GT Mito, Imagem e Cena da ABRACE compartilha uma produção audiovisual produzida durante o XII Congresso da ABRACE, em junho de 2023 em Belém/PA.
UM DIA O MITO ENCONTROU A MÃE DA FLORESTA
Ocupação Performática conduzida por Julia Pascali –ABRACE 2023 Belém PA
Registro poético da oficina “Criação Coletiva e Estado de Presença: via Li Shou” *, conduzida por Julia Pascalidentro dos trabalhos do GT Mito, Imagem e Cena no XII Congresso da ABRACE, realizado em Belém do Pará, em junho de 2023. Cerca de 28 participantes de todos Brasil, estudiosos e praticantes das Artes Cênicas, cruzaram o Rio Guamá no barco “Hugo Leonardo” e foram acolhidos pela centenária árvore Sumaumeira, Samaúma ou Samaumeira – Mãe da Floresta, que vive na Ilha do Combu na área do restaurante “SaldosaMaloca”, e é preservado pelo Instituto Saldoso Combu.
* Li Shou é o nome de uma prática chinesa de balanço dos braços para saúde e bem-estar. Julia Pascaliconheceu e praticou este exercício ma China, em 1987. E em 1989, conduziu uma ocupação performática na 20a. Bienal de São Paulo, no espaço cenográfico de JCSerroni do CPT, aplicando esta prática coo preparação dos atores para o estado de presença. Desde então, o Li Shou tem sido praticado na condução de espetáculos, criações de dramaturgia coletiva, em Percursos Interativos e em obras abertas (vide www.sincronicidadexpressao.com.br).
O vídeo está disponível no canal do YouTube da ABRACE, no link: https://www.youtube.com/watch?v=GTzkibmxtns