GT Teorias do Espetáculo e da Recepção – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE
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CAMARGO, Daniela Aquino. Encontros com o corpo. Porto Alegre: UFRGS.
Mestre em Artes Cênicas, Docente Temporária do
Curso de
Dança- Licenciatura UFPEL, Atriz – Bailarina do
Grupo Gaia
Dança Contemporânea.
RESUMO
Encontros com o corpo foi a maneira encontrada para nomear um grupo de
profissionais de áreas distintas que se reuniram para
discutir o
tema comum aos três, o corpo e suas especificidades. Esse
grupo
era constituído por uma atriz, uma pesquisadora do movimento
e
por um médico de família e comunidade. O projeto
partiu
da pesquisa de mestrado, desenvolvida no PPGAC, que discute a
relação médico/ paciente, a partir da
óptica do teatro. Encontros com o corpo pretendia se tornar
uma
atividade de extensão, mas não chegou a tanto.
Este
artigo busca retomar uma parte das discussões do grupo
acerca da
linha que divide a aula de educação
somática e a
dança. O momento da aula é também
momento de
criação? O que acontece na
relação
professor e aluno? Quando um movimento pode ter uma
expressão
além do simples movimento, ele começa a tomar uma
dimensão de dança? A diferença pode
ser a
expressão do movimento, ou, então, quando o
movimento
está recheado de vida, de imagens, o corpo todo se expressa.
Os
elementos que orientam a pesquisa, neste momento, são: a
relação verdadeira de troca e a ideia de corpo,
como
patrimônio.
Palavras-chave: Corpo. Educação
Somática.
Dança. Encontro.
ABSTRACT
Encounters with the body was the name given to call a group of
professionals from different sectors committed to discuss the common
theme, namely the body and its specificities. This group consisted of
an actress, a movement researcher and a family physician. The project
started from a master’s degree research, developed in PPGAC
– Programa de pós-graduação
em Artes
Cênicas UFRGS, which discusses the doctor-patient
relationship,
from the perspective of the theater. Encounters with the bodyintended
to become an extension activity, but did not achieve that. This article
aims to regain part of the group discussions about the line that
divides the class of somatic education and dance. Is the time of a
lesson also the moment of the creation? What happens between teacher
and student? When a movement has an expression beyond its simplicity,
does it become dance? The difference may be the expression of the
movement, or else when the movement is full of life, images, the whole
body expresses itself. At this time, the elements that guide this
research are: the true exchange relationship and the idea of body as
heritage.
Keywords: Body. Somatic Education. Dance. Encounter.
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CAMARGO, Dênis. A manifestação do afeto
no encontro
do palhaço visitador com o participante/ enfermo no Projeto
Risadinha. Brasília: Universidade Federal de
Brasília;
Aluno Mestrado; PPG-ARTE-UnB; Orientador Dr. Marcus Mota. Ator,
Palhaço, Diretor.
RESUMO
O presente artigo pretende analisar a
manifestação do
afeto no encontro do palhaço visitador com o participante/
enfermo no Projeto Risadinha. Para isso, fará uso da
trajetória do grupo, da experiência com outros
grupos que
atuam em hospitais, do projeto Palhaços em Rede dos Doutores
da
Alegria e se utilizará do entendimento da psicologia
psicanalítica sobre a presença e
manifestação do afeto no ser humano.
Palavras-chave: Palhaço Visitador. Afeto.
Humanização.
RÉSUMÉ
Cet article vise à analyser l’expression de
l’affection dans la rencontre avec le participant visiteur
patient dans le projet Risadinha. Pour ce faire, je vais utiliser de la
trajectoire du groupe, de l’expérience avec
d’autres
groupes travaillant dans les hôpitaux,
l’utilisation du
projet Palhaços em Rede du Doutores da Alegria et la
compréhension de la psychologie psychanalytique de la
présence et l’expression de l’affect
chez
l’homme.
Mots clés: Formation. Clown. L’apprentissage.
