texto se propõe a trazer questões referentes ao acontecimento espetacular, seja no âmbito daspesquisas ou da própria organização cênica, diante da difusão eutilização dos meios tecnológicos.
Palavras- Chave: Teatro e novas tecnologias. MemóriaCênica. Etnocenologia.

RÉSUMÉ
La représentation théâtrale estperçu comme une performance éphémère.Le développement,l’acquisition et l’usage de nouveaux équipements qui permettent l’enregistrement del’instant spectaculaire, ont facilité l’archivage et celui-ci, la possibilitéd’appréciation à postériori. L’existence d’équipementsd’enregistrement a engendré une sorte d’agrandissement de la mémoire du chercheur, quien plus de compter sur le souvenir de ce qu’il a vécu, peut recourir aux archives digitales pour approfondirles réflexions et les analyses. L’autre conséquence de l’enregistrement du spectacle estassociée à la possibilité d’exploitation de méthodes etd’hypothèses ayant pour base la représentation d’images et de sons qui utilisentla mémoire technologique comme support, servant de preuves démonstratives pour les conclusions des recherches. De cettefaçon, le développement des disciplines académiques orientées vers les étudesdes évènements du spectacle, comme l’Ethnoscénologie, la créationd’espaces pour la réalisation de recherches via les programmes de 3e cycle, l’exploitation dematériel audiovisuel dans le processus de réalisation et même en tant que produit final dela recherche peuvent être vus comme une conséquence des nouvelles possibilités destockage et de transmission de données et une plus grande facilité pour l’acquisition et l’usaged’appareils photographiques, caméras et enregistreurs de son.
Mots-clés: Théâtre et des nouvellestechnologies. Mémoire. Ethnoscenologie.

 

FUÃO, Anna. O espaço na escola a partir do conceito deheterotopias de Foucault. Porto Alegre: UFRGS; mestranda; Professor Orientador Dr. Gilberto Icle. Atriz, Professora e Produtora Teatral.

RESUMO
Ao partir da vivência da autora como professora de teatro emescolas públicas, este artigo procura abordar as questões espaciais que envolvem a escola e a sala de aula.Através do conceito de corpos dóceis de Foucault, serão identificados os elementos responsáveis porestabelecer a ordem e a disciplina nesse espaço escolar e, dentro dessa ordem, a autora procura investigar outras possibilidadesde relação dos alunos com esse espaço. No espaço da sala de aula, o aluno é convocado aesquecer de que possui um corpo para que sua mente possa absorver o conteúdo necessário seminterrupções e com toda a atenção voltada ao professor, o detentor doconhecimento. O espaço heterotópico, segundo Foucault, seria um espaço que tem o poder de justapor em umlugar real vários espaços, ou seja, lugares reais preenchidos por outros significados. A aula de teatro oferece ao alunoessa possibilidade, de enxergar e dar outros significados ao espaço concreto, real e enclausurado que é suasala de aula, na qual ele é obrigado a estar diariamente. Ao oferecer novas possibilidades de uso do espaço e do corpoé possível pensar heterotopias e, assim, outras maneiras de ser para a sala de aula e suasfunções.
Palavras-chave: Teatro. Espaço. Escola. Heterotopias.

FUÃO, Anna. L’espace dansl´école à partir du concept d’hétérotopies de Foucault. PortoAlegre: UFRGS; étudiante en Master; Directeur de recherche Dr. Gilberto Icle. Actrice, Professeur et Productricethéâtrale.

RÉSUMÉ
À partir de l’expérience del’auteur comme professeur de théâtre dans écoles publiques, cet article cherche àtraiter les espaces de l’école et de la salle de cours. En ce qui concerne le concept de corps doux de Foucault, ilsseront identifiés les éléments responsables pour établir l’ordre et la disciplinedans cet espace écolier et, dans ce contexte, l’auteur essaie d’analyser d’autrespossibilités de rapport entre les élèves et cet espace. Dans l’espace dela salle de cours, l’élève est appelé à oublier qu’il a un corps pourque sa tête puisse absorber le contenu nécessaire sans interruptions et avec toute l’attentiontournée vers le professeur, le détenteur du savoir. L’espace hétérotopique, selonFoucault, serait un espace qui a le pouvoir de juxtaposer dans un lieu réel plusieurs espaces, c’est-à-dire,des lieux réels remplis par d’autres sens. Le cours de théâtre offre àl’élève cette potentialité de voir et de donner d’autres sens à cet espaceconcrète, réel et enfermé qui est la salle de cours, dans lequel il est obligéd’être tous les jours. Quand nous offrons de nouvelles possibilités d’usage del’espace et du corps, il est possible de penser les hétérotopies et, ainsi, d’autresmanières d’être pour la salle de cours et ses fonctions.
Mots-clés: Théâtre. Espace.École. Hétérotopies.

GOMES, R. C. Perspectivas interculturais na performance de FrançoisKahn no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013. Ouro Preto: UFOP; Professor Adjunto; diretor e ator

RESUMO

François Kahn estreou no Festival de Inverno de Ouro Preto eMariana 2013 seu espetáculo solo Viagem a Izu (versão brasileira do espetáculo italiano Viaggioa Izu), baseado em um conto do escritor japonês Kawabata. Durante sua permanência em Ouro Preto, Kahn conduziutambém uma oficina, cujo foco principal era a memorização do texto, e trabalhou ele mesmo namemorização do texto em português, durante os ensaios de seu espetáculo. Descrevendo essesprocessos de trabalho, tentaremos salientar as diferentes perspectivas culturais em jogo na sua performance, que implicam: atécnica específica de trabalho de Kahn e sua relação com a linguagem no processo de“tradução” do espetáculo; a recepção dosespectadores, com diferentes intrumentos para interpretar sua performance; a perspectiva privilegiada deobservação do autor desta comunicação, que na qualidade de curador de artescênicas do festival, pôde acompanhar de perto as atividades de Kahn, criando assim relações entreelas. Por meio desse estudo de caso, a comunicação pretende refletir sobre oator/performer e o espetáculo/performance na contemporaneidade e suas relações interculturais,entendendo a arte do teatro como a arte do encontro, que, por ser único e irrepetível, exige a presençados corpos e não pode fugir do acaso.

Palavras-chave: François Kahn - performance -interculturalidade

ABSTRACT

François Kahn made his debut at the 2013 Ouro Preto andMariana Winter Festival with his solo performance Viagem a Izu (Brazilian version of the Italian play Viaggio a Izu), based in a shortstory by the japanese writer Kawabata. During the time he spent in Ouro Preto, Kahn also lead a workshop which the main focus was thememorization of the text, and during the rehearsals of his own performance he worked by himself in the memorization of the text in theportuguese language. With the description of these working processes, we will try to stress the different cultural perspectives involved inhis performance, which imply: Kahn’s specific working technique and its relation to the language in the process of the“translation” of the play; the views from the audience with different instruments to interpret his performance; theprivileged observation perspective from the author of this communication, who as the Festival scenic-arts curator could followclosely Kahn’s activities, thus creating relations between them. Through this case study, the communication intends to make areflection on the actor/performer and the play/performance regarding the contemporaneity, and its intercultural relations, considering theart of the theatre as the art of the encounter, which, for being unique and non-repeatable, demands the presence of the bodies and cannotescape chance.

Keywords: François Kahn - performance - interculturality

HABEYCHE Gisela. Notas acerca da temporada parisiense de estudo de uma certaexperiência de presença. Porto Alegre: UFRGS; Professora Assistente; UFRGS, Doutorado; Gilberto Icle. Atriz eprofessora.

RESUMO

De outubro de 2012 à março de 2013 a autoraesteve em Paris para realizar um estágio de doutorado, graças à bolsa da CAPES e ao acolhimento doprofessor Jean-François Dusigne, da Université Paris 8. O tema da sua tese é a experiência depresença e ausência vivida na criação do espetáculo teatral "CincoTempos para a Morte", criado junto com seu grupo de teatro, a Usina do Trabalho do Ator (UTA), de Porto Alegre. A noçãode experiência em questão é tomada da obra "O narrador", de Walter Benjamin (1983) e diz respeito aocompartilhamento de algo significativo que pode ser narrado. Assim o que se propõe é intercambiar alguns processoscriativos nos quais a busca daquilo que se constitui como presença do ator encontrou um estado designado comoausência, no qual se observa uma necessidade de esvaziamento da atriz para dar conta da tarefa. A questão da tese foiexaminada em uma disciplina cursada como aluna convidada da Université Paris 8, através dautilização de um exercício do processo de criação do espetáculo etambém da tradição pedagógica francesa de atores, que foi referido por JacquesCopeau, Étienne Decroux e Thomas Leabhart. Neste relato são apresentadas algumas notas desses encontros, quecontribuíram para aprofundar o problema da tese.

Palavras-chave: Experiência. Presença do ator.Usina do Trabalho do Ator.

RÉSUMÉ

D'octobre 2012 à mars 2013 la autrice aété à Paris pour faire un stage doctoral, grâce à une bourse de CAPES et l'accueildu professeur Jean-François Dusigne, de l'Université Paris 8. Le thème de sathèse est l'expérience de présence et absence vécue dans la création de le spectaclethéâtral "Cinco Tempos para a Morte" (Cinq Temps pour la Mort), créé avec son groupe dethéâtre, la Usina do Trabalho do Ator (UTA), de Porto Alegre. La notion d'expérience ici est prise del'oeuvre "Le narrateur", de Walter Benjamin (1983) et il s'agit du partage de quelque chose significative que peut êtrenarré. Ce qu'on propose c'est d'échanger quelques processus creatifs dont la quête de ce que se constitue commeprésence de l'acteur a trouvé un état désigné comme absence, dont on observe unenécessité de vide de l'actrice pour réussir cette affaire. La question de la thèse aété examiné dans une discipline coursé comme étudiante invitée del'Université Paris 8, par l'utilisation d'un exercice du processus de créaction du spectacle et aussi de la traditionpédagogique française de acteurs, qui a été référé parJacques Copeau, Étienne Decroux et Thomas Leabhart. Dans ce rapport sont présentés quelques notes de cesrendez-vous, qui ont contribués pour approfondir le problème de la thèse,

Mots-clés: Expérience. Présence del'acteur. Usina do Trabalho do Ator.

