Processos de Criação e Expressão Cênicas |
ALLEONI,
Natália V. Pela Finita Beleza da Rosa – A
criação de corpos cênicos a partir das
memórias corporais do intérprete-criador.
Campinas: UNICAMP; CAPES; Mestrado; Profa. Dra. Elisabeth Bauch
Zimmermann. Bailarina, Pesquisadora e Educadora Artística. |
ANDRADE,
Letícia (nome artístico); OLIVEIRA,
Letícia M. (nome completo). Práticas em torno do
espect-ator: anotações sobre a oficina
Dramaturgia da Recepção ministrada para a Cia
Artehúmus, de São Paulo. Belo Horizonte: Escola
de Belas Artes da UFMG; Doutoranda em Artes Cênicas; Bolsista
Capes; Professor Orientador Dr. Antonio Barreto Hildebrando;
Dramaturga, Diretora e Professora de Práticas
Cênicas. |
BARCELLOS,
Adriana dos Santos Teixeira. ZIMMERMANN, Elisabeth Bauch. A
Experimentação, através da
Dança, do Processo de Cisão sofrido por Nijinsky
com base na Psicologia Analítica de Jung. Campinas: UNICAMP;
UNICAMP; Doutoranda em Artes da Cena; Professora Orientadora Elisabeth
Bauch Zimmermann, bailarina. UNICAMP; Professora Titular. |
BERGAMASCO,
José Guilherme Pereira. Circo, teatro e a
preparação corporal. Campinas: UNICAMP; Professor
Assistente MA-I do Departamento de Artes Cênicas; mestrando;
Professora Doutora Verônica Fabrini Machado de Almeida.
Acróbata e ator. |
BITTER,
Sigrid. Desmontagem: memórias artísticas de uma
autobiografia. Uberlândia: Universidade Federal de
Uberlândia (professora Adjunta) e Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro. Doutorado Interinstitucional UNIRIO-UFU;
Doutoranda; Orientadora Profra. Dra. Nara Keiserman. |
CARVALHAL,
Júlia Alves Rodrigues. Provocador Cênico:
Problematização da função
em processos contemporâneos. Brasília:
Universidade de Brasília – UnB. Mestranda em
Artes; orientador Marcus Mota; bolsista CAPES. Atriz, Assistente de
Direção e Produtora Cultural. |
CASTRO,
Raquel. Procedimentos de jogo musical na cena: um estudo no rastro das
propostas de Meierhold. Belo Horizonte: Programa de
Pós-Graduação em Artes - EBA/UFMG;
doutoranda; Or. Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha. Atriz e diretora. |
CASTRO,
Rita de Almeida. Memórias reinventadas. Brasília:
Universidade de Brasília; Professora Adjunta. Atriz e
diretora teatral. Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo. |
CHAVES,
Marcos. Sonoridades em Gota D’Água
sul-mato-grossense. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados;
professor assistente; Universidade do Estado de Santa Catarina;
doutorando; Prof. Stephan Arnulf Baumgärtel. Ator e criador de
trilha sonora. |
COLOMBO,
Eduardo. APONTAMENTOS SOBRE FLUXO E ORGANICIDADE NO TRABALHO DO
ATUADOR. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Artes
da Cena; Suzi Frankl Sperber. Bolsa FAPESP. Ator e diretor de teatro. |
COSTA,
Daniel S.; NAVARRO, Grácia. Processo criativo, autobiografia
e a cena híbrida: um modo de fazer relacional. Campinas:
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrado;
Orientação Profa. Dra. Grácia Maria
Navarro. Professor Departamento de Artes Cênicas –
Instituto de Artes - UNICAMP. |
COUTO,
Lara Barbosa. Considerações sobre o trabalho do
ator na desvinculação ator/personagem. Salvador:
Universidade Federal da Bahia; Professora substituta; Doutoranda
(até o momento, sem bolsa); Professor orientador: Jacyan
Castillho. Atriz, produtora e professora. |
CURI,
Alice Stefânia. Aproximações
à noção de Dramaturgia de Ator.
Brasília: Universidade de Brasília. Professora
Adjunta. Atriz, diretora, pesquisadora. |
CYPRIANO,
Adriano. Poéticas da Consciência –
aspectos do trabalho de criação do performer no
pós-moderno. São Paulo: Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de
São Paulo; tese produzida para a
obtenção de título de doutor em Artes
Cênicas, na área de Pedagogia do Teatro e
concentração em formação do
artista, com orientação do professor doutor
Armando Sérgio da Silva. Professor do ensino
técnico, superior [Fundação
Cásper Líbero –
direção de elenco RTV] e palestrante em
pós-graduação lato sensu [Faculdade de
Belas Artes – cinema], pesquisador licenciado do CEPECA
[Centro de Pesquisa em Expressão Cênica do Ator
– ECA USP]. |
DE
PAULA, José Eduardo. Corpo do afeto: tempo e
experiência como agenciadores de memórias.
Uberlândia: IARTE/UFU; professor assistente; ECA/USP;
doutorado; Armando Sérgio da Silva. Encenador e performer. |
DIAS,
Natacha. A Ação como herança:
ação física e corporeidade nas
práticas criativas de Stanislavski e de Grotowski.
São Paulo: Universidade de São Paulo; Mestrado;
Profa. Dra. María Thais Lima Santos. Atriz e bailarina. |
DIP,
Nerina Raquel. Os caminhos criativos de Barba Azul: embricamentos
estéticos e políticos no processo de
criação. Tucumán Argentina:
Universidad Nacional de Tucumán. Facultad de Artes.
Professor Adjunto. Facultad de Artes UNT. |
FERREIRA,
Cecília Maria de Araújo (Raiffer). O Grupo de
Pesquisa LaCrirCe – Laboratório de
Criação e Recepção
Cênicas – formação de
espaço de compartilhamento: criação de
elos e poéticas. Juazeiro do Norte: Universidade Regional do
Cariri - URCA; Professora Efetiva; Doutoranda do Programa de
Pós-Graduação em Artes da Universidade
Federal de Minas Gerais - UFMG; Professor Doutor Maurílio
Rocha. Encenadora, Dramaturga e Atriz. |
FORNACIARI,
Christina. Presenças possíveis. Salvador: UFBA;
Capes; Bolsista Doutorado; Doutoranda; Ivani Santana. Performer e
professora. |
FREITAS,
Maria Vitória Alves. Brincar de mamulengo: a
criação de um elo com o público.
Salvador - BA: Universidade Federal da Bahia; CAPES;
Pós-graduação: Mestrado em Artes
Cênicas. Orientadora: Jacyan Castilho. Atriz, produtora,
dramaturga e professora. |
GATTI,
Daniela. Título. Corpo-Texto / Texto-Corpo: uma
relação intertextual entre dança e
texto. Campinas: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
Professora do Departamento de Artes Corporais- IA |
GOMES,
Adriane. Giorgio Strehler: trajetória e
formação de um encenador. Londrina: Professora
Assistente da Universidade Estadual de Londrina. UNICAMP; Doutoranda no
Programa de Pós Graduação em Artes da
Cena; Orientação Isa Kopelman. |
GÓMEZ.
Máximo José. O texto como ponto de partida no
processo de criacão do espetáculo Las
González, de Hugo Sacciccia. Tucumán Argentina:
Universidad Nacional de Tucumán. Facultad de Artes.
Professor Adjunto. Facultad de Artes UNT. |
GONÇALVES,
Thaís. Processos de criação
autobiográficos: a vida como obra de arte. Fortaleza:
Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora assistente;
Universidade Técnica de Lisboa (UTL); doutoranda; Daniel
Tércio (Orientador). |
GONZÁLEZ
BETANCUR, Juan David. Pressupostos para a criação
do espetáculo unipessoal Meus caros amigos. Salvador:
Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Artes Cênicas.
