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GT História das Artes do Estpetáculo

Apresentação

O GT História das Artes do Espetáculo, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), desde sua criação (data) até hoje tem se mostrado espaço fundamental para a troca de experiências e para a discussão de resultados de projetos de pesquisa, em curso ou finalizados, de seus integrantes ligados à diferentes instituições e programas de pós-graduação. Neste sentido, podemos dizer que o GT pode ser visto como um sismógrafo do que se produziu e vem se produzindo no nosso campo comum de estudos voltado à reflexão crítica de temas, problemas, objetos e abordagens, relacionados às histórias das artes do espetáculo. 
A questão central de fundo, que articula os trabalhos apresentados, gira em torno, guardadas as particularidades dos objetos e dos temas, dos modos de contar histórias, ou, em outras palavras, das teorias e metodologias que informaram e informam as diferentes escritas da história das artes do espetáculo.  Mas, sendo um campo de estudos transdisciplinar, a tarefa de conceptualização histórica dos seus termos de pesquisa e análise opera nesse lugar de fronteira, que reúne letras e teoria literária, ecologia, filosofia, ciências humanas, com as artes do espetáculo (performance, teatro, dança, circo, dentre outras manifestações artísticas, culturais e ou cotidianas, entendidas por esse prisma). Desta perspectiva, o GT funciona como uma espécie de guarda da memória das visões do campo de estudos e, ao mesmo tempo, como um transmissor das suas fórmulas, conforme revela o acervo de resumos, resumos expandidos e trabalhos completos apresentados nos congressos e nas reuniões cientificas da Associação, desde sua criação em (data), 
A trajetória do GT também revela a crescente diversidade e pluralidade no que tange a origem e a formação das (os) pesquisadoras (es) vinculadas (os) ao grupo de trabalho e as questões atinentes à revisão crítica que, nos últimos tempos, acompanha as mudanças no universo das fontes, das teorias, das metodologias, historiográficas. Por outro lado, é possível observar também a contribuição que vem sendo dada pelo GT na expansão e redefinição do universo que interessa à história do teatro brasileiro deslocando conceitualmente determinados eixos temáticos que orientaram durante certo tempo, e de maneira geral, os enfoques dos trabalhos apresentados nos encontros. Eixos que têm sido revistos nos últimos tempos em função das escolhas feitas dos objetos, problemas e abordagens voltados, por exemplo, ao teatro negro, a diáspora africana e a presença da negritude nas artes do espetáculo, ao papel e ou a temática das mulheres e dos LGBTQI+ silenciados nas narrativas mais tradicionais, ao descentramento do ponto de vista historiográfico do teatro brasileiro concebido sobretudo a partir do Sul e Sudeste do país, ao questionamento das fronteiras nacionalistas das narrativas históricas e, por fim e não menos importante, à visão eurocêntrica da história das artes do espetáculo, especialmente no Brasil.  
Muitos são os desafios epistemológicos, éticos e políticos colocados hoje à história e à historiografia das artes do espetáculo e, embora seja um campo de estudos relativamente recente, sua memória nos mostra que a situação não foi diferente no passado, basta uma rápida consulta à Biblioteca do GT ou, então, aos depósitos de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em teatro, dança e ou artes cênicas. Nesta direção, o GT afirma seu compromisso com as diferentes vozes que fazem parte de sua história e das lutas de nosso tempo. 

 

Programação. GT HAE XI Reunião Científica da ABRACE: Artes Cênicas na Amazônia: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos.

12. 11. 2022
Manhã de 09hs até 12hs. 

09:00-09:30. Abertura dos trabalhos
Mesa 1. O teatro brasileiro em quatro momentos (09:30 – 10:15)
09:30 – 09:45. Antônio José Duarte Coimbra: a credibilidade de um “português recifense” nas rotas comerciais do teatro brasileiro
09: 45 – 10:00. O sacrifício de Isaac (drama sacro): religiosidade e conservadorismo no Brasil oitocentista
10:00-10:15. Princípios do teatro de agitação e propaganda na brigada teatral do Movimento rurais dos trabalhadores sem terra no distrito federal
10:15 – 10:30. Claudio Barradas: memórias de um professor emérito de teatro. 
10: 30 – 11: 00. Roda de conversa sobre os trabalhos
Mesa 2. Saberes tradicionais, culturas populares e as artes do espetáculo (10:45 – 11:30)
11:00 – 11:15. O popular em quadrilha junina estilizada
11:15 – 11: 30. A memória intercultural, as festas e a história das artes do espetáculo na colônia
11:30-11:45. Gambiarra teatral – levantamento de coleta de dados dos saberes nos terreiros de umbanda (Vídeo Pôster)
11:45 – 12:00 – Roda de conversa

Tarde 14hs – 17hs.
14:00 – 14: 15. Retomada dos trabalhos
Mesa 3. Gênero, sexualidade e as artes do espetáculo no Brasil (14:15 – 14:45)
14:15 – 14:30. Raul Cortez e a personagem homossexual masculina: entre contenção e excesso
14:30 – 14:45. Convergência entre Walter Benjamin e Judith Butler inspirada pela observação de dramaturgias LGBTQIAP+ brasileiras
14:45 – 15:15. Roda de conversa sobre os trabalhos
Mesa 4. Artes do espetáculo, política e técnica (15:15 – 16:15)
15:15 – 15:30. Ética e estética nos parênteses de Marguerite Duras: Uma leitura da cenografia de Roberto Plate para a montagem de 1983 de Savannah Bay (vídeo pôster).
15:30 – 13:45. A música de cena nos laboratórios da escola de teatro político de Minas Gerais
15:45 – 16:00. Cenotecnia, o saber fazer da Skene: levantando novos questionamentos na investigação do oficio cenotécnico teatral (vídeo pôster)
16:00 – 16:15. Criação em dança inclusiva: fundamentos básicos (vídeo pôster).
16:15 – 16:30. Roda de conversa
16:30 – 17:00. Planejando o GT para o ano de 2023.
 


 

Coordenação:

Coordenação do GT. Paulo Marcos Cardoso Maciel (PPGAC – UFOP) (2021 – 2023)
Vice Coordenação do GT. João Cicero (PPGAC – UNIRIO) (2021 – 2023)


 

Assista ao I Encontro remoto do GT

Confira a playlist do Encontro:

PROGRAMA

Programação geral do I Encontro remoto do GT História das Artes do Espetáculo.

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Manhã do dia 30 de agosto de 2022

9h30min – 10h. Abertura do encontro. (veja no)

10h – 12h. Palestra de Maria de Lourdes Rabetti. 
Título: Às voltas com Pirandello presente - traduções, excursões e incursões populares no teatro itinerante pelo Brasil dos anos 1920. 
Resumo: A palestra pretende revisitar determinados pressupostos, objetivos, procedimentos e resultados (contidos no livro de 2021, Pirandello presente) da pesquisa sobre a História da Tradução Teatral no Brasil - iniciada em 2011 e financiada pelo CNPq - com o intento de contribuir para a verificação e discussão dos caminhos, tantas vezes impuros, contaminados ou perigosos, trilhados pelas traduções teatrais em busca de suas encenações.
Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), professora do PPGAC/UNIRIO, tradutora e pesquisadora sênior do CNPq. 

(veja no)

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Tarde do dia 30 de agosto de 2022

14h. - 16h. Roda de conversa entre os membros do GT sobre o tema da importância das viagens para à História das artes do espetáculo conduzida pela organização.

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Manhã do dia 31 de agosto 

10h. - 12h. Palestra de Maria Helena Werneck e Clara de Andrade. 
Título: Histórias Globais do Teatro e colonialidades em questão. 
Resumo: Desde 2011 acompanhando o trabalho desenvolvido no Centro para Histórias Globais do Teatro, da LMU de Munique, as pesquisadoras apresentam resultados de trabalhos que se nutriram de conceitos discutidos em seminários na universidade da Alemanha. Em sucessivos projetos desenvolvidos no Centro foram sendo descritos processos de troca transnacionais e transculturais que colocam o teatro em primeiro plano. Percebe-se, ao longo dos anos, o pendor dos investigadores reunidos em Munique para as relações econômicas e políticas do processo de globalização das empreitadas teatrais. No horizonte mais recente da equipe, o conceito de “comunidade epistêmica teatral” abre uma frente inovadora de pesquisa, quando detecta e analisa “comunidades constituídas para promover a prática do teatro dentro de estruturas de decolonização” (Balme). Ecoando discussões do centro de pesquisa da Alemanha para o GTHAE da ABRACE, serão abordados o caso da “embaixada de teatro”, proposta por João do Rio a empresários e autores portugueses no início do século XX, e a rede transnacional do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, que ganha legitimidade institucional a partir de seu exílio na França, em fins dos anos 1970.

Maria Helena Werneck. Integrante do Programa de Professores Aposentados (UNIRIO PROPAP), no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Instituição. Coordenou entre 2008 e 2010 Projeto de Cooperação Internacional (CAPES_FCT Portugal) entre UNIRIO, USP e Universidade de Lisboa. Participou do Conselho Editorial da Coleção Palgrave Transnacional Theatre Histories Series. É Pesquisadora do CNPq.

Clara de Andrade. Pesquisadora do PPGAC da UNIRIO, com bolsa de Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ. Em 2020, foi Pesquisadora Fellow do Centre for Global Theatre Histories & Developing Theatre Project, na LMU de Munique, com bolsa do European Research Council. Autora do livro O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras (7Letras, 2014) e coorganizadora dos livros Augusto Boal: arte, pedagogia e política (Mauad, 2013) e Cenas cariocas: modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas (Garamond, 2020).   

(veja no)

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Tarde do dia 31 de agosto

14h. – 16h. - Roda de conversa entre os membros do GT sobre o tema da importância das viagens para à História das artes do espetáculo conduzida pela organização. 

16h. – 18h. Palestra de Leda Maria Martins. 
Título: "Diásporas e Cinesias: artes negras em trânsito" 
Resumo: Explorar algumas das epistemes de matrizes africanas transcriadas nas Américas por via das performances, pensando o corpo como lugar e ambiente de inscrição de saberes.

Leda Maria Martins. Professora aposentada da FALE/UFMG. Professora Visitante da New York University, Tisch School of the Artes/ Department of performance Studies entre 2009-2010. Doutora em Letras/Literatura Comparada, pela UFMG, 1991; Pós-Doutorado em Estudos da Performance, Performing Studies Department/Tisch School of the Arts, New York University, 1999-2000. Autora de vários livros e de capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior como, por exemplo: Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo Tela, Editora Cobogó, 2021; Afrografias da Memória, 2ª Edição Revista e Atualizada, Editora Perspectiva e Mazza Edições, 2021.

(veja no)

CHAMADA

Chamada Aberta para Dossiê Temático: Por que e para que viajam as artes cênicas?

A Revista CENA [http://seer.ufrgs.br/cena] é um periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação.

O presente Dossiê, nesta edição da Revista CENA, foi proposto pela Comissão Organizadora do evento descrito abaixo, formada por integrantes do Grupo de Trabalho História das Artes do Espetáculo (GT-HAE), que pertence à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). O GT-HAE realizará nos dias 30 e 31 de agosto de 2022 um encontro dedicado a problematizar a seguinte questão: — “Por que e para que viajam as artes cênicas?”

 Esse evento remoto será realizado por plataforma online, e é extensivo à toda comunidade universitária e artística, contando com a presença de um grupo de palestrantes convidadas. Sendo, substancialmente, destinado aos pesquisadores da área de Artes Cênicas, o evento contará com a adesão de pesquisadores de outras Áreas afins. Com esta proposta, o GT-HAE busca promover um balanço acerca dos conhecimentos e reconhecimentos das variadas clivagens (políticas, éticas, étnicas, sociais, culturais, de gênero, dentre outras) que marcaram e ainda marcam as Artes Cênicas em viagem.

Nesse evento serão apresentados e discutidos deslocamentos atinentes às artes circenses, às artes coreográficas, ao teatro dito dramático e performativo. Conclui-se, ainda que provisoriamente, que inúmeras são as razões e variados os objetivos evocados por agentes criativos, empresários teatrais, atores culturais, instituições de difusão e promoção cultural para darem sentido ou justificarem as artes cênicas em viagem.

O evento promovido pelo GT-HAE proporcionará assim uma reflexão múltipla sobre as motivações, os objetivos, os trajetos, e as consequências dessas viagens empreendidas pelas Artes Cênicas no interior do Brasil ou no mundo globalizado.

São variados os objetivos alegados para dar sentido ou justificar as Artes Cênicas em viagem: propagar a Fé e o Império, a Civilização e o Progresso, ou, ao contrário, fazer frente ao seu avanço saindo em busca de tradições culturais ditas exóticas como a experiência de Antonin Artaud no México. Viagens alucinadas e alucinantes promovidas pelo ópio, pelo haxixe, pelas drogas que acompanharam e acompanham aventuras imaginárias ou práticas criativas no âmbito das artes da cena também são aqui contempladas.

A presente chamada para colaborações no Dossiê, dirige-se a pesquisadoras/es brasileiras/os e estrangeiras/os, que venham a participar ou não do evento em questão. O escopo desta “chamada” é a seleção de 15 contribuições que venham a constituir uma reação à questão disparadora — “Por que e para que viajam as artes cênicas?”

 Nesse sentido, são propostos alguns tópicos de caráter orientacional para as submissões:

  • A chegada e a partida: técnicas formativas e procedimentos criativos;
  • A circulação contemporânea: entre o local e o global;
  • A diáspora: contornos étnico-raciais do trajeto;
  • A excursão tradutória e adaptativa: da letra à cena;
  • A guerra fria e o papel das turnês artísticas;
  • A instituição cultural: promoção do mercado simbólico;
  • A itinerância do circo ontem e hoje;
  • A migração de agentes criativos no interior do Brasil;
  • A trajetória e a recepção de ideias teatrais;
  • A turnê artística vista pela ficção: poesia, romance, teatro e cinema;
  • A turnê teatral: negócio, política e repertório;
  • A turnê transatlântica e a turnê interna;
  • A viagem iniciática;
  • Divas e divos: a circulação dos monstros da sagrada arte;
  • Entre Cheganças e Embaixadas: os fluxos da cultura popular;
  • Entre formas e gêneros: o escambo artístico-cultural;
  • Eventos, trajetos e circuitos reais e imaginários;
  • Alteridade teatral: modos de ser e criar com o outro;
  • O corpo diaspórico: criação e insurgência;
  • O festival das Artes Cênicas: dança, teatro, performance, formas animadas, circo;
  • O lugar da América Latina na rota das turnês;
  • O papel do artista emigrante/imigrante no teatro brasileiro;
  • O passeio da biblioteca de Apolo e Dioníso;
  • O problema das fontes e dos métodos historiográficos;
  • O sotaque da fala e a nuança do corpo que viajam.


Além de textos para esse Dossiê, a Revista CENA aceita artigos de temáticas variadas. As demais submissões devem ser enviadas em qualquer data. Publicamos também entrevistas, ensaios, resenhas. O envio de todas as submissões deverá ser feito através da plataforma eletrônica da Revista CENA http://seer.ufrgs.br/cena

Aqui as diretrizes para autores https://seer.ufrgs.br/cena/information/authors

COLABORE

Você pode nos ajudar a manter atualizada a página do GT através de sua colaboração para alguma das seções: Biblioteca Virtual GTHAT, Eventos, Livros e Lançamentos, Galeria de Imagens. Para a Biblioteca Virtual pode nos enviar arquivo contendo suas publicações e ou produções para que façam parte do nosso acerto voltado à história das artes do espetáculo buscando, assim, ressaltar a contribuição das (os) integrantes ao campo de estudos; para seção de Eventos pode nos enviar materiais para divulgação de eventos promovidos pelas (os) integrantes ou aquelas ligados ao campo de estudos de interesse do GT, as ex-coordenadoras e os ex-coordenadores podem ajudar encaminhando quaisquer materiais que guardem sobre a programação de quando estiveram à frente dos trabalhos; com nossa Galeria, você pode contribuir enviando imagens de nossos encontros que não estejam já contempladas; para a seção Livros e Lançamentos, você como integrante pode encaminhar materiais para a divulgação de publicações que serão e ou foram lançadas, assim como resenhas que contenham publicações de interesse do campo de estudos. 

email: abracehistoria@gmail.com

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