Teatro e produção de conhecimento: o percurso epistemológico da pesquisa
Adilson Florentino
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
doutor
professor
Adriano Moraes de Oliveira
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Diretor
Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador.
Alessandra Ancona de Faria
Universidade Paulista
mestre
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação – PUC/SP
professora
Imagens como “instrumentos” provocadores no desenvolvimento de processos artísticos
Ana Maria Pacheco Carneiro
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
atriz,
professora
A Estética do Dissenso em Processos Coletivos
Biange Cabral
Universidade Estadual de Santa Catarina– UDESC e Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
doutora
professora e diretora
Onde se desenha um par de asas: percurso criador em teatro
Célida Salume
Mendonça
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - UFBA
Professora
Alternativas metodológicas na pesquisa acadêmica sobre os processos coletivos
César Lignelli
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB
professor e diretor musical
A estética política do teatro do oprimido: uma metodologia de formação docente?
Cilene Nascimento Canda
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
professora
A música-gestus no cortejo fúnebre de Esta noite Mãe Coragem
Davi de Oliveira Pinto
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
ator, diretor e professor de teatro
Fabiane Tejada da Silveira
Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
professora
Procedimentos para cenas cômicas: a palavra
Fernando Lira
Ximenes
Instituto Federal de Educação e
Ciência do Ceará (IFCE)
doutor
dramaturgo e
professor
Fernando Marcos Rodrigues
graduado
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo - USP
ator, diretor, pesquisador e professor de teatro
O vôo sobre o oceano, de Bertolt Brecht: elementos dramáticos para uma poética da cena
Francimara
Nogueira Teixeira (Fran Teixeira)
Instituto Federal de Educação e Ciência do Ceará (IFCE)
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA
professora, encenadora.
Teatro e universidade em discurso
Jean Carlos
Gonçalves
Universidade Federal do Paraná - UFPR
mestre
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR
Diretor, Professor de Improvisação e Direção Teatral na
Graduação em Produção Cênica.
Autonomia do ensino de teatro: uma abordagem dialética
João Pedro
Alcantara Gil
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
doutor
professor
José Batista
Dal Farra Martins
Universidade de São Paulo
doutor
encenador, compositor, pesquisador e professor
O espaço público urbano como indutor de jogo
Liliane
Ferreira Mundim
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
mestre
professora
Pedagogia e mímesis corpórea: encontros e desencontros
Lúcia de Fátima Royes Nunes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
mestre
professora, atriz, diretora e palhaça
Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção
Marcelo Soler
Faculdade Paulista de Artes
mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo - USP
diretor, dramaturgo e professor
Uma atuação para Mistério Bufo: o processo criativo como procedimento de formação
Marcos
Francisco Nery Ferreira
Mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA-UNESP)
Ator, acrobata e pesquisador
Infância em cena: Fenomenologia de Merleau-Ponty, descrição, análise e criação teatral
Marina Marcondes Machado
Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Doutor
Pós-doutoranda em Artes Cênicas – ECA -USP (Bolsista FAPESP).
Professora, Escritora
Entre arte contemporânea e processos de criação cênica na escola
Mônica Torres Bonatto
Escola Projeto – Porto Alegre/RS
mestre
professora
Estudos teatrais – os nossos antepassados – escrituras cênicas na contemporaneidade
Neide das Graças de Souza Bortolini
Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes – EBA/UFMG.
professora
Paulina Maria Caon
Universidade de São Paulo
Mestre
Professora, orientadora artística
A paisagem sonora em práticas teatrais na escola: voz e escuta
Raquel Guerra
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Graduação
Programa de Pós-Graduação em Teatro - UDESC.
Professora
Subpartitura e Texto-dado: A Troca para a Inscrição do Impulso
Rejane k. Arruda
Graduação
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - ECA - USP
atriz pesquisadora, encenadora
Ricardo
Carvalho de Figueiredo
Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre
professor
Ensaio para um mergulho lúdico na comicidade
Rosimeire
Gonçalves Santos
Universidade Federal de Uberlândia
Mestre
Professora
Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula
Vera Lúcia Bertoni dos Santos (UFRGS)
Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas e Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutor
professora; pesquisadora; atriz
Co-autoria: Leonardo Costa Dias (Bolsista PROPESQ/UFRGS);
Patrícia Cristina Schlichting (Bolsista FAPERGS)
Jogos do Olhar – alternativas pedagógicas para a criação da cena contemporânea
Verônica Gonçalves Veloso
Universidade de Sorocaba e Escola de Atores do TUCA.
Graduação
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – ECA/USP
professora e encenadora
Vicente Concilio
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Mestre
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - ECA/USP
Professor, ator
Vilma Campos
Universidade Federal de Uberlândia
Mestre
Programa de Pós-Graduação em História da UFU
professora, atriz e diretora de espetáculos
Virgínia Lemes
mestre
Quando o teatro é significativo para os adolescentes?
Wellington Menegaz de Paula
Secretaria Municipal de Educação – Uberlândia/MG
Graduação
Programa de Pós-Graduação em Teatro - UDESC
Ator e professor de teatro.