Reunindo mais de vinte especialistas, os livros organizados por Marcos Antonio de Moraes (IEB-USP) e Ivan Marques (FFLCH-USP) são contribuições fundamentais para a contínua reflexão de temática decisiva sobre a cultura brasileira.
Programado para o dia 23 de março de 2023, quando a biblioteca celebra os dez anos de sua abertura ao público, o evento inaugura a programação BBM 10 anos.
Marcos Antonio de Moraes (org.). Semana de Vinte e Dois: Olhares Críticos (BBM/Sesc, 2023).
Ivan Marques (org.). Releituras do Modernismo: O Legado de 1922 na Cultura Brasileira (BBM, 2023).
Data: 23 de março de 2023, quinta-feira
Horário: 18h-19h30
Local: Sala Villa Lobos, BBM/USP
–
Projeto de caráter construtivo e utópico, de enorme repercussão na cultura brasileira, o Modernismo jamais deixou de ser também um movimento irônico, irreverente e destruidor. Na época rumorosa da Semana de Arte Moderna, concentrou-se nas letras, na música erudita e nas artes visuais. Nas décadas seguintes, porém, o leque foi bastante ampliado com a irrupção de uma série de movimentos artísticos e culturais: a Nova Arquitetura, a Poesia Concreta, o Cinema Novo, a Tropicália, o Cinema Marginal, a Poesia Marginal, entre outros. Em todos, o debate modernista foi evocado e, em alguns casos, houve uma radical atualização de suas propostas. O substantivo releituras assume, portanto, dupla significação. Por um lado, refere-se aos acontecimentos que constituíram revisões e desdobramentos do Modernis mo de 1922 e que nos permitem refletir sobre a atualidade, em diversos setores, da herança modernista. Por outro lado, o termo também alude às perspectivas multifacetadas que os textos apresentam, iluminando de várias maneiras a compreensão dos desafios enfrentados pela cultura moderna no país.
RELEITURAS DO MODERNISMO – SUMÁRIO
Apresentação
Ivan Marques. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
O Modernismo e Seus Desdobramentos: Continuidades e Descontinuidades
Celso Favaretto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
Modernismo, Tropicalismo e Canção Popular
Pedro Duarte. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
3. O Canto de João Gilberto, a Poesia de Carlos Drummond de Andrade: Algumas Notas
Walter Garcia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
4. Saltando Sobre o Atraso
Guilherme Wisnik. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
Querelas Lógicas de uma História Bem Contada
Luiz Recaman. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
1956
Veronica Stigger. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
Di Cavalcanti: Um Modernista no Subúrbio de um Centenário?
Frederico Coelho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Macunaíma e Amar, Verbo Intransitivo na Tela
Eduardo Escorel. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
Um Outro Modernismo: Limite, de Mário Peixoto
Denilson Lopes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
A Teatralidade Encapsulada do Modernismo Brasileiro
Luiz Fernando Ramos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Sobre os Autores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
SEMANA DE VINTE E DOIS – OLHARES CRÍTICOS – SUMÁRIO
Olhares que Redirecionam – Danilo Santos de Miranda. . . . . . . . . . . . . 7
Semana Centenária – Marcos Antonio de Moraes. . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Memorialismo, Releituras
1. A Teatralização da Insatisfação: A Semana de Arte Moderna –
Maria Eugenia Boaventura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
2. A Semana de Arte Moderna Revisitada por Mário de Andrade –
Marcos Antonio de Moraes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
3. Semana de 1922 Segundo Rubens Borba de Moraes: Desdobramentos
Intelectuais e Culturais – Aracy Amaral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
4. Mário da Silva Brito: O Grande Historiador do Modernismo
Brasileiro – Maria Augusta Fonseca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
5. Semana Sem Fim: Percurso de uma Pesquisa – Frederico Coelho. . . . . 81
6. 1922: Novos Olhares? Ou: Como Modernizar a Semana de Arte
Moderna? – João Cezar de Castro Rocha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Espaço, Personagens
7. Theatro Municipal de São Paulo: Um Difícil Lugar de Memória da
Semana de 22 – Paulo César Garcez Marins. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
8. Paulo Prado no Centro [Da Fotografia Que Não É] da Semana
de Arte Moderna – Carlos Augusto Calil. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
9. Manuel Bandeira: Modernismos e Sociabilidades – Eduardo Coelho. . . 149
10. Entre Vaias e Aplausos: Guiomar Novaes na Semana de Arte
Moderna – Fernando Binder. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Temporalidades, Vínculos, Geografias
11. Modernos Antes do Modernismo: Constituição do Meio Artístico
e Formação Transnacional como Estratégias para uma Construção
Nacional e Moderna da Arte no Brasil – Fernanda Pitta. . . . . . . . . . 179
12. Cartas em Contexto: Documento ou Gênero Literário –
Sergio Miceli. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209
13. “Renascimento Feliz”: Análise da Correspondência entre
Mário de Andrade e Anita Malfatti – Mauricio Trindade da Silva. . 219
14. De uma Viagem ao Sertão – Humberto Hermenegildo de Araújo. . 239
15. Modernismo e Regionalismo no Brasil: Aproximações Críticas –
Maria Arminda do Nascimento Arruda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251
Sobre os Autores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 273