História das Artes do Espetáculo |
ALCURE.
Adriana Schneider. O corpo na rua: política cultural e
teatralidade dos protestos na “revolta dos 20
centavos”. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Professora adjunta, atriz e diretora. |
ARANTES,
Luiz H.M. Dramaturgia Espanhola Contemporânea: estudo sobre
Porão, de Benet i Jornet. Uberlândia/MG:
Universidade Federal de Uberlândia/PPGArtes; Professor
Associado.
|
BELING,
Ana Paula. Muito mais que uma Gota d’água
– Bibi Ferreira: a explosão da fera enjaulada.
Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC); Mestrado em Teatro; Professor Orientador: Vera Regina Martins
Collaço.
|
BEZERRA,
José Denis de Oliveira. Poéticas Teatrais
Modernas na cidade de Belém (1957-1990). Belém:
PPHIST/UFPA; doutorado; Antônio Maurício Dias da
Costa e Anna Karine Jansen de Amorim; Ator. |
CALLAS,
Marcello Girotti. O retorno do cinema ao teatro: Uma abordagem do uso
de imagens projetadas na cena teatral. Brasília:
Universidade de Brasília (UNB); Departamento de Artes
Cênicas; Professor Substituto/ Visitante.
|
CASTAMAN,
Aline. Das condições do repertório das
companhias teatrais profissionais elisabetanas. Porto Alegre.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Programa de
Pós-graduação em Artes
Cênicas; Mestrado (2013); Orientador: Clóvis Dias
Massa. Atriz e Pesquisadora.
|
COELHO,
Paula A.B. Ficção e documento:
funções complementares do trabalho do
ator-narrador. João Pessoa: Universidade Federal da
Paraíba. Professora Adjunta. Atriz e encenadora. |
COLLAÇO,
Vera. O artista criador e as convulsões sociais:
Stanislavski e a Revolução Russa.
Florianópolis: Universidade do Estado de Santa
Catarina/PPGT; professora associada. |
COSTA-LIMA
NETO, Luiz. O universo sonoro das comédias de Luiz Carlos
Martins Penna (1833-1846). Rio de Janeiro: UNIRIO; Doutorado em
Musicologia/Programa de Pós-graduação
em Música/PPGM; Orientador: Prof. Dr. Martha
Tupinambá de Ulhôa; Coorientador: Prof. Dr. Maria
de Lourdes Rabetti (PPGAC).
|
FRANZONI,
Tereza Mara. Rede de atores na consolidação do
Curso Arte no Campo no Sul do Brasil. Florianópolis:
Universidade do Estado de Santa Catarina; professora adjunta; CNPq;
bolsista de extensão.
|
GADELHA,
Carmem. Por uma história do teatro contemporâneo.
Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora
associada; 40hDE.
|
LIMA,
Fátima Costa de. Imagens do exílio: coroa e
pó. Florianópolis: DAC-PPGT-UDESC. Professora
adjunta. Atriz, cenógrafa e figurinista. |
LOPES
Daniel de Carvalho. A Contemporaneidade da Linguagem Circense: Circo
Chiarini. Campinas: UNESP; mestrando; Erminia Silva
|
MONTEIRO,
Cássia Maria Fernandes. As vanguardas nos
Penetráveis de Hélio Oiticica: um caminho para a
cenografia-instalação. Rio de Janeiro: UFRJ;
Professora Assistente; UNIRIO; doutorado; Professora Orientadora Evelyn
Furquim Werneck Lima. Cenógrafa e Figurinista. |
MOREIRA,
Carina Maria Guimarães. Barafonda: diálogos com o
real. Rio de Janeiro: UNIRIO. Doutoranda. Diretora Teatral. |
NOSELLA,
Berilo Luigi Deiró. A iluminação
cênica e o teatro moderno: uma proposta de
análise. Ouro Preto: UFOP. Professor Adjunto. Iluminador
Cênico.
|
PARANHOS,
Kátia Rodrigues. Ferreira Gullar em cena: engajamento,
militância e política no Brasil
pós-1964. Uberlândia: Universidade Federal de
Uberlândia; professora associada; CNPq; bolsista de
produtividade
|
PEDREIRA,
Juliana. (Juliana Pedreira de Freitas). A
construção da visualidade teatral numa sociedade
imagética. São Paulo: ECA-USP. Escola de
Comunicações e Artes – Universidade de
São Paulo; Doutorando; orientação Ana
Maria de Abreu Amaral. FAPESP; bolsa Doutorado.
|
PEREIRA,
Regilan Deusamar Barbosa. Contribuições teatrais
de Helio Eichbauer. A caixa cênica italiana como
espaço de construção
filosófica da cena. Rio de Janeiro: UNIRIO. Mestranda;
Orientador Evelyn Furquim Werneck Lima. Bolsista CAPES.
Cenógrafa e figurinista.
|
PINTO,
Aline Santos; RABETTI, Maria de Lourdes. A paródia no teatro
musicado do século XIX: estudos sobre a opereta La belle
Hélène. Rio de Janeiro: Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestranda; CAPES; professora
colaboradora; CNPq; orientadora.
|
ROSA,
Monique. O dilema do crítico teatral enquanto espectador
especializado. Florianópolis: Universidade do Estado de
Santa Catarina (UDESC); Mestrado em Teatro; Orientadora: Vera Regina
Martins Collaço.
|
SAMPAIO,
José Roberto S. O texto dramático como suporte na
concepção da maquiagem teatral. Salvador: UFBA,
Doutorado; Orientação: Profª
Drª Catarina Sant’anna. Professor e maquiador.
|
SANTOS,
Gláucio Machado. Histórico e análise
de percurso profissional de espetáculos da Escola de Teatro
da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Universidade Federal da
Bahia; professor adjunto. Ator, produtor, encenador e pesquisador. |
SANTOS,
Sarah Monteath dos; SILVA, Erminia. A década de 1970 e as
possibilidades de construções,
atuações e protagonizações
femininas na palhaçaria. São Paulo: Universidade
Estadual Paulista: “Júlio de Mesquita
Filho”-UNESP; bolsista Capes, mestrado; orientadora:
Prfª.Drª.Erminia Silva.
|
SILVA,
Carlos Alberto Ferreira. O olhar avesso do en-cena-dor: investigando
metodologias e funções na
produção teatral. Salvador – BA:
Universidade Federal da Bahia; CAPES;
Pós-Graduação: Mestrado. Orientadora:
Deolinda Catarina França de Vilhena. Encenador, produtor,
ator, professor. |
SILVA,
Joana Angélica Lavallé de Mendonça. Os
dois cavalheiros de Verona pelo grupo Nós do Morro:
espaço gestual como cenografia. Rio de Janeiro: Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Mestrado da Capes;
Orientadora: Professora Doutora Evelyn Furquim Werneck Lima.
Cenógrafa e figurinista.
|
SILVA,
Mateus Bertone da. Nos rounds de “Na Selva das
Cidades” do Oficina: construções
cênicas e outras abordagens cenotécnicas no teatro
brasileiro. Goiânia: EMAC-UFG; professor e pesquisador dos
Cursos de Artes Cênicas e Direção de
Arte. |
SPRITZER,
Mirna. Práticas da palavra: entre a escrita, a vocalidade e
a cena. Porto Alegre: UFRGS; Professor Adjunto. |