Luiz César Marfuz Alves. Bolsista CAPES-PECPG. Ator, diretor
y dramaturgo. |
GUIMARÃES,
Daniela. A Improvisação como linguagem
cênica: Steve Paxton e Lisa Nelson no encontro com a Cia
Ormeo (MG). Salvador: UFBA; Profa. Dra. Ivani Santana. Encenador,
Cineasta, Dançarino. |
HADERCHPEK,
Robson Carlos. Aboiá: Teatro-Ritual e Física
Quântica. Natal: UFRN. Professor Adjunto; Coordenador do
Curso de Teatro. Ator e diretor. |
HOREVICHT,
Tatiana Mendes e AZEVEDO, Maria Thereza. Dramaturgia do Espectador -
Uma Análise do Espaço Cênico.
Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso –
UFMT; Mestranda; Professora orientadora Dra. Maria Thereza Azevedo.
Diretora e Atriz. |
IBAÑEZ,
Ana Paula. Abrindo asas: uma reflexão sobre a
incidência da prática do Kalarippayatt na
formação do artista da cena.
Campinas:Universidade Estadual de Campinas; mestrado em Artes da Cena;
Profa. Dra. Marília Vieira Soares. Atriz; encenadora. |
ISAACSSON
Marta. Intermedialidade na criação
cênica: ator e tecnologia . Porto Alegre: Programa de
Pós-Graduação em Artes
Cênicas - UFRGS; CNPq; produtividade de pesquisa 1D. |
KAMLA,
Renata Ferreira. Máscaras, uma possibilidade criativa para
práticas cênicas. São Paulo: Escola de
Comunicações e Artes, Universidade de
São Paulo. Diretora, encenadora e professora de teatro. |
KEISERMAN,
Nara. Somos todos um. Rio de Janeiro: UNIRIO; professor associado.
Atriz e encenadora. |
LIGNELLI,
César. A Paisagem Sonora e as sonoridades da cena.
Brasília: Universidade de Brasília; Professor
Adjunto. |
LUCIANI,
Nadia Moroz. Da luz performativa à performance da luz.
Curitiba: Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de
Artes do Paraná; professora auxiliar; Universidade Estadual
de Santa Catarina; mestranda em teatro; José Ronaldo
Faleiro. Iluminadora. |
LYRA,
Luciana. Salema: processo mitodológico de
criação na Escola Livre de Teatro de Santo
André (ELT-SP). São Paulo: Universidade Estadual
Paulista - UNESP; Profa de Artes Cênicas, do Depto. de Artes
Cênicas, Educação e Fundamentos da
Comunicação em Artes Cênicas; Mestre da
Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT); Pós
doutora em Antropologia (USP); Doutora e mestre em Artes
Cênicas (UNICAMP). Atriz, encenadora e dramaturga. GT
Processos de criação e expressão
cênicas. |
MACHADO,
Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro; Processo de pesquisa e
criação cênica. Goiânia:
Universidade Federal de Goiás; professora adjunta. Atriz,
clown e contadora de história. |
MALETTA,
Ernani. Ação vocal: ampliando conceitos e
resgatando liberdade expressiva. Belo Horizonte: Universidade Federal
de Minas Gerais; professor adjunto. Diretor musical e vocal. |
MALVEIRA,
Ricardo Ribeiro. A performance popular dos Catopês: Um
entre-lugar para processos cênicos. Montes Claros: Doutorando
no Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas - PPGAC/UFBA; Orientadora Lucia Fernandes Lobato.
Professor no Curso de Artes Teatro na Universidade Estadual de Montes
Claros; Ator. |
MASCARENHAS,
George. A caixa de cores da mímica corporal
dramática. Laranjeiras: Universidade Federal de Sergipe;
Professor Adjunto do Núcleo de Teatro; ator, diretor e
mímico. |
MORAIS,
Líria A. A conectividade expandida no artista da
dança: relação
sujeito-espaço-composição. Salvador:
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Capes; Doutorando;
Ivani Santana; dançarina, professora de dança,
performer e coreógrafa. |
MOURA,
Luiz Renato Gomes. O processo criativo da
iluminação cênica na sala de ensaio.
