VIII Congresso da ABRACE - Mesas
temáticas
Mesa temática - Somática e Performatividade na Prática como Pesquisa
ARAÚJO, Márcia Virgínia Bezerra de; CAETANO, Patrícia de Lima; DANTAS, Monica Fagundes; FERNANDES, Ciane; SERRANO, Leonardo Sebiane; TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz. Somática e Performatividade na Prática como Pesquisa. Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal da Bahia; Universidade de Brasília.
RESUMO
A proposta inspira-se em algumas modalidades de pesquisa relacionadas à prática que vêm sendo desenvolvidas neste milênio, como opções reconhecidas no âmbito acadêmico internacional. Essas novas estratégias vêm sendo nomeadas como prática criativa como pesquisa, performance como pesquisa, pesquisa performativa, pesquisa somática, pesquisa através da prática, pesquisa de estúdio, prática como pesquisa ou pesquisa guiada pela prática. Na mesa proposta, associaremos o campo da somática com a vivência performativa, explorando meios criativos e integrados de investigar, interagir e escrever em movimento. Cada professor trará suas contribuições específicas para a exploração metodológica que se cria no processo da prática somático-performativa, de onde emergem conceitos e análises com coerência particular e relevância coletiva.
PALAVRAS-CHAVE: Somática: Performatividade: Prática: Pesquisa.
ABSTRACT
The proposal is inspired in some practice-related research modalities which have been developed in this millenium, as recognized choices in the international academic context. These new strategies have been called creative practice as research, performance as research, performative research, somatic research, research through practice, studio research, practice as research or practice-led research. In the proposed round table, we will associate the somatic field to performative experiencing, exploring creative and integrated means of investigating, interacting, and writing in movement. Each professor will bring his/her own specific contributions to the methodological exploration that is created in the process of somatic-performative practice, from where concepts and analysis emerge, with particular coherence and collective relevance.
KEY-WORDS: Somatics: Performativity: Practice: Research.
Mesa temática - Corpo, arte e pesquisa em Klauss Vianna, entre-lugares de dança e teatro
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Campinas: IA/UNICAMP & NAVAS ALVES DE CASTRO, Cássia. Campinas: PPGADC/IA/UNICAMP; professora & TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPGAC/PPGEAC, Professora Adjunta. Corpo, arte e pesquisa em Klauss Vianna, entre-lugares de dança e teatro.
RESUMO
Reflexão
crítica sobre o trabalho de Klauss Vianna (1928-1992), que busca
problematizar sua inscrição na contemporaneidade, mediante olhares
provenientes de grandes campos - história, poéticas da arte e
educação somática. Valendo-se destes eixos, pretende-se enunciar e
debater ideias sobre sua inserção no tecido da cultura brasileira,
localizando-o em topologias da modernidade e da pós-modernidade em
arte. Com base em pesquisas sobre suas ações no campo da formação,
criação e difusão, ao longo de sua trajetória em Belo Horizonte,
Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, a reflexão parte de suas
questões fundamentais, ancoradas na investigação do corpo - em
dança e teatro - expandido nas artes da cena e na
sociedade de seu tempo. Neste sentido, o “conhecimento em Klauss
Vianna” é encarado como “entre-lugar”, aqui considerado como
novo território da arte. Novo porque historicamente revisitado ou
porque organizado a partir de registros atuais de percepção.
Este território também se constrói à luz de índices encontrados
na “família Vianna”, além daqueles revelados pelo saber-fazer
de colaboradores, alunos, bailarinos e atores.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo, arte, cultura, dança contemporânea no Brasil, teatro
ABSTRACT
This paper presents a critical reflection on the work of Klauss Vianna (1928-1992), trying to situate him in contemporary society through glances at fields such as history, poetics of art and somatic education. Drawing on these axes, we try to enunciate and discuss his position in the fabric of Brazilian culture, locating him in the topologies of modernity and post-modernity in art. Based on research about his actions in the fields of training, creation and popularization during his career in Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro and São Paulo, our reflection starts from his core interests, based in physical body research - in dance and in theatre - expanded into the performing arts and the society of his time. In this sense, the "knowledge about Klauss Vianna" is seen as an "in-between place", and is here considered as a new field of the art. New because historically revisited or because organized from current records of perception. This territory is also built in light of indications found within the "Vianna family", beyond those revealed by the know-how of employees, students, dancers and actors.
KEYWORDS: Body, art, culture, Brazilian contemporary dance, theatre
Proposta de Mesa Temática - Corpo, técnica e vazio: a cena expandida contemporânea e os diálogos interculturais com o Oriente.
GOUVEIA, Ana Paula Martins; PLÁ, Daniel Reis. QUILICI; Cassiano Sydow. Corpo, técnica e vazio: a cena expandida contemporânea e os diálogos interculturais com o Oriente. Campinas/São Paulo/Santa Maria: UNICAMP/USP/UFSM. ESAP/USP (Pós-Doutorado); UFSM; UNICAMP.
RESUMO
A mesa parte de questões emergentes na cena expandida contemporânea sobre corpo, percepção e experiência, trazendo abordagens que privilegiam novas formas de diálogo com referências orientais (em especial o Budismo). Cassiano Quilici tratará das experiências do vazio em performances que privilegiam a problematização da representação, buscando a produção de estados de “presença” e formas de encontro e comunicação menos mediadas pelo simbólico. Ana Paula Gouveia tematizará as próprias noções de corpo e de “eu” subjacente a práticas do ator, a partir de uma abordagem aprofundada de conceitos advindos da tradição budista. Daniel Plá tratará do treinamento de atores com base nas práticas contemplativas partindo de pesquisas desenvolvidas na Inglaterra e Estados Unidos que repensam as técnicas do ator a partir dos conceitos de treinamento psicofísico, cultivo, awareness e mindfulness.
Palavras-chave:Corpo, não-eu, vazio, técnica, awareness.
ABSTRACT
The discussion we would like to propose for the ABRACE meeting this year emerges from issues on the contemporary expanded scene on body, perception and experience. We would like to put into debate approaches that favor new forms of dialogue with oriental references, particularly concerning Buddhism. Cassiano Quilici will talk about experiences of emptiness in performances that emphasize the question on representation, seeking the production of states of “presence” and ways of communication and meeting that are not overly mediated by the symbolic. Ana Paula Martins Gouveia will present a philosophical approach about body and the so called “I” that arises on the Buddhist tradition, in the attempt to investigate the practices of the actor even before the actor is considered to be present. Daniel Pla's presentation will focus on aspects of the actor’s training based on contemplative practices covering some practical examples from England and the United States; his work mainly reconsiders the techniques of acting from the concepts of psychophysical training, mind cultivation, awareness and mindfulness.
Keywords:Body, selflessness, emptiness, technique, awareness.
Mesa temática - Desmontagens – o partilhamento escancarado de performances solo
CASTILHO, Jacyan (Jacyan Castilho de Oliveira); KEISERMAN, Nara (Nara Waldemar Keiserman); LEAL, Mara (Mara Lucia Leal). Desmontagens – o partilhamento escancarado de performances solo. Salvador, Rio de Janeiro, Uberlândia: UFBA, Profa. Adjunta; UNIRIO, Profa. Associada; UFU/CNPQ/FAPEMIG, Profa. Adjunta.
RESUMO
Reflexões sobre os processos de montagem cênica, com seus procedimentos e implicações éticas e estéticas, em trabalhos solo realizados pelas pesquisadoras. Nestes, há uma ênfase na corporeidade perceptiva, entendida como certo tipo de atuação que integra arte e vivência, ações no mundo e na cena, e aposta no compartilhamento de experiências como via de comunhão com o espectador. As atrizes pesquisadoras propõem um modelo de Mesa em que haja imbricamento entre a cena, que revela sua genética, e a crítica sobre ela. Tal modelo está fundado no conceito de “desmontagem” (Diéguez, 2009), que vem sendo trabalhado por pesquisadores latino-americanos, e tem se revelado como estratégia artístico-pedagógica eficiente para o desvelamento de percursos, engrenagens e impulsos geradores das escolhas feitas pelo artista. A diversidade do material cênico analisado possibilita discussões sobre a constituição do sujeito criador, ao expor diferentes abordagens para conteúdos assemelhados, como memória autobiográfica e afetiva; questões de gênero; embates entre cena e literatura e a presença de um “eu” performativo, presentes nos solos das três pesquisadoras.
PALAVRAS-CHAVE: desmontagem: processo: solo: compartilhamento.
ABSTRACT
The roundtable proposes a discussion on some processes of stage performing, with its procedures and ethical and aesthetic implications, in solos performed by the three researchers. Here, emphasis lays on perceptual embodiment, understood as a certain kind of performance that integrates art and experience, actions in the world an in scene, with focus on sharing experiences as a means of communion with audience. The actresses-researchers propose a roundtable overlapping scene (which reveals the genetic), simultaneously to its own criticism. This conformation is based on the concept of "disassembly" (Diéguez, 2009), usual to Latin American researchers, which has proved to be efficient artistic-pedagogical strategy for unveiling pathways, gears and generators impulses chosen by artists. The multiple scenic material analyzed enables discussions on the constitution of creating subject, exposing diverse approaches to resembling contents such as autobiographical and affective memory; gender issues; debate staging/literature; and the presence of a performative "me" in solos of the researchers.
