Teorias do Espetáculo e da Recepção 

BORGES, Paula. Teatro para crianças: alteridade, clichê e tabu. Salvador: UFBA; Doutorado; Claudio Cajaíba; Atriz, Diretora e Dramaturga.

RESUMO

O teatro produzido para crianças no Brasil é muito pouco explorado como campo de experimentação e pesquisa. A bibliografía sobre o assunto além de escassa, não investe em reposicionar criticamente as obras dirigidas a crianças, repensando modos de criação, circulação e formas de recepção. Um dos desdobramentos desse problema é que, recorrentemente, se arrisca muito pouco quando se trata de criar obras teatrais voltadas para esse público. O aqui e agora do Teatro parece fugir inescapavelmente da incurssão por temas considerados tabu que o cinema voltado para crianças vem desenhando com constância ao longo do tempo. Esse possível medo perpetua recorrências perigosas e formula estereotipos das mais diversas ordens para o campo. Refletir sobre essas relações entre o que é permitido ou não no teatro para crianças e seus porquês é repensar os poderes dessa alteridade adulta que constitui e arbitra sobre as necessidades infantis, deslocando certos engessamentos preconceituosos a fim de fomentar a diversidade como uma meta possível. Afinal, como afirma Laura Hansen, é preciso aproximar-se da infância como um problema, não como uma evidência.

Palavras-chave: Teatro. Criança. Clichê. Tabu.

ABSTRACT

Theater for kids in Brazil is a almost unexplored field of research and experimentation. Bibliography about that does not invest in criticizing the theater produced for children by rethinking its ways of creation and circulation. One of the problems arising from it is the lack of risk producers take when it comes to attend the demands of this target. Live performances seems to fear themes considered taboo more than cinema does, for exemple. This behavior ends up estimulating a bunch of stereotypes on the field. To think about what children is or is not supposed to see and why rethinks the power that adults have when arbitrating on the needs of children. It is important to reconfigure certain prejudices in order to achieve diversity. Says Laura Hansen, childhood is a problem, not an evidence.

Key Words: Theater. Child. Cliche. Taboo.

CAMARGO, Denis. A poética da palhaçaria no gênero trágico: implicações e transformações nos procedimentos cômicos do palhaço para criação da cena contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília - IdA - Linha: Processos Composicionais Para a Cena; doutorando; orientador: Marcus Mota. Denis Camargo é ator, palhaço, diretor teatral, produtor cultural e fundador e integrante do grupo BRS.A. - Coletivo de Artistas.

Palhaçaria, trágico, comicidade, processo colaborativo.

Essa pesquisa de doutorado propõe um espaço de realização e reflexão de obras para a cena numa abordagem global, aproxima-se das atividades de pesquisa acadêmica ao refletir o processo teórico-prático da construção da cena contemporânea ao montar Édipo Rei, de Sófocles. Justifica-se como proposta de reflexão acerca da questão de gênero trágico teatral e sua influência nos procedimentos do trabalho do ator/palhaço e no que essa influência altera no resultado da estética da palhaçaria. Que procedimento deve ser utilizado pelos palhaços para gerar o humor, o riso e o encantamento do seu público? Onde devem ser aplicados e quais são as suas implicações no processo criativo na poética da palhaçaria contemporênea? Alguns autores serão fundamentais para embasar essa pesquisa, dentre eles destaco: Edith Hall, Helene P. Folley, Simon Goldhill, Patrícia Vasseur-Legangneux, Josette Féral, Freddy Decreus, Rush Rehm, Marcus Mota, Gilson Motta, Linda Hutcheon. Por outro lado, visto pelo contexto da poética da palhaçaria e da comicidade propostos por Pierre Etaix, Jacques Lecoq, Henri Bergson, Demian Reis, Luís Otávio Burnier, Gilberto Icle, Martin Esslim, entre outros.

Clown, tragic, comic, collaborative process

This doctoral research proposes a reflection and realization of scene works with a comprehensive approach, founded in the academic research process to reflect the theoretical and practical construction of the contemporary scene while directing Oedipus Rex, by Sophocles. Justified as proposed reflection on the issue of gender tragic theater and its influence on the working procedures of the actor / clown and that this influence changes in the outcome of the clownesque aesthetic. What procedure should be used by clowns to generate humor, laughter and delight their audience? Where this procedure should be applied and what are its implications in the creative process in contemporary clownesque poetics? Some authors will be very important to support this research, including: Edith Hall, Helene P. Folley, Simon Goldhill, Patrícia Vasseur-Legangneux, Josette Féral, Freddy Decreus, Rush Rehm, Marcus Mota, Gilson Motta, Linda Hutcheon. On the other hand, seen from a clownesque aesthetics and comicality perspective, proposed by Pierre Etaix, Jacques Lecoq, Henri Bergson, Demian Reis, Luís Otávio Burnier, Gilberto Icle, Martin Esslim, among others.

CARDOSO, Mauricio Ferreira. O Desejo de Dorotéia – Breve estudo sobre da dramaturgia da (des)construção da voz off de Gerald Thomas e o texto rodrigueano. Rio de Janeiro: SME-RJ; Professor I, Mestre em Artes Cenicas, Prof. Doutor José Dias. Iluminador.

Resumo:

As relações da voz off na cena contemporânea através das relações compostas pelo Diretor Gerald Thomas, confrontadas com o texto Dorotéia, de Nelson Rodrigues tendo por orientação as proposições da Antropologia da Comunicação Visual de Massimo Canevacci para o uso da voz em off.

Palavras-chave:

Voz Off – Gerald Thomas – Dorotéia – Comuniçação Visual – Nelson Rodrigues – Massimo Canevacci.

Abstract:

The relations between the voice-over in the contemporary scene through relationships made by the theater diretor Gerald Thomas, confronted with the play Dorotéia, from Nelson Rodrigues, Following the propositions of the Antropologia da Comunicação Visual, from Massimo Canevacci.

Keywords:

Palavras-chave: Voiceover – Gerald Thomas – Dorotéia – Visual Communication – Nelson Rodrigues – Massimo Canevacci.

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CARVALHO, Nadiana. Experiência Estética do Espetáculo Teatral: Uma breve análise do Dramático e do Não Dramático. Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina; Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação.

RESUMO

O presente estudo propõe compreender a estética teatral distinguindo-a entre os parâmetros dramáticos e não dramáticos, considerando seus aspectos de criação e recepção. Diante dos conflitos gerados na tentativa de elucidar a estética do teatro “pós-dramático”, torna-se pertinente refletir antes as diferenças entre o drama e o não drama, para melhor viabilizar a reflexão sobre o que seria o além do drama.

Palavras-Chave: Estética; Espetáculo; Drama; Performance; Recepção.

ABSTRACT

This study aims to understand the theatrical aesthetics distinguishing between the parameters dramatic and not dramatic, considering its creation and reception. Given the conflicts generated to elucidate the aesthetics of theater "post-dramatic", it becomes pertinent to reflect prior differences between drama and non-drama, to enable the best reflection on what would be the addition of the drama.

Keywords: Aesthetics; spectacle; Drama; Performance; Reception.

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COSTA, Edymara Diniz; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Memórias de um Quilombo: Kalungas em cena. Brasília-DF: Programa de Pós-Graduação em Arte - Universidade de Brasília (UnB); Mestranda; orientadora: Roberta Kumasaka Matsumoto; Bolsa CAPES; sócio-fundadora da ONG T.E.R.R.A. Brasília-DF: Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Arte - UnB; Professora adjunta.
RESUMO
Este trabalho tem como proposta a socialização de alguns resultados referentes ao processo de criação do espetáculo Memórias de um Quilombo realizado no âmbito de minha pesquisa de mestrado cujo objetivo é a sistematização de uma metodologia de ensino do teatro visando a apreensão corpórea; a (re)significação de conceitos; o fortalecimento e a (re)apropriação da cultura local pelos jovens quilombolas da comunidade Kalunga, em Cavalcante (GO). A montagem surge de um processo colaborativo com os sujeitos atores envolvidos na pesquisa onde danças, cantigas, relatos da cultura local Kalunga e obras como Entramas: A história do beija flor coroado (2006), de Paula Vilas, Ana Cristina e Ana Terra, servem como inspirações para a criação de um “cortejo teatral” do império Kalunga e de cenas que retratam fragmentos de memórias sobre a criação do quilombo, suas lutas contra a discriminação racial, seus projetos de identidade e suas festas. Como aspecto do processo criativo em questão, a pesquisa sobre os saberes e desempenhos artísticos culturais locais faz-se marcante e propicia o fortalecimento dos vínculos de convivência familiar e a reaproximação dos jovens com as lideranças mais velhas da comunidade.
Palavras Chave: Cena, pedagogia do teatro, memórias.
ABSTRACT
This paper aims at the socialization of some results related to the process of creating the show Memories of a Quilombo, performed under my master's research, whose goal is to systematize a teaching methodology of theater aimed at a bodily apprehension, the reinterpretation of concepts, strengthening, and the (re)appropriation of local culture by the young Maroons from the Kalunga community in Cavalcante (GO). The assembly comes from a collaborative process with the subjects involved in research on acting, dances, songs, stories of local Kaluga culture. Works such as Entramas: The history of the crowned hummingbird (2006), by Paula Vilas, Ana Cristina and Ana Terra, serve as inspirations for the creation of a "theatrical procession" of the Kaluga empire and scenes that depict fragments of memories about the creation of the Quilombo, their struggles against racial discrimination, their identity projects and festivals. As an aspect of the creative process in question, the research on the knowledge and local cultural and artistic performances is striking and fosters strong bonds of family life and youth rapprochement with the elder leaders of the community.
Keywords: Scene, theater pedagogy, memory.

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FABRINI.,Veronica. Utopia e Catástrofe em Cartas do Paraíso. Campinas: Unicamp; professor colaborador. Encenadora e atriz.
RESUMO
Apresenta-se uma reflexão sobre as imagens de Paraíso e Caos no espetáculo Cartas do Paraíso, encenado pela Boa Companhia (2010-2013), por meio da cartografia do tecido dramatúrgico urdido a partir de três fontes: verbal, musical e fílmica: cartas de missionários e exploradores escritos nos primeiros anos da colonização do Brasil e Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade; Bachianas. 3, 1 e 4, de Villa-Lobos, duas canções indígenas (Katxuyana e Tiriyó) e Marinália II de Torquato Neto; o documentário Corumbiara (2009) de Vicent Carelli. O espetáculo narra-se em dois momentos: um linear -o primeiro encontro com os índios- e outro descontinuo: Movimento Modernista, Tropicália e as atuais questões indígenas. Aponta-se como o espetáculo articula as imagens de utopia e catástrofe, ou Paraíso e Caos, apoiado nos Estudos do Imaginário e nas epistemologias do sul, assim como conceituadas por Boaventura Santos, enfocando três pontos fundamentais, a saber: sociologia das ausências, ecologia de saberes e tradução intercultural, e as configurações instáveis do símbolo, arquétipo e mito. Com essa prática de análise busca-se dar a ver como as imagens do espetáculo se entretecem num discurso afetivo e crítico. O espetáculo Cartas do Paraíso guia-se pela dupla via do mito e do fato, operando nas conjunções e disjunções entre fato histórico e a potencia mítica da imagem do Paraíso e do Caos.

Palavras-chave: Imaginário. Encenação. Mito.
ABSTRACT
This paper reflect on the images of Paradise and Chaos in Cartas do Paraíso spectacle, staged by Boa Companhia (2010-2013), through a mapping of dramaturgical tissue woven from three primary sources: verbal, musical and filmic: letters of missionaries and explorers written in the early years of colonial Brazil and Oswald de Andrade´s Manifesto Antropofágico, Villa-Lobo´s Bachianas. 3, 1 and 4, two indigenous songs (Katxuyana and Tiriyó) and Torquato Neto´s Marinália II; Vincent Carelli´s documentary Corumbiara (2009). The spectacle has two moments: one linear - first encounter with the Indians- and another discontinuous: Modernist Movement, Tropicália and current indigenous issues. The paper points out how the spectacle articulates the images of utopia and catastrophe, or Paradise and Chaos, based on studies of the Imaginary and epistemologies of the south, as conceptualized by Boaventura Santos, focusing on three key points (namely sociology of absences, ecology of knowledge and intercultural translation), as well as the unstable configurations of the symbol, archetype and myth. This practice of analysis seeks to make clear how the spectacle interweave in a critical and affective speech, by the dual track of myth and fact, operating in conjunctions and disjunctions between historical fact and mythical image of Paradise and Chaos.
Keywords: Imaginary. Staging. Myth.

FERREIRA, Taís. Percursos formativos de professores/as como espectadores/as: notas preliminares. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal de Pelotas, docente. UFBa, PPGAC, doutoranda, orientação Luiz Claudio Cajaíba.

pedagogia do espectador:processos recepção cênica: professores/as de teatro e dança: pedagogia das artes cênicas

A abordagem triangular para o ensino das artes, promulgada pelos PCNs para a Educação Básica, nos diz que uma das etapas fundamentais aos processos de ensino-aprendizagem em artes é a fruição estética e a recepção cultural de obras e artefatos artísticos. No entanto, nas pedagogias das artes cênicas este vértice do triângulo, ao lado daquele concernente ao da contextualização histórico, sociocultural, teórica e filosófica das artes, são comumente preteridos em relação às práticas. Entretanto, que experiências atravessam a constituição de professores/as de teatro e dança como espectadores/as, para que tenham tanto o desejo como os subsídios e ferramentas conceituais e práticas para desenvolver processos educacionais naquilo que se denomina hoje como “pedagogia do espectador”? Assim, pretende-se, com a investigação que ora inicia, realizar estudos empíricos de recepção cênica junto a sujeitos docentes, com o intuito de mapear estes percursos formativos de professores/as como espectadores/as, no intuito perceber (e quiçá promover) a reverberação destas experiências nas práticas docentes em teatro e dança contemporaneamente.

Pédagogie du spectateur: réception performative: enseignants du théâtre et de la danse: pédagogie des arts vivants

Une approche triangulaire à l'éducation artistique, édicté par les PCN pour l'éducation de base, nous dit que l'une des étapes clés dans le processus d'enseignement et d'apprentissage dans les arts est la jouissance esthétique et la réception culturelle des œuvres et des objets artistiques. Cependant, la pédagogie des arts privilegie des pratiques par rapport a la contextualisation des arts historiques, socio-culturelles, théoriques et philosophiques e la réception. Toutefois, quelles expériences traversent la formation des enseignants du théâtre et de la danse en tant que spectateurs, de sorte qu'ils ont à la fois le désir et les subventions et les outils conceptuels et pratiques pour développer des processus éducatifs dans ce qui est connu aujourd'hui comme «pédagogie du spectateur»? Ainsi, il est prévu, avec l'enquête commence à prier, recevant les études empiriques sur les enseignants, afin de cartographier ces voies comme spectateurs, afin de réaliser (et peut-être favoriser) l'réverbération de ces expériences dans les pratiques d'enseignement du théâtre et de la danse aujourd'hui.

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HARTMANN, Luciana. A Arte e a “Ciência” de contar histórias: como a noção de performance pode promover diálogos entre a pesquisa e a prática. Brasília: Prof. Adjunto; Programa de Pós-Graduação em Arte/UnB; Universidade de Brasília.

RESUMO

Depois de muitos anos de pesquisa com contadores de histórias de diferentes regiões do Brasil, comecei a perceber uma espécie de lacuna ou de silêncio - para usar um recurso característico da oralidade - entre aqueles que, como eu, pesquisavam e analisavam as narrativas orais e aqueles que as contavam de forma profissional. Ou seja, constatei que essas diferentes áreas de atuação, embora trabalhem com “objetos” de interesse comuns (as narrativas orais e os contadores de histórias), quase não dialogam. Esta comunicação pretende promover uma análise, a partir do levantamento da produção de obras nacionais sobre a narração de histórias, em diversos campos do saber, dos possíveis “atravessamentos” gerados pela noção de performance que podem permitir o contato entre a arte e a “ciência” do contar histórias.

PALAVRAS-CHAVE: Contadores de histórias. Performance. Narrativas orais.

RESUMÉ

Après de plusieurs années de recherche avec des conteurs de différentes régions du Brésil, j´ai commencé à remarquer une sorte de silence - pour utiliser une caractéristique de l'oralité - parmi ceux qui, comme moi, font la recherche et l'analyse des récits oraux et celles qui racontent des histoires professionnellement. En d'autres termes, j'ai trouvé que ces différents domaines, bien qu'ils travaillent avec des «objets» d'intérêt commun (récits oraux et de contes), presque n´ont pas de dialogue. Le présent travail vise à faire une analyse, basée sur une enquête de la production nationale sur la narration dans divers domaines de la connaissance, sur les possibles «passages» générés par la notion de performance qui peuvent permettre un contact entre l'art et la «science» de la narration des histoires.

MOTS-CLÉS: Conteurs. Performance. Récits oraux.

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ISIDORO, Constantino Filho. Questão de Método: Breves indagações sobre o processo criativo de Sete Contra Tebas. Brasília: Universidade de Brasília; Doutorando; Marcus Mota. Encenador; Ator.

RESUMO
O Presente resumo reflexão produzida com a pesquisa de campo onde realizamos a observação dos processos criativos de montagem dos espetáculos Rei Davi(2012) e Sete Contra Tebas (2013) dirigidos por Hugo Rodas. A problematização da perspectiva intencional da forma com a qual o encenador dos espetáculos acima optou para relacionar-se com os demais membros criativos do espetáculo, em especial com o ator, nos permitiu aprofundar nossa compreensão da teatralidade e da utilização de seu principio como método que orienta a ação performativa do diretor. Performances pessoais, memórias, entre outras coisas, compõem o mosaico criativo com o qual, e sobre o qual se edificam as bases que fundamentam o processo criativo dos espetáculos. Um dos princípios da teatralidade é denotar o princípio consciente e ativo pelo qual o ator, ao manipular dados específicos do cotidiano, transforma o ambiente em um espaço teatral. Tal princípio tem correspondência homóloga na participação ativa do espectador. Concluímos que é justamente no controle exercido para a articulação de significados que a ação personativa do encenador se materializa como hipótese de um importante meio de expressão da práxis teatral.

Palavras-chave: Encenação. Performance. Processo Criativo. TeatralidadeISIDORO, Constantine Son. Question of Method: Quick questions about the creative process of the Seven Against Thebes. Brasilia: University of Brasilia, PhD; Marcus Mota. Director, Actor.

ABSTRACT
The present summary reflection produced with field research conducted where the observation of the creative processes of assembly shows King David (2012) and Seven Against Thebes (2013) directed by Hugo Rodas. The problematic perspective intentional way in which the director of the shows above chose to relate with other creative members of the show, especially with the actor, allowed us to deepen our understanding of theatricality and use of its principle as a method that guides the performative action director. Performances personal memories, among other things, make up the mosaic creative with which, and upon which they build the foundations underlying the creative process of the show. One of the principles of theatricality is denote the conscious and active principle by which the actor to handle specific data everyday, transformed the environment in a theatrical space. This principle has matching counterpart in the active participation of the viewer. We conclude that it is precisely the control exercised for the articulation of meanings that the action of the director personativa hypothesis emerges as an important means of expression of theatrical praxis.

Keywords: Staging. Performance. Creative Process. theatricality.

MATE, Alexandre. Apontamentos Sobre o Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo: Uma Força de Combate. São Paulo: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; professor doutor. Coordenador do curso de artes - Licenciatura e Bacharelado, editor da Rebento - Revista de Artes do Espetáculo.

teatro de grupo: teatro paulistano: teatro e política: teatro e mobilização.

A partir de década de 1990, a consciência política, presente em diversos grupos de teatro da cidade de São Paulo, conflui para a necessidade e desenvolvimento da criação de ações coletivas. Decorrente de tal mobilização, um grupo de sujeitos - ligados ou não a grupos de teatro -, inicia um processo de discussão chamado Arte Contra a Barbárie, cujo escopo pressupunha a organização para encaminhamento de questões que se contrapusessem à força destruidora e pasteurizante do mercado. Sob tal orientação, por exemplo, foi criado e institucionalizado o Programa Municipal de Fomento à Atividade Teatral da Cidade de São Paulo que, a partir de um processo de gestão, aglutina representantes de teatro de grupos e do poder municipal. Com a distribuição de verba (garantida por Lei), de certo modo, a atividade teatral na cidade se redimensiona e passa a produzir obras antológicas e de referência, conciliando o estético e o experimento social.

theater group: paulistano theater: theater and politics: theater and mobilization.

From the 1990s, political consciousness, present in several theater groups in the city of São Paulo, converges to the need of creation and development of collective actions. Due to their deployment, a group of subjects - not connected or theater groups - starts a process of discussion called Art Against Barbarism, whose scope presupposed the organization for guidance on questions that contrapusessem pasteurizante and the destructive force of the market. Under such guidance, for example, was created and institutionalized the Municipal Program to Promote Theatrical City of St. Paul who, from a management process, brings together representatives from theater groups and municipal authorities. With the distribution of funds (guaranteed by law), in a sense, the theater industry is reshaped in the city and began to produce works of reference and anthology, combining the aesthetic and social experiment.

MORAES, Martha Lemos. O caminho do meio: a relação sujeito-obra de arte e a estética da recepção. Brasília, Serviço Social do Comércio – SESC/DF; Universidade de Brasília; mestranda; Marcus Santos Mota. Artista cênica, gestora e produtora Cultural.

RESUMO

Este artigo apresenta reflexões acerca da recepção artística nas perspectivas formalista, histórica e da estética da recepção. Problematiza a dicotomia sensibilidade-cognição, bem como a interpretação na leitura de obra, a fim de compreender os fenômenos da estética e a sua relação com o espectador de teatro. Dialoga com a filosofia, a comunicação e a arte, pela leitura de autores tais como Luigi Pareyson, Kant, Merleau-Ponty, Taís Ferreira, Beatriz Medeiros e Flávio Desgranges. Por fim, busca na educação e na experiência estética caminhos para a formação de espectadores.

Palavras-chave: Recepção; estética; espectador; teatro.

ABSTRACT: This paper presents thoughts about artistic reception of the spectator in formalist perspectives, historical and aesthetic reception. It problematizes the dichotomy between sensitivity and cognition as well as the interpretation in reading the artwork, in order to understand the phenomena of aesthetics and its relation to the spectator. It dialogues with philosophy, communication and art, by the reading of authors such as Luigi Pareyson, Kant, Merleau-Ponty, Thais and Beatriz Ferreira and Flávio Medeiros Desgranges. Finally, it intends to find in education and aesthetic experience paths for the formation of viewers.

Keywords: Reception; aesthetics; spectator; theater.

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MOTA, Marcus. Teatro e erudição: implicações de um experimento recepcional. Brasília: Laboratório de Dramaturgia/ Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Arte-UnB.

Recepção, Erudição, Estudos Clássicos,Observação.

"Nesta comunicação é apresentado o seguinte experimento observacional: o processo criativo de dramaturgia e montagem de um espetáculo a partir da obra Sete contra Tebas, de Ésquilo, foi acompanhado por uma turma de pós-graduação entre março e julho de 2013 na Universidade de Brasilia. Durante parte dos ensaios, os estudantes se transformaram em observadores do processo. A correlação entre grupo de observação, atores e condução do processo é aqui discutida. Mesmo com funções bem definidas, as interações e assimetrias entre tais agentes provocou um conjunto de tensões que retroalimentou o processo criativo. A aproximação entre sala de ensaios e sala de aulas proporcionou uma atípica situação: a sobreposição entre papéis e fronteiras de contextos estéticos e de aprendizagem.
Nesta comunicação apresento as etapas deste experimento e as questões e dificuldades apontadas por seus integrantes. "

Reception, Erudition, Classics, Observation.

"In this paper an experiment in observational learning is developed: the creative process to compose and create a reperformance of Aeschylus'Seven against Thebes was followed by grad students from March to July at University of Brasilia in 2013. Rehearsal room and classroom were fused. Tensions between actors and observers were produced and worked as material to the creative process.
In this paper are discussed the methodology of this experiment and main questions that arose from the artists and observers."

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PINTO, Erlon Cherque. Dramaturgia da recepção em processo. João Pessoa: Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor Adjunto. Ator.
RESUMO

A partir de considerações de José Sanchis Sinisterra sobre a Dramaturgia da Recepção, notam-se dois eixos pontuais de aproximação com a Estética da Recepção (Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser): relacionamento entre espectador ideal/real e a presença de lacunas ou estruturas de indeterminação na obra. Com o intuito de estudar os pressupostos mencionados sob a perspectiva da composição da cena, elaborou-se uma prática cênica intitulada ‘Arquitetura e império de lugar algum’. A transformação do espectador em personagem levou em conta o relacionamento espectador ideal/real motivado pelas maneiras próprias de lidar com as estruturas de indeterminação da obra. A metodologia utilizada foi o Método Matricial, conforme artigo de Jacó Guinsburg e Renato Brito. A matriz estética teatral escolhida foi a repetição no contexto de procedimentos criativos em Pina Bausch. A proposta abrange caráter de processo ao se manter em estado de criação, tomando o espectador como coator dessa poética teatral. De volta a sala de ensaios, os pesquisadores sistematizam suas percepções em propostas estético-teatrais sob a supervisão do orientador.

Palavras-chave: Recepção, teoria teatral, Teatro Contemporâneo

ABSTRACT

Following José Sanchis Sinisterra’s considerations about the Dramaturgy of Reception, it is possible to identify two specific associations with the reader-response criticism (Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser): relationship between ideal/real spectator and the presence of uncertainties in the structure of the creation. In order to study the assumptions mentioned from the perspective of the composition of the scene, this research created the scenic practice entitled 'Architecture and empire of nowhere'. The spectator’s change into character considered the relationship between ideal/real spectators motivated by their own ways of dealing with the structures of uncertainties. The methodology used was the Matrix Method, in accordance with Jacob Guinsburg and Renato Brito’s article. The matrix was the theatrical aesthetics of repetition in the context of Pina Bausch’s creative procedures. The research is a work in progress formulation as long as the state of creation is a priority. It seems consistent that provocations arise from each encounter with the spectator. Back in the rehearsal room, the researchers systematize their perceptions into aesthetic proposals.

Key words: Reception, theatrical theory, Contemporary Theatre

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PONTES, Carlos Frederico Bustamante. “Saindo do escuro armário”: Reflexões sobre a temática homoerótica no cinema e suas relações com os arquétipos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei; Professor Assistente Efetivo.

RESUMO
O presente trabalho pretende refletir sobre os significados de cinco noções arquetípicas centrais da psicologia analítica de Carl Gustav Jung: Animus, Anima, Persona, Sombra e Self ou Si mesmo e relacioná-los ao papel da fruição estética do cinema com temática homoerótica no processo de conscientização e consequente autoaceitação individual da homossexualidade. Entendendo como uma espécie de matriz formadora da psique humana desde os primórdios, Jung concebeu o conceito de arquétipo no intuito de iluminar as diferentes manifestações das dinâmicas inconscientes com o fim de analisá-las e compreendê-las. Desta forma, o estudo em questão propõe-se a observar e concluir sobre a importância da linguagem cinematográfica, ao se revelar como uma projeção do inconsciente criativo humano, no caminho do favorecimento da ruptura e transformação dos padrões normativos vigentes relacionados às formas legitimadas da sexualidade. A metodologia do trabalho pressupõe a análise de filmes de temática homoerótica e o estudo de textos teóricos de Carl Gustav Jung.
Palavras-chaves: Cinema. Homoerotismo. Arquétipo. Jung. Psicologia.

PONTES, Carlos Frederico Bustamante. “Coming out of the closet’s darkness”: Reflections on homoerotic cinema, and its relationship with the archetypes in Carl Gustav Jung’s analytical psychology. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei; Professor Assistente Efetivo.

ABSTRACT
The present article discusses the meanings of five main archetypal notions in Carl Gustav Jung’s analytical psychology: Animus, Anima, Persona, Shadow and Self, through associations with the importance of an experience in homoerotic cinema and in the process of [self] accepting homosexuality. Taking as the basis of the psyche’s formation, Jung conceived the concept of archetype in an effort to enlighten the different forms of unconscious manifestations to analyze and understand them. In this way, this study proposes to observe and conclude on the importance of film language, revealing itself as a projection of human creative unconscious, the way in facilitating the breakdown and transformation of existing regulatory standards related to legitimate forms of sexuality. The methodology of the work requires the analysis of homoerotic themed films and the study of theoretical writings of Carl Gustav Jung.
Key-words: Cinema. Homoeroticism. Arquetype. Jung. Psychology.

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ROMANO, Olívia Camboim. O ensino do teatro nas escolas da rede pública de Blumenau e região: estudo com professores cursistas do PARFOR na FURB. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau. FURB; professora.
RESUMO
Esta comunicação é fruto da articulação entre o projeto de extensão “O jogo teatral na escola” e às pesquisas “A inserção do teatro no cotidiano escolar e sua importância na aprendizagem” e “Professor em formação: estudo com acadêmicos do curso de Artes Visuais da FURB ofertado no âmbito do PARFOR”. O trabalho reflete sobre o ensino do teatro nas escolas da rede pública de Blumenau e região, considerando que na rede estadual catarinense prevalece a prática polivalente do ensino das diferentes linguagens artísticas na disciplina Arte. Os dados desse estudo foram obtidos junto à parte dos professores de diferentes municípios do Vale do Itajaí, especialmente junto àqueles que ministram a disciplina Arte. Os dados levantados revelam a carência de professores licenciados em Teatro, a inconsistência das atividades teatrais presentes nos planejamentos dos professores, a insuficiência de formação continuada em teatro na região e a baixa frequência dos professores em eventos teatrais. Dentre os resultados alcançados destacam-se: diferentes setores da FURB tem se empenhado na oferta de cursos de formação em teatro e apresentações teatrais voltadas aos professores da Educação Básica; a reativação da licenciatura em Teatro da FURB e a aprovação da oferta da licenciatura em Teatro no âmbito do PARFOR para 2014.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino do teatro. Educação Básica. PARFOR. Recepção Teatral.

