Territórios e Fronteiras Baixe os textos completos aqui |
ALEIXO,
Fernando Manoel. Práticas e Poéticas Vocais nas
Artes Cênicas. Uberlândia: UFU; Professor efetivo.
Ator. |
ALMEIDA,
Karina Campos de. Reflexões sobre a
intersecção entre arte e vida a partir das
Performances de Um Ano de Tehching Hsieh. Campinas: UNICAMP. Instituto
de Artes; Doutorado em Artes da Cena; Matteo Bonfitto Junior. FAPESP;
Bolsa de Doutorado. Dançarina, coreógrafa e
professora de dança contemporânea. |
ARAÚJO,
Rummenigge M. Gerald Thomas: arqueologias,
citações e autorreferências na
(des)encenação do mundo. Natal-RN: UFRN;
doutorando; Alex Beigui. Ator e encenador. |
AYRES,
Amanda Aguiar. Diferentes Qualidades de Presença em
Processos Composicionais Interconectados. Brasília:
Universidade de Brasília. Universidade do Estado do
Amazonas, Professora do Curso de Teatro. Professora- Pesquisadora -
Artista e Diretora. |
AZEVEDO,
Maria Thereza – Cidade, performance, situacionismo: uma atriz
num contexto de feira em ação do Coletivo
à deriva. Cuiabá: UFMT, professor adjunto do
Programa de Pós Graduação Em estudos
de Cultura Contemporânea. Doutora em Artes Cênicas. |
BALESTRERI,
Silvia. Máquina atorial e agenciamentos
maquínicos: pesquisa para-além do
diálogo. Porto Alegre: Programa de
Pós-Graduação em Artes
Cênicas e Departamento de Arte Dramática da UFRGS;
professor adjunto. |
BEIGUI,
Alex. Dramaturgia do Imediato: o facebook e a dinâmica do
diálogo vitual como forma de
presentificação do sujeito no
pós-drama. Natal: UFRN; professor adjunto. Ator, encenador e
escritor. |
BELÉM,
Elisa. O estímulo à autoria e a
criação a partir de saberes básicos.
Campinas, UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas;
FAPESP; Doutorado em Artes da Cena (em andamento). |
BONFITTO,
Matteo. Abstract: “O Performer como Filósofo da
Prática”. Campinas: Universidade Estadual de
Campinas; Professor Associado MS-5; CNPq, Bolsa de Produtividade em
Pesquisa PQ 2. |
BRASIL,
A.C.C.A. Título:"Relações ente a
biopotência e experimentação do
movimento na dança". Campinas:Unicamp; Fapesp; Doutorado;
Renato Ferracini. |
BRIONES,
Héctor. Alcances políticos do corpo da cena:
reflexões sobre o espetáculo Sin Sangre, do grupo
chileno Teatro-Cinema.Fortaleza: Universidade Federal do
Ceará; professor adjunto. Ator e diretor. |
BRITO,
Marcelo Sousa. Abraçar a cidade: a prática
alimentando reflexões. Salvador: Universidade Federal da
Bahia (UFBA); Capes; Bolsa de Doutorado; Doutorando em Artes
Cênicas; Orientação: Eliene
Benício; Programa de Pós
Graduação em Artes Cênicas; Ator e
diretor teatral criador do Coletivo Cruéis Tentadores/BA. |
BULCÃO,
Heloisa Lyra. A arte de Luiz Carlos Ripper hoje, para além
do seu tempo. Rio de Janeiro: UCAM; professora; UERJ;
pós-doutoranda; Prof. Inês Barbosa de Oliveira.
Cenógrafa e designer. |
CAETANO,
Patricia. O devir das práticas de dança na
contemporaneidade: derivações
somático-dançantes de uma corporeidade em estados
afetivos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará;
Professora. Dançarina e performer. |
OLENDZKI,
Luciane. Repensar-se, reescrever-se: a forma de escrita de teses e
dissertações acadêmicas engendra qual
diálogo com o mundo e qual concepção
de mundo? Campinas/SP: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
CAPES/CNPq; Doutoranda em Artes da Cena; Orientador: Mário
Santana. Atriz, palhaça e professora de teatro. |
COSTA,
Maria Helena Braga e Vaz da. Hibridismos Narrativos: Misturas de
Ficção e Documentário no Cinema
Brasileiro Contemporâneo. Natal: Universidade Federal do Rio
Grande do Norte. Professora Associada II do Departamento de Artes
– UFRN; Bolsista PQ – CNPq |
COSTA,
Paulo Henrique Dias. Teatro Digital: derivas teatrais na
poética virtual através das novas
mídias. Salvador: PPGAC-UFBA; Doutorando; Bolsista CNPQ;
Doutorado; Orientador Prof. Dr. Luiz César Marfuz. Encenador
e Designer de Novas Mídias. |
CUNHA
R. O., Erika C. Projeto Exilius, avançar é
preciso. Campinas: Instituto de Artes da Universidade de Campinas;
Fapesp; Doutoranda; Profa. Orientadora: Verônica Fabrini
Machado de Almeida. Atriz e Pesquisadora. |
DA
COSTA, José. (José da Costa Filho).
