GT Etnocenologia – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE

 

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ALCÂNTARA, Celina Nunes de. A experiência da transformação de si para circunscrever um problema na formação teatral. Porto Alegre: UFRGS; professora assistente; doutoranda; Rosa Maria Bueno Fischer. Atriz.
 

RESUMO
Este trabalho pretende refletir sobre a formação teatral como possibilidade de criação de si. Ao buscar dar forma à questão desta reflexão – que gira em torno da criação de si na formação do professor-ator -, aponta-se ideias em torno da relação entre formação e criação, tomando como referência a criação artística (de forma específica, o campo das Artes Cênicas), sem, contudo, restringi-la à área de referência. Pretende-se que o fundamento dessa discussão seja o de pensar sobre a formação como invenção de si mesmo, sobre a possibilidade de fazer da própria existência uma experiência de constante criação de forma a extrapolar o âmbito da criação artística. Para constituir tal reflexão fez-se necessário problematizar alguns conceitos, tais como: ética, experiência e criação, fundamentados a partir, sobretudo, do pensamento de Michel Foucault. Palavras-chave: Teatro. Etnocenologia. Criação. Ética. Formação Teatral.
 

ABSTRACT
This text aims at the reflection on theatre education as an opportunity for self-creation. In the attempt to formulate the question for this reflection – which revolves around self-creation in the teacher-actor education –, we indicate ideas that surround the relation between formation and creation, taking artistic creation as a reference (specifically the area of the Performing Arts), without, however, limiting it to the area of reference. We would like that the basis for this discussion be the ideas about education as the invention of oneself, about the possibility of turning one’s existence into an experience of constant form-making that extrapolates the range of artistic creation. In order to realize such discussion it was necessary to problematize a few concepts, such as: ethics, experience and creation, based, primarily, on the ideas of Michel Foucault. Keywords: Theatre. Ethnoscenology. Creation. Ethics. Theatre Education.
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ALEXANDRE, Marcos Antônio. Enunciações identitárias e mnemônicas corporais em Coreografia de Cordel, espetáculo da Cia de Dança do Palácio das Artes. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG; Professor Adjunto. Doutor em Literatura Comparada; Pós-doutorado com pesquisa em teatro e cultura afrodescendente no ISA – Havana, Cuba e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGAC da UFBA; Professor Orientador. Ator.
 

RESUMO
A Cia de Dança Palácio das Artes remontou em 2011, sob direção do bailarino e coreógrafo Tuca Pinheiro, Coreografia de Cordel, espetáculo performático que é considerado um marco da consolidação e criação artística da Companhia nos últimos 15 anos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da Cia. dentro do contexto da dança mineira e, mais especificamente, tecer algumas considerações sobre este espetáculo, que é construído a partir de uma intensa pesquisa que demonstra a potencialidade individual de cada um de seus intérpretes [sujeitos atuantes]; trazendo para cena relatos corpóreo-mnemônicos [corpo sujeito/social] que nos permitem discutir, entre outros temas, aspectos relacionados com a memória e as identidades em nossa contemporaneidade. Palavras-chave: Etnocenologia. Identidades. Cia. de Dança Palácio das Artes. Corpo social. Memória.
 

RESUMEN
La Compañía de Danza Palacio de las Artes repuso en escena en 2011, bajo la dirección del bailarín y coreógrafo Tuca Pinheiro, Coreografía de Cordel, espectáculo performático que es considerado un icono para la consolidación y creación artística de la Compañía en los últimos 15 años. El objetivo de este trabajo es reflexionar acerca de la importancia de la Compañía en el contexto de la danza mineira y, más específicamente, tejer algunas consideraciones acerca de este espectáculo, que es construido a través de una intensa investigación que demuestra la potencialidad individual de cada uno de sus intérpretes [sujetos actuantes]; trayendo para la escena relatos corpóreo-mnemónicos [cuerpo sujeto/social] que nos permiten discutir, entre otros, aspectos relacionados con la memoria y las identidades en nuestra contemporaneidad. Palabras clave: Etnoescenología. Identidades. Compañía de Danza Palacio de las Artes. Cuerpo social. Memoria.
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BIÃO, Armindo. Da casa e da rua ao teatro: cordéis se encontram na encruzilhada. Salvador: Universidade Federal da Bahia; professor titular associado. Brasília: CNPq, bolsista de produtividade 1A. Ator, encenador e dramaturgo.
 

RESUMO
No horizonte teórico-metodológico da etnocenologia, trata-se do tema proposto para a VI Reunião Científica da ABRACE, “Tempos de Encontro: criação, acontecimento e pesquisa”, com a descrição compreensiva de como o teatro de cordel foi eleito objeto privilegiado de um trajeto pessoal de pesquisas, de um sujeito de desejos (ou apetências) e experiências (ou competências construídas e adquiridas mais ou menos conscientemente). São nomeados seis acontecimentos marcantes, tempos históricos de encontros com os folhetos de feira (ou de cordel), no âmbito privado familiar e público, de meios de transporte urbano, com a criação artística no teatro, tanto de caráter amador quanto profissional, e com o ensino e a extensão universitários, antecedentes à formalização de projetos de pesquisa sobre esse objeto, produzindo, assim, narrativa e reflexão. Palavras-chave: Etnocenologia. Teatro de cordel. Folhetos de feira.
 

ABSTRACT
On the theoretical and methodological horizon of ethnoscenology, the theme for the 6th Scientific Meeting of ABRACE “Time of Meeting: creation, event and research” is treated with a comprehensive description of how the teatrode cordel was elected main subject of research, belonging to an individual of desires and experiences (or acquired – more or less consciously – skills). Six key moments are appointed as historical times of meetings with chapbooks in a private as well as in public space, with artistic creation in the theater, in both amateur and professional worlds, and with university teaching and extension, prior to the formalization of first research projects on this object, thereby producing narrative and reflection. Keywords: Ethnoscenology. Teatro de Cordel. Chapbooks.
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COSTA, Eliene. Estudo das peças teatrais do palhaço Piolin, entre 1927 e 1967. Salvador: UFBA; professora associada. Diretora teatral.
 

RESUMO
Parte de um projeto de pós-doutorado, trata-se do estudo de um conjunto de peças teatrais do palhaço Piolin, datadas de 1927 e 1967, que se encontram no Arquivo Miroel Silveira, da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP), destacando-se dois textos para análise comparativa: um de sua autoria, “As Duas Angélicas”, e outro anônimo, da atualidade, “O Recruta Zero”; ambos com o mesmo argumento. Palavras-chave: Circo-teatro. Palhaço. Dramaturgia. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
Part of a post-doctoral project, it is the study of a set of plays belonging to the clown Piolin, dated from between 1927 and 1967, found in Miroel Silveira Archive, at the Library of the School of Communication and Arts of São Paulo (ECA / USP), especially two of them chosen for comparative analysis: one of his own authorship, “The Two Angels,” and another more recent by an anonymous author, “The Recruit Zero”, both with the same argument.
Keywords: Circus theater. Clown. Drama. Ethnoscelogy.
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COUTINHO, Denise. Demarcação de campos disciplinares e interdisciplinares em teses e dissertações: relato de uma experiência didática. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Professora Orientadora PPGAC.

RESUMO
A prática docente da orientadora em dois programas de pós-graduação e também em sala de aula permitiu desenvolver estratégia de aproximação e delimitação do campo a ser pesquisado pelo estudante, por meio de busca orientada em redes virtuais. Busca-se relatar tal experiência, compreendendo que ferramentas são mais que mero artefato de busca e catalogação de dados. Trata-se de procedimento de fácil operacionalização que consiste em construção de descritores e sua localização em bases de fácil acesso. O recorte do objeto ocorre após detalhada circunscrição do campo, entendido na acepção de Bourdieu como sistema de relações objetivas que inclui disputas pelo monopólio de temas, objetos e estratégias, bem como ganhos e sanções que autorizam um agente a intervir socialmente como representante legítimo daquele campo.

Palavras-chave: Metodologia. Campo. Bourdieu. Experiência Didática.

ABSTRACT
The teaching practice as advisor in two graduate programs and in the classroom has allowed for the development of a strategic approach to delineating the field of knowledge to be researched by the student, through supervised search of virtual networks. The purpose is to report this experience, understanding that such tools are more than mere artifacts for searching and cataloging data. This is a relatively simple operation, which consists of constructing descriptors and locating them in readily accessible databases. The outline of the object occurs after detailed circumscription of the field. In accordance to Bourdieu’s meaning, the field is a system of objective relations which includes disputes over the monopoly of themes, objects and strategies, as well as gains and penalties that allow an agent to socially intervene as a legitimate representative of such field.
Keywords: Methodology. Field. Bourdieu. Teaching Experience

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DE MENDONÇA, Thales Branche Paes. São Benedito e sua Marujada em Quatipuru (PA): uma imersão mitológica. Salvador: UFBA; mestrando; CAPES; Érico José de Souza. Ator e músico.
 

RESUMO
Este trabalho toma como objeto de investigação a festa da Marujada de São Benedito de Quatipuru (PA), especificamente no que diz respeito aos elementos míticos e simbólicos que engendram a mesma. Considerando a festa como construto cultural estruturado por conteúdos simbólicos expressos sutilmente no tecido da mesma, é realizada uma leitura desses conteúdos com base no referencial epistemo-metodológico da etnocenologia, em uma visão não-cartesiana que privilegie as imagens da festa como elementos significativos na compreensão da mesma, num movimento de imersão mitológica. Toma-se São Benedito e sua festa da Marujada em suas potencialidades simbólicas, de modo a se construir uma leitura compreensiva pela via do mito, buscando um nível de imersão no imaginário que envolve o objeto para que o âmbito estético leve à compreensão do âmbito societal da festa. Palavras-chave: Marujada de São Benedito de Quatipuru (PA). Leitura compreensiva. Símbolo. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
This work takes as investigations object the Marujada de São Benedito of Qautipuru (PA) party, specifically in respect to the mythic and symbolic elements that engender it. Considering the party as cultural construct structured by symbolic contents subtlety expressed in its tissue. It is done a reading of these contents based on the ethnocenologie’s epistemic-methodological referential, in a non-catertesiary vision that privileges the party’s images as significant elements on the comprehension of it, making a mythological immersion movement. São Benedito and his Marujada is taken in its symbolic potentialities, constructing a comprehensive reading in the myth way, looking for an immersion on the object’s imaginary that takes the aesthetics ambit to the party’s societal ambit. Key-words: Marujada de São Benedito em Qautipuru (PA). Comprehensive reading. Symbol. Ethoscenology.
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FARIAS, Rafael Rolim. O corpo brincador no Reisado Discípulos de Mestre Pedro. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA; Mestrando; Capes; Or. Prof. Dr. Armindo Bião. Ator, Dançarino e Brincante.

RESUMO
Busca-se compreender e interpretar algumas das técnicas corporais presentes no Reisado de Congo Discípulos de Mestre Pedro, da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, a partir do cotidiano dos brincadores e dos momentos espetaculares da brincadeira. Os conceitos e noções da etnocenologia são importantes para se definir uma estratégia teórica e metodológica de compreensão e interpretação das técnicas corporais que geram possíveis dispositivos de transformação, recriação e reapropriação na cena espetacular do Reisado Discípulos de Mestre Pedro. O conceito de corpo, utilizado por David Le Breton, e a noção de “corpus espetacular”, de Érico José Souza de Oliveira, são aqui imprescindíveis para o delineamento de reflexões acerca da importância de tais técnicas na busca de entender o corpo brincador/dançador no Reisado.
Palavras-chave: Corpo. Corpus Espetacular. Etnocenologia. Reisado.

ABSTRACT
The proposal is to understand and interpret some of body techniques, in the Reisado de Congo Discípulos de Mestre Pedro of the city of Juazeiro do Norte, Ceará, from everyday moments of brincadores and spectacular kidding. The concepts and notions of etnocenologia are important to define a strategy of methodological and theoretical understanding and interpretation of physical techniques that generate possible devices for processing, re-creating and reappropriation in the spectacular scene of the Reisado Discípulos de Mestre Pedro. The concept of body used by David Le Breton and the “corpus spectacular” by Eric José Souza de Oliveira here are essential to reflecting on the importance of such techniques in seeking to understand the body brincador/dancer in Reisado.
Keywords: Body. Corpus Spectacular. Etnocenologia. Reisado

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HABEYCHE, Gisela. Hoje eu sou eu. Porto Alegre: UFRGS; professora assistente; UFRGS; doutoranda; Gilberto Icle. Atriz.
 

RESUMO
Pretende-se articular relações entre a experiência de substituições de atores no grupo Usina do Trabalho do Ator, de Porto Alegre, e ideias de Jacques Rancière. A frase “hoje eu sou eu”, de uma atriz, em ensaio de substituição, surpreendeu pela riqueza de possibilidades de significações. Quando há ensaios para substituição, sem todo o elenco, alguns jogam papéis de outros, multiplicando as situações de aprendizagem. Esse deslocamento de posições oferece um novo tecido, desconhecido e incerto. Depois de vida intensa, todo processo que desnaturalize e ajude a descobrir novas articulações é bem-vindo. Os ensaios coincidiram com a leitura de Rancière, que oferece estofos para refletir acerca de práticas artísticas do ponto de vista estético e político. Procura-se redimensionar o fazer teatral, a partir de idéias tais como o real precisar ser ficcionalizado para ser pensado e o fato da arte, tanto quanto os saberes, construírem ficções (rearranjos materiais dos signos e das imagens, do que se vê e do que se diz, do que se faz e do que se pode fazer). Esse cotejamento da prática teatral com o pensamento filosófico sobre arte, oportuniza diálogos entre o que se toma por real e por ficção no campo do teatro e da vida. Palavras-chave: Prática teatral. Substituição de atores. Usina do Trabalho do Ator. Etnocenologia.
 

RESUMEN
Se pretende articular relaciones entre la experiencia de sustituciones de actores en el grupo Usina do Trabalho do Ator, de Porto Alegre, y ideas de Jacques Rancière. El parlamento “hoy Yo soy Yo”, de una actriz, en un ensayo de sustitución, ha sorprendido por la riqueza de posibilidades de significaciones. Cuando hay ensayos para sustitución, sin todo el elenco, algunos juegan los papeles de otros, multiplicando las situaciones de aprendizaje. Ese desplazamiento de tantas posiciones ofrece un nuevo tejido, desconocido e incierto. Después de intensa vida, cualquier proceso que desnaturalice y ayude a descubrir nuevas articulaciones en ese hacer es bienvenido. Los ensayos ocurrieron en conjunto con la lectura de la obra de Rancière, que ofrece un significativo conjunto para reflexionar acerca de las prácticas artísticas desde el punto de vista estético y político. Procurase redimensionar el quehacer teatral, a partir de ideas como la de que el real necesita ser ficcionado para ser pensado y el hecho de que el arte, como los saberes, construyen ficciones, o sea, arreglos materiales de los signos y de las imágenes, de las relaciones entre lo que se ve y lo que se dice, entre lo que se hace y lo que se puede hacer. Este estudio que acerca la práctica teatral del pensamiento filosófico sobre el arte, posibilita diálogos entre lo que se considera real y ficción en el campo del teatro y de la vida. Palabras clave: Práctica teatral. Sustituciones de actores. Usina del Trabajo del Actor. Etnoescenología.
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ICLE, Gilberto. Estudos da Presença e Etnocenologia: uma crítica à interpretação na pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor adjunto orientador. Ator e diretor.
 

RESUMO
Pocura-se discutir as bases não interpretativas dos Estudos da Presença e suas ligações com pressupostos da Etnocenologia. Trata-se de elencar pontos da crise da representação nas ciências humanas e na filosofia e traçar uma crítica à interpretação como acesso exclusivo ao mundo e à experiência. Esse tipo de análise – próprio dos Estudos da Presença – pretende enfatizar a dimensão de presencialidade, tangibilidade e coisidade que as práticas performativas possuem, na medida em que são corporais por excelência, procurando tirar a ênfase dos significados que atribuímos a elas. Assim, os Estudos da Presença se articulam em torno do objetivo de evitar a interpretação como único e exclusivo acesso à verdade e ao conhecimento. A partir de Pradier e Gumbrecht, mostra-se como a interpretação, no Ocidente, tornou-se elemento central das pesquisas e modelo de conhecimento. De fato, a pesquisa sobre as práticas performativas implica a necessidade de alargamento de tais possibilidades de investigação. O trabalho apresenta, com Gumbrecht, possibilidades de pensar as formas de apropriação do mundo que ultrapassam a interpretação: a antropofagia (comer o mundo), a sexualidade (penetrar o mundo), o misticismo (possuir o mundo). Palavras-chave: Estudos da Presença. Etnocenologia. Interpretação. Práticas performativas.
 

ABSTRACT
This text intends to discuss the non-interpretative basis of the “Studies of Presence” and its links with the assumptions of the ethnoscenology. It lists points of the crisis of the representation in the humanities and in the Philosophy. It also traces a criticism of the interpretation as an exclusive access to the world and to the experience. This kind of analysis – so particular of the Studies of the presence – intends to emphasize the dimension of the presence, of tangibility and of thingliness that perfomative practices have, taking into account that they are mainly body practices, with the view to de-emphazing the meanings that we attach to them. Then, the Studies of Presence articulate to the surrounding of the objective of avoiding the interpretation as an only one and exclusive access to truth and knowledge. Anchored in Pradier’s and Gumbrecht’s investigation, this work shows how the interpretation, in Western world, became a central element of research and an example of knowledge, indeed, the search about the perfomative practices suggests the need of the extension of such possibilities of investigation. Last, the work presents with Gumbrecht, some possibilities of thinking ways of appropriation of the world that surpas interpretation, namely, cannibalism (“to eat the world”), sexuality (“to penetrate the world”) and mysticism (“to own the world”). Keywords: Studies of Presence. Ethnoscenology. Interpretation. Perfomative practices.
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LABORDA, Alda Fátima de Souza. A Reinvenção no Picadeiro: a memória corporal dos palhaços itinerantes. Salvador, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA; mestranda; CNPq; Eliene Benício Amâncio Costa. Artista Circense e Pesquisadora.
 

RESUMO
Esta comunicação objetiva elencar a memória corporal dos palhaços Chokito, Gostosinho, Pipo e Salsicha, dos circos itinerantes Washington, Shennayder, Kadoshy e Ascoly, respectivamente. Analisa-se a memória corporal segundo a criação de uma partitura baseada nas nomenclaturas dos movimentos corporais propostas por Laban. Esses palhaços pertencem a terceira geração de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac, que deu início a uma família circense a partir de 1950. Esse palhaço é objeto da dissertação de mestrado “O Palhaço Cadilac e a Memória Apreendida: a reinvenção de uma tradição”. As partituras de cada palhaço apresentadas nos picadeiros dos referidos circos, possuem características próprias de cada criador desses personagens, que reinventam novas formas de encenarem palhaçadas transmitidas oralmente. A construção empírica de cada personagem-palhaço é possível por intermédio dos sentidos auditivos e visuais, relacionando-os com a vivência sinestésica diária ocorrida nesses circos. Ao transcender a efemeridade da encenação desses palhaços, o registro da partitura corporal poderá auxiliar a criação de futuros personagens-palhaços. Palavras-Chave: Palhaço. Circo. Memória. Partitura Corporal. Etnocenologia.
 

RESUME
Cette comunication tente de déterminer la mémoire du corps de clowns Chokito, Gostosinho, Pipo et Salchicha de cirques ambulants Washington, Shennayder, Kadoshy et Ascoly respectivement . Analyser la mémoire du corps seconde por créer une partition basée sur les classifications proposées par le corps des mouvements de Laban. Ces clowns appartiennent à la troisième génération de João Francisco Silva, le clown Cadillac, qui a lancé ce cirque de la famille dans les années 1950. Ce clown est le sujet de la thèse “Le Clown Cadillac saisis et de la mémoire: la réinvention d’une tradition”. Les scores de chaque clown dans les arénas de ces cirques, ont des caractéristiques de chaque créateur de ces personnages, qui agissent de nouvelles façons de réinventer singeries transmis oralement. La construction empirique de chaque personnage de clown est possible grâce à l’auditif et sens visuel, les rapportant à l’expérience synesthésique qui ont eu lieu quotidiennement dans ces cirques. Dépasser le caractère éphémère de la mise en scène de ces clowns, l’organe d’enregistrement du score peut aider à créer l’avenir des personnages de clown. Mots-clés: Clown. Circus. Mémoire. Partition corporelle. Ethnoscénologie.
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MALVEIRA, Ricardo Ribeiro. “Mas que promessas, são aquelas, que vai e que vêm”: Um olhar e sentir a partir de rastos e escrituras presentes no ensaio dos Catopês de São Benedito de Montes Claros. Montes Claros: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes MG; professor e coordenador de curso de graduação. Salvador: Universidade Federal da Bahia; doutorando; Lúcia Fernandes Lobato. Ator.
 

RESUMO
Propõe-se uma análise do Congado de Montes Claros, através da etnografia dos Catopês do Terno de São Benedito e seus ritos espetaculares, de grande importância para o imaginário norte-mineiro. Apresenta-se a descrição do ensaio do dia sete de maio para as Festas de Agosto de 2011 e é proposto um sentir a partir do que acontece antes das festas e que já revela rastros ancestrais de comemorações anteriores e do cotidiano dos brincantes Catopês, sendo, naquele momento, escrituras. É relatado o encontro do pesquisador com os rastros desta tradição, presentes nas escrituras daquele dia de ensaio. Tem-se como base teórica o olhar de Suzan Sontag, os conceitos de rastros, escrituras e acontecimentos propostos por Jacques Derrida e o olhar para o corpo de Marcel Mauss. A partir de uma análise compreensiva do ensaio dos Catopês e seus acontecimentos, testa-se uma narrativa que contemple as especificidades deste tipo de manifestação e que reforce a necessidade de buscar procedimentos para as especificidades da cena popular brasileira. Palavras-chave: Catopês. Ritos Espetaculares. Escrituras. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
It proposes an analysis of Congo Montes Claros, through an ethnography of the catopês at the Terno of St. Benedict and his spectacular rites, of great importance for the imaginary north-mineiro. It presents a description of the reherarsal day on May 7 for the Holidays August 2011 and is proposed a kind of feeling of what happens before the holidays and already shows traces of ancestors previous celebrations and daily life of brincantes catopês, being at that time the “scriptures”. It is reported the meeting between the researcher and the traces of this tradition. It has as its theoretical basis Suzan Sontag’s point of view, the concepts of trails, deeds and events proposed by Jacques Derrida and the point of view for the body by Marcel Mauss. From a comprehensive analysis of the test catopês and its events, it tests a narrative that addresses the specificities of this type of demonstration to reinforce the need to seek procedures for the specificities of Brazilian pop scene. Keywords: Catopês. Spectacular rites. Scriptures. Ethnoscenology.
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MOTTA LIMA, Tatiana. “The Living Room”: convidados na “sala” da arte como veículo. Rio de Janeiro, UNIRIO; Professora Adjunta. Atriz e Diretora.

RESUMO
Busca-se apresentar e analisar The Living Room, a mais nova obra do Focused Research Team in Art as Vehicle, friccionando-a com outras Actions dirigidas por Thomas Richards e as noções de arte como veículo, suas e de Jerzy Grotowski, seguindo Peter Brook. The Living Room, segundo divulgação, pretende explorar “como as potencialidades do artesanato performativo podem enriquecer e ser enriquecidas pelas relações e realidades interpessoais cotidianas?” E “como podemos estar uns com os outros de tal modo que o cotidiano penetre de maneira fluida no não-cotidiano?”.
Palavras-chave: Grotowski. Action. Workcenter. Thomas Richards. The Living Room.

ABSTRACT
It will be presented and analyzed The Living Room, the newest opus of the Focused Research Team in Art as Vehicle, rubbing it with other Actions directed by Thomas Richards as well with the notions of art as a vehicle, presented by himself and Jerzy Grotowski, after Peter Brook. The Living Room, second divulgation, seeks to explore “How the potentialities of performance craft can both enrich and be enriched by daily inter-personal relations and realities?” and “How can one be with another in such a way that the quotidian slides seamlessly into the non-quotidian?”.
Keywords: Grotowski. Action. Workcenter. Thomas Richards. The Living Room.
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OLIVEIRA, Frederico Ramos. Arte e Ciência, Teoria e Prática e outros encontros difíceis de acontecer. Belo Horizonte: UFMG; Mestrando; Mariana Muniz. Ator.
 

RESUMO
A comunicação tem como objetivo discutir o desenvolvimento da Etnocenologia, apontando vantagens e desvantagens dos contextos em que ela acontece. Para tanto, discuto as necessidades, possibilidades e dificuldades inerentes aos encontros entre Arte e Ciência, Teoria e Prática no ambiente acadêmico. Trato a questão do ponto de vista gnoseológico, polemizando seus aspectos institucionais, apontando os resultados já alcançados e os possíveis caminhos a percorrer. Palavras-chave: Arte e ciência. Teoria e prática. Etnocenologia. Conhecimento do ator.
 

ABSTRACT
The Communication aims to discuss the development of Ethnoscenology, indicating advantages and disadvantages of the contexts in which it happens. To do so, discuss the needs, possibilities and difficulties inherent in encounters between Art and Science, Theory and Practice in the academic environment. I treat the issue from the standpoint gnoseological, discussing the institutional aspects, pointing to the results already achieved and possible ways to go. Keywords: Art and science. Theory and practice. Ethnoscenology. Actor’s knowledge.
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OLIVEIRA, Liliana de Matos. O Festejo da Morte como evento estético e espetacular na festa de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira. Salvador: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas; Universidade Federal da Bahia; mestranda; Lúcia Fernandes Lobato. Atriz, professora e dançarina.
 

RESUMO
O presente artigo trata de um cogito sobre a morte enquanto elemento de estetização e espetacularização da existência, a partir da análise do festejo fúnebre na manifestação de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira. A configuração da manifestação a partir de uma dinâmica festiva, onde a complexidade, a polissemia e a pluralidade da vida são evidenciadas, permite-nos pensar em uma possível abordagem espetacular da festa. A “encruzilhada ocular” se dará a partir da noção de ancestralidade festiva, desenvolvida por Érico José Souza de Oliveira, pela noção de rito espetacular, desenvolvida por Armindo Bião nos estudos da Etnocenologia e pela noção de estetização da existência, desenvolvida por Michel Maffesoli. Palavras-chave: Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. Ancestralidade festiva. Rito espetacular. Etnocenologia. Estetização da Existência.
 

ABSTRACT
This article is a cogito on death as a matter of aesthetics and spectacularization of existence based upon an analysis of the funeral feast in the celebrations of Our Lady of Good Death in Cachoeira. Situating the event in a dynamic festival, where complexity, polysemy and plurality of life are highlighted, it allows to think a possible approach of this spectacular party. The “crossroads eye” will take place after the term “ancestry festive” developed by Érico José Souza de Oliveira, the notion of “spectacular rite” developed by Armindo Bião in his studies of Ethnoscenology and the notion of “aesthetics of existence” developed by Michel Maffesoli. Keywords: Feast of Our Lady of Good Death. Ancestry festive. Rite spectacular. Ethnoscenology. Aesthetic of Existence.
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OLIVEIRA, Rosa Adelina Sampaio. Encontro: Reflexões sobre olhares, ações e sensações no trabalho com Teatro no Assentamento Poço Longe BA. Salvador: Universidade Federal da Bahia; mestranda. Catarina Sant´Anna. Professora, Atriz e Produtora Cultural.
 

RESUMO
Este trabalho propõe-se a analisar algumas questões que envolvem trabalhos práticos em comunidades, como, por exemplo, os olhares de estranhamento, sensações, ações e gestos no relacionamento dos atores sociais com o pesquisador. Para tanto serão refletidas e relatadas algumas situações que envolvem o trabalho do Grupo de Teatro Roda Moinho com trabalhadores assentados em Poço Longe, no município de Ruy Barbosa (BA), buscando-se analisar desde os momentos iniciais do processo, refletindo sobre as conseqüências no trabalho do Grupo e no próprio local de tal relacionamento. O trabalho envolveu oficinas de commedia dell’arte e confecção de máscaras para jovens do assentamento, culminando na montagem de um espetáculo e intervenções cênicas, dentre outras ações. Palavras-chave: Teatro de Grupo. Comunidades. Artes cênicas. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
This study aims to examine some aspects of practical work in communities such as, for example, the gaze of strangers, feelings, actions and gestures of social actors in the relationship with the researcher. For this it will be reflected and reported some situations that involve the work of the Group Theatre Roda Moinho with workers settle down in the city of Ruy Barbosa (Bahia), seeking to analyze since the early stages of the process, reflecting on the consequences for Group work and on the spot of such a relationship. The work involved workshops on commedia dell’arte acting and masks producting, with young people at the settlement, culminating in the assembly of a scenic spectacle and interventions, among other actions. Keywords: Theatre Group. Communities. Performing Arts. Ethnoscenology.
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PLÁ, Daniel Reis. Cavalgar o vento: interferências da meditação budista no treinamento de atores. Santa Maria RS: Universidade Federal de Santa Maria; professor assistente. UNICAMP; doutorando; Sara Pereira Lopes; Cassiano Sydow Quilici.
 

RESUMO
Procura-se discutir a relação treinamento de atores/ meditação budista (há mais de um século, objeto de estudo de acadêmicos na Europa e América). Um vasto material foi produzido e disponível, sobre a filosofia, a religião e as práticas culturais ligadas às diferentes tradições budistas, especialmente na área das ciências cognitivas, têm se voltado para a literatura budista e seus métodos de investigação da mente. Na maioria dos casos, porém, o foco tem sido o instrumentalismo. Varela e Wallace, entretanto, apontam para uma abordagem mais ampla da tradição budista, aprofundando o debate sobre suas contribuições para áreas como a neurologia, a neuropsicologia e a epistemologia. Também no âmbito da pesquisa em teatro, os estudos interculturais e interdisciplinares cresceram ao longo do último século e, entre eles, o budismo ganha importância, ainda que, como em outras áreas do conhecimento, muitos deles têm se orientado pela sobrevalorização da “técnica” e um discurso cientificista, abordando as diferentes tradições a partir de critérios de uso. Propõe-se apresentar reflexões iniciais a partir das perspectivas que os estudos sobre a meditação budista podem trazer para o pensamento acerca do treinamento de atores como prática de formação, a partir das noções de Bhāvana (cultivo), Śila (disciplina), Sāmadhi (concentração) e Prajna (visão), presentes na tradição budista da meditação. Palavras-chave: Treinamento. Meditação. Budismo. Ator. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
It aims to discuss the relationship actor’s training/ buddhist meditation (object of studies in Europe and America for more than a century). A large number of data has been developed and made accessible, concerning to the philosophy, the religion and the cultural practices regarding different buddhist traditions, especially in the cognitive sciences, turned to the buddhist bibliography and its methods of mind investigation, mostly oriented by instrumentalism. Though, Varela and Wallace point out an approach of buddhist tradition that enlarges the debate regarding its contribution to neurology, neuropsychology and epistemology. Also in the field of theater research, the intercultural and interdisciplinary studies have been growing up, and among them, buddhism has gained importance. However, as in other areas, much of its studies are oriented by a “technique” over valorization and by scientificism. It aims present some initial reflections on the perspectives of buddhist meditation studies to the actors training as a pedagogical practice, from the ideas of Bhāvana (cultivation), Śila (discipline), Sāmadhi (concentration) and Prajna (vision), found in the buddhist meditation tradition. Keywords: Training. Meditation. Buddhism. Actor. Ethnoscenology.
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RAMOS, Jarbas Siqueira. A festa como recriação do mundo: a vivência no Terno de Catopês de Bocaiúva. Salvador/BA: Universidade Federal da Bahia – UFBA; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC; Mestrando; Denise Maria Barreto Coutinho; Montes Claros/MG: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; professor contratado. Ator, Diretor, Professor.
 

RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo discutir o conceito de Festa, procurando compreender a sua funcionalidade de recriação do mundo. Para tanto, propomo-nos a realizar uma interpretação, a partir de um olhar Etnocenológico, sobre esse conceito nas Festas dos Ternos de Catopês de Bocaiúva, tendo como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Ao entender a Festa como memória de uma sociedade ou grupo social e sua função de recriação do mundo vivenciado em um espaço mítico-religioso e extracotidiano, buscamos afirmar a sua importância nos processos de afirmação da identidade e do pertencimento. Organizamos as nossas ideias em três partes: na primeira apresentamos algumas das principais considerações acerca do conceito de Festa; na segunda debatemos sobre a Festa como memória e recriação do mundo; na terceira apontamos essas questões nas Festas dos Ternos de Catopês de Bocaiúva. Finalizamos este trabalho indicando a importância da Festa como recriação do mundo para os Catopês. Essa discussão é um esforço teórico para entendimento do conceito de Festa, que contribui na fundamentação de nossos estudos sobre Ritual nos Ternos de Catopês de Bocaiúva. Palavras-chave: Festa. Memória. Recriação do Mundo. Terno de Catopês de Bocaiúva. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
This paper aims to discuss the concept of Party, seeking to understand the functionality of recreating the world. To this end, we proposed to perform an interpretation, from a look Ethnoscenology on this concept in the Party of the Terno de Catopês de Bocaiúva, with the methodological tools in literature and field research. To understand the Party as a memory of a society or social group and its role in rebuilding the world lived in a mythical space-religious and out everyday, we affirm its importance in the process of affirmation of identity and belonging. We organize our thoughts into three parts: in the first one we present some of the key considerations regarding the concept of Party; in the second, we debate about the festival as memory and recreating the world; and in the third one, we demonstrate these issues in the Party of the Ternos de Catopês de Bocaiúva. We conclude this paper by showing the importance of the Party as recreation of the world for Catopês. This discussion is a theoretical effort to understand the concept of the Party, which contributes to the reasons of our studies on Ritual in the Ternos de Catopês de Bocaiúva. Keywords: Party. Memory. Recreating the World. Terno de Catopês de Bocaiúva. Etnoscenology.
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RECKZIEGEL, Ana Cecília de Carvalho. Lugares vazios: uma exploração dos processos de criação do Núcleo de Investigação – Usina do Trabalho do Ator. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora assistente; doutoranda; Gilberto Icle. Atriz.
 

RESUMO
Propõe-se uma discussão sobre aspectos relativos ao trabalho criativo do ator, nos processos de criação dos espetáculos do grupo portoalegrense Usina do Trabalho do Ator (UTA), no qual a autora deste texto é atriz e pesquisadora, a partir de uma perspectiva foucaultiana (o sujeito de um enunciado é uma função vazia, e na qual um indivíduo pode ocupar diversas posições, assumindo o papel de diferentes sujeitos em uma série de enunciados). Pensa-se que as funções teatrais de ator, diretor e dramaturgo, constituem lugares vazios nas práticas teatrais que utilizam processos de criação coletivos, que podem ser ocupados simultâneamente por um ou diferentes indivíduos/ atores na construção do espetáculo. Busca-se: pensar as diferentes formas de ocupação desses lugares no UTA; perceber como os integrantes do grupo desenvolvem e compartilham seu material criativo; e, como esse processo de construção os conforma como atores-diretores-dramaturgos. Utiliza-se depoimentos de entrevistas semi-estruturadas, sobre os processos de criação do primeiro e do último espetáculo do grupo, Klaxon (1994) e Cinco tempos para a morte (2010), analisados em aspectos relativos a seus processos criativos, temática e estrutura. Palavras-chave: Etnocenologia. Teatro. Ator. Processo de criação.
 

RESUMEN
Se propone una discusión sobre los aspectos del trabajo creativo del actor en los procesos de creación de las representaciones teatrales del grupo portoalegresense Usina do Trabalho do Ator (UTA), en lo qual la auctora es actriz y investigadora, desde una perspectiva foucaltiana (el sujeto de una declaración es una función vacia y en el que una persona puede ocupar diferentes posiciones, y asumir el papel de diferentes sujetos en una série de declaraciones). Se cree que las funciones de actor teatral, director, y dramaturgo, son los lugares vacíos en las prácticas teatrales que utilizan procesos colectivos de creación, que pueden ser ocupados simultaneamesnte por uno o por diferentes indivíduos/actores en la construcción de una representación teatral. Se busca pensar en las diferentes maneras de ocupacion de eses espacios en el trabajo del UTA, entender como sus miembros desarroyan y comparten su material creativo, y como ese proceso les conforma como actores-directores-dramaturgos. Utilizase declaraciones de entrevistas semi-estructuradas, que revelan las cuestiones relativas con procesos de creación de la primera y de la última representación teatral del grupo, Klaxon (1994) y Cinco tempos para a morte (2010). El análisis considera los aspectos de los procesos creativos, los temas y la estructura de estas representaciones. Palabras-clave: Etnoescenología. Teatro. Actor. Proceso de creación.
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REINALDO, Maria Rejane. Pentesileia de Kleist: Corpo e Cena devorados pela Paixão. Salvador: UFBA; doutoranda; Armindo Bião. Atriz, gestora e produtora cultural.
 

RESUMO
A partir do mito Pentesileia, a rainha das amazonas, apresentado por Henrich von Kleist (1777-1808), engendra-se uma articulação entre mito, teatro e ciência. Pauta-se na discussão sobre mito como explicação universal, como cantiga sibilante do universo (Joseph Campbell) e insere um debate do trágico como condição humana e da tragédia como poética (Roberto Machado). Aborda ainda uma visão dionisíaca de mundo (Friedrich Nietzsche), debate o orgiasmo como fator de sociabilidade (Michel Maffesoli), aqui expresso no êxtase coletivo da Festa das Rosas, ritual propiciatório de fertilidade das amazonas, presente na tragédia de Kleist e tece breve passagem pela dramaturgia de Kleist (Lehmann e Guinsburg). Palavras-chave: Pentesileia. Mito. Tragédia. Orgia. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
From myth of Penthesilea’s myth, Queen of the Amazons, by Heinrich von Kleist (1777-1808), it is discussed a relationship between myth, drama and science. It is guided by an universal explanation as squeaky song of the universe (Joseph Campbell) and inserts a discussion of human condition as tragic and tragedy as poetic (Roberto Machado). Dionysian vision of world (Friedrich Nietzsche), orgiasmo as sociability factor (Michel Maffesoli), here expressed in collective ecstasy of the Feast of Roses, fertility ritual of the Amazons, in this tragedy of Kleist help to. weave brief passage through the drama of Kleist (Lehmann and Guinsburg). Keywords: Penthesilea. Myth. Tragedy. Orgy. Etnoscenology.
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ROCHA, Maurílio Andrade. Tráfico e violência urbana em cena: Essa Noite Mãe Coragem. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; professor associado; bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Portugal. Compositor e Diretor Musical.
 

RESUMO
Vertentes do teatro contemporâneo têm explorado aspectos da realidade em encenações, como, em montagens brasileiras, a violência urbana gerada pelo tráfico de drogas, pela exclusão social e pela pobreza extrema, ressignificada na montagem do espetáculo Essa Noite Mãe Coragem, inspirada em Bertolt Brecht (Mãe Coragem e seus filhos), da Cia. ZAP 18 de Belo Horizonte, com um paralelo entre a Guerra dos Trinta Anos (Alemanha, 1618 a 1648) e a guerra do tráfico de drogas nas mais importantes capitais brasileiras. Vê-se como fragmentos do texto original, misturados a depoimentos dos atores, à presença no elenco de membros da comunidade periférica onde tem sede a Cia. e ao uso de canções populares, que abordam a pobreza e a exclusão social, serviram para apresentar situações de violência extrema no país, fora de contextos sensacionalistas da mídia. Na montagem, a violência se mostra de forma dialética, como algo que se deva enunciar e ser entendido como um aspecto da sociedade e não como fratura de uma suposta ordem ideal. Tal abordagem tem fomentando o debate, realizado sempre ao final das apresentações e onde toda forma de compreensão sobre a violência tem sido apresentada pela platéia, dialeticamente. Palavras-chave: Violência. Tráfico de drogas. Teatro dialético. Etnoscenologia.
 

ABSTRACT
Contemporary theater has explored aspects of reality, including urban violence in recent Brazilian plays. It is discussed how urban violence generated by drug trafficking in particular, social exclusion and extreme poverty could be reframed in theatrical production Essa Noite Mãe Coragem, inspired by Bertolt Brecht’s Mother Courage and Her Children, staged by Cia ZAP 18, from Belo Horizonte city, with a parallel between the Thirty Years War (Germany, 1618 to 1648) and the war on drug trafficking founded in the most important Brazilian cities. It is seen how fragments of the original text, mixed with testimonies of the actors, the presence in the cast of people from the community where the company is located and the use of popular songs that address poverty and social exclusion have acted synergistically to present situations of extreme violence in the country, out of the context of sensationalism of media. In the play violence is shown in a dialectical way, as something that should be stated and understood as an aspect of society and not as a break of a supposedly ideal order. This approach has been fueling the debate on the subject, always performed at the end of the presentations and where every form of understanding of violence has been submitted by the audience, dialectically. Keywords: Violence. Drug trafficking. Dialectical theater. Etnoscenology.
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SANTANA, Sandra. A Mandala de Ogum – considerações sobre capoeira angola e estética barroca. Salvador: Universidade Federal da Bahia/ Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; doutoranda; Suzana Martins. Professora, Coreógrafa, Atriz e Dançarina.
RESUMO
É fato que tanto culturas africanas como europeias influenciaram decisivamente na formação da nação brasileira. Nesse sentido, observa-se que a estética barroca deixou marcas profundas na arte brasileira, e o jogo de capoeira, espécie de dança-luta, figura como uma autêntica manifestação da cultura nacional, tendo se conformado a partir de rituais dos africanos aqui estabelecidos com o tráfico de escravos durante os séculos XVII, XVIII e XIX, em seus diálogos intra e inter-étnicos. A presente comunicação diz respeito à investigação que se situa nessa zona: existiriam similaridades, confluências, oposições etc, entre essas duas ocorrências poéticas? De um lado, o barroco, ou irregular, torcido, contorcido; que reflete o contraste, a curva, a circularidade; uma irregularidade regular; a dobra (Deleuze), a mônada (Leibntz) e o sentido de mandala. De outro, a Roda de capoeira angola: uma dança mandálica de guerra fruto da a-divers-cidade. Palavras-chave: Capoeira. Barroco. Poética. Cultura. Etnocenologia.
ABSTRACT
It is a fact that both African and European cultures influenced decisively the formation of Brazil. In this sense, it is observed that the Baroque aesthetic has left deep marks in Brazilian art, and the game of capoeira, a kind of dance-fighting, figure as a genuine national cultural event which emerged from rituals of the africans from here down by the slave trade during the 17th, 18th and 19th centuries, in their inter and intra-ethnic dialogues. This communication refers to a research that lies in this zone: there would be similarities, confluences, oppositions etc. between these two occurrences poetic? On the one hand, the baroque, or irregular, twisted, contorted; reflecting the contrast, the curve, the roundness; a regular irregularity; the fold (Deleuze), the monad (Leibntz) and the sense of mandala. On the other hand, the Wheel of Capoeira Angola: a mandalic dance of war that results from an a-divers-city. Keywords: Capoeira. Baroque. Poetics. Culture. Ethnoscenology.
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VASCONCELOS, Gisele. Ator-contador: a narrativa em performance. São Luís: UFMA; professora assistente. Atriz e contadora de histórias.
 