ABSTRACT
This proposal is the result of the articulation between the extension project “Theatre games at school” and two research projects, “The insertion of theater in school life and its importance in learning” and "Teacher in training: study with students of Visual Arts of the Universidade Regional de Blumenau (FURB) offered under the PARFOR. The work reflects on teaching of Theater at the public basic education in Blumenau and region, whereas in the state of Santa Catarina prevailing practice polyvalent teaching of different artistic disciplines in Art. The data for this study were obtained from the part of teachers from different cities of the Itajaí Valley, especially among those who minister Arts discipline. The data collected reveals the lack of theatre teachers, the inconsistency of theatrical activities present in the teachers' plans, the lack of continuing training in theatre in the region and the low frequency of teachers in theatrical events. Among the results stand out: different sectors of FURB has been engaged in the provision of training courses in theatre and presentation of plays to teachers of basic education; reactivation of degree in Theatre FURB and the approval of the offer of degree in Theatre within the PARFOR for 2014.
KEYWORDS: Teaching Theatre. Basic Education. PARFOR. Theatrical reception.

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SILVA, Angélica Beatriz Souza e. Análise das decisões criativas de Hugo Rodas no processo de construção do espetáculo “Rei David”. Brasília: Universidade de Brasília; Mestranda em Artes; orientador: Marcus Mota; Bolsista Reuni. Atriz.

RESUMO

Este artigo analisa o processo criativo de Hugo Rodas no espetáculo “Rei David”, montado e apresentado em Brasília em 2012. O roteiro e as canções originais são de Marcus Mota, e a direção e a encenação de Hugo Rodas. Para o desenvolvimento do trabalho estive em contato com Hugo Rodas e acompanhei todos os ensaios, que registrei com anotações, fotografias e filmagens. Assim, a análise proposta visa expor e discutir os mapas das principais decisões criativas de Hugo Rodas neste processo, e como isso estabeleceu relações com o ritmo de criação deste espetáculo.

Palavras-chave: Processo Criativo. Hugo Rodas. Decisões Criativas. Rei David.


ABSTRACT

This article analyzes the creative process of Hugo Rodas in the spectacle “Rei David” (King David), which was assembled and presented in Brasilia in 2012. It have Marcus Mota’s screenplay and original songs, and Hugo Rodas’ direction and staging. For development this work I was in contact with the director Hugo Rodas, I watched and registered the rehearsal, and I registered the process with notes, pictures and films. Therefore, the analysis proposed aims to present and discuss the maps of the most important creative decisions of Hugo Rodas in this process. In addition, how it established relations with the spectacle’s rhythm of creation.

Keywords: Creative Process. Hugo Rodas. Creative Decisions. “Rei David” (King David).

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TEIXEIRA, Ana Paula. A história do teatro goiano: um confronto entre personagens e contexto. Goiânia: Secretaria Estadual de Educação; Professora de Teatro. Atriz.

RESUMO
Esse é um trabalho que analisa as publicações já realizadas sobre a história do teatro goiano buscando perceber como esta é apresentada e algumas faces que são encobertas pela atual forma de registro e análise. Essa pesquisa é motivada por inquietações ao perceber que os livros já publicados sobre essa história teatral do centro-oeste brasileiro, em geral, constroem o relato dos fatos como enredos guiados por alguns artistas. Como seria revisitar esses fatos sob a ótica de artistas cujas vozes ainda não foram ouvidas? E sob a ótica de pessoas da sociedade em geral e do governo que estavam envolvidas nesses contextos? É dessa maneira que busca-se construir uma rede, com vários pontos de tensão e visões contraditórias, a partir das linhas já existentes.
Palavras-Chave: Teatro Goiano. Artistas. Contextos.

ABSTRACT
This is a work that examines the publications done on the theater history goiano seeking to realize how this is presented and some faces that are hidden by the current form of recording and analysis. This research is motivated by concerns to realize that the books ever published about this theatrical history of the Brazilian Midwest generally build recitation of facts as plots guided by some artists. How would revisit these facts from the perspective of artists whose voices have not been heard? And from the perspective of people in the society in general and government who were involved in these contexts? It is in this way that we seek to build a network with multiple tensions and contradictory views, from the existing lines.
Keywords: Goiás’s Theatre. Artists. Contexts.