GT Territórios e Fronteiras – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE
Keywords: relational art. Performance art.Meta-fiction. Documentary. Theatre.
————————————————————-
CURVELO, Marília Nascimento. (Re)significando o
Espaço
Escolar com a Dança: um Olhar sobre a Experiência
do
Colégio Estadual Thales de Azevedo. Salvador: Universidade
Federal da Bahia; Mestranda; Professora Orientadora: Lúcia
Helena Alfredi de Matos. Licenciada em Dança.
RESUMO
Este texto propõe uma reflexão sobre a
dança que
acontece no Colégio Estadual Thales de Azevedo. O projeto
“Educando o olhar para a dança”
aconteceu na
referida escola entre abril e junho de 2011 e teve como principal
objetivo proporcionar experiências corporais em
dança
através dos Processos Criativos. Utilizou-se o
método
(auto) biográfico na perspectiva ensinoaprendizagem.
Percebe-se
que, quando a prática docente em dança promove a
discussão sobre o corpo na contemporaneidade,
além de
experiências corporais, estéticas e
artísticas
significativas, os estudantes tendem a demonstrar interesse pelos
processos criativos vivenciados e as demais metodologias aplicadas. A
socialização dessa experiência pode
favorecer a
reflexão sobre a prática docente, como
também
servir de parâmetro para a valorização
da
dança no espaço escolar e seu definitivo
reconhecimento
como campo/área de
conhecimento.
Palavras-chave: Ensino da Dança. Arte
Educação.
Escola Pública. Colégio Estadual Thales de
Azevedo.
ABSTRACT
This paper proposes a reflection about the dance that happens in State
College Thales de Azevedo. The project “Raising our gaze to
the
dance” took place at that school between April and June 2011
and
aimed to provide bodily experiences in dance through creative
processes. We used the method (auto) biographical perspective on
teaching and learning. It can be seen that when the teaching practice
of dance promotes discussion on the body in contemporary as well as
bodily experiences, aesthetic and artistic heritage, students tend to
show interest in the creative process and experienced the other
methodologies. The socialization experience that may encourage
reflection on teaching practice, but also serve as a parameter to the
appreciation of dance in the school and its recognition as the
definitive field / area of expertise.
Keywords: Teaching Dance. Art Education. Public School.
Colégio
Estadual
Thales de Azevedo.
RÉSUMÉ
Ce document traite des principes directeurs du processus de
création de la performance “L’eau
vivante” par
lequel nous cherchons à répondre à la
hypothèse selon laquelle la technique somatique Body Mind
Centering (BMC) et les processus corporels declenchés pour
sa
experimentation on permet la construction d’un corps-fluide,
un
corps poreux, imprégné par des
intensités et
ouvert à des possibilités de devenir.
“L’eau
vivante” est le résultat des enquêtes
poétiques autour de l’element l’eau.
Elle a pour
thème la triade naissance-mort-renaissance. Le principe
moteur
de cette performance est la conscience cellulaire, qui peut
être
expérimenté à travers des images
encorporés. Ça constitue un des principes
fondamentaux de
BMC. L’images de l’eau ont
été evoques par un
corps-zone-frontière en sa puissance d’ouverture
aux
devenirs liquides. Il se promène à travers la vie
des
particules liquides présents dans le corps-micro-cellulaire,
le
corps-placenta, le corps-cosmos-océan. Ce
corps-zone-frontière est le corps-fluide même qui
à
travers sa qualité de fluidité devient point de
passage.
“Les sacs de l’eau” qui constituent la
série
des “Objets Relationnels”, créee par
l’artiste
Lygia Clark, ont été utilisés afin
d’améliorer l’accès
imagetique, sensible et
intensive-réssonant du corps-fluide.
Mots clés: corps-fluide. corps-intensive. Body Mind Centering
————————————————————-
ELIAS, Marina. Campo de Visão: um Procedimento de
Exploração e
Potencialização da Palavra
Improvisada. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro
– UFRJ; Professora Adjunta. Atriz, Integrante do Grupo de
Pesquisa em Dramaturgias do Corpo (DAC/UFRJ), Diretora
Artística
da Cia. SeisAcessos (SP).
RESUMO
Muito se trabalha no teatro a exploração da
palavra e das
sonoridades, buscando ampliar as possibilidades
técnico-poéticas de um texto cênico e
aquilo que
configura seu entorno: espaços e tempos, nuances e
dinâmicas na cena. Problematiza-se a
motivação do
texto que vai ser dito e como ele será dito. Quando se trata
do
contexto da improvisação encontramos menos
estudos e
sistematizações que promovem um espaço
de
investigação e aprimoramento da palavra
improvisada, de
um fluxo livre de texto que é processado e verbalizado em
improviso, sem que esteja apoiado em uma temática
específica ou em um texto teatral. Este artigo pretende
apresentar e discutir o Campo de Visão (LAZZARATTO, 2011)
como
um espaço-potência para explorar a palavra
improvisada.
Palavras-chave: Campo de Visão. Palavra Improvisada.
Improvisação.
ABSTRACT
There are many studies about the word and the sonorities in theater,
studies and proposition that lead the actor to expand his vocal
repertory and everything else that configures its context: elements
that go beyond the meaning of the text, the word that create spaces and
dynamics. So, there are many interesting and potent thoughts about what
motivates the text that is going to be said, and specially about how it
is going to be said. But when it comes to the improvisation context we
found fewer studies and systematization that promote a space of
research and refinement of the impromptu word. This article wants to
present and discuss the exercise “Campo de
Visão”
(Field of View) (LAZZARATTO, 2011) as a potential space to explore and
investigate the improvised word.
Keywords: Field of View. Improvised Word. Improvisation.
————————————————————-
FERRACINI, Renato. Processos e procedimentos práticos e
teóricos para pensar/ criar o corpo-em-arte:
Corpo-Subjétil. Campinas: LUME – UNICAMP;
Pesquisador PQ e
Coordenador; CNPq; Bolsista de Produtividade; FAPESP; Coordenador de
Projeto Temático de Equipe.
RESUMO
O texto terá como objetivo discutir métodos,
processos e
procedimentos para se pensar conceitualmente o corpo-em-arte ou
corpo-subjétil. Parte-se da premissa que esse corpo-em-arte
(que
chamamos também de corpo-subjétil) não
é um
corpo instrumental, mas um corpo que nesse território de
busca
de fissuras e linhas de fuga de suas ações comuns
pensa e
cria.
Palavras-chave: Metodologia. Corpo. Criação.
Conhecimento.
ABSTRACT
The text will aim to discuss methods, processes and procedures to think
conceptually in-the-art body or body-subjetil. It starts with the
premise that the body-in-art (which we also call subjetil-body) is not
an instrumental body, but a body that territory to search for cracks
and lines of flight of its common stock thinks and creates.
Keywords: Methodology. Body. Creation. Knowledge.
RÉSUMÉ
Le texte aura pour objectif de discuter des méthodes,
processus
et procédures de penser conceptuellement le corps-en-art ou
subjétil. Il commence avec la prémisse que le
corps-en-art n’est pas un corps instrumental, mais un corps
de ce
territoire pour rechercher les fissures et les lignes de fuite de ses
actions ordinaires pense et crée.
Mots clés: Méthodologie. Corps.
Création.
Connaissance.
————————————————————-
LEAL, Mara Lucia. Memória e Autobiografia na
Composição da Cena. Uberlândia: UFU;
Professora
Assistente; UFBA; Doutorado em Artes Cênicas; Professor
Orientador Fernando Passos. Atriz e Performer.
RESUMO
Nesta comunicação apresentarei as
questões
norteadoras de minha tese de doutorado, na qual refleti sobre a
importância da memória pessoal e coletiva para a
criação artística. Para tanto, parti
de minhas
experiências como atrizperformer- pesquisadora-docente,
centrando
a observação em processos que trabalham na
intersecção entre vida e arte, entre
memória e
ficção para a composição da
cena. A
memória é aqui pensada em sua
relação
estreita com experiência, autobiografia e
criação
na contemporaneidade. Por isso, direcionei meu olhar para artistas
contemporâneos que trabalham com a memória pessoal
como
procedimento artístico. Vejo o trabalho criativo a partir da
memória pessoal como procedimentos que colaboram para outras
possibilidades dramatúrgicas e coreográficas que
tentam
criar contradiscursos à lógica dominante.
