Bem-vinda(o) ao site do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE
VII CONGRESSO -
ABRACE
TEMPOS DE MEMÓRIA:
Vestígios, Ressonâncias e Mutações
Porto Alegre
08 a 11 de outubro de 2012
A Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas realizará seu próximo Congresso no período de 08 a 11 de outubro de 2012, em Porto Alegre. Sob o tema Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações, o VII Congresso da ABRACE deverá ser palco de diferentes discussões, tais como a relação entre memória e criação; memória e re(apresentação); a memória da arte efêmera da cena. O debate estará enriquecido por palestras de convidados especiais. A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Ivan Izquierdo, um dos mais renomados cientistas brasileiros, especialista dos mecanismos biológicos envolvidos no funcionamento da memória. O evento contará com a presença dos seguintes convidados estrangeiros: Ann Cooper Albright (Oberlin College - Oberlin/EUA); José Antônio Sánchez (Universidad Universidad de Castilla-La Mancha/ Espanha), Alberto Kurapel e Susana Cáceres (Compagnie des Arts Exilio – Santiago/Montréal) e Ana Carolina Ávila (Bogotá).
Desta forma, a ABRACE reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da área de Artes Cênicas, construindo, através de seus eventos científicos, um espaço de intensos debates e frutífero intercâmbio de idéias entre pesquisadores nacionais e internacionais.
Inscrições
Primeira etapa
A primeira etapa de inscrições com submissão de trabalho está encerrada.
Ouvintes
Nesse momento, são aceitas inscrições de associados para participação como ouvintes, que precisam estar filiados e com situação cadastral regular. Sócio nessas condições, clique aqui para inscrever-se.
Para filiar-se, clique aqui.
Sócios antigos sem recadastramento, consulte abrace.ufrgs@yahoo.com.br
Convidados
Ana Carolina Ávila é professora da Universidade Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, bailarina com formação em dança tradicional e técnicas de dança moderna, para a qual contou com bolsa de estudo do Instituto Distrital de Cultura y Turismo de Bogotá. Ana Carolina tem participado de várias montagens cênicas em grupos internacionais e também desenvolve atividade de produtora em dança, sendo a quatro anos uma das organizadoras do Festival Universitario de Danza Contemporánea da Colômbia.
Alberto Kurapel é performer , autor, professor e pesquisador interdisciplinar chileno, compositor, poeta, dramaturgo e diretor artístico da Compagnie des Arts Exilio (Montreal – Santiago). Ao longo dos últimos trinta anos, tem realizado suas performances em importantes eventos das Artes, entre os quais a Bienal de Veneza, despertando o interesse do público e também da crítica especializada. Seus reflexões teóricas constituem referência aos estudos da performance e da relação da cena com a tecnologia. É autora da conhecida Estética de la Insatisfacción en el Teatro-Performace. Em 2011 lhe foi conferido o Premio del Consejo del Libro en Teatro no Chile por sua obra “El Actor Performer”. Recentemente, liderou ateliê de criação do Programa de Master Internacional Erasmus Mundus -Bélgica.
Ann Cooper Albright é performer, coreógrafa e professora de dança e teatro no Oberlin College, Oberlin. Ela é autora de obras como Encounters with Contact Improvisation (2010), Modern Gestures: Abraham Walkowitz Draws Isadora Duncan Dancing (2010); Traces of Light: Absence and Presence in the Work of Loie Fuller (2007); Choreographing Difference: the Body and Identity in Contemporary Dance (1997); e organizadora das publicações Moving History/Dancing Cultures (2001) e Taken By Surprise: Improvisation in Dance and Mind (2003), editadas pela Wesleyan University Press. A relevância do trabalho artístico de Ann Cooper Albrigh vem sendo sistematicamente reconhecido, tendo ela recebido cinco prêmios de excelência nas artes, conferidos pelas seguintes instituições: National Endowment for the Humanities, American Council of Learned Societies, Camargo Foundation, Furthermore Foundation e Ohio Council for the Arts.
Ivan Antonio Izquierdo é médico (1961) e doutor em Medicina (Farmacologia) (1962) pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular de Medicina, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e coordenador científico de seu Instituto do Cérebro. Membro de várias sociedades científicas do país e do exterior. Recebeu mais de 60 prêmios e distinções nacionais e internacionais. Membro do comité editorial de muitas revistas científicas e assessor de muitas agências de fomento do país e do exterior. Formou até hoje 97 Mestres e Doutores, hoje professores em 19 universidades ou centros de pesquisa do Brasil e 7 do exterior. Descobriu os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Membro da ABC, da National Academy of Sciences, da TWAS e de outras academias. Doutor Honoris Causa das Universidades de Paraná e Córdoba e Professor Honorário das de Buenos Aires e Córdoba.
José Antonio Sánchez é professor da Faculdade de Belas Artes de Cuenca, onde leciona Historia da Artes Cênicas e Arte e Literatura contemporâneas. Autor de vários artigos acerca da teoria e história das artes cênicas dos Brecht y el Expresionismo (Cuenca, 1992), Dramaturgias de la imagen (Cuenca, 1994, 1999 y 2002), La escena moderna. Foi também organizador de uma Antologia de manifestos e textos sobre teatro no período das vanguardas (Akal, Madrid, 1999) e editor de Desviaciones (Madrid, 1999), El arte de la danza y otros escritos de Isadora Duncan (Akal, Madrid, 2003), Cuerpos sobre blanco (Cuenca, 2003), Situaciones, un proyecto multidisciplinar en Cuenca (Cuenca, 2003), Práctica artística y políticas culturales (Murcia, 2003) e Artes de la escena y de la acción en España: 1978-2002 (Cuenca, 2005). Realizou cursos e conferências em universidades e centros de investigação de diversos países, Espanha, Alemanha, França, Portugal, México, Estados Unidos, Cuba e Brasil. Desde junho de 2005 dirige Apartes, programação multidisciplinar de arte contemporânea paralela ao Festival Internacional de Almagro. É colaborador da Fundación Antonio Pérez, onde tem organizado vários seminários internacionais sobre teatro, arte e literatura. Atualmente dirige o grupo de investigação ARTEA e é editor do Arquivo Virtual das Artes Cênicas, um portal dedicado à criação contemporânea no âmbito ibero americano: http://artesescenicas.uclm.es.
Susana Caceres é atriz, pesquisadora, pedagoga, professora e realizadora dos vídeos empregados nas obras teatrais da Compagnie des Arts Exilio (Chile). Além de artigos e traduções de obras teatrais, é autora de L’ Éveil. Ensayo sobre la Creatividad artística. Montréal: Ediciones Humanitas, 1996.
Publicações
Solicitamos que os sócios com
publicação a ser lançada no VII
Congresso da ABRACE enviem, até a
próxima segunda, dia 17, um email
com os dados abaixo para a
secretaria da associação:
abrace.ufrgs@yahoo.com.br
Autor (es). Título. Cidade: Editora,
Ano. (eventual financiamento
público).
Organização
Comissão Executiva
Marta Isaacsson
Suzi Weber
Mirna Spritzer
Clóvis Massa
Comissão Científica
Alex Beigui de Paiva Cavalcante
André Luiz Antunes Netto Carreira
Antonia Pereira Bezerra
Armindo Jorge de Carvalho Bião
Arnaldo Leite de Alvarenga
Cleise Mendes
Elizabeth Ribeiro Azevedo
Fernando Mencarelli
Gilberto Icle
João Gabriel L. C. Teixeira
Licko Turle
Lidia Kosovski
Luiz Fernando Ramos
Luiz Humberto Arantes
Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado
Maria Béatriz Mendonça
Narciso Telles
Robson Corrêa de Camargo
Walter Lima Torres Neto
Zeca Ligiéro
Equipe Técnica:
Frederico Ramos
Natacha Boschi
Mestrandos
Produção Executiva : Jane Carvalho
Programação
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE
08 a 11 de outubro de 2012
Porto Alegre
Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações.
