Acaba de ser lançado pela Pequeno Gesto Edições Virtuais um novo livro de Edélcio Mostaço. Voltado às artes cênicas e explorando vários momentos de seu desenvolvimento, a obra “Grafos: escritos nômades sobre a cena” reúne pequenos estudos e reflexões estéticas.
Entre os temas ganham destaque os voltados à época contemporânea: o teatro experimental, o pós-moderno, a censura e a catarse, os efeitos cênicos junto aos espectadores. Entre as abordagens históricas destacam-se os capítulos dedicados ao teatro de José de Anchieta e o barroco brasileiro e a presença do futurista Anton Giulio Bragaglia no país. Estudos sobre o teatro grego antigo, os inimigos históricos da cena e o teatro romântico completam o volume.
Com esse novo volume, o autor completa uma trilogia de estudos voltados às artes da cena, cujos títulos anteriores são Soma & Sub-tração (Edusp, 2016) e Incursões & Excursões (Pequeno Gesto Edições Virtuais, 2019), todos eles nascidos de atividades de pesquisa nos últimos anos como professor de estética teatral e história do teatro brasileiro na Udesc-Universidade do Estado de Santa Catarina.
Em formato de e.book, o livro está disponível gratuitamente no endereço eletrônico: https://www.pequenogesto.com.br/ensaios/grafos-escritos-nomades-sobre-a-cena/
Capa:
Edélcio Mostaço é um conhecido analista e pesquisador do teatro brasileiro, autor de Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião (1982 e 2016), além de outros títulos dedicados ao teatro. Nasceu e vive em São Paulo e, durante os últimos 20 anos, foi professor titular de estética e história do teatro na Udesc-Universidade do Estado de Santa Catarina.
É formado em crítica e direção teatral pela ECA-USP e foi crítico de teatro no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo. Autor de vários capítulos de livros editados pela editora Perspectiva: História do teatro brasileiro, O pós-modernismo e Dicionário do teatro brasileiro. Entre seus últimos títulos publicados estão Incursões e Excursões (2018) e Cena e ficção em Aristóteles: uma leitura da Poética (2020).
Contato: hateatro33@gmail.com
O autor – foto de divulgação