RESUMO
No diálogo interdisciplinar transitando pelo teatro, antropologia, filosofia e outras ciências humanas, da figura do narrador tradicional de Benjamin aos novos contadores, a narração assume hoje características estéticas e formalidades distintas das figuras que remetem ao “camponês sedentário” ou ao “marinheiro comerciante”, os novos contadores não receberam a palavra como herança e surgem em uma sociedade informatizada, imagética, espetacular. O movimento do contador de histórias e sua formação, que faz ressurgir o contador de histórias na sociedade contemporânea, no meio urbano, é objeto de análise deste estudo, no âmbito do Grupo de Pesquisa Ações Culturais e Pedagogias Teatrais (CNPq), com foco na cidade de São Luís, Estado do Maranhão. No trabalho de investigação da performance do ator-contador registram-se procedimentos comuns no tratamento com as histórias e preparação do conto com ênfase nos elementos do contador de histórias, aqui identificados como recursos internos (corpo-voz, pique-ritmo, emoção e imaginário) e recursos externos (sonoplastia, formas animadas, projeção de imagens). Palavras-chave: Narração oral. Contador de histórias. Performance. Etnocenologia.
 

ABSTRACT
In interdisciplinary dialogue transiting the theater, anthropology, philosophy and other humanities, from the traditional figure of narrator Benjamin to the new tellers, narration takes today aesthetic characteristics and formalities different from the figures which remit to the “sedentary peasant” or the “merchant seaman”; the new tellers have not received the word as an inheritance and they emerge in a computerized, imagistic and spectacular society. The storyteller movement and his development causing the storyteller to resurge in contemporary society, in urban areas, is the object of analysis of this study, under the scope of CNPq – Research Group Cultural Actions and Theatrical Pedagogies, focusing on the city of São Luís, state of Maranhão. By investigating the performance of the actor/teller, common procedures are registered in dealing with the stories and making out the short story, with emphasis on the story teller’s elements, herein identified as internal resources (body-voice, zest-rhythm, emotion and imagination) and external resources (sound, animated shapes, image projection). Keywords: Oral narrative. Storyteller. Performance. Etnoscenology.
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VELOSO, Jorge das Graças. Procissão do Fogaréu: um cortejo de farricocos nas comemorações da Semana Santa de Luziânia, no entorno goiano do Distrito Federal. Brasília: Universidade de Brasília; professor adjunto. Ator, encenador e dramaturgo.
 

RESUMO
Trata este trabalho da representação simbólica da prisão de Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, realizada como parte das comemorações oficiais da Semana Santa em Luziânia, Goiás. A partir das proposições da Etnocenologia, esta análise se direciona aos aspectos de espetacularidades perceptíveis em mais um dos rituais recriados no movimento de atualização de tradições antigas da região onde se instalou Brasília em 1960. Muitas dessas tradições estavam desaparecidas e, a partir das décadas finais do século XX, foram novamente introduzidas nas práticas religiosas dos povos do lugar, como foi o caso da Procissão do Fogaréu, aqui descrita. Palavras-chave: Procissão do Fogaréu. Etnocenologia. Tradições religiosas.
 

RESUME
Ce travail porte sur la représentation symbolique de l’arrestation de Jésus-Christ au mont des Oliviers, qui est effectué dans le cadre des célébrations officielles de la Semaine Sainte à Luziânia, Goiás. À partir des propositions d’Ethnoscénologie, cette analyse est dirigée sur les aspects de la spectacularité la plus perceptible dans un rituel recréé dans le mouvement de mise à jour des anciennes traditions de la région où Brasília a été installée en 1960. Beaucoup des traditions sont disparues et, à partir de la dernière décennie du XXe siècle, elles ont eté réintroduites dans les pratiques religieuses des habitants de l’endroit, comme c’est le cas de la procession du Fogaréu, décrite ici. Mots-clés: Procession du Fogaréu. Traditions religieuses. Ethnoscénologie.
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ZAMORANO, Miguel Ángel. Procedimentos para o estudo do símbolo no teatro. Rio de Janeiro: UFRJ. Professor Adjunto.
 

RESUMO
São reflexões que pretendem indagar processos de significação ou semiose na enunciação teatral (texto-espetáculo), focando o que se entende por símbolo. É comum aceitar que a princípio todo signo teatral simboliza algo, porém é certo que nem todo signo é simbolizado da mesma forma e com a mesma intensidade, e sim em função de sua disposição táctica no conjunto. Interessa observar essa classe de signo que na sua função simbólica aglutina em torno de si o processo da semiose na totalidade do discurso, atuando como síntese, condensando o sentido e logrando o efeito de produzir vibração e liberação no leitor/espectador. Em relação à hipótese, explorara-se se as noções de catarse e anagnorise podem relacionar-se com esta forma de compreensão súbita, na qual o processo de significação construído no discurso se veria coroado, por um instante, com máxima densidade, onde a compreensão seria inseparável da experiência ou vivencia emocional. Aludi-se a quatro processos de simbolização diferentes em quatro obras do repertorio, nas quais, unicamente em duas, o símbolo condensaria subitamente o sentido: Lear, de Shakespeare; A intrusa, de Maeterlinck; Os fusis da senhora Carrar, de B. Brecht e O pagador de promessas, de Dias Gomes. Palavras-chave: Símbolo. Semiose. Análise. Estratégias. Enunciação. Etnocenologia.
 

RESUMEN
Estas notas son una tentativa para indagar diversos procesos de significación o semiosis en la enunciación teatral (texto-espectáculo), prestando especial atención a lo que se entiende por símbolo, ya que si en un principio todo signo teatral simboliza algo no todo signo simboliza de la misma manera ni con la misma intensidad, sino que obedece a su disposición táctica en el conjunto. Interesa observar el tipo de signo que en su función simbólica aglutina en torno a él el proceso de semiosis de todo el discurso, actúa como síntesis condensando el sentido y tiene el efecto de producir una liberación y una sacudida en el lector/espectador. Las nociones de catarsis y anagnórisis pueden estar vinculadas a esa forma de comprensión súbita. El proceso de significación construido en el discurso se vería así coronado por un momento de máxima densidad, donde la comprensión, proceso de semiosis condensado en el símbolo, sería inseparable de una experiencia o vivencia emocional. Se aludirá a cuatro procesos de simbolización diferentes en cuatro obras, en las que sólo en dos el símbolo condensaría súbitamente el sentido: Lear, de Shakespeare; La intrusa, de Maeterlinck; Los fusiles de la señora Carrar, de B. Brecht y O pagador de promessas, de Dias Gomes. Palabras clave: Símbolo. Semiosis. Análisis. Estrategias. Enunciación. Etnoescenología.
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