GT Processos de Criação e Expressão Cênicas – Anais do VI Congresso
- O Jogo no Sistema Laban/Bartenieff como metodologia para formação do ator
Adriana Bonfatti
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Mestranda – Processos Formativos e
Atuação
Cênica – Or. Profa. Dra. Elza de Andrade
Bolsista Pq – CNPQ
Professora do Bacharelado em Artes Cênicas – PUC /
RJ
Resumo: Análise de um jogo criado a partir da “Dimensional Scale” (criada por Rudolf Laban) e do conceito de Interno/Externo do Sistema Laban/Bartenieff onde os participantes utilizam um bastão de bambu como material didático. Tendo como objetivo a exploração da tri-dimensão anatômica do corpo humano e a construção de novas relações corpo/espaciais, o jogo é não só uma ferramenta para uma via de acesso e estímulo ao trabalho corporal do ator, mas também um desencadeador de processos criativos e uma mola propulsora para uma constante (re) construção das relações do ator consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
Palavras-chave: jogo, formação do ator, Sistema Laban/Bartenieff
- A Princesa Turandot de Vakhtângov
Adriane Gomes
Professora Assistente
Mestre USP
Professora de Direção Teatral-UEL
Resumo: No teatro o surgimento da figura do encenador e a
busca por
sistematizar metodologias para a arte do ator, tornam-se fatores
determinantes nas experimentações
pedagógicas e
poéticas, principalmente no início do
século XX.
Apesar de sua breve carreira teatral, as
encenações de
Vakhtângov são de extrema riqueza para
investigações a respeito da arte teatral russa e
mundial,
suas experimentações foram evoluindo e delineando
um novo
modo do fazer teatral.
Este estudo busca apontar apropriações da
commedia
dell’arte na encenação de A Princesa
Turandot e
descrever alguns dos meios que Vakhtângov utilizou para a
construção das cenas a partir do processo
improvisacional
do ator.
Palavras-chave: teatro russo, Vaktângov, criação
- Virtualidade e Memória no Processo de Criação do Espetáculo “Rosmaninhos…”
Alan Monteiro
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– PPGArC/UFRN
Mestrando – Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de
Criação – Or. Dr.ª Teodora
Araújo Alves
Bolsa CAPES
Professor de Interpretação, Ator e Diretor
–
coletivo UZUME teatro
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre os conceitos de
“virtualidade” e
“memória” em Pierre
Lévy e Henry Bergson, mediante as leituras de Renato
Ferracini,
utilizados no processo de criação do
espetáculo
“Rosmaninhos…”. Esta montagem
está sendo
dirigida por Alan Monteiro junto ao coletivo UZUME teatro como parte de
sua pesquisa de mestrado, originada a partir da
adaptação
do texto “Hamlet” de William Shakespeare por meio
de
experimentações com base nas corporeidades e
fisicidades
da dança popular do Cavalo Marinho ensinadas por Mestre
Zequinha
(Bayeux – PB). Orientada metodologicamente pela
técnica de
mimeses corpórea desenvolvida pelo LUME Teatro (UNICAMP),
esta
pesquisa propõe auxiliar o ator a descobrir e organizar de
ações e estados corpóreos na
composição de seu corpo-em-arte.
Palavras-chave: corpo-em-arte, virtualidade, memória, dança do cavalo marinho.
- Arte e Ciência: duelos e duetos
Alice Stefânia
Departamento de Artes Cênicas – UnB
Doutora em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA
Atriz, diretora, pesquisadora.
Teatro do Instante – Grupo de Pesquisa Poéticas do
Corpo:
do treinamento à cena
Resumo: Termos como biomecânica, corpo sem órgãos, kinosfera, bios cênico, corpo-mídia, antropologia teatral, etc., revelam um trânsito freqüente e já histórico entre aspectos técnicos e estéticos das artes e noções das ciências exatas, biológicas ou humanas. Diferentes campos ou recortes teóricos vêm sendo recorrentemente visitados por artistas em busca de maior compreensão, legitimação e/ou qualificação de suas obras e abordagens metodológicas. Se por um lado tais encontros mostram-se férteis, apresentando potencial para redimensionar tanto os processos artísticos, quanto as áreas de conhecimento procuradas como apoio conceitual e/ou metodológico; por outro, o risco de generalizações, deturpações, reducionismos e toda sorte de equívocos também é sempre iminente.
Palavras-chave: arte, ciência, trânsito, efecto.
- Discussões sobre a noção de autoria no palhaço
Ana Carolina Carvalho Torres Barbosa (Ana Carolina Sauwen)
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Mestranda – Processo Formativos e
Atuação
Cênica – Or. Prof. Dra. Nara Keiserman
Bolsa CAPES
Atriz e palhaça
Resumo: Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado em andamento, intitulada “Considerações sobre o corpo cômico: o caso Avner e além”, onde estou realizando um estudo do espetáculo Exceptions to gravity, do artista americano Avner, the Eccentric. Através da análise de uma gag clássica realizada por Avner me proponho a investigar as particularidades que a noção de autoria possui neste universo, onde a repetição por diversos palhaços das mesmas gags e números é observada com regularidade. No entanto, existem particularidades que tornam a recepção diferente dependendo de quem os executa. Um caminho pelo qual enveredo para a possível compreensão das questões que surgem daí é o da investigação da diferença existente entre cópia e apropriação.
Palavras- chaves: palhaço, autoria, apropriação.
- Reflexão sobre a brasilidade no contexto da dança contemporânea
Ana Carolina da Rocha Mundim Aleixo
Professora Adjunta do Curso de Dança – UFU
Doutora em Artes – UNICAMP/ UAB
Integrante do Grupo República Cênica
Apoio: FAPEMIG
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a brasilidade
no
contexto da dança
contemporânea. Para isso, problematizamos o conceito de
brasilidade, trazendo
um olhar crítico para a questão, a partir do
diálogo com autores como Zygmunt
Bauman e Homi Bhabha.
Palavras-chave: dança contemporânea – brasilidade – localidade
- (Re) Criando Vozes – Estudando o processo de composição vocal nos musicais biográficos brasileiros
Ana Lúcia de Alcantara Calvente
Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Mestranda – Processos Formativos e
Atuação
Cênica – Or. Prof. Dra. Maria Enamar Ramos
Resumo: Este estudo se propõe a pesquisar o
trabalho do ator
para a composição da voz, falada e cantada, no
âmbito dos espetáculos musicais
biográficos
brasileiros contemporâneos. Nestes, um grande
ídolo da
musica brasileira, de grande reconhecimento
público, tem
fatos de sua vida retratada e suas
canções de maior
sucesso interpretadas. Como é o trabalho do ator quando a
voz de
seu personagem é conhecida e fonte de reconhecimento deste
junto
ao público? O ator busca uma
aproximação à
voz do personagem biografado? Esta, quando ocorre, se dá na
voz
falada e na voz cantada?
Para estudar alguns caminhos possíveis encontrados pelo ator
para a composição vocal, serão
estudados os
processos dos atores protagonisats Soraya Ravenle no musical Dolores
(1998) e Diogo Vilela no musical Cauby, Cauby (2006).
Palavras chave: Teatro Musical Biográfico Brasileiro, Voz Falada, Voz cantada, criação da voz cênica, parâmetros vocais para análise das vozes.
- PalhaSOS: experiência cênica dos palhaços de hospital
Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
–
Professora Adjunta
Doutora em Teatro –UNIRIO
Resumo: O presente trabalho trata da reflexão acerca da atuação cênica dos enfermeiros- palhaços do Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO no espetáculo PalhaSOS, e o conseqüente questionamento das implicações e mudanças artísticas na qualidade de atuação dos palhaços no palco e em ambiente hospitalar. Desde 2007, o espetáculo tem sido apresentado em hospitais e festivais de teatro regionais e internacionais. Elaborado através de jogos e improvisações a partir da experiência de atuação em três hospitais do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, o espetáculo PalhaSOS aborda tematicamente as relações que constroem a realidade da criança hospitalizada na visão do palhaço e utiliza as regras e leis do jogo da máscara como linguagem cênica.
Palavras Chave: palhaço – hospital – cena – formação
- O Contador de Histórias no Teatro de Peter Brook – a metáfora de uma ética para o ator
Ana Luiza de Magalhães Castro
Unicamp – Instituto de Artes
Programa de Pós Graduação em Artes
Mestrado – Artes Cênicas
Área: Fundamentos Técnico/Poéticos do
Intérprete
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzi Frankl Sperber
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a contribuição de princípios de trabalho do contador de histórias no teatro de Peter Brook. Enfocando especificamente os dois últimos anos da pesquisa itinerante realizada entre os anos de 1971 a 1973 com a Cia. Internacional, cujo projeto artístico, de base, consistia na experimentação de linguagem e levantamento de material cênico a partir do poema sufi “A Conferência dos Pássaros”, escrito por Farid ud-Din Attar no séc. XII. Olhar para a interseção entre o teatro e o trabalho dos contadores de histórias na forma como foi vivenciada por Brook e seus atores pode, talvez, trazer uma contribuição enriquecedora, tanto técnica quanto ética, para o ator contemporâneo.
Palavras chave: princípios de trabalho do ator, Peter Brook, Narrativas Tradicionais
- Avante! A Ação da Memória em Grotowski e Bergson
Anna Paola Biadi Bicalho
Doutoranda pelo Programa de
Pós-Graduação em Artes
– Unicamp
Artes Cênicas: Linha Fundamentos
Técnico/Poéticos
do Intérprete – Orientadora: Profª.
Drª. Suzi
Frankl Sperber
Diretora teatral e Diretora do Programa Dango Balango, da Rede Minas de
Televisão
Resumo: O trabalho discute a memória e sua potência criadora no teatro de Grotowski, a partir da visão de Bergson, para quem a memória não é um retorno ao passado, mas algo que afeta o presente e projeta uma ação no futuro. A memória de um determinado fato atua de forma diferente conforme o momento em que é acionada. Se a memória modifica a realidade, o corpo, se ela atualiza lembranças em ações, então memória é criação. O ator que trabalha com memória inaugura um tempo que não é nem o passado que viveu, nem o presente em que procura reviver esse passado, mas, sim, um outro tempo, o tempo puro da criação. Num processo em que o ator serve-se de si mesmo como obra de arte, o trabalho detalhado com a memória pode ser uma ponte para a organicidade.
Palavras-chave: Memória criativa; Ações físicas; Organicidade; Corpo-memória; Atualização.
- Teatralização de prosa ficcional: Conclusões e horizontes.
Aramís David Correia
UFAL- Professor Assistente.
Mestre em Artes Cênicas- PPGAC-UNIRIO
Ator, Diretor e Professor do Curso de Licenciatura em Teatro
–
UFAL.
Resumo: O presente trabalho traz as principais conclusões a que chegou a pesquisa acerca do processo de teatralização de prosa ficcional realizado a partir de excertos do Romance Malone Morre de Samuel Beckett. Tal estudo, articulando ferramentas do campo teórico e da prática teatral, dedicou-se ao exame de procedimentos de direção de atores tendo como ênfase os aspectos vocais da atuação. Esforço de pesquisa que resultou em dupla produção: texto dissertativo e montagem teatral, fruto da experimentação dos procedimentos estudados. A comunicação apontará as linhas gerais da metodologia adotada pela pesquisa como um todo, tecerá considerações sobre a montagem resultante e, por fim, apontará os horizontes investigativos revelados ao longo desta trajetória de estudo.
Palavras-chave: Teatro épico-narrativo, Direção- de- atores e encenação, Voz-em-cena.
- Preparação do ator através da arte marcial: um estudo de princípios
Ariane Guerra Barros
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestrado – Artes Cênicas – Or. Prof. Dra.
Silvia
Balestreri Nunes
Resumo: Investigando algumas artes marciais a partir de seus
princípios e bases, podemos traçar um paralelo
com o
treinamento corporal do ator contemporâneo. Partindo de
concepções inerentes a estes dois campos:
respiração, energia, morte e
preparação do
artista; podemos realizar um entrecruzamento que permita a
reflexão entre as fronteiras que permeiam ambas as
práticas. Acreditando que o teatro possa tomar de
empréstimo técnicas de outras áreas,
consideramos
a arte marcial um instrumento de desenvolvimento corporal
válido
ao ator. No intuito de estudar aproximações entre
artes
marciais e treinamento do ator, utilizaremos o exemplo do
judô
para comparar princípios e métodos de ambas as
práxis.
Palavras-chave: arte marcial, teatro, treinamento corporal
- Percepções e experiência na Escola Técnica de Artes – ETA – UFAL
Carla Medianeira Antonello
Curso Profissionalizante de Formação de Ator e
Atriz
– ETA – UFAL
Mestre – Universidade de Brasília – UnB
/DF
Professora Assistente/Pesquisadora – ETA
– UFAL
Resumo: O trabalho relata a experiência e percepções da Escola Técnica de Artes – ETA da Universidade Federal de Alagoas -UFAL. Atuando nesta instituição desde 2010 na disciplina de direção, analiso o processo da montagem da peça “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues, realizado com os discentes do último módulo do curso profissionalizante de Ator-Atriz. O procedimento metodológico partiu de improvisações que geraram rejeição por uma parte dos discentes, impedindo a fluidez inerente à pesquisa cênica fundamentais em processos de criação. Contraponho o método tradicional, baseado em ensaios de mesa, com o trabalho a partir da “análise ativa” de Stanislávski que situa o ator como um criador junto do autor e do diretor.
Palavras-chave: Direção, Processo, Método, Improvisação, Experiência, Percepção.
- O Ator-Produtor?
Carlos Eduardo Canhameiro
Mestre em Artes – UNICAMP
Professor do Depto. de Teatro e do Depto. de
Educação
Artística – Centro Universitário
Barão de
Mauá
Resumo: Este artigo irá lançar mão do texto admoestador de Walter Benjamin, O Autor Produtor, para criar uma reflexão crítica sobre algumas etapas da criação/produção de uma peça de teatro. O intuito do diálogo com o texto de Walter Benjamin é observar a produção de um espetáculo por meio de alguns parâmetros presentes no texto e desta fricção provocar um possível terceiro caminho para uma produção teatral. Entretanto, não haverá tentativa de elaboração de regras para as relações de produção. O artigo Ator-Produtor, por meio das reflexões propostas por Benjamin, reclamará o repensar sobre a posição do artista no processo de produção e, com isso, buscar alterações nas estruturas das relações de produção dentro do que se convencionou chamar Teatro de Grupo.
Palavras-chave: produção teatral, teatro de grupo, edital público
- A arquitetura do simbólico: do ‘Teatro Total’ às tecnologias digitais
Carlos Eduardo Ribeiro Silveira
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Doutorando – Processos e Métodos da
Criação
Cênica – Orientadora profª. Draª
Evelyn F.
Werneck Lima
Professor de História da Arquitetura e Urbanismo –
Curso
de Arquitetura e Urbanismo; – História das Artes e
do
Design – Curso de Design de Interiores – Centro de
Ensino
Superior de Juiz de Fora/ CES-JF
Resumo: Este projeto pretende contemplar uma melhor compreensão da linguagem acerca do espaço cênico, das performances e das edificações voltadas para o teatro através dos processos de concepção do espaço no qual ocorrem as relações cena/público ou prática cênica. A linguagem da encenação teatral contemporânea é extremamente diversificada e complexa, onde não há como negar a presença das tecnologias digitais e dos espaços virtuais. Desta forma, dois estudos de caso serão pontuados: o Totaltheater (Walter Gropius), e a Sticky and Sweet Tour, da artista Madonna, aproximando esses espaços distintos, mas que cumprem papéis iconográficos semelhantes, cada qual ao seu tempo, e traçar paralelos sobre as espacialidades em ambos, partindo desde a área da arquitetura, da história dos espetáculos, da construção dos espaços cenográficos, até chegar às novas mídias digitais.
Palavras-chave: arquitetura de teatros, construção de espaços cênicos, artes cênicas, Totaltheater, teatro elizabetano.
- Do set de filmagem à arquitetura teatral. O cinema de Lina Bo Bardi.
Cássia Maria Fernandes Monteiro
Mestre em Artes Cênicas – Universidade Federal do
Estado do
Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Substituta de Cenografia – Universidade Federal de
Ouro Preto – UFOP
Cenógrafa/Figurinista
Resumo: Este estudo pretende analisar o trabalho de Lina Bo Bardi [1914-1992] como arquiteta cênica, sobretudo no exercício da cenografia e da direção de arte para o cinema. Frente aos estudos biográficos dessa artista, foi possível detectar um apagamento de suas realizações audiovisuais e, como consequência, a importância desta linguagem para a construção de edifícios teatrais como a atual sede do Teatro Oficina. A partir do Método Icono-Semiológico este artigo visa, portanto, reunir as questões implícitas nas obras desenvolvidas para os filmes A Compadecida, dirigido por George Jonas em 1968, e Prata Palomares, dirigido por André Faria em 1970; bem como, considerando os conceitos do surrealismo, articular elementos do Tropicalismo e suas variações como o Teatro Oficina, Cinema Novo e Marginal.
Palavras-chave:Lina Bo Bardi – Cinema – Arquitetura Cênica – A Compadecida – Prata Palomares
- Aspectos da preparação do artista de teatro na metodologia de Jacques Lecoq
Cláudia Muller Sachs
Programa de Pós-Graduação em Teatro
– UDESC
– Doutoranda
Teatro, Sociedade e Criação Cênica
– Or.
Prof.Dr.Edélcio Mostaço
Bolsa Capes
Atriz
Resumo: O artigo apresenta alguns aspectos da metodologia de Jacques
Lecoq. Mais conhecida pelo ensino do jogo com máscaras e da
mímica, sua metodologia é bem mais abrangente,
visando a
formação do artista de teatro e não
só do
ator. Desenvolve-se ao longo de dois anos, onde o primeiro é
dedicado aos princípios básicos do jogo e da
criação dramática, e o segundo a
utilização destes princípios aplicados
às
diferentes tradições de jogo
dramático, do
melodrama, commedia dell´arte, bufão,
tragédia e
clown. Ao longo de todo o curso, a escola é organizada em
três eixos principais: a improvisação,
a
análise de movimentos e o auto-cours. Estes eixos
encontram-se
apoiados em princípios fundamentais que estabelecem a
estrutura
de todo jogo cênico: mímica,
observação da
natureza e leis do movimento.
Palavras chave: ator – Lecoq – formação – princípios – mímica
- A Partitura como base para a improvisação: descrição de um processo de criação.
Cristiane Werlang
Bacharelado em Teatro – UFRGS
Mestre – Universidade Federal de Santa Maria/RS
Professor Assistente/Pesquisador – Universidade Federal do
Rio
Grande do Sul
Resumo: Pretende-se aqui especificar os passos tomados para a construção do espetáculo “Diga Bom Dia”, resultado de pesquisa de iniciação cientifica com alunos do Curso de Teatro da UFRGS. Investigou-se a criação de partituras a partir da mimese e das mudanças sofridas por estas após a imposição de qualidades de movimento e alterações de velocidade. Descreve-se o processo de criação dos atores, partindo do recorte até a composição da totalidade dramatúrgica. O trabalho destaca a importância da partitura como base para a improvisação.
Palavras-chave: Atuação, Improvisação, Partitura, Mimese, Montagem.
