GT Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade – Anais do VI Congresso

 
  • Hipóteses sobre a presença ausente da comédia na Poética de Aristóteles

André Carrico
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Unicamp
Doutorando- Processos e poéticas da cena – Or. Profa. Dra. Neyde de Castro Veneziano Monteiro

Resumo: O presente artigo busca desvendar o possível ranço que a academia vota às investigações do cômico. Partindo da hipótese de que um dos motivos para a conotação pejorativa que a comédia carrega se deve ao desaparecimento da teoria aristotélica que tratava do cômico, o texto debruça-se sobre as referências ao gênero que constam daquilo que nos sobrou da Poética de Aristóteles. Analisa a implicação negativa ou inferior em relação à comédia contida nas palavras do filósofo. Examina também textos de comentadores acerca da obra aristotélica (Stinton, Lear, Golden) e levanta as perguntas: a partir de Aristóteles, a Comédia degrada o homem ou apresenta o homem no que ele tem de desagradável?

Palavras-chave: Dramaturgia, Comédia, Poética de Aristóteles

  • Dramaturgia da Anamnese – Modos de Representação

André Ramalho Castelani
Instituto de Artes – UNESP (mestrando)
linha de pesquisa: teoria, prática, história e ensino das artes cênicas
Prof. Dr. José Manuel Lazaro De Ortecho Ramirez
Professor Universitário da Faculdade Anchieta; Ator da Cia Teatres; Professor de Teatro da Escola Nacional de Teatro.

Resumo: O projeto em questão tem como enfoque principal a identificação, na cena contemporânea, da dramaturgia que dispõe seus elementos constitutivos a favor da evocação do inconsciente de suas personagens e de como este se torna UM-OUTRO personagem com fala própria expressando o conteúdo do inconsciente

  • O caráter universal das personagens em Dostoiévski

Andreia A Pantano
Universidade Paulista – UNIP
Professora Associada – Mestre em Filosofia – UNESP
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como o escritor russo Dostoiévski abusa da liberdade e da universalidade ao construir suas personagens em Memórias do Subsolo (1864) e Bobók (1873). A personagem em Dostoiévski tem em si certa independência em relação ao criador, no entanto, como lembra Bakhtin, isto não significa que ela escapa do plano do autor. Nossa intenção é destacar como ao compor suas personagens especificamente nessas obras, Dostoiévski o fez de forma inovadora no cenário europeu do século XIX, uma vez que suas personagens não são totalmente descritas, não estão fechadas, pois o seu herói é aquele que está construindo seu diálogo. Embora esta pesquisa ainda esteja em desenvolvimento é possível dizer que o caráter aberto da personalidade de suas personagens, revela que este homem está por fazer-se.

Palavras-chave: Criação; Personagem; Liberdade.

  • Hamlet sincrético do Grupo Caixa-Preta:

O espaço cênico não convencional como elemento dramatúrgico

Anna Stegh Camati
Programa de Pós-Graduação em Letras – UNIANDRADE
Professora Titular – Mestrado em Teoria Literária
Doutora em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana

RESUMO: Com base em críticos que estudam as potencialidades do espaço cênico, este  artigo investiga a interferência no espetáculo da historicidade impregnada em locais não convencionais que contribui para a alteração da percepção do espectador no ato da recepção. Ao escolher um espaço não convencional como o Hospital Psiquiátrico São Pedro para servir de palco para a encenação de Hamlet sincrético, o Grupo Caixa-Preta objetivou realizar um diálogo entre a historicidade do local e a realização cênica, agregando a carga semântica do prédio aos conteúdos temáticos  do texto. As grades de ferro e as grossas paredes da edificação, com as marcas do sofrimento inscritas no reboc o, trazem à mente as injustiças sociais perpetradas em nome das diferenças de gênero, raça, etnia ou classe social.

PALAVRAS-CHAVE: Grupo Caixa-Preta, Hamlet sincrético, espaço não convencional, alteração de percepção.

  • DO MODELO DRAMATÚRGICO DE ARMAND GATTI AO ESPETÁCULO-FÓRUM DE AUGUSTO BOAL: ELEMENTOS PARA UMA “PEDAGOGIA DA INTERVENÇÃO”.

Antonia Pereira Bezerra
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA
Professora Associada  – Dra. em Literatura Comparada – Université de Toulouse II
Pesquisadora do CNPQ, PQ 1D
Membro dos Grupos de Pesquisa GIPE-CIT e DRAMATIS

Resumo: A finalidade prática desta pesquisa consiste na elaboração de espetáculos-fórum (técnica emblemática do Teatro do Oprimido), a partir da peça didática do Pequeno Manual de Guerrilla Urbana, La Machine Excavatrice – Gatti, 1973, e A Revolução na America do Sul – Boal, 1960. O desenvolvimento desta investigação numa perspectiva prática é fundamentalmente determinado, tanto por sua dimensão pedagógica iminente, quanto pelo impacto que os processos engendrados nesse gênero de intervenção teatral provocam na relação entre o espectador e o ator. Além de dramaturga e professora de teatro, também atuo como atriz em peças convencionais, no âmbito de montagens ditas “comerciais e/ou profissionais”. Em decorrência, minha curiosidade incita-me a interrogar o porquê do interesse por uma dramaturgia e jogo teatrais que rompem com as convenções e distanciam-se, ainda que simbolicamente, do “anfiteatro do espetáculo” para retornar ou recuperar sua ancestral função libertadora e sua polêmica e inexorável dimensão democrática.