ICLE, Gilberto. Os usos do teatro na Pedagogia Teatral : a promessa de umatransformação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto. Ator. Diretor. Bolsista deProdutividade CNPq.

teatro, pedagogia, discurso

Este texto propõe uma reflexão sobre a promessade transformação veiculada pelo discurso teatral e educacional hoje. Apresenta-se o conceito de « PedagogiaTeatral » como uma nomenclatura geral para designar o processo de formação em teatro, colocando emevidência a espinhosa questão da taxionomia nesse campo de estudo. Trata-se de defender a ideia que procura colocar (ourecolocar) o teatro no centro da atividade pedagógica, a fim de evitar as concepções que tomam a atividadepedagógica como uma utilização – apenas como ferramenta – do teatro na escola ouem contextos sociais. A partir dessa problemática, a Pedagogia Teatral é analisada como processo discursivodentro do qual a ideia de transformação torna-se um enunciado, fazendo circular entre nós modelos deassujeitamento e de subjetivação. Este trabalho levanta igualmente os perigos aos quais esse discurso nosexpõe. Enfim, interroga-se sobre a possibilidade de transformação da Pedagogia Teatral na escola,esboçando seus limites e desafios.

Théâtre, Pédagogie, Transformation

Ce texte propose une réflexion sur la promesse detransformation véhiculée par le discours théâtral et éducationneld’aujourd’hui. Il présente le concept de « Pédagogie Théâtrale» en tant que nomenclature générale pour désigner le processus de formation enthéâtre, mettent en évidence l’épineuse question de la taxinomie dans ce champd’études. Il s'agit de défendre l'idée qui cherche à placer (ou replacer) lethéâtre au centre de l’activité pédagogique, afind’éviter les conceptions qui envisagent la pédagogie comme l’utilisation - seulement en tantqu'outil - du théâtre à l’école ou dans des contextes sociaux.À partir de cette problématique, la Pédagogie Théâtrale estanalysée en tant que processus discursif dans lequel l’idée de transformation devient unénoncé, faisant circuler parmi nous des modèles d’assujettissement et de subjectivation.Ce travail soulève également les dangers auxquels ce discours nous expose. Enfin, il s’interroge sur latransformation que la pédagogie théâtrale peut mettre en place àl’école, en esquissant ses limites et ses défis.

LIMA, Evani Tavares. Diante do espelho e de novas possibilidades. Aprendendocom o teatro negro. Salvador: Programa de Pós-graduação em ArtesCênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC-UFBA; Pós-doutoranda; PNPD-CAPES Eliene Benício(supervisora). Atriz; professora de teatro.

RESUMO
Com esta comunicação tem-se como objetivodiscorrer sobre algumas possibilidades de exploração de elementos da cultura brasileirapara a cena, que tem sido implementadas pelo teatro negro. O teatro negro é aquele cuja base fundamental é aafirmação da identidade negra, associada a proposições estéticas de matrizafricana, embasadas em questões existenciais e político-ideológicas negras. Apesar dadimensão e caminhos que ele aponta para a construção de um teatro em diálogoprofundo com a cultura local, tem existido à margem das grandes discussões da cena teatral produzida no Brasil.Talvez, uma das principais razões dessa existência sombreada, seja um real desconhecimento dasproposições desse teatro negro. Desse modo, o que se pretende com esse texto é sublinhar alguns dos caminhostrilhados pelo teatro negro brasileiro. Trazendo assim, uma pequena contribuição para um maior aproveitamento dasinvestigações realizadas por ele.
Palavras-chave: teatro negro. Teatro brasileiro. Cultura. Teatropolítico.

ABSTRACT
The goal of this text is discoursing about some possibilities forexploiting elements of Brazilian culture to the scene, which has been implemented by the black theater. The black theater has as mainobjective is to affirm the black identity, aesthetic propositions associated with African roots, supported on black existential andpolitical-ideological issues. Despite the extent and ways that it points to the construction of a theater in deep dialogue with the localculture, it has existed on the fringes of the great discussions of theatrical scene produced in Brazil. Perhaps, one of the main reasonsfor this kind of existence is the ignorance about the propositions of that black theater presents. So, the intention with this text is tohighlight some of the pathways taken by the black Brazilian theater. Thus bringing a small contribution to increased the acquaintance aboutinvestigations carried out by it.
Keyswords: black theater. Brazialian theater. Culture. Politicaltheater.
onserve-a para o envio do texto completo.