Natal: Programa de Pós-Graduação em
Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
– PPGARC/UFRN; CAPES; Mestrado; Orientador: José
Sávio Oliveira Araújo; Ator, encenador e
iluminador. |
NASCIMENTO,
Juliana M. G. Carvalho. Entre o ator e o autor: reflexões
sobre um processo criativo e pedagógico em teatro. Salvador:
UFBA; doutorado em artes cênicas; Hebe Alves. |
OLIVEIRA,
Aline Nunes. A voz do corpo-fé na
construção da discursividade do ator. Campinas:
Unicamp; Mestrado em Artes da Cena, orientação
Prof. Dr. Mario Santana. Atriz e pedagoga teatral. |
OLIVEIRA,
Cristóvão. A construção de
um Espaço Particular de Trabalho a partir das singularidades
do ator. Curitiba: Universidade Estadual do Paraná/Faculdade
de Artes do Paraná; Professor Assistente. Ator e Diretor
Teatral. |
OLIVEIRA,
Luana Menezes de. Retrato do artista quando se revela: a
tradução do eu na cena. Natal: Universidade
Federal do Rio Grande do Norte; mestranda; CAPES; bolsista Demanda
social; orientadora: Profª. Drª Karenine de Oliveira
Porpino. Atriz e performer. |
OLIVEIRA,
Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira. FIGUEIREDO,
Valéria Maria Chaves. Língua pra que te quero:
entre personagens tipos e caricaturas. Goiânia: UFG;
Professoras adjuntas. |
PEDDRON,
Denise. Arte e Trabalho como Processos Criativos. Belo Horizonte:
Teatro Universitário UFMG; professora, performer,
pesquisadora. |
PERES,
Bruna Bellinazzi. Desvelando memórias: afetos e
autobiografia na criação cênica.
Uberlândia: DINTER UniRio/UFU; doutoranda; Orientador
Profº Drº Narciso Telles. Dançarina. |
RABELO,
Andréa da S. O corpo do ator-clown: atuando em diferentes
espaços. Salvador: UFBA, PPGAC, Mestrado, Bolsista vinculada
à CAPES. Orientadora prof. Jacyan Castilho. Atriz e
professora. |
RANGEL,
Juliana. Voz, Criação Sonora da Cena e Ambiente
Sensível. Fortaleza: Universidade Federal do
Ceará. Professora Assistente do Instituto de Cultura e Arte.
Doutoranda; Orientador prof. Dr. Elvis Matos. |
RIBEIRO,
Walmeri. Performatividade e cinema: poéticas da cena
contemporânea |
RIVERA,
Juliana Capilé; AZEVEDO, Maria Thereza. CIDADE DOS OUTROS:
CONTAMINAÇÕES E PROCEDIMENTOS
POÉTICOS. Cuiabá: UFMT; CAPES/FAPEMAT –
Bolsa Mestrado; Orientadora Maria Thereza Azevedo;Diretora, atriz e
dramaturga. |
RODRIGUES,
Leticia Maria Olivares. Da opacidade à
irradiação: uma revisão sobre o
significado de “energia” para o trabalho do ator.
São Paulo: Universidade de São Paulo (ECA-USP);
CAPES; Mestrado, Or. Profa.Dra. Sayonara Pereira. |
SALCEDO,
Oriana. Mulher em Luta, Mulher em Guerra: Um Estudo De Caso Da
Construção Da Imagem Poética Na
Performance. Campinas: Unicamp; Mestrado em Artes da Cena; Professora
Orientadora Verônica Fabrini. Atriz. |
SALLES,
Nara. CORPOS EM REMINISCÊNCIAS. Natal: UFRN, Professora;
PPGARC, Encenadora, atriz, bailarina. |
SARMENTO,
Luiz Thomaz. Hipercoreografias: processos de
criação em perspectiva. Belém:
Companhia Moderno de Dança. Universidade Federal do
Pará; Mestrado em Artes; Ana Flávia Mendes
Sapucahy. Bolsista de Mestrado da Fundação de
Amparo a Pesquisa do Estado de Pará (FAPESPA).
Dançarino. Professor de Artes da Rede Municipal de Ensino de
Belém. |
SCHIMITH,
Mateus. A noção de presença por meio
de um processo artístico. Salvador: UFBA; Bolsista CAPES;
doutorando; professor orientador: Luiz Marfuz; professor coorientador:
Gilberto Icle. Ator, crítico e professor. |
SILVA,
Daniel Furtado Simões. O ator e a distância de si
mesmo. Pelotas: UFPel; Professor Assistente; UFMG; doutorando;
Antônio Barreto Hildebrando. Diretor, ator e iluminador. |
SOARES,
Marilia Vieira. Corpos Estrangeiros: Análise da
relação entre Memoria e Subjetividade no
treinamento diário do dançarino e as
prerrogativas da dança-teatro na subjetividade
contemporânea”: Campinas-SP – Unicamp -
Professor Permanente – Dançarina,
coreógrafa. Diretora. Palavras chaves:
dança-teatro; dança indiana, expressão
e movimento. |
SOUZA,
Kalisy C. e PEREIRA Sayonara. Título: Dramaturgia Corporal:
Em busca de um corpo virtual. São Paulo: Universidade de
São Paulo. FAPESP. Bolsista de mestrado em atividade no
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas; Universidade de São Paulo; mestrado.
Orientadora: Profa. Dra.Sayonara Sousa Pereira.
Função artística: Atriz e bailarina. |
T.
L. E SILVA, Maicyra. Participatório: formatos de processo
criativo de projetos teatrais contemporâneos. Laranjeiras:
Universidade Federal de Sergipe; professora assistente. Salvador:
Universidade Federal da Bahia; doutoranda; Profa. Dra. Sônia
Lúcia Rangel. Diretora e performer. |
TIBÚRCIO,
Larissa Kelly de Oliveira Marques. Dança e Artes visuais:
possíveis diálogos em um processo criativo.
Natal: UFRN; professor adjunto. |
TOURINHO,
LÍGIA. A arte da composição em
Dança como práxis ideológica. Rio de
Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Adjunta;
Atriz e coreógrafa. |
VALADARES,
João Paulo. Borandá: Uma experiência
performativa no Ateliê de Ação
Física. Belo Horizonte: UFMG; Mestre; Ator, Diretor e
Dramaturgo. |
VARGENS,
Meran. A escuta nas ações interativas. Salvador,
Ba; Professora Adjunto III da Escola de Teatro da Universidade Federal
da Bahia; PPGAC- UFBA; atriz, diretora teatral, coreógrafa,
dramaturgista, coordenadora e diretora da Cia. de Teatro Os Bobos da
Corte. |
VIEIRA,
Brisa de Oliveira. As marcas dos corpos observados e o processo
criativo de “Isabelita”. Campinas: Unicamp; FAPESP;
doutoranda; Prof. Dra. Suzi Frankl Sperber; atriz |
VIEIRA,
Sulian. Noções de forma na Teoria
Estética de Theodor Adorno. Brasília:
Universidade de Brasília. Universidade de
Brasília; Professora Assistente 3. Doutoranda do Programa de
Pós-graduação em Arte da UnB;
Orientadora Roberta Matsumoto. Atriz. |
VILELA, Paula. Marcas contemporâneas na cenografia e na espacialidade cênica da Cia dos Atores. Rio de Janeiro: UNIRIO; mestranda; Capes; orientadora Lidia Kosovski. Atriz e arquiteta.
|
VILLANOVA,
Pâmella. Feminilidade dissonante em cena: uma
exploração andrógina do mito de Helena
de Tróia. Campinas: UNICAMP; Mestrado em Artes da Cena;
Verônica Fabrini. Atriz. |
WILDHAGEN,
Joana. Dinâmica das formas: uma narrativa
mitológica feminina. Campinas: Unicamp; bolsista CAPES;
realizando doutorado; Professor Orientador Dra. Marília
Vieira Soares. Dançarina, Escritora e Instrutora de Shivam
Yoga. |