ABSTRACT
Analyzing the film Opening Night by John Cassavetes this paper intends
to examine how the film dialogues with issues related to the
contemporary theatrical thinking. The essence of Cassavetes cinema is
based on the acting craft. With all its radicality and ingenuity of
language, his cinema has always been, above many things a cinema
founded on acting. For him, the actor was the essential creative force
of his films and the beauty of his cinema concentrates mainly on this
idea. In this film, Cassavetes brings up a matter that does not
restrict itself only to filming, but to the actor in any artistic
language: Which is the actor’s role in a piece? Role-play a
discourse (text)? Or can he also be the producer of this discourse?
What kind of relations can be established among the actor and other
people involved in the process of a project? These questions will lead
to the production of this paper which intends to make some notes
related to the craft of actors and their discourse in act.
Key-words: John Cassavetes. Opening Night. Film Analysis. Acting.
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FLORES LOPES, Lívia. Poéticas da
negação:
lugares de encontro pelo avesso. Rio de Janeiro: Escola de
Comunicação da UFRJ; Professora Adjunta de
História do Espetáculo do curso de
Direção
Teatral. Artista Plástica e Professora do Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais,
EBA-UFRJ.
RESUMO
“Poéticas da negação:
lugares de encontro
pelo avesso” aborda aberturas para a teatralidade
implícitas em episódios de questionamento da
imagem no
campo das artes visuais. A argumentação se
constrói a partir da discussão de elementos
comuns
às obras de Marcel Duchamp, Yves Klein e Tino Sehgal. Ao
problematizar a imagem da arte, estes artistas deslocam o foco da
contemplação da obra de arte para a cena na qual
o
espectador se insere com absoluta centralidade. Das vanguardas
históricas aos nossos dias, o fio condutor que
reúne os
três artistas atravessa quase um século de
experimentações em torno da
posição do
espectador. Este é o ponto nodal que nos obriga a uma
reflexão tanto sobre o processo de
teatralização
da arte contemporânea quanto a possíveis
reverberações no campo do teatro
pósdramático e da performance. Quando uma forma
já
cristalizada se rompe, ocorre um intenso fluxo de
contaminações entre seus estilhaços,
gerando
formas inéditas e novas questões. Todo gesto
iconoclasta,
seja ele de natureza religiosa ou artística, ao atacar o
vínculo que supõe existir entre forma material e
substância imaterial abre um amplo feixe de
relações, que se irradia em múltiplas
direções. Mas à diferença
da iconoclastia
religiosa, que serve para reafirmar certezas e parâmetros de
fé, atos iconoclastas em arte parecem contribuir para
estender
os limites do que acreditamos poder chamar de arte. Considerando
intrinsecamente teatral o próprio gesto iconoclasta, o que
muda
é o sentido do ataque à imagem, que pode adquirir
conotações de recusa, suspensão ou
simples
ausência. Isto nos leva a diferentes poéticas da
negação. Desde os gregos entende-se por
poética o
processo de fabricação humana que faz passar
à
existência algo que antes não havia no mundo. Mas
o que
acontece quando esse sentido se inverte e algo trabalha para deixar de
ser? Acreditamos que muito do que durante décadas se
especulou
em torno do tema “morte da arte” pode hoje ser
percebido
como trabalho de reconfiguração do que se entende
por
arte. Cabe a nós, contemporâneos, estabelecer
encontros
produtivos entre áreas por vezes engessadas em suas
especificidades pelas histórias da arte e do
espetáculo.
Palavras-chave: Teatralidade. Iconoclastia. Arte
Contemporânea.
Espectador.
Histórias do Espetáculo.
ABSTRACT
The Poetics of Negation: Upended Places of Encounter: Communication
tries to find inlets to approach the theatricality implicit when the
image is questioned in the visual arts. The reasoning constructed is
based on the discussion of elements common to works by Marcel Duchamp,
Yves Klein and Tino Sehgal. By questioning the image of art, these
artists shift the focus from artwork contemplation to the stage on
which the spectator becomes absolutely central. During almost one
century, from the historic avant-gardes up to the present, the common
thread uniting the three artists is experimentation on the
spectator’s position. Herein is the nodal point requiring us
to
reflect both on the process making contemporary art theatrical and
possible reverberations in postdramatical theater and performance. When
a crystallized form is broken, an intense contaminating flux occurs
among the shards, generating new forms and new questions. When any
iconoclastic gesture, be it of a religious or artistic nature, attacks
the connection that is supposed to exist between material form and
immaterial substance, it opens a large cluster of relations which
radiate in multiple directions. But, in contrast to religious
iconoclasm that serves to reaffirm the certainties and parameters of
faith, iconoclastic acts in art seem to contribute to extend the limits
of what we call art. Considering the iconoclastic gesture itself as
intrinsically theatrical, what alters is the meaning of attacking the
image, which could acquire connotations of refusal, suspension or
simple absence. This brings us to a different poetics of negation.
Since the Greeks, the poetic has been understood as the process of
human production that brings into existence that which did not
previously exist in the world. But what occurs when this meaning
becomes inverted and something engenders its ceasing to exist? We
believe that much of that which for decades was speculated by the
“death of art” theme today could be perceived as
work
reconfiguring that which can be understood as art. It is up to us to
establish productive meetings among areas which, sometimes, can be
stifled into specificities by histories of art and entertainment. It is
up to us to establish productive meetings among areas which, sometimes,
can be stifled into specificities by histories of art and spectacle.
Keywords: Theatricality. Iconoclasm. Contemporary Art. Entertainement
Histories.
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MARTINS, Geraldo. A música das peças de
aprendizagem
(Lehrstücke). Brasília: Universidade de
Brasília;
Doutorando; Marcus Mota. Músico, Dramaturgo.
RESUMO
Este trabalho discute a dramaturgia musical dentro do processo criativo
e interdisciplinar da peça de aprendizagem de Brecht
(Lehrstück), no campo de experimentações
que a
caracterizava. Seguindo a proposta de uma dramaturgia da
separação e do estranhamento, analisam-se os
elementos
rítmicos e musicais, a relação entre a
fala e o
canto, a alternância e equilíbrio entre valores
textuais e
musicais, e as controvertidas relações com o
estatuto da
ópera.
Palavras-chave: Peças de Aprendizagem. Ópera.
Opera.
Efeito de Estranhamento.
ABSTRACT
This work argues for musical theatre inside the creative and
interdisciplinary process of the Brecht’s learning play
(Lehrstück), in the experimentations field that characterized
it.
Following a separation and estrangement dramaturgy, it analyses the
rhythmical and musical elements, the relation between talk and singing,
the alternation and balance between textual and musical values, and the
controverted relations with the opera’s usage.
Keywords: Learning Plays. Opera. Lerhstücke Estrangement
Effect.
Verfremdungseffekt.
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MASSA, Clóvis Dias. Evocação do
Acontecimento
Teatral a Partir do Programa do Espetáculo: Um
Imaginário
do Teatro dos Anos 90. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande
do Sul – Programa de
Pós-Graduação em Artes
Cênicas; Professor Adjunto.
RESUMO
O estudo toma por base programas de teatro para, dentro do processo de
recepção teatral, estimular a
evocação do
espetáculo assistido no passado remoto. Para além
de
categorias sobre os programas de teatro considerados como paratexto
teatral sobre a encenação, a leitura dos
programas serve
como representificação da experiência
estética, ao despertar o que ficou na memória e
na
sensação do espectador. A
evocação
promovida — pela aproximação entre o
documento
remanescente do teatro e o efêmero da cena retido na
memória do espectador — sugere marcas de
historicidade
daquele período, ao estabelecer vínculos entre as
representações sociais e o imaginário
pessoal dos
espetáculos de teatro adulto assistidos em Porto Alegre, nos
primeiros anos da década de 90. O enfoque examina como o
programa do espetáculo, em complementaridade com a
análise do documento iconográfico
específico da
cena, que se refere basicamente ao arranjo da
encenação,
pode e deve ser considerado como documento que remete especificamente
ao acontecimento teatral experimentado pelo espectador.
Palavras-chave: Recepção Teatral.
Experiência
Estética. História do Teatro.
RÉSUMÉ
L’étude s’appuie sur les programmes de
théâtre, dans le processus de réception
de
théâtre, pour stimuler l’evocation du
spectacle
regardé dans un passé lointain. En plus des
catégories sur les programmes
considérés comme
paratexte sur la mise en scène, la lecture sert comme
représentification de l’expérience
esthétique, en réveillant la mémoire
et le
sentiment du spectateur. L’evocation promue — par
l’
l’approche du document du théâtre et
l’éphémère de la
scène
conservé dans la mémoire du spectateur
—
suggère marques de l’historicité de
cette
période, à établir des liens parmi les
représentations sociales et l’imagerie personnelle
des
spectacles de théâtre adultes regardés
à
Porto Alegre, au début des années 90.
L’approche
examine comment le programme du spectacle, en
complémentarité à l’analyse
du document
iconographique spécifique de la scène, qui se
réfère à l’agencement de la
mise en
scène, peut et doit être
considéré comme un
document se référant spécifiquement
à
l’événement
théâtral
expérimenté par le spectateur.
Mots clés: Réception
Théâtrale.
L’expérience Esthétique. Histoire du
Théâtre.
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MELLO, Helena. Críticos e criticados: uma
relação
turbulenta. Porto Alegre: UFRGS – PPGAC; Jornalista e Mestre
em
Artes Cênicas.
RESUMO
A crítica surgiu como uma voz contestadora das ideias do rei
e,
ao longo dos séculos, tem provocado fortes embates entre
aqueles
que criticam e os que são criticados. Importantes pensadores
como Roland Barthes, Northop Frye, Bernard Dort abordaram este tema.
Nestas “batalhas” históricas que incluem
ofensas
verbais, agressões físicas e ameaças
de vida,
não são poucos os relatos, registrados em jornais
e
revistas do país e, mais recentemente, em blogs e sites,
expondo
os conflitos. As desavenças entre Paulo Francis e Paulo
Autran,
Décio de Almeida Prado e Nelson Rodrigues,
Bárbara
Heliodora e Gerald Thomas, Sábato Magaldi e José
Celso
Martinez Correa, entre outros, mais do que simples
situações polêmicas são,
sobretudo, uma
forma de resgatar a história do teatro brasileiro e promover
a
discussão dos seus caminhos no futuro.
Palavras-chave: Crítica. Teatro. Virtual. Imprensa.
ABSTRACT
The criticism appeared as a contesting voice to the ideas of the king,
throughout the centuries, it has provoked strong clashes between those
who criticize and the criticized ones.Important thinkers such as Roland
Barthes, Northop Frye, Bernard Dort approached this subject. In these
historical “battles” which includeverbal offences,
physical
aggressions and life threats, reported on the Country’s
newspapers and magazines, recently, on blogs and websites, exposing the
conflicts.The disagreements between Paulo Francis and Paulo Autran,
Décio de Almeida Prado and Nelson Rodrigues,
Bárbara
Heliodora and Gerald Thomas, Sábato Magaldi and
José
Celso and Martinez Correa, and others, more than simple controversy
situations, they are, above all, a form of rescuing Brazilian theater's
history and promote the discussion of its ways in the future.
Keywords: Critical. Theater. Virtual. Press.
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OLIVEIRA, Marina de. Terça insana: quando os marginalizados
ganham voz. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; Professora
Adjunta do Curso deTeatro-Licenciatura.
RESUMO
O artigo analisa de que maneira a proposta do espetáculo
teatral
Terça insana, sob a direção de Grace
Gianoukas,
encontra ressonância nas teorias trazidas pelos Estudos
Culturais. A investigação propõe um
diálogo
entre os apontamentos de Stuart Hall sobre cultura versus ideologia e a
experiência cênica contemporânea, em que
os atores
constroem os seus textos a partir da criação de
personagens muitas vezes marginalizadas pela sociedade. O objetivo da
reflexão é apontar de que maneira o show de humor
apresentado pelos atores do referido projeto colabora na
valorização e, portanto, no reconhecimento de
novas
identidades brasileiras.
Palavras-chave: Estudos Culturais. Espetáculo Teatral.
Terça Insana.
ABSTRACT
The article analyses how the proposal of the theatrical spectacle
Terça insana, directed by Grace Gianoukas, finds resonance
in
the theories brought by the Cultural Studies. The investigation
proposes a dialogue between the Stuart Hall studies about culture
versus ideology and the contemporary scenic experience, in which the
actors build their roles creating social outsider characters. The
objective of the reflection is to point out the way the humoristic show
presented by the actors of this project collaborates in the
valorization and in the recognition of new Brazilian identities.
Keywords: Cultural Studies. Theatrical Spectacle. Terça
Insane.