- Algumas anotações sobre a ação do ator
Daniel Furtado Simões da Silva
Programa de pós-graduação em Artes – UFMG
Doutorando – Artes cênicas: Teorias e Práticas – Or.: Prof. Dr. Antônio Hildebrando
Professor do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Pelotas
Resumo: Partindo dos conceitos estabelecidos por Lehmann, Josette Féral e Richard Schechner, quero discutir alguns aspectos das diferenças entre a ação realizada pelo ator no chamado Teatro Dramático e no Teatro Performativo. A distinção estabelecida entre ambos envolve uma discussão sobre a ficcionalidade instituída pelo primeiro e o caráter de “evento”, de busca por uma “não-ficcionalidade” que o segundo propõe. O processo de denegação realizado pelo espectador permite a instituição da ficção em meio aos atos reais executados pelo ator (característica daquele); o caráter de performatividade permite a exibição da materialidade dos objetos e/ou do corpo do performer, que podem tomar o lugar da ficção que a narrativa criava e colocar o fazer em primeiro plano.
Palavras-chave: Teatro Performativo, Teatro dramático, Ficcionalidade, Ação
- MATIZAÇÃO DE PERSONAGENS
DÉBORA ZAMARIOLI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES
CÊNICAS
– USP
MESTRE
ATRIZ – PESQUISADORA
Resumo: Este artigo reflete sobre propostas de se pensar e praticar a
construção de personagens. Apontamos processos de
formação em atuação que
priorizam o jogo, o
improvável e o risco na elaboração de
procedimentos metodológicos e suas possíveis
implicações no conceito de personagem. Deste
modo,
sinalizamos a abordagem do prof. Dr. Armando Sérgio da
Silva,
que tenta estabelecer princípios ancorados na
tradição teatral, ao mesmo tempo em que, cria
espaços vazios para o jogo e para a descoberta pessoal. De
forma
análoga, o prof. Dr. Matteo Bonfitto, potencializa o
inconstante
e a abertura perceptiva mediante fricções de
objetos.
Mediante a esses processos e nossa tentativa de refletir sobre suas
implicações na criação de
personagens,
nossa atenção estará focalizada nos
conceitos de
material e treinamento desenvolvidos pelos pesquisadores.
Palavras-chave: Material, treinamento, personagem.
- A ética em processos coletivos de teatro contemporâneo
Desirée Gomes da Veiga Pessoa
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS – Mestranda
Teatro / Processos de Criação – Or.
Profª.
Dra. Marta Isaacsson de Souza e Silva
Bolsista REUNI
Diretora-fundadora, atriz, pesquisadora e professora do grupo Neelic
– Núcleo de Estudos e
Experimentação da
Linguagem Cênica (Porto Alegre/RS)
Resumo: Este estudo se insere dentro de uma pesquisa que tem por foco central a questão da ética nos processos de criação contemporâneos. A partir do pensamento de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Mikhail Bakhtin, Nicolas Bourriaud e Roland Barthes; e da observação participante junto ao grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica – Porto Alegre, busca-se aqui reconhecer as principais questões éticas suscitadas pela instauração dos novos modelos de criação, sua repercussão nas relações estabelecidas entre os sujeitos de uma coletividade teatral e seus comprometimentos sobre a estética da obra em construção.
Palavras-chave: ética, teatro, coletividade
- Criação, formação e transmissão: procedimentos artísticos/pedagógicos desenvolvidos no Théâtre du Soleil
Eduardo Vaccari
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Doutorando – Processos e Métodos da
Criação
Cênica – Orientador: Profº Dr.
Ricardo Kosovski
Ator, Diretor e Professor de Teatro (ETETMP)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os procedimentos artísticos/pedagógicos desenvolvidos no Théâtre du Soleil durante os processos de criação de seus espetáculos, para refletir sobre: o duplo papel da companhia (laboratório de pesquisas e escola); o lugar do encenador como condutor de um processo de aprendizagem; e a autoria partilhada. A percepção da existência de três eixos fundamentais que sustentam o trabalho da companhia – criação, formação e transmissão – serve como base para o desenvolvimento desta reflexão. Apesar da necessidade de isolamento destes eixos para melhor compreendê-los, não há possibilidade de pensá-los isoladamente no contexto do grupo. Afinal, é a partir da relação imbricada estabelecida entre eles que o Soleil se constrói e desenvolve seu percurso artístico.
PALAVRAS-CHAVE: Théâtre du Soleil, encenação, pedagogia e autoria partilhada.
- A Formação no Processo de Criação de Lourdes Bastos
Elid Silva Bittencourt
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Professor Adjunto – Doutor em Teatro – UNIRIO
Professora do Departamento de Interpretação da
Escola de
Teatro – UNIRIO
Resumo: O artigo aborda a influência da
formação da
mestra e coreógrafa carioca Lourdes Bastos no seu processo
de
criação coreográfica. Lourdes Bastos,
atualmente
com 82 anos e residindo nos EUA, foi, por mais de 30 anos, professora
de dança moderna da Escola de Danças Maria
Olenewa da
Fundação TMRJ. Tendo coreografado para o Corpo de
Baile
do TMRJ, desenvolveu, principalmente, sua atividade criadora em sua
companhia na década de 80. Lourdes Bastos teve sua
formação com Helenita Sá Earp e
principalmente com
Martha Graham e José Limón, mas verificamos que o
convívio com importantes artistas plásticos
nacionais e
internacionais, quando trabalhou no MAM do Rio de Janeiro, teve uma
influência decisiva no seu processo de
criação
coreográfica.
Palavra chave: Lourdes Bastos – Dança Moderna – Memória da Dança – Artes Cênicas
- Processo de criação dos alunos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –UNIRIO
Enamar Ramos
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas-UNIRIO
Professora Adjunta – Doutor em Teatro – UNIRIO
Resumo: A comunicação é o relato de
como as aulas
da disciplina Técnicas Integradas I e II e a montagem final
do
Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Especialização em Teatro Musicado da Universidade
Federal
do Estado do Rio de Janeiro se transformaram num laboratório
de
pesquisa e criação cênica. O trabalho
enfatiza uma
proposta corporal-vocal construída com base no conhecimento
corporal e na expressividade do corpo na dança e no canto
visando uma integração entre
canto/dança/atuação. A coreografia
resultante do
jogo corporal aliado à música, vinculados
à
intenção dramática deram o
caráter criador
ao trabalho apresentado. As ações foram ligadas
sempre a
uma prática do dançar/cantar/atuar, sem perder de
vista a
exploração do ambiente e a
ocupação do
espaço de acordo com a finalidade da
ação
cênica.
Palavras-chaves: Teatro Musical,Teatro Musicado, Corpo e voz, Dança e Canto, Dança
- Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica
Ernani de Castro Maletta
Programa de Pós-Graduação em Artes
– EBA/UFMG
Professor Adjunto – Doutor em Educação
–
FaE/UFMG
Pós-Doutorado – Bolsista CAPES
Diretor Cênico e Musical, Regente, Ator e Cantor
Resumo: Apresentação do trabalho da artista e
professora
italiana Francesca Della Monica, reconhecida pela singularidade de sua
atuação na formação e
criação
cênicas, em especial quanto à vocalidade e
musicalidade do
ator. Destacam-se alguns princípios fundamentais de sua
proposta, que se refere à preservação
da
identidade da voz, ao seu potencial de ocupar o espaço em
que se
insere e de, efetivamente, atuar como instrumento de
comunicação com o outro. Esse estudo integra o
Pós-Doutorado que atualmente desenvolvo na
Itália, sob a
supervisão de Marco De Marinis (Universidade de Bologna),
representando um desdobramento da minha tese e de uma pesquisa que se
dedica à construção de uma
estratégia
polifônica para o ensino dos princípios musicais,
voltada
para o ator e com ênfase na criação
vocal.
Palavras-chave: Francesca Della Monica, vocalidade e musicalidade cênicas, estratégia polifônica
- O ator-autor – a questão da autoria nas formas teatrais contemporâneas
Fernanda Coutinho Bond
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UNIRIO
Doutoranda – Poética da cena e do texto teatral
–
PCT – Or. Prof. Dra. Ângela Materno
Resumo: Este trabalho visa analisar a questão da autoria nas formas teatrais contemporâneas e identificar o lugar do ator nesta nova partilha. O autor não mais visto como um indivíduo, mas uma função diluída entre os diferentes elementos da cena. Aproximando as categorias de autoria e atuação e se inspirando no redimensionamento da “função-autor”, desenvolveremos a noção de “ator-autor”: sujeito em processo, que não possui uma realidade substancial, nem na vida pessoal- indivíduo – nem na vida ficcional- personagem. Tal perspectiva será desenvolvida através da exposição de uma experiência concreta, o trabalho de criação realizado por Christiane Jatahy. Analisando as técnicas utilizadas pela diretora na construção da dramaturgia, focaremos principalmente a questão do ator como autor e criador da cena.
- O Mecânico colado no vivo: jogos para cenas cômicas
Prof. Dr. Fernando Lira Ximenes
Professor do Curso em licenciatura em artes Cênicas do IFCE
GT – Processo de criação e
expressão
cênica
Resumo: Este trabalho descreve diversos procedimentos para cenas cômicas, desenvolvidos com atores-pesquisadores do grupo CRISE (Grupo de Pesquisa em Comicidade, Riso e Experimentos do IFECE) . Trata-se de jogos inspirados no principio do Mecânico colado no vivo, abordado na obra O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade de Henri Bergson. Nesse ensaio, Bergson adota que a comicidade acontece , quando percebemos a vida desviar-se no sentido de uma mecânica. A partir desse princípio, o Grupo Crise vem elaborando diversos jogos para construções de personagens, falas e situações de cenas cômicas.
Palavras Chave: riso, jogos, cenas cômicas
- No rastro do ator pós-dramático
Fernando Mesquita de Faria
Programa de Pós-Graduação em
Literatura ? UFSC
Doutorando ? Teoria Literária ? Or. Profª Doutora
Alai
Garcia Diniz
Bolsa REUNI
Resumo: O objeto deste estudo é refletir sobre alguns caminhos de composição do ator pós-dramático partindo da investigação da dramaturgia de Samuel Beckett. Sendo assim, propomos um mergulho no íntimo de seus personagens, a fim de levantar as suas principais características e estabelecer relações com o ator contemporâneo. Pesquisadores como Stanislavski, Artaud, Grotowski, Barba e muitos outros, elaboraram diversas teorias no campo da interpretação teatral e treinamento para atores, numa trajetória que caminha a passos largos a partir do século XX. No caso de Beckett nenhuma proposta teórica foi aludida a esse respeito, porém, a peculiaridade de sua obra apresenta características que permitem a seus intérpretes atuarem como criadores de seus personagens e não apenas como suas personificações ou representações. A estrutura elíptica das peças de Beckett e o caráter narrativo e desumanizado de seus personagens são algumas das peculiaridades contidas na obra do dramaturgo, levando seus intérpretes a desenvolverem um trabalho centrado no domínio corporal e na percepção musical, aproximando-se a uma perspectiva pós-dramática.
Palavras-chave: Beckett, musicalidade, composição, pós-dramático
- Duas Performances, Um Foco: A Iluminação como agente propositivo em “Caught” e “God exists the mother is present but they no longer care”
Flaviana Xavier Antunes Sampaio
Programa de Pós Graduação em
Dança –
UFBA
Mestranda – Estudo de Processos – Or. Prof. Dr.
Leda Maria
Muhana Martinez Iannitelli
Bolsa FAPESB
Atua como Iluminadora para Dança desde 2004
Resumo: Este estudo propõe a análise de duas obras de Dança sob a perspectiva da Iluminação como agente propositivo da cena. Nesta concepção, apresentamos a idéia de elemento cênico oposta ao entendimento de agente propositivo, a qual denominamos uma nomenclatura mais eficiente ao tratar da função da Iluminação em cena. Tal conceito norteia o projeto de pesquisa de mestrado intitulado; “A Dança na Luz ou a Luz na Dança: A Iluminação como agente propositivo da construção e configuração de obras de Dança” que resultará em dissertação e que, agora, é revelado como estratégia de divulgar parte dos estudos alcançados até este momento. Como aporte teórico, apresentamos Rosenthal (1972), Camargo (2000), Vieira (2000), Pimentel (2008) e Simões (2008).
Palavras-chave: iluminação, dança, agente propositivo.
- Cartografia de um processo de criação em teatro: primeiras considerações.
Getúlio Góis de Araújo
Programa de Pós-graduação em Artes
– UFU
Mestrando – Práticas e Processos em Artes.Or.:
Narciso
Laranjeira Telles da Silva .
Ator e professor da ESEBA/UFU.
Apoio: FAPEMIG
Resumo: Neste artigo temos como objetivo apresentar questões
relacionadas à pesquisa em Arte e delimitar o conceito de
Cartografia como metodologia de acompanhamento e registro de processo
de criação, bem como os entrecruzamentos de
referenciais
advindas deste acompanhamento cartográfico no processo
criativo
do espetáculo “Saga do Sertão da
Farinha
Podre” do Coletivo Teatro da Margem, dirigido pelo Prof. Dr.
Narciso Telles. O artigo se estrutura em função
de sua
investigação e reserva espaço para um
primeiro
relatório cartográfico em caráter
experimental do
método, onde apresentaremos nossas primeiras
questões
advindas de nosso acompanhamento com o objeto-processo de pesquisa.
Palavras-chave: Pesquisa em arte; registro de processo
criativo em
teatro; cartografia
de processos
- Da Negação do Amor
Hebe Alves
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Professora do Departamento de Fundamentos de Teatro da Escola de Teatro
– Universidade Federal da Bahia
Resumo: Apresento o estudo realizado da dramaturgia de Nelson Rodrigues através da montagem de Dorotéia, fruto de Iniciação Científica (PIBIC), no qual a pesquisa artística esteve todo o tempo interligada à pesquisa acadêmica. Descrevo o processo de encenação e a articulação dos princípios e procedimentos para chegar a um resultado cênico no qual a ação corporal das atrizes, bem como sua relação com o espaço dramático, permitiram a construção de uma grafia cênica revelando, através de deslocamentos espaciais e ação vocal, a gama de conflitos que tece a teia da trama. O elenco jovem assumiu a co-responsabilidade da elaboração de uma estrutura de produção, sólida o suficiente para garantir uma temporada de repercussão no meio teatral baiano.
Palavra-chave: Nelson Rodrigues, ator, continuum do reflexo de susto.
- Laboratório de Simulações – Experiências na Escola Superior de Polícia Civil
Henrique Saidel
Faculdade de Artes do Paraná – FAP / Professor
Colaborador
Mestre em Teatro – Universidade do Estado de Santa Catarina
– UDESC
Diretor, Ator, Performer e Cenógrafo – Companhia
Silenciosa
Estelionato, roubo, tráfico de drogas, seqüestro,
assassinato, latrocínio, prisão, algema, fuga,
depoimento, inquérito. Entre novembro de 2009 e
março de
2010, essas e outras palavras pouco suaves ocuparam o dia-a-dia de um
grupo de atores, do qual fiz parte, responsáveis pelas
longas (6
a 8 horas) encenações da Delegacia
Laboratório, da
Escola Superior de Polícia Civil do Paraná. Sua
função: a partir de casos reais, construir
simulações de crimes para serem vivenciadas e
solucionadas pelos alunos-investigadores. Seu objetivo: sustentar
situações com o máximo de realismo.
Seu lugar:
delegacias, casas, terrenos, ruas e praças de Curitiba. Este
é o relato e as reflexões geradas por essa
experiência-limite: Realidade?
Simulação?
Verossimilhança? Improvisação?
Interatividade?
Espetáculo? Arte?
Palavras-Chave: Simulação; Verossimilhança; Interatividade; Dramaturgia e Encenação.
- A Montagem Transparente em Isadora.Orb
Jacqueline Pinzon
Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestranda – Processos de Criação
Cênica
– Or. Profa. Dra. Marta Isaacsson
Bolsa CAPES Pró – Cultura
Resumo: A pesquisa examina as articulações entre
teatro e
algumas de suas possíveis associações
com
diferentes mídias tecnológicas no
âmbito da
contemporaneidade. Para tanto, utiliza como objeto de exame a
encenação de Isadora. Orb – A
Metáfora
Final, do performer brasileiro Ricky Seabra. A hipótese do
trabalho é que o espetáculo dramatiza
não apenas
as situações narradas, mas igualmente seus
procedimentos
de cena, o que faz com que Isadora.Orb desvende grande parte de seus
mecanismos operatórios e dessa forma configure a
noção de montagem transparente.
Palavras-chave: montagem cinematográfica; montagem transparente; novas tecnologias
- Princípios de composição, da música à cena, nos espetáculos A Canoa e A Cela.
Jacyan Castilho
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Prof. Dra. Artes Cênicas – UFBA
Prof. Departamento de Fundamentos do Teatro – UFBA
Atriz e diretora Groove Estúdio Teatral
Resumo: A Canoa, encenada em 2009, e A Cela, em 2010, são as duas primeiras produções do Groove Estúdio Teatral, uma iniciativa de dois artistas residentes em Salvador, BA. A premissa de criação deste Estúdio é que, além de se constituir como um núcleo permanente de pesquisa, se debruce sobre os princípios de composição musical que podem nortear a criação teatral. Estas duas produções foram concebidas, assim, segundo estudos de dinâmica, ritmo, plasticidade e harmonia/contraponto, chegando a um resultado cênico que se aproxima do teatro-dança, ainda que se baseie fortemente na palavra. Este trabalho traça em linhas gerais um resumo dos processos criativos de ambas as montagens, baseados nestes princípios.
Palavras-chave: composição,partitura,ator,ritmo,dinâmica
- A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote
Janaina Träsel Martins
Professora Adjunta – Doutora em Artes Cênicas
– UFSC
Resumo: Este artigo desenvolve sobre o processo de
criação vocal da palavra em cena. O foco
está na
dramaturgia do corpo: o imaginário como um caminho para a
composição da ação
física e sonora
da palavra. Trata-se de um acontecimento corpóreo, tecido
pela
percepção, consciência,
imaginação e
interação na atuação
teatral. A pesquisa
teve como experiência cênica a montagem do
espetáculo Dom Quixote, realizado no decorrer do ano de
2010,
com alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC. A montagem
é
um teatro de rua itinerante, que percorre os jardins do campus. Neste
contexto, a pesquisa da ação da palavra reverbera
múltiplas possibilidades perceptivas e
imagéticas, de
acordo com o tecer da dramaturgia do corpo.
- Monólogo: Como Alternativa ao Contexto Cultural e Teatro de Grupo
Jaqueline Valdívia
Curso Técnico em Ator Cênico – Estado do
Paraná
Professora do Curso Técnico em Ator Cênico
– Mestre
em Teatro – UDESC
Nos dias de hoje, o monólogo tem status de
relevância
fundamental no cenário da produção
artística e seu caráter interdisciplinar e
pluriforme
levantam questões de profundo interesse de
análise. Para
tanto, se faz importante compreender que a perspectiva da
construção de monólogo tem estado
vinculada
à possibilidade de refletir sobre seus princípios
provocadores, com a finalidade de discutir as
relações
dadas entre teoria e prática. Dada uma clara
transformação das produções
culturais em
virtude do perfil dos projetos, somadas às dificuldades
próprias da contemporaneidade. Assim sendo, o desempenho do
monólogo no teatro tem modificado o sentido do fazer
teatral,
desde a escolha de esquemas de produção de baixos
custos,
bem como, novos procedimentos de organização e
trabalho
em grupo.
Palavras-chave: Monólogo; Contexto Cultural; Teatro de Grupo.
- Convergências e divergências entre Appia, Dalcroze, Craig e Copeau.
José Ronaldo Faleiro
Programa de Pós-Graduação em Teatro
(Mestrado e
Doutorado) — UDESC
Professor Associado — Doutor em Artes do
Espetáculo pela
Universidade de Paris VIII/Nanterre
Professor-pesquisador no DAC/PPGT/UDESC.
Resumo: Este artigo tem por objetivo comparar princípios (éticos, artísticos, pedagógicos) de quatro personalidades que contribuíram para a reforma da cena ocidental no início do século XX: o suíço Adolphe Appia (Genebra, 1862 — Nyon, 1928), o austríaco-suíço Emile-Jaques Dalcroze (Viena, 1865 — Genebra, 1950), o inglês Edward Gordon Craig (Stevenage, 1872 — Vence, 1966) e o francês Jacques Copeau (Paris, 1879 — Beaune, 1949), a partir das considerações deste último sobre os demais. São analisados pontos de convergência e divergência entre os autores citados, para verificar a repercussão das propostas dos três primeiros no fortalecimento da visão copeliana sobre o teatro e sobre a educação teatral.
Palavras-chave: movimento, ritmo, escola, formação do ator, renovação do teatro.
- O movimento em fluxo: um eixo poético no trânsito entre o treinamento psicofísico e a ação cênica
Leonel Henckes
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Mestrando – Poéticas e Processos de
Encenação – Or. Prof. Dr. Luiz
César Alves
Marfuz
Bolsa CAPES
Resumo: Analisa um grupo de procedimentos de treinamento desvelados em
laboratórios experimentais a fim de identificar como
diferentes
naturezas poéticas reverberam e singularizam-se no processo
pessoal deste ator-pesquisador. Apresenta uma matriz de elementos que
articulados confluem para a noção de movimento em
fluxo.
Discorre a cerca do modo como estes processos de treinamento tem em
comum o movimento e a busca por uma qualidade de
atenção
(fluxo), que permite o jogo com os elementos da vida orgânica.
Palavras-chave: treinamento, movimento em fluxo, ações físicas, atenção
- A sensibilização do músico para o gesto cênico: uma experiência corporal no Projeto pau e Lata
Lilian Maria Araujo de Carvalho
UFRN – mestranda
Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação
–
Prof. Dra. Karenine de Oliveira Porpino
Bolsa REUNI
Componente do Pau e Lata: Projeto
Artístico-Pedagógico,
projeto de extensão da EMUFRN e do Coco de Roda Mestre
Severino.
Professora de Arte da Rede Municipal de Ensino, Natal/RN.
Resumo: Trazendo considerações da cena contemporânea e da formação em Artes Cênicas para o contexto do Projeto de percussão Pau e Lata (PROEX/EMUFRN), a pesquisa em questão objetiva investigar a sensibilização do corpo do músico para o gesto cênico, bem como organizar apontamentos para a realização de um trabalho de criação cênica para percussionistas. Percebe-se o espetáculo musical não apenas como um som para ser ouvido, mas composto também de corpos que necessitam de uma formação para a cena. A pesquisa considera a experiência dos componentes do grupo Pau e Lata a partir do trabalho de preparação corporal e criação cênica do espetáculo Sinfeiria, com base na Antropologia Teatral. Os registros são realizados através de entrevistas, diários de campo, fotografias e vídeos.
Palavras-chave: corpo, cena, percepção, gesto.
- Por uma superação da dualidade interior-exterior no trabalho do ator: a relação ator-personagem esclarecida pela teoria da personalidade de Jean-Paul Sartre
Luciana Cesconetto
Departamento de Música e Artes Cênicas –
UFPel
Professor Adjunto – Doutora em Estudos Teatrais –
Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III
Resumo: Nos artigos que comuniquei nos últimos Congressos da ABRACE, mostrei a presença da dualidade “interior-exterior” em pedagogias para a formação do ator. Demonstrei que Stanislavski foi o precursor desta interiorização e salientei problemas que esta dualidade impõe. No presente artigo exponho a seqüência dessa pesquisa, apontando críticas mais pontuais à dualidade em questão, assim como um esclarecimento inicial para a superação dos problemas constatados. Apropriando-se da teoria da personalidade de Sartre, poderemos compreender de forma mais adequada a relação ator-personagem: esta implica colocar o “eu” (face ativa do Ego) como que “entre parêntesis” para que o ator possa absorver-se no personagem. Absorvido no trabalho, absorvido no personagem, o ator é “consciência irrefletida”.
Palavras-chave: Relação ator-personagem; dualidade interior-exterior; teoria sartreana da personalidade.
- O conceito de verdade na interpretação realista para o Teatro, a partir de algumas conceituações referenciais do Sistema de Interpretação de Constantin Stanislavski.
Luciano Pires Maia
Departamento de Interpretação Teatral da Escola
de Teatro
do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO – Professor Adjunto de
Interpretação.
Professor Adjunto do Departamento de
Interpretação
– UNIRIO – Doutor em Teatro – UNIRIO.
Resumo: O Sistema de Interpretação de Constantin Stanilsvski (1863-1938) apresenta contradições endógenas – na sua própria escritura formal – e de compreensão exógena – na recepção indébita de conceitos – abordadas no artigo, a fim de re-significar o entendimento da verdade na atuação realista para o Teatro. Qual a diferença entre o conceito da verdade na atuação teatral, sob a perspectiva do público, e o da verdade em relação ao entendimento do ator? Quais as suas incompreensões mais freqüentes, tanto por utilizadores do Sistema, por atores profissionais ou por estudantes de interpretação em geral? O artigo recorre ao conceito de falsidade, nos escritos sobre a construção poética de Fernando Pessoa, a fim contrapor à verdade em Stanislavski e a sua utilização em interpretações para o Teatro.
Palavras chave: interpretação realista; verdade e interpretação; Stanislavski e verdade cênica
- Manutenção Cênica do Ator Antônio
Luiz de Oliveira Neto
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
UFRNMestrando – Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de
Criação
Or.ª Prof.ª Dr.ª Vera Lourdes Pestana da
Rocha Ator,
Diretor e Membro do Grupo Graxa de Teatro
Resumo: Nossa pesquisa visa investigar métodos para a manutenção de uma atuação viva por parte do ator tendo como bases os estudos de David Magarshack e de Eugênio Kusnet – pesquisadores das teorias de Stanislávski – de maneira a identificar parâmetros que favoreçam ao ator alcançar ferramentas que o habilitem a trabalhar não somente em vista da criação de uma personagem, mas tendo em mente a necessidade de que a criação atoral seja permanentemente alimentada de forma a não ser corroída pela repetição mecânica durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em grandes períodos temporais. Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do trabalho do ator e não a percepção dessa vitalidade pelo espectador. Trabalho de ator; atuação viva; manutenção cênica; vida da personagem; Stanislávski.
- O Projeto Machadianas
Luiz Eduardo Frin
Programa de Pós-Graduação em Artes
–
Instituto de Artes – UNESP – Mestrando
Artes Cênicas – Profa. Dra. Berenice Albuquerque
Raulino de
Oliveira
Ator, diretor, professor do INDAC – Escola de Atores.
Resumo: O projeto Machadianas do Ágora Teatro investigou as possibilidades do teatro narrativo na comunicação com a platéia contemporânea a partir da obra de Machado de Assis. Neste trabalho procura-se, respaldado por trabalhos de autores como Walter Benjamin, Luiz Alberto de Abreu, Yves Stalloni, Jean-François Lyotard, Hans-Thies Lehmann e Jean Pierre Sarrazac, fazer uma análise preliminar de alguns resultados práticos do projeto. Essa análise investigará a utilização da narrativa em cena na fundamentação de um fazer teatral com características contemporâneas ligadas a uma concepção pós-dramática da encenação, que privilegia fatores como a fragmentação do sujeito e do objeto, a utilização de tempos e de espaços simbólicos e a formalização cênica, entre outros.
Palavras-chave: a narrativa; teatro contemporâneo, Machadianas, Ágora Teatro.
- Estratégias de encenação no teatro de Beckett: cânone e rupturas
Luiz Marfuz
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Professor Adjunto – Doutor em Artes Cênicas
– UFBA
Diretor Teatral, Dramaturgo, Jornalista.
Resumo: Ao minar a estrutura do drama, implodir categorias
clássicas do teatro (ação,
espaço e tempo),
decompor e desfigurar a personagem, Beckett leva o encenador
contemporâneo a se confrontar com uma rigorosa urdidura
dramatúrgica e adotar estratégias que
vão do
cânone às rupturas. Esta tarefa se acentua com o
reconhecimento de que, nas peças do autor
irlandês,
dramatúrgico e cênico se fundem num só
tecido
conjuntivo, que dificulta a tentativa de fissão das duas
escrituras, gerando um trânsito nervoso no campo minado da
representação teatral. Pretende-se, assim,
examinar
certos resultados obtidos por Beckett-encenador, diferentes
estratégias dos diretores para lidar com esta complexa
urdidura
cênico-dramatúrgica, associados às
reflexões
e prática do pesquisador com a montagem de textos do
dramaturgo,
que resultou na tese de doutorado sobre a poética de
implosão no teatro de Beckett.
Palavras-chave: teatro de Beckett; dramaturgia; encenação; Samuel Beckett
- As possibilidades do registro audiovisual nos estudos das artes cênicas.
Maíra Castilhos Coelho
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestrando – Processo de criação
cênica
– Or. Prof.ª Mirna Spritzer
Bolsa REUNI – CAPES
Resumo: O teatro é uma arte que acontece no aqui e agora, e
que
nos dias de hoje vem sendo eternizada pelos registros audiovisuais. Ao
fim de uma temporada ficam as lembranças e os registros. Mas
porque esta necessidade de registrar? O importante não seria
o
encontro e as lembranças? No entanto, o homem sempre buscou
maneiras de registrar os espetáculos, através da
escrita,
da fotografia e de gravações sonoras. Hoje temos
o
vídeo, que além de ser um instrumento de
notação, contribui para a historiografia das
artes
cênicas e pode ser utilizado como um recurso de aprendizagem
para
os atores. Assim, partiremos de alguns conceitos da teoria teatral,
para entender as possíveis
contribuições deste
recurso tecnológico nos estudos desta arte
efêmera, que se
refaz a cada apresentação.
Palavras-Chave: Teatro, ator, registro audiovisual.
- “Sonho de uma noite de verão” para uma auto-etnografia de um processo criativo que dialoga com as teatralidades contemporâneas
Marcial de Asevedo
Programa de Pós-graduação em Artes
–
Mestrado – UFU
Processos criativos – Prof. Dr. Narciso Telles
Resumo: O presente projeto de pesquisa em artes tem como objetivo central o mapeamento e a análise do processo criativo desenvolvido por mim com a montagem da peça Sonho de uma noite de verão a partir de conceitos e teorias advindos das teatralidades contemporâneas. Nesse sentido, dois princípios são essencialmente trabalhados nesse início de criação: a abordagem corporal do texto dramatúrgico e a hibridez de linguagens. A corporeidade dos atores desenvolvida a partir do pensamento labaniano sobre espaço e tempo, conduzindo a uma tradução física da poética shakespereana, e estando a serviço de linguagens diversas tais como o teatro físico, a commedia dell’arte, o butô, e até de estratégias de interpretações realista e distanciada. Refletindo sobre as possibilidades expressivas de poética, encenação e criatividade.
Palavras-chave: contemporaneidade, processo criativo, dramaturgias.
- Trilha sonora ou não: eis a questão
Marcos Chaves
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestrado – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr.
Clóvis Dias Massa
Bolsa PROF-CAPES
Ator, Diretor, Músico e Compositor – Grupo Farsa
Resumo: Pensando nas sonoridades na cena, trilha sonora não é a melhor designação no teatro, pois não há uma clareza nesta nomenclatura. Se formos citar as músicas da peça teatral, música cênica é uma referência adequada. Sonoplastia é outro termo, da parte sonora do espetáculo, que abrange no “inconsciente coletivo” dos artistas teatrais os sons feitos para ambientações. Todavia, trilha sonora no teatro é termo usado em todo o Brasil, aparece hoje na área”de várias formas, e cabe a nós, artistas, assimilar o que abrange o termo. Talvez o movimento ao contrário sirva como para reforçar o entendimento sobre os sons do espetáculo, ao invés de procurar novos nomes que se encaixem melhor no trabalho, re-significar trilha sonora pode ampliar o debate sobre o tema.
Palavras-chave: trilha sonora, teatro, música, processo de criação.
- Corpo e imagens que imaginastes
Maria Ângela De Ambrosis P Machado
Escola de Música e Artes Cênicas-UFG
Professora Adjunta – Doutora em
Comunicação e
Semiótica
Prfª Msª Marcela dos S Lima
Escola de Música e Artes Cênicas – UFG
Professora Assistente – Mestre em Artes Cênicas
– UFBA
Resumo: Esse estudo baseia-se na análise dos processos criativos para a construção do espetáculo Claricianas dos alunos do primeiro ano do curso de Artes Cênicas da UFG. Objetivamos refletir sobre construção de um estado orgânico de atuação do ator confluindo corpo, voz e imagem cênica Compreendemos que este estado orgânico desenvolve-se no contexto de busca de novas formas perceptivas e expressivas no trabalho criativo do ator. Esse processo tem por base o trabalho de criações de partituras corporais/vocais a partir de imagens da obra Água Viva de Clarice Lispector.
Palavras chaves: corpo, imagem, processos de criação
- Ator-criador – aspectos da autonomia do ator em processos coletivos
Marília Gabriela Amorim Donoso
Programa de Pós-Graduação em Artes
– UNESP
Mestrando – Estética e poéticas
cênicas
– Or. Prof. Dr. José Manuel Lázaro O.
Ramírez
Resumo: Proliferam em pesquisas acadêmicas e no
discurso de
grupos teatrais nomenclaturas diversas para se referir ao trabalho do
ator: ator-criador, ator-autor, ator-encenador, ator-montador,
ator-compositor, entre outros. Por que a necessidade de se denominar um
“ator-criador”? O que todos estes termos
têm em comum?
O impulso de revalorização do ator nos processos
de
criação contemporâneos torna-se
evidente ao se
constatar sua interferência na autoria da obra e a
consolidação de uma maior autonomia na
produção de espetáculos e na
gestão de
grupos, aspectos estes que foram influenciados por
manifestações da arte pós-moderna,
como a
performance e o happening, e fomentados nas montagens de
criação coletiva a partir da segunda metade do
século XX.
Palavras-chave: ator-criador, criação coletiva, autoria.
- Presença como movimento
Marta Isaacsson de Souza e Silva
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– Professor Associado – UFRGS
Doutor em Estudos Teatrais – Université de Paris
III
Bolsista Pq – CNPQ
Resumo: No exame da dinâmica do pensamento das práticas cênicas multimídias, o estudo discute o sentido de presença tão caro nos processos de criação cênica. Sustenta a proposição de que a presença seja abordada não como um estado particular do ator, incorporado aos limites de seu corpo, mas reconhecida como um fluxo de trocas que se estabelece no interior da cena. Desenvolvida no “entre”, a presença aparece como movimento do diálogo dos diferentes agentes da cena. A questão que se impõe é então a de reconhecer as peculiaridades de um diálogo efetivamente promotor de presença.
Palavras-chave: cena multimídia – presença – intermedialidade
- Análise comparativo de dois processos de criação teatral realizados pelo grupo de investigação IPROCAE.
Martín Miguel Rosso
Master em Artes Cênicas – UFBA
Profesor Titular – Universidad Nacional del Centro de la
Provincia de Buenos Aires (UNCPBA) – Argentina
Resumo: O trabalho tem como finalidade apresentar um
análise
comparativo na forma de composição das
seqüências das Ações
Físicas de dois
processos criativos realizados pelo grupo de
investigação
IPROCAE. A primeira proposta, “Chacais e
árabes” de
Kafaka, com direção de M. Rosso e a segunda,
“Tio
Bewrkzogues” com direção P.
Fernández.
Este grupo de pesquisa pretende estudar ao teatro não como
um
fenômeno literário ou
lingüístico senão
como um fato artístico, prático e vivencial,
pesquisando
a prática cênica simultaneamente a sua
realização.
Palabras-chaves: Pesquisa – Procedimentos metodológicos – Criação
- Música popular e teatro dialético: cantar o texto e dizer a canção
Maurilio Andrade Rocha
Programa de Pós Graduação em Artes UFMG
Prof. Associado – Estudos Avançados em
Ciências
Musicais – Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Na presente comunicação discutiremos nossa pesquisa teórica e prática que envolve, desde 2005, o uso cênico da canção popular enquanto música-gestus dentro dos processos criativos da Cia Teatral ZAP 18. Discutiremos nossas experiências com a adaptação de Mãe Coragem e Seus Filhos, fundamentalmente baseada no uso de várias vertentes da canção popular brasileira e apresentaremos o projeto Teatro Imediato, centrado nas relações entre teatro e realidade e onde nossa abordagem foi focada no treinamento de atores para a interpretação de canções na cena enquanto texto teatral. Apresentaremos nosso uso da canção como material cênico em si – onde sua letra passa a ser texto a ser dito – a partir da criação musical, de estudos sobre recepção e do trabalho de treinamento de atores.
Palavras chave: canção popular; teatro dialético; música-gestus
- Um processo de criaҫão onde o protagonista é a personagem
Máximo José Gómez
Consejo de Investigación da Universidad Nacional
de
Tucumán. – Argentina
Professor Adjunto Facultad de Artes (UNT) -Mestre em Teatro
– UDESC –
Resumo: Fazer uma análise da personagem partindo do lugar que ocupa nos processos de produҫão cênica nas instituicões educativas, tem como objetivo revalorizar um dos elementos fundamentais do teatro e do sentido moderno de teatralidade. As condicões culturais contemporâneas modificam a idéia e os códigos que este conceito tinha na antiguidade. Com o surgimento de fenômenos atuais – como os realitys shows e o apagamento dos limites entre ficҫão e realidade que leva aos indivíduos a construir o espetáculo na vida – a personagem modifica suas condicões. Aquela ficcão encarnada no ator e distinta de ele, sofre uma fragilizacão se ele é olhado desde uma concepcão clássica. Esta reflexão se realizara analisando um processo de criacão que partiu do recurso da mascara.
Palavras chaves: personagem – teatralidade – máscara
- Quando a memória é uma arte – Primeiros rastros do conceito de Memória encontrados na obra “A Preparação do Ator”, de Stanislavski.
Melissa dos Santos Lopes
Co-autor: Miguel Dahma
Programa de Pós Graduação em
Artes-UNICAMP –
doutoranda
Or. Prof. Dr. Renato Ferracini
Resumo: O artigo busca rastrear o conceito em arte do termo Memória na obra do encenador russo Constantin Stanislavski aproximando as experiências vivenciadas no Teatro de Arte de Moscou das ideias propostas pelo filósofo Henry Berson.
Palavras chave: memória, subconsciente,ação física, trabalho do ator
- A escuta que transforma o olhar e impulsiona a criação cênica.
Meran Vargens
Programa de Pós graduação em Artes
Cênicas
– UFBA – Professora Adjunto II
Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC –
UFBA e
Pós-doutora pelo IA- Unicamp – SP
Atriz, diretora teatral, diretora da Cia de teatro Os Bobos da Corte.
Resumo: Busca-se analisar a eficácia e as
implicações da pesquisa de campo como meio de
formação e criação
cênica. Para tal,
revela os primeiros resultados da pesquisa de pós-doutorado
(desenvolvida no IA-UNICAMP-SP sob supervisão da Profa. Dra.
Regina Polo Muller), na qual 7 atores foram às ruas do Rio
de
Janeiro escutar histórias de vida para construir narrativas
cênicas; aborda a preparação do ator
para ir a
campo e a relação entre campo e sala de ensaio;
utiliza o
processo criativo de 2 atrizes para estabelecer elos entre
ator,
diretor, atores entre si e histórias de vida selecionadas,
nas
estratégias de criação colaborativa. A
pesquisa
ancora-se no universo interdisciplinar da relação
do
teatro com a oralidade, da relação entre Teatro,
Performance e Antropologia Social e dos contadores de
história.
Palavras-chave: pesquisa de campo, voz, processo de criação, narrativa cênica, formação.
- A imaginação no método das ações físicas de K. Stanislávski
Michele Almeida Zaltron
Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Arte
– UFF
Mestranda – Teorias da Arte –
Orientação:
Profª. Drª. Martha Ribeiro /
Co-Orientação:
Profª. Drª. Nair D’Agostini
Bolsa Reuni
Resumo: O presente estudo trata-se de uma reflexão sobre o uso da imaginação através do método das ações físicas de K. Stanislávski. Ao enfocar o processo de concretização da imaginação no corpo do ator, observou-se que este elemento influencia a qualidade artística da realização da ação, o que leva a considerá-lo como um dos impulsos primordiais para o alcance da integralidade psicofísica no trabalho do ator.
Palavras-chave: imaginação, método das ações físicas, K. Stanislávski
- Ator e palavra: práticas da vocalidade
Mirna Spritzer
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Doutora em Educação-UFRGS
Atriz, Diretora e radialista
Resumo: O presente trabalho apresenta a experiência de atores
com
a leitura vocalizada . Entende esta forma de trabalhar a
relação do ator com a palavra como
exercício da
vocalidade e da escuta, valorizando a imagem, a sonoridade e as
qualidades do texto, ao mesmo tempo em que propõe um jogo de
texturas e encantos na intencionalidade do ler para o outro e na
presença da voz. Estuda as reflexões de Paul
Zumthor e
Jerzy Grotowski, apropriando as idéias de performance da
leitura
e corpo-memória. Utiliza para o trabalho a
prática com
contos de autores brasileiros. Problematiza, enfim, as premissas da
imaginação, atenção e
concentração imersas nas práticas da
voz e da
palavra.
Palavras-chave: ator, vocalidade, leitura, imaginação.
- A construção da identidade figurativa da personagem: um processo semiótico
Mona Magalhães
Departamento de Interpretação – Escola
de Teatro
– UNIRIO
Professora Adjunta – Doutora em Estudos
Linguísticos
– UFF
Resumo: Neste trabalho procuro relatar algumas respostas e
novas
questões que surgiram a partir da minha pesquisa de
doutoramento
– Maquiagem e Pintura Corporal: uma análise
semiótica. As maquiagens do espetáculo
teatral O
Carrasco, do Grupo Amok Teatro, são utilizadas para
exemplificar
a construção da identidade figurativa da
personagem. Na
sociedade toda e qualquer maquiagem é um vetor
social
que faz parte da construção da
identidade
figurativa de um sujeito, constituído por movimentos e
envolturas. No simulacro teatral, uma semiótica
sincrética, essa construção figurativa
é
fundamental para a caracterização da personagem,
contudo,
a maquiagem, uma linguagem
artística constituída de plano da
expressão e
plano do conteúdo, assume a
função de outros
vetores, como estabelece Pavis (2008): acumulador (raça,
profissão, famílias); conector
(oposição de
rostos); secionante (mudança de
aparência). Se na
sociedade a maquiagem, uma inscrição
efêmera sobre
a superfície da pele (uma envoltura corporal), coloca em
contato
ou separa o sujeito dos grupos sociais, no teatro, ela
também
é uma fronteira, porém separa o ator e contata a
personagem com o público.
Palavras-chave: Maquiagem, semiótica, O Carrasco.
- Improvisação e relação ator/espectador
Mônica Mello
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFBA
Doutoranda – Poéticas e Processos de
Encenação – Or. Daniel Marques da Silva
Bolsa CAPES
Atriz pesquisadora – Teatro do Instante,
Brasília/DF
Resumo: A investigação acerca dos princípios que alicerçam o trabalho de ator é uma constante, justamente por que é a partir do conhecimento desses que o ator tem autonomia para transformar seu fazer artístico de maneira consciente e reflexiva. A pesquisa a que se refere o presente artigo, busca identificar os princípios que regem o trabalho de ator e entende que estes podem ser desenvolvidos por meio da improvisação. A noção de improvisação aqui pensada, não somente a considera como um desses princípios, como também a vislumbra como meio de treinamento para que o ator possa fortalecer esses seus alicerces de modo geral. Dentre estes princípios destaca-se a relação ator/espectador que tem no espaço da improvisação realizada publicamente uma excelente oportunidade para ser aprimorada.
Palavras chave: Improvisação, Treinamento, Princípios
- O processo de criação dos figurinos na montagem “Rojo” inspirada em Almodóvar e Kahlo
Nara Salles– Doutora, Professora do Programa de
Pó-Graduação e Artes Cênicas
UFRN/UFAL
Joelle Malta e Silva – Graduanda – Curso de
Teatro
– NACE/UFAL
Carolina Moreira Salles – Graduanda de Design de Moda
–
ULBRA/RS
Tácia Albuquerque – Graduada em Pedagogia
– NACE/UFAL
Jonatha de Albuquerque Vieira – Graduado em Teatro
–
NACE/UFAL
Elizandra Lucca – Especialista no Ensino do Teatro
–
NACE/UFAL
Laís Souza Queiroz – Graduanda em Teatro
– NACE/UFAL
Karina Mayara da Silva – Bolsista PIBIC Júnior
–
FAPEAL/ NACE/E.E. Moreira e Silva
Resumo: O artigo focaliza o processo criativo dos figurinos para o
espetáculo denominado “Rojo”, decorrente
de uma
pesquisa multi-linguagem em andamento, que está
proporcionando
um aprofundamento teórico prático, sob a
ótica da
arte contemporânea, das obras dos artistas Pedro
Almodóvar
e Frida Kahlo, assim como no campo estético da
poética do
espetáculo e técnico na montagem teatral,
desvendando os
processos criativos propostos para: cor, textura, luz, texto,
cenografia, partituras corpóreo/vocais, enfocando as
seguintes
dimensões: 1 – figurino, 2 –
atuação,
trabalho corporal do ator/atriz, 3 – cenário, 4
–
dramaturgia, 5 – música/sonoplastia, 6 –
iluminação; sob a ótica do teatro
pós-dramático, visando a
construção de uma
estética constituinte para processos criativos colaborativos
na
montagem cênica.
Palavras-Chave: Figurino, Processos Criativos Colaborativos, Encenação.
- La nube rosada: Reflexões acerca do processo de criaҫão: objetos, sombras e atores.
Nerina Dip
Consejo de Investigación da Universidad Nacional
de
Tucumán – CIUNT – Argentina
Professora Adjunta – Mestre em Teatro – UDESC
Resumo: Através deste artigo proponho uma reflexão acerca de alguns conceitos e diretrizes que acompanharam meu processo de criação dramatúrgica e de encenação da obra La Nube Rosada. O espetáculo, dirigido para crianças, ficou em cartaz durante os anos 2008 e 2009 na sala teatral La Colorida, Tucumán, Argentina. Meu foco de estudo se dirige ao confronto entre o processo de criação do ator formado exclusivamente em técnicas interpretativas, com outras linguagens cênicas como o teatro de sombras e a manipulação de bonecos. A criação do referido espetáculo, bem como sua encenação, resultaram desse confronto onde interpretação do ator precisou se deslocar em função do objeto, da fabula e da sombra. Essa reflexão expõe os exercícios e treinamentos como referencias da criação do material poético.
Palabras Chave: linguagens cênicas – exercícios – encenação
- Caos e Processo de Ensaios
S. Patrícia Fagundes
Professora substituta – UFRGS
Doutora em Ciências do Espetáculo –
Universidad
Carlos III (Madri)
Diretora de teatro
Resumo: Na cena contemporânea, a relação entre arte e ciência transcende o uso de recursos tecnológicos na produção artística, articulando uma zona de intercâmbio entre conceitos, idéias e imagens que colaboram na composição de novos mecanismos para pensar o mundo e a própria criação teatral. Este trabalho propõe um diálogo entre as denominadas teorias do caos e o processo criativo da cena, que pode ser considerado como um sistema aberto não linear, distante do equilíbrio e muito suscetível às condições iniciais, atravessado por turbulências e desvios. Através da consideração de princípios desenvolvidos por cientistas como Heisenberg, Bohr, Lorenz e Prigogine, assim como da física atomista de Lucrecio, procuraremos colaborar na reflexão sobre as complexas dinâmicas do universo de ensaios.
Palavras-chave: processo de criação- dança contemporânea
- Reflexões sobre a criação do espetáculo VEIA
Patrícia Gomes Pereira
Professora Assistente da Graduação em
Dança da UFRJ
Mestre em Ciência da Arte – UFF
Bailarina, coreográfa e pesquisadora
Resumo: Este trabalho apresenta e discute o processo de criação do espetáculo VEIA, dirigido por Patrícia Pereira, construído num processo colaborativo com integrantes da Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ e profissionais convidados da área do teatro e da música. “Veia” trata de relações de poder, controle, opressão e rebeldia que os homens estabelecem entre si e são revelados na cena. A pesquisa de movimento teve como referência principal os Fundamentos da Dança, de Helenita Sá Earp, aplicados na construção das aulas de dança contemporânea e nos laboratórios de criação. Durante o processo, a realização de performances foi fundamental para criação de cenas e para o roteiro final do espetáculo. Refletir sobre as metodologias desenvolvidas na construção desta obra é a proposta desta comunicação.
Palavras-chave: corpo; rebeldia; criação.
- Tadashi Suzuki: uma proposta para o teatro na pós-modernidade.
Patrícia Lima Castilho
Programa de Pós-Graduação em Artes
– IA/UNESP
Mestranda – Artes Cênicas: Teoria,
Prática,
História e Ensino – Or. Prof. Dr. Wagner Francisco
Araujo
Cintra
Atriz e professora de teatro
Resumo: A proposta do artigo é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939-) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da idéia da atuação como a auto-expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidade.
Palavras-chave: Tadashi Suzuki, Ator, Encenação, Teatro Japonês, Teatro contemporâneo.
- El proceso de creación de Tío Berwkzogues: matrices y lógica de construcción.
Paula Fernández
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.
Facultad de Arte. Profesora.
Mestre em Artes Cênicas. UFBA.
Docente del área Dirección Teatral. Facultad de
Arte,
UNCPBA. Tandil. Buenos Aires. Argentina. Investigadora del CID: Centro
de Investigación Dramática. Actriz y directora de
teatro.
Resumen: El presente artículo se inscribe dentro del proyecto de investigación “Experimentación y análisis de procesos creativos en artes escénicas” realizado en la Facultad de Arte de la UNCPBA. Este proyecto tiene como propósito escenificar textos no teatrales y analizar sus procesos de creación en el marco teórico desarrollado por la Crítica Genética. Este trabajo propone un análisis del proceso de creación de Tío Berwkzogues, texto literario de Osvaldo Lamborghini que fue dirigido por quien escribe a fines del 2009. El objetivo es revisar algunos de los núcleos de sentido que se fueron configurando durante el proceso de creación –tales como la utilización del sonido y la construcción de lo masculino- con el propósito de inferir la lógica total del espectáculo.
Palabras llaves: Proceso de creación – núcleos de sentido- lógica de construcción.
- O trabalho de Angel Vianna na preparação corporal de atores
Paulo Luiz de Aguiar Trajano
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNIRIO
Mestrando
Resumo: Minha pesquisa tem como objeto de estudo a
preparação corporal de atores, baseada no
trabalho criado
pela bailarina Angel Vianna, Consciência pelo movimento e
jogos
corporais. Meu objetivo é investigar princípios,
especificidades e procedimentos que fazem do trabalho desta
artista-pesquisadora, uma metodologia consistente na
preparação corporal de atores. Dividirei meu
estudo em
três etapas, onde analisarei a
preparação corporal
em quatro espetáculos diferentes. 1º) O casamento
Branco,
de Tadeusz Rosewicz (a partir de registro em DVD). 2º) O
retrato
de Gógol (onde trabalharei como ator, e Angel Vianna
fará
a preparação corporal). 3º) Duas
versões de
Gota d’água, de Paulo Pontes e Chico Buarque.
(montagens
nas quais exerci a função de preparador
corporal). Nesta
pesquisa, pretendo utilizar alguns conceitos da teoria da complexidade,
elaborados por Edgar Morin. E ainda referenciais advindos do teatro
como área de conhecimento (Decroux, Meierhold e Grotowski).
Palavras-chave: ator, corpo, preparação corporal, Angel Vianna, complexidade.
- Conceituar a experiência: expressividade de corpos sensíveis
Renata Bittencourt Meira
Universidade Federal de Uberlândia
Docente da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais:
Graduação em Teatro
Programa de Pós Graduação em Artes
Doutora em Educação –
Laboratório de Ensino
de Arte – UNICAMP
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de criação de estratégias para a formação corporal do artista cênico. O campo de investigação são as disciplinas de consciência e expressão corporal, ministradas há dez anos e em constante recriação. Algumas certezas e muitos questionamentos conduzem a prática acumulada a cada semestre. As leituras acerca do método Klauss Vianna, da análise de movimento de Laban e do Dicionário de Antropologia Teatral têm possibilitado a socialização dos processos individuais e a condução da criação de movimentos expressivos. Nestas leituras encontramos delicadas diferenças, ricas nuances e fortes coincidências que atendem as necessidades da complexidade de processos formativos coletivos que objetivam o desenvolvimento da expressividade de corpos sensíveis.
Palavras chave: corpo, ensino de arte, artes cênicas
- A Prática da Meditação Tibetana em um Processo de Criação.
Rochele Resende Porto
Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas
– UFRGS
Mestranda – Processos de Criação
Cênica
– Or. Profa. Dra. Mirna Spritzer
Bolsa REUNI
Atriz
Resumo: Este trabalho apresentará uma parte da pesquisa, que
continua em andamento, a qual procura integrar aspectos do ensinamento
budista tibetano ao trabalho do ator. Para tanto utiliza a
meditação tibetana como exercício
principal. Esta
prática é executada primeiramente pela
própria
atriz/pesquisadora e depois experimentada em um processo de
criação, cuja montagem trata do cotejo da
dramaturgia de
Beckett, com o texto “Canção de
Ninar”, e o
estilo Clown. Através da prática meditativa o
grupo
procura encontrar um “estado de vazio” e se abrir
as suas
possibilidades, buscando assim descobrir novos caminhos criativos. Os
relatos e as observações desta
experiência
são a principal motivação para
estabelecer as
relações entre a prática teatral e a
meditação tibetana.
Palavras-chave: ator, diretor, meditação tibetana, processo de criação.
- O fenômeno pós-dramático one-man show brasileiro.
Rodrigo César do Nascimento Xavier
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
– UFRN – Mestrando
Teatro – Orientador Prof. Dr. Alex Beigui de Paiva Cavalcante
Bolsa D/S CAPES
Resumo: A orientação desse estudo se dá no sentido de apontar os primeiros passos na pesquisa sobre o One-man Show e sua inserção na cena brasileira na última década. Assim, apresentam-se como objetos a serem estudados: o artista que centraliza conhecimentos e se relaciona com todos os elementos constitutivos da cena; o texto, de estrutura mais épica que dramática; e o espectador de quem se espera criticidade e participação. Tal pesquisa faz-se necessária para se compreender, não somente o fenômeno, mas também algumas características do teatro pós-dramático brasileiro.
Palavras-chave: One-man Show, comédia, teatro pós-dramático.
- A voz cênica de atrizes brasileiras: técnica e estratégias de projeção vocal
Suely Master
Professor/pesquisador do Instituto de Artes da UNESP
CAPES
Fonoaudióloga e Professor Adjunto Doutor do DACEFC
–
UNESP. Campus São Paulo
Resumo: O presente trabalho envolve uma questão complexa devido ao seu caráter inovador no âmbito da cultura desenvolvida no Brasil relativa às práticas e teorias em torno da técnica vocal para atores. De fato, existe ainda hoje um padrão de “impostação vocal” que por esconder as diferenças entre vozes, torna todas as emissões semelhantes, padronizadas e por isso, vazias de significado. Assim estereotipadas, estas vozes passam então a não mais dar conta da sua função expressiva no que tange ao teatro. Por outro lado, ainda que restritos às universidades brasileiras, mas relativamente melhor divulgados nas metrópoles culturais, temos os mais atualizados estudos de técnicas vocais que se baseiam em novos conceitos científicos da fisiologia e ainda, em moderníssimos aparatos tecnológicos que permitem, por exemplo, uma análise acústica computadorizada em tempo real. Este conhecimento técnico é básico para o ator que tem na sua voz um instrumento de trabalho, e antecede a possibilidade de expressão artística.
Palavras-chave: projeção vocal, voz do ator, técnica vocal, expressão vocal.
- As contribuições de Stanislávski, Decroux, Grotowski e Barba para o desenvolvimento do conceito de ação-física
Umberto Cerasoli Jr
Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas
da ECA– USP
Mestrando – Prática e Teoria do Teatro –
Or.Prof.
Dr. Clovis Garcia
Bolsa FAPESP
Pesquisador do CEPECA (Centro de Pesquisa em
Experimentação Cênica do Ator, da
ECA/USP)
Resumo: Após apresentarmos uma definição de ação-física, examinaremos os aspectos relacionados ao conceito na prática e no discurso de Stanislávski, para, em seguida, observarmos como as propostas de Decroux, Grotowski e Eugênio Barba adaptam e alargam a noção inicial.
Palavras-chave: ação-física, Stanislávski, Decroux, Grotowski e Eugênio Barba
- O ator co-criador e o work in process na criação audiovisual contemporânea
Walmeri Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Semiótica PUC-SP
Doutoranda – Processo de criação em
diferentes
mídias– Or. Prof. Dr. Arlindo Machado
Professora Assistente do Instituto de Cultura e Arte – Curso
de
Cinema e Audiovisual – Universidade Federal do
Ceará
Resumo: Ao propor um olhar sobre as bases de
criação do
ator co-criador ( Ribeiro:2010) e suas
contribuições para
uma estética da espontaneidade, almejada na cena audiovisual
contemporânea, este artigo visa discutir o work in process na
produção audiovisual, propondo um
diálogo entre os
estudos da Performance ( Cohen, Zumthor, Lichte) e o Processo de
criação como Rede(Salles:2006). Como objeto de
análise tomaremos os processos de
criação de obras
como Crime Delicado e O amor segundo B. Schianberg do diretor Beto
Brant.
Palavras-chave: Ator co-criador, Estética da espontaneidade, Work in process
- Montagem Galileu Galilei: a partir da obra Vida de Galileu de Bertolt Brecht.
Yaska Antunes
Professora Adjunta do Curso de Teatro – Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em Sociologia (Teatro) – Universidade de São Paulo
Bolsista FAPEMIG
Resumo: Este artigo fala do processo, das tentativas e erros experimentados pelos atores-pesquisadores no projeto que deu origem ao espetáculo “Galileu Galilei” a partir de “Vida de Galileu”, peça clássica de Bertolt Brecht. O relato expõe o duplo desafio enfrentado pelo grupo ao se confrontar tanto com a complexidade do texto quanto com a dificuldade de apropriação da técnica do teatro épico-dialético: o Verfremdungseffekt e o Gestus. A tentativa de se aprofundar na compreensão destes dois princípios foi fundamental para conseguir perceber Galileu como um homem concreto, noção alinhada com a concepção marxista segundo a qual – nos diz Rosenfeld – “o ser humano deve ser concebido como o conjunto de todas as relações sociais” (2008, p.147).
Palavras-chave: Teatro Épico-Dialético, Bertolt Brecht, Vida de Galileu