Comunicação - Cultura Popular EnCena: a criatividade na concepção cênica das manifestações populares.
SOUZA, Alda Fátima de.Cultura Popular EnCena: a criatividade na concepção cênica das manifestações populares. Jequié: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Artista Circense e Pesquisadora.
RESUMO
Essa comunicação visa à reflexão sobre o fazer teatral, na sua concepção cênica, a partir dos estudos das manifestações populares brasileiras e suas interlocuções com textos dramatúrgicos de autores brasileiros, durante a disciplina “Expressões Dramáticas da Cultura Popular na Arte Brasileira” do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Os alunos foram estimulados a criarem um projeto cênico escrito ao longo da disciplina, realizando um trabalho criativo que integrasse uma manifestação da cultura popular brasileira e um texto dramatúrgico, ambos de escolhas individuais a partir da leitura e discussão em sala de aula. Para tanto os alunos fizeram resenhas críticas de textos acerca dos temas, apreciação de filmes, jogos cênicos e apresentações individuais para discussões em grupo. A partir destes estudos as escolhas foram feitas e debatidas, chegando ao resultado final de aproximadamente 20 concepções escritas que futuramente serão transformadas em esquetes ou espetáculos pelos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro – Cultura – Popular – Encenação
RESUMÉ
Cette communication se penche sur faire du théâtre dans sa conception scénique, à partir d'études de manifestations et de dialogues populaires brésiliennes avec leurs textes dramaturgiques d'auteurs brésiliens, au cours "Des Expressions Dramatiques de la Culture Populaire dans l'art Brésilien" d'un graduation du Théâtre à l'Université d'État du Sud-Ouest de Bahia. Les étudiants ont été invités à créer un projet scénique écrite pendant le cours, faire un travail créatif qui intègre une manifestation de la culture populaire brésilienne et le texte dramaturgique, les choix individuels de la lecture et la discussion en classe. Pour les deux étudiants ont fait des examens critiques de textes sur les thèmes, les films appréciation, jeux scéniques et des présentations individuelles pour des discussions de groupe. De ces études, les choix ont été faits et discutés, et le résultat final d'environ 20 concepts écrits qui finira par être transformées en des sketches ou des spectacles par les élèves.
MOTS CLÉS: Théâtre – Culture – Populaire – Mis en scène
SOUZA Alda Fatima de.pdf
Comunicação - Teatro de grupo: o corpo do ator como gerador e armazenador de um vocabulário artístico comum.
RECKZIEGEL, Ana Cecília de Carvalho. Teatro de grupo: o corpo do ator como gerador e armazenador de um vocabulário artístico comum. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora adjunta. Atriz.
O presente trabalho discute as dinâmicas de criação teatral do grupo Usina do Trabalho do Ator, fundado em 1992, nas quais a inter-relação entre os integrantes do grupo e os materiais artísticos produzidos nos processos de criação dos espetáculos, ao longo desses vinte e dois anos, acabaram por constituir o corpo do ator como o gerador e armazenador de um vocabulário artístico comum, transformando os atores no repertório vivo uns dos outros. A partir dos objetivos iniciais do UTA, de investigar técnicas do trabalho do ator, bem como das práticas que tiveram sua gênese na contribuição individual daquele grupo de atores, tratou-se de pensar o modo pelo qual foi possível o compartilhar das investigações, gerando um movimento de aprendizado e de criação coletivizados.
Palavras-chave: Etnocenologia: Grupo: Ator: Corpo: Criação teatral.
RÉSUMÉ
Le présent travail se penche sur les dynamiques de création théâtrale de la troupe Usina do Trabalho do Ator, fondée en 1992, parmi lesquelles l’interrelation chez les intégrants de la troupe et les matériaux artistiques produits dans les processus de création des spectacles, tout au long de ces vingt-deux ans, ont fini par constituer le corps de l’acteur comme le générateur et le récepteur d’un vocabulaire artistique commun, en transformant les acteurs dans un répertoire vivant les uns des autres. À partir des objectifs initiaux de l’UTA, voire d’investiguer des techniques concernant le travail de l’acteur, tout comme les pratiques qui ont eu leur genèse dans la contribution individuelle de cette troupe d’acteurs, nous avons essayé de penser la manière dont il a été possible de faire partager des investigations, en créant un mouvement d’apprentissage et de création collectivisés.
Mots-clés: Ethnoscénologie: Troupe: Acteur: Corp: Création théâtrale.
Comunicação -A praça, o fogo e o quintal: espaços e corpos na cena de uma festa
LOBO, Andréa Maria Favilla. A praça, o fogo e o quintal: espaços e corpos na cena de uma festa.Rio Branco:Universidade Federal do Acre.UFAC;Profa. Adjunta do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas:Teatro.Atriz.
Trata-se de pesquisa institucional finalizada no primeiro semestre de 2014.O objeto de estudo foi o processo de encenação do "casamento da roça" de quadrilhas juninas na cidade de Rio Branco/ Acre. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, se deslocou dos espaços e tempos constituidos durante o processo criativo da montagem da quadrilha, para os movimentos, gestos e sons produzidos pelos brincantes/atores/dançarinos em ensaios e apresentações dessa manifestação espetacular. O foco de análise e discussão se deu a partir dos elementos recorrentes e visiveis estabelecidos pelos corpos na configuração de uma presença cênica, tanto nos espaços de ensaio como nas apresentações. A metodologia utilizada foi a abordagem etnográfica à luz de categorias teóricas da etnocenologia e dos estudos da presença por meio das observações dos ensaios e espetáculos. Constatou-se que gestos e movimentos recorrentes observados nas manifestações dos brincantes em cena se constituíram como elementos indicadores de uma presença mais ou menos efetiva. Consideramos esses indicadores dispositivos espontâneos que caracterizaram uma aprendizagem do "corpo em energia" , Observou-se duas etapas que marcaram a presença desse "corpo em enegia" na cena da festa, a saber: o desejo e o abandono.
PALAVRAS-CHAVE: quadrilha:presença:etnocenologia
ABSTRACT
This is institutional research completed in the first half of 2014. The object of study was the process of staging "themarriage in the country" bonfire of folkloric group in the city of Rio Branco / Acre. The research, qualitative and exploratory, shifted spaces and constituted times during the creative process of assembling the folkloric group through the motions, gestures and sounds produced by jokers / actors / dancers for experiments and performances of this spectacular event. The focus of analysis and discussion occurred from recurring and visible elements established by bodies in setting up a stage presence, both in experiment spaces and in presentations. The methodology used was ethnographic approach in the light of theoretical categories of ethnoscenology and studies of presence through observations of experiments and performances. It was found that gestures and movements observed in recurrent manifestations of jokers on the scene constituted elements as indicators of a more or less effective presence. We consider these spontaneous pointing devices that featured a learning "body energy", observed two stages that marked the presence of this "body energy" in the party scene, namely the desire and abandonment.
KEYWORDS: folkloric group: presence: ethnoscenology
Comunicação - DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS NA DANÇA: O DISCURSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS DA BAHIA
QUINTERO, Carolina. Desafios da formação de públicos na dança: discurso das políticas públicas culturais da Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia; programa de pós-graduação em Artes Cênicas; Or. Antônia Pereira; bolsa bolsa, CAPES. Dançarina e Cientista Política.
RESUMO: A configuração da nova cidadania tem demandado abranger a formação de espectadores pelas artes, por parte dos governos locais como uma garantia dos direitos culturais. Tendo em conta que esta é uma temática de recente debate no âmbito local, assim como sua relação com campos específicos da arte como a dança, este artigo analisa o discurso dominante nos documentos oficiais de política cultural, para a promoção dos públicos da dança no Estado da Bahia-Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas Culturais. Dança. Formação de Públicos. Espectador
ABSTRACT: The configuration of the new citizenship has sued the approach to the formation of viewers for the arts by local governments to guarantee cultural rights. Bearing in mind that is a topic of recent debate in the local area, as well as its relation to specific fields such as dance, this article examines the dominant discourse in the official documents of cultural policy for the promotion of dance public in the State of Bahia, Brazil.
KEYWORDS: Cultural Public Policy. Dance. Publics Formation. Spectator.
QUINTERO Carolina.pdf
Comunicação - A cultura popular no palco e as renovações da tradição – estudo de caso do grupo Maracatu Nação Pernambuco.
DOMINGOS, Cássia. A cultura popular no palco e as renovações da tradição – estudo de caso do grupo Maracatu Nação Pernambuco. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; Mestrado; Catarina Sant’anna. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Mestrado.
Este artigo visa contribuir para as discussões sobre os espetáculos da cultura popular na contemporaneidade, a partir do estudo de caso do grupo Maracatu Nação Pernambuco. Para tanto, as considerações feitas sobre o grupo foram baseadas na entrevista concedida por dois dos seus fundadores à autora deste texto, como parte da sua pesquisa para a dissertação de mestrado em Artes Cênicas. A partir disto, são considerados três pontos de análise: a apresentação, o trajeto e a concepção artística do grupo, que foi escolhido como recorte desta pesquisa por ter conquistado visibilidade nacional e internacional ao traduzir para o palco o maracatu de baque virado, tradicionalmente, dançado nas ruas.Palavras-chave: cultura popular, Maracatu Nação Pernambuco, tradição, palco.
Cet article vise à contribuer aux débats sur les spectacles de la culture populaire dans la contemporanéité, à partir d’une étude de cas surgroupe Maracatu Nação Pernambuco. Pour ce faire, les considérations faites sur le groupe se sont basées sur une interview de deux de ses fondateurs à l'auteur de ce texte, dans le cadre de recherches d’une Maìtrise em Arts de la Scène. Trois points alors sont pris en compte dans l’analyse: la présentation, la trajectoire et la concepcion esthétique du groupe, qui a été choisi comme thème de cette recherche pour avoir réussi une certaine visibilité nationale et internationale, à partir du moment où il a mis en scène sur un plateau le traditionnel maracatu de baque virado dancé auparavant dans les rues.
Mot-clés: culture populaire, Maracatu Nação Pernambuco, spectacle, tradition.
DOMINGOS Cassia.pdf
Comunicação Oral - O BRINCANTE DE PAI FRANCISCO NO BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO: máscara e jogo na Festa de São Marçal em São Luís/MA.
FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza. O BRINCANTE DE PAI FRANCISCO NO BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO: máscara e jogo na Festa de São Marçal em São Luís/MA. São Luís/MA. Universidade de Brasília. Mestrado; Alice Stefânia Cury.
RESUMO:
O foco do estudo da investigação que aqui se apresenta está centrado em compreendero modus operandi do uso da máscara pelo brincante de Pai Francisco, mascarado de grande destaque no Bumba meu boi maranhense. O momento escolhido para a observação da performance brincante foi a festa de São Marçal, que acontece anualmente no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo, em São Luís/MA. A pesquisa se propõe a lançar questionamentos para um possível entendimento das interações que ocorrem na festa. Para isso, pauta-se na pesquisa etnográfica e na fala dos que experimentam a situação cênica, atuando como Pai Francisco e revivem, a cada ano, suas memórias por meio dos corpos que brincam em cena.
PALAVRAS-CHAVE: máscara; Bumba meu boi; corpo; festa.
The research presented here is focused on understanding the modus operandi of wearing the mask of Father Franciscoby trifling, masked to highlight the Bumba meu boi´s Maranhão. The moment choosed for observation of triflingperformance was the São Marçal party that happens annually on June 30 at the João Paulo neighborhood, in São Luíscity/ MA. The research seek launch inquiries into a possible understanding of the interactions that occur at the party. For this, we guide for ethnographic research and speaking of experiencing the scenic situation, acting as Father Francisco and relive every year, their memories through the body playing on stage.
KEYWORDS: Mask; Bumba meu boi; body; party
FONSECA Danielle de Jesus de Souza.pdf
Comunicação - CORPORALIDADES NA DANÇA: entre o âmbito acadêmico e a carreira profissional
DORNELLES DE ALMEIDA, DÓRIS. CORPORALIDADES NA DANÇA: entre o âmbito acadêmico e a carreira profissional. Viçosa; Universidade Federal de Viçosa. Professora MAGISTÉRIO SUPERIOR ASSISTENTE I NÍVEL A.
"CORPORALIDADES NA DANÇA: entre o âmbito acadêmico e a carreira profissional"
Dóris Dornelles de Almeida (UFV)
Este artigo discute a vivência da arte do movimento denominada dança por bailarinos nos âmbitos acadêmico e profissional sob á luz da teoria da Corporalidade. Guiada por importantes pesquisadores como: Merleau-Ponty, Csordas, Marcel Mauss e Bourdieu, a autora explora a teoria da Corporalidade valorizando uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Á partir de uma técnica específica de treinamento e expressão artística na dança surgem processos de corporificação sobre determinados tipos de corpos.
Estes tipos de corpos são parte de vivência desta arte da dança, desenvolvidas neste artigo nas seguintes categorias; postura corporal, magreza, percepção do movimento, tempo e dor. Estas categorias estão relacionadas com modelos de gestão em dança presentes através dos principais atributos; divisão de tarefas e hierarquia, remuneração baseada em unidades de tempo, administração do tempo de trabalho e planejamento do processo de trabalho. Este modelo de gestão em companhias de ballet apresenta mecanismos de controle e poder entre seus membros (coreógrafo/diretor e os bailarinos), moldando seus corpos e afetando sua ‘entrega’.
Tal investigação utiliza o método etnográfico – observações, entrevistas e registros audiovisuais - para registrar as experiências e práticas vivenciadas por bailarinos de uma Universidade de Dança e uma Escola de ballet do Brasil durante sua carreira profissional. Tais artistas-bailarinos vivenciam de ‘corpo e alma’ o jogo existente no campo da dança, através dos treinos, ensaios e espetáculos, mantendo uma dinâmica estabelecida pelo modus operandi característico desta área. O foco deste artigo é delinear como diferentes âmbitos de vivência, como o acadêmico e o profissional, moldam o corpo do artista em dança.
Palavras-Chave: CORPORALIDADE. DANÇA. BAILARINO. UNIVERSIDADE. COMPANHIA PROFISSIONAL.
"DANCE EMBODIMENT: between the academic environment and professional career"
This article discuss the dance art of movement lived by dancers in their academic environment and professional career enlightened by the Embodiment Theory. Guided by conslidated researchers as: Merleau-Ponty, Csordas, Marcel Mauss e Bourdieu, the author explores the Embodiment theory based in a embodied comprehension (not representational) of this field of knowledge. Some embodied proccess as trainning technique and artistic expression in dance are highlighted in different typer of bodies.
This typer of bodies are lived experience in the dance art, developed in this article in the following categories; corporal posture, thinness, movement perception, time and pain. This categories are related to the dance management models trough the main atributes;
division of task and hierarchy, salary based in time units, management of time and organization of the wrok proccess.
This dance management model used in dance companies presents mechanisms of power and control between its members (choreographer/director and the dancers) building their bodies and afecting their 'delivery' at the dance performed.
This investigation uses the ethnographic method - observations, interviews and audiovisual recordings - to register the experience and practices lived by dancers of a Brazilian Federal Dance University and a Ballet School during the beginning of their professional career. This artists-dancers live trough their 'body and soul' the play that exists in the dance field trough trainning, rehearslas and performances establishing a dinamic of the modus operandi characteristic of this field. The focus of this article is to discuss different environments, as academic and prfessional, that build the artist dancers body.
Key-words: EMBODIMENT. DANCE. DANCERS. UNIVERSITY. PROFISSIONAL DANCE COMPANY.
Comunicação - Negra performance: conteúdos políticos ou formas políticas?
SANTOS, Drica (Adriana Patrícia). Negra performance: conteúdos políticos ou formas políticas? Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Teatro. Doutorado; CAPES; Stephan Arnulf Baumgartel (Orientador).
A tentativa de visualizar de onde viemos e para onde vamos com relação ao teatro traz a tona conceitos, os quais podem ser vistos mais como provocações, do que fechamentos de uma análise encerrada em si. Teatro Performático, pós-dramático, pós-moderno dentre outras provocações impactam sobre nossas práticas suscitam questionamentos sobre: que tipo de atores anseia a teatralidade contemporânea? Que tipo de relação o ator brasileiro contemporâneo deve estabelecer com as referências europeias e norte americanas de práticas teatrais que influenciam diretamente nossa prática? São perguntas gerais já feitas por muitos da área, no entanto, neste caso, a questão que surge seria como pensar a/o atriz/ator performer negra/o nas práticas do contexto brasileiro? É possível falar da diferença entre brancos e negros em cena? Como pensar a relação conteúdo (discurso político-identitário) de negritude e forma (cena) dentro da própria prática, ou seja, se há o ideal político de se levantar questionamentos antirracistas através do teatro, como problematizar isso em meio às fronteiras entre sujeito e subjetividade, identidade e identificação, sentido e significado, corpo e cultura, arte e política? O que se segue, portanto é uma reflexão sobre a linguagem da cena e sua relação com fatores identitários de atores negros, suas especificidades e o político de sua ação na arte.
PALAVRAS-CHAVE: Performance. Teatro. Identidade. Cultura. Negritude.
The attempt to visualize where we came from and where we are going with respect to the theater brings out concepts which can be seen more as provocations, than obviously the closure of analysis itself. Performative theater, pos-dramatic theater or post-postmodern theater, among other provocations, impact on our practices and bring ot the foreground questions such as: what kind of actors ask contemporary theatricality? What kind of relationship contemporary Brazilian actors must establish with the European and North American references theatrical practices that directly influence our practice? These are general questions already asked. However, in this case, the question arises of how to consider the black actress / actor performer and his/her practices in the Brazilian context? Can you tell the difference between whites and blacks on the scene? How should we conceive the relationship between content (political-identity discourse) of blackness and form (stage) within the practice itself. In other words, if there is the political ideal to raise antiracist interrogations through theater, how to discuss the issue when moving on the frontier of between subject and subjectivity, identity and identification, sense and meaning, body and culture, art and politics? This paper, therefore, presents a reflection on the language of the stage and its relationship to identity factors of political black actors, their specificities and their action in the art.
KEYWORDS: Performance. Theatre. Identity. Culture. Blackness.
Comunicação- A Influência das Danças Dramáticas no Teatro de Rua do Nordeste do Brasil: o exemplo do grupo Alegria, Alegria, do Rio Grande do Norte.
COSTA, Eliene. A Influência das Danças Dramáticas no Teatro de Rua do Nordeste do Brasil: o exemplo do grupo Alegria, Alegria, do Rio Grande do Norte. Salvador: UFBA; professora associada. Diretora teatral. GT Etnocenologia.
O presente artigo debruça-se sobre as relações entre o teatro de rua e as danças dramáticasdo Nordeste do Brasil, com destaque para a poética do grupo teatral Alegria, Alegria, do Rio Grande do Norte, que há mais de 30 anos realiza espetáculos de teatro de rua. A partir da conceituação de Mario de Andrade (1982) para as manifestações artísticas tradicionais do Nordeste, analiso a influência destas na produção teatral do espetáculo “As Aventuras de Pedro Malazarte” de autoria de Racine Santos, realizado pelo Alegria Alegria.
Palavras-chaves: teatro de rua. encenação.Danças dramáticas. Etnocenologia
The present article focuses on the relationship between street theater and dramatic dances of Northeast ofBrazil, with emphasis on the poetic of the theatrical group “Alegria, Alegria”, from Rio Grande do Norte, which for more than 30 years developsspectacles of street theater. From the conceptualization of Mario de Andrade (1982) of the traditional art forms from the Northeast, analyze its influence on the theatrical production of the spectacle "As aventuras de Pedro Malazarte" authored by Racine Santos, conducted by “Alegria, Alegria”.
Keywords: theater street. staging. Dramatic dances. Etnocenology.
Comunicação - A improvisação na capoeira angola - um jogo de possibilidades
LIMA, Evani. A improvisação na capoeira angola - um jogo de possibilidades. Salvador: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. PPGAC-UFBA; Pós-doutoranda; Eliene Benício (supervisora); PNPD-CAPES. Atriz; professora de teatro.
Neste VIII Congresso da ABRACE, Arte, corpo e pesquisa na cena: experiência expandida, proponho uma fala a respeito da forma como a improvisação se apresenta no contexto da capoeira angola. Enfatizo o aspecto do jogo, do jogar, do diálogo interno que é costurado pela "vadiação"; do jogo dos corpos que compõe o vocabulário de cada capoeirista, e das formas de combinação possíveis neste diálogo.As reflexões tem como referência minha prática como atriz, capoeirista e pesquisadora que vem estudando as possíveis contribuições da capoeira para o trabalho do ator.
Palavras-chave: improvisação; capoeira angola; jogo; ator
In this event, I intent to talk about the way that the improvisation game is performed in the capoeira angola context. I emphasize its game aspect, the playing, the inward dialogue resulted from the "vadiação" (game); the kind of way that each body makes its vocabulary and the many possibilities to matchup of that dialogue. As theoretical reference, I bring my practise as actress, capoeirista and researcher searching the capoeira angola in its possibilities to enrich the actor´s performance.
Key words: improvisation; capoeira angola; performer; game.
As corporalidades na roda de samba de Brejões/BA
SILVA, Filipe Dias dos Santos. As corporalidades na roda de samba de Brejões/BA. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - Universidade Federal da Bahia, mestrado em Artes Cênicas, orientação de Daniela Maria Amoroso. Bolsista CNPq.
O presente artigo parte de observações realizadas nas rodas de samba de Brejões, cidade situada no interior da Bahia. A investigação das diferentes formas corporais observadas nesse espaço de representação tem como ponto de partida os conceitos de estados de corpo e estados de consciência, propostos pela etnocenologia, bem como a relação indissociável entre os mesmos. Através da observação participante, busca-se compreender a influência do meio social nas formas corporais apresentadas pelos participantes da roda de samba no momento da representação. Nota-se que os indivíduos fazem a transposição de técnicas e habilidades aprendidas na vida cotidiana para o momento da representação artística. Por outro lado, observa-se que as mudanças do cenário político e das inovações tecnológicas também influenciam nas formas corporais dos sambadores e sambadeiras. Conclui-se que a vida social de um grupo pode ser expressada artisticamente através de sua desenvoltura corporal em momentos festivos.
PALAVRAS-CHAVES: ETNOCENOLOGIA, CORPORALIDADES, RODA DE SAMBA,
BREJÕES.
This article is based on observations made in the Brejões's roda de samba, a city in Bahia. The investigation of differents body shapes observed in this space of representation begins with concepts of states of body and states of conscience, proposed by ethnoscenology, and the inseparable relation between them. Through participant observation, it seeks to understand the influence of the social environment in bodily forms submitted by participants from roda de samba in the moment of the representation. It is noted that individuals make the transposition of techniques and skills learned in everyday life for the moment of artistic representation. On the other side, it is observed that changes in the political landscape and technological innovations also influence the body shapes of sambadores and sambadeiras. We conclude that the social life of a group can be expressed artistically through your body ease into festive moments.
KEYWORDS: ETHNOSCENOLOGY, CORPOREALITY, RODA DE SAMBA, BREJÕES.
SILVA Filipe Dias dos Santos.pdf
Demonstração - Transgnose no corpo de um quadrúpede
OLIVEIRA, Frederico Ramos. Demonstração - Transgnose no corpo de um quadrúpede. Araxá, ator, performer, livre pesquisador
RESUMO Durante treinos (2003, 2007 e 2009) compostos por desafios físicos, arevisitação de modos quadrúpedes de locomoção e equilíbrio resultou numa matriz cada vez mais estável. Identificando potencial cênico, o pesquisador fez uma presentação em 2011 na praça Tiradentes (RJ). Para tanto, recuperou, avaliou, testou e fixou um pequeno repertório compondo a ação denominada "Visita de um Quadrúpede" (diariodeumquadrupede.blogpspot.com), que foi reelaborada e repetida em diversas cidades brasileiras (2012-14). As matrizes corporais sofreram transformações causadas por observações etnológicas (família Ulas) e variaram conforme verificações biomecânicas (baricentro humano) e médicas (síndrome de Uner Tan). Também foram determinantes diversos componentes subjetivos e pessoais. Além da descoberta de uma autêntica nova “versão de si”, o corpo do sujeito pesquisador foi profundamente alterado. A experiência meditativa, a efetivação de acionamentos não verbais, a vivência e redescoberta de estados animalescos na pessoa humana demandaram um diálogo com conhecimentos não disciplinares e objetivados. Como objeto infinitivo, confirmou-se a transdisciplinaridade como fundamento indispensável para uma compreensão mais completa do fenômeno, mas não suficiente. De fato, urge uma perspectiva maior, uma visão transgnóstica, ou seja, uma que atravessasse não apenas o conhecimento disciplinado, mas também todos os outros. Bipedalização, locomoção, corpo alterado
ABSTRACT During training (2003, 2007 and 2009) composed of physical challenges, revisiting quadrupedal locomotion and balance modes resulted in increasingly stable matrix. Identifying scenic potential, the researcher made a presentation in 2011 at Praça Tiradentes (RJ). It recovered, evaluated, tested and fixed a small repertoire composing the action called "Visit a Quadruped" (diariodeumquadrupede.blogpspot.com), which was reworked and repeated in several Brazilian cities (2012-14). Matrices suffered bodily transformations caused by ethnological observations (Ulas family) and varied according to biomechanical findings (human centroid) and medical (Uner Tan Syndrome). Determinants were also many personal and subjective components. Besides the discovery of a new authentic "version of yourself," the body of researcher subject was profoundly altered. The meditative experience, the effectiveness of nonverbal drives the rediscovery of experience and animalistic states in the human person demanded a dialogue with non-disciplinary knowledge and objectified. Infinitive as object, confirmed transdisciplinarity as a necessary foundation for a more complete understanding of the phenomenon, but not enough. In fact, urgent greater perspective, a view transgnóstica, ie, one that not only crossed disciplinary knowledge but also all others. Bipedalização, locomotion, altered body
OLIVEIRA RAMOS Frederico.pdf
Comunicação - Etnocenologia da Presença
ICLE, Gilberto. Etnocenologia da Presença. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor associado; Bolsista de Produtividade nível 2 do CNPq. Ator e diretor.
Esta comunicação procura mostrar algumas questões que ligam a Etnocenologia aos Estudos da Presença, por intermédio de uma reflexão sobre o conceito de corpo. Problematiza-se o corpo como lócus das práticas performativas, evidenciando os traços logocentristas que nos fizeram tomar o corpo como substância. A seguir, discute-se uma determinada compreensão de corpo no contexto das práticas performativas, analisando os desafios da pesquisa da área nas suas tarefas de descrever tais práticas. Na companhia de Michel Foucault, este trabalho põe em evidência os elos que ligam a Etnocenologia aos Estudos da Presença, em especial, articulando a noção de presença à ideia de pesquisa interdisciplinar. Por fim, esta investigação procura costurar a Etnocenologia aos Estudos da Presença ao plasmar como territórios em comum as questões sobre linguagem, sujeito e verdade.
PALAVRAS-CHAVE: Etnocenologia: Estudos da Presença: Corpo: Michel Foucault: Performance
This paper discusses some issues connecting Ethnoscenology to the Presence Studies through a reflection on the concept of the body. We problematise the body as the locus of performative practices, highlighting the logocentrist traits which have caused us to regard the body as substance. Next, we discuss a certain understanding of the body in the context of performative practices, analysing the challenges of research in the area when describing such practices. With Michel Foucault as a companion, this work emphasizes the links connecting Ethnoscenology to Presence Studies in particular, articulating the notion of presence with the idea of interdisciplinary research. Finally, this investigation seeks to interweave Ethnoscenology and the Presence Studies by shaping as common territories questions about language, subject, and truth.
KEYWORDS: Ethnoscenology: Presence Studies: Body: Michel Foucault: Performance
Comunicação - Considerações sobre "Intensidades de ausência: narrativas sobre a criação do ator"
HABEYCHE, Gisela Costa. Considerações sobre "Intensidades de ausência: narrativas sobre a criação do ator". Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS; Doutorado; Gilberto Icle. Bolsa junto à Université Paris 8; CAPES. DAD/IA/UFRGS; Professora Adjunta.
Resumo
Trata-se de considerações acerca de uma tese que questiona os modos pelos quais a autora experienciou possibilidades de presença, através da ausência na sua atuação, no espetáculo Cinco Tempos para a Morte, do grupo teatral porto-alegrense Usina do Trabalho do Ator (2010). Articula-se a noção de ausência com reflexões acerca da produção de presença, desenvolvidas pelo pesquisador alemão Hans Ulrich Gumbrecht (2010) e com o pensamento de Walter Benjamin (1993) sobre a experiência. Toma-se a ideia de experiência como algo que pode ser narrado. Problematiza-se a ausência relacionando-a com o jogo cênico de reações sutis, silêncios, pequenos movimentos, imobilidades sustentadas, gestos de proporções reduzidas, ausência de iniciativas, estabelecimento de um vazio interior e retenção de informações que possibilitem leituras interpretativas do espectador. Descreve-se o processo criativo de cinco figuras criadas pela autora nesse espetáculo e compartilham-se elementos do processo de criação correspondente a cada uma delas. Relaciona-se a ausência à imobilidade, à presença, à omissão, ao real e à experiência.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro: Atuação teatral: Interpretação teatral: Estudos da presença: Usina do Trabalho do Ator.
Abstract
These are considerations for a thesis that questions the ways through which its author experienced possibilities of presence, through the absence in her acting, at the play “Cinco Tempos para a Morte ” (Five rounds to death), by the theater company Usina do Trabalho do Ator, 2010, Porto Alegre. The notion of absence is articulated through reflections upon the production of presence, developed by German researcher Hans Ulrich Gumbrecht (2010) as well as the thought of Walter Benjamim (1993) on the experience. The idea of experience is taken as something that can be told. Absence is brought up as it is related to the scene of subtle reactions, silence, small movement, sustained immobility, gestures of minimized proportions, absence of initiative, the setting of an empty inner space and the holding of information that might enable the spectator to build interpretative readings. The creative process of five dramatic figures created by the author is described in this performance and elements belonging to the creation process of each one of them will be shared. Absence is related to mobility, to presence, to omission, to what is real and to the experience.
KEYWORDS:Theater: Theatrical Acting: Theatrical Interpretation: Studies of Presence: Usina do Trabalho do Ator.
HABEYCHE Gisela Costa.pdf
Demonstração - A vida por um fio: conexões entre o tecer e o narrar.
VASCONCELOS, Gisele. A vida por um fio: conexões entre o tecer e o narrar. São Paulo: ECA/USP. Professora do curso de Licenciatura em Teatro; UFMA. Doutorado (em andamento); ECA/USP; orientador: Felisberto Sabino da Costa. Bolsista FAPEMA. Atriz contadora.
Este trabalho consiste na demonstração do experimento cênico do espetáculo As Três Fiandeiras, em processo de montagem pelo Grupo Petite Mort e Xama Teatro (MA), cujo procedimento criativo é um componente da pesquisa de doutorado Ator contador: a narrativa em performance. A Vida por um fio traz, sob a ótica do feminino em diálogo com a metáfora da roda que nunca para de girar, a atriz contadora que tece a sua personagem, a rendeira Chica, com narrativas de vida e de morte, de renda e de mar. No palco, na casa e na praia, a vida da atriz e da rendeira se entrelaçam, na costura do canto e da fala, no ambiente real e ficcional, com ênfase na performance do ator contador e suas experiências sensório-corpóreas, através da conversação direta com a plateia e do revezamento entre pessoa e personagem.
Palavras – Chave: Ator contador; Narração; Dramaturgia.
SUMMARY
This work is about the demonstration of the experiment scenic presention of "The Three Spinners" in the assembly process by Petite Mort and Xama Theater (MA), whose creative procedure is a component of the research of doctoral Actor Teller: a narrative performance. "Life by a thread" brings the perspective of women in dialogue with the metaphor of the wheel that never stops turning. The actress, the story teller, The Rendeira Chica (Chica that embroiders) sews her character with narratives of life and death, embroidery and sea. On the stage, in the house and at the beach, the life of the actress and the rendeira (the Embroider) intertwine, in sewing and speech, in the real and fictional environment, with emphasis on the Actor Teller's performance and his/her sensory-body experiences, through direct conversation with the audience and the alternation between the Person and the Character.
Keywords: AccountantActor; narration; dramaturgy
VASCONCELOS Gisele.pdf
Comunicação - De bendito, laptop e celular: o corpo e suas visualidades no catecismo das redes sociais.
VELOSO, Jorge das Graças. De bendito, laptop e celular: o corpo e suas visualidades no catecismo das redes sociais. Brasília: Universidade de Brasília. UnB; Professor Adjunto II. Ator, diretor e dramaturgo.
Trata-se este trabalho de uma reflexão sobre diálogos estabelecidos entre a Etnocenologia e a Cultura Visual para a análise de imagens incorporadas por fazedores das folias do Divino Espírito Santo na região do Distrito Federal e seu entorno. Segundo os que fazem da Cultura Visual o seu campo de investigação, mais que a própria imagem, o que deve prevalecer é a que ela se destina. Já nos diálogos estabelecidos pelos estudos etnocenológicos, as visualidades produzidas são sempre para o agenciamento com o outro, tanto nos estados de teatralidade quanto de espetacularidade. Se assim é, aquilo que é materializado nos cortejos das folias do Divino como uma imaginária visível, por exemplo, mesmo tendo uma função sagracional, serve-se mais fortementea outro significado de igreja, que é o vínculo proporcionado pelas vivências eclesiásticas, comunitárias. E adquire também outro caráter, de tornarem-se pontos de ligação, quando são estudados os processos de substituição dos velhos mestres por novos foliões, muitos deles adolescentes. Então, daí partindo, são perceptíveis tanto na Cultura Visual quanto na Etnocenologia, assim como no entrecruzamento dessas duas áreas de saberes, diversos pontos de sustentação para estas reflexões, aqui estabelecidas.
Palavras-chave: etnocenologia, cultural visual, trocas geracionais, folias do Divino.
RESUME
C’est ce travail une réflexion sur le dialogue entre l’Ethnocenénologie et la Culture Visuelle pour l’analyse des images intégrées par les responsables des folies de l’Esprit Saint dans le District Fédéral et de sa région proche. Selon ceux qui font de la Culture Visuelle votre champ de recherche, plus que l’image elle-même, ce qui doit prévaloir est à quoi elle est destinée. Dans les dialogues établis par des études de l’Ethnocénologie, les visualities sont toujours produites pour l’echange avec l’autre, à la fois dans lês états de la théâtralité et de la spectacularité. Si c’est le cas, ce qui est inscrit dans les processions des folies du Divin comme un imaginaire visible, par exemple, même ayant une fonction sagracional, il sert fortement à une autre signification de l’église, qui est le lien fourni par les expériences ecclésiastiques et de la communauté. Et aussi, cettes visualities obtiennent un autre personnage, elles deviennent des points de connexion, en étudiant des processus de remplacement des anciens maîtres pour les nouveaux fêtards, beaucoup d’entre eux des adolescents. Alors, sont perceptibles, dans l’Ethnoscénologie et dans la Culture Visuelle, bien comme dans le croisement de ces deux domaines de la connaissance, de nombreux points d’appui pour les réflexions énumérés ici.
Mots-clés: ethnoscénologie, culture visuelle, les changements générationnels, folies du Divin.
VELOSO Jorge das Gracas.pdf
Comunicação - This is not performance. This is culture. A performance ao prisma da cultura popular em uma forma de expressão tradicional pós-escravagista (Louisiana, EUA).
GARRABÉ Laure. This is not performance. This is culture. A performance ao prisma da cultura popular em uma forma de expressão tradicional pós-escravagista (Louisiana, EUA). Santa Maria, UFSM. UFSM, Professora Visitante em Antropologia.
This is not performance, this is culture! This ain’t a show, this is culture. Eis a resposta, cortante, que obtive de um « Mardi Gras Indian » quando perguntei se procedia qualquer ritual de preparação antes da sua “performance” na rua. Contrariamente ao que seu nome evoca, a forma de expressão chamada Mardi Gras Indians não surgiu como brincadeira de carnaval (Mardi Gras), mas, segundo a maioria das fontes historiográficas, encontra sua origem na criação do Creole Wild West Show (CWW), uma versão não profissional inspirada do Buffalo Bill Wild West Show após a sua passagem na periferia da Nova-Orleans em 1884-1885. Se o CWW é comumente considerado como o grupo o mais antigo, os Black Indians (BI) – como se autodesignam – tendem, cada vez mais, a negar essa origem, remetendo à homenagem espontânea dos escravos negros quilombolas aos Indígenas locais, entre os quais se refugiaram durante a escravatura, uma maneira de comemorar temidos episódios de solidariedade entre os dois povos oprimidos pelos colonizadores brancos. Organizados em “tribos” hierarquizadas cujos nomes associam geralmente um totem a uma etnia indígena, os grupos saem à rua trajados (masking), acompanhados de uma banda articulada no ritmo tradicional do pandeiro, e cantando (chanting) o prestigio da própria tribe, em um tom desafiante e guerreiro. Se apresentam segundo duas principais modalidades de performance que chamo: 1) “modalidade parade”, consistindo em um desfile na rua durante o carnaval; e 2) a “modalidade contest” que consiste em um encontro a esmo entre duas tribos e onde inicia-se um verdadeiro ritual de desafio entre os dois Big Chieves, ritual centrado na inclinação (bow down) de um diante a autoridade e a beleza do outro. De forma a obter o reconhecimento da maior beleza, os BI manufaturam as próprias indumentárias, dispendiosíssimas (em relação aos seus proventos de trabalhadores), inspiradas no vestuário estereotipado dos Índios dos Planaltos, as quais eram ritualmente queimadas após uma só utilização. Entende-se que a ostentação na performance das danças, repentes, cantos e indumentárias é fundamental para os BI darem uma super-visibilidade a história “escondida” dos afro-indígenas em Nova Orleans, e da atualidade dos seus herdeiros subalternizados. Portanto proponho interrogar aqui a noção de “performance ornamental” à luz da aparente contradição da narrativa que inicia o resumo, segundo a qual os BI não dão espetáculo, mas apenas ressignificam sua cultura. A partir de dados etnográficos, em uma perspectiva complementarista entre antropologia e estética (aisthesis), esse texto propõe uma análise crítica da noção de performance enquanto ferramenta pós-moderna, ao prisma da noção do “popular” nessa cultura. A lógica da economia e do dispêndio será o operador crítico dos movimentos de desidentificação dos BI com a sociedade nova-orleaniana, através de suas performatividades e performances, onde a agentividade ornamental parece, contra toda aparência, materializar o contato e a memória da comunidade perdida, em vez de servir aos dispositivos do espetáculo da sociedade política global.
PALAVRAS-CHAVES: black indians, performance, agentividade ornamental, cultura popular, américas negras.
This is not performance, this is culture! This ain’t a show, this is culture! Telle est la réponse, sèche, que j’ai obtenu quand j’ai demandé à un Mardi Gras Indian s’il procédait à une quelconque préparation rituelle avant sa « performance » dans la rue. Contrairement à ce que son nom évoque, la forme d’expression communément appelée Mardi Gras Indians n’a pas surgi en tant que forme carnavalesque, mais selon la plupart des sources historiographiques, trouverait ses origines dans la création du Creole Wild West Show (CWW), une version non professionnelle inspirée du Buffalo Bill Wild West Show après son passage dans la périphérie de la Nouvelle-Orléans en 1884-1885. Si le CWW est souvent considéré comme le groupe le plus ancien, les Black Indians (BI) – comme ils s’auto-désignent – tendent à nier ces origines, les renvoyant à l’hommage spontané des esclaves noirs marrons aux Indiens locaux chez lesquels ils se sont réfugiés pendant l’esclavage, une manière de commémorer des épisodes de solidarité redoutés entre les deux peuples opprimés par les colonisateurs blancs. Organisés en « tribus » hiérarchisées dont les noms associent en général un totem à une ethnie indienne, les groupes sortent dans la rue costumés (masking), accompagnés d’un orchestre articulé sur un rythme traditionnel au tambourin, et chantant (chanting) le prestige de leur propre tribu sur un ton de défiance guerrière. Ils se présentent selon deux principales modalités de performance que j’appelle : 1) « modalité parade », consistant en un défilé dans la rue pendant le carnaval ; 2) « modalité contest » consistant en la rencontre entre deux tribes et où s’initie un véritable duel entre les deux Big Chieves, rituel centré sur l’inclination de l’un devant l’autorité et la beauté de l’autre. Pour obtenir la reconnaissance de la plus grande beauté, les BI fabriquent leurs propres costumes, extrêmement dispendieux (par rapport à leurs revenus) inspirés des vêtements stéréotypés des Indiens des Plaines, lesquels étaient rituellement brûlés après une unique utilisation. On comprend dès lors que l’ostentation dans la performance des danses, improvisations verbales, chants et costumes, est fondamentale pour que les BI donnent une super-visibilité à l’histoire « cachée » des afro-indiens à la Nouvelle-Orléans, et à l’actualité de leurs héritiers subalternisés. C’est pourquoi je propose d’interroger ici la notion de « performance ornementale » à la lumière de l’apparente contradiction de la phrase initiant ce résumé, selon laquelle les BI ne font pas de spectacle, mais ressignifient seulement leur culture.
A partir de données ethnographiques, dans une perspective complémentariste entre anthropologie et esthétique (aisthesis), ce texte propose une analyse critique de la notion post-moderne de « performance » au prisme de la notion de « populaire » dans cette culture. La logique de l’économie et de la dépense sera l’opérateur critique des mouvements de désidentification des BI avec la société new-orléanaise, à travers leurs performativités et performances, où une certaine agency ornementale semble, contre toute apparence, matérialiser le contact avec et la mémoire de la communauté perdue, au lieu de servir les dispositifs du spectacle de la société politique globale.
MOTS-CLÉS : black indians, performance, agentivité ornementale, culture populaire, Amériques noires
Comunicação - Musicalidade e espetacularidade no Duelo de MC’s.
ROCHA, Maurilio Andrade. Musicalidade e espetacularidade no Duelo de MC’s. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais; Professor Associado; Bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Portugal.
Este trabalho relata o estudo etnográfico sobre o Duelo de MC’s, realizado nas noites de sexta feira, desde 2007, sob o viaduto de Santa Tereza, na cidade de Belo Horizonte, Brasil. O evento reúne a cada semana um público de cerca de 1500 pessoas em torno de manifestações da cultura Hip Hop. Na atração principal da noite, quatro duplas de MC's duelam em rounds de um minuto. O público presente, formado principalmente por jovens de diversas camadas sociais, escolhe os vencedores através de gritos e palmas. Fora do palco, o evento é marcado por conflitos entre os organizadores e o poder público, mas a plateia se diverte calorosa e pacificamente. No palco, os duelos são marcados por Raps improvisados, recheados de expressões de violência. Ao final de cada duelo os MCs se cumprimentam, deixando claro que ali a violência se circunscreve apenas ao jogo de palavras. O Duelo de MC’s é uma prática espetacular onde a convivência humana se faz rica em diversidade, conflitos e contradições. Onde a música e a performance dos duelistas nos permitem interpretar o cotidiano da cidade, marcado pela desigualdade social e pela busca de afirmação de identidades através de manifestações culturais.
PALAVRAS-CHAVE: Duelo de MC’s; Conflito; Identidade.
ABSTRACT This paper reports an ethnographic study on MC's Duel, held on the evenings of Friday, since 2007, under the overpassof Santa Tereza, in the city of Belo Horizonte, Brazil. The event brings together every week an audience of about 1500people around manifestations of Hip Hop culture. The main attraction of the night, four double MC's duel rounds in a minute. The audience, comprised mostly of young people from different social strata, chooses the winners throughshouting and clapping. Offstage, the event is marked by conflicts between the organizers and the government, but theaudience has fun warm and peacefully. On stage, the duels are marked by improvised raps, filled with expressions of violence. At the end of each duel MCs greet, making it clear that there violence is confined only to the set of words. TheMC's Duel is a spectacular practice where living together becomes rich in diversity, conflicts and contradictions. Where the music and the performance of duelists allow us to interpret the life of the city, marked by social inequality and the search for affirmation of identities through cultural manifestations.
KEYWORDS: MC's Duel; Conflict; Identity.
ROCHA Maurilio Andrade.pdf
Comunicação - Do corpo como instrumento ao corpo como experiência: reflexões sobre o treinamento do ator
DUARTE, Priscilla de Queiroz. Do corpo como instrumento ao corpo como experiência: reflexões sobre o treinamento do ator. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais; mestrado; Fernando Antonio Mencarelli. FAPEMIG; mestrado. Atriz e pesquisadora.
A presente comunicação pretende discutir objetivos, métodos e técnicas do treinamento do ator e da Educação Somática, suas possibilidades e limites, num diálogo transdisciplinar. O treinamento do ator como necessidade pedagógica autônoma à cena, surge no início do séc. XX, nos teatros laboratório. A superação de limites psico-físicos do ator, ampliando suas capacidades criativas, pode, em alguns casos, converter-se em rompimento daqueles limites e comprometimento dessas capacidades. Os métodos somáticos têm origem no mesmo período, e surgem da busca pela harmonia corpo-mente, pelos reformadores do movimento. A ampliação da consciência de seus limites e capacidades psico-físicas, por meio de métodos somáticos, pode contribuir para o treinamento do ator, proporcionando-lhe cuidado adequado de si. Porém, a ampliação da consciência daqueles mesmos limites e capacidades, pode, eventualmente, entravar o treinamento do ator, por cuidado desmedido de si. A revisão bibliográfica do tema, atravessada por experiências vividas pela pesquisadora,conduz ao confronto de dois pontos de vista - o corpo como instrumento e o corpo como experiência -, buscando contribuir para a discussão sobre aperfeiçoamento da arte do ator, como artista e ser humano.
Palavras chave: Treinamento. Arte do ator. Educação Somática. Corpo como instrumento. Corpo como experiência.
This communication discusses goals, methods and techniques of actor training and Somatic Education, its possibilities and limits, in a transdisciplinary dialogue. The actor's training as a pedagogical need autonomous from scene comes at the beginning of the century. XX, in theaters laboratory. Overcoming psycho-physical limits of the actor, expanding their creative abilities, may in some cases be converted into breaking those limits and commitment of these capabilities. Somatic methods result from the same period, and arise from the search for the body-mind harmony, by the reformers of the movement. The increased awareness of their limits and psycho-physical abilities through somatic methods, can contribute to the actor’s training, providing with proper care of themselves. However, the increased awareness of those same limits and capabilities, may possibly hinder actor’s training, by hulking care of themselves. A bibliographic review, traversed by experiences by the researcher, leading to confrontation of two viewpoints - the body as an instrument and the body as experience - seeking to contribute to the discussion on perfecting the art of the actor, as an artist and human being.
Keywords: Training. Actor’s craft. Somatic Education. Body as an instrument. Body as experience.
Comunicação - Experiência de enação: processos afetivos e compartilhamento de saberes.
RIBEIRO, Mônica M. Experiência de enação: processos afetivos e compartilhamento de saberes. Belo Horizonte: UFMG. UFMG; Professora Adjunta; atriz e artista de dança.
Na comunicação aqui proposta discuto a noção de experiência de enação como a transação que ocorre entre os participantes da Rítmica Corporal, seus desejos e objetivos por meio de uma afecção recíproca mediada pelo compartilhamento por via da observação e imitação. Sendo operada por mecanismos de ressonância, as características da experiência proposta tensionam o conceito de corporificação, próprio da embodied cognition. Nessa dinâmica, a imitação verdadeira apresenta-se como procedimento possível para o compartilhamento e socialização de saberes, além de marcar afetivamente processos de conhecimento em arte. A empatia parece possibilitar a afecção necessária a uma instrução não mediada verbalmente, comumente utilizada em práticas corporais artísticas. PALAVRAS-CHAVE: Experiência; Enação; Corporificação; Rítmica Corporal.
RESUMEN En la comunicación aqui propuesta discuto la noción de experiência de enacción como la transacción que ocrre entre los participantes de la Ritmica Corporal, sus deseos y objetivos por médio de uma afección reciproca intermediada por el compartir generado por la observación y la imitación. Operada por mecanismos de ressonância, las características de la experiencia propuesta tensionan el concepto de corporificacion próprio de la embodied cognition. Em esa dinâmica, la imitación verdadera parece ser el procedimento posible para el compartir y el socializar de saberes, además de marcar afectivamente los processos de conocimiento en arte. La empatia, parece posibilitar la afección necessária a una instrucción no mediada verbalmente, utilizada em prácticas corporales artísticas.
Palabras-Clave: Experiencia; Enacción; Corporificación; Rítmica Corporal
RIBEIRO Monica M.pdf
Demonstração - Canalizando os impulsos - a reorganização corporal e vocal na encarnação da personagem
GOMES, Ricardo. Canalizando os impulsos - a reorganização corporal e vocal na encarnação da personagem. Ouro Preto: UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. UFOP; Professor Adjunto. Diretor e Ator.
Demonstração prática de alguns aspectos do trabalho de preparação corporal e vocal do Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente, iniciado em 2009 na UFOP e desenvolvido durante mais de dois anos com o atual grupo de alunos-pesquisadores. A pesquisa desenvolve-se em três vertentes: a consciência corporal (que permite equilibrar as tensões musculares e articulares); o teatro-dança clássico indiano Odissi (que propicia a sensibilidade e o controle dos movimentos e da energia) e os exercícios inspirados na prática de Jerzy Grotowski (que promovem o conhecimento e o controle dos impulsos corporais). Nesta demonstração, nos concentraremos nos exercícios de preparação para a cena que antecedem os ensaios e espetáculos, pois esta preparação sintetiza o trabalho realizado nos treinamentos. Apresentaremos também um pequeno trecho do espetáculo “Fim de partida”, de Samuel Beckett, resultado de nossa pesquisa. Por meio de exercícios que denominamos “plástica vocal”, inspirados nos "exercícios plásticos" de Jerzy Grotowski, trabalhamos a harmonia entre os impulsos corporais e vocais e acreditamos alcançar um estado psico-físico propício para a criação e a atuação cênica, cientes de que a arte do ator teatral deve ser atualizada em ações vivas a cada performance, pois não produz uma obra que pode ser preservada ou reproduzida.