  • Tradução Intersemiótica na elaboração da Dramaturgia do Ator

Brenda de Oliveira Silva
Programa de Pós Graduação da ECA USP
Mestranda em Artes Cênicas – Formação do Artista Teatral – Ori.: Armando Sérgio da Silva
Bolsa FAPESP
Resumo: Como atriz e pesquisadora, investigo na prática a elaboração de uma Dramaturgia do Ator a partir do uso da Tradução Intersemiótica e da teoria das Inteligências Múltiplas. Neste artigo pretendo descrever os primeiros exercícios e resultados obtidos desta investigação que tem como objetivo tanto a resultante espetacular ― elaboração e encenação da dramaturgia ― quanto a sistematização de um laboratório do ator, em que se reflita sobre os processos de criação, ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Dramaturgia do Ator, Tradução Intersemiótica, Inteligências Múltiplas

  • Choque de Heterogeneidades: A Montagem “Shock” nas instalações plástico-performáticas do Teatro de Grupo Yuyachkani

Carla Dameane P. de Souza
Programa de Pós-Graduação em Letras – Fale UFMG
Doutoranda – Literatura Comparada em Letras – Profa. Dra. Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Resumo: A partir das considerações de Walter Benjamin (1975), que a respeito das obras produzidas por Bertolt Brecht (1898-1956), afirma que nelas se apresenta a característica fundamental do teatro épico que consistia no uso do “Shock” (procedimento de montagem de documentos e fragmentos históricos postos em cena anacronicamente e com interrupções bruscas). Também pensando nas considerações sobre o Distanciamento (Verfremdung) que foram retomadas pelo crítico de arte francês Didi-Huberman (2008), busca-se neste trabalho pensar sobre a questão da “montagem shock”, presente e reformulada em algumas instalações plástico-performáticas do teatro de grupo peruano Yuyachkani (1971).

Palavras – Chave: Teatro Épico, Montagem, Performance

  • Aspectos performativos do diálogo cênico

Cleise Furtado Mendes
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Professora Associada II – Doutora em Letras – UFBA
Bolsista Pq – CNPQ
Resumo: O texto apresenta resultados parciais de estudos sobre estratégias de composição do diálogo teatral, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da lingüística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem.

Palavras-chave: Diálogo – Enunciação – Performativos

  • Os Títeres de Porrete: o encontro entre tradição e vanguarda na dramaturgia de Federico García Lorca

Daniela Rosante Gomes
Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU
Mestranda – Teatro – Or. Prof.ª  Dr.ª Irley Machado
Bolsista CAPES
Apoio: FAPEMIG
Resumo: Lorca fez parte dos artistas de vanguarda que pensaram e experimentaram novas possibilidades para o teatro e para a arte na virada do século XX. Como muitos desses artistas, o dramaturgo assimilou, representou e recriou o repertório popular em sua dramaturgia, especialmente nas principais obras escritas nos moldes do tradicional teatro de títeres andaluz (teatro de guiñol): La tragicomedia de Don Cristóbal y la Señá Rosita (1922) e El retablillo de Don Cristóbal (1931), também conhecidas pelo designativo genérico Os títeres de porrete. Nesta comunicação, apresentaremos as principais características desta produção irreverente, que reúne tradição e inovação na dramaturgia lorquiana, procurando distanciar-se da estética burguesa elitista que predominava nos palcos europeus daquele momento.

Palavras-chave: dramaturgia, García Lorca, teatro de títeres, vanguarda.

  • O raciocínio clownesco na construção de uma poética contemporânea ou o que um palhaço faz no meio disso tudo?

Daniele Pimenta
Professora de graduação e pós graduação – FAINC
Professora substituta – UNESP
Doutora em Artes – UNICAMP
Atriz e diretora da Cia. PICNIC de Teatro

RESUMO: Para analisar a presença de procedimentos e recursos do teatro popular presentes no teatro contemporâneo, tenho observado artistas que transitam entre esse dois territórios, cujas fronteiras tornam-se cada vez mais diluídas.
No artigo abordarei o processo de trabalho de um ator com formação estruturada essencialmente nas técnicas do palhaço, no desenvolvimento de duas encenações da Cia. Artehumus.
As criações de Edu Silva partem do raciocínio clownesco para a construção de um discurso pessoal e poético consonante com o teatro contemporâneo e conduzem a reflexões sobre a visão estabelecida pela lente do grotesco na conceitualização e desenvolvimento de uma dramaturgia do ator.

Palavras-chave: Dramaturgia do ator; clown; teatro popular; teatro contemporâneo.

  • América em cena: apontamentos sobre a dramaturgia latino-americana

Éder Rodrigues
Universidade Federal de Rondônia UNIR
Professor do Departamento de Artes

Resumo: Uma reflexão sobre como a América Latina vem sendo encenada no teatro contemporâneo, a partir de procedimentos de escrita e do diálogo entre teorias e práticas que retomam a América como temário, escritura, pensamento e encenação. O estudo analisa o discurso latino-americano no teatro e suas peculiaridades culturais de produção, procedimentos e da inscrição da América no âmbito dramatúrgico. A pesquisa tem objeto de estudo o processo de escrita do texto A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos encenada em Belo Horizonte/MG (2010) pelo Grupo de Teatro de Mayombe.