Dia 08/10
8h30
Recepção, credenciamento e entrega de material (Hall do Salão de Atos – Reitoria UFRGS Av. Paulo Gama s/nº)
10h
Abertura
10h30
às 12h
Conferência - Memórias e suas ressonâncias - Ivan Izquierdo
INTERVALO DE ALMOÇO
13h30
às 17h30
Sessão de Comunicações dos Grupos de Trabalho
18h às 19h30
Conferência - Mergulhando na Memória - Ann Cooper Albright
19h30
Lançamento de livros/Coquetel
Dia 09/10
9h às 10h30
Conexões -
Skype
Projeto “Global Theatre Historie” – Christopher Balme / Mediação: Maria Helena Werneck
Esqueço sempre meu rosto - Brecht o artista de várias identidades – Hans-Thies Lehmann/ Mediação: Stephan Baumgärtel
11h às 12h30
Conferência - Memória (s) de todos os lados - José Antônio Sanchèz
INTERVALO DE ALMOÇO
13h30 às 17h30
Sessão de Comunicações dos Grupos de Trabalho
18h às 19h30
Conferência Performativa – O ator - performer, signo mnemónico da fratura espectacular no Teatro-Performance - Alberto Kurapel
20h-22h
Aula de Contato Improvisação - Ann Cooper Albright (inscrições no credenciamento)
Dia 10/10
9h às
10h30 (atividades simultâneas)
Palestra Coordenadora da área de Artes/Música - CAPES : Qualis Artístico
Mesas Temáticas :
I - A Composição no Tempo/Espaço Real como possibilidade criativa. Ana Carolina da Rocha Mundim; Suzi Weber; Sandra Meyer.
II – Conjecturas sobre o Ensino de Teatro: práticas e contextos na educação básica a partir da experiência do PIBID na UFRGS, UFMG e UFBA. José Simões de Almeida Júnior; Vera Lúcia Bertoni dos Santos; Luis Claudio Cajaíba Soares.
III - História e ensino de direção teatral no Brasil. Vera Collaço; Alessandra Vannucci; Gláucio Machado Santos.
IV - Atuação: procedimentos e intensidades. Andre Carreira; Renato Ferracini; Narciso Telles; Gilberto Icle.
11h às 12h30 (atividades simultâneas)
Reunião do Fórum de Coordenadores
Mesas Temáticas:
V - Mito e Teatro. Alexandre Silva Nunes; Verônica Fabrini; Luciana Lyra.
VI – O artista-pesquisador e algumas questões de pesquisa em artes cênicas. Rosyane Trotta; Bya Braga; Renato Ferracini.
VII - Estratégias de criação e as transformações do sujeito: Grotowski, Craig e a questão da ascese. Tatiana Motta Lima; Luiz Fernando Ramos; Cassiano Sydow Quilici.
VIII - Os estudos das performances culturais no Brasil. João Gabriel Lima Cruz Teixeira; Robson Corrêa de Camargo; John Cowart Dawsey.
INTERVALO DE ALMOÇO
13h30 às 17h30 (atividades simultâneas)
Reunião do Fórum de Coordenadores
Sessão de Comunicações dos Grupos de Trabalho
18h às
19h30
Mesa redonda:
Dança como instrumento de paz. Uma abordagem sobre as possibilidades de reparação e reconciliação individual e coletiva. Ana Carolina Ávila (Colômbia).
Alberto Kurapel : Apropriação cênica da memória coletiva e história - Susana Cáceres (Chile).
Dercy Gonçalves - o corpo torto do teatro brasileiro - Virgínia Namur (Brasil).
Dia 11/10
9h às
10h30 –
GTs Abertos (atividades simultâneas)
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade - Dramaturgia brasileira hoje: panorama regional
História das Artes do Espetáculo - Entre tempos sólidos e líquidos: os diversos registros e suportes da memória e da história das espetacularidades
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação- Rodas de Conversas sobre Pedagogia do Teatro & Teatro na Educação
Processos de Criação e Expressão Cênicas- Processos percorridos, veredas da criação artística: memória e história
Teorias do
Espetáculo e da Recepção -
Teorias do
Espetáculo e da Recepção:
Performance e Teatralidades. As
Narrativas do Drama
11h às
12h30
GTs
Abertos (atividades
simultâneas)
Territórios e Fronteiras- Como desafinar o coro dos contentes? (...)
Eu sou como eu sou agora sem grandes segredos dantes sem novos secretos dentes nesta hora. (Torquato Neto)
Pesquisa em Dança no Brasil- Estado da arte do ensino superior de dança: vestígios, ressonâncias e mutações.
Teatro Brasileiro- Rotas de teatro entre Portugal e Brasil
Artes Cênicas na Rua – O teatro de rua como arte pública
Etnocenologia - Perspectivas da Etnocenologia para a pesquisa em Artes Cênicas
INTERVALO DE ALMOÇO
14h às
15h30
Mesa Redonda Memória do Teatro Argentino - Martin Wolf (vice-presidente) e Araceli Arreche (secretária geral) da Asociación Argentina de Investigación y Crítica Teatral – AINCRIT
16h00
Assembléia Geral – Eleição Diretoria 2013-2014
Hospedagem
Onde se hospedar em Porto Alegre
A Rede Master de hotéis está oferecendo tarifas promocionais aos participantes do VII Congresso da ABRACE.
