GT Pesquisa em Dança no Brasil

Alternativas Metodológicas Da Investigação Acadêmica Sobre Processos Coletivos Em Dança: O Caso De Uma Pesquisa-Ação Em Escolas De Viçosa, Mg

Alba Pedreira Vieira (coordenadora)
Kátia Vitalino Marcos (Bolsista PIBIC/CNPq)
Ananda Assis (pesquisadora colaboradora)
Maristela M. S. Lima (pesquisadora colaboradora)
Universidade Federal de Viçosa

 

Gestão como estratégia na formação de grupos artisticos

Aldo Valentim – IA – UNICAMP

    

Manifestações da cultura no corpo através do eixo Inventário no Corpo do BPI

Ana Carolina Lopes Melchert

 

Mapeamento da aprendizagem de movimentos expressivos na dança clássica a partir da mesclagem conceitual

Ana Cristina C. Pereira – UFMG
Palavras-chave: Mesclagem Conceitual, ensino-aprendizagem, movimentos expressivos, dança clássica. 

 

Dançar e criar a dança: o instrumento e a arte

Arnaldo Leite de Alvarenga

   

Processos Criativos em Dança: O Barroco Mineiro e a pesquisa de campo, traduções em movimento

Carolina Romano de Andrade
Mestre em Artes-Universidade Estadual de Campinas
Prof.Coord. Pós Graduação Dança Educação Faculdades Integradas de Bauru
Prof .Universidade Sagrado Coração Bauru

 

Possíveis Caminhos para a Pesquisa em Dança sob Enfoque Histórico Crítico

Eliana Rodrigues Silva

 

As Paisagens do Corpo revelam Imagens da Existência

Graziela Rodrigues

 

Processos de criação em dança: refletindo sobre trajetos de pesquisa

Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio
DEART/PPGArC/ UFRN

    

Criações artísticas na cena contemporânea: estudo antropológico acerca das representações de corpo, arte e dança de artistas da dança do curso de bacharelado em dança da UFRJ

Luciane Coccaro
UFRJ
Palavras-chave: criação artística, representações de corpo, dança contemporânea

 

O pesquisador das práticas espetaculares da dança: Aventura ou ousadia

Lúcia Fernandes Lobato
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas/ UFBa
Palavras-chaves: pesquisador/dança/processos coletivos

    

O En (tre) lugar da Dança Contemporânea na Bahia e no Recife: A pesquisa sobre as re-elaborações estéticas coreográficas do Balé Folclórico da Bahia e do Grupo Grial de Dança.

Maria de Lurdes Barros da Paixão - Lupaixão
Universidade Estadual de Santa Cruz UESC-BA

 

Cursos superiores e cursos livres de dança: relações e influências - um estudo de caso no estado de São Paulo, Márcia Strazzacappa/Unicamp

Márcia Strazzacappa

 

Percepção, memória e imaginação: trajetórias fluidas da expressividade

Marina Martins
PhD, CMA. Programa de Ensino e Criação em Dança/UFRJ

 

Análise das proposições de disciplinas correspondentes a processos de criação em currículos de instituições públicas de ensino superior em dança

Meireane R. R. de Carvalho - Mestranda UFBA

 

Concepções de corpos dançantes na coreografia contemporânea na perspectiva de bailarinos-criadores

Mônica Dantas

 

Prática da invenção no exercício da improvisação em dança

Mônica Medeiros Ribeiro
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG .

Significados simbólicos pelas danças dos blocos afros de Salvador

Nadir Nóbrega Oliveira
Doutoranda em Artes Cênicas-PPGAC UFBA

  
Identidade zelig da dança contemporânea: outros em mim

Nirvana Marinho
Artista da dança. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e coordenadora do Acervo Mariposa.

 

Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance

Regina Polo Müller
Universidade Estadual de Campinas/Campinas/Brasil

 

Uno, o corpo propositor e os processos investigativos

Rosemeri Rocha

          

A pesquisa artística no processo de criação coletiva de INSURTOS

Solange Caldeira
Palavras-chave: Pesquisa e Criação/ Insurtos/ Produção Artística em Dança

 

Incorporando a teoria e refletindo sobre a prática em dança contemporânea

Suzi Weber 

  

Corpoforma: Uma relação entre forma e conteúdos expressivos no corpo cênico

Tânia Mara Silva Meireles
UFMG

Dança e políticas de cultura na pós-modernidade

Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva