Lançamento, dia 24/3, sexta-feira, a partir das 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo.
Pré-venda (envios a partir do dia 23 de março) –
O livro já está disponível em pré-venda no site da editora, com desconto sobre o preço de capa até 23 de março:
Seguem a sinopse e o sumário:
Com as restrições da pandemia, o isolamento social e o fechamento dos espaços culturais, artistas de diversas áreas sentiram necessidade de resistir: se lançaram à experimentação tecnológica e inauguraram uma nova linguagem entre o digital, o virtual e a cena.
Para refletir sobre esta produção e, especialmente, sobre as artes no período pandêmico, Gabriela Lírio reuniu dez pesquisadores e/ou artistas de diferentes instituições que, em diálogo com questões políticas, estéticas e/ou de gênero, apresentam e analisam novos processos da criação contemporânea.
Os diversos olhares presentes nos artigos deste livro, unindo pesquisa, depoimento e criação, compõem um volume que com certeza irá despertar o interesse dos leitores, abrindo novos caminhos e ideias para entender o mundo de hoje.
Sumário
Apresentação | Gabriela Lírio
Cenas da pandemia: tecnologia e performatividade | Gabriela Lírio
Ciberteatro e a atualização da experiência espaço-temporal promovida pelo acontecimento teatral | Marta Isaacsson
Confinamentos nos tempos de uma cena expandida: o teatro surfando nas ondas do Zoom | André Carreira
O gesto político e estético nas emoções: o que o teatro pode nos dizer ou ensinar sobre a pandemia? Martha Ribeiro
Presencialidade intertemporal e multiespacial na cena contemporânea: poéticas do endereçamento no teatro filmado, no teatro on-line e na reperformance | Daniele Avila Small
A interface como espaço teatral na pandemia | Maíra Castilhos Coelho
Corpo e presença on-line: uma experiência no universo da pornografia virtual em “Camming 101 noites” | Janaina Leite
A expansão das artes cênicas em tempos de pandemia: o Grupo Galpão no projeto “Dramaturgias: cinco passagens para agora” | Anna Paula Soares Lemos
Qual o foco do problema? – considerações sobre as potências estético-políticas do espetáculo autoficcional “O Espigão” | Gabriel Morais
Arte fora de si: um processo de degenerescência vital | Arthur Belloni
Comunidades imaginadas merecem o céu | Caio Riscado
grande abraço,
Gabriela Lírio Gurgel Monteiro
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ
Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF
Diretora Adjunta da Pós-Graduação da Escola de Comunicação
Universidade Federal do Rio de Janeiro