MENCARELLI, Fernando Antonio. O teatro em direção ao outro:alteridade e conhecimento. Belo Horizonte: UFMG; professor titular; CNPq; bolsista de produtividade.

Teatro. Intercultural. Transcultural. Alteridade.

"RESUMO

No campo dos estudos teatrais, há um retomada dasdiscussões em torno dos termos intercultural e transcultural que envolve novas perspectivas, multiplicando-se os pontos de vista deanálise. Em diálogo com abordagens recentes da antropologia, essa discussão ganha ainda novos contornos apartir de uma revisão epistemológica da natureza dos conhecimentos autóctones que nos conduz a pensar essemovimento em direção ao outro.
Palavras-chave: Teatro. Intercultural. Transcultural. Alteridade."

Theatre. Intercultural. Transcultural. Otherness.

"ABSTRACT

In theater studies, there is new discussions on the terms interculturaland transcultural involving other perspectives, multiplying the points of view of analysis. In dialogue with recent approaches ofanthropology, this discussion has new possibilities from a epistemological review of the nature of indigenous knowledge that leadsus to think this movement toward the other.
Keywords: Theatre. Intercultural. Transcultural. Otherness."

MENDONÇA, Thales Branche Paes de. A gente canta Bião: ritual detravessia. Salvador: Programa de Pós-Graduação em ArtesCênicas da Universidade Federal da Bahia; FAPESB; bolsista de doutorado; professora orientadora: Sônia LúciaRangel. Músico, ator e professor.

Relato de experiência da criaçãoespontânea de um ritual de reverência e pesar pela travessia de Armindo Bião no contexto do encerramento dasatividades do Laboratório de Performance coordenado pela professora Ciane Feranndes no Programa dePós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave: Armindo Bião; Ritual; Travessia;Etnocenologia.

Experience report of the spontaneous creation of a ritual of reverenceand regret at the crossing Armindo Bião in the context of the closure of activities Performance Laboratory coordinated byProfessor Ciane Feranndes the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia.

Keywords: Armindo Bião; Ritual; Crossing; Ethnoscenology.

MOTTA LIMA, Tatiana. Espiritualidade, transgressão e liberdade emGrotowski. UNIRIO: professor adjunto; atriz e diretora.

RESUMO
Eugenio Barba, em seu livro Terra de Cinzas e Diamantes, afirma que asubversão, a coragem e a intransigência do teatro de Grotowski acabaram por se transformar em “categoriaestética ou exemplo de técnica, mutilado de suas raízes que eram necessidade de transgressão esede de transcendência”. Também Malgorzata Dziewulska, em seu ensaio Il ladro di Fuoco, afirmou queGrotowski partia de uma crítica absoluta da base mesma da cultura humanista européia. Concordando com estes autores, ea partir de um exame de textos produzidos em momentos diferentes das fases de trabalho de Grotowski, pretende-se investigar o modo como asnoções de espiritualidade, transgressão e liberdade estiveram imbricadas em suapesquisa e, principalmente, como estas noções foram praticadas nos (e pelos) corpos de “seus”atores e doers, investigando e construindo, assim, outros modos de subjetivação e outras possíveisrelações com o mundo.
Palavras-chave: Grotowski. Workcenter of Jerzy Grotowski and ThomasRichards. Arte e espiritualidade. Arte e modos de subjetivação.

RÉSUMÉ

Eugenio Barba, dans son livre «Terre de cendres et diamants», a dit que la subversion, le courage et l’intransigence du théâtre de Grotowskiont été transformés en "catégorie esthétique ou exemple de technique, etque les racines de ce théâtre - le besoin de transgression et la soif de transcendance - ontété mutilées". Malgorzata Dziewulska, dans son essai "Le voleur de feu", a dit que Grotowski a fait unecritique absolue de la base même de la culture humaniste européenne. En accord avec ces auteurs, et àpartir de l'examen des textes produits pour Grotowski à différentes étapes de son travail, nous allonsétudier comment les notions de spiritualité, de transgression et de liberté ont étéétroitement liées à sa recherche et, surtout, comment ces notions ont étépratiquées dans (et par) les corps de «ses» acteurs et doers, afin d'enquêtersur et de construire d’autres modes de subjectivité et d'autres relations possibles avec le monde.
Mots-clé : Grotowski. Workcenter of Jerzy Grotowski andThomas Richards. Art et spiritualité. Art e modes de subjectivation.

MULER, Gustavo Peres. Solo como un hongo - Relaçõesentre ditos gauchescos e a criação da cena clownesca. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.PPGAC; Mestrado; Orientação: Profª Drª Inês Alcaraz Marocco; Ator e Professor de Teatro.

Resumo
Este trabalho apresenta reflexões e práticasacerca do processo criativo desenvolvido na composição cênica intitulada Solo comoun hongo. A montagem vem sendo construída com base em improvisações que associam memóriaspessoais, ditos gauchescos e comicidade de origem clownesca. A partir do vasto imaginário proporcionado, os ditos provocaram econduziram os métodos de elaboração das ações que compõem a dramaturgia doator. A inter-relação entre esse gênero de raiz popular e temas como o riso, as lembranças, astécnicas corporais e os processos intuitivos, originou a cena solo, em que o personagem encontra, por meio de jogosestabelecidos com um amor imaginário, uma possível via de combate à solidão.
Palavras-chave: memórias, ditos gauchescos, clown,dramaturgia do ator, encenação

Abstract
This work presents reflections and practices about the creative processdeveloped on the scenic composition entitled Solo comounhogo. The montage has been build based on improvisations that link personalmemories, remarks from the genuine culture from Rio Grande do Sul and a style of comicity with clown remains. On the basis of the wideimaginary they provide, the remarks provoked and guided the methods of actions development that make up the actor’s play-writing.The interrelation between this genre of popular origin and subjects such as laughter, remembrances, bodily techniques and the intuitiveprocesses, gave rise to the solo scene, in which the character meets, through games set up with an imaginary love, a possible way to fightloneliness."

Key-words: Memories – Gaúcho remarks –Clown – Actor play-writing - Staging

 

OLIVEIRA, Frederico Ramos. Etnocenologia do Terror. Araxá, 2013,pesquisador, ator.

A exploração do medo é tema nas falas'Murar o Medo', 'Há quem tenha medo que o medo acabe' (Mia Couto) e 'O Poder dos Pesadelos' (BBC). Elas tratam de narrativas doterror e sua manipulação no imaginário. Algumas noções moles daEtnocenologia podem revelar aspectos teatrais e espetaculares nas micro e macro políticas de terror. Identificamos objetos adjetivosnos rituais quimbandistas de sacrifício animal e na caracterização 'trevosa' de Exus. Temos objetosadverbiais quando um fazendeiro cria uma instalação cênica ao posicionar umbezerro morto para marcar uma fronteira. Analisamos a espetacularidade e a enunciação do evento produzido por ThomasEdison, que eletrocutou a elefanta Topsy diante de um grande público para mostrar que a opçãotécnica de seu rival Nicolau Tesla era mais perigosa. Lemos um 'comportamento espetacular organizado' na história deGengis Khan, que mandou acender cinco fogueiras para cada soldado em vez de uma para cinco, o que fez seu exército parecer bemmaior. Podemos descrever etnocenologicamente as execuções públicas, os atentadosterroristas e as reações estratégicas diante deles. A ação performática“A visita do Quadrúpede” surge como objeto substantivo ao investigar as relaçõesentre cena e medo. Em três das sete presentações, o acionador causou susto (Catete),correria e gritos apavorados (Parque do Cristo) e reação violenta (Barra da Tijuca).
Terror, objetos etnocenológicos, política do medo

The exploitation of fear is the theme of the speeches 'Murar o Medo','Há quem tenha medo que o medo acabe' (Mia Couto) and 'The Power of Nightmares' (BBC). They deal with narratives of terror and itshandling in the imagination. Some notions of Ethnoscenology can reveal aspects of theatrical and spectacular in micro and macro politicalterror. We identify 'objetos adjetivos' in quimbandistas rituals of animal sacrifice and in the 'dark' characterization of Exus. We have'objetos adverbiais' when a rancher creates an scenic installation when positioning a calf dead to schedule a border. There are spectacularityand enunciation on the event produced by Thomas Edison, which electrocuted the elephant Topsy in front of a great public to show thatthe option technique his rival Nicolau Tesla was more dangerous. We read one 'behavior spectacular organized' in history of Gengis Khan,who sent kindle five bonfires to each soldier instead of one cap for five, what made his army seem good largest. We can describeetnocenologically the public executions, terrorist attacks and the strategic reactions before them. The performatic action "The visit ofQuadruped" emerges as 'objeto substantivo' when investigate the relationships between scene and fear. In three of the sevenpresentations, the trigger caused fright (Catete), run and terrified screams (Parque do Cristo) and violent reaction (Barra da Tijuca).
Terror, objects etnocenológicos, politics of fear

 

PLÁ, Daniel Reis. Transcender na Carne: o sagrado na cenacontemporânea. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); professor Adjunto I.

RESUMO
Considerando o caráter transgressivo e iconoclasta de muitasdas manifestações artísticas contemporâneas esse texto pretende explorarquestões referentes aos modos de presentação e representaçãodo sagrado no atual contexto da produção teatral.
Ao se lançar um olhar em retrospectiva para ahistória do teatro europeu é fácil observar a relação estreita entre a arte teatral,o sagrado e as diferentes tradições religiosas. Em muitas das formas espetaculares que dialogam com o sagrado arepresentação do transcendente trata de traduzir o espaço-tempo sagrado para um formato cotidiano,materializando uma realidade que está além desse mundo. Entretanto, a partir do século XX anoção de representação passa a ser problematizada por diferentes artistas cujasproduções propõem outros modelos que não os baseados na representação.Destacam-se aqui aquelas produções cujo objetivo primeiro é a produção depresença mais do que a produção de sentidos (GUMBRECHT, 2010).
Isso posto, pretende-se explorar nesse texto arelação entre teatro, sagrado e religião a partir de duas perspectivas: a primeira,valorizando a noção de representação e as formas teatrais que sefundamentam nesse princípio; e a segunda, partindo da noção de presença para pensar essarelação na produção artística inserida em um contexto de teatro nãorepresentacional.

