GT Dança corpo e cultura

Dança como área de conhecimento – dos PCNs à implementação no Sistema educacional Municipal de Manaus
Amanda da Silva Pinto

A relação entre o jornalismo cultural e a dança: o caso das companhias públicas no brasil
Ana Cristina Echevenguá Teixeira

Memória e continuidade: por um(a) novo(a)o Pró-Posição
Andréia Vieira Abdelnur Camargo

Práticas do ensino da dança não emancipatório dos professores que atuam em escolas de rede particular de educação infantil em Salvador
Carine Nascimento de Andrade

Dança: design em evolução
Carolina Camargo De Nadai

Sobre perspectivas teóricas do espaço em dança
Daniella de Aguiar

Por uma economia da cultura - o silêncio das mídias
Doralice Soares Leão

Dança e AIDS: vulnerabilidade e negociações do/no corpo que dança
Eline Gomes de Araújo
Hugo Leonardo da Silva
Sandra Corradini

Processo como lógica de composição na Dança e na História
Fabiana Dultra Britto

 Toda coreografia é social: pensando a relação entre hip hop, mídia e comportamento
Helena Katz

Corpo imaginativo
Hugo Leonardo

Pesquisa teórica artefato para construção de obra em videodança: uma análise dos processos de compartilhamento entre áreas do conhecimento artístico em uma obra multimeio.
Jaqueline Vasconcellos

Construção artística em dança contemporânea: questões da peformatividade e agência
Jussara Sobreira Setenta

Imagens do corpo: dança e performatividade na cena contemporânea
Laura Pacheco

Significados de um processo de criação em dança
Leila Bezerra De Araujo

A perspectiva coletiva a partir dos sistemas corporais BMC
Lela Queiroz

Dança e corpo como instrumento e como aplicabilidade – metáforas de implicações de políticas individualistas e dualistas
Lenira Peral Rengel

A problematização dos espaços da teoria e da prática nos processos coreográficos contemporâneos
Lucía Yáñez

Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica
Maria Everalda Almeida Sampaio

Dança em ação: política de resistência no ENCARNADO de Lia Rodrigues
Marina Souza Lobo Guzzo

A raiz da dança é o próprio corpo
Helena Bastos

Dramaturgia na dança: as relações teatro/dança no contexto contemporâneo
Sandra Corradini

O mar inventado na carne
Sônia Machado de Azevedo

Dramaturgia

 

Pesquisa de dramaturgia em processos que levam da cena ao texto
Adélia Nicolete

 Dramaturgia e teatro ou teatro é dramaturgia?
André Luis Gomes

Um clássico afro-brasileiro: os processos criativos do grupo caixa preta em Hamlet sincrético
Anna Stegh Camati

Narrativa x suspensão da consciência: Construções dramáticas
Antonia Pereira Bezerra

A improvisação cômica e possíveis funções na cena contemporânea
Cláudia Funchal V. de Souza

A dialética texto e cena no monólogo de Gertrudes (Hamlet)
Cristiane Busato Smith

Corpo e objeto como prositores da escritura cênica
Felisberto Sabino da Costa

Processos de escrita dramatúrgica contemporânea - Um estudo sobre a Companhia do Latão
Gabriela Villen Freire Malta

A Herança Do Absurdo; O Conceito De Atonia 
Gil Vicente Tavares

Realidade ou pura imaginação? Questões sobre a escrita da teledramaturgia de animação
Iara Sydenstricker

Virgolino e Maria: Auto de Angicos, de Amir Haddad e os novos caminhos de Lampião.
Luiz Zanotti

Pirandello Na Linguagem Da Cena: Processo criativo de construção do espetáculo “Mas, afinal, quantos somos nós?” pelos alunos do curso de teatro da UNICAMP-IA
Martha Ribeiro

Silêncio, escuta e a performance da palavra
Mirna Spritzer

Projeto Comédia Popular Brasileira da Fraternal Cia. de Arte e Malas Artes
Roberta Ninin

Os anos de aprendizagem de Thomas Bernhard
Samir Signeu Porto Oliveira

A guerra na/da língua – reflexões sobre o caráter performativo da dramaturgia não-dramática de Rainald Goetz
Stephan Baumgärtel

Esquetes circenses e o conceito de processos colaborativos
William Rosa

 

Estudos da performance

 

Jardelina da Silva: o processo psicótico de uma “artista psicótica” pode ser comparado com a cena performática do século XX?
Alessandro Antonio da Silva

Vozes de Ngoma: Performance Ritual e Linguagem Teatral
Carina Maria Guimarães Moreira

Como são trabalhados os conceitos teóricos da etnocenologia e da performance  nos processos   criativos e nas  investigações cênicas?
Cesar Huapaya

Performance, sons e imagens
Eduardo Nespoli

Pesquisa e arte da modernidade a desfronteirização contemporânea nos processos criativos do corpo teatral investigativo
Gisela Reis Biancalana

O jogo quinário na criação do espetáculo teatral
Iremar Maciel de Brito

A performance do corpo brincante
Juliana Bittencourt Manhães

Guerreiras; processo de criação cênica a partir da f(r)icção entre artistas-pesquisadores e as mulheres de Tejucupapo-PE
Luciana Lyra

O Estado da Arte: Descontrução, Construção e Destruição
Márcia Chiamulera

O ator e a anarquia no teatro da crueldade de Antonin Artaud
Maria Cristina Brito

Os processos performativos de Luís Otávio Barata e sua Política de Criação na Cena contemporânea de Belém
Michele Campos de Miranda Instituição

O teatro de rua no Brasil na primeira década do terceiro milênio.
Noeli Turle da Silva,  Licko Turle

O saber de Seu Firmino
Alternativas metodológicas na pesquisa académica sobre os processos coletivos
Renata de Lima Silva

O corpo, elocução de princípios estéticos ancestrais na pesquisa artística da comunidade quilombola
Sara Passabon Amorim

O corpo, elocução de princípios estéticos ancestrais na pesquisa artística da comunidade quilombola
Sara Passabon Amorim

 

Etnocenologia

 

A mulher que comeu o mundo: o processo de montagem e a função ator diretor
Ana Cecília de Carvalho Reckziegel

Deslocamentos do olhar: o brincante e o ator no contexto da quadrilha acriana
Andréa Maria Favilla Lobo

Um caso de pesquisa em artes do espetáculo no meio acadêmico e no meio profissional
Armindo Bião

Políticas e liberdade de criação na modernidade alemã e na cena contemporânea baiana
Carmen Paternostro

A pesquisa como processo de criação
Celina Nunes de Alcântara

A Pesquisa sobre a Dramaturgia do Circo-Teatro encenada em São Paulo entre 1927 e 1968
Eliene Benício Amâncio Costa

Objetividade e subjetividade no conhecimento etnocenológico
Frederico Ramos Oliveira

Relações entre teoria e prática na pesquisa e na criação teatral, um exemplo na Usina do Trabalho do Ator
Gilberto Icle

Por um vazio livre de pânico – recuperar a experiência viva no teatro
Gisela Costa Habeyche

O Milagre do Santo Novo: uma pesquisa para produção dramatúrgica
Jorge das Graças Veloso

O lugar teatral como unidade cultural (meme)
José Simões de Almeida Junior

Vale do amanhecer: Uma visão etnocenológica
Marila Marques

Entre o ritual de Anastenaria e as Bacantes de Àttis um regresso da teoria ao real
Marios Chatziprokopiou

Canções do imaginário: a construção cênica no reisado Discípulos de Mestre Pedro
Rafael Rolim Farias

Entre gritos e risos: a brincadeira dos mascarados na marujada de Quatipuru (PA)
Thales Branche Paes de Mendonça 

 

História das artes do espetáculo

Releituras Do Teatro Épico-Dialético Nos Espetáculos “Esta Noite Mãe Coragem” E “1961-2009”.
Antonio Hildebrando

Jorge Andrade E A Formação: A História Como Dramaturgia
Berilo Luigi Deiró Nosella

Procedimentos E Operações Para O Ator Em Formação Frente Aos “Textos Clássicos” Da Dramaturgia Ocidental
Daniel Marques da Silva

O Lugar Do Teatro No Teatro De Lugar: Reflexões Sobre A Apropriação De Espaços Não-Italianos
Éder Sumariva Rodrigues

Circo-Teatro: É Teatro No Circo
Ermínia Silva

Processos De Criação - A Cena De Lina Bo Bardi
Evelyn Furquim Werneck Lima

A Pesquisa Teórica Nos Processos Criativos Da Cena Contemporânea
Gilson Motta

Grupos De Teatro, Arte E Engajamento: Os Sentidos Das Produções Coletivas E Da Pesquisa Teórica Na Cena Contemporânea
Kátia Rodrigues Paranhos

O Narrador, Um Poeta Da Voz
Lidia Becker

Dramaturgia e dramaturg em vida de galileu, de b. Brecht: caminhos da pesquisa teórica na construção da cena teatral contemporânea.
Luiz Humberto Martins Arantes

Melodrama e kitsch: Investigação de repertório atorial na cena contemporânea
Paulo Merisio

Improvisação Teatral: Algumas Considerações
Sandro de Cássio Dutra

Pesquisa Científica: Recortes Contemporâneos Do Passado
Vera Collaço

A Máscara Às Avessas
Vinícius Torres Machado

 

Pedagogia do teatro & teatro na educação

 

Teatro E Produção De Conhecimento: O Percurso Epistemológico Da Pesquisa
Adilson Florentino

Considerações sobre a formação do professor-ator: a exploração da teatralidade sob a luz das teorias do imaginário
Adriano Moraes de Oliveira

Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador.
Alessandra Ancona de Faria

Imagens como “instrumentos” provocadores no desenvolvimento de processos artísticos
Ana Maria Pacheco Carneiro

A Estética do Dissenso em Processos Coletivos
Biange Cabral

Onde se desenha um par de asas: percurso criador em teatro
Célida Salume Mendonça

Alternativas metodológicas na pesquisa acadêmica sobre os processos coletivos
César Lignelli

A estética política do teatro do oprimido: uma metodologia de formação docente?
Cilene Nascimento Canda

A música-gestus no cortejo fúnebre de Esta noite Mãe Coragem
Davi de Oliveira Pinto

O Teatro Do Oprimido E Suas Contribuições Para Pensar A Prática Artística Coletiva: Uma Experiência Na Formação De Promotoras Legais Populares 
Fabiane Tejada da Silveira

Procedimentos para cenas cômicas: a palavra
Fernando Lira Ximenes

Contribuições da encenadora-pedagoga Beth Lopes para a formulação de um projeto pedagógico para um ator-performativo
Fernando Marcos Rodrigues 

O vôo sobre o oceano, de Bertolt Brecht: elementos dramáticos para uma poética da cena
Francimara Nogueira Teixeira (Fran Teixeira)

Teatro e universidade em discurso
Jean Carlos Gonçalves

Autonomia do ensino de teatro: uma abordagem dialética
João Pedro Alcantara Gil

A mestra aprendiz.
José  Batista Dal Farra Martins (Zebba Dal Farra)

O espaço público urbano como indutor de jogo
Liliane Ferreira Mundim

Pedagogia e mímesis corpórea: encontros e desencontros
Lúcia de Fátima Royes Nunes

Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção
Marcelo Soler

Uma atuação para Mistério Bufo: o processo criativo como procedimento de formação.
Marcos Francisco Nery Ferreira

Infância em cena: Fenomenologia de Merleau-Ponty, descrição, análise e criação teatral
Marina Marcondes Machado

Entre arte contemporânea e processos de criação cênica na escola
Mônica Torres Bonatto

Estudos teatrais – os nossos antepassados – escrituras cênicas na contemporaneidade
Neide das Graças de Souza Bortolini

Metodologias para o ensino de teatro – “sujeitos” contemporâneos e algumas problemáticas da interlocução professor-aluno
Paulina Maria Caon

A paisagem sonora em práticas teatrais na escola: voz e escuta
Raquel Guerra

Subpartitura e Texto-dado: A Troca para a Inscrição do Impulso
Rejane k. Arruda.

O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do Professor de Teatro
Ricardo Carvalho de Figueiredo

Ensaio para um mergulho lúdico na comicidade
Rosimeire Gonçalves Santos

Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula
Vera Lúcia Bertoni dos Santos. Co-autoria: Leonardo Costa Dias e Patrícia Cristina Schlichting

Jogos do Olhar – alternativas pedagógicas para a criação da cena contemporânea
Verônica Gonçalves Veloso

Elementos para uma possível relação entre pedagogia do teatro e processos colaborativos de criação teatral.
Vicente Concilio

Fluidez e alteridade
Vilma Campos

O desenvolvimento das habilidades perceptivo-auditivas para a apropriação das potencialidades vocais na criação cênica
Virgínia Lemes

Quando o teatro é significativo para os adolescentes?
Wellington Menegaz de Paula

 

 

Pesquisa em dança no Brasil

 

Alternativas Metodológicas Da Investigação Acadêmica Sobre Processos Coletivos Em Dança: O Caso De Uma Pesquisa-Ação Em Escolas De Viçosa, Mg
Alba Pedreira Vieira (coordenadora)
Kátia Vitalino Marcos (Bolsista PIBIC/CNPq)
Ananda Assis (pesquisadora colaboradora)
Maristela M. S. Lima (pesquisadora colaboradora)

Gestão como estratégia na formação de grupos artisticos
Aldo Valentim

Manifestações da cultura no corpo através do eixo Inventário no Corpo do BPI
Ana Carolina Lopes Melchert

Mapeamento da aprendizagem de movimentos expressivos na dança clássica a partir da mesclagem conceitual
Ana Cristina C. Pereira

Dançar e criar a dança: o instrumento e a arte      
Arnaldo Leite de Alvarenga

Processos Criativos em Dança: O Barroco Mineiro e a pesquisa de campo, traduções em movimento
Carolina Romano de Andrade

Possíveis Caminhos para a Pesquisa em Dança sob Enfoque Histórico Crítico
Eliana Rodrigues Silva

As Paisagens do Corpo revelam Imagens da Existência
Graziela Rodrigues

Processos de criação em dança: refletindo sobre trajetos de pesquisa
Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio

O pesquisador das práticas espetaculares da dança: Aventura ou ousadia
Lúcia Fernandes Lobato

O En (tre) lugar da Dança Contemporânea na Bahia e no Recife: A pesquisa sobre as re-elaborações estéticas coreográficas do Balé Folclórico da Bahia e do Grupo Grial de Dança.
Maria de Lurdes Barros da Paixão - Lupaixão

Cursos superiores e cursos livres de dança: relações e influências - um estudo de caso no estado de São Paulo, Márcia Strazzacappa/Unicamp
Márcia Strazzacappa

Percepção, memória e imaginação: trajetórias fluidas da expressividade
Marina Martins

Significados simbólicos pelas danças dos blocos afros de Salvador
Nadir Nóbrega Oliveira

Identidade zelig da dança contemporânea: outros em mim
Nirvana Marinho

Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance
Regina Polo Müller

Uno, o corpo propositor e os processos investigativos
Rosemeri Rocha

A pesquisa artística no processo de criação coletiva de INSURTOS
Solange Caldeira

Dança e políticas de cultura na pós-modernidade
Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva

 

Processos de Criação e Expressão Cênicas

 

Indefinição e fratura
Alan Monteiro

Novos vetores hierárquicos nas salas de aula e de ensaio
Alice Stefânia

Dança contemporânea e tecnologia digital: novos suportes técnicos, novas configurações artísticas profissionais.
Belkiss Amorim

Monocromo biográfico, estratégias de registro e manipulação da identidade.
Clovis Cunha

Do estímulo à composição: Descobertas de uma atriz através de princípios do método BMC®
Débora Zamarioli

Uma proposta metodológica para a apropriação de conceitos do discurso musical na criação cênica
Ernani de Castro Maletta

Burlescagem: pesquisas, criações e diversões silenciosas
Henrique Saidel

Características Pós-modernas no teatro narrativo
Lígia Borges Matias

Intersemioses: corpo, arte e teorias na construção do espetáculo de rua em processo de criação coletiva-  um estudo de caso.
Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado

Fluxos de imagens videográficas e seu modo operatório sobre a cena
Marta Isaacsson

A canção popular como música-gestus
Maurilio Andrade Rocha

A relação artística entre o diretor e o trabalho do ator dentro do processo criativo do Grupo Matula Teatro
Melissa Lopes

O Estudo da Oralidade como Eixo Norteador de Processos de Criação Cênica
Meran Vargens

Almodovar E Kahlo: Uma Estética Constituinte Para Processos Criativos Na Interpretação Teatral
Nara Salles
Priscila Cordeiro Vasconcelos
Maytta Rafaelle Teles de Ataide
Erick Francisco da Silva

Relações e metodologias nos laboratórios de criação cênica
Nara Waldemar Keiserman

Conquistas históricas e novos desejos
Renata Bittencourt Meira

Texturas identitárias: grupalidade, criação e encontro
Roberto Ives Abreu Schettini

A organicidade da palavra no processo criativo do ator1
Silvana Baggio Ávila

O Ator-Criador-Compositor-Pesquisador
Umberto Cerasoli Jr

Laboratório, imersão e improvisação na criação audiovisual
Walmeri Ribeiro

Casos “insanos” de Galileu: reflexões sobre a base teórica e o processo de montagem da peça de Bertolt Brecht.
Yaska Antunes

Teatro Brasileiro

 

Etapas da formação de um ator brasileiro no Teatro Duse de Paschoal Carlos Magno
Diego Molina

O coro emancipado? (notas de percurso)
Fabio Cordeiro (Fabio Cordeiro dos Santos)

A experiência moderna em Flávio de Carvalho.                
Giuliana Simões

Mapas da opereta
Paulo Maciel e Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

Oublier Boal
Tristan Castro-Pozo

Dos encenadores-criadores aos processos colaborativos: a pesquisa teórica na cena contemporânea brasileira
Walquiria Pereira Batista

 

Teorias do Espetáculo e da Recepção

 

Revisitando o doente imaginário de Molière: tradução, carnavalização e sátira no universo amazônico.
Adriana Delgado Santelli

Um portal de história do teatro como tarefa criativa, artística e coletiva
Alexandre Mate

Reprodução técnica, Teatro, morte e renascimento
Ana Paula Teixeira

Da memória retida ao esquecimento profundo: rememoração das primeiras experiências de recepção teatral
Clóvis Dias Massa

A autoria abandonada
Diego Elias Baffi

Som, espaço e visibilidade
Geraldo Martins T. Jr.

Entre Vilões e Mocinhas: em busca de uma pedagogia do teatro melodramático
Luciana Hartmann

Recepção-Espectador- Teatro alemão-Teatro Oriental
Luiz Cláudio Cajaiba Soares

Participação, observação e relato: Redefinição do conceito de Teoria e implicações para metodologia de estudo de processos criativos
Marcus Mota

Um Elo Perdido: Stanislavski, Música E Musicalidade, Teatro, Gesto E Palavras
Michel Mauch
Adriana Fernandes
Robson Corrêa de Camargo

A Mediação Teatral como Experiência Estético-Educativa
Ney Wendell

Entre o “tradicional” e o “novo”: reflexões sobre a montagem teatral um momento argentino.
Olívia Camboim Romano Universidade Regional de Blumenau – FURB

A cinza das horas nos anos noventa
Paulo Vieira

 

Territórios e fronteiras da cena

 

Poéticas da Diferença: Roda Viva Companhia de Dança e a Dramaturgia de Corpos Quebrados
Alex Beigui

Processo de si: Performance-me!
 Alexandra Gonçalves Dias

Investigação em Artes Cénicas: Prática enquanto Pesquisa e o PARIP
Alexandre Pieroni Calado

O peso das idéias
Alexandre Silva Nunes

Imagem e discurso cênico em Masurca Fogo de Pina Bausch
Aline Mendes de Oliveira
UFMG-UFOP

O Ator Brincante
Ana Caldas Lewinsohn

A escuta, a afetação e as micropercepções entre as linguagens
Ana Clara Cabral Amaral

O estudo do teatro de grupo contemporâneo e o problema do tempo no drama.
Ana Lúcia Ferraz

A palavra cênica de Hamilton Vaz pereira e sua dimensão global e local: um estudo do teatro do presente
André  Luís Gardel Barbosa

Uma profanação da atuação
André  Luiz Lopes Magela

Os cahiers [cadernos] de Antonin Artaud: escritura, desenho e teatro
André Silveira Lage

Guilhermo Gómez-Penã: o xamã de radares.  
Andréa Maciel Garcia 

A relação ator/personagem no teatro contemporâneo
Andréa Stelzer

«Qual idade!?» : Manobras de uma recriação metodológica
Berta Teixeira

A ação do ensino da dança não emancipatória dos professores que atuam em escolas de rede particular de educação infantil em Salvador.
Carine Nascimento de Andrade

