EnglishPortugueseSpanish

PRAZO PRORROGADO!

SUBMISSÕES ABERTAS PARA ARTIGOS – REVISTA EPHEMERA

A Revista Ephemera está com submissões prorrogadas para o Dossiê: “O Teatro de Grupo ontem e hoje: atos e potências de transformação da arte e da sociedade”

 até 15 de setembro de 2024, com publicação até o primeiro trimestre de 2025!

 Tema: Estamos abertos a receber artigos e depoimentos de pesquisadores, artistas e artistas-pesquisadores que possuam todos, no mínimo,título de Mestre(a) ou acima, sobre o Teatro de Grupo em suas diversas inflexões e denominações, que abordem desde pesquisas relativas a artistas, grupos e movimentos específicos até pesquisas de caráter mais amplo, sobre questões ligadas ao tema, perpassando as diversas áreas das artes e das ciências humanas.

OBS: a revista não cobra nenhuma modalidade de taxas (APC).

Para a chamada completa, acesse:

https://periodicos.ufop.br/ephemera/announcement/view/330

.

.

SUBMISSÕES ABERTAS PARA ARTIGOS – NOVO DOSSIÊ!

A Revista Ephemera está com submissões abertas para o Dossiê: “A cena na política e a política na cena: miradas sobre a teatralidade da extrema direita contemporânea”

de 02 de setembro até 01 de novembro de 2024, com publicação até o segundo trimestre de 2025!

Tema: A extrema direita hoje atuante no Brasil e em vários outros territórios mundiais é um campo político heterogêneo, de difícil definição e de composição mutável, no qual o conservadorismo moral e radicalização do neoliberalismo convergem.Nos últimos anos, entram em cena análises que observam a relação entre estratégias performativas, efeitos e sentidos produzidos, e a instalação desta extrema direita no Brasil e nos demais países elencados. Para fazer jus a essa diversidade de abordagens e à complexidade do tema, propomos alguns eixos analíticos imbricados e iterativos passíveis de investigação e debate, tais como a presença da violência, a fabricação da precariedade como elemento de emulação de uma suposta autenticidade, a correlação entre a performance na estética e na política, assim como reflexões sobre comportamentos restaurados e a estética do limite ultrapassado. A estes eixos também perpassam considerações acerca da economia das atenções, tão presente nas atuais formas de propagação das pautas políticas e das performatividades. Estas articulam várias plataformas a partir de uma organização supostamente descentrada, deslizando entre as lógicas das redes sociais, a imbricação com diferentes mídias e a atuação nas ruas em protestos e outros atos performativos. Além disso, interessam a este dossiê estudos sobre espetáculos teatrais e performances artísticas que se debruçam sobre o tema da extrema direita e/ou suas estratégias de atuação. Desse modo, uma pergunta funciona como cerne desta investigação/proposta: de que modo o teatro, pensado como forma social de conhecimento, pode nos ajudar a compreender a política contemporânea?

Sobre as submissões: estamos abertos a receber artigos e depoimentos de pesquisadores, artistas e artistas-pesquisadores que possuam todos, no mínimo,título de Mestre(a) ou acima sobre questões ligadas ao tema, perpassando as diversas áreas das artes e das ciências humanas.

OBS: a revista não cobra nenhuma modalidade de taxas (APC).

Para a chamada completa, acesse:

https://periodicos.ufop.br/ephemera/announcement/view/334

.

.

.

OPORTUNIDADE: TORNE-SE PARECERISTA DA REVISTA EPHEMERA

A Revista Ephemera está à procura de novos pareceristas para a continuação de seu trabalho! 

Sobre: Pareceristas são avaliadores voluntários que se comprometem a revisar os artigos submetidos para publicação na Ephemera. O objetivo deste trabalho é ajudar na seleção dos artigos a serem publicados e oferecer sugestões para que os autores possam aprimorar a qualidade de seus trabalhos. Os pareceristas receberão certificação pela sua participação na Revista.Para se tornar um avaliador, é necessário preenchimento do formulário a seguir, que será avaliado pelo editor-chefe da Ephemera:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEA8_FasnpifYgy7VhnDV0axHe6uzYdO-bOzbitVrRWN_S2A/viewform?usp=sf_link

Observação: antes de se inscrever, lembre-se que é necessário que os pareceristas cumpram os prazos estipulados pela Revista caso sejam aceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *