Coordenadora: JOICE AGLAE
Desde sua criação, o Fórum dos coordenadores e coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas, tem sido ou se mostrado um espaço estratégico para a discussão e a deliberação de questões ou temas que afetam direta, ou indiretamente, a realidade dos programas de pos-graduacao em artes cênicas, sobretudo no que diz respeito a sua gestão a cargo das coordenações e vice coordenações. Além disso, tem servido de ponte ou de espaço de negociação entre as coordenações dos PPGS e a representação da área de Artes na Capes.
Geralmente, o fórum costuma marcar seus encontros presenciais durante os eventos promovidos, anualmente, pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), aproveitando a presença de todos e todas nas reuniões cientificas e nos congressos. Ao longo de sua existência, o próprio perfil do coletivo ou do grupo de trabalho vem se alterando acompanhando, sobretudo, a rotatividade da coordenacao dos PPGS. Para além disso, o fórum registra nas suas últimas pautas/atas de discussão a expansão/ampliação do campo dos objetos e das questões pertinentes a área e ao seu desenvolvimento.
Em termos de conhecimento acumulado e cooperação de trabalho, o fórum tem possibilitado aos seus integrantes e participantes a construção de uma visão crítica mais ampla e geral da pos-graduacao em artes cênicas no pais. Visão mais ampla nascida das experiências trocadas pelas coordenações com base num aprendizado que se torna, com o tempo e os meios, cada dia mais coletivo. Para termos uma noção mais geral dos temas discutidos e das atividades desenvolvidas pelo fórum, ao largo de sua existência, basta consultar na página da ABRACE algumas atas das reuniões de trabalho.
Da conjuntura macro política à formação discente, as pautas definidas pelo grupo buscaram sempre contribuir para construção de um consenso em torno de linhas de ação mais efetivas. Em termos de apoio às ações do coletivo de coordenadores e coordenadoras de PPGS, o fórum tem encaminhado e representado, na medida do possível, o grupo através de notas de repudio e de esclarecimento em consonância com a resistência contra a política de desmonte da pos-graduacao pública e gratuita nas universidades do Brasil. Nesta mesma direção, quando necessário, ele tem mediado as relações entre as coordenações de PPGS e outros órgãos e ou atores competentes, conforme a natureza das reivindicações feitas pelo grupo.