GT Etnocenologia

 

 

 

A mulher que comeu o mundo: o processo de montagem e a função ator diretor

 

Ana Cecília de Carvalho Reckziegel
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
mestre
atriz

 

 

 

 

Deslocamentos do olhar: o brincante e o ator no contexto da quadrilha acriana

 

Andréa Maria Favilla Lobo

Universidade Federal do Acre – UFAC
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG
atriz
 

 

 

 

Um caso de pesquisa em artes do espetáculo no meio acadêmico e no meio profissional

 

Armindo Bião
Universidade Federal da Bahia – UFBA; CNPq
pós-doutor
ator e encenador

 

 

 

Políticas e liberdade de criação na modernidade alemã e na cena contemporânea baiana

 

Carmen Paternostro
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
encenadora

 

 

 

A pesquisa como processo de criação

 

Celina Nunes de Alcântara
Universidade Estadual do Rio Grande do sul – UERGS
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
atriz

 

 

 

A Pesquisa sobre a Dramaturgia do Circo-Teatro encenada em São Paulo entre 1927 e 1968

 

Eliene Benício Amâncio Costa
Universidade Federal da Bahia – UFBA
doutor
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP
 

 

 

 

Objetividade e subjetividade no conhecimento etnocenológico

 

Frederico Ramos Oliveira
graduado
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
ator, professor, cambono

 

 

 

Relações entre teoria e prática na pesquisa e na criação teatral, um exemplo na Usina do Trabalho do Ator

 

Gilberto Icle
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
doutor
encenador

 

 

 

Por um vazio livre de pânico – recuperar a experiência viva no teatro

 

Gisela Costa Habeyche
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
mestre
atriz

 

 

 

O Milagre do Santo Novo: uma pesquisa para produção dramatúrgica

 

Jorge das Graças Veloso
Universidade de Brasília – UNB
doutor
ator e encenador

 

 

 

 

O lugar teatral como unidade cultural (meme)

 

José Simões de Almeida Junior
Universidade de Sorocaba SP
doutor
Programa de Pós-Graduação em Estudos Sociais do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
 

 

 

 

 

Vale do amanhecer: Uma visão etnocenológica

 

Marila Marques
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
musicista, atriz e arte-educadora

 

 

 

Entre o ritual de Anastenaria e as Bacantes de Àttis um regresso da teoria ao real

 

Marios Chatziprokopiou
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA; Université Paris Nord Villetaneuse Saint Denis
 

 

 

 

Canções do imaginário: a construção cênica no reisado Discípulos de Mestre Pedro

 

Rafael Rolim Farias
graduado
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
educador musical, brincante e cordelista
 

 

 

 

 

Entre gritos e risos: a brincadeira dos mascarados na marujada de Quatipuru (PA)

 

Thales Branche Paes de Mendonça 
graduado
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
ator, palhaço e músico