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento do ator, atuação, corpo, voz
Practical demonstration of some aspects of the work of the Research Team for the Art of the Actor between East and West, result of the work started in 2009 at UFOP and developed during more than two years with the present group of students-researchers. The research is developed in three directions: the body consciousness (that allows the balance of the body tensions); the indian classical dance-theatre Odissi (that increases the sensibility and the control of the body’s movements and energy); the Grotowski’s body exercises (that develops the knowledge and control of the body’s impulses). The demonstration will be focused on the preparation exercises for the performances and rehearsals, because this preparation is the synthesis the work done on the training. We will also show a small fragment of Samuel Beckett’s “Endgame”, a development of our research. Doing the exercises we nominated “vocal plastics”, that works on the harmony of the body's and voice's impulses, we believe to reach a proper psico-physical state for the stage creation and acting, knowing that the theatrical actor’s art must be actualized in alive actions in each performance, because it don’t produces a opus that can be conserved and reproduced.
KEY-WORDS: actor’s training, acting, body, voice
Comunicação - Da arte de habitar o próprio corpo
AZEVEDO, Sônia Machado de. Da arte de habitar o próprio corpo. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena-ESCH. Pesquisadora artista e Professora.
A comunicação aborda pesquisa desenvolvida com alunos de curso de bacharelado em teatro. Reflete possíveis caminhos didáticos rumo ao autoconhecimento, percepção e aceitação de si mesmo no mundo contemporâneo. A partir da interligação de princípios estabelecidos por Rudolf Von Laban na pesquisa do pensamento/movimento; da auto investigação de si mesmo indicado no trabalho stanislavskiano e no trato com a energia produzida em estados criativos nos espaços potenciais de D.W. Winnicott, o trabalho com alunos iniciantes busca a experiência da presença e a produção de energia criativa a partir desses estados presenciais. O trabalho prático tem como território teórico os escritos de Emmanuel Lévinas (a questão do rosto); de Merleau Ponty (o outro e o diálogo com o mundo). O trabalho inicial com atores artistas tem como objetivo final a sensação de habitar o próprio corpo, de perceber-se pessoa nos espaços da realidade e nos espaços da criação propostos por todas as artes da cena. É o início de uma investigação que busca tornar visível o invisível através do deixar acontecer e do abandono ao fluxo de comunicação mundo interior/mundo exterior. Na busca de nossa humanidade tantas vezes esquecida podemos tocar o infinito desconhecido de nós mesmos, o que torna esse aprendizado e ofício cercado de mágica beleza.
PALAVRAS-CHAVE: Escuta, corpo habitado, percepção e presença.
KEYWORDS: Listening, inhabited body, perception and presence.
The communication discusses ongoing research with students of the graduation in Theater. It reflects possible didactical routes towards self-knowledge, perception and acceptance of oneself in contemporary world. From the connection of principles established by Rudolf Von Laban in the research of the thought/movement; the self-investigation indicated in the stanislavskian work and the dealing with the energy produced in creative states in D. W. Winnicott’s potential space, the work with beginner students pursuit the experience of presence and the production of creative energy from this presencial states. The practical work has as theoretical territory the writings of Emmanuel Lévinas (the issue of the face); Merleau-Ponty (the Other and the dialogue with the world). The initial work with artist actors has as final goal the sensation of inhabiting the own body, perceiving oneself as a person in the reality spaces and in the creative spaces proposed by all scenic arts. It is the beginning of an investigation that is aiming to turn visible the invisible through letting happen and leaving behind the communication flow between inside and outside world. In the quest for our own humanity many times forgotten we can touch the unknown infinity of ourselves – what makes this learning and this craft surrounded by a magical beauty.
AZEVEDO Sonia Machado de.pdf
Comunicação - Os textos de Beckett como mapas para uma atuação outra.
MOTTA-LIMA, Tatiana. “Quanto a mim vai ser alegre que ainda não foi dado estabelecer com o menor grau de precisão o que sou” ou Os textos de Beckett como mapas para uma atuação outra. Rio de Janeiro:UNIRIO. UNIRIO; professora adjunta. Atriz e diretora.
Os textos de Beckett – dramáticos ou não – convidam o ator a descobrir lugares insuspeitados do ser. Eles são como mapas que indicam ao ator modos de ser/fazer ou, dizendo de outra maneira, modos de subjetivação diferentes daqueles que mais comumente entendemos como indivíduo, sujeito ou personalidade (e personagem). O que está em jogo é uma relação entre ator, textualidade/oralidade/corporeidade e subjetivação. Tenho ministrado workshops teórico/práticos onde essa atuação/subjetividade outra, - múltipla, desmembrada, falhada, apagada, extremamente autoconsciente e que, ao mesmo tempo, ainda não ‘estabeleceu com o menor grau de precisão quem é’ - que está presente no material literário, é investigada a partir de alguns fragmentos do romance “O Inominável”. No workshop, utilizam-se também fragmentos de “O Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa (outro autor – e livro - que oferece múltiplas percepções dos processos de subjetivação). Pretende-se compartilhar a pesquisa, a partir do que experimentei como professora ministrante, no momento teórico/prático inicial em que se encontra: com suas principais perguntas e questões, com seu modo de abordar o material literário e atoral, com suas precauções e, ainda, com algumas direções de continuidade.
PALAVRAS CHAVES: ator,atuação; Beckett; modos de subjetivação; pedagogia atoral.
Motta-LIMA, Tatiana. "Nice time we’re going to have now, with regard to me, that it has not yet been our good fortune to establish with any degree of accuracy what I am" or Beckett's texts as maps for another performance. Rio de Janeiro: UNIRIO. UNIRIO; adjunct professor. Actress and director.
The works of Beckett - dramatic or non-dramatic - invite the actor to discover unsuspected places of his being. They are like maps showing the actor ways of being/doing, or, to put it another way, different ‘modes of subjectivation’ from those most commonly understood as an individual person, subject, identity or personality (and character). What is at stake is a relationship between actor, textuality/orality / corporeality andsubjectivity. I have taught theoretical / practical workshops where this performance /subjectivity another - multiple, dismembered, broken, erased, extremely self-conscious and at the same time, “has not yet been to establish with any degree of accuracy what I am” - which is present in the material literary, is investigated from a few fragments of the novel "L'Innommable - The Unnamable". At the workshop, it's also used fragments of "The Book of Disquiet" by Fernando Pessoa. It is intended to share the research, from what I experienced as a lecturer professor in theoretical time / initial practical that is: with its main questions and issues through their way of approaching the literary material and the actor’s work, its precautions but yet with some directions of continuity.
KEYWORDS: actor, performance; Beckett; modes of subjectivation; theatrical pedagogy.