Palavras-chave: Autobiografia. Memória. Cena.
ABSTRACT
This paper presents the guiding questions of my doctoral dissertation,
which considered the importance of personal and collective memory for
artistic creation. For that, I started from my experiences as an
actress-performerteacher- researcher, focusing on the observation that
processes work at the intersection between art and life, between memory
and fiction in the composition of the scene. Memory is here considered
in its close relationship with experience, creation and autobiography
in contemporaneity. So I directed my gaze to contemporary artists
working with personal memory and artistic procedure. I see creative
work from the personal memory as procedures to cooperate in other
theatrical and choreographic possibilities trying to create a
counter-discourse to the dominant logic.
Keywords: Autobiography. Memory. Scene.
————————————————————-
LESSA, Sandra Urizzi. A Busca por Narradores no Cotidiano: uma
Experiência. Bacharelada em Comunicação
das Artes
do Corpo; Mestranda Instituto de Artes; FAPESP; UNICAMP.
RESUMO
Ouvir histórias de vida pode ser um modo de investigar
qualidades do tradicional e do contemporâneo? Esta
é a
pergunta que gera impulsos para uma pesquisa
teórico-prática que tem como principal
referência a
obra de Walter Benjamin, cujo tema da narratividade possui um denso
espaço. Ele atribui ao ato de narrar a capacidade de gerar
uma
profunda experiência humana possível de dilatar a
relação com o tempo e o espaço. Por
meio de uma
relação viva com o passado podemos atualizar a
memória ao trazê-la para o presente e refletir
sobre
tradição, experiência e
narração. Por
outro lado, nas artes contemporâneas podemos encontrar uma
busca
por qualidades que possam gerar uma dilatação no
momento
presente e que integrem os elementos que compõem tal
momento,
muitas vezes fazendo das situações inesperadas
sua maior
riqueza. Intervir no cotidiano buscando modos para ouvir o outro tem
sido um caminho trilhado nos últimos anos desta pesquisa;
onde
também se acaba criando uma fricção
com a
afirmação de Benjamin de que a
narração
está em via de extinção. Um desafio
que tece
memórias compondo uma coleção de
histórias
de vida de pessoas que até então eram minhas
desconhecidas. Se o tempo da sociedade atual não beneficia
experiências profundas, torna-se um desafio encontrar modos
no
cotidiano para ouvir, conhecer e reconhecer histórias,
atentando
para o momento presente com as possíveis
latências.
Palavras-chave: História de Vida. Narratividade.
Experiência. Tradição.
Contemporâneo
ABSTRACT
Listening to stories of life can be a way of investigating qualities of
traditional and contemporary? This is the question that generates a
pulse for theoretical research and practice that has as main reference
the work of Walter Benjamin, whose theme of the narrative has a dense
space. This attaches to the act of narrating the capacity to generate a
profound human experience as possible to extend the relationship with
time and space. Through a living relationship with the past can upgrade
the memory to bring it to the present and reflect on tradition,
experience and narration. On the other hand, in the contemporary arts
can find a search for qualities that can generate an expansion in the
present moment and to integrate the elements that make up that time,
often making the most of unexpected wealth. Intervene in the daily
seeking ways to hear the other has been treading in the last year of
this research, which also ends up creating friction with the statement
that Benjamin narration is in danger of extinction. A challenge that
weaves memories composing a collection of life stories of people who
were my hitherto unknown. If time does not benefit society today
profound experiences, it becomes a challenge to find ways in everyday
life to hear, know and recognize stories. Attending to the present
moment with the possible latencies.
Keywords: Life Story. Narrativity. Experience. Tradition. Contemporary.
ABSTRACT
The usual concept of ‘scenic precision’ is related
to the
notion of ‘choreography’. In this case, the focus
of the
artistic work seems to be relatively more concentrated in the aesthetic
dimension than in the non-formal aspects of performance such as the
psychic and energetic qualities. However, this aesthetic concept of
‘scenic precision’ isn´t good enough to
understand
many acting experiences. Some directors require the artist
(actor-dancer) to have a psychophysical performance, a integral
mobilization of both physical and nonphysical resources. This is the
case of most of J. Grotowski´s propositions, as, for example,
Akropolis, one of his most famous plays. Based on this premise, this
paper proposes to describe and discuss Akropolis´s
peculiarities
on scenic precision. To achieve this goal, it will be analyzed the
following research sources: a video documentary produced by the
American television channel PBL and texts by Ludwik Flaszen, Eugenio
Barba and Jerzy Grotowski. They are referring directly or indirectly to
this play´s creative process and its physical and vocal
training
during the period (1959-1962). Using these sources, it will be possible
to demonstrate how Akropolis is transitional work from one in a formal
scenic precision to another in a more concretely psychophysical level:
The Precision of Organic Rhythm.
Keywords: Scenic precision. Grotowski.Organicity.
ABSTRACT
Keywords: Music. Presence.Performance.
In the concept of Post-Dramatic Theater, every single action becomes
potencially a scenic act, although it is not associated to a creation
of a representative ilusion. In perceiving the act of the musician in
the teatral scene, the tension existent and explicit between action and
representation allows a conceptual approach, where can be assigned a
essencially scenic character to the quality of presence experienced by
the musician when he produces music. The musician, in performing his
specific activity in scene, produces a art that, by its concrete
nature, is incapable of represent anything. It will be the
understanding of Theater beyond of construction of a representative
ilusion, that will contemplate, also in the view of the audience, the
presence of the musician in scene as a scenic act, allowing the
understand of Music as a siamese sister from the Scenic Arts.
RESUMEN
El trabajo describe el proceso de la puesta em escena clownesca de
Canção de Ninar de Samuel Beckett, tratando de
promover
un diálogo entre el sistema de Konstantin Stanislavskiy e
los
conceptos de la filosofía de la diferencia de Gilles
Deleuze. La
escena fue estructurada a partir de alianzas entre las acciones
físicas del actor y los elementos del Analisis Activo
más
adecuados para la obra de Beckett. Las acciones físicas, en
la
experimentación con el texto de Beckett, se convirtieron en
sensaciones y el único acontecimiento de
Canção de
Ninar se convirtió en una imagen de agotamiento. La
línea
transversal de las acciones físicas se convertió
en
línea de variación de sensaciones. Caminos
construidos
por las intensidades de Beckett, que requieren un ajuste de los
procedimientos para un contacto más estrecho con la
dramaturgia
y para su realización escénica.
Palabras-clave: Acción física.
Análisis Activo.
Sensación. Beckett.
ABSTRACT
This article is a case study of artistic practice at the course
Performing Arts held at University of Londrina – UEL. Based
on
the article “Psychophysical Training in Performance:
extracurricular experiences” from Samira Borovik, has been
proposed to the performative collective “Laranjas Podres
Performáticas” that each performer create for
himself a
“training-experience” which would allow or help
them to
understand the creative process better as moments of creative
condensation than as a fact of place, disconnected from the
artist’s daily life. Thus, daily activities, whether related
to
the performers’ artistic interests, or moments of leisure and
contemplation, should be systematized so as to allow this action to be
taken further in the creation, or create developments that will not get
lost, which will be households to work as a whole. And then prepare
effectively for the construction of the scene, somehow. The proposal
was presented to the collective as questions like “what do
you
feel you need to do to create? To extend, expand your body in
performance, extend the breadth, depth, the meaning of what
you’re doing? It can be anything: walking around town looking
at
the tops of buildings, or watch lady gaga’s videos 150 times
each
one – anything that alters your perception and throw you
deeper
into what you’re doing.” The results of this
proposal will
be presented and discussed in the article.
Key words: Performative collective. Training in performance.Training
experience.
ABSTRACT
This article aims to map out principles and procedures within the field
of training and preparation of the actor from texts and interviews with
actors of Odin Teatret (Denmark), Lume Teatro and Matula Teatro
(Campinas, SP). In the three groups is possible to identify a genealogy
when it comes to training the actor, as the work in this field
developed by Lume was strongly influenced by the experiences of the
first actors of the group next to Odin – influence that
continues
today through constant exchanges among the actors of such groups. This
training was perceived by the actors in Lume and shared intensively
with the actors of the Theatre Matula, especially during the first four
years of existence of the Matula (2000 to 2004), and continues to echo
today. From the writings and speeches of actress Julia Varley and Iben
Nagel Rasmussen (Odin Teatret), Jesser de Souza and Carlos Simioni
(Lume) and Alice Possani (Matula), this text seeks to identify
applicants with the principles, the specifics and the transformations
of training in the trajectory of each group going through them with the
concepts of memory and micropercepção that has
been
worked on Master’s project “Training of the actor:
the
memory and micro-perceptions as a way for the body on stage”
with
the guidance of Prof.. Dr. Renato Ferracini, actor Lume. This research
is part of the Project Theme Memory(s) and Perceptions Small, also
coordinated by Ferracini.
Keywords: Training in acting.
Memory.Micropercepção.
ABSTRACT
This paper explores the concept of
“self-cultivation”,
investigated by Japanese philosopher Yasuo Yuasa, as a starting point
to approach the actor/performer in the contemporaneity. “Self
cultivation” is a translation for
“shugyo”, the
fundamental principle in some Japanese traditional arts. Having arisen
from the presence of Zen Buddhism, and being deeply rooted in the
Japanese culture and daily life, “shugyo” brings a
singular
understanding of mind/body relations from the perspective of the
subject’s lived experience. Several practices and exercises
unfold from this view in an attempt to awake some consciousness
qualities that will transform the practioner’s way of being.
This
paper presents the importance and updatedness of these questions in a
critical discussion that proposes training processes for the
actor/performer.
Key-words: self-cultivation, training, actor/performer, Zen Buddhism
ABSTRACT
Face of the diversity of exchange processes between theater and
software – where theatrical practice is influenced and
potentially opens itself to deterritorializations and
reterritorializations of the theatrical performance – the
paths
taken through these boundaries are still set in almost impenetrable
surfaces. Under friction tensions established in the debates between
theater and “new technologies” must be ripped off
in the
places of their creative processes, in an attempt to reveal their
“magic”, their code, through iterative movements of
“whitening” the black boxes. Creative processes
that are
genitors of a multiplicity of processes that are conceptors of many
other ones. Such unveiling, does not seek for truth[s] reflections.
But, precipitating events’ creations, chain reactions,
chained by
multi-threaded orbits of thought.
Keywords: Theatre. Software.Processes (creation).Processes (event).
Human- Computer Relationships (thought).
RESUMEN
Esta comunicación busca analizar los procedimientos
técnicos y estéticos actorales explorados en el
espectáculo Solness: un drama del silencio, concebido como
un
laboratorio práctico para revisar y confrontar los conceptos
teóricos aplicados en mi tesis de maestría,
titulada La
interpretación no- naturalista en los
espectáculos
Agreste y el Pupilo que ser tutor; este trabajo investiga en ambas
propuesta escénicas la existencia de algunos principios
presentes en el teatro de máscaras, en el teatro de
marionetas y
en el teatro Noh, impregnado por el concepto de teatralidad de Josette
Feral y su relación con la mimesis. Es de esperar que el
paso de
un trabajo escrito a la escena promueva la creación de
metodologías de trabajo nuevas para los participantes que
los
aleja del modo naturalista de actuar, siendo para ellos su lugar de
conforto y que esta experiencia represente una nueva manera de ver la
investigación inicial transformándola y llegando
a otras
inimaginables conclusiones.
Palabras-llave: Trabajo del actor, procesos creativos, fronteras.
————————————————————-
ROJO DE LA ROSA, Sara. A Propósito de uma Leitura
Dramática”. Belo Horizonte: UFMG. Professor
Associado,
Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador Mineiro da
Fapemig. Diretora.
