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Filosofia em campo: sons negros na cidade branca

Philosophy in the field: black sounds in the white city


Prof. Dra. Natacha M. López Gallucci ICHCA UFAL PPGArtes UFC


Palavras-Chave: memória, filosofia-performance, candombe, bairro Refineria, estudos afrolatinoamericanos.
Keywords: memory, performance-phylosophy, candombe, Refineria neighbourhood, Afro Latin American Studies.
Nas últimas décadas do século XX, na América Latina, e decorrente do giro decolonial aportado pelos Estudos Culturais e Afrolatinoamericanos, consolidam-se espaços de investigação sobre e desde os gêneros performáticos populares descortinando matrizes criativas rítmico-corpóreo-vocais pouco pesquisadas. Como o expressa Gérard Behague, a cultura popular, pensada como uma “unidade”, expressou uma ideologia recorrente nas histórias nacionais do nosso subcontinente; na perspectiva de legitimar ou naturalizar a discriminação e o racismo estrutural,  a necessidade de aliança entre estado e os símbolos culturais, privilegiou linguagens artísticas branco europeias e deixou à margem da história oficial manifestações regionais, locais e grupos que desenvolveram produções artísticas afro-ameríndias que não respondiam aos formatos e discursos hegemônicos (BEHAGUE, 1991).
Como o mostram a filosofia e a antropologia contemporâneas, os gêneros performáticos afrolatinoamericanos , enquanto culturas populares plurais, são produtos de demandas sociais, étnico-raciais, de lutas pelos territórios assim como pelo resgate das ancestralidades, e mantêm vasos comunicantes que emergem quando investigados sob uma perspectiva transnacional. O desenvolvimento de novas metodologias de pesquisa em artes como os estudos audiovisuais, a etnocenologia e os estudos da performance, são legados das técnicas reflexivas e críticas da antropologia, da linguística e da etnomusicologia, incorporando o corpo e suas produções sonoras e gestuais como recursos epistemológico de saberes situados. Nesse sentido, nas pesquisas realizadas de maneira transnacional, principalmente no Brasil e na Argentina, estudamos características dos gêneros performáticos afroameríndios observando o forte apelo a técnicas de improviso e a coligação comunitária entre toques, cantos e danças-lutas.
Compartilhamos nesta comunicação algumas reflexões filosóficas sobre a memória sonora, a partir da emergência de narrativas subjetivas afrodescendentes na Argentina; o recorte aqui apresentado, circunscreve-se à prática do candombe desenvolvido no tradicional bairro operário da Refineria, na cidade de Rosario (SF), Argentina. A pesquisa-ação audiovisual, contemplada no projeto xxx (PNPD Capes) foi conduzida sob os lineamentos da estética relacional (BOURRIOUD, 2003), produzindo registros diretos e montagens do desenho sonoro em um processo crítico sobre a realidade da cultura negra nesse país.
Apresentamos aspectos da experimentação in loco (filosofia em campo) e dos registros audiovisuais de candombe em rede (montagem audiovisual) realizados em colaboração com o luthier e músico rosarino Tom Alancay, entre 2019 e 2021. Essa colaboração consolidada através de entrevistas filmadas, seminários ministrados em parceria e produção de música autoral em rede, já no período da pandemia, permitiu-nos investigar a memória sonora, social e cultural ligada ao bairro da Refineria de Açúcar em Rosario (alojando no porto dessa cidade, que foi o segundo polo agroexportador depois de Buenos Aires); cuja história oficial se vincula à imigração branca e europeia chegada ao país a partir de 1890, sob políticas de captação de imigração europeia. Durante a pesquisa foram reativadas as narrativas familiares sobre a transmissão oral das matrizes afro na família de Tom Alancay e acessadas coleções de arquivos sobre a vida cultural, musical e operária do bairro que, curiosamente escondiam, até poucos anos atrás, qualquer vestígio da população e das culturas afro-indígenas nessa região da cidade.
A prática musical e dançada do candombe -afrouruguaia e afroargentina-, enquanto gênero performático popular praticado na Argentina, é recriado na contemporaneidade urbana rosarina, recorrente e reconhecido socialmente em sua dimensão material sonora, sua gestualidade no toque e na dança, assim como na vocalidade da canção, imbricados na produção de sentido dentro do drama social urbano (HOBSVAWN, 1999).


Referências
BEHAGUE, Gerard H. “Reflections on the Ideological History of Latin American Ethnomusicology.” In: NETTL, B.; BOHLMAN, P. (Orgs.) Comparative Musicology and Anthropology of Music Chicago and London: The University of Chicago Press, 1991, p. 56-68.
BORUCKI, Alex. De tambos a candombes: asociaciones afro en el Río de la Plata desde la Colonia a Rosas. Caba, Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CULL, L.; LAGAAY, A. (Orgs.) Performance Philosophy. UK: Macmillan, 2014.
HOBSBAWM, Eric. The invention of tradition. UK: Cambridge University Press, 1999, p.263-308.
NUDDS, M.; O´CALLAGHAN, C. (Ed.) Sounds and Perception: New Philosophical Essays. Oxford: Anthony Gritten, 2012.

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