Palavras-Chave: Teatro. Sagrado. Transcendência.Religião

ABSTRACT
Considering the iconoclastic and transgressive character of severalcontemporary performing arts productions, this paper aims to discuss the possibility of presenting or representing transcendence within thecontext of current theatrical art.
It is easy to observe In the European theater history the closerelationship between the theater, the sacred and the different religious traditions. In many of the performative forms which relate tothe sacred the transcendence representation intends to put the sacred time and space in a daily shape, materializing a reality which isbeyond this world. However, from the twentieth century the notion of representation is questioned by different artists whose productionproposes models other than those based on the representation. One can highlight those productions whose primary purpose is the production ofpresence more than the production of meaning (GUMBRECHT, 2010).
Considering this we intend to explore the relation between theater,sacred and religion from two points of view: first, enhancing the notion of representation and theatrical forms that are based on thisprinciple, and the second, starting from the notion of presence to think the artistic set in a context of non-representational theater.

Keywords: Theater. Sacred. Transcendence. Religion

RAMOS, Jarbas Siqueira. Notas introdutórias sobre ocorpo-encruzilhada. Montes Claros/MG: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; professor contratado. Rio de Janeiro/RJ:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio; Programa de Pós-Graduação em ArtesCênicas – PPGAC; Doutorando; Orientador: Prof. Dr. Zeca Ligiéro. Ator, Diretor, Professor.

RESUMO

As reflexões sobre ritual, corpo e performance,desenvolvidas em meus estudos de mestrado e em minha prática docente, possibilitaram o amadurecimento de pensamentos sobre o lugardo corpo nos rituais e na cena e sobre um conceito-chave que poderia nortear as leituras e percepções em campo depesquisa/ sala de trabalho: corpo-encruzilhada. Proponho apresentar nesse trabalho as discussões iniciais que fundamentam areflexão que tenho proposto sobre o corpo-encruzilhada no processo de doutoramento, tendo como corpo conceitual os estudosrealizados pelo campo dos Estudos da Performance, especialmente no que se refere à Antropologia da Performance, e seusatravessamentos com outros campos de conhecimento como a Antropologia Teatral e a Etnocenologia. As principais referências dessetrabalho são textos de Richard Shechner, Victor Turner, Diana Tylor, Leda Maria Martins e Zeca Ligiéro. Interessaapontar as dimensões epistemológicas, as reflexões teóricas e os procedimentosmetodológicos que nos direcionam a fundamentação acerca do corpo-encruzilhada.

Palavras-Chaves: Estudos da Performance. Corpo. Corpo-Encruzilhada.

ABSTRACT

As reflexões sobre ritual, corpo e performance,desenvolvidas em meus estudos de mestrado e em minha prática docente, possibilitaram o amadurecimento de pensamentos sobre o lugardo corpo nos rituais e na cena e sobre um conceito-chave que poderia nortear as leituras e percepções em campo depesquisa/ sala de trabalho: corpo-encruzilhada. Proponho apresentar nesse trabalho as discussões iniciais que fundamentam areflexão que tenho proposto sobre o corpo-encruzilhada no processo de doutoramento, tendo como corpo conceitual os estudosrealizados pelo campo dos Estudos da Performance, especialmente no que se refere à Antropologia da Performance, e seusatravessamentos com outros campos de conhecimento como a Antropologia Teatral e a Etnocenologia. As principais referências dessetrabalho são textos de Richard Shechner, Victor Turner, Diana Tylor, Leda Maria Martins e Zeca Ligiéro. Interessaapontar as dimensões epistemológicas, as reflexões teóricas e os procedimentosmetodológicos que nos direcionam a fundamentação acerca do corpo-encruzilhada.

Keywords: Performance Studies. Body. Body-Crossroads.

RECKZIEGEL, Ana Cecília de Carvalho. O método improvisacionale seus reflexos na organização e dinâmica de criação do grupo Usina doTrabalho do Ator. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora assistente; Universidade Federal do Rio Grande do Sul;doutoranda; Professor Doutor Gilberto Icle. Atriz.
RESUMO
O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada parafins de doutoramento, na qual discute-se a mobilidade das funções de ator e diretor nas práticasteatrais do grupo Usina do Trabalho Ator - UTA. Com vinte anos de atividade, o grupo desenvolveu formas de produçãocoletivizadas, sendo o compartilhar das funções de ator e diretor uma de suas principais características. Aanálise das entrevistas realizadas com o grupo aponta o método improvisacional como um dos elementos desencadeadoresda mobilidade dos atores entre as funções em questão. A improvisação propicia omergulho em um estado criativo, no qual os atores transitam livremente entre as mais diversas situações,funções e personagens. No momento em que o objetivo é a montagem de um espetáculo, esselivre trânsito expande-se para o plano organizacional, onde os integrantes do grupo compartilham as funçõesde ator e diretor. O compartilhar das funções dilata as potencialidades do ator, numaretroalimentação entre o plano artístico e o organizacional, gerando uma dinâmicaprópria nos procedimentos de criação e estruturação do UTA.
Palavras-chave: Etnocenologia. Ator. Diretor.Improvisação.
RESUME
Le présent travail expose une partie de la rechercheréalisée dans les études de doctorat dans laquelle nous réfléchissons sur lamobilité des fonctions de l’acteur et du metteur en scène dans les pratiques théâtralesde la troupe Usina do Trabalho do Ator – UTA. Comptant vingt ans d’activité, cette troupe adéveloppé des formes de production collectivisées, dont le partage des fonctions del’acteur et du metteur en scène est une des principales caractéristiques. L’analyse desentretiens réalisées avec la troupe indique la méthode improvisationnelle comme l’un deséléments déclencheurs de la mobilité des acteurs entre les fonctionsdiscutées. L’improvisation permet la plongée dans un état créatif, danslequel les acteurs se déplacent librement entre les situations les plus variées, fonctions et personnages. Dansle moment où l’objectif est la construction d’un spectacle, cette libre circulations’étend sur le plan organisationnel où les participants de la troupe partagent les fonctionsd’acteur et de metteur en scène. Le partage des fonctions élargit les potentialités del’acteur dans une rétroalimentation entre le plan artistique et organisationnel en produisant une dynamique propre dansles procédures de création et de structuration de l’UTA.
Mots-clés: Ethnoscénologie. Acteur.Metteur-en-scène. Improvisation.

RHORMENS, Mariana Conde. Um olhar sobre as máscaras de Mapiko:apropriação técnica, simbólica e criativa da máscara. Campinas:UNICAMP; mestranda; Professor Doutor Matteo Bonfitto Júnior. Atriz.

RESUMO
O presente trabalho propõe um estudo teóricoacerca dos saberes tradicionais das máscaras de Mapiko, manifestação cultural de Moçambique. OMapiko tem um espaço muito significativo na cultura dos Macondes na província de Cabo Delgado. Rodeada demistérios e segredos a manifestação mistura música, dança e cena representando oimaginário do povo Maconde. A manifestação apresenta a existência domundo sobrenatural e a convicção na ligação lógica entre odançarino principal e as suas crenças, dando a capacidade de recriar na arte os diferentes modos de estar na vidaespiritual, usando a força da sua história e do seu cotidiano transmitindo em cada dança as suasconvicções. Mapiko é o nome dado à manifestação e àmáscara utilizada. No Mapiko são usadas dois tipos de máscaras: a facial, que cobre apenas o rosto e amáscara capacete, que cobre toda a cabeça, ambas são feitas de madeira. Este trabalho pretende explorarquestões relacionadas ao processo de apropriação técnica,simbólica e criativa do performer que utiliza tais máscaras.
Palavras-chave: Mapiko. Máscara. Moçambique.

ABSTRACT
This work proposes a theoretical study on the traditional knowledge ofMapiko masks, cultural manifestation of Mozambique. Mapiko has quite a meaningful space in the culture of Macondes at the province of CaboDelgado. Surrounded by mysteries and secrets the manifestation combines music, dance and theatre representing the imaginary of the Macondepeople. Such manifestation presents the existence of the supernatural world and the conviction in the logical connection between main dancerand his beliefs, enabling the regeneration of different states of being in spiritual life through art, using the strength of his History anddaily life transmitting his convictions in each dance. Mapiko is the name given to the manifestation and to the mask. There are two kinds ofMapiko masks: the facial mask, which covers only the face, and the helmet mask, which entirely covers the head, both made of wood. Thiswork intends to explore issues related to the technique, symbolic and creative process of the performer who wears such masks.
Key words: Mapiko. Mask. Mozambique

 

SALVADOR, Gabriela D.D. A proposta de um corpo mitológico nadança. Campo Grande: UEMS, professora assistente. UNICAMP, doutoranda em Artes da Cena, Marília Vieira Soares.Dançarina e Arte Educadora.

Dança cênica. Corpo mitológico.Técnicas psicofísicas

Este texto apresenta o corpo mitológico como umapossibilidade de trabalho com a mitologia sagrada na dança cênica. A proposta do corpo mitológico surge apartir da observação da significativa presença da mitologia nas temáticas dadança cênica ao longo de sua história e das práticas psicofísicas como caminho decriação coreográfica, usadas pela autora. Este corpo é entendido como um tipo de corpocênico voltado para a interpretação da mitologia sagrada na cena e é alcançado a partirde trabalhos psicofísicos que despertam os conteúdos mitológicos presentes no inconscientedo dançarino, que, por sua vez, os transformam em movimentos expressivos. A base do conceito teórico do corpomitológico está nas teorias de inconsciente individual e coletivo, advindas da psicologia analíticajunguiana e na compreensão da mitologia como resultado de processos psíquicos e biológicos. ATécnica Energética (TE) de trabalho psicofísico sustenta a prática depreparação desse corpo para a cena.

