I Encontro remoto do GT com o tema-título: Por que e para que viajam as artes cênicas? As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 09 e 29 de agosto de 2022 pela página do evento: https://www.even3.com.br/gthistoria/
Para garantir sua inscrição e o certificado basta preencher e enviar o formulário eletrônico, nela, disponível. A participação nas rodas de conversa das tardes é reservada as membras e membros do GT associadas (os) à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
O evento propõe uma reflexão sobre a contribuição das viagens para as histórias das artes do espetáculo e seus modos de escrita levando em conta as mais distintas formas de sua manifestação entre diferentes regiões, culturas, ideias, companhias, práticas e demais regimes de trocas efetuadas ao longo de seu percurso pelo mundo.
Apresentação
O evento propõe uma reflexão que, direta ou indiretamente, vem sendo colocada pelas pesquisas e pelos estudos históricos das artes do espetáculo (conforme nos informam alguns dos temas e das abordagens presentes nos últimos encontros do GT na Abrace) voltadas à circulação e ou a recepção das ideias, práticas e textos; ao questionamento das relações estanques e hierárquicas entre centro e periferia, nacional e regional, dentre outros marcadores que, durante bom tempo, determinaram uma visão centrada numa dada localidade ou numa dada hegemonia concebendo a troca mais como difusão pura e simples, unilateral; pela entrada em pauta da diáspora que visa refazer os contornos étnico-raciais, ou melhor, a “cena em sombras” dessa história concebida a partir de um corte nacionalista que embranqueceu, muitas vezes, os traços do teatro brasileiro, mas não apenas dele; a partir dos estudos voltados à discussão da tradução, da adaptação, dentre outras práticas antes vistas como empecilho ao projeto nacionalista e, em alguns contextos, eugenista do teatro.
Muitas são as razões e variados os objetivos alegados para dar sentido ou justificar as artes cênicas em viagem, assim como aos seus distintos efeitos comparativos, propagar a Fé e o Império, a Civilização e o Progresso, ou, ao contrário, fazer frente ao seu avanço saindo em busca de tradições culturais antes proscritas como, por exemplo, a de Antonin Artaud ao México. Viagens alucinadas provocadas pelo ópio, pelo haxixe, pelas drogas que acompanharam e acompanham as experiências e as aventuras das artes cênicas.
Trata-se de pensar nas suas várias formas de deslocamento as turnês, as diásporas, os festivais, as alucinações, os trajetos e os demais eventos que fizeram ou fazem sua história em movimento. As migrações de atores, de gêneros poéticos, de atrizes, bibliotecas, ideias e técnicas cênicas e dramatúrgicas que carregam consigo ou colocam em cena a circulação de valores, modos de vida e de pensamento como, por exemplo a viagem oficial de Paul Claudel ao Brasil para fazer frente ao avanço da cultura alemã transformando, deste modo, as artes cênicas em “embaixada”.
Nesta direção, a proposta do encontro é de um exercício crítico conjunto que nos permita ao final, quem sabe, reconhecer a heterogeneidade das peças que informam (informaram) as histórias das artes do espetáculo, sobretudo as que pretendem descrever o nacional, dentre outras fórmulas perseguindo o porquê e o para que elas viajam. A proposta é de um encontro remoto de três dias para que possamos ter tempo de pensar na questão que, por sua vez, deverá servir de norte ou orientar as contribuições individuais. O resultado do encontro que pretende dar a ver o “estado da arte” no âmbito do GT, além do debate, seria um dossiê a ser negociado e publicado numa das revistas da área.
Trata-se de um encontro como espaço de debate visando, com as palestras e as rodas de conversa, um balanço crítico do tema no âmbito dos estudos históricos do teatro e ou das artes cênicas no Brasil e no mundo, assim, sugerimos algumas questões:
Qual a importância das viagens para à história e a historiografia do teatro e ou das artes cênicas no Brasil e no mundo?
Quais parâmetros cognitivos e objetivos têm orientado as pesquisas e os estudos históricos do teatro e ou das artes cênicas voltados ao tema no Brasil e no mundo?
Quais as fontes e as abordagens metodológicas têm sido adotadas na investigação das viagens do ponto de vista dos estudos históricos do teatro e ou das artes cênicas no Brasil e no mundo?
Tais questões de fundo dizem respeito ao balanço crítico abarcando os diferentes objetos, problemas e abordagens que, no âmbito dos estudos históricos do teatro e ou das artes cênicas, têm delimitado os contornos do tema e das distintas perspectivas que buscaram ou buscam explicar as razões ou motivos das artes cênicas ou do teatro em viagem pelo Brasil e pelo mundo. Desta forma, servem como bússola do encontro, na medida em que são balizas da discussão pretendida.