EnglishPortugueseSpanish

GT Etnocenologia

Coordenadora: DANIELA MARIA AMOROSO

Vice coordenador: CÍCERO FÉLIX DE SOUSA

 

Etnociência das artes do espetáculo e dos comportamentos e práticas espetaculares humanos organizados, a etnocenologia busca articular, na interseção dos vastos campos do conhecimento das ciências e das artes, as teorias e as práticas dos espetáculos e a criação e a crítica. Do ponto de vista temático, essa perspectiva transdisplinar se refere, constantemente, à tradição e à contemporaneidade e, também, aos universos da experimentação, do amadorismo e do profissionalismo.

 

Seu interesse pela diversidade e pela pluralidade cultural sugere um diálogo freqüente da etnocenologia com os estudos culturais e da performance, a antropologia teatral e as ciências do teatro, bem como com os estudos dedicados à dança, ao circo, à ópera e à performance (enquanto forma artística assumidamente espetacular). Para além do âmbito estrito da história e da contemporaneidade dos espetáculos, esse diálogo se amplia para os campos das ciências do homem que recorrem às práticas espetaculares e teatrais para investigar a convivência humana e a criação de sentidos das diversas formas de comunicação e linguagem.

 

Ancorada no desenvolvimento de projetos de pesquisa construídos sobre objetos e corpus bem definidos e, também, sobre a otimização das apetências e competências do pesquisador, a etnocenologia valoriza sempre a informação sobre o trajeto artístico e universitário que o levou cada pesquisador, enquanto sujeito, à eleição de seu objeto de pesquisa. Sua perspectiva transdisciplinar, científica e teórico-metodológica, inscreve a etnocenologia na grande área de conhecimento das artes, mais precisamente das artes do espetáculo.