Apropriações do Comum pelo Teatro do Presente.
Rio de Janeiro: UNIRIO. |
DUENHA,
Milene Lopes. Quando os corpos são capazes de gerar
acontecimento: Possibilidades de abordagem da presença em
relação. Florianópolis: Universidade
do Estado de Santa Catarina – Programa de
Pós-Graduação e Teatro; Mestranda;
Prof.ª Orientadora Dra. Sandra Meyer Nunes. |
FERNANDES,
Ciane. Princípios Contextuais da Pesquisa
Somático-Performativa. Salvador: Universidade Federal da
Bahia; professor associado IV; CNPq; bolsista de produtividade em
pesquisa IC. Performer e coreógrafa. |
FAGUNDES, Silvia
Patricia, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
professor adjunto. Encenadora, diretora da Cia Rústica de
Teatro. |
FERRACINI,
Renato. Presença e Vida. Ator Pesquisador LUME, Professor
Pleno PPGAD - IA - UNICAMP |
FERRAZ,
Mirela Ferreira. A zona de tensão instaurada pela
performance. Linhas de uma cartografia traçada entre as
obras de Joseph Beuys, Marina Abramovic e o Grupo EmpreZa - Rio de
Janeiro - RJ: Pontifícia Universidade do Rio de
Janeiro.Pós-Graduação: Mestrado.
Orientadora: Cecilia Cotrim Martins de Mello. Atriz, performer,
educadora. |
FERREIRA,
Mirza. Sobre fronteira e fusão entre a dança e o
teatro. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; Doutorado;
bolsista CAPES; Orientadora: Márcia Strazzacappa. Artista da
Dança. |
FORTES,
Tiago. Chegar no Espaço, Suplicar por um Lugar. Fortaleza:
Universidade Federal do Ceará, Professor Assistente. Ator e
Diretor. |
FREGONEIS,
Gabriela. Poéticas do Pós-Humano. Campinas:
UNICAMP; Doutorado; Suzi Frankl Sperber. Atriz e performer. |
GASPAR
NETO, Francisco. Produção de Imagens no Modo
Operativo AND. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná;
Professor Assistente, Classe B. Universidade do Estado de Santa
Catarina, Doutorado, Sandra Meyer Nunes (Orientadora). |
GOUVEIA,
Ana Paula Martins. Pessoa e Personagem: O Treinamento da Mente como
Base Comum do se Estar e se Criar no Mundo. Universidade de
São Paulo; pós-doutoranda. ESAP (Escola Superior
Artística do Porto - Portugal); Professora. Pesquisadora,
professora e diretora de teatro e cinema. |
GUIMARÃES,
Julia. Teatros do Real, Teatros do Outro. São Paulo:
Universidade de São Paulo; estudante de doutorado; bolsista
da FAPESP; Professora orientadora: Silvia Fernandes da Silva Telesi.
Jornalista e crítica teatral. |
LEAL,
Mara Lucia. A desmontagem como procedimento
artístico-pedagógico. Uberlândia:
Universidade Federal de Uberlândia. UFU; Professora Adjunta.
Atriz, Diretora e Performer. |
LEITE,
Daniela Correa. AZEVEDO, Maria Thereza. O Corpo enquanto
Território da Criação.
Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista CAPES;
Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO);
Profª. Drª. Maria Thereza Azevedo. Atriz. |
LEWINSOHN,
Ana Caldas. Uma ode à queda. Campinas: UNICAMP; FAPESP;
bolsita de doutorado; Professor orientador: Renato Ferracini; atriz e
professora. |
LIMA,
WLAD. IMPLICANTES E IMPLICADAS: QUEM SÃO OS PESQUISADORES?
Belém do Pará. Professora-pesquisadora da Escola
de Teatro e Dança do ICA e do Programa de
Pós-graduação em Arte do Instituto de
Ciências da Arte – ICA: Universidade Federal do
Pará \ UFPA. Estágio de
Pós-doutoramento no Programa Doutoral em Estudos Culturais
das Universidades de Aveiro e Minho \ Portugal. Bolsista da CAPES.
Artista-articuladora da Rede Teatro d@ Floresta. Atriz: diretora:
cenógrafa: dramaturga. |
LINKE,
Ines. Partilhas em contextos moveis. São João
del-Rei: Universidade Federal de São João
del-Rei. Universidade Federal de São Joao del-Rei;
professora adjunta. Artista plástica e cenógrafa. |
LOURENÇO,
R., VITIELLO, J.Z. Embriologia e Arte - Dançando a
Formação do Corpo. Campinas: Universidade
Estadual de Campinas-UNICAMP; LOURENÇO, R.
pós-graduação; doutorado em Artes da
Cena; UNICAMP. VITIELLO, J.Z.; professor pleno; UNICAMP; bailarina;
coreógrafa. |
MACHADO
JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha; ALCANTARA, Cristiane. Linguagens em
movimento: a conquista do espaço real por uma
aproximação arte e vida. Uberlândia:
Universidade Federal de Uberlândia-UFU e Universidade Federal
do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Doutorado Interinstitucional
UNIRIO-UFU; Doutorando; Orientadora Dra. Lidia Kosovski. Designer e
Professor Assistente. |
MELE,
Claudia. A pulsão vertical do corpo presente. Rio de
Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Pós-Graduação em Artes
Cênicas; Mestrado; Tania Alice Feix; FAPERJ. Atriz e
professora. |
MENDES,
Eloisa Brantes. O devir público do corpo-performer em
Intervenção Urbana. Rio de Janeiro: Instituto de
Artes-UERJ; Professora Visitante.Performer e Diretora. |
MESQUITA
SOUZA Mônica Cristina1, VIDEODANÇA –
CORPO-ARTE-CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO Metamorfoses de linguagens do
movimento-corporal em corpo-movimento-imagem. Belo Horizonte:
Universidade Gama Filho – UGF;
Posgraduação em Cinema e Linguagem Audiovisual;
orientadora Rafaela Liberali. Atriz e professora de teatro,
dança e cinema |
MEYER,
Sandra. Pesquisas em dança contemporânea:
dispositivos para mundividências. Florianópolis:
Universidade do Estado de Santa Catarina; professor associado.
Professora, crítica e curadora. |
MILLÁS,
Claudia Regina Garcia. O espaço aéreo como
potência para a criação
cênica. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Instituto de Artes; Programa de Pós
Graduação em Artes da Cena; Mestrado; Ana
Cristina Colla. FAPESP. |
MONTEIRO,
Gabriela Lirio Gurgel. Corpos híbridos na cena intermedial:
virtualidade e presença. Título. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro; professor adjunto. |
MOURA,
Jan (Moura, Jandeivid). A Micropolítica da
Criação e a Cidade como Campo de
Experiências. Cuiabá: Universidade Federal de Mato
Grosso; Capes; Mestrando; Programa de
Pós-Graduação em Estudos de Cultura
Contemporânea; Maria Thereza Oliveira; |
NARDIM,
Thaise Luciane. Eventos de arte da performance como poéticas
colaborativas/dialógicas: da alteridade à
heterotopia. Palmas: Universidade Federal do Tocantins; Professora
Assistente. Universidade Estadual de Campinas; Doutorado em Artes da
Cena; Verônica Fabrini Machado de Almeida; Performer e agente
cultural na área de arte da performance. |
NUNES
MELO, Sergio. A Alma Imoral segundo Clarice Niskier: da
dissolução da dictomia entre teatro performativo
e teatro dramático. Salvador: UFBA. UFBA; Professor Adjunto
1. |
NUNES,
Alexandre Silva. Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da
Cena. Goiânia: Universidade Federal de Goiás;
Professor adjunto. Encenador e Ator. |
NUNES,
Roberson de Sousa. Presença virtual. Belo Horizonte:
Universidade Federal de Minas Gerais; Professor Doutor. Ator. |
OLINTO,
Lidia. Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypis cum
Figuris: uma breve comparação a partir do
binômio precisão-espontaneidade. Campinas:
UNICAMP; doutoranda; Matteo Bonfitto; CAPES. Atriz. |
OLIVEIRA,
F.L. O Ator-animador no Teatro de Sombras contemporâneo -
Algumas reflexões a partir do espetáculo
Odisseia. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa
Catarina; Doutorado; Prof. Dr. Valmor Beltrame. |
PARRA
FURLANETE, Sandra. Possibilidades da noção de
cartografia deleuziana como sistematizadora da
criação cênica. Londrina: Universidades
Estadual de Londrina (UEL); Professora Assistente B. Atriz e performer. |
PINHEIRO,
Patricia L. B.. Presença e
Virtualização do Ator Contemporâneo:
Novos Paradigmas de Atuação.
Florianópolis : UDESC. Doutorando. CARREIRA,
André L. A. N. |
POPPE,
Maria Alice Cavalcanti (Maria Alice Cavalcanti Poppe). Imaginando o
corpo imaginado – Rio de Janeiro: PPGAV-UFRJ. UFRJ;
Mestranda; Orientadora: Angela Leite Lopes. Professora do Departamento
de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bailarina e
pesquisadora em dança. |
POSSANI,
M. A. Título. Campinas: Unicamp; Doutorado em Artes da Cena;
Orientador Prof. Dr. Renato Ferracini. |
QUILICI,
Cassiano Sydow. Aquele que age, aquele que está ao lado: a
potência da não-ação nas
artes performativas. São Paulo: Universidade Estadual de
Campinas. Professor livre docente, Universidade Estadual de Campinas. |
RABELO,
A.F.A. Corpo Coletivo do Desejo: agenciamento em três
movimentos. Campinas: Unicamp/Lume; Doutorado em Artes da Cena com
orientação de Renato Ferracini e bolsa FAPESP;
ator/performer/encenador. |
RAUEN,
Margarida Gandara – Margie. De enquadramentos e deslocamentos
em poéticas de guerillha. Guarapuava: UNICENTRO; Professora
Associada; Artista e orientadora em poéticas participativas. |
RODRIGUES,
André (Andre Luiz Rodrigues Ferreira). Instabilidades na
experiência cênica clownesca. Rio de Janeiro:
PPGAC/UNIRIO; Mestrado; Bolsista Capes; Orientadora: Prof. Dra. Tatiana
Motta Lima; Ator e Palhaço. |
ROJO,
Sara; Relações possíveis entre o
teatro e as teorias de Jacques Ranciére e Didi-Huberman.
Belo Horizonte. UFMG; Professora Associada; CNPq; bolsista de
produtividade. Diretora teatral. |
SÁ,
Luiz Henrique da Silva e. Hiperespaço
cenográfico: Svoboda e o buraco de minhoca. Rio de Janeiro:
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas – Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro PPGAC-UNIRIO; professor assistente; doutorando; Professora
orientadora Drª Lidia Kosovski. Designer e
cenógrafo. |
SALVADOR,
Lenine Guevara Oliveira. Sobre a multiplicidade e a heterogeneidade do
papel do artista como modo de especialização
profissional. Salvador: UFBA; Doutorado; CAPES. Ciane Fernandes.
Performer e pesquisadora. |
SALVATTI,
Fabio. Azar, Biopolítica e Erro. Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto. Diretor
teatral. |
SANTANA,
Eduardo A. R. A última camada do corpo ou o desencarno do
corpo (?): mobilidades da presença a partir Xavier Le Roy e
Jorge Alencar. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de
Pós-Graduação em Artes
Cênicas; Doutorado; Bolsista CAPES DS; Orientadora: Profa.
Dra. Ciane Fernandes. Coreógrafo, Performer e Professor em
Dança. |
SANTOS,
Andrea Paula J. Teatro-laboratório no contexto do
século XX. Campinas: UNICAMP; Doutoranda; Or. Prof. Dr.
Matteo Bonfitto; atriz e pesquisadora |
SEIXAS,
Rebeka Caroça. O riso entre lágrima: um estudo da
obra dramatúrgica de Nikolai Gógol. Natal : UFRN.
Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte: Professora de Teatro. Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, Doutorado em Literatura Comparada, Alex
Beigui de Paiva Cavalcante. Atriz. |
SILVA,
Dora de Andrade. Corpo cotidiano, extra-cotidiano em Arte. Campinas:
Unicamp. Doutoranda em Artes da Cena; Unicamp; Bolsa CAPES; Or.
Antonieta Marília de Oswald de Andrade. Bailarina,
professora e pesquisadora. |
VILELA,
Glênio Araújo. As tensões entre imagem
e texto: a dramaturgia performática artaudiana. Belo
Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Estudos
Literários; Orientadora Prof. Dra. Sara Del Carmen Rojo de
La Rosa; Ator, poeta e dramaturgo. |
VILLELA,
Elisa Helena. Diferenciando tempos e espaços entre
dança e vídeo. Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia. Diretora de
Produção do Curso de Teatro da UFU; doutoranda no
programa DINTER UNIRIO- UFU; orientadora Profa. Dra. Lídia
Kosovski. |
XAVIER,
Jussara. Assemblage: corpo e cena em agenciamentos coletivos.
Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina;
professora colaboradora. Diretora, curadora e produtora. |