Palavra-chave: Dramaturgia – América Latina

  • A dramaturgia do circo-teatro paulista: autores, obras e gêneros dramáticos das peças encenadas em São Paulo, entre 1927 e 1967, presentes no Arquivo Miroel Silveira

Eliene Benício Amâncio Costa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Professora Associada II – Doutora em Artes – USP

Resumo: A primeira fase da pesquisa sobre a dramaturgia do circo-teatro encenada em São Paulo, entre 1927 e 1967, foi realizada após o levantamento de peças no Arquivo Miroel Silveira, da biblioteca da ECA/USP. Levou-se em consideração autores, textos e a diversidade dos gêneros e sub-gêneros. Dos 348 autores levantados, foram biografados 184. Observou-se que 171 peças foram as mais encenadas. Do total classificou-se 28 gêneros e 40 sub-gêneros.
Palavras-chave: circo-teatro, dramaturgia, teatro popular.

  • Personas: encenações e dramaturgia

Elisa Mendes Oliveira Santos
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas –UFBA
Professora Adjunto I – Doutora em Artes Cênicas – UFBA
Resumo: A partir de personagens do campo das ciências e das artes, apresentamos resultados de uma pesquisa em andamento cujos produtos são encenações e elaboração de textos dramáticos e roteiros. Nesse trabalho partilhamos etapas já realizadas, como o espetáculo Joana d’Arc. O estudo traz uma perspectiva de construção de encenações e desenvolvimento de uma dramaturgia que venha a ser aplicada tanto no cinema quanto no teatro.

Palavras-chave:  Encenações – roteiros – dramaturgia

  • Poéticas dramatúrgicas no espaço inusitado

Evill Rebouças
Mestre em Artes – Instituto de Artes da Unesp
Ator, dramaturgo, encenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – FAINC

Resumo: Para analisar a presença de procedimentos dramatúrgicos no espaço inusitado, refletirei sobre as experiências da Cia. Artehúmus de Teatro, grupo que montou espetáculos em um banheiro público, na Capela Nossa Senhora de Lourdes (Porto-Portugal), na lanchonete, elevador e cobertura do prédio do SESC Consolação, dentre outros, em que assinei a dramaturgia e encenação.
No artigo abordarei a construção de discursos poéticos e ideológicos de um coletivo, considerando a arquitetura e a historicidade do espaço, bem como o entorno desses lugares como elementos que interferem diretamente nas dramaturgias dos espetáculos.

Palavras-chave: Dramaturgias da cena; espaço inusitado; teatro contemporâneo.

  • Sob o Signo de Janus: Dramaturgia, Objeto e Corpo.

Felisberto Sabino da Costa
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA/USP
Financiamento: FAPESP
Professor Associado e Pesquisador do Departamento de Artes Cênicas- CAC/ECA/USP.

Resumo: Sob o Signo de Janus tece um diálogo em que tradição e modernidade são duas faces de uma mesma moeda, uma experiência que congrega manifestações e práticas artísticas mascaradas de cidades do Brasil, da França e da Itália, visando o estudo que integra a dramaturgia, o corpo e a máscara, costurado pelo Bumba-meu-boi e pelas matrizes oriundas de Jacques Lecoq. O conceito de dramaturgia é apropriado da obra de Jacó Guinsburg: a intenção de atuar e a assunção da máscara instauram necessariamente o espaço teatral ou a teatralidade – porque o corpo do sujeito dessas ações é um corpo no espaço-tempo. Ação ligada à (re)presentação que traz em si elementos da performance, englobando tempo, espaço, objeto e corpo.

Palavras-chave: Dramaturgia, Objeto, Máscara, Corpo.

  • Cômicos dell´arte – Profissionais da cena.

Frederick Magalhães Hunzicker
Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP.
Professor Assistente, classe V
Mestre em Artes Cenicas – UNICAMP
Ator, diretor e docente.

Resumo: O presente artigo visa discutir e elucidar a estrutura da commedia dell´arte e suas influencias no Teatro Brasileiro. Analisaremos a estrutura matricial na criação dos comicci dell´arte, como se processa o espetáculo na pré –expressividade do ator dell´arte. Compararemos as primeiras montagens mais significativas desta linguatem em nosso pais de como um espetaculo feito por Ruggero Jaccobi. E vamos analisar as dramaturgias de Ariano Suassuna e outras manifestações populares que tiveram influencia nesta linguagem. E por fim, como a commedia dell´arte está presente nas montagens teatrais contemporaneas como no grupo Galpão, grupo Moitará, Antonio Nobrega entre outros. Este artigo fez parte da pesquisa realizada no programa de MESTRADO EM ARTES na UNICAMP, sob a orientação do prof.Dr. Rubens Brito.

Palavras-chave: Artes Cênicas, Commedia dell´arte , Teatro Brasileiro

  • A trans-historicidade

Gil Vicente Barbosa de Marques Tavares
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutorando – Dramaturgia – Or. Profa. Dra. Evelina Hoisel
Bolsista CAPES

Resumo: Na pesquisa que venho desenvolvendo enquanto doutorando do PPGAC-UFBA, sobre a herança no Absurdo e seus vestígios no drama contemporâneo, alguns conceitos de outros autores foram apropriados, alguns citados e novos conceitos foram criados como ferramentas de análise da obra dramática. Uma expressão usada por Eugène Ionesco, a trans-historicidade, me pareceu importante por tratar de um assunto caro às peças absurdas que é a subversão do espaço e do tempo para deslocar a obra dramática para um lugar que pode ser nenhum e qualquer tempo, em nenhum e qualquer lugar. Ionesco, sendo o maior teorizador da dramaturgia absurda, vai tratar a trans-historicidade como uma característica fundamental para uma obra perdurar além do seu momento histórico.

Palavras-chave: dramaturgia, absurdo, teatro, história, drama contemporâneo.

  • Teatralidade nas obras de Marc Chagall.

Hayaldo Copque Fraga de Oliveira (Hayaldo Copque)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Dramaturgia – Ora. Profa. Dra. Catarina Sant’Anna
Ator e dramaturgo
Resumo: O presente trabalho expõe, inicialmente, o pensamento de alguns teóricos a respeito do conceito de teatralidade, percorrendo um caminho que revele o olhar como elemento em posição de destaque para se pensar tal conceito. O objetivo é traçar um percurso teórico que permita operar, posteriormente, a análise de algumas obras do pintor russo Marc Chagall (1887-1985) não apenas do ponto de vista de análises convencionais de imagens, mas também, pelo ângulo de sua teatralidade para a futura criação de um texto dramático.

Palavras-chave: teatralidade; análise de imagens; Marc Chagall; dramaturgia.

  • Teatro hispano-americano de pós-guerra: esboço de abordagem

Humberto Hugo Villavicencio Garcia
Programa de Pós-Graduação em Artes – UNESP
Mestrando – Artes Cênicas – Or. Profa. Dra. Berenice Raulino
Professor de História do Teatro – Escola Superior de Artes Célia Helena – São Paulo
Resumo: No final do século XIX a dramaturgia hispano-americana mantinha fortes vínculos de dependência com o teatro espanhol, porém, a partir do início do século XX esta relação começa a se modificar por causa de questões fundamentais que emergiram durante a virada do século. Espanha concluía o ciclo colonizador das Américas e as nações emergentes lutavam por consolidar sua independência política. O teatro latino-americano afirmou-se empregando procedimentos narrativos próprios, como o drama maia e quéchua, a comédia de costumes e o grotesco criollo. No pós-guerra, a assimilação das inovações temático-estilísticas do Expressionismo, Simbolismo e Teatro Épico, conjugadas ao fluxo migratório europeu no seu embate com a tradição autóctone assentou as bases do teatro hispano-americano contemporâneo.

Palavras-chave: História, teatro hispano-americano, pós-guerra.

  • O roteirista e a dramaturgia televisiva

Iara Sydenstricker
Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA); pesquisadora do Grupo Dramatis (PPGAC/UFBA) e do Grupo A-TEVÊ (FACOM/UFBA). Pós-doutoranda no Instituto de Letras da UFBA, pesquisando sobre criação de narrativas transmidiáticas para a dramaturgia audiovisual sob orientação da Profa. Doutora Cassia Dolores Lopes. Bolsista FAPESB.
Dramaturga, roteirista, pesquisadora e professora (TV Pelourinho)

Resumo: O artigo dedica-se a discutir a importância da dramaturgia na criação de programas audiovisuais, contextualizando as especificidades do trabalho do roteirista, com ênfase na chamada indústria do entretenimento. Sofrendo da chamada Síndrome de Cheherazade, ele não pode parar de contar histórias sob o risco de não sobreviver. A pressão exercida pelos curtíssimos prazos de entrega e índices de audiência e o relacionamento do roteirista com seus pares, com a equipe de produção e com instituições que dizem respeito à sua atuação, seu posicionamento e o de suas obras no campo de tensões no qual se inscreve e as especificidades da criação para a televisão (e outras telas digitais) são os focos deste trabalho.

Palavras-chave: roteirista; criação; dramaturgia; audiovisual

  • Máscaras da Commedia dell’Arte Presente na Cultura Popular Brasileira

Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos
Universidade do Estado de São Paulo/Unesp
Pesquisador
Resumo: Este estudo relaciona a tipificação das máscaras da commedia dell’arte com as personagens cômicas populares brasileiras através de suas definições, características e semelhanças. Na fase atual desta pesquisa parto das relações universais entre duplas (no circo os palhaços Clown Branco e Augusto), estudo as personagens cômicas que aparecem na forma de brincantes que executam estas duplas ou tríades cômicas como: Mateus, Catirinas e Bastiões (pertencentes aos Bumba-meu-boi e Cavalo-Marinho); os Palhaços (Folia de Reis), Velho e Diana (Pastoril Profano), entre outros. As convergências com a commedia estão presentes também como: locais de apresentação, improvisação, repertório, máscara, relação de poder entre patrão e empregado e a transmissão de conhecimentos.
Palavras-chaves: commedia dell’arte, máscara, palhaço, cultura popular.

  • Desde quando Qorpo Santo

João André Brito Garboggini
Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Docente do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas
Resumo: O trabalho pretende registrar encenações que, em diferentes momentos permitem leituras heterogêneas da dramaturgia teatral de José Joaquim de Campos Leão (Qorpo-Santo), incluídas no volume IV da sua Ensiqlopédia ou Seis Meses de uma Enfermidade. Esta Ensiqlopédia é uma espécie de súmula do pensamento e das idéias de Qorpo Santo, incluindo a sua revisão ortográfica da Língua Portuguesa. Trata-se de um mapeamento de montagens pioneiras e recentes das peças do autor gaúcho, realzadas por diversos grupos de teatro brasileiros. Apresenta um mosaico de referências compostas por lembranças de algumas encenações das peças teatrais de Qorpo Santo; trechos de artigos jornalísticos, programas de espetáculos e alguns escritos de autores que se aproximaram de sua obra.

Palavras-chave: Dramaturgia; Qorpo Santo; Teatro Brasileiro

  • Encruzilhada dramatúrgica: experimentos com a escritura teatral brasileira

João Denys Araújo Leite
Professor Assistente – Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística – UFPE
Mestre em Teoria da Literatura – UFPE
Dramaturgo e Encenador

Resumo: Resultado da pesquisa O canto do teatro brasileiro 2: o texto teatral, o artigo aborda os modos de produção do texto para o palco que se apropria de uma espécie de “poeira estilhaçada” de história, estética e escrita para a cena. Tomando como fundamento as criações e argumentações fragmentárias de Schlegel, Benjamin, Brecht e Müller, o trabalho expõe o modo construtivo de um tipo de peça didática e demonstra as migrações de falas, gestos e personagens extirpadas de seu contexto original para outra urdidura de ação. O novo contexto escritural gera uma obra de efeitos didascálicos e remissivos, em situações formativas, com partículas dialógicas de peças de Oduvaldo Viana Filho, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Dias Gomes, Leilah Assunção, Millôr Fernandes e Plínio Marcos.

Palavras-chave: criação dramatúrgica; teatro brasileiro; peça didática

  • Fedra: a tragédia reinventada de Sarah Kane na pós-modernidade.

Pr. Dr. José Manuel Lázaro
Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA – UNESP)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – IA – UNESP
Professor Doutor (docente na graduação e pós-graduação) e pesquisador em Artes Cênicas

Resumo: Considerada como uma das mais importantes dramaturgas do final do século XX, Sarah Kane (1971 – 1999) trouxe importantes propostas de renovação para a linguagem dramaturgica da contemporaneidade. Nesse artigo vamos analisar, específicamente, os diferentes elementos poéticos na estrutura da peça O amor de Fedra (Phaedra’s Love, 1996). Nessa obra há uma afinidade com a tragédia clássica e uma recreação simbólica sobre o mito de Fedra. Kane propõe um novo tipo de apropriação intertextual com o texto de Sêneca, Racine e o mito da personagem. Sublinha a idéia de que os conflitos são os mesmos, mudando só o contexto. Kane é bastante explícita quando relaciona a opressão particular das personagens com a opressão social que prevalece no contexto contemporâneo. Essa proposta dramática também segue os rumos do intertextual e do híbrido teatral, como tantos outros dramaturgos da pós-modernidade. Aspectos da dramaturgia no Mamulengo Riso do Povo como codificações da brincadeira Kaise Helena Teixeira Ribeiro Pesquisadora Mestre em Artes – UnB A dramaturgia no Mamulengo Riso do Povo, do mamulengueiro conhecido como Mestre Zé de Vina (PE) apresenta especificidades pertinentes ao contexto em que se constituiu dentro da tradição e da oralidade na região da Zona da Mata Norte do seu estado. Numa análise direcionada a um determinado conjunto de cenas que compõem o seu repertório, nota-se que existem características presentes no ‘texto’ e na cena que são indicativas de procedimentos codificados durante a brincadeira. Dentre estas, a participação do público está contemplada em momentos específicos, assim como as ações dos personagens entre eles e em relação ao Mateus, artista que tem como uma de suas funções, intermediar a relação entre o público e os bonecos em cena.

Palavras-chave: Mamulengo; Teatro de Bonecos Popular; Dramaturgia.

  • Rosa chá: coristas-dançarinas na cena revisteira

Laura Silvana Ribeiro Cascaes
Pesquisadora
Mestre em Teatro – UDESC
Resumo: Este artigo busca elucidar a atuação das coristas-dançarinas no Teatro de Revista do Rio de Janeiro, na década de 1920 e fazer o cruzamento com o imaginário da modernidade. Tendo como procedimento metodológico estudos bibliográficos sobre este gênero teatral e abordagem investigativa pautada na História Cultural. Para tal, visa observar os vestígios dos elementos simbólicos destas identidades sociais, enfocando a ascendência da modernidade e o conjunto de transformações que atingiram aspectos destas identidades, especialmente as mudanças de hábitos, comportamentos, práticas culturais, com destaque para as condições de trabalho e as lutas políticas embaladas pela classe artística neste período.

Palavras-chave: Teatro de Revista; Coristas; Modernidade.