RESUMO
O Mayombe Grupo Teatro fez uma leitura dramática de
“Lágrimas de um guarda-chuva”, de Eid
Ribeiro, no
dia 8 de junho de 2011. O processo de construção
desse
trabalho foi governado pelo desejo. Desejo de fazer, de criar, de
compartilhar propostas e, como sempre, uma luta contra o
relógio
de cada um. Por que isso é possível? O texto de
Eid
convoca e, além disso, existe o desejo, no grupo, de quebrar
com
o tempo linear para transformar a experiência num instante de
“prazer”, corporificar a literatura sem que deixe
de ser
literatura. Criar outros formatos para fazer e para falar da arte. Em
relação ao texto, do título
até a
última fala, consiste, principalmente, num jogo em que o que
está colocado em questão é a
função
da arte numa sociedade na qual esta perdeu seu lugar. Digo,
principalmente, porque não se pode esquecer que a
ação dramática coloca no palco seres
que nasceram
ou que foram jogados numa estrada sem cidadania. São corpos
à deriva, nos quais o que prima são os instintos
de vida/
sexo, morte/ sobrevida. Dentro desse universo, o corpo é
entendido como passível de ser morto, estuprado, usado. Tudo
isso, dentro de uma estética que brinca com o grotesco e com
o
riso diante da inumanidade. A peça dói, porque se
testemunha esse mundo e não se pode fazer nada ou quase
nada,
senão fugir como a protagonista Zambê, a
mulher-macaco.
Neste século XXI, grande parte da arte foge dessa realidade
e se
refugia num debate intimista ou supostamente subversivo a
convenções e cânones sem nenhuma
reflexão
sobre os jogos de poder, de destruição e de
animalidade
que estamos vivendo. As peças de Eid são
diferentes:
mergulham dentro do sujeito para olhar a sociedade. As imagens que
nascem de seus textos “tomam
posição”, mas
uma posição que não esquece a
linguagem
metafórica e passional da arte. Mesmo que seja, como no caso
de
“Lágrimas de um guarda-chuva”, para
mostrar um mago
(artista) que já não tem truques para envolver um
povo
contaminado pela peste, fazendo que essa imagem reflita como espelho os
artistas do presente, desolados, tentando retirar coelhos da cartola
para ver se alguém volta a sentir com os velhos/ novos
truques.
Palavras-chave: Literatura. Leitura. Teatro. Desejo. Arte.
RESUMEN
Mayombe Grupo Teatro realizó una lectura
dramática de
“Lágrimas de um guarda-chuva” de Eid
Ribeiro el
día 8 de junio de 2011. El proceso de
construcción de ese
trabajo fue gobernado por el deseo. Deseo de hacer, de crear, de
compartir propuestas y, como siempre, una lucha contra el reloj de cada
uno. A pesar de ello, el deseo permitió que fuese posible.
¿Por qué sucedió eso? El texto de Eid
convoca y,
además, existe la necesidad, en el grupo, de quebrar con el
tiempo lineal para transformar la experiencia del tempo en un instante
de “placer”, corporificar la literatura, sin dejar
de ser
literatura. Crear otros formatos para hacer y para hablar del arte. En
relación al texto, del título hasta el
último
parlamento consiste, principalmente, en un juego en que lo que
está siendo problematizado es la función del arte
en una
sociedad en la cual éste perdió su lugar. Digo,
principalmente, porque no se puede olvidar que la acción
dramática trae al palco seres que nacieron o que fueron
lanzados
en una vía sin ciudadanía. Son cuerpos a la
deriva, en
los cuales priman los instintos de vida/sexo, muerte/sobrevida. Dentro
de ese universo, el cuerpo es entendido como susceptible de ser muerto,
estuprado, usado. Todo eso, dentro de una estética que juega
con
el grotesco y con la risa frente a la inhumanidad. La pieza duele
porque se testimonia un mundo en el cual no se puede hacer nada o casi
nada, sólo huir como el personaje protagonista,
Zambê, la
mujer macaco. En este siglo XXI, gran parte del arte huye esa realidad
y se refugia en un debate intimista o supuestamente subversivo a las
convenciones y cánones sin ninguna reflexión
sobre la red
de poder, destrucción y animalidad que se vive. Las
imágenes de Eid Ribeiro “toman
posición”,
pero una posición que no se olvida del lenguaje
metafórico. Aunque sea como en “Lagrimas de un
paragua” para mostrar un mago que ya no tiene más
trucos
para hipnotizar a un Pueblo contaminado por la peste, haciendo que esa
imagen refleje como espejo a los artistas del presente, desolados
intentando retirar conejos de su sombrero de copa para ver si alguien
vuelve a sentir con los viejos/nuevos trucos.
Palabras clave: Literatura. Lectura. Teatro. Deseo. Arte.
ABSTRACT
The mode of political exercise “do it yourself”
(DIY) has
guided most of political activism since the second half of the
twentieth century. In DIY the autonomy, self-expression and self
organization are valued at the expense of delegate representation,
intending a chance of personal involvement in transforming the world.
