Coordenador: Robson Rosseto
Vice coordenadora: Cristiane Barreto
O Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas tem como objetivo aprofundar a compreensão das práticas artístico-pedagógicas no campo das Artes Cênicas, funcionando como um espaço de diálogo e produção de conhecimento voltado às demandas contemporâneas.
A diversidade de práticas pedagógicas, presentes em ambientes formais, informais e não formais, é analisada a sua dimensão política e em sua capacidade de promover processos de ensino e aprendizagem críticos e inclusivos. A partir da multiplicidade de contextos culturais, sociais e econômicos, o GT desafia abordagens tradicionais e propõe uma reflexão crítica sobre os modelos de ensino vigentes.
Com um olhar atento à interculturalidade e à diversidade sociocultural, busca-se promover saberes que dialoguem com diferentes públicos. O GT acolhe e discute investigações de variadas perspectivas epistemológicas e metodológicas, contribuindo para a construção de uma pedagogia das Artes Cênicas inclusiva, democrática e comprometida com a transformação social, capaz de responder às complexidades do mundo contemporâneo.
Temas e campos de interesse do GT:
História e epistemologia do ensino de Artes Cênicas;
Repertório artístico e estético da e do docente em formação;
Modos de construção da identidade e subjetividade da e do docente-artista;
Processos e discursos de formação em Artes Cênicas;
Práticas artísticas, pedagógicas e as abordagens de ensino em espaços de ensino formais, informais ou não formais;
As novas tecnologias e as Artes Cênicas;
Processos artístico-pedagógicos relacionados às teatralidades, às performatividades e às hibridações no campo das Artes Cênicas;
Epistemologias e atravessamentos de raça, gênero, sexualidade, classe social, religiosidade, geracionalidade, deficiências, inclusão, meio ambiente, diversidade sociocultural, pensamento afro-indígena no campo das Artes Cênicas.
Manifestações culturais espetaculares nas Pedagogias das Artes Cênicas;
Práticas pedagógicas para as Culturas das Infâncias nas Artes Cênicas;
Os estágios curriculares e a formação da e do docente-artista;
Artes cênicas e articulações com as políticas públicas
Experiências no âmbito de Programas Institucionais (PIBID, PIBIC, PET, dentre outros) Formação técnico-profissionalizante no campo das Artes Cênicas;
A formação docente em Arte e a mediação de saberes artísticos e culturais;
Artes Cênicas em Comunidades;
A mediação teatral e a formação da espectadora e do espectador.