KEYWORDS: disassembly: process: solo: sharing
Mesa - Teatro Latino- Americano e experiência ditatorial: práticas cênico-dramatúrgicas
REIS, Ângela (Ângela de Castro Reis); ROJO, Sara (Sara del Carmen Rojo de la Rosa); TELLES, Narciso (Narciso Larangeira Telles da Silva). Teatro Latino- Americano e experiência ditatorial: práticas cênico-dramatúrgicas Salvador, Belo Horizonte, Uberlândia: UFBA, Profa. Adjunta; UFMG/CNPq, Profa. Associada; UFU/CNPq/FAPEMIG, Prof. Adjunto.
A mesa tem como proposta refletir a cena latino-americana e sua relação com as experiências ditatoriais a partir de três olhares distintos e complementares. As décadas da censura, da impunidade e do nacionalismo militarista com o apoio explícito dos Estados Unidos permaneceram mais do esperado. O começo do nefasto período de ditaduras do cone sul Latino-Americano se iniciou no Paraguai (1954), depois vieram Brasil (1964), Argentina (primeiro em 1966 e depois em 1976), Uruguai (1973) e Chile (1973). Existiu e persisti uma cena de resistência que lhe permitiu ao espectador respirar e aos criadores expressar por meio de uma experiência coletiva e criativa a relação com esses sistemas. A Mesa pretende refletir experiências cênico-dramatúrgicas brasileiras e chilenas que re-memorializam os regimes didatoriais. A hipótese é que há, nessas experiências, uma relação indissolúvel entre ditadura e[re]presentação do corpo mutilado.
PALAVRAS CHAVES: ditadura, teatro, corpo, experiência.
ABSTRACTS
The board's proposal is a reflection of the Latin American scene and its relationship with the dictatorial experiences from three distinct and complementary views. Decades of censorship, impunity and militaristic nationalism with the explicit support of the United States spent more than expected. The beginning of the dark period of Latin American dictatorships of the Southern Cone began in Paraguay (1954), came after Brazil (1964), Argentina (first in 1966 and then in 1976), Uruguay (1973) and Chile (1973). Existed and persisted a scene of resistance that allowed him to breathe and the viewer to express creators through a collective creative experience and the relationship with these systems. The Bureau intends to reflect Brazilian and Chilean experiences scenic-dramaturgical re-memorializam the didatoriais schemes. The hypothesis is that there is, in these experiments, an indissoluble relationship between dictatorship and [re] presentation of the mutilated body.
KEYWORDS: dictatorship, theater, body experience.
Mesa tematica - O artista docente no ensino superior: discursos e práticas.
FERREIRA, Alexandre Donizeti; MUNDIM, Ana Carolina da Rocha; GADELHA, Rosa Cristina Primo . O artista docente no ensino superior: discursos e práticas. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Uberlândia; Universidade Federal do Ceará. Bailarino; intérprete-criadora; bailarina.
RESUMO
Com a expansão dos cursos de Graduação em Dança nas universidades públicas brasileiras tem crescido o espaço para a atuação de jovens artistas docentes que além de suas práticas pedagógicas visam a manutenção de suas criações artísticas. Essas práticas imbricadas nas tarefas cotidianas junto ao ensino superior revelam uma série de reflexões, tais como: que tipo de reverberação ocorre no ensino a partir da atuação de pesquisa e extensão do artista docente, como se dão as pesquisas em dança nas instituições de ensino público, quais as distinções entre produção artística e pesquisa artística, quando as ações artísticas estão vinculadas à produção docente dos artistas? A presente mesa temática visa discutir como estas questões tem sido tratadas junto às três instituições envolvidas neste debate: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Ceará. A partir disso, pretende-se estimular o diálogo com artistas docentes de outras instituições.
PALAVRAS-CHAVE: dança: educação: artista-docente.
ABSTRACT
Through the expansion of the graduate dance courses in the brazilian public universities it is growing the space for youngers artists docents that beyond their pedagogical practices aim the maintenance of their artistic productions. These practices imbricated in the daily works inside the university reveal many reflections, such as: what kind of reverberation occurs in the teaching through the artists docents action in extension and research areas, how are the researches in dance being developed in the universities, what the distinctions between artistic production and artistic research, when the artistic productions are linked to the docent production of the artists? The present proposal aims to discuss how these questions are being treated in the three universities involved in this debate: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia and Universidade Federal do Ceará. From this, it is intended to stimulate the dialogue with artists docents from other institutions.
KEY-WORDS: dance: education: artist docent.