As temáticas que afloram de discussões sobre a identidade étnico-racial de matriz africana e a inserção do pensamento artístico neste contexto, felizmente tem ganhado cada vez mais espaços nas reflexões da atualidade. No entanto, ainda estamos distantes de um terreno ideal em que as questões étnico-raciais habitem o cotidiano acadêmico-artístico-pedagógico tão necessário para o fortalecimento de um pensamento pela diversidade nos âmbitos dos saberes e do cultivo de uma educação e uma postura antirracista no cotidiano do público mais amplo. Neste sentido, entendimentos artístico-acadêmicos sobre a presença negra como potência nas Artes contribuem para a permanência e o fortalecimento de um discurso político sobre uma justiça epistêmica referente às africanidades nas artes e em todas as esferas da vida em sociedade.
Serão bem-vindos artigos, ensaios, resenhas, traduções (do inglês, francês ou espanhol), entrevistas, memoriais artísticos, dramaturgias, ensaios visuais, portifólios, partituras musicais, críticas e formas poéticas e expandidas de escritas situadas nas áreas das Artes Visuais, Artes do Vídeo, Artes da Cena, Performance, Teatro, Audiovisual, Cinema, Dança, Dramaturgia e Música. Essa colaboração irá ampliar e fortalecer , de modo amplo e plural, o coro das diferentes frentes e entidades afrodiaspóricas (afro-brasileiras e afropindorâmicas) no campo das Artes sob os vieses político, ético, estético e poético.
O Dossiê é organizado pela Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gillies (UNESPAR), Profa. Dra. Daiana de Moura (UFSCAR) e Prof. Dr. Danilo Ventania Silveira (UNESPAR). Além do Dossiê, a Revista O Mosaico receberá a submissão de trabalhos em fluxo contínuo.
PRAZO: Até 03 de maio de 2024.
Para submissões de trabalhos, acesse a página: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico
REVISTA O MOSAICO
Rua dos Funcionários, 1357, Cabral – Curitiba/PR
41.32507339 | 41.32507301
Edição eletrônica da revista
revista.mosaico@unespar.edu.br