Chamada para o dossiê:
O Caminho quem faz é o caminhante ao Caminhar: Teatro do Oprimido Brasil adentro, mundo afora
A Revista IAÇÁ: Artes da Cena convida aqueles e aquelas que pesquisam e praticam Teatro do Oprimido no Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul, Sudeste e artista e pesquisadores mundo a fora, a compor este dossiê apresentando suas caminhadas, experiências e reflexões sobre essa práxis que (re)cria-se continuamente abrindo caminhos, veredas e pontes.
O “Teatro do Oprimido” é uma metodologia teatral sistematizada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal na década de 1960. Tem como objetivo incentivar as pessoas a refletirem e transformarem suas realidades, promovendo a consciência crítica e o diálogo em torno das opressões. Essa abordagem tem sido aplicada em vários contextos educacionais e sociais, demonstrando sua versatilidade e impacto.
Para compreender as potencialidades do Teatro do Oprimido (TO) em suas variadas manifestações, é necessário olhar para os diversos contextos nos quais ele se insere e se expande, atuando como uma ferramenta de transformação social e subjetiva. Nesse sentido, o TO ocupa espaços nos mais diversos campos da vida social, como a educação, a saúde, os direitos humanos, as artes, entre outras. Ele se conecta com grupos que, historicamente, têm sido marginalizados e que vivenciam no seu cotidiano opressões de classe, raça/cor, gênero, orientação sexual, deficiência, entre outras.
Sendo assim, este dossiê convida pesquisadores e artistas a compartilharem as pesquisas e experiências que abordam a realização do TO na educação formal e não formal, na saúde, no ativismo social, e em outros âmbitos, colocando em evidência reflexões sobre o TO como instrumento de resistência, criação e ação política. Entre os temas de interesse, destacam-se:
· Teatro do Oprimido no enfrentamento às opressões sociais
· Teatro do Oprimido e questões ambientais
· Teatro do Oprimido e Saúde
· Teatro do Oprimido e Movimentos Sociais
· Teatro do Oprimido e Universidade
· Teatro do Oprimido e Negritude
· Teatro do Oprimido e Povos originários
· Teatro do Oprimido e Educação formal e não formal
· Teatro do Oprimido nas prisões
· Teatro das Oprimidas
· Técnicas e jogos (A Árvore do Teatro do Oprimido)
· Estética do Oprimido
· Caminhadas cruzadas: Teatro do Oprimido e novas possibilidades
Este dossiê tem as seguintes pessoas convidadas para sua organização: Virginia Campos Machado (UFBA) e Cachalote Mattos (CTO – RJ).
Dossiê referente ao v.8, n.1 (2025)
Qualis da Revista: B3
Informações: revistaiacaartesdacena@gmail.com
ISSN: 2595-2781
Período de submissão: 15 de dezembro de 2024 a 30 de abril de 2025
Sobre a revista e regras de submissão, acesse:https://periodicos.unifap.br/iaca/index