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GT Mulheres da Cena

Coordenadoras: Brígida Miranda, Dodi Leal, Lúcia Romano, Lígia Coutinho e Luciana Lyra

O GT abrange estudos sobre práticas da cena feminista e sobre a disseminação de temáticas relacionadas à produção das mulheres e visões feministas no teatro, na dança, no circo, na arte da performance e na intervenção urbana, com a abertura crescente de espaços de produção artística vinculados às organizações de mulheres cis e trans.

Pretendemos com o GT enfocar narrativas de experiências e reflexões críticas sobre práticas da cena feminista em diferentes contextos sociais, políticos e culturais, reunindo pesquisadorxs que trabalham em textos originais, traduções e outras modalidades de comunicação científica em torno de tópicos sobre práticas cênicas feministas, entre eles:

  • Histórias de práticas das artes da cena alinhadas a agendas feministas, em diferentes contextos nacionais.
  • O que foi e o que é a criação cênica feminista, em diferentes contextos socioculturais.
  • A cena feminista na América Latina.
  • A cena feminista nos períodos de ditadura.
  • Práticas cênicas feministas nos movimentos sociais.
  • Práticas cênicas feministas e organizações sindicais.
  • Estratégias de construção da cena feminista.
  • Questões de gênero, raça/ etnia, classe, sexualidade e etarismo nas artes da cena.
  • A escritura de peças feministas, os programas de performance feministas e as coreografias feministas.
  • A formação de grupos e eventos nas diversas linguagens artísticas das artes da cena feministas; objetivos, curadoria, formas de organização e financiamento, métodos de trabalho e renovações estéticas e políticas.
  • Estratégias feministas na transformação dos processos e práticas criativas nas artes cênicas em campo expandido.
  • Questões de divisão do trabalho, de tarefas e das posições de poder — a agenda feminista na transformação das estruturas nas artes da cena.
  • Mulheres na e da cena e (in)visibilidade na história das artes do espetáculo brasileiras.
  • Crítica, curadorias e editais: o cânone patriarcal na avaliação das cenas feministas.
  • A prática cênica brasileira: transformações, traduções e deslocamentos de ideias, conceitos e estéticas estrangeiras nas práticas cênicas feministas no contexto nacional.
  • Práticas cênicas feministas na escola. Pedagogia, ativismo e movimento estudantil engendrado.
  • Desconstruindo gênero na cena e no cotidiano. Questões trans, representação e representatividade.
  • O legado de Augusto Boal nas artes da cena e a perspectiva transfeminista: a Teatra da Oprimida.
  • A espectadora feminista nas artes da contemporâneo brasileiro: novas vozes que transformam a cena.
  • Movimentos antifeministas, a invenção da “ideologia de gênero” e seu impacto nas artes da cena.
  • Performance ativista e a cena nas manifestações de rua e na internet.
  • Dissidências sexuais e de gênero gerando cenas e performances no contexto nacional.
  • Feminismos interseccionais e anti-colonialidade dos corpos.
  • Educação Somática, saberes do corpo feminino e as Artes da Cena.