Para fazer sua reserva, entre em contato com a Central de Reservas, através do e-mail reservas@masterhoteis.com.br ou pelo fone 0800-707.6444.
Sempre identificar como reserva para o Evento ABRACE.
TARIFÁRIO EVENTO ABRACE
Período: 07 à 12/10/2012
HOTEL |
CATEGORIA |
SINGLE |
DUPLO |
MASTER PALACE EXPRESS & SUÍTES Rua Senhor dos Passos, 221 |
STD LUXO |
R$ 185,00 R$ 195,00 |
R$ 205,00 R$ 215,00 |
|
|
|
|
EXPRESS GRANDE HOTEL Rua Riachuelo,1070 |
STD LUXO |
R$ 175,00 R$ 185,00 |
R$ 195,00 R$ 215,00 |
|
|
|
|
EXPRESS PERIMETRAL Av. Loureiro da Silva, 1840 |
STD LUXO |
R$ 175,00 R$ 185,00 |
R$ 195,00 R$ 215,00 |
|
|
|
|
EXPRESS CIDADE BAIXA Rua Sarmento Leite, 865 |
STD LUXO |
R$ 175,00 R$ 185,00 |
R$ 195,00 R$ 215,00 |
|
|
|
|
EXPRESS ALBERTO BINS Av. Alberto Bins, 618 |
STD |
R$ 133,00 |
R$ 153,00 |
|
|
|
|
ARVOREDO RESIDENCE Rua Fernando Machado, 347 |
STD LUXO |
R$ 133,00 R$ 143,00 |
R$ 153,00 R$ 163,00 |
Ø Café da manhã e taxas já incluídos nas tarifas acima.
Ø Check in 14:00 e Check out 12:00.
Ø Chegadas antecipadas ou saídas após este horário estão sujeitas a disponibilidade do hotel e a cobrança de diária adicional.
Ø Apto TRIPLO: acrescer R$ 30,00 no valor do apto duplo.
Ø Prazo de faturamento para 21 dias após a data de check-out para empresas cadastradas.
Ø Tarifas especificadas neste documento serão reajustadas caso o índice de IGPM seja superior a 10% no período.
Outras opções:
Hostel PortoTchê
Rua Miguel Teixeira, 206 - Cidade Baixa
Fones: 55-51-3519-7175 e 9955-7373 | contato@hostelportotche.com.br
Para contato sem custo, utilize o clicktocall no Site http://hostelportotche.com.br/nosligamos.html
Quantidade de Camas/Vagas no Quarto |
Valor p/ Vaga |
Valor Quarto |
Duplo Privativo – Camas Box- Valor por Quarto |
|
R$ 105,00 |
Duplo Misto/ Beliche - Valor por Cama |
R$ 50,00 |
|
Quarto Single (Uma pessoa sozinha) |
|
R$ 85,00 |
Seis (6) – Camas/Feminino - Valor por Cama |
R$ 47,00 |
|
Seis (6) – Camas/Masculino - Valor por Cama |
R$ 47,00 |
|
Seis (6) Camas/Misto - Valor por Cama |
R$ 40,00 |
|
OBS. O preço praticado para o evento é com desconto de 13% em cima da tabela de outubro. Para grupos (acima de 10 pessoas) pode ser acrescentado mais um desconto de 5%.
Pagamentos à vista antecipado, na reserva.
Porto Alegre Eco Hostel
Rua Luiz Afonso, 276, Cidade Baixa - Porto Alegre
Fone: 3019-2449 ou 9862-0496 | reservas@portoalegreecohostel.com.br
http://www.portoalegreecohostel.com.br/contato.html
Quantidade de Camas/Vagas no Quarto |
Valor p/ Vaga |
Valor Quarto |
Quarto com 6, 5 ou 8 camas e banheiro compartilhado |
R$ 55,00 |
Com café da manhã incluso. |
Quarto com 10 camas e banheiro privativo |
R$ 60 |
|
Quarto com cama de casal e banheiro privativo |
R$ 160 reais |
Obs. Ao fazer contato direto para efetivar a reserva, comunique que obteve informações sobre o Hostel através do site do evento que será concedido um desconto de 5%.
Realização e apoio
ABRACE
UFRGS
IA
PPGAC
DAD
CNPQ
CAPES
FAPERGS