This involvement without intermediaries has been building networks of
horizontal collaborations, different than the the hierarchical
relationships seen on political parties, unions and other political
associations. Considering that a significant portion of collectives and
individuals that are part of these networks proposes actions that are
located in a continuous and blurred field between art and activism, we
can approximate the concept of “do it yourself” and
the
creative practices of the contemporary scene.
The locus of the contemporary spectator has been destabilized in
artistic processes of relational aesthetics, in which relations of
scene’s authorship are exploded and shared with the audience.
In
these cases, all participants of the artistic processes become composer
agents whose propositions are crucial to events that lose their closed
character of art work and gain the status of open artistic experiences.
This recontextualization of the “ex-audience” is
clearly
political, non-hierarchical and horizontally oriented. In this respect,
“do it yourself” appears as a operative mode for
contemporary scene composer agent and can help its exam.
Keywords: Do it yourself. Composer agent.Political Activism.
Performativity.
RÉSUMÉ
A partir du projet “Vêtements super
puissants”,
developpé avec des étudiants surdoués
des quelques
écoles publiques de Curitiba, nous allons
réflechir sur
l’utilisation symbolique des vêtements/costumes
dans
l’arts des spectacles vivantes et dans le langage
cinèmatographique. Le but est de tracer une
métaphore, en
considerant les études de Maria Lúcia Prado
Sabatella sur
les dificultes d’adaptation que les étudiants
surdoués sentent et les écrits de Lois Gresh et
Robert
Weinberg par rapport les utilisations des hautes Technologies presents
dans les aventures de super-héros
Les modes de création et récreation du corps
humain et
leur autour, de façon fantastique ou scientifique, nous
enrichessent l’imaginaire de la même
façon que
stimule des nouvelles compreensions des “etats des
corps”
Mots clés:: Costume, des hautes habilites,
super-héros,
imaginaire
————————————————————-
WENDELL, Ney. Experiência de mediação
teatral no
Québec. Salvador: Fundação CAPES,
Doutorando do
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da UFBA; Orientação da Profª.
Drª. Eliene
Benício; FAPESB.
RESUMO
Este texto aborda experiências atuais de
mediação
teatral no estado de Québec no Canadá.
São
práticas desenvolvidas nas
instituições culturais
Maison Théâtre em Montréal e no Groupe
de
Théâtre des Petites Lanternes em Sherbrooke. Estes
exemplos de atividades e maneiras de trabalhar com o público
formado por crianças e jovens são avaliados como
referências de metodologias educativas e
artísticas. As
avaliações da pesquisa confirmaram os ricos
percursos de
experiências de formação teatral
através de
processos de recepção e
apropriação de
forma pedagógica. A temática central deste texto
é
a construção dos Cadernos de
Espetáculo que
são realizados pelas instituições em
parceria com
as equipes artísticas dos grupos teatrais. Estes cadernos
são utilizados pelos professores que trabalham na escola com
a
formação dos alunos que irão ver as
apresentações.
Palavras-chave: Mediação Teatral. Cadernos de
Espetáculos. Educação.
RÉSUMÉ
Ce texte parle des expériences actuelles de
médiation
théâtrale dans la province du Québec au
Canada. Ils
sont des pratiques développées dans les
organismes
culturels Maison Théâtre à
Montréal et le
Groupe de Théâtre des Petites Lanternes
à
Sherbrooke. Les plusieurs exemples des activités et
façons de travailler avec le public des enfants et des
jeunes
sont évalués comme
référés des
méthodologies éducatives et artistiques. Les
évaluations de la recherche ont confirmé les
riches
parcours des expériences de formation
théâtrale
à travers un processus de réception et
appropriation de
l’oeuvre d’une façon
pédagogique. La
thématique centrale de ce texte est la construction des
Cahiers
des Spectacles qui sont réalisés en partenariat
par les
organismes avec les équipes artistiques des groupes
théâtraux. Ces cahiers sont utilisés
par les
enseignants qui travaillent à l’école
dans les
préparations des élèves qui vont
regardes les
présentations.
Mots clés: Médiation
Théâtrale. Cahier des
Spectacles. Éducation.