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ROMANO, Olívia Camboim. O professor em jogo:
reflexões
sobre um processo de “mediação
teatral”.
Blumenau: Universidade Regional de Blumenau – FURB;
Professora
Associada.
RESUMO
Esta comunicação é fruto da primeira
etapa do
trabalho de “mediação
teatral” efetivado com
professores dos municípios catarinenses de Blumenau, Gaspar
e
Indaial no âmbito do projeto de extensão
“O jogo
teatral na escola”. O projeto visa oferecer oficinas de jogos
improvisacionais aos professores e estudantes adolescentes da
Educação Básica de Blumenau e
região,
vinculados ao PIAE – Programa Institucional Arte na Escola,
ao
longo do biênio 2011-2012. Os jogos improvisacionais
aplicados
amparam-se em duas das principais vertentes metodológicas do
ensino do teatro trabalhadas atualmente no Brasil: “jogos
teatrais” — pautados no trabalho da diretora
norte-americana Viola Spolin (1906-1994), e “jogos
dramáticos” — pautados nas
proposições
do professor e diretor teatral francês Jean-Pierre Ryngaert
(1945-). O projeto abarca, dentre outras questões, a
educação estética e promove a
democratização da cultura, viabilizando o acesso
a bens
simbólicos tradicionalmente restritos a uma pequena parcela
da
população de maior poder aquisitivo. O projeto
também propicia a formação continuada
de
professores, proporcionando a ampliação do
conhecimento
da linguagem teatral pelos participantes. A iniciativa deste projeto de
mediação teatral resulta da
identificação
de que em Blumenau e região há uma enorme
carência
de professores habilitados para atuarem na disciplina de Artes e,
especialmente, com graduação em Teatro.
Além
disso, a maior parte dos professores participantes da primeira etapa
desse projeto (91% de 60 professores vinculados às
Secretarias
Municipais de Educação de Blumenau e
região)
demonstrou pouca ou nenhuma frequência em eventos teatrais e
desconhecimento dos principais elementos da linguagem teatral, embora
eles sintam a necessidade de trabalhar com teatro no âmbito
escolar. Desse modo, esse projeto de formação
visa
estimular a frequência em eventos teatrais de Blumenau e
região, como Festival Internacional de Teatro
Universitário de Blumenau — promovido pela
Universidade
Regional de Blumenau, Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau
— realizado pela Prefeitura de Blumenau, e Temporada
Blumenauense
de Teatro — promovida pela Associação
Blumenauense
de Teatro, e busca melhorar a qualidade dos encontros dos professores e
alunos com o teatro. Além disso, considerando que muitas
crianças tomam o primeiro contato com o teatro por meio da
escola, esse projeto pretende despertar o interesse dos professores
pelo teatro e proporcionar uma experiência de
formação prazerosa, e o resultado esperado
é a
instrumentalização e
capacitação desses
professores para mediarem o contato dos estudantes com a arte teatral.
Palavras-chave: Formação Continuada.
Formação de Espectadores. Jogos Improvisacionais.
“Mediação Teatral”.
Recepção
Teatral.
ABSTRACT
This communication is the result of the first part of the work of
“theatrical mediation” with teachers in Blumenau,
Gaspar
and Indaial, in Santa Catarina, under the extension project
“The
theater game at school”. The project aims to offer workshops
of
games of the improvisation for teachers and adolescent students of
Basic Education from Blumenau and region, linked to the PIAE
–
Institutional Program Art at School, throughout the biennium 2011-2012.
The games of the improvisation applied have their support on two of the
main methodological streams of the teaching of theatre worked in Brazil
today: “theatre game” — based on the work
of the
American theater educator Viola Spolin (1906-1994), and “jeu
dramatique” — based in propositions of the French
teacher
and theatre director Jean-Pierre Ryngaert (1945-). The project covers,
among other issues, aesthetic education and promotes the
democratisation of culture, enabling the access to symbolic goods
traditionally restricted to a small portion of the population of higher
purchasing power. The project also supports continued formation of
teachers, giving the expansion of theatrical language knowledge by the
participants. The initiative for this project of theatrical mediation
results from the identification that in Blumenau and region there is an
extreme shortage of teachers qualified to work in the discipline of
Arts and, especially, with graduation in Theatre. In addition most
teachers participating in the first part of the project (91% of 60
teachers linked to Secretaries Municipal Education) showed little or no
frequency in theatrical events and unfamiliarity of the main elements
of the theatrical language, though they feel the need to work with
theatre in school. Thus, this project of formation aims to stimulate
the frequency in theatrical events of Blumenau and region, as the
International Festival of University Theater of Blumenau —
promoted by the Regional University of Blumenau, National Festival of
Children’s Theater — promoted by the City Hall of
Blumenau,
Season Blumenauense Theater — promoted by the Theater
Association
of Blumenau, and wishes to improve the quality of the meetings of
teachers and students with the theatre. Furthermore, whereas many
children have in the first contact with the theatre through school,
this project aims to arouse the interest of teachers in theatre and
provide a pleasant training experience, and the expected result is the
instrumentalization and capacitation of these teachers to mediate the
students’ contact with the theatrical art.
Keywords: Continued Formation. Formation of Spectators. Improvisational
Games. “Theatrical mediation”. Theatrical Reception.
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SOUZA, Iara Regina. A gambiarra: O Devir artefato. Belém/PA:
Escola de Teatro e Dança/ Instituto de Ciências da
Arte/
Universidade Federal do Pará; Professora Ensino
Básico
Técnico Tecnológico; Mestra; Iluminadora.
RESUMO
A gambiarra tem caráter de implicação
conceitual
de sentido, não apenas enquanto objeto, mas a partir do que
ela
produz, o que denominamos de efeitos socioestéticos. Estes
deverão ser lidos a partir dos 15 anos de
experiência
desta pesquisadora na apropriação,
ressignificação e
recondução de artefatos
luminosos para a função de ativadores de
espaços
cênicos, numa afirmação da
práxis como
elemento principal de articulação dos caminhos da
pesquisa, tendo em vista que, no decorrer deste tempo, um
método
foi se desenhando e encontra-se em consonância com esta
pesquisa.
Palavras-chave: Ativação.
Iluminação.
Imaginário. Gambiarra.
ABSTRACT
The gambiarra has character of meaning conceptual implication, not
while object, but what it produces, the social and aesthetic effects,
which should be read from my fifteen years of experience in the
appropriation, re-signification and re-transportation of luminous
artifacts for the activators function of spaces, in a statement of the
práxis like main element of joint research paths,
considering
that during this time, a method has been constituted and is in perfect
accord with this research.
Keywords: Activation. Lighting. Imaginary. Gambiarra.
Résumé
Cetexte parle desexpériencesactuelles de
médiationthéâtraledanslaprovincedu
Québec au
Canada. Ilssontdes pratiques
développéesdanslesorganismesculturels Maison
ThéâtreetThéâtre Le Clou
à
Montréal, leGroupe de
ThéâtredesPetitesLanternes
à Sherbrooke et GroupeLes Gros Becs à ville de
Québec. Lesplusieurs exemples
desactivitésetfaçons
de travailleraveclepublicdes enfants et
desjeunessontévaluéscommeréférésdesméthodologieséducatives
et artistiques. Ces pratiques
serventpourdémontrerlesméthodesquisontfaits
avant,
pendant
etaprèslesprésentationsdesspectaclesaveclespublicsdesécoles
et communautés. Lesévaluations de
larecherchontconfirméles riches
parcoursdesexpériences de
formationthéâtrale à traversunprocessus
de
réception et appropriation de l’œuvre
d’une
façonpédagogique. La
thématiquecentrale de cetexte
est
laconstructiondesCahiersdesSpectaclesquisontréalisésenpartenariat
par
lesorganismesavecleséquipesartistiquesdesgroupesthéâtraux.
Cescahierssontutilisés par lesenseignantsquitravaillent
à
l’écoledanslespréparationsdesélèvesquivont
regardes lesprésentations.
Pourcomplétercetteanalyseil y
a
quelquesinformationsaussisurlestechniquesthéâtrales
de
médiationdesprojetssociauxdanslescommunautéspauvretés.
Cesprojetsréveillentlacapacité de
lamédiationthéâtralegénérerlesplusieursimpacts
de transformationpersonnelles et sociales.
Mots-Clés:
médiationthéâtrale,
cahierdesspectacles et l’école.