  • O CORPO E O GRITO SILENCIADO EM “LA CASA DE BERNARDA ALBA” DE FEDERICO GARCÍA LORCA

Leandro de Jesus Malaquias
Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU
Mestrando – Teatro – Orientadora: Prof.ª Dr.ª Irley Machado
Professora do Departamento da FAFCS – Universidade Federal de Uberlândia
Apoio: FAPEMIG

Resumo: O presente artigo tem por objetivo realizar uma leitura dos corpos emudecidos das personagens Maria Josefa e Adela presentes na obra “La Casa de Bernarda Alba” de Federico García Lorca. Ambas, representam duas gerações distintas, a avó e a neta, que movidas pela necessidade de se libertar tentam romper com as normas estabelecidas para alcançar a felicidade, que está além dos muros da casa. Pode-se afirmar que o trabalho artístico desse poeta andaluz, traz o impulso originário da expressão do corpo sensível feminino em forma de signos que a partir da natureza, explica o que se sente. Dentro dessa perspectiva, o grito de liberdade que invade o interior dessas heroínas origina a proeminência do fogo, símbolo que queima e consome, e, que ao mesmo tempo da vida ao desejo e à paixão existentes nas tragédias lorquianas.

Palavras – chaves: Dramaturgia, desejo, loucura.

  • As figuras contemporâneas em A geladeira, de Raúl Damonte Botana (Copi).

Letícia Mendes de Oliveira ou Letícia Andrade (nome artístico)
Programa de Pós-Graduação em Artes – Artes Cênicas – Teoria e Prática
Escola de Belas Artes da UFMG – doutoranda
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade. Or. Orientador: Luis Otávio Gonçalves
Bolsa Capes
Professora do Deart/UFOP e da escola técnica de teatro Palácio das Artes/BH/MG.

Resumo: Este trabalho pretende realizar uma leitura para o contexto brasileiro do texto teatral A geladeira, do argentino Raúl Damonte Botana, conhecido pelo seu pseudônimo Copi. A partir das reflexões teóricas sobre a dramaturgia contemporânea de Jean-Pierre Sarrazac, em seu livro Futuro do drama, serão desenvolvidos os conceitos de figura e criatura a partir da análise das personagens: L., uma mulher em colapso em frente a uma geladeira inoportuna, uma Cigana que vem fotografar o frigorífico, a sua psicóloga (Doutora Freud), a criada Goliasta, a sua própria Mãe, um Detetive que investiga o paradeiro do frigorífico, um Cão, um Rato e também as vozes que saem do telefone e do relógio de sala. Refletiremos sobre a noção fronteiriça pós-dramática da ideia de personagem hoje.

  • Dramaturgia do ator:  os processos de criação na Fondazione Pontedera Teatro – A busca pelo ator criador a partir dos pressupostos de Jerzy Grotowski

Letícia Maciel Leonardi
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UNESP (Mestranda)

Estética e poéticas cênicas- Or. José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez
Atriz do Coletivo Cênico Joanas Incendeiam e pesquisadora do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: teatro, brincadeiras, rituais e vadiagens, coordenado pela professora Dra. Marianna Monteiro.

Resumo: O artigo prevê uma breve reflexão acerca dos processos de criação na Fondazione Pontedera Teatro, Itália, hoje e ao longo de sua história. Como processo criativo entende-se a dramaturgia viva elaborada pelo ator em um processo de montagem que o compreenda como criador e, portanto também produtor de uma dramaturgia. Perpassaremos as transformações sofridas na preparação de atores deste contexto e as influência de Jerzy Grotowski que em 1986 a convite do Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatral, atual Fondazione Pontedera Teatro, transfere-se para a cidade criando junto a Thomaz Richards o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.

Palavras-chave: dramaturgia do ator, Fondazione Pontedera Teatro, Roberto Bacci, Jerzy Grotowski

  • “Pathos: a paixão nas letras de Chico Buarque – uma poética dramática sobre o feminino”.

Maira Jeannyse Acunha Paiva
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – UFMT
Mestranda em Poéticas Contemporâneas – Orientador: Profa. Dra. Maria Thereza Azevedo
Diretora Teatral

Resumo: Pathos, o fenômeno teatral dos sentimentos extremos, segundo Aristóteles, na Antiguidade, estaria representado na obra contemporânea do letrista Chico Buarque? O poeta em parte de sua obra, aqui especificamente na que se refere ao universo feminino, descreve o tema da traição, separação, abandono e vingança, numa poética dramática, violenta em seu discurso e potente ritmicamente no uso de aliterações, saturando as palavras. Segundo Emil Staiger, em Conceitos Fundamentais da Poética, Schiller e Nietzsche em seus estudos sobre o trágico, estes seriam temas e características do processo patético sobre o sofrimento e o arrebatamento pela paixão. O presente estudo analisa parte das letras de Chico Buarque para tentar perceber elementos do pathos, pressupondo uma construção da poética do feminino, imbricada nas questões do drama.

Palavras-chave: Chico Buarque; Drama; Pathos.