Cavalo Marinho: uma dança pós-dramática do Brasil?
Carolina Dias Laranjeira

O Extemporâneo e as Fronteiras do Contemporâneo
Cassiano Sydow Quilici

Entre Impulso e Estrutura Análise em Movimento e Vídeo-Documentário no Processo Criativo em Dança-Teatro
Ciane Fernandes

Denise Araújo Pedron - Dramaturgia Performativa
Denise Araújo Pedron

Considerações do corpo coletivo: a performance como campo de pesquisas cênicas
Eloísa Brantes Mendes

Paralelos entre ação teatral e discurso musical: o uso da música eletroacústica no teatro
Ernesto Gomes Valença

Procedimentos metodológicos de Álvaro Apocalypse - por uma poética do som, forma e movimento.
Fábio Henrique Nunes Medeiros

Coletivos temporários: estratégias políticas de criação e organização
Fernanda Raquel

Do Pressuposto ao Conceito a personagem
Fernando Martins

A Cena Lírica Poéticas Híbridas e outras Poéticas de Fronteira
Humberto Issao Sueyosh

Colagens, segmentos, alegria processos de criação com máscaras
 Isa Maria Faria Trigo

Museum floor travel o processo criativo na performance artística
Isaque Ribeiro

UNIVERSE PERFORMANCE: uma abordagem experimental de criação entre camadas de teoria
Jaqueline Rodrigues de Souza Raymundo

Fronteiras entre ficção e realidade: a transformação do cotidiano em imagem como recurso do ator.
Joice Rodrigues de Lima

O Ator no Olho do Furacão – um olhar para o trabalho criativo do ator
José Eduardo de Paula

A musicalidade do ator no grupo Tá na rua
Jussara Trindade Moreira

O processo criativo nas artes
Kenny Neoob Castro

A condução da atenção na cena contemporânea
Leonel Martins Carneiro 

Processos criativos no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de “brincante” sobre Cobra Norato.
Luciano Oliveira

Memória e cena: o material biográfico na criação do ator-performer
Mara Lucia Leal

A pesquisa teórica nos processos criativos da arte da performance
no Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos
Maria Beatriz de Medeiros

Corpo-Decroux e a escritura da arte de ator
Maria Beatriz Mendonça (Bya Braga)

Ator colecionador de afetividades
Maria Clara Buffo de Cápua

Cinema e Teatro
Imagem, Tecnologia e Percepção no Contexto Contemporâneo
Maria Helena B. V. da Costa

Um em mil métodos
Naira Ciotti

Abril: da concepção à hora do nascimento: uma experiência como atriz-autora-pesquisadora
Natássia D. G. L. de Oliveira

A linguagem como manifestação do Outro
Paula Alves Barbosa Coelho

Imagem, corpo e espaço: articuladores de um processo criativo para a encenação
Paulina Andrea Dagnino Ojeda

O aikido e o corpo do ator contemporâneo
Renata Mazzei Batista

Metáforas de Trabalho
Renato Ferracini

Ética e processo criativo em Lia Rodrigues
Rodrigo Garcez

A presença estética da morte no teatro e na paisagem urbana
Ronald Teixeira

Às margens do Guaporé, do Araguaia e do Cuiabá, , reflexões sobre manifestações populares e processos artísticos
Rosana Baptistella

Uma escuta extraordinária: a proposição do método Viewpoints
Sandra Meyer Nunes

A Pesquisa Impossível de Carmelo Bene
Silvia Balestreri Nunes

Palavra, Ficção e Desejo
Silvia Davini

Treinamento, técnica e estética no teatro contemporâneo
Sulian Vieira Pacheco

Heróis gregos e contemporâneos: uma investigação performática
Tania Alice Caplain Feix

Fotoperformance
A poética do corpo do artista mediado pela imagem tecnológica 
 
Valécia Ribeiro

Teoria e prática na dança contemporânea: uma co-relação entre criar, fazer e pensar a cena.
Valeska Figueiredo

O contexto da guerrilha cultural no teatro de Lino Rojas
Valmir Santos

A criação para si, numa cena contemporânea, de um corpo paranóico e torturado
Walder Gervásio Virgulino de Souza (Walder Virgolino)