EnglishPortugueseSpanish

Divulgação de dossiê temático

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas (Qualis A1) – receberá artigos até: 15 fevereiro de 2024. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.1, n. 49, de abril de 2024. 

O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelas/os professoras/es: Dodi Leal (coordenadora), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Danilo Ventania Silveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Barbara Matias Kariri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Jaqueline Gomes de Jesus, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Elton Panamby, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Este Dossiê Temático busca contribuições que problematizem e reflitam sobre o contexto atual e histórico de Justiça Epistêmica em Artes Cênicas, abrangendo a produção e difusão de saberes do campo tanto nos contextos criativos como nos meios acadêmicos. Tendo em vista as perspectivas das anticolonialidades este dossiê considerará textos que abordem tópicos de Justiça Epistêmica em Artes Cênicas em todas suas amplitudes e implicações.

Este Dossiê Temático está interessado em investigações teóricas e/ou práticas que abordem os seguintes eixos:

– Epistemologia Social em Artes Cênicas: manifestações sociais e justiça enquanto epistemologias em Artes Cênicas; processos políticos de produção de saberes da cena: dinâmicas acadêmicas e criativas; linguagens e metodologias sociais das Artes Cênicas; saberes populares, marginais, não-urbanos, não-humanos, periféricos e não cafetinados em Artes Cênicas; tráfico epistêmico; as práticas da crítica, da editoria e da curadoria teatral, de dança e de performance no contexto da justiça epistêmica.

– Justiça Estética em Artes Cênicas: processos de reparação estética em Artes Cênicas; dinâmicas epistêmicas de reconhecimento afetivo, cognitivo e social em Artes Cênicas; história e pesquisa estética em Artes Cênicas no âmbito da justiça epistêmica; expedientes de justiça estética da museologia, curadoria e arquivologia em Artes Cênicas; Direitos Humanos e políticas identitárias; burocracia e formalismo jurídico em Artes Cênicas; justiça estética não textocêntrica em artes cênicas.

– Comunidades Epistêmicas em Artes Cênicas: Pedagogia das Artes Cênicas e justiça epistêmica; comunidades de aprendizado e de ensinagem dos saberes da cena; políticas públicas em artes cênicas e justiça epistêmica; análises sobre instituições e diretrizes regulatórias da pesquisa e do fomento teatrais, da dança e da performance; direito de expressão, censura e circuitos comunitários de articulações epistêmicas; apropriação epistêmica e epistemicídio; jornalismo e comunidades comunicacionais em Artes Cênicas no âmbito da justiça epistêmica.

Por fim, o interesse desse dossiê temático está, sobretudo, no exame prático-teórico do Direito em Artes Cênicas tendo em vista as dinâmicas e fricções entre legibilidade, legitimidade e iterabilidade discursiva, em direção à Justiça Epistêmica.

Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatos, debates e dramaturgia. Para além dos textos, este dossiê abrangerá materiais cuja plataforma se configuram em modos narrativos e de expressão para além da escrita, formas encantadas e visuais da cena, escrita performativa, etc.

O dossiê também contemplará materiais cuja língua adotada seja outra para além do português ou outras línguas coloniais, como: línguas indígenas de Abya Yala (América), línguas africanas e afro-brasileiras, libras, pajubá, etc.

Saiba mais em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/Dossie20224-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *