Pôsteres de graduandos bolsistas aprovados para o VII Congresso da ABRACE
Mesas Temáticas e comunicações aprovadas |
Artes Cênicas na Rua
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquito Filho”; Graduação; Carminda Mendes André. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Iniciação Científica."
MENDES, Evelise. A Poética e o Político na Cena Teatral de Rua Contemporânea. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Mestrado, Marta Isaacsson de Souza e Silva. Bolsa Reuni. Artista de teatro.
Dramaturgia
BASTOS, Ivy Donato. Dos quadrinhos
para o palco- O espetáculo A Noite dos
Palhaços Mudos, da Cia. La Minima. São
Paulo: Instituto de Artes – UNESP. Aluna
de Licenciatura em Arte-Teatro do
Instituto de Artes – UNESP. Bolsista
BAAE- UNESP
BATISTA, A. C. C.; ALVIM, Valeska
Ribeiro. O Teatro regionalista acriano e
as práticas teatrais na Universidade
Federal do Acre. Rio Branco:
Universidade Federal do Acre.
Universidade Federal do Acre; Graduanda;
Valeska Ribeiro Alvim. Universidade
Federal do Acre; Docente dedicação
exclusiva.
Estudos da Performance
QUEIROZ, Sheyna Teixeira, A poética
da demolição: um relato de experiência
sobre a série imagética "Entre
Escombros" do Grupo de Pesquisa Vídeo,
Arte e Dança. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bolsista de Extensão – PIBEX,
Orientadora: Ana Célia de Sá Earp, 2012.
BÖES NETO, Anildo Arlindo. Verificação
da eficácia do Sistema de Treinamento na
criação e adaptação literária a
cena.Porto Alegre: UFRGS.Departamento de
Arte Dramática,UFRGS,8 semestre;
Orientação: Inês Alcaraz
Marocco.PROBIC-FAPERGS; Bolsista de
Iniciação Científica.
SILVEIRA, Natália de Souza .
Contribuição do Sistema de treinamento
no aprendizado de uma linguagem
teatral.Porto Alegre: UFRGS.UFRGS; 8
semestre;orientadora: Inês Alcaraz
Marocco.PIBIC/CNPq; Bolsista de
Iniciação Científica.
BARRETO, Carina; LIA, Karina; MELO,
Lorena; ALBUQUERQUE, Raphaella; BRAZ,
Tathiana. Potências Sonoras do Corpo na
Composição Cenica. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Professora Doutora do Departamento de
Arte Corporal. Universidade Federal do
Rio de Janeiro; graduação em Bacharelado
e Licenciatura em Dança; Orientação:
Professora Maria Inês Galvão Souza.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Bolsistas de Iniciação Artística e
Cultural/UFRJ.
Etnocenologia
OLIVEIRA, A. P. A. O espaço do
“casamento na roça” como lugar teatral.
Rio Branco: Universidade Federal do
Acre.
Universidade Federal do Acre – UFAC;
graduação em Licenciatura em Artes
Cênicas:teatro; Andréa Maria Favilla
Lobo;Bolsa PIBIC/UFAC."
BURGHI, Danielle. A comicidade feminina
nas artes circenses - Palhaças
brasileiras na atualidade. São Paulo:
Instituto de Artes – UNESP. Aluna de
Licenciatura em Arte-Teatro do Instituto
de Artes – UNESP; orientação de Mario
Fernando Bolognesi. Bolsista PIBIC/CNPq.
História das Artes do Espetáculo
BARILLO, Maíra Lopes. A
performatividade cômica em bufões e Drag
Queens: Divine. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro -
UFRJ. Aluna do Curso de Direção Teatral
- ECO - Universidade Federal do Rio de
Janeiro - UFRJ; Orientadora: Adriana
Schneider Alcure.
CRUZ, Renan Guedes. Corpo, performance e
política na produção cômica dos Dzi
Croquettes. Rio de Janeiro: Universidade
Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Aluno
do Curso de Direção Teatral - ECO -
Universidade Federal do Rio de Janeiro -
UFRJ; Orientadora: Adriana Schneider
Alcure.
SANTI, Lissa Augusta Duarte. Portal de
História e da Literatura Dramática
Mundial e
Brasileira. São Paulo: Instituto de
Artes da Unesp; estudante do quarto ano
do curso Licenciatura
em Arte-Teatro; Alexandre Mate.
Cnpq-Pibic; Iniciação Científica. Arte –
educadora e atriz."
PINTO, Aline Santos. A recepção da
opereta no Rio de Janeiro: a pesquisa em
jornais. Rio de Janeiro: UNIRIO/FCRB.
Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro; recém-graduada; Maria de
Lourdes Rabetti. Fundação Casa de Rui
Barbosa; bolsista graduada."
OLIVEIRA, Carolina Pohlmann de.A Criação
da personagem radiofônica Maddy Rooney
de Samuel Beckett. Porto Alegre:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Departamento de Arte Dramática,
Instituto de Artes, 8ºsemestre, Mirna
Spritzer. FAPERGS. Atriz.
COMIN, Clarissa.
Análise dos programas de espetáculos da
primeira fase (1963-1968) do Teatro de
Comédias do Paraná. Curitiba: UFPR;
Graduação, Walter Lima Torres Neto
(orientador); UFPR; bolsista de
Iniciação Científica UFPR/TN."
Pedagogia do Teatro & Teatro na Educação
ALVES, Roberta Bandeira. A
improvisação de histórias infantis como
prática de desconstrução dos
estereótipos do universo infantil.
Pelotas: UFPEL. Bolsista de Iniciação à
Docência PIBID/CAPES. Orientadora:
LEITE, Vanessa Caldeira. Professora
Assistente do Curso de
Teatro-Licenciatura/UFPEL. Coordenadora
do PIBID-Teatro/UFPEL.
BARBOSA, Bianca Ebeling. Relação
interdisciplinar: o teatro com a
pedagogia e ambos pelo aprendizado.
Pelotas: Universidade Federal de
Pelotas; Graduanda; Bolsista
PIBID/CAPES; Or. Taís Ferreira.
BRACCIALLI, Felipe. A incrível jornada
de um garoto qualquer. Uberlândia:
Universidade Federal de Uberlândia.
Universidade Federal de Uberlândia;
Graduação; Rosimeire Gonçalves dos
Santos (Orientadora). UFU/PROEX: Projeto
de Bolsas de Iniciação Artística (PINA).
FURLAN, Murilo Melloto; LUZ, Aline de
Abreu da. Teatro: ferramenta ou método?
A visão das demais áreas sobre as
atividades interdisciplinares na escola.
Pelotas: Universidade Federal de
Pelotas; Graduandos; bolsistas PIBID
CAPES; Orientação. Profª Fabiane Tejada
da Silveira.
FURLAN, Murilo Melloto; LUZ, Aline de
Abreu da. Teatro: ferramenta ou método?
A visão das demais áreas sobre as
atividades interdisciplinares na escola.
Pelotas: Universidade Federal de
Pelotas; Graduandos; bolsistas PIBID
CAPES; Orientação. Profª Fabiane Tejada
da Silveira.
Gomes, Carolina Almeida A ARTE DA
PEDAGOGIA OU A PEDAGOGIA DA ARTE?
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CIA MARGINAL.
(IC-UNIRIO); Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro. Licenciatura
em Teatro. Orientador (a): Marina H.
Coutinho."
MARTINS, Iassanã. Professores de teatro:
formação, conhecimento e ação
pedagógica. Porto Alegre: Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Graduanda
em Licenciatura em Teatro pelo
Departamento de Arte Dramática (DAD),
pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação
Científica PIBIC, vinculada ao Projeto
de Pesquisa Docência em Teatro no Rio
Grande do Sul. Financiado pela FAPERGS.
Orientadora: Vera Lúcia Bertoni dos
Santos.
PINTANEL. Elias de Oliveira. O
atorprofessor e o experimento poético
como método de pesquisa de teatro de
grupo. Pelotas: Universidade Federal de
Pelotas. Teatro-Licenciatura,
Universidade Federal de Pelotas,
Graduação. Orientador: Adriano Moraes de
Oliveira. UFPel, PROBEC.
PONTES, Bruno; LADEIRA, Ana Luiza;
ARAÚJO, Charles; LUPPI, Rayza; CAMARGOS,
Júlia. INTERFACES ARTÍSTICAS: relato
sobre a atuação do PIBID TEATRO UFMG.
Belo Horizonte: Universidade Federal de
Minas Gerais. Licenciatura em Teatro da
UFMG – Prof. Ricardo Carvalho de
Figueiredo. PIBID/FaE/UFMG.
ROCHA, Adni. Formação de Plateia:
Apre(en)der o Olhar para o Universo dos
Espetáculos. Brasília: Universidade de
Brasília.
Universidade de Brasília; Graduação em
Artes Cênicas; Jonas de Lima Sales
(Orientador)."
RODRIGUES, Mauricio da Rosa. Núcleo de
Teatro da UFPel: espaço de
experimentação de técnicas atorais.
Pelotas: Universidade Federal de
Pelotas. Teatro-Licenciatura,
Universidade Federal de Pelotas,
Graduação. Orientador: Adriano Moraes de
Oliveira. UFPel, PROBEC.
SILVA, Fernanda; PIMENTEL, Priscila. A
utilização de materialidades no processo
criativo em teatro: CELULA – Centro
Lúdico Laboratorial de Processos
Criativos. Salvador: Universidade
Federal da Bahia. MENDONÇA, Celida
Salume (orientadora). Professora
Adjunta. SILVA, Fernanda (Licenciatura
em Teatro); estudante PIBIC; PIMENTEL,
Priscila (Licenciatura em Teatro);
bolsista PIBIC do Conselho Nacional de
Desenvolvimento e Tecnologia (CNPQ);
PIBIC – UFBA; Celida Salume Mendonça
(orientadora); Escola de Teatro –
Programa de Pós-graduação em Artes
Cênicas (UFBA).
SOMACAL, Adriana de Moura. A Língua
Brasileiras de Sinais no Trabalho de
Composição do Ator. Porto Alegre, RS.
Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas, Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, nivel mestrando,
Orientação Silvia Balestreri Nunes.
Bolsista CAPES. Professora e produtora
cultural.
SOUZA, Débora Helena Aparecida. Das
percepções do corpo que sou aos outros
corpos em aprendizagem teatral.
Uberlândia: Universidade Federal de
Uberlândia. Instituto de Artes da UFU;
Graduação – Licenciatura em Teatro;
Bolsista FAPEMIG. Or.: Paulina Maria
Caon.
Pesquisa em Dança no Brasil
BELEM, Bruna. PINA: UMA ESCRITA DO
CORPO COM O CINEMA. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Bacharelado em Teoria da Dança; Programa
de Iniciação Artística e Científica para
Graduandos; Waleska Britto"
BOFF, Fernanda Bertoncello. Movimentos
para a construção de um mapa artístico,
histórico e cultural da dança
contemporânea no Rio Grande do Sul: um
olhar sobre acervos documentais. Porto
Alegre: Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. (a). Universidade Federal
do Rio Grande do Sul; sétimo semestre;
Mônica Dantas. PIBIC CNPq-UFRGS;
terceiro ano.
FREIRE JR, Américo Venceslau; MORAIS,
Bruno Leonardo Gomes; OLIVEIRA, Leonardo
Melo Pereira de. A FOTOGRAFIA COMO
UNIDADE POÉTICO-DOCUMENTAL. Rio de
Janeiro: UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Licenciatura em Educação Física;
Programa de Pesquisa em Artes para
Recém-graduados; Katya Souza Gualter."
GAVIOLI, Izabela. COREOGRAFIA ‘21’ DO
GRUPO CORPO: PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA
E IDENTIDADE ARTÍSTICA. Porto Alegre:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas (Mestrado); orientadora Mônica
Fagundes Dantas
HAAS, Aline Nogueira; ALVES, Taiana
Souza. O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE
ARTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO
FUNDAMENTAL DA ZONA NORTE E LESTE DA
CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS. DANCE
TEACHING IN ART CLASSES AT NORTH AND
EAST ZONE MUNICIPAL ELEMENTARY SCHOOLS
IN PORTO ALEGRE, RS. Porto Alegre:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Curso
de Licenciatura em Dança da UFRGS e
orientadora do trabalho. Acadêmica de
graduação do Curso de Licenciatura em
Dança da UFRGS e bolsista CNPQ/UFRGS.
HAAS, Aline Nogueira; WOLFF, Silvia
Susana; LIMA, Isadora de Souza Maia. A
DANÇA COMO MÉTODO DE REABILITAÇÃO
COMPLEMENTAR PARA PACIENTES DE AVC:
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PORTO
ALEGRE, RS. DANCE AS A COMPLEMENTARY
REHABILITATION METHOD FOR STROKE
PATIENTS: ACTIVITIES IN PORTO ALEGRE,
RS. Porto Alegre: Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor
Adjunto do Curso de Licenciatura em
Dança da UFRGS e orientadora do
trabalho. Professora temporária do Curso
de Licenciatura em Dança da UFPEL e
bolsista PDJ/CNPQ. Acadêmica de
graduação do Curso de Licenciatura em
Dança da UFRGS e bolsista BIC/UFRGS.
IDE, Gabriel. DANÇA&AUDIOVISUAL:
CO-HABITANDO ESPAÇOS NA PRÉ-PRODUÇÃO
FÍLMICA. Rio de Janeiro: UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Bacharelado em Dança; Programa de
Iniciação Artística e Científica para
Graduandos; Waleska Britto"
Jorge, Mariana D.; Rodrigues, Graziela
E. F. Baianas Paulistanas: uma
experiência de co-habitar com a fonte de
pesquisa. Campinas: Universidade
Estadual de Campinas. Graziela Rodrigues
docente do Departamento de Artes
Corporais da Unicamp. Mariana Jorge
aluna do curso de graduação em Dança da
Unicamp. FAPESP; bolsa de iniciação
científica.
MOLINA, Daiane; GONÇALVES, Maiara
Cristina; BOTELHO, Taís. Um olhar
interdisciplinar sobre a Escola
Monsenhor Queiroz. Pelotas: Universidade
Federal de Pelotas. MOLINA, Daiane;
acadêmica do 5º semestre do curso de
Dança Licenciatura da Universidade
Federal de Pelotas GONÇALVES, Maiara
Cristina acadêmica do 6º semestre do
curso de Dança Licenciatura da
Universidade Federal de Pelotas;
BOTELHO, Taís; acadêmica do 3º semestre
do curso de Dança Licenciatura da
Universidade Federal de Pelotas;.
Bolsistas da CAPES pelo Programa
Interinstitucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID. Orientação
de Maria Fonseca Falkembach.
MOLINA, Daiane. Registros sobre a
corporeidade de Ândrea Rodrigues e
diálogos com a dança. Pelotas:
Universidade Federal de Pelotas.
Universidade Federal de Pelotas; 5º
semestre do curso de Dança –
Licenciatura; bolsista da CAPES pelo
Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID. Orientação
de Alexandra Gonçalves Dias.
NARDI, Diego Luiz. Práticas reflexivas
sobre procedimentos de improvisação:
Trisha Brown – Early Works. Porto
Alegre: Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Graduação; Suzane Weber
da Silva. BIC-UFRGS; graduação.
PIMENTEL, Andreia. EM NOME DO CORPO: UMA
PROPOSTA DE MONTAGEM COREOGRÁFICA. Rio
de Janeiro: UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Bacharelado em Dança; Programa de
Pesquisa em Artes para Recém-graduados;
Katya Souza Gualter."
PRADO, Isadora. Afetos plásticos de um
corpo brasiliense. Brasília: Instituto
Federal de Brasília. Instituto Federal
de Brasília; Graduação; Marcia Almeida.
Bolsista do CNPq; PIBIC.
Sapienza, Flora B.; Rodrigues, Graziela
E. F.: As relações existentes entre o
método BPI (Bailarino Pesquisador e
Intérprete) e a DMT (Dança Movimento
Terapia). Campinas: Universidade
Estadual de Campinas. Graziela Rodrigues
docente do Departamento de Artes
Corporais da Unicamp. Flora Bitancourt
aluna do curso de graduação em Dança da
Unicamp. FAPESP; bolsa de iniciação
científica.
SILVEIRA, Paola Vasconcelos. Diálogos de
um ser a dois: nova perspectiva para o
ensino das danças de salão. Porto
Alegre: Universidade Federal do Rio
Grande do Sul; sétimo semestre; Mônica
Dantas. IC voluntária; primeiro ano.
Processos de Criação e Expressão Cênicos
BARBOZA, Edceu de Souza. Elementos
Épicos na Cena Pós-dramática. Juazeiro
do Norte: Universidade Regional do
Cariri – URCA. Centro de Artes Reitora
Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau;
Licenciatura Plena em Teatro, 7º
Semestre; Cecília Maria de Araújo
Ferreira. URCA; Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação Científica –
PIBIC. (Ator, Diretor e Produtor).
BEN,Cláudia Pinto.Emoções
Luminosas-poster.Porto Alegre.Ufrgs:
mestranda, bolsista CAPES.
Orientadora:Marta Issacsson.Iluminadora
Cênica.
BORGES, Diego Pereira. Teatro do
Instante: do treinamento a cena.
Brasília-DF: Universidade de Brasília.
UnB; aluno do curso de Artes Cênicas
(CEN); orientadora Alice Stefânia Curi.
CASIRAGHI Mauricio.; SOLDERA Natalia.
Encenação e novas tecnologias: novos
procedimentos de montagem. Porto Alegre:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. Graduação; Marta Isaacsson de Souza
e Silva. BIC-UFRGS; PIBIC-CNPq.
CATELLI, Flávio (Flávio Henrique);
CORRÊA PINTO, Danilo; NORONHA, Sílvio.
Primeiros estudos de alguns conceitos
meyerholdianos da construção da ação
cênica: um relato de aplicação técnica e
teórica. Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia (UFU). Grupo de
Pesquisa PÉTALA: Professora Orientadora:
ANTUNES, Yaska (Fátima Antunes)
(IARTE/UFU)
FREITAS, Felipe Fernandes. Arquétipos
Zodiacais na Composição dos Personagens
de “Dodecaedro”, de Caio Fernando Abreu.
Brasília: Universidade de Brasília. UnB;
aluno do curso de Artes Cênicas (CEN);
orientadora Alice Stefânia Curi.
GONÇALVES, Jéssica Lorenna Lima. A
construção de dramaturgia em processo
colaborativo. Juazeiro do Norte:
Universidade Regional do Cariri. Centro
de Artes Reitora Violeta Arraes de
Alencar Gervaiseau; Licenciatura Plena
em Teatro; 5º período; Cecília Maria de
Araujo Ferreira. CNPq; Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação
Cientifica - PIBIC.(Atriz e Produtora
Cultural)
GUIMARÃES, Gabriela. A técnica do
“estranhamento e distanciamento” na peça
‘Tambores da Noite’ de Bertolt Brecht.
Uberlândia: Universidade Federal de
Uberlândia (UFU). Universidade Federal
de Uberlândia; 4ºperiodo; Orientadora:
ANTUNES (Yaska) (Fátima Antunes.
FAPEMIG; Iniciação Cientifica.
KAWAHARA, Carmen Zanatta. A Mulher
Multifacetada na Construção da Cena
Contemporânea. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro. UNIRIO, Licenciatura em Teatro,
Viviane Becker Narvaes. Bolsista
IC-UNIRIO, graduação.
PORTUGAL, Clarissa Pimentel. Lugar de
Fala: As personagens não-humanas de W.
Shakespeare. Brasília: Universidade de
Brasília. Universidade de Brasília;
Graduação; Silvia Adriana Davini. CNPq;
PróIC.
RESENDE, DOUGLAS. Corpo Infinito. Rio de
Janeiro: UNIRIO. Graduação; Nara
Keiserman. IC-UNIRIO. Ator.
SAMPAIO, Renata Santos. A leitura
corporal como metodologia de ativação
para o performer. Rio de Janeiro:
UNIRIO. Graduação; Nara Keiserman. IC -
UNIRIO. Atriz e Performer
VALIM, André Luiz da Costa. Corpos,
cores e multimídia: novas formas de
registro e arte. Rio de Janeiro: UNIRIO.
UNIRIO; graduação; Mônica Ferreira
Magalhães; ICUNIRIO.
Teatro Brasileiro
PINTO, Maria Emília Tortorella
Nogueira.Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu
e seus níveis de ficcionalização.
Campinas: Unicamp. Graduação em Artes
Cênicas, Larissa de Oliveira Neves.
Fapesp, Iniciação Científica.
VANNUCCI, Alessandra, Gianni Ratto -
Teatro Novo - História do Teatro
Brasileiro.
Teorias do Espetáculo e da Recepção
CRUZ, Rita de Cássia Souza. Cacuriá: o acervo musical e os variados repertórios. Brasília: Universidade de Brasília.
Universidade de Brasília; pesquisa em andamento; Luciana Hartmann.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, bolsista."
PAULA, Nitiel Fernandes Rosa de. O ator, um instrumento e as ruas. Brasília: Universidade de Brasília.
Universidade de Brasília; pesquisa em andamento; Rita de Almeida Castro.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, bolsista."
Territórios e Fronteiras da Cena
ALBINATI, Alana Saiss. Teatro Físico:
de Barba à Burnier. Curitiba: Faculdade
de Artes do Paraná – UNESPAR. Faculdade
de Artes do Paraná – UNESPAR; Ultimo
ano; Diego Elias Baffi.
BELOTTO, Anderson. Poéticas do
Tempo/Espaço: uma abordagem
colaborativa. Porto Alegre: Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul; 5º semestre; Silvia Patrícia
Fagundes. BIC/UFRGS
CUNHA, Larissa Siqueira. O público em
performance. Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO). Graduanda e bolsista
de IC em Artes Cênicas, orientação de
Tania Alice. Performer e atriz.
OLIVEIRA, Marília Gurgel.
Dispositivos audiovisuais na cena
teatral contemporânea. Rio de Janeiro:
UFRJ. Bolsista PIBIAC-UFRJ/ CNPQ
ENGROFF, Luiz Gustavo. Corpo e formas em
movimento: princípios de partituras
corporais utilizados pelo
ator-manipulador. Florianópolis: UFSC.
UFSC, graduação, Maria de Fátima de
Souza Moretti. UFSC, graduação.Ator e
arquiteto.
FREITAS FILHO, Welerson. Sombra e
silêncio: o uso de elementos da Mimica
Corporal Dramática de Etienne Decroux
para o treinamento do ator sombrista.
Uberlândia: Universidade Federal de
Uberlândia-UFU. IARTE-UFU; Graduando do
Curso de Teatro; Mario Ferreira
Piragibe. Apoio: FAPEMIG.
LOPES, Maria Cláudia S. Dramaturgia do
Corpo: a poética de espaços na poética
do ator. Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia;Graduação;
orientador Fernando Aleixo (UFU/DEMAC).
Cnpq. Fapemig.
LUCENA, Flora. Cidade, Corpo, Ação: o
corpo como sítio de resistência. São
João del-Rei: Universidade Federal de
São João del-Rei. Universidade Federal
de São Joao del-Rei; estudante de
graduação. Programa Institucional de
Iniciação Científica – PIIC. São João
del-Rei: Universidade Federal de São
João del-Rei; LINKE, Ines; orientadora.
MAGNO, Taisa; Mendes, Alexandre; CAIADO,
Laine faria e OLIVEIRA, Saulo Eduardo.
Uma análise sobre a criação da Cena
“Proliferações” do espetáculo
“Transições” da companhia de dança
contemporânea – UFRJ. Bolsitas de
Extensão – PIBEX / UFRJ. Orientador:
André Meyer Alves de Lima. Rio de
Janeiro: Universidade Federal do Rio de
Janeiro, 2012
OLIVEIRA, Livia Ribeiro Ataíde de. Da cena à tela:
a teatralidade cinematográfica. Rio de
Janeiro: UFRJ. Bolsista
PIBIAC-UFRJ/CNPq. Orientadora: Prof.
Adj. Gabriela Lírio Gurgel Monteiro
NASCIMENTO, Otávio Oscar Nunes. 3x3:
Fricções entre teatro e performance. São
Paulo: Universidade de São Paulo.
Universidade de São Paulo, quinto ano de
graduação, Antonio Carlos de Araújo
Silva. PIBIC/CNPq, relatório final em
fase de finalização.
NUNES, Tobias. Manifestações
poético-artísticas, performance e
tecnologia: o universo da Socìetas
Rafello Sanzio no contexto da
contemporaneidade teatral, ‘Tragedia
endogonidea’ sob análise. Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina -
UFSC.
Tobias Nunes; Universidade Federal de
Santa Catarina – UFSC; Centro de
Comunicação e Expressão - CCE; Curso de
Artes Cênicas – Teatro; Grupo de
Pesquisa em Performance, Artes Cênicas e
Tecnologia – PACT; Orientador: Rodrigo
Garcez."
OLIVEIRA, Luís Fabiano. Derivas como
dispositivo para criação cênica no
Teatro da Vertigem. Porto Alegre:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. Bacharelando em Direção Teatral e
bolsista de iniciação científica.
Orientadora Silvia Balestreri Nunes.
Bolsa PIBIC-CNPq/UFRGS.
SILVA, Eduarda Pereira. Memórias de um
Corpo em Transformação. Uberlândia:
Universidade Federal de Uberlândia. UFU;
Graduanda em Teatro; Mara Lucia Leal.
FAPEMIG; PIBIC.
SILVA, Lorrayne Ellen de Andrade e. O
hibridismo na cena contemporânea
brasileira: As mídias virtuais na
construção cenográfica. Florianópolis,
Universidade Federal de Santa Catarina –
UFSC
Lorrayne Ellen; Universidade Federal de
Minas Gerais – UFMG; Escola de Belas
Artes – EBA; Departamento de Fotografia,
Teatro e Cinema; Curso de Teatro; 7º
período. Universidade Federal de Santa
Catarina – UFSC; Centro de Comunicação e
Expressão – CCE; Curso de Artes Cênicas
– Teatro; 5º período. Orientador:
Rodrigo Garcez."
SILVA, Mariana Mello Menezes da. Dança e
Escrita Performativa: afectos, encontros
Curitiba: FAP/UNESPAR. FAP/UNESPAR;
graduanda em Artes Cênicas – Bacharelado
em Direção Teatral; orientação: Diego
Elias Baffi.
SILVEIRA, Olívia de Castro. O papel do
diretor teatral no processo
colaborativo: a experiência de Cibele
Forjaz no projeto
África-Brasil/Mestiçagem. São Paulo:
Universidade de São Paulo. Universidade
de São Paulo, quarto ano de graduação,
Antonio Carlos de Araújo Silva. FAPESP,
relatório final entregue.
SIMAS, Lucas. A memória como potência
criativa: Poéticas do tempo/espaço.
Porto Alegre: UFRGS. UFRGS; 7º semestre;
Silvia Patrícia Fagundes. CNPq/UFRGS.
TURBIANI, Francisco Moreira. Usos de
Equipamentos Luminosos Não-teatrais na
Iluminação Cênica Contemporânea em São
Paulo: Estudo de Caso dos Espetáculos
Bacantes e O Livro de Jó. São Paulo:
Universidade de São Paulo. Universidade
de São Paulo - Escola de Comunicações e
Artes, 5º ano da Graduação, INICIAÇÃO
TECNOLÓGICA, Antonio Carlos de Araújo
Silva. CNPq, PIBITI.