  • Recepção do teatro político em terras amazônicas

Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques
Curso de Mestrado em Artes – UFU
Professora Doutora do Curso de Teatro – UFU
Apoio: Fapemig

Resumo: Nessa fala, apresentarei alguns momentos da recepção teatral na cidade de Rio Branco quando das décadas de 80 a 90, do século XX. Após estudo de peças teatrais representadas nesse período, volto a esse material para, desta feita, analisar a recepção teatral que se registrou em jornais da cidade, especialmente nos periódicos O Rio Branco e Gazeta do Acre, de uma prática, que privilegiou a investigação histórica e um teatro de agitação e propaganda.

Palavras-chave: Recepção teatral; Teatro na Amazônia; História.

  • Título do Trabalho: Tennessee Williams: formas não dramáticas nas peças em um ato. Um relato de estudo cênico e interpretativo.

Maria Sílvia Betti
Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Depto de Letras Modernas
Professor Assistente Doutor (Efetivo)
Ensino e pesquisa

Resumo – Este trabalho propõe-se a relatar e discutir a experiência de estudo analítico e interpretativo de um conjunto de peças em um ato do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams a partir do acompanhamento de oficinas de preparação de atores desenvolvidas pelo Grupo TAPA, de São Paulo, entre janeiro e julho de 2010.

Palavras-chave: dramaturgia norte-americana; teorias do teatro; encenação

  • Os “Seis personagens” na escritura cênica de Anatoli Vassiliev

Martha Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte – UFF
Professora Adjunta – Doutora em Teoria e História Literária – UNICAMP/IEL
Pós-Doc em Teatro – UNICAMP/IA

RESUMO: O artigo se propõe a analisar a escritura cênica do encenador russo Anatoli Vassiliev, tendo como modelo o vídeo “Seis Personagens a procura de um autor”, de Luigi Pirandello, realizado em 1990 pela Escola de Arte Dramática de Moscou. Refletindo sobre sua própria arte, Vassiliev destaca duas noções essenciais, que são a base do método utilizado por ele na abordagem do texto teatral. Segundo o encenador e pedagogo, dois sistemas são essenciais para estruturar texto e jogo dramático: o Fato Original e o Fato Principal. O primeiro é denominado Sistema Psicológico e o segundo Sistema Lúdico. Entre esses dois sistemas se configuraria uma zona intermediária, uma espécie de Sistema Tampão, um espaço de passagem para duas diferentes configurações, encontrado em determinados textos, como o de Pirandello.

Palavras-chave: Vassiliev, Anatoli; Escritura Cênica; Jogo e Realidade.

  • Diálogo entre teatro e cinema: a construção dramática do tempo e do espaço

Matías Maldonado
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Dramaturgia, História e Recepção – Or. Profª Drª Cássia Lopes

Resumo: Pesquisa em dramaturgia sobre o diálogo entre cinema e teatro a partir da análise comparativa dos elementos espaciais e temporais na peça “O Jardim das Cerejeiras” de Tchekhov, e no roteiro cinematográfico “Nochebuena” de minha autoria. Ao analisar as duas obras em seus componentes “cronotópicos”, usando o conceito cunhado por Mikhail Bakhtin, visa-se a entende-las dentro de uma unidade temática maior: a da mansão nobre em decadência.

Palavras-chave: dramaturgia, cinema, teatro, cronotopo.

  • Estudos acerca do vazio: da literatura, do teatro

Neide das Graças de Souza Bortolini
Escola de Belas Artes -Universidade Federal de Minas Gerais (Doutoranda)
Artes Cênicas – Orientador: Antonio Hildebrando
Mestre – UFMG
Bolsista PMCD – Programa Mineiro de Capacitação Docente – FAPEMIG
Professora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo: Este estudo volta-se para a escrita literária, “o ser da linguagem” noção trazida por Foucault em As palavras e as coisas (1966), o “jogo de palavras de que ela é teatro”, (expressão usada por Barthes, Aula, 1977). A partir de uma vertente de poetas/filósofos/ensaístas, tais como Blanchot, Deleuze e de alguns comentadores há o exercício de pensamento em torno da imagem, ou dos processos de criação artística. Surge, assim, o interesse pelos percursos da linguagem, da literatura de Calvino ao teatro nascido de suas imagens, da noção de “visibilidade” e de seus paradoxos, principalmente em O cavaleiro inexistente.

  • A TRILOGIA TRÁGICA DAS CASAS INDIGNAS:Interseções dramatúrgicas nas casas rodrigueanas de Álbum de Família, Senhora dos Afogados e Anjo Negro.

Paulo Henrique Alcântara – Doutorado
Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC

RESUMO: Dentre suas dezessete peças, é possível compreender e categorizar três das criações de Nelson Rodrigues – Álbum de Família, Anjo Negro e Senhora dos Afogados – como pertencentes a uma trilogia, tendo a casa como lócus dominante e centralizador das ações entre as personagens, cujos movimentos contribuem para compor uma mesma grande obra regida em tom trágico e desdobrada em três variações sobre os mesmos temas. Busca-se aqui examinar estas três tragédias rodrigueanas, procurando comprovar os elos dramatúrgicos que as circunscrevem sob uma mesma trilogia, denominada de Trilogia Trágica das Casas Indignas, que alinhava as referidas peças como integrantes de uma mesma tríade.

PALAVRAS-CHAVE: dramaturgia, Nelson Rodrigues, tragédia, casa.

  • A condição feminina na Grécia de Eurípides: o furor trágico de Medeia

Pedro Leites Junior
Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade – UNIOESTE
Mestrando – Literatura Comparada – (Orientação. Profª. Drª. Lourdes Kaminski Alves
Bolsa CAPES
Resumo: Em Medeia (431 a.C.), a condição feminina subjugada numa sociedade aristocrática, caracterizada pelo declarado patriarcalismo e desvirtuado apego aos ideais de pátria e religião, parece formar a engrenagem que catalisa o furor trágico da protagonista. Tal tragicidade fecunda-se então no âmago da subjetividade da heroína estrangeira (em contraposição à imagem da dama grega submissa) a partir de antinomias que se dão no embate entre o racional e o emocional, e engendra-se ancorado no conflito entre a moral deturpada da sociedade versus o sentimento de justiça arrolado a uma moral não hipócrita. Nesse sentido, este trabalho desenvolverá um estudo da personagem protagonista da obra em questão, atentando para a representação de sua condição feminina e estrangeira na Grécia do fim do séc. V a.C.

Palavras-chave: Medeia, condição feminina, herói trágico.

  • O processo colaborativo na formação de dramaturgos

Rafael Luiz Marques Ary
Programa de Pós-Graduação em Artes – UNICAMP
Mestrando – Processos e Poéticas da Cena – Or. Prof. Dr. Mario Alberto de Santana
Bolsa FAPESP
Dramaturgo e Ator

Resumo: O processo colaborativo é uma ética de criação teatral que impulsiona o coletivo para a concepção de uma obra plural e representativa. Para tanto, estimula ao máximo o potencial criativo de cada sujeito envolvido no processo de criação da obra teatral, respeitando suas funções artísticas específicas e, ao mesmo tempo, estimulando a permeabilidade criativa entre todos. O dramaturgo formado a partir de experiências em processos colaborativos amplia sua visão da cena, compreende mais organicamente sua função e todas as funções envolvidas. Luís Alberto de Abreu, Sérgio de Carvalho, Newton Moreno e Fernando Bonassi tiveram parte de sua formação em dramaturgia trabalhando em processo colaborativo e atualmente ajudam a delinear diretrizes que fomentam a formação de uma nova geração de dramaturgos.

Palavras-chave: Dramaturgia, Processo Colaborativo

  • Entre orquestração e dramaturgia – pesquisa sobre o modo de estruturação dramatúrgica do Théâtre du Radeau.

Rafaella Uhiara
Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Mestranda.

Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como a dramaturgia contemporânea se comunica com o seu público dada a ausência do sistema de convenções aristotélico. Não se baseando mais na linearidade de uma fábula, mas estruturando um pensamento que trabalha a simultaneidade, esse teatro contemporâneo – muitas vezes definido como pós-dramático, performativo ou escritura de palco – busca comunicar o que escapa ao pensamento lógico-racional. O caso estudado é o Théâtre du Radeau, cuja dramaturgia se estrutura em elementos da linguagem musical. Nesse grupo, importantes elementos do sistema aristotélico como personagem, ação e intriga são substituídos por uma estrutura polifônica organizada pelo ritmo e modulada pela variação e repetição dos eventos.

  • Dramaturgia contemporânea; teatro contemporâneo.

Engenho Teatral, São Paulo, Hemisfério Sul, Periferia, 2010

Roberta Ninin
Pesquisadora – Mestra em Artes Cênicas/ UNESP
Atriz e professora

Resumo: Na peça Em pedaços, do grupo de teatro paulistano Engenho Teatral – o qual existe desde 1979 e possui esse nome desde 1993 -, evidencia-se a preocupação do grupo em contextualizar histórica, cultural e socialmente sua produção cultural por meio da construção estética/ dramatúrgica e relacional com seu o público alvo, população da Zona Leste da grande metrópole brasileira. Anteriormente ao contato do público com a obra teatral, o Engenho divulga seu trabalho artístico, via jornal independente, veiculando pitadas de apontamentos e reflexões presentes no espetáculo, além de uma breve sinopse das cenas. Importante registrar que, atualmente, o grupo é patrocinado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, verba pública para desenvolver projeto público na área da cultura.

Palavras-chave: Engenho Teatral, construção dramatúrgica, fomento ao teatro.

  • A questão do espaço/tempo/ação em Beckett: alguns procedimentos constituintes da poética beckettiana do fracasso

Uendel de Oliveira Silva
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Dramaturgia, História e Recepção – Orientação: Prof. Dra. Catarina Sant’Anna
Bolsa FAPESB

Resumo: No presente artigo, pretende-se identificar e analisar alguns dos procedimentos adotados por Samuel Beckett para subverter os usos convencionais dos elementos espaço/tempo/ação, constituintes do texto dramatúrgico para teatro, procedimentos estes característicos da poética beckettiana, aqui chamada de poética do fracasso. A identificação e a análise destes procedimentos dar-se-ão através de um olhar panorâmico sobre parte da obra do autor produzida para teatro. No primeiro momento, analisa-se brevemente as três primeiras peças escritas por Beckett – Eleutheria, Esperando Godot e Fim de Partida –; em seguida, analisa-se duas obras posteriores do autor – Respiração e Não Eu –, com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento da poética beckettiana.

Palavras-chave: Samuel Beckett; espaço/tempo/ação; dramaturgia; poética.