Danse scénique. Corps Mytholigique. Techniquespsychophysiques.

Ce texte présente la proposition du corps mythologique entant que possibilité de travail avec la mythologie sacrée dans la danse scénique. La proposition ducorps mythologique se pose à partir de l'observation de la présence significative de thèmes mythologiquesdans la danse scénique tout au long de son histoire et à partir des pratiques psychophysiques comme moyen decréation choréographique, utilisées par l'auteur. Ce corps est entendu comme une sorte de corpsscénique face à l'interprétation de la mythologie sacrée sur la scène obtenuà partir des travaux psychophysiques qui éveillent les contenus mythologique présents dansl'inconscient du danseur qui à son tour les transforment en mouvements expressifs. La théorie de ce corps mythologiqueest dérivée de l'ensemble des théories de l'inconscient individuel et collectif proposées par lapsychologie analytique jungienne aussi bien que la compréhension de la mythologie comme résultat desprocessus biologiques et psychologiques. La Technique Énergetique (TE) de travail psychophysique est mise enrapport direct avec la pratique de la préparation de ce corps pour la scène.

 

VASCONCELOS, Gisele. Enche a Roda: reflexões sobre o ator-contador noTeatro de Rua. São Luís:UFMA; professora assistente. São Paulo: ECA/USP; doutoranda; orientadorFelisberto Sabino da Costa. Atriz do Grupo Xama Teatro.

RESUMO

Esta comunicação aborda o estado dapresença do ator-contador no teatro de rua a partir das apresentações, em quilombos e comunidades rurais,do espetáculo A Carroça é Nossa, do grupo Xama Teatro -MA. O texto se desenrola naseqüência de etapas de apresentação da brincadeira do bumba meu boi(Guarnicê, Lá Vai, Licença, Comédia, Urrou e Despedida), cuja dramaturgia doespetáculo foi desenvolvida. Tendo como pano de fundo a noção de pertencimento, discute-se sobreoralidade e musicalidade, no verso e na prosa e proximidades do ator-contador com o brincante que canta, dança e narra. Nocontexto do acontecimento teatral, em local temporariamente apropriado para a cena, reflete-se sobre aspectos referentes àdramaturgia, recepção, espaço cênico e atuação.
Palavras-chave: Ator-contador. Teatro de Rua.Atuação. Dramaturgia.

SUMMARY

This communication discusses the state of the presence of actor-counteror actor-teller in street theater from the start of the presentations in Quilombo and rural communities of the show The Carriage is Ours,presented by the group Xama Theatre-MA. The text unfolds in the sequence of steps of playful jokes of the bumba meu boi(Guarnicê, Lá vai, License, Comedy, Urrou and Farewell), in which the dramaturgy of the show was developed. Having asbackground the notion of belonging, discussing orality and musicality in verse and prose, and the proximity with the actor-counter oractor-teller of the story with the one that is playful and sings, dances and narrates. In the context of the theatrical event, in a placetemporarily appropriate for the scene. It reflects on aspects concerning the dramaturgy, reception, scenic area and performance.

Keywords: Actor-teller, Street Theater. Acting. Dramaturgy

VELOSO, Jorge das Graças. O sentido e o elo nasconstruções imagéticas em manifestações expressivas tradicionais no entornogoiano do Distrito Federal. Brasília: UnB; Professor Adjunto; Universidade Federal de Goiás – UFG;pós-doutorando; Orientadora: Alice Fátima Martins. Ator, encenador e dramaturgo.

Etnocenologia. Visualidades. Cortejos. Tradições.

Trata-se este trabalho de uma reflexão sobre a complexidadeverificável nas visualidades de manifestações expressivas tradicionaislocalizadas no meio rural e em cidades do entorno do Distrito Federal. Folias, congadas, caretadas e cortejos diversos são vistos,num primeiro olhar, como sendo construídos a partir de princípios baseados na simplicidade de seus significados.Este estudo se propõe a desconstruir esta ideia e demonstrar o quanto são diversos e complexos os seus sentidos.

Ethnocénologie. Visualities. Processions. Traditions.

C'est ce travail une refléxion sur la complexitéverifiables dans les visualities des manifestations expressives traditionelles situés dans les zones rurales e dansl'environement du District Féderal. Des folias, des congadas, des caretadas e divers processions sontconsiderés, à prémiere vue, comme construit à partir des principes basés dans lasimplicité de leurs significations. Le présente étude vise à décontruire cetteidée et à demontrer la diversité et la complexité de leurs sens.