GT Dramaturgia, tradição e contemporaneidade – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE
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ALCÂNTARA, Paulo Henrique Correia. A casa partida ao meio:
diálogos da criação na dramaturgia de
Partiste. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Doutorando;
Professora orientadora Cleise Mendes. Dramaturgo e diretor.
RESUMO
O artigo levanta uma reflexão acerca dos componentes
envolvidos na criação da peça
Partiste, de Paulo Henrique Alcântara, cuja
história gira em torno de um pequeno núcleo
familiar do interior baiano, durante os anos 1970, marcado pela saudade
e o enfrentamento da morte. O texto, já encenado pelo
próprio Alcântara, é discutido neste
trabalho, o qual aborda seus personagens e principais
temáticas: família, perda, as partidas que
acentuam a fugacidade do convívio. Além de uma
análise da dramaturgia, é tratado como se
processou a feitura desta peça sobre o ir embora, revelando,
basicamente, quais os diálogos criadores promovidos na
concepção da mesma. A obra foi estruturada a
partir do entrecruzamento entre memória e
invenção, com a utilização
de vivências reais do autor mescladas à
ficção. Além de tratar desta
aliança entre imaginação e um
inventário de lembranças como recurso disparador
do surgimento de cenas, o artigo aborda a presença da
poética de Adélia Prado, cujos versos e contos
também contribuíram, por meio da
intertextualidade, para a tecitura dramatúrgica em
questão. Outros artistas e teóricos
são convocados para fundamentar o estudo de Partiste, tais
como Ítalo Calvino, Luigi Pareyson, Gaston Bachelard e Fayga
Ostrower.
Palavras-Chave: Dramaturgia. Criação.
Memória.
RESUMEN
El artículo levanta una reflexión acerca de los
elementos que intervienen en la creación de la pieza de
teatro Partiste, de Paulo Henrique Alcântara, cuya historia
gira en torno a una pequeña familia en el interior de
Bahía, durante la década de 1970, marcada por la
nostalgia y frente a la muerte. El texto, ya puesto em escena por
Alcântara, se trata en este trabajo, que se ocupa de sus
personajes y los temas principales: la familia, la pérdida,
las salidas que acentuán la fugacidad de
convivência. Además de un análisis de
la dramaturgia, se trata como se demandó la
realización de esta pieza, revelando básicamente
lo que los diálogos promoverán em la
creación de la misma. El trabajo, que se basa en la
intersección entre la memoria y la invención, con
el uso de experiencias reales del autor, se fusionó con la
ficción. Al dirigirse a esta alianza entre la
imaginación y un inventario de recuerdos como un recurso de
desencadenar la aparición de escenas, el artículo
describe la presencia de la poesía de Adelia Prado, cuyos
poemas y cuentos, también han contribuido, a
través de la intertextualidad, para el tejido del drama en
cuestión. Otros artistas y teóricos se les invita
a apoyar este estudio, como Italo Calvino, Luigi Pareyson, Gaston
Bachelard y Fayga Ostrower.
Palabras-Clave: Drama. Creación. La memória.
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BAUMGÄRTEL, Stephan. A oficina de dramaturgia no contexto
contemporâneo: reflexões sobre
estratégias de escrita teatral
não-dramáticas. Florianópolis:
PPGT/UDESC – CNPQ
RESUMO
A maioria dos manuais sobre dramaturgia teatral acessíveis
não só no mercado brasileiro, mas
também de língua inglesa e alemã,
estabelece uma relação estreita entre trama e
personagem; ainda concebe a ação teatral enquanto
linear e causal e foca numa linguagem mimética
predominantemente figurativa. Essas ênfases, entre outras,
revelam uma fidelidade ao drama rigoroso enquanto modelo de escrita
teatral. Embutidas nesse modelo estão
noções de história e subjetividade
promovidas pela cultura burguesa humanista e iluminista com sua
concepção específica de modernidade e
subjetividade. Em oposição a esse modelo do
drama, desde os anos 60 vêm se estabelecendo escritas
teatrais que constroem o texto enquanto mundo próprio
baseado em procedimentos de uma escrita performativa. Elas combinam
diferentes níveis de linguagem, metalinguagem,
justaposição de discursos históricos e
pessoais, a fim de criar uma densa textualidade multifocal e
polifônica que solapa as estruturas da
concepção burguesa de subjetividade e
história. Após apresentar algumas das
características linguísticas dessa escrita
não-dramática, o ensaio tece reflexões
acerca das estratégias de escrita que uma oficina de
criação de textos teatrais possa adotar para
provocar em seus participantes experiências ricas de uma
escrita não-dramática e performativa.
Palavras Chave: Dramaturgia. Estética performativa. Teatro
Pós-dramático. Criação de
Textos Teatrais.
ABSTRACT
The majority of handbooks on dramatic writing edited not only in Brazil
but also abroad establish a rigid relation between plot/story and
character. They conceive of the narrative as motivated by causal
relations and focus on a mimetic language in terms of psychological
realism. These aspects reveal as model of this kind of theatrical
writing the aesthetics of modern bourgeois drama. In opposition to this
model, from the 1960s on theatrical writings establish a model of
playwriting that do not follow any longer the paradigms described
above. Instead, they construct the playtext as a word of its own based
on primarily linguistic procedures that foreground the performative
dimension of their aesthetics. They combine, amongst others, different
levels of linguistic registers, meta-languages, the juxtaposition of
historical and personal discourses, in order to create a dense
multifocal and polifonic textuality that undermines bourgeois
conceptions of subjectivity and history. After presenting some of these
characteristics of this non-dramatic writing, the present communication
reflects on the strategies of theatrical writing that a workshop on
creative theatrical writing may best adopt do provoke in its members a
rich experience of ways of non-dramatic theatrical writing.
Keywords: Dramaturgy. Performative Aesthetics. Post-dramatic Theatre.
Creative Theatrical Writing.
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CAYRES, Victor. Véu Carmim: um produto das Artes
Cênicas inspirado no caráter procedimental dos
jogos em meio digital. Salvador: Universidade Federal da Bahia;
Estudante de Pós-Graduação; Capes;
bolsista de doutorado; Professora orientadora Catarina
Sant’Anna; Co-orientador Adolfo Duran. Ator, diretor e
dramaturgo.
RESUMO
A comunicação refere-se ao primeiro experimento
de uma pesquisa de doutoramento, que se constitui enquanto
pesquisa-ação, na medida em que o
artista-pesquisador identifica uma lacuna referente à
influência dos video games nas
construções dramatúrgicas destinadas
ao teatro e se propõe a escrever peças teatrais
que apresentem o caráter procedimental,
identificável nos jogos digitais. Como procedimental,
compreende-se a capacidade de se constituir regras ou procedimentos
para interação de modo que haja respostas
previstas para as ações possíveis de
serem desempenhadas pelo usuário do meio digital, tomando
como marco teórico o trabalho de Janet Murray. O
artista-pesquisador parte do desenvolvimento do
jogo-espetáculo Véu Carmim, em processo
colaborativo com a atriz e dançarina Sara Jobard,
utilizando-se de estratégias e técnicas de Video
Game Design. Em seguida, observa as
transformações destas estratégias e
técnicas de acordo com as necessidades da sua proposta
artística e da cena teatral, identificando similitudes e
diferenças entre o meio digital e o teatro. Este trabalho
apresenta uma série de estratégias e
técnicas de video game design aplicáveis ao
teatro, de modo que é possível concluir
positivamente acerca de uma construção
dramatúrgica procedimental também nas Artes
Cênicas.
Palavras-Chave: Dramaturgia. Teatro. Video Game Design.
Jogo-espetáculo. Autoria Procedimental.
ABSTRACT
The work takes part in a doctoral research that is defined as an action
research, in that the artist researcher identifies a lack referent to
the influence of video games over Theatre plays and he proposes himself
to write procedural plays, in the same way video games are procedural.
This work calls procedural the ability to establish rules (or
procedures) to interaction as predefined answers to users’
possible behaviors in digital worlds, it take as a theoretical the
study by Janet Murray. The artist researcher start by the development
of the game theatre play Véu Carmim using Video Game Design
strategies and techniques in a collaborative process with the actress
and dancer Sara Jobard. Following, that work observes the
transformations of the video game design techniques and strategies
accordingly with the artistic purposes and specificities of theatrical
scene, identifying similarities and differences between theater and
digital media. This work presents some video game design strategies and
techniques that can be applied to write theatre plays, so it is
possible to conclude positively about to write with a procedural
rhetoric in performing arts.
Keywords: Dramaturgy. Theatre. Video Game Design. Game Theatre play.
Procedural rethoric.
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CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva. A dramaturgia negra e
suas especificidades nas peças Cabaré da
Rrrraça do Bando de Teatro Olodum/Salvador e
Silêncio da Cia. dos Comuns/RJ. Belo Horizonte: Programa de
Pós-Graduação em Letras: Estudos
Literários – UFMG; Mestranda; Orª.
Profª.Drª. Tereza Virgínia Ribeiro
Barbosa. Professora Substituta EBA/UFMG; Dramaturgia; Encenadora e
Atriz.
RESUMO
O Bando de Teatro Olodum, de Salvador e a Cia. dos Comuns, do Rio de
Janeiro, têm em comum a busca por uma escrita
contemporânea, centrada em uma estética negra.
Mais do que um teatro feito por negros, os grupos buscam colocar em
foco as temáticas que dizem respeito às
questões dos afro-descendentes, as lutas, o preconceito, as
dificuldades, mas também a resistência, as
crenças e os rituais ora discriminados, ora absorvidos
ignorando suas raízes. Este trabalho objetiva analisar, a
partir das peças “Cabaré da
Rrrraça” e
“Silêncio”, os elementos convergentes
dessas dramaturgias que apontam características
específicas de uma escrita afro-descendente.
Palavras-chave: Dramaturgia negra. Bando de teatro Olodum. Cia. dos
Comuns.
RESUMEN
El Bando de Teatro Olodum, de Salvador y la Cia. dos Comuns, de Rio de
Janeiro, tienen en común la búsqueda de un
escrito contemporáneo, centrado en una estética
negra. Más de un teatro hecho por los negros, los grupos
tratan de definir las cuestiones que se refieren a las cuestiones de
los afrodescendientes, las luchas, los prejuicios, las dificultades,
pero también la fuerza, las creencias y rituales y
discriminados, sino que absorbe por hacer caso omiso de sus
raíces. Este trabajo pretende analizar, a partir de las
piezas “Cabaré de Rrrraça” y
“Silêncio”, los elementos convergentes de
las dramaturgias que indican características
específicas de un escrito de afrodescendiente.
Palabras clave: Dramaturgia negra. Bando de teatro Olodum. Cia. dos
Comuns.
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CARVALHO, Silvio. Memórias silenciadas: a
encenação biográfica pelas
canções populares. Salvador/BA: Universidade
Federal da Bahia – PPGAC; Doutorado; Professora Orientadora:
Profª. Drª. Cássia Lopes. Cantor,
Compositor, Contador de Histórias e Professor da
Universidade do Estado da Bahia.
RESUMO
O trabalho, intitulado Memórias silenciadas: a
encenação biográfica pelas
canções populares, é parte de um
projeto de pesquisa, aprovado no Doutorado em Artes Cênicas
(PPGAC/UFBA), que tem como objeto de estudo o lugar da
canção popular e das cenas desenhadas no
âmbito da narrativa biográfica. Pretende-se, com o
referido projeto, investigar a relação entre
memória e canção popular, numa
perspectiva histórico-biográfica. Em outras
palavras, trata-se de acionar marcas inscritas e reescritas na
história de tantas vozes silenciadas, através das
canções populares brasileiras, contribuindo,
assim, para a construção de
espetáculos teatrais. A pesquisa tem como objetivos:
investigar o valor da canção popular como
acionadora das memórias silenciadas; analisar as
dimensões da memória; analisar a singularidade da
música popular no cotidiano do brasileiro; identificar e
discutir a relação entre as cenas presentes nas
canções e nas histórias de vida; e
produzir espetáculos a partir dos conteúdos
biográficos acionados pelas canções
populares. Uma vez que os signos da memória imprimem-se
quase como uma exortação e que as imagens fugidas
do tempo exigem uma biografia, mesmo porque a memória
não é um fato estático, mas uma
reconstrução do presente, optou-se em trabalhar,
do ponto de vista metodológico, com a perspectiva
etnossociológica.
Palavras-chave: Memória. Canções.
Biografia.
ABSTRACT
This work, entitled Silenced Memories: a biographical staging through
pop songs, is part of a research project approved in the Doctorate in
Theater Arts (PPGAC/UFB A), which has as its object of study the place
of pop song and scenes drawn in the framework of the narrative
biography. It is intended, with that work, investigating the
relationship between memory and pop song, in a historical and
biographical perspective. In other words, it is intended to trigger
marks inscribed in the history of so many voices silenced, through the
Brazilian pop songs, thus contributing to the construction of
theatrical spectacles. The research aims to: analyze the value of pop
music as a trigger of memories silenced; examine the dimensions of
memory; analyze the uniqueness of pop music in the Brazilian daily
life; identify and discuss the relationship between scenes presents in
songs and the stories of life; produce spectacles from the biographical
contents driven by pop songs. Since the signs of memory are printed
almost as an exhortation and that the time-fleeing images demand a
biography, considering that memory is not a static fact, but a
reconstruction of present, it was chosen to work, from the
methodological point of view, with the ethno-sociological perspective.
Keywords: Memory. Songs. Biography.
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CASCAES, Laura. Bailados no Teatro de Revista: hibridismos e
interculturalidade. Florianópolis: UDESC; Doutoranda;
orientadora: Vera Collaço.
RESUMO
O artigo pretende refletir acerca da dança no Teatro de
Revista do Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930, em
relação ao processo de
construção do corpo na cena revisteira. O maxixe
e o samba serão a temática central, em se
tratando do movimento dançado pelo elenco e das rupturas
advindas com a modernidade, fazendo o cruzamento com as
apropriações culturais e as
modificações nos bailados e nas
músicas. Assim, este estudo pretende analisar as rupturas
representadas pela modernidade em relação
à dança. Para ampliar a reflexão
acerca da dança no Teatro de Revista carioca,
será traçado um paralelo com o
imaginário da modernidade, no intuito de investigar a
amplitude das influências da dança sobre o corpo
que dançou neste gênero de Teatro Musicado, bem
como as inter-relações junto à
invenção da identidade nacional. Investigam-se
também a dança e os diálogos culturais
consolidados a partir de um viés latino-americano, de
repertórios culturais que se entrecruzaram, investigando as
hibridizações advindas dos intercâmbios
realizados, especialmente em relação
às danças. Este artigo terá uma
abordagem pautada na história cultural, tendo como
procedimento metodológico estudos existentes sobre este
gênero teatral, textos revisteiros e análise de
fotografias das cenas dos espetáculos.
Palavras-chave: Dança. Modernidade. Imaginário.
ABSTRACT
This paper reflects on the dance in Rio de Janeiro’s
“Revue Theater” in the 1920s and 1930s regarding
the process of body construction in the revue scene. Maxixe and samba
will be the central theme in the dance performed by the cast and in
disruptions stemming from modernity, crossing the cultural
appropriations with the changes in dances and songs. So, this research
intends to analyze the ruptures represented by modernity in dance. In
order to broaden the discussion about dance in “Revue
Theater”, a parallel is drawn with the imaginary of
modernity, in order to investigate the extent of the influence of dance
on the body that danced this genre of musical theater, as well as its
interrelations with the creation of the national identity. An attempt
is made to investigate the dances and cultural dialogues consolidated
from a Latin American bias of cultural repertoires that are
intercrossed by investigating the resulting hybridizations of exchanges
that took place, especially with regard to dancing. To this end, this
paper is based on an approach to cultural history, with the
methodological procedures of existing studies on this theatrical genre,
revue scripts and analysis of photographs taken from scenes of the
shows.
Keywords: Dance. Modernity. Imaginary.
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FREITAS, Camila Maria Grazielle. Memória e Imagem: Aspectos
para a Construção de uma Narrativa. Natal:
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas – UFRN; Mestranda; CAPES; Orientador: Prof.
Dr. Alex Beigui.
RESUMO
O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa em
desenvolvimento, no mestrado, intitulada “Leitor-Criador: A
Experiência Situada na Construção
Dramatúrgico-Cênica”. Nesta perspectiva,
as questões a serem levantadas surgem da
relação entre memória e imagem para a
construção de uma narrativa, partindo de autores
como Jean-Paul Sartre (2008) e Paul Ricoeur (2007). Para Ricoeur, as
imagens são provenientes da memória e se
configuram enquanto presença de um acontecimento passado,
que se realiza pela necessidade do sujeito em dar sentido a estes
episódios; ou seja, as imagens compreendidas na
memória surgem por meio das lembranças que se
materializam através do processo de
construção do drama. As
percepções das imagens aparecem não
só relacionadas à memória enquanto
elemento cognitivo, mas estão estabelecidas pela
relação que o corpo mantém com o meio.
Nesse sentido, a discussão que envolve memória e
imagem aponta para a elaboração de um drama
mnemônico, uma vez que tanto uma quanto outra surgem de
maneira a construir o espaço da escrita, seja ele de ordem
histórica, autobiográfica ou ficcional.
Palavras-chave: Drama. Memória. Imagem.
Percepção.
ABSTRACT
This work presents a brief overview of a master-level research in
progress entitled “Leitor-Criador: A Experiência
Situada na Construção
Dramatúrgico-Cênica”. In this
perspective, the questions to be raised appear from the relationship
between memory and image towards the construction of narrative, based
on authors such as Jean-Paul Sartre (2008) and Paul Ricoeur (2007). For
Ricoeur, images come from memory and are shaped as the presence of a
former event that is accomplished in the need that the subject has to
give meaning to these events. In other words, the images comprehended
in memory show by means of records that are materialized by the process
of drama construction. The perception of images appear not only related
to memory as a cognitive element, but they also are established by the
connection between body and environment. Therefore, the discussion
involving the relation between memory and image points to the
elaboration of a mnemonic drama, once both memory and image appear as
to build the writing space, be it of historical, biographical or
fictional order.
Keywords: Drama. Memory. Image. Perception.
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GABRIELLI, Michelle A. Por amor ou por vingança,
tragédias acontecem. Viçosa-MG: Universidade
Federal de Viçosa; Programa de
Pós-Graduação em Letras –
UFV. Mestranda – Estudos Literários –
Or. Profa. Dra. Sirlei Santos Dudalski. Professora substituta do Curso
de Dança – UFV, bailarina e arte-educadora.
RESUMO
O presente artigo visa traçar um breve panorama acerca da
tragédia. Neste ínterim, tem como objetivo
analisar as características do trágico presentes
no último ato (5º ato) das obras Romeu e Julieta e
Hamlet, de William Shakespeare. As duas peças pertencem ao
gênero tragédia, no entanto, a primeira
é definida como sendo uma tragédia
lírica e a segunda enquadra-se nos moldes da
tragédia de vingança. Mediante a
consideração anterior, realiza-se um estudo
comparativo entre as obras em questão tendo como foco os
aspectos referentes à morte.
Palavras-chave: Romeu e Julieta. Hamlet. Tragédia.
ABSTRACT
The present paper aims at making a brief overview of the concept of
tragedy while analyzing the characteristics of the tragic present in
the last act of Romeo and Juliet and Hamlet by William Shakespeare.
Both plays are considered tragedies, however the former is defined as a
lyric tragedy and the latter as a vengeance one. Finally, we also
intend to propose a comparative study which will focus on aspects
concerning death in both plays.
Key words: Romeo and Juliet. Hamlet. Tragedy.
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LOPES, Cássia. Fauzi Arap: biografia e dramaturgia.
Salvador: Universidade Federal da Bahia. Professor Associado I.
Cronista e ensaísta.
RESUMO
Este trabalho pretende analisar a peça Amor do
Não, de Fauzi Arap, observando as particularidades de sua
construção dramatúrgica, bem como
cotejando-a com o livro do mesmo autor: Mare Nostrum: sonhos, viagens e
outros caminhos, a fim de estabelecer relações
entre a escrita biográfica e a obra dramática em
questão.
Palavras-chave: Fauzi Arap. Biografia. Dramaturgia.
ABSTRACT
This paper examines the play by Fauzi Arap, Amor do Não,
noting the resources of its dramatic construction and comparing it to
the book by the same author: Mare Nostrum: sonhos, viagens e outros
caminhos. The article intends to analyze the play in order to establish
relationships between writing biographical and dramatic work of the
Brazilian playwright.
Key words: Fauzi Arap. Biography. Dramaturgy.
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MENDES, Cleise Furtado. O princípio dialógico no
drama. Salvador: Universidade Federal da Bahia; professor associado II;
CNPQ: bolsa de produtividade; ensaísta e dramaturga.
RESUMO
O artigo discute a noção de dialogismo no
âmbito do drama. Como interação
discursiva e confronto de vozes sociais e históricas, o
diálogo dramático tem sido objeto de
atenção em vários campos de pesquisa,
em especial nos da lingüística
pragmática e das teorias da
enunciação. Mas o conceito de dialogismo,
desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance,
ainda é pouco presente nas análises da escrita
dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia brasileira
contemporânea, propõe-se aqui uma visão
da forma dramática como espaço privilegiado para
a representação das trocas enunciativas, da
interação dialógica pela qual os
sujeitos ganham existência graças ao discurso do
outro.
Palavras –chave: Diálogo dramático.
Dialogismo. Enunciação.
ABSTRACT
This article discusses the dialogical principle applied to drama. As
discursive interaction and confrontation of social and historical
voices, dramatic dialogue has received attention in several research
fields, especially in those of pragmatic linguistics and enunciation
theories. However, the concept of dialogism, developed by Mikhail
Bakhtin within the context of his theory of novel, is still hardly
present in the studies of dramaturgy. From examples of contemporary
Brazilian drama, this analysis looks at dramatic form as a special
representation of the verbal exchanges, of the dialogical interaction
by which the speaking subjects are founded in the other’s
speech.
Key words: Dramatic dialogue. Dialogism. Enunciation.
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MENDONÇA, Renato Duarte. Uma análise contextual
do texto dramático Não te assusta, Zacarias!.
Porto Alegre: Capes; bolsista; UFRGS; mestrando; Clóvis Dias
Massa.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a figura do Gaúcho
no texto dramático Não te assusta, Zacarias!
(Barbosa Lessa, 1956) através de um enfoque
histórico-semiológico. Essa perspectiva reconhece
no texto dramático “uma multiplicidade de
significados potenciais” (De Marinis, 1997) que
não podem ser revelados apenas pela análise
semiológica restrita aos textos ou pela sua
valorização tão-somente como
texto-documento, mas, sim, pelo diálogo que se pode
estabelecer desses documentos diretos com outros documentos. Isso
significa confrontar o texto Não te assusta, Zacarias!com
seus contextos, neste caso, críticas, entrevistas e
crônicas veiculadas pela mídia,
transposições para rádio, cinema e
disco e referências em outros documentos culturais. A
análise aqui apresentada é parte do corpus de
pesquisa mais ampla que visa a analisar a
evolução da figura do Gaúcho na
dramaturgia Rio Grande do Sul desde o século XIX. Discute-se
nesta etapa a validade da abordagem contextual como ferramenta para a
melhor compreensão de textos dramáticos. No caso
do Brasil, reconhecidamente carente de registros mais detalhados e
refletidos acerca de sua produção teatral, uma
visão multidisciplinar e globalizante do texto
dramático pode contribuir para a apreensão de
sentidos e relações entre o teatro e a sociedade.
Palavras-chave: Teatro. História. Historiografia.
Dramaturgia. Análise contextual.
ABSTRACT
This paper aims at analyzing the figure of the Gaucho in the dramatic
text Não te assusta, Zacarias! (Barbosa Lessa, 1956) in a
historical-semiologic perspective. This approach views the dramatic
text as “a multiplicity of potential meanings” (De
Marinis, 1997), which cannot be grasped via a semiologic analysis
restricted to the texts or their documental value, but which, instead,
is based on the dialogue between the direct documents with other
documents. This means that the dramatic text Não te assusta,
Zacarias! will be studied in relation to its contexts, namely, critical
reviews, interviews and articles published in the media, transpositions
to the radio, the cinema and to music, and other cultural documents of
that time. This study is part of a wider and continuing research
project whose objective is to analyze the evolution of the Gaucho
figure in the drama produced in Rio Grande do Sul, Brazil, since the
19th century. The focus here is to discuss the validity of the
contextual approach as a tool to understand dramatic texts. In the case
of Brazil, where there are rare detailed and thorough registers of
Brazilian theater productions, a multidisciplinary and globalizing
perspective of the dramatic text contributes to the understanding of
the meanings and the relationships constructed between theater and
society.
Key words: Theater. History. Historiography. Drama. Contextual analysis.
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RIBEIRO, Martha. Massimo Castri encenador de Pirandello: Questa sera si
recita a soggetto uma cena entre Brecht e Artaud. Niterói:
Universidade Federal Fluminense; Professor Adjunto. Diretora Teatral e
Roteirista.
RESUMO
Nossa proposta é analisar a escritura cênica do
encenador Italiano Massimo Castri para a obra teatral Questa sera si
recita a sogetto, de Luigi Pirandello, realizada e documentada em
vídeo, no ano de 2003, à luz de uma
aproximação, à primeira vista,
“paradoxal”, entre dois importantes pensadores do
teatro: Artaud e Brecht. Castri, em seu livro, “Pirandello
Ottanta” (1981), propõe um Pirandello muito mais
ousado que as famosas montagens “racionais”,
“cerebrais”, que se multiplicaram nos anos 60. Um
Pirandello, como se diz na Itália, nero, isto é,
maldito, no sentido de uma exploração dos temas
tabus de sua escritura: como o incesto, o sexo, o inconsciente, a
morte. No entanto Castri, também em consonância
com o pensamento pirandelliano, não deixará de
promover o avanço do épico sobre o
dramático, ousando desencavar no texto Questa sera si recita
a soggetto uma escritura política. Mas essa proposta
política se estabelece a partir de uma nova
determinação do conceito de teatro
político, que a aproxima do que hoje se entende por
político no teatro pós-dramático. O
encenador, e seu olhar sobre Pirandello, nos mostram, de forma
irrefutável, as inúmeras
contribuições que determinadas
encenações oferecem às
análises textuais da obra pirandelliana.
Palavras-chave: Massimo Castri. Luigi Pirandello. Teatro
pós-dramático.
ABSTRACT
Our goal is to analyze the Italian director Massimo Castri´s
scenic writing on the theatrical piece Questa sera si recita a sogetto
by Luigi Pirandello, performed and documented on video in 2003,
according to an approach, at first sight
“paradoxical”, between two important thinkers:
Brecht and Artaud. Castri, in his book Pirandello Ottanta (1981),
proposes a much more daring Pirandello than the one that appeared in
his famous “rational,” “brain”
montages in the 1960s. A Pirandello, as they say in Italy, nero, that
is, damned, to an exploration of taboo subjects in his writing, such as
incest, sex, the unconscious, death. However, Castri, also in line with
the Pirandellian thinking promoting the advancement of the epic over
the dramatic, daring to dig into the text Questa sera a deed recites
the Soggetto a political writing. But this political proposition is
established from a redetermination of the concept of political theater
that brings it near to what today is called political in post-dramatic
theater. The director, and his view on Pirandello, show us, in an
irrefutable way, the many contributions that certain scenarios provide
to textual analysis of Pirandellian work.
Keywords: Massimo Castri. Luigi Pirandello. Post-dramatic theater.
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SANTANA, Mônica. A encenação do corpo e
do prazer em Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice
Lispector. Salvador. Programa de Pós
Graduação em Artes Cênicas;
Universidade Federal da Bahia; Sócia-estudante. Mestranda
PPGAC-UFBA. Jornalista, atriz e educomunicadora.
RESUMO
A encenação do prazer por meio de uma escrita que
em si mesma é uma encenação. Esta
é a hipótese levantada por este projeto de
pesquisa, em torno da obra Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de
Clarice Lispector, escrita em 1969. Este projeto pesquisa a
encenação do prazer, do corpo e do sujeito dentro
da obra, observando como sua escrita se dramatiza, como é
dramatizado o processo da aprendizagem do subjetivo e o
espetáculo do corpo escrito. O objetivo é
perceber os recursos utilizados pela autora para promover a
encenação do prazer e do corpo por meio da
escrita, explorando traços do dramático, de forma
híbrida com a lírica e a épica. O
projeto investigará os princípios de corpo,
sensorialidade, erotismo, sujeito e texturas do dramático na
obra em questão, articulando e estudando a autora
também em outras obras, mais especificamente os contos. Esta
pesquisa também dialogará com a
noção dos gêneros literários
e presença das características do
dramático dentro da obra da autora. Esta pesquisa
perpassará autores como Michel Focault, a partir da
noção dos usos do prazer, Gilles Deleuze e suas
contribuições para noção de
corpo, além de Jean-Pierre Ryengaert, nas
percepções sobre conceito de
encenação e gênero dramático.
Palavras-chave: Encenação. Prazer. Corpo.
Gêneros literários. Clarice Lispector.
RÉSUMÉ
La mise en scène du plaisir de
l’écriture par le biais qui est en soi une
performance. C’est l’hypothèse
soulevée par ce projet de recherche autour du travail
d’Un apprenti ou Le Livre des Plaisirs, par Clarice
Lispector, écrite en 1969. Ce projet recherche la mise en
scène du plaisir, le corps et le subject dans
l’œuvre, notant la manière dont son
écriture est dramatisé, dramatisée que
le processus d’apprentissage du subjectif et le spectacle de
l’écriture du corps. L’objectif est de
réaliser les ressources utilisées par
l’auteur pour promouvoir l’adoption de plaisir et
le corps à travers l’écriture,
l’exploration des fonctions dramatiques, une forme hybride
avec le lyrisme et l’épopée. Le projet
permettra d’étudier les principes du corps, la
sensualité, l’érotisme, et les textures
de l’objet dans l’œuvre dramatique,
l’articulation et elle a également
étudié dans d’autres ouvrages tels que
les contes. Cette recherche a également parler avec la
notion de genres littéraires et les
caractéristiques de la présence dramatique de
l’œuvre de l’auteur. Ce fil de recherche
grâce à des auteurs comme Michel Foucault, de la
notion de l’utilisation de plaisir, Gilles Deleuze et de sa
contribution à la notion du corps, et Jean-Pierre Ryengaert,
les perceptions sur le concept de mise en scène et le genre
dramatique.
Mots clés: Mise-em-scène. Plaisir. Corps. Genres
littéraires. Clarice Lispector.
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SILVA, Uendel de Oliveira.
“Espaço-cadáver”,
decadência e isolamento: análise dos modos de
constituição do espaço na
peça Fim de Partida, de Samuel Beckett. Salvador:
Universidade Federal da Bahia; professor substituto; dramaturgo.
RESUMO
Trata-se de trabalho de natureza
crítico/analítica que tem como objeto de estudo a
peça Fim de Partida (1954-1956) de Samuel Beckett
(1906-1989); toma-se como eixo de análise a
temática do fracasso e os modos através dos quais
tal temática é abordada pelo autor na referida
obra, especificamente os modos de constituição do
espaço, a partir da metáfora
“espaço-cadáver”,
representativa de uma crítica beckettiana a modelos
dramatúrgicos. Toma-se ainda a metáfora citada
como base para a estruturação de um
questionamento beckettiano em torno da dramaturgia em si e da
própria possibilidade de
representação, concluindo-se que há a
predominância da imagem da morte e
decomposição nos meios através dos
quais o espaço é construído na
referida peça.
Palavras-chave: Samuel Beckett. Fim de Partida. Fracasso.
Espaço-cadáver.
RESUMÉ
Il s’agit d’une analyse critique/descriptive dont
object de recherche est la pièce
théâtrale Fin de Partie (1954-1956) de Samuel
Beckett (1906-1989); on utilise comme l’essieu
d’analyse la tematique de l’echec et les
façons d’abordage de cette thématique
par l’auteur dans l’ouvre citée,
specialement les moyens de constitution de l’espace,
à partir de la métaphore
“espace-mort”, qui represent une critique
beckettienne aux modèles dramaturgiques. On utilise encore
la métaphore citée comme fondation pour la
structuration d’un questionnement beckettien autour de la
dramaturgie même et de la possibilité
même de representation, en concluent qu’il y a la
prédominance de l’image de la mort et
décomposition dans les moyens de construction de
l’espace dans la pièce
théâtrale citée.
Mots-clés: Samuel Beckett. Fin de Partie. L’echec.
Espace-mort.
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SILVEIRA, Patrícia dos Santos. JOGOS DE LINGUAGEM E
ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO TEATRAL.
Florianópolis: UDESC; CAPES; Mestrado; Orientador Prof. Dr.
Stephan Arnülf Baumgärtel. Atriz.
RESUMO
O trabalho analisa a dramaturgia construída a partir do
trabalho do ator, através de sua
criação cênica oral. Aborda as
relações entre corpo e linguagem verbal quando o
texto teatral não parte de um texto escrito anterior ao
processo de ensaios, buscando entender as características da
criação oral do ator e como elas podem ser
preservadas, enfatizadas ou problematizadas para o desenvolvimento de
diferentes textualidades, mais próximas da forma
dramática ou performativa. A criação
oral do ator, quando não há um texto escrito como
origem de sua fala, tende a colocar corpo e
criação verbal em uma
relação de proximidade de sentidos. A
expressão corpórea e a fala completam-se e
apoiam-se para que o sentido geral pretendido pelo ator seja
alcançado, criando uma relação de
dependência com os outros elementos sígnicos que
fazem parte do processo de construção
cênica. A observação desse aspecto e o
estabelecimento de conflitos para essa relação
entre corpo e linguagem permite o desenvolvimento de
questões teóricas sobre o papel da oralidade no
fazer teatral e a criação de
exercícios cênicos que relacionem escrita e
improvisação oral. São colocadas
questões teóricas sobre oralidade e discutidas
algumas características e
contribuições que determinados jogos de linguagem
e exercícios práticos de
criação oral colocam à
construção de dramaturgia.
Palavras-Chave: Dramaturgia. Oralidade. Ator.
Improvisação.
ABSTRACT
This paper aims to analyze the dramaturgy built from the
actor’s work, through his/her verbal stage creation. It
approaches the relations between body and verbal language when
theatrical text does not come from a text written before rehearsal
process; it aims to understand the characteristics of the
actor’s verbal creation, and how it can be preserved,
emphasized or problematized in order to develop different textualities,
which are closer to dramatic of performative forms. The
actor’s verbal creation, when a written text is not the
origin of his/her text, tends to place body and verbal creation in a
relation of sense proximity. Bodily expression and speech complement
and support each other, so that the general meaning intended by the
actor is achieved. Thus, his/her speech depends on other signical
elements that are part of stage creation process. Such aspect, plus the
establishment of conflict for this body/language relation allows for
the development of theoretical questions about the role of orality in
theatrical making, and the creation of stage exercises that relate
writing to verbal improvisation. Theoretical questions can be made
about orality, in order to discuss about some features and
contributions that certain verbal games and creative exercises provide
for the construction of dramaturgy.
Keywords: Dramaturgy. Orality. Actor. Improvisation.
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SOUZA, Adelice. Uma construção
dramatúrgica a partir dos elementos do Yoga. Salvador:
Universidade Federal da Bahia; Capes; bolsista de Doutorado;
Orientadora: Prof. Dra. Cleise Furtado Mendes. Dramaturga, diretora
teatral, escritora e instrutora de Yoga.
RESUMO
O trabalho expõe a possibilidade de uma
construção dramatúrgica utilizando,
como suporte criativo, os elementos míticos,
psico-físicos e ritualísticos do Yoga. O Yoga
é um dārsana, ou seja, um ponto de vista, um modo de ver,
uma das dimensões do pensamento do Hinduísmo que
se assemelha às ‘filosofias da natureza’
no Ocidente. Por sua característica eminentemente
poética, com profunda inspiração numa
poesia mítica, os elementos do Yoga imprimem
traços líricos ao drama.
Palavras-chave: Dramaturgia. Yoga. Drama Lírico. Filosofia
da natureza.
ABSTRACT
The article exposes the possibility of using dramaturgical
construction, to support creative, the mythical elements,
psycho-physical and ritualistic’s Yoga. Yoga is a dārsana,
one point of view, a view, a dimension of thought of Hinduism which
resembles the ‘philosophies of nature’ in the West.
For his feature highly poetic, with a deep breath mythic poetry, the
elements of Yoga print features lyrical drama.
Keywords: Drama. Yoga. Lyrical Drama. Philosophy of nature.
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SOUZA BORTOLINI, Neide das Graças de. Visibilidade. Ouro
Preto: Escola de Belas Artes -Universidade Federal de Minas Gerais;
Doutorado; Artes Cênicas – Orientador: Antonio
Hildebrando. Bolsista PMCD – Programa Mineiro de
Capacitação Docente – CAPES. Professora
no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de
Ouro Preto.
RESUMO
A visibilidade da narrativa se conecta à teatralidade em Os
nossos antepassados, o que parece concorrer para a
transcriação cênica da obra
literária de Italo Calvino. Ao tratar da visibilidade, a
quarta proposta para este milênio, o autor se refere
à “civilização da
imagem” questionando os potenciais imagéticos da
atualidade. A profusão de imagens infinitamente multiplicada
com o avanço das tecnologias digitais e com o
fenômeno web incide nos processos cognitivos e sociais,
potencializado os processos de recepção, ou de
criação e de autoria de imagens. A visibilidade
se relaciona ao “pensar por imagens”, profundamente
vinculado aos procedimentos da criação teatral.
Sendo assim, o escritor descreve como as imagens dirigiram o processo
de criação das três obras que
compõem Os nossos antepassados. Em outro panorama de
discussões que tratam da
representação, há Foucault, Blanchot,
Lehmann, que explicitam o pensamento em torno e da imagem, tangenciando
de diferentes modos, os processos de linguagem e da
criação artística. Completa o estudo a
referência aos dois registros em torno do Real, que
constituem o sujeito no campo da linguagem, a partir de Lacan:
Imaginário e Simbólico. Também os
processos artísticos, tais como literatura e teatro, na
dimensão do desejo são por aí
concebidos.
Palavras-chaves: Imagem. Escrita. Teatralidade.
RÉSUMÉ
La visibilité de la narration se connecte à la
théâtralité de Nos ancêtres,
ce qui semble contribuer à l’œuvre
scénique littéraire trans d’Italo
Calvino. Lorsqu’il s’agit de la
visibilité, la quatrième proposition pour ce
millénaire, l’auteur se
réfère à “culture de
l’image”. La profusion d’images sans
cesse multipliées à
l’avancée des technologies numériques
et le phénomène Internet, se concentre sur les
processus cognitifs et sociaux, améliorer les processus de
réception, ou de créer et de création
images. La visibilité est liée à la
«pensée en images»,
profondément liée aux procédures de la
création théâtrale. Ainsi,
l’auteur décrit la façon dont les
images ont dirigé le processus de création des
trois oeuvres qui composent Nos ancêtres. Dans un autre
aperçu des discussions portant sur la
représentation, il est Foucault, Blanchot, Lehmann, qui
expliquent la pensée et de l’image autour, toucher
de différentes façons, le processus du langage et
de la création artistique. Compléter
l’étude en référence aux
deux disques à travers le Real, qui constituent
l’objet dans le domaine de la langue, de
l’Imaginaire et Symbolique lacanien. Aussi le processus
artistique, comme la littérature et le
théâtre, dans la dimension du désir
sont conçus.
Mots-clés: Image. L’écriture. La
théâtralité.
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SYDENSTRICKER, Iara. O autor na dramaturgia audiovisual
transmidiática digital: uma proposta e (muitas)
questões de ordem analógica. Salvador: FAPESB;
bolsista Pós-Doutorado 1. Roteirista.
RESUMO
O trabalho versa sobre a relação entre o
criador-autor, com foco no roteirista de programas audiovisuais, seus
direitos autorais (morais e patrimoniais) e formas de
sobrevivência frente a tecnologia digital dos meios de
comunicação, considerando-se a cada vez maior
tendência à flexibilização
da produção audiovisual, na mesma medida do
incremento dos tipos e número de plataformas de
exibição, do crescimento da demanda por
conteúdos e de significativa tensão entre os
chamados agentes produtores de conteúdo e os consumidores.
Tendo em vista que a noção de
convergência midiática está atrelada
às transformações no relacionamento
dos consumidores (o público) com os meios de
comunicação, o trabalho reflete sobre a
propriedade intelectual na atualidade, caracterizada por uma
predisposição à
desvalorização do autor-criador em detrimento de
uma suposta democratização no acesso à
cultura. A partir dessa análise, o texto discute a
importância do reconhecimento do processo de
criação, visto como trabalho que precede a
produção de obras a serem consumidas. Para tanto,
serão abordadas análises sobre narrativas
transmidiáticas e seu consumo em ambiente virtual/digital,
assim como parte das discussões em torno da reforma da Lei
de Direitos Autorais no Brasil.
Palavras-chave: Criação. Autoria. Reconhecimento.
ABSTRACT
This paper is about the relationship between the author-creator,
focusing on the script writer of audiovisual programs, his
author´s rights (moral and economic) and ways to survive in
the face of digital technology in communications media, considering the
ever increasing tendency to make audiovisual production more flexible,
in the same measure as the increase in number and types of display
platforms, the growing demand for content and significant tension
between the content producers (autohors) and consumers. Keeping in mind
that the idea of multimedia convergence is tied to the transformation
in the relationship of consumers (the public) with the communications
media, the paper reflects on intellectual property today, characterized
by a predisposition to devalue the work of the author-creator in favor
of a supposedly democratizing access to culture. From this analysis,
the text discusses the importance of recognizing the creative process,
seen as an effort which precedes the production of works to be
consumed, in other words, what has not yet materialized but which
underlies and makes possible the existence of the work and its author.
As such, analyses of multimedia narratives and their reception in a
virtual digital environment will be addressed, as will part of the
discussion on reform of the Brazilian Copyright Law.
Key words: Creation. Authorship. Recognition.
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VASCONCELOS, Eliane. Costurando a Cena: o arte-educador como mediador
da escrita cênica coletiva no teatro comunitário.
Salvador: Programa de Pós Graduação em
Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; mestranda;
orientadora: Antonia Pereira. Produtora cultural e dramaturga.
RESUMO
Este artigo é o resultado da
observação da atividade dramatúrgica
de dois grupos artísticos comunitários da
Região Metropolitana de Salvador e faz uma
reflexão sobre o papel do mediador como veículo
da construção poética no teatro
comunitário. A análise comparativa mostra que
assim como a arte-educação auxilia a
produção de novas formas de dizer as
questões sociais e humanas das comunidades, pode
também levar à reprodução
de padrões estéticos e imagens irrefletidas no
processo criativo. Esta análise apresenta o arte-educador
como um elemento importante na construção de uma
dramaturgia que abriga múltiplos olhares sobre o
indivíduo, o grupo e a vida.
Palavras-chave: Dramaturgia. Arte-Educação.
Teatro Comunitário. Sociedade.
ABSTRACT
This article results of observations of drama activity by two community
artist groups from the metropolitan region of Salvador (Bahia). It does
some reflection on the role of the mediator as a vehicle of the poetic
construction in Community Theatre. The comparative analysis reveals
that art-education helps the production of new ways to talk about
social and human issues and it can also lead to reproduce of aesthetic
patterns and images thoughtless in the creative process as well. This
analysis shows the art educator as an important element in the
development of a dramaturgy that brings multiple perspectives on the
individual, group and life.
Key words: Playwriting